Sei sulla pagina 1di 6

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

Quadro de Avisos: Informo o lanamento dos seguintes cursos aqui no Ponto dos Concursos: Lei n 8.112/90 em Exerccios (CESPE); Lei n 8.429/92 em Exerccios (CESPE); Lei n 8.666/93 em Exerccios (CESPE); Lei n 9.784/99 em Exerccios (CESPE); Direito Administrativo - PACOTE DE ADMINISTRATIVO (NVEL MDIO) MPU; EXERCCIOS COMPLETO COMPLETO TCNICO ANALISTA

Direito Administrativo - PACOTE DE EXERCCIOS ADMINISTRATIVO (NVEL SUPERIOR) MPU; Direito Administrativo em Exerccios - Tribunais (FCC); e Direito Administrativo - CGU (Exerccios ESAF).

3 Simulado de Direito Administrativo (CESPE) 11. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

12. (CESPE/TJ-RJ/2008) Assinale a opo correspondente ao princpio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteo do interesse pblico ou de determinada coletividade. a) legalidade administrativa b) impessoalidade c) publicidade d) eficincia e) moralidade administrativa

13. (CESPE/TRE-GO/2009) Assinale a opo correspondente a princpio constitucional aplicvel administrao pblica, porm no previsto expressamente na CF, Captulo VII, Seo I, art. 37, que trata das disposies gerais aplicveis administrao pblica. a) princpio da moralidade b) princpio da proporcionalidade c) princpio da eficincia
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) princpio da impessoalidade

14. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. 15. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. Gabarito Comentado 11. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

Comentrios: CERTO. Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa.

JURISPRUDNCIA DO STF: (...) A vedao do nepotismo no exige a edio de lei formal para coibir a prtica, uma vez que decorre diretamente dos princpios contidos no art. 37, caput, da Constituio Federal. (...). (Rcl 6.702-AgR-MC, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 4-3-09, Plenrio, DJE de 30-4-09)

12. (CESPE/TJ-RJ/2008) Assinale a opo correspondente ao princpio constitucional segundo o qual o ato administrativo visa a proteo do interesse pblico ou de determinada coletividade. a) legalidade administrativa b) impessoalidade c) publicidade
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ d) eficincia e) moralidade administrativa

Comentrios: O princpio da impessoalidade, quando relacionado com o princpio da finalidade, exige que a atividade administrativa seja exercida em atendimento aos interesses da coletividade. Assim, a finalidade de toda atuao da Administrao a defesa do interesse pblico. A resposta desta questo, portanto, a letra b.

13. (CESPE/TRE-GO/2009) Assinale a opo correspondente a princpio constitucional aplicvel administrao pblica, porm no previsto expressamente na CF, Captulo VII, Seo I, art. 37, que trata das disposies gerais aplicveis administrao pblica. a) princpio da moralidade b) princpio da proporcionalidade c) princpio da eficincia d) princpio da impessoalidade

Comentrios: Os princpios tanto podem ser explcitos (o seu nome est taxativamente previsto em normas jurdicas) como implcitos (a sua aplicao est prevista em normas jurdicas). Os princpios que regem a Administrao Pblica so exemplos de princpios explcitos no sistema constitucional ptrio, previstos no art. 37 da Constituio Federal de 1988, nos seguintes termos:

CF/88, ART. 37: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Assim, os princpios bsicos da administrao pblica esto consubstanciados em cinco regras de observncia permanente e obrigatria para o bom administrador (LIMPE): Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia.

Princpios da Administrao Pblica (CF/88, art. 37) Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Por fim, saibam que o princpio da proporcionalidade est expressamente previsto na Lei n 9.784/99, mas no est explcito no texto da Constituio Federal. No obstante, de acordo com o STF, esse princpio decorre do princpio do devido processo legal, expresso no art. 5, LIV, da CF. Logo, a resposta desta questo a letra b.

14. (CESPE/TRE-MT/2010) possvel a delegao do poder de polcia a particular mediante celebrao de contratos administrativos, em especial nos locais em que a presena do poder pblico seja deficiente. Comentrios: ERRADO. Segundo o STF, apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado.

IMPORTANTE: Apenas as pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atividades tpicas de Estado. As autarquias e as fundaes pblicas de direito pblico podem exercer poder de polcia administrativa. Porm, as fundaes pblicas de direito privado, as sociedades de economia mista e as empresas pblicas, bem como os particulares no podem.
Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ

15. (CESPE/Natal-RN/2008) Poder de polcia, regido pelo direito administrativo, o meio pelo qual a administrao pblica exerce atividade de segurana pblica, seja por meio da polcia civil, seja pela polcia militar, a fim de coibir ilcitos administrativos. Comentrios: ERRADO. A atividade de polcia administrativa no se confunde com a de polcia judiciria. Pois: A polcia administrativa exercida sobre atividades privadas, bens ou direitos, enquanto a polcia judiciria incide diretamente sobre pessoas. A polcia administrativa desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador integrantes dos vrios setores de toda a Adminisrao Pblica. Por outro lado, a polcia judiciria executada por corporaes especficas (polcia civil ou militar). Ser atividade de polcia administrativa a que incida na seara das infraes administrativas e atividade de polcia judiciria a que concerne ao ilcito de natureza penal. Polcia Administrativa Atua sobre bens, direitos ou atividades desempenhada por rgos administrativos de carter fiscalizador Incide na seara das infraes administrativas Polcia Judiciria Atua apenas sobre as pessoas privativa de corporaes especializadas (polcia civil e militar) Pune infratores da lei penal

At o prximo simulado! Bons estudos, Anderson Luiz (anderson@pontodosconcursos.com.br)

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

3 SIMULADO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (CESPE) PROFESSOR: ANDERSON LUIZ Bibliografia ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. So Paulo: Mtodo, 2009. BARCHET, Gustavo. Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Processo Administrativo Federal: Comentrios Lei n 9.784 de 29/1/1999. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Administrativo. Salvador: 2008. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. So Paulo: Atlas, 2008. GARCIA, Emerson; ALVES, Rogrio Pacheco. Improbidade Administrativa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios Administrativos. So Paulo: Dialtica, 2010. Lei de Licitaes e Contratos

JUSTEN FILHO, Maral. Prego: Comentrios Legislao do Prego Comum e Eletrnico. So Paulo: Dialtica, 2009. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. So Paulo: Malheiros, 2008. MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Anderson Luiz

www.pontodosconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche