Sei sulla pagina 1di 9

Parto normal (ou vaginal)

a forma convencional de dar luz, mas no precisa ser to doloroso como era antigamente. Anestesias mais modernas, como a peridural e a raque, aliviam as dores do parto sem impedir que a me participe ativamente de todo o processo. O parto normal, comparado com a cesareana, evita possveis complicaes como hematomas, dores plvicas e infeces, e ainda diminui o tempo da recuperao. Ao chegar ao hospital, a me recebe acompanhamento da temperatura, presso arterial e freqncia cardaca do beb. Medidas como o enema (lavagem intestinal) e a tricotomia (raspagem dos plos pubianos) no so mais procedimentos de rotina. No ritmo certo, as paredes do tero se contraem e fazem a devida presso para impulsionar a criana para baixo e para fora. Em alguns casos, feita a induo estimulo das contraes com medicamentos ou com o rompimento precoce da bolsa; neste caso, com a sada do lquido da bolsa (lquido amnitico), o tero comea a se contrair, promovendo o desencadeamento ou a normalizacao do ritmo do trabalho de parto.

Parto de ccoras ou Parto das ndias


Assim como o parto natural, o parto de ccoras oferece a mesma vantagem de recuperao rpida. As diferenas esto na posio da me na hora do nascimento da criana, que fica de ccoras, e na posio do beb, que deve estar necessariamente de cabea para baixo (posio ceflica). A presena de um acompanhante, principalmente do companheiro mais do que bem-vinda, por este poder participar ativamente, dando apoio com o corpo atrs da mulher. A posio conta com a ajuda da gravidade e intensifica a eficincia das contraes e o esforo da me, acelerando o procedimento. Ao contrrio da posio horizontal, no parto de ccoras o processo mais rpido, bem mais confortvel e a mulher no sofre compresso de importantes vasos sanguneos, o que poderia levar ao sofrimento do feto. Outra vantagem que a rea da plve aumentada em at 40% e a elasticidade do perneo menos comprometida (mantendo

sua integridade), o que facilita a passagem do beb; j na posio horizontal, o feto obrigado como que subir durante a expulso para vencer a forma da curva plvica, e exige da me um esforo muito maior para o mesmo fim. Pesquisas realizadas no Brasil e em outros pases comprovam os benefcios desse tipo de parto. Janet Balaskas, que liderou o movimento pelo parto ativo em Londres, nos anos 1980, comprovou que o parto de ccoras, alm de acelerar a recuperao, reduz incidncia de depresso ps-parto e de dificuldades com amamentao. No Brasil, o dr. Moyss Paciornik e seu filho, dr. Cludio Paciornik, fizeram pesquisas em comunidades indgenas do Paran sobre o parto de ccoras. Convencidos de suas inmeras vantagens, criaram uma cadeira para ser usada em hospitais que permite vrias posies para a me, sem comprometer o conforto do mdico. Apesar da prtica e eficiente inveno, alguns hospitais alegam no ter essas cadeiras disposio, e por isso, no recorrem a esse tipo de parto. O dr. Cludio Basbaum, alm de ter tido a oportunidade de visitar aquelas reservas indgenas, pode aperfeioar-se na tcnica do parto de ccoras na Clinica Paciornik.

Parto cesrea (ou cesariano)

uma cirurgia, o que significa que deveria ser realizado apenas em casos especficos, como sofrimento fetal, desproporo do tamanho do beb em relao pelve (bacia ssea), posio fetal invertida ou inadequada do bebe, infeco por herpes genital, hipertenso materna mal controlada, pr-eclampsia, diabetes. Como em qualquer cirurgia, os riscos de recuperao so maiores, o que aumenta o cuidado com todos os procedimentos. A anestesia mais desejvel a raque ou peridural; mas, em condies excepcionais, pode ser necessria a anestesia geral. Aps desinfeco da pele do abdome da gestante, campos cirrgicos estreis de tecido so colocados naquela regio, os braos so acomodados e mantidos fora da rea operatria. Em seguida, as paredes do abdome so abertas cirurgicamente por planos at o tero (sete camadas) por uma inciso de 10 cm feita acima dos pelos pbicos. O beb e, em seguida, a placenta so retirados; o mdico revisa toda a rea operada, sobretudo para avaliar se no h qualquer ponto sangrando, e ento o corte fechado com pontos, plano por plano. De todos os tipos de parto, esse parto cirrgico o de recuperao mais difcil, por ser bem mais lenta e dolorida, alm de apresentar maiores riscos de infeces.

PARTO COM FRCEPS


Eventualmente o parto ficava difcil e havia a aplicao do frceps alto (um instrumento que consiste de um par de colheres metlicas), que buscava a cabea do beb no canal de parto para pux-lo para fora. Essas experincias eram traumticas para a me e com freqncia lesavam irreversivelmente o beb. Era o "Parto Frceps" ou ainda "Parto a Ferro". Hoje em dia caiu em desuso e os mdicos agora usam o "frceps de alvio", quando o beb j est mais baixo no canal de parto. Usado com parcimnia seria um excelente recurso para acelerar o perodo expulsivo em casos de emergcia

ou sofrimento fetal, lembrando que estas so ocorrncias extremamente raras em partos de baixo risco. O uso rotineiro desconselhado, o que vale para qualquer interveno mdica em um processo natural e fisiolgico. A partir da dcada de 70 o mundo inteiro testemunhou inmeros movimentos pelo resgate do parto como um evento social, afetivo e familiar. Aqui e ali surgiram obstetras preocupados com o excesso de medicalizao e grupos de consumidoras que lutavam por melhores condies para darem luz seus bebs.

PARTO NA GUA
Ainda na Frana, na cidade de Pithiviers, Michel Odent, entre vrias inovaes dignas de mrito, comeou a usar banheira com gua quente para o conforto das parturientes. De l para c, o "Parto na gua" tem sido utilizado no mundo inteiro, em banheiras especiais ou improvisadas. Nas maternidades europias as banheiras so oferecidas s parturientes tanto para o alvio das dores do trabalho de parto, como para o parto em si. Estudos cientficos comprovam que o uso da gua quente no trabalho de parto um excelente coadjuvante no combate tenso e dor. No Brasil pouqussimas clnicas e mdicos oferecem esse conforto s pacientes, infelizmente.

Potrebbero piacerti anche