Sei sulla pagina 1di 27

Leia a transcrio da entrevista de Jarbas Vasconcelos Folha e ao UOL

DE BRASLIA

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), um dos senadores do PMDB que no apoia o governo da presidente Dilma Rousseff, participou do "["Poder e Poltica"", projeto do UOL e da Folha conduzido pelo jornalista. A gravao ocorreu em 22.mar.2012 no estdio do Grupo Folha em Braslia. Jarbas Vasconcelos - 22/3/2011

O senador Jarbas Vasconcelos durante entrevista em Braslia Narrao de abertura: Jarbas de Andrade Vasconcelos tem 69 anos. um dos 8 senadores do PMDB no alinhados ao governo de Dilma Rousseff. Jarbas Vasconcelos foi 2 vezes governador de Pernambuco, de 1999 a 2006. Antes, foi deputado estadual e federal. Foi tambm prefeito da capital pernambucana, Recife. Jarbas presidiu o PMDB em 1989, ano em que o partido lanou Ulysses Guimares para presidente da Repblica.

Eleito senador em 2006, Jarbas Vasconcelos chegou ao Congresso como opositor de Lula. Em 2010 apoiou Jos Serra, do PSDB, contra Dilma Rousseff, do PT. Mesmo aps a eleio, mantm-se prximo a Serra. *Folha/UOL: * Ol internauta. Bem-vindo a mais um "Poder e Poltica Entrevista". Este programa uma realizao do jornal Folha de So Paulo, do portal UOL e do portal Folha.com. A gravao sempre realizada aqui no estdio do Grupo Folha em Braslia. E o entrevistado desta edio do "Poder e Poltica" o senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco.
Folha/UOL: Ol, senador. Muito obrigado por dar essa entrevista para a Folha e para o UOL. Eu comeo perguntando: o sr. faz parte de um grupo dos senadores do PMDN que no est alinhado diretamente com o governo de Dilma Rousseff. Um dos senadores desse grupo, Eduardo Braga [do PMDB-AM] acaba de ser nomeado lder do governo Dilma no Senado. Isso muda alguma coisa na orientao desse grupo de do sr.? Jarbas Vasconcelos: Trocar Juc por Eduardo Braga j alguma coisa, uma coisa muito importante. O Eduardo Braga uma pessoa moderna, uma pessoa articulada, eu poderia at dizer a voc que ele est acima da mdia do Senado, em inteligncia, em articulao, em desenvoltura. Agora, o que importante esclarecer e colocar transparncia nisso: esse grupo, anteriormente, eu estava praticamente sozinho. Eu, Pedro [Simon, do PMDBRS]. Eu votava sempre contra o governo e Pedro eventualmente, episodicamente. E a quando da renovao do Senado, de dois teros no Senado, agora nas eleies de 2010, a gente teve condies de trazer de vota o Requio [Roberto Requio, do PMDB-PR], o Luiz Henrique [do PMDB-SC], o Waldemir Moka [do PMDB-MS], que eram figuras do MDB antigo. Ento esse grupo, Fernando, ele foi criado, foi sugerido, a concepo dele para enfrentar o PMDB. uma tentativa de melhorar o PMDB. A gente jamais poderia fazer um bloco de dissidncia ao governo. A gente no consegue misturar. Ento a gente no consegue misturar. As reunies geralmente so na minha casa, no meu apartamento, na minha residncia. Mas no se toca em questes de governo, mas em questes do PMDB. Porque esse grupo entende que no poderia ficar como est nas mo de Raupp [Valdir Raupp, do PMDB-RO], nas mos de Sarney [Jos Sarney, do PMDB-AP], de Juc [Romero Juc, do PMDB-RR], de Renan Calheiros [do PMDB-AL], com prticas antigas e superadas. Folha/UOL: Esse grupo de 8 senadores na mdia fica mais propenso a ouvir os argumentos do Palcio do Planalto e eventualmente se alinhar mais quilo que so os interesses do Palcio do Planalto, da presidente Dilma?

Jarbas Vasconcelos: No. Por ser um grupo independente, um grupo que quer, inclusive, melhorar as condies do atual PMDB, um grupo mais ou menos independente. H graus a de independncia. Mas um grupo independente. um grupo que recusa a coisa das Medidas Provisrias, o volume das Medidas Provisrias, que estranha e condena os adendos, os jabutis que so colocados dentro das Medidas Provisrias, que so verdadeiras aberraes. Alm de aberraes so coisas imorais, que so colocadas, sobretudo, na Cmara dos Deputados. A gente imaginava, eu prprio imaginei que, quando Dilma, no incio do mandato, tomou aquelas providncias com relao ao Ministrio dos Transportes, foi dura, numa entrevista a uma revista semanal que teve repercusso na semana seguinte, ela demitiu a cpula do Ministrio dos Transportes. O que que a gente imaginou, eu por exemplo imaginei, que ela ia dar continuidade quilo. Que no seria um processo intermitente, que seria um processo continuado, que ela iria fazer uma faxina. Ela no fez faxina coisa nenhuma. como quem iniciou uma faxina, Lula deve ter gritado, a base fisiolgica deve ter passado o recibo e ela simplesmente escondeu a vassoura atrs da porta. Deixou de ser a faxineira, passou a adotar medidas ambguas, medidas que no eram as mesmas adotadas em relao ao primeiro episdio. Todos os ministros cederam, nas quedas, pode ser mais atribudo ao trabalho da mdia, j que o Congresso pfio, no consegue fazer isso. A prpria oposio a que eu perteno no tem desenvoltura para isso. Foi a mdia que levou o governo ao estrangulamento e consequentemente s demisses dos ministros. Ento no foi um processo modelado e executado por ela. Folha/UOL: A presidente j fez 15 mexidas nos seus ministros, alguns [foram deslocados] mais de uma vez, por isso 15. Dessas 15 trocas, 7 saram sob alguma acusao de malfeito, como ela diz. Agora ela colocou Eduardo Braga como lder no Senado. Ser que um processo gradual, ela quer de fato fazer algum tipo de faxina e mudar as prtica ou, como o sr. diz, no h faxina nenhuma? Jarbas Vasconcelos: Eu no acho que uma troca de seis por meia dzia voc tirar Romero Juc e colocar Eduardo Braga para liderana do governo do Senado. Acho que um ato importante, preciso apenas ter sequncia. Porque a faxina iniciada no primeiro trimestre de 2011, ela no teve sequncia. Ela no adotou o mesmo comportamento que teve em relao ao Ministrio dos Transportes com os outros Ministrios. A comear pelo Ministrio da Agricultura. O meu partido, o PMDB [controla o Ministrio da Agricultura], onde ela ficou indecisa, vai e vem, com um p atrs, sem tomar medidas duras [como] foram as medidas tomadas com relao ao Ministrio dos Transportes. Eu acho que um alento. Eu acho que a indicao de Eduardo Braga pode ser uma coisa boa. Uma pessoa com que a gente pode dialogar, que a gente pode conversar, n.

Folha/UOL: E nesse sentido o sr. pode conversar mais com um representante direto do governo e eventualmente ficar mais aberto a alguma discusso eventualmente votar alguma proposta que o governo defenda. Jarbas Vasconcelos: Posso, posso. Porque eu fico muito desconfortvel quando meu voto consciente contra o governo e misturado com o voto da chantagem. Com o voto do inconformismo, mas um inconformismo entre aspas, porque um inconformismo porque o pleito no foi atendido, porque a emenda no foi liberada, porque o diretor no chegou l no lugar para o qual foi indicado. Essas coisas todas. No caso mesmo da Agncia, no faz mal nenhum dizer aqui para vocs, publicamente, que os votos... Houve um nmero razovel de votos conscientes, mas a gente s ganhou por conta dos inconformados. Folha/UOL: O sr. votou contra a indicao do Figueiredo para a ANTP? Jarbas Vasconcelos: Votei. Via de regra eu voto contra essas indicaes. Via de regra. Porque geralmente so manipuladas pelo PT e a Dilma aceita isso. Folha/UOL: Embora o sr. esteja mais propenso a ouvir os argumentos agora por meio de Eduardo Braga no Senado... Jarbas Vasconcelos: Ouo. Folha/UOL:...o sr. continua achando que a presidente est longe de romper com as prticas antigas de fisiologismo e clientelismo no Congresso? Jarbas Vasconcelos: Acho, acho. Acho que um governo perdido, acho que so 15 meses, a gente est falando praticamente no final de maro [de 2012]. E so 15 meses, no brincadeira isso, so 15 meses, o governo no anda. No s com relao classe poltica, o Congresso Nacional. A indstria est depenando, a indstria est afundando. As medidas que ela [Dilma Rousseff] toma so medidas pontuais e medidas episdicas. O diagnstico existe e ela tem esse diagnstico na mo. E ela no enfrenta isso com medidas severas. O governo no fez a reforma. Lula foi eleito l atrs, h nove anos, com duas bandeiras. A bandeira da moralidade e a bandeira das reformas. Ele nem fez reformas e no inventou a corrupo no Brasil, mas botou a mo em cima dos corruptos. Criou uma grande base de apoio, inventou Dilma e Dilma no tem... Ganhou a eleio Dilma, est com 15 meses de governo. E Dilma no tem os atributos, se pode se chamar de atributos... Mas so atributos de Lula. Lula tem malcia, Lula tem carisma. Lula tinha pacincia, que ela no tem, ela uma pessoa arrogante, muito arrogante. Lula at engolia sapo e depois at vomitava esses sapos, mas engolia s vezes, publicamente. Ela no. Ela no tem jogo de cintura. Ela quer ganhar no grito, ela quer ganhar com cara feia.

Folha/UOL: Agora, deixe-me fazer uma pergunta para o sr.: Eduardo Braga, a nomeao dele foi interpretada por muitos como uma tentativa de ampliar ali o dilogo dentro do Senado. Mas por outro lado, se a presidente mantm as prticas que havia no governo anterior, as chances de ele trazer alguma grande mudana muito pequena, no ? Jarbas Vasconcelos: Eu acho. Eu acho que o fato... Folha/UOL: Estou falando: no seis por meia dzia. Mas que diferena ele vai fazer? Jarbas Vasconcelos: Pois . Quando ela fez a troca, a troca no de seis por meia dzia. Mas se ela no d consequncia a isso, se ela no busca um dilogo com o Senado e com a Cmara... Se Dilma quiser conversar com o grupo da gente, comigo e outras pessoas, eu converso. Agora, eu no posso conversar para l para ser um aliado do governo, para votar com o governo. Eu quero saber o que que ela vai fazer. O que que ela pensa. Porque ns estamos com quase 15 meses de governo e o pas completamente medocre, continua medocre e ela ajudando essa mediocridade que toma conta hoje do pas. O que eu quero dizer o seguinte: impossvel voc ter mudanas no Senado, no Congresso Nacional, [se] voc tem o presidente Jos Sarney presidente do Congresso Nacional. Voc no pode ter mudana com isso. Sarney controla o setor eltrico do pas, controlava no governo Lula, j devia ter interferncia em outros governo antes de Lula, mas tem um controle total disso. Uma pessoa de prticas ultrapassadas. Uma figura que j devia estar em casa h muitos e muitos anos, [] presidente do Senado. E voc vai confiar que isso possa avanar, que isso possa dar um salto para frente, um salto quantitativo? Qualquer lder, qualquer lder, por mais poderoso que ele seja, por mais desenvoltura que ele tenha, ele vai barrar nas coisas de Sarney. Folha/UOL: O sr. acredita que haver ou no haver uma melhora agora com essa troca de lderes? Jarbas Vasconcelos: Acho que haver melhora at porque a gente est disposto a ajudar [para] isso. Agora, se ela vai dar consequncia a isso... Folha/UOL: O sr. acha que a presidente Dilma, com o sr. falando todas essas coisas, essas crticas que o sr. faz ao governo dela, vai ter disposio de conversar com os senhores? Jarbas Vasconcelos: No, no. Pela prtica dela no. Porque ela passa recibo. Ela se irrita com as pessoas, se irrita com os fatos, se irrita com editoriais dos jornais, com reportagens. Grita com os auxiliares. Como que voc pode ter uma equipe, a Presidncia da Repblica, tem uma equipe que voc comanda no grito e no mal humor? No pode. No pode.

Folha/UOL: Por que o sr. acha ento que ela age dessa forma? Jarbas Vasconcelos: So vrias as circunstncias, Fernando. Lula criou uma grande base. Teve a experincia do primeiro governo com alguns problemas, algumas derrotas. Alguns entreveros no Congresso. Resolveu aps o pleito de 2002 criar uma base enorme. Alguns jornais, no sei se foi a Folha ou se foi outro, nessa semana publicou que ela [Dilma Rousseff] tem a maior base democrtica do pas a partir da redemocratizao. Isso j faz quase 30 anos. Ento Lula criou a maior base. Mas o Lula criou por conta daqueles atributos que eu disse l atrs. Lula hbil, Lula tem apoio popular. Ela nem tem habilidade, nem tem o apoio popular que Lula tem. Lula malicioso, Lula tem pacincia, Lula tem carisma. Nada disso ela tem. Lula foi quem inventou e ela no tem esses atributos. Folha/UOL: Ela tem hoje uma popularidade maior que a do presidente Lula no seu primeiro mandato na mesma poca. Jarbas Vasconcelos: Influncia, mas influncia ainda. O pas vai bem, a economia do pas vai bem. Que pese todos esses vacilos do governo, mas a economia vai bem. O mundo em crise e a economia aqui vai razoavelmente bem. Folha/UOL: Tem mrito do governo nisso? Jarbas Vasconcelos: Tem. Eu acho que o grande mrito... Qual foi o grande mrito de Lula? No mexer na economia. No fazer as aventuras que o pas, uma parte do pas, imaginava que ele ia fazer, a poltica econmica do PT. Quando ele fez aquela carta do Recife e adotou uma poltica, a de Fernando Henrique Cardoso, de no mexer na economia, ele no estava numa encruzilhada. Ele s tinha aquele caminho. E acabou tendo um governo na rea econmica muito mais ortodoxo, muito mais duro, mais inflexvel do que Malan, Pedro Malan, quando era ministro da Fazenda [de Fernando Henrique]. O Palocci [Antonio Palocci, do PT, que foi ministro da Fazenda de Lula] foi muito mais duro do que foi o Pedro Malan. Folha/UOL: A economia do pas embora no cresa nos nveis que muitos desejariam para que sassemos do patamar de assimetria e misria... Jarbas Vasconcelos: O pas est bem mas poderia estar bem melhor... Folha/UOL:...mas h uma sensao de bem estar quase inaudita para a maioria da populao. Jarbas Vasconcelos: Concordo. Folha/UOL: A tendncia que em 2012 o crescimento de economia, se no muito maior, seja um pouco maior que o de 2011. A presidente da

Repblica muito bem avaliada pela populao. Nesse sentido lcito supor que quando a gente fala aqui em Braslia, alguns falam, que h uma crise poltica, h um certo exagero porque isso no vai ter consequncia nenhuma ou no? Jarbas Vasconcelos: Crise eu no diria, com esse nome que polticos e mdia trataram a vida inteira. Os dois seguimentos, os dois campos. Eu diria o seguinte: h uma perspectiva de paralisao, por exemplo agora, do Congresso Nacional. A Cmara dos Deputados tem dois projetos em pauta importantes, todos os dois importantes. O projeto da Copa e o Cdigo Florestal. Isso pode se arrastar e trazer prejuzos para o Brasil. No campo esportivo. Essa questo de libera ou no bebida em campo de futebol... Foi Lula. Lula que foi com 12 governadores e s trouxe a Copa do Mundo em 2014 porque assumiram o compromisso, assinaram o compromisso, porque foi assim em todo canto, a Fifa poderosa... E como que agora voc assume um compromisso l atrs e quer desfazer esse compromisso? Eu sou contra, por exemplo, bebida em campo. Sou contra. Mas foi um acordo firmado l fora com o Lula, eu acho que deve ser honrado para que a gente possa ter a Copa do Mundo aqui. Ento voc tem dois projetos... Folha/UOL: Ento quando chegar esse projeto no Senado, se algum dia chegar, o sr. votaria para que fosse honrada... Jarbas Vasconcelos: O compromisso que o Brasil assumiu l fora apra poder trazer a Copa do Mundo para c. Ento, se a gente continua assim, uma presidente bem avaliada, a maioria do pas, a maioria absoluta acha que ela tem boas intenses, mas ela no pe prtica nisso e o governo semiparalisado. Voc diz que o Brasil pode crescer em 2013 mais do que agora, eu concordo que pode crescer. Mas poderia crescer muito mais. Se o Brasil tivesse feito as reformas que Lula prometeu l atrs, reformar inclusive, Fernando Rodrigues, reformar inclusive a legislao trabalhista. Ns estamos com uma legislao de meados do sculo passado. Como que esse Brasil vai dar competitividade ao pas? Modernidade ao pas? Se voc no faz uma legislao hoje que acompanha a sia, que acompanha a Europa, os Estados Unidos? Como que a gente vai competir com isso? Como que a indstria brasileira vai competir? Alm do problema de infraestrutura, no temos portos, aeroportos, estradas, energia. Toda a infraestrutura pfia no Brasil. Afora isso, uma legislao e uma carga tributria... Uma legislao confusa, uma carga tributria insuportvel. Folha/UOL: Por que a presidente, se como o sr. disse, no fez faxina, quem fez muito foi a investigao da mdia... Jarbas Vasconcelos: Ela iniciou o processo. Alan Marques/Folhapress

Folha/UOL:...iniciou o processo. Porque ela consegue ter essa avaliao muito positiva e as pessoas avaliam Dilma Rousseff como uma pessoa ntegra, tica e que est realmente fazendo uma limpeza na poltica e no est se dobrando aos polticos? Jarbas Vasconcelos: veja, eu acho que ela tem uma histria de combatente da ditadura, percebida por muitos poucos no Brasil. No que a esquerda esteja reduzidssima, mas so as pessoas que viram a histria, acompanharam a histria e que leem jornais e revistas. Ela tem isso. Ela tem uma formao que me parece que no convive com corrupto. No tem a prtica de conviver com os corruptos. Mas foi ministra [do governo Lula] de Minas e Energia e da Casa Civil no primeiro mandato de Lula. E Lula praticamente fez o ministrio dela. Ela j deveria ter tido uma participao maior. que no se consegue se desfazer disso, no . Ela no tem a fora que Lula tinha. Ela no quer dialogar com o Senado, no quer dialogar com a Cmara. Porque talvez ela esteja, do ponto de vista dela, enjoada. Enjoada com a relao com o PMDB, o fisiologismo do PMDB, as confuses com outros partidos. A base muito grande para uma pessoa que no tem jogo de cintura e quer ganhar sempre no grito e na cara feia. Com essas prticas ela no ganha nada. Folha/UOL: O que o sr. diria a ela se ela o chamasse para uma audincia? Imagino no aconteceu at hoje uma audincia do sr. com ela no Palcio do Planalto. Jarbas Vasconcelos: No, que ela tem que ter pacincia com a base, porque a poltica isso. O Congresso espelha a realidade brasileira, n. Quem chega a para ser deputado federal, senador da Repblica, aos governos dos Estados, chega porque a populao o coloca l. Ento ela no tem como resolver isso. Ela no tem uma tendncia autoritria, nem o pas tem condies para isso de tentar golpe. Nem de direita, nem de esquerda. No h... Ela tem que conviver com isso. Ela foi eleita nessa circunstncia. Ela foi eleita com uma base enorme, enorme. Uma base heterognea. Enorme que no contm unidade. Fisiolgica. Mas ela tem que governar com isso. Se ela no governar com isso o pas fica paralisado. O que eu acho que ela, bem intencionada, com uma formao bastante razovel, ela tem que ter a inteligncia e o jogo de cintura suficientes para dizer que sem o Congresso ela no governa. No d para analisar agora de que o Congresso bom ou ruim. fisiolgico, malandro e safado. No d para fazer isso. O dado de realidade que existe esse. Se ela quer avanar com reformas, inclusive trabalhista, a reforma tributria, complementar a reforma da Previdncia. Se ela quiser fazer tudo isso, ela s faz na base do dilogo. Ela tem que saber quais so os bons e os ruins. Os que tm prticas corretas e os que tm prticas incorretas. Seno o pas vai ficar paralisado. Folha/UOL: Do jeito que as coisas andam, ns estamos em 2012, ainda falta um tempo. Mais de dois anos. Em 2014, na sucesso presidencial, reproduzindo-se esse cenrio atual, o sr. acha que ela candidata reeleio e favorita?

Jarbas Vasconcelos: candidata. Ser favorita. Folha/UOL: Quem seriam os possveis concorrentes de Dilma Rousseff, ela sendo candidata reeleio em 2014 na sua avaliao? Jarbas Vasconcelos: Ns no temos o surgimento de novas lideranas no Brasil. Apenas o maior partido de oposio o PSDB. O DEM fragilizado e o PMDB tem apenas uma dissidncia que no chega a 10%. Fao parte de uma dissidncia que no alcana os dois dgitos. Folha/UOL: No PSDB quem o sr. acha que so os nomes ou o nome que deveria concorrer em 2014 contra Dilma Rousseff? Jarbas Vasconcelos: Eu acho que ele tem trs nomes. Eu acho que eles tm o Acio [Neves, do PSDB-MG], que quer disputar desde o pleito passado. Tem o Serra [Jos Serra, do PSDB-SP], que vai para a Prefeitura [disputar a Prefeitura de So Paulo em 2012]. Eu acho que o projeto da Prefeitura inviabiliza o projeto de uma tentativa de retorno a uma candidatura presidencial. E tem o Alckmin. Eu acho que talvez fique entre o Acio e o Alckmin. Folha/UOL: O sr. acha que Jos Serra sendo candidato a prefeito e, eventualmente, vencendo a disputa para prefeito de So Paulo no deve se candidatar a presidente? Jarbas Vasconcelos: No. Eu acho que no. Acho que Serra tendo feito a opo revendo uma posio em que tinha dito que no era candidato, sendo candidato eu acho que ele vai ter que cumprir o mandato dele. Folha/UOL: Acio um bom candidato a presidente para a oposio? Jarbas Vasconcelos: Pertence a uma Estado muito importante para a Federao, segundo colgio eleitoral, tem jogo de cintura e dimenso para isso. Folha/UOL: Mas enfrentaria grandes dificuldades se Dilma for candidata reeleio num cenrio como esse? Jarbas Vasconcelos: Tambm, porque Acio tem que se soltar. Acio tem que deixar o Senado. Acio no pode se incorporar paisagem ruim do Senado. Ele tem que sair do Senado. Ele tem que andar. O melhor para Acio que no tivesse sido eleito senador da Repblica. Muito melhor para ele ter ocupado a presidncia do partido, se ele realmente persegue, e parece que sim, a Presidncia da Repblica. Teria sido muito melhor ele renovar o partido, ampliar o partido, abrir um debate nacional, presidindo o partido do que ser senador da Repblica. Folha/UOL: Seu partido, o PMDB, sempre tem nome, muitos dos seus integrantes, no todos, mas muitos, envolvidos em escndalos. Essa uma sina imutvel? O PMDB no tem mais conserto?

Jarbas Vasconcelos: difcil o conserto do PMDB, difcil. Quando a gente reuniu esse grupo de oito, eu tive a oportunidade de dizer isso algumas vezes. Ningum vai conseguir consertar o PMDB a mdio prazo e, a longo prazo, muito complicado. Mas vamos ver se a gente melhora a vida do PMDB, que ele seja menos fisiolgico. O MDB foi o conduto da insatisfao popular. O pas se redemocratizou e o partido grande ficou grande. O partido ficou sem um programa novo, sem um estatuto novo, sem bandeiras novas. Porque as bandeiras da anistia, da eleio direta, liberdade de imprensa, tudo isso tinha sido alcanado. Ento o partido ficou feito beija-flor. O que beija-flor? Tocando nas coisas, n. Tocando no poder. Eu convivo dentro do PMDB, convivo como dissidente, porque ns no temos uma reforma poltica. Isso tudo que est a um arremedo de reforma poltica. No vai ter reforma poltica. No dia em que tiver uma... Todos os partidos no tm interesse nisso. So todos pequenos que querem continuar como legendas de aluguel. Ento surgindo uma reforma poltica para valer e verdadeira eu me imaginaria juntando um grupo a para a gente montar uma nova agremiao. Mas isso eu prefiro ficar como dissidente [do PMDB]. Eu no tenho esprito, no tenho formao tucana. Ento eu prefiro ficar dentro do PMDB. Folha/UOL: O PMDB tem como presidente nacional licenciado o vicepresidente da Repblica Michel Temer. O que ele poderia fazer para consertar essa situao? Jarbas Vasconcelos: difcil. Porque Michel representa um partido heterogneo. Isso que homogneo ele est dizendo por dizer, mas no verdade. O partido heterogneo. O partido de hoje virou uma confederao de lideranas regionais, muitas e muitas ultrapassadas... Folha/UOL: Foi boa a conduo que ele deu ao PMDB? Jarbas Vasconcelos: Foi. Foi a melhor que teve. Porque ele democratizou inclusive. Ele levou essa deciso de apoiar o governo para os colegiados do partido. No foi uma coisa imposta. Eu fui e votei contra n. Participei, achei que o partido devia continuar independente. Mas meu voto foi vencido. Folha/UOL: O sr. faliu de reforma poltica e ela no vai sair. Mas recentemente um caso relativamente grave a relacionado poltica e liberdade de expresso. O Tribunal Superior Eleitoral vetou definitivamente o uso do Twitter, uma rede social, na internet, para os candidatos antes do dia 5 de julho. O que se pode fazer a respeito disso e qual a sua opinio? Jarbas Vasconcelos: Muito extravagante. Eu fui tribuna nessa semana, quarta-feira manifestar a minha estranheza, protestar e apoiar de pblica a iniciativa judicial que o PPS est tomando atravs de Roberto Freire. Registrei a minha posio pblica no expediente do Senado, na tribuna do Senado. Acho que isso uma coisa inusitada, uma coisa extravagante. O que o TSE devia cuidar e fazer de campanha antecipada. Dilma foi eleita basicamente por isso.

10

Porque a campanha comeou em maro. A campanha comeou bem antes. Mas em maro Lula colocou na rua, em inauguraes... Folha/UOL: O sr. a favor desse calendrio de no poder fazer propaganda antes de 5 de julho? Jarbas Vasconcelos: No. Eu acho que devia ter uma certa fiscalizao, seno voc privilegia o poder econmico. Se voc tem recursos, comea a fazer outdoor, que proibido, botar adesivo. So coisas que voc deve tornar todos iguais. Ento deve ter um prazo para voc botar adesivo, se botar outdoor, para se ter outdoor. O chamado "dia eleitoral", em Pernambuco a gente chama a propaganda eleitoral. Eu acho que tudo isso tem que ter tempo. A propaganda eleitoral nossa muito tempo. Eu acho que ela devia ser reduzida. No lugar de dois meses, 40 dias, 30 a 40 dias. Folha/UOL: So 45 dias. Jarbas Vasconcelos: No tem chatice maior do que um dia eleitoral, aquele bloco. Folha/UOL: Agora, proibir um cidado seja ele poltico ou no a qualquer tempo e poca se declarar candidato a presidente, vereador ou prefeito, de maneira privada... Jarbas Vasconcelos: Pelos meios de comunicao modernos no tem como evitar isso. Folha/UOL: A lei probe. Jarbas Vasconcelos: sim, mas porque uma deformao [da lei]. Voc tentar fazer isso se igualar ao que a China est fazendo, ao que Fidel Castro faz em Cuba... Folha/UOL: Nesta semana, o Senado discutiu e interrompeu o debate sobre o fim do 14 e do 15 salrios para congressistas. Qual a sua opinio a respeito? Jarbas Vasconcelos: Eu acho que j devia ter sido extinto. O Senado faz coisas to erradas, Fernando Rodrigues, que isso uma chamada ajuda de custo, que tinha l atrs e se incorporou ao longo do tempo. O parlamentar recebia quando chegava em janeiro ou fevereiro e quando saia em dezembro. A Cmara dos Deputados paga, mas paga pagando Imposto de Renda. O Senado paga mas sequer tem Imposto de Renda tributado. Por a voc v as coisas do Senado como so diferentes das outras, diferentes no sentido de ser sempre pra pior. Folha/UOL: O sr. seria a favor da extino desses dois benefcios?

11

Jarbas Vasconcelos: Acho que o projeto da chefe da Casa Civil hoje [senadora Gleisi Hoffmann], acho que foi dela, bastante razovel. Ela extingue e permite apenas deputado federal de receber quando chega e quando sai. Quer dizer a pessoa receberia, a pessoa est se mudando, voc receberia quando aqui chegasse e quando daqui sasse. Folha/UOL: Eleies 2012: candidatura a prefeito do Recife. Jarbas Vasconcelos: No. Folha/UOL: O sr. se v como candidato a prefeito? Jarbas Vasconcelos: No, eu j anunciei. No o meu projeto. Folha/UOL: Mas, enfim, perguntando de novo... Jarbas Vasconcelos: No. No sou candidato. Ns temos l um campo de oposio. O PSDB j definiu um candidato. E h um outro campo de PPS, DEM e PMDB que est tentando definir candidato. Folha/UOL: Quais so os nomes possveis desse campo que o sr. cita, PMDB, PPS e DEM? Jarbas Vasconcelos: Os dois Raul. Raul Jungmann [do PPS], Raul Henry [do PMDB] e o Mendona Filho [do DEM] que foi inclusive meu vice-governador e hoje deputado federal. Folha/UOL: O sr. tem predileo por algum dos nomes? Jarbas Vasconcelos: No. Eu apoio o que for candidato. Folha/UOL: Quem seria o mais competitivo? Jarbas Vasconcelos: Cada um tem as suas caractersticas. Mas difcil voc dizer isso. O mais bem avaliado hoje em pesquisas o Mendona Filho. Mas Raul um grande quadro. Raul Henry. O Raul Jungmann tambm . Eles esto conversando. Criaram a tal da mesa da unidade, foi uma coisa boa que se criou l em Pernambuco, no Recife. E a gente espera at meados de abril resolver isso. Mas vamos ter dois candidatos. uma estratgia inclusive... Folha/UOL: Um do PSDB... Jarbas Vasconcelos: E um nosso. Folha/UOL: O sr. disputou o governo de Pernambuco [em 2010], perdeu, e Eduardo Campos [do PSB] foi reeleito. um governador muito bem avaliado em todas as pesquisas de opinio, um dos mais

12

bem avaliados governadores do pas. Qual a sua avaliao do governo Eduardo Campos, do PSB, governador de Pernambuco? Jarbas Vasconcelos: Primeiro h de se esclarecer que eu passei para ele um Estado que encontrei de cabea para baixo, arrasado, completamente arrasado, devendo a Deus e ao mundo. A duas pessoas: a Deus e ao mundo. E consegui recuperar esse Estado, botei o Estado de p e assim passei o Estado para ele. Quando eu assumi o Estado, eu assumi o Estado com trs folhas de pagamento atrasadas. Eu fiz isso, investi muito. Conseguimos deixar acertados os investimentos como a Refinaria Abreu e Lima e outros grandes investimentos, como estaleiro essa coisa toda. Ele est fazendo um governo de sequncia. Ele est fazendo um governo... Folha/UOL: bom o governo dele? Jarbas Vasconcelos: bem, bem. Quando a pessoa est bem avaliada, no adianta eu dizer a voc, por ser adversrio, de que ele no presta. De que o governo ruim. O governo aprovado porque ele tem a aprovao da populao. Porque ele encontrou um Estado arrumado e deu sequncia a isso, deu consequncia a isso. Folha/UOL: 2014, Pernambuco. J tem alguma ideia do que vai acontecer? Porque Eduardo Campos no pode mais ser candidato porque j est no segundo mandato. Qual seria o cenrio possvel para a sucesso de governo em Pernambuco? Jarbas Vasconcelos: O projeto de Eduardo nacional. um projeto nacional. No sei se para 2014 seria complicado para ele, mas pode ser para 2018. Ele tem uma boa avaliao e eu vou dizer aqui uma coisa que no deveria nem dizer, porque no tenho essa relao com ele. Ele s cresce e s se sedimenta a nvel nacional, inclusive no Estado da "Folha de S.Paulo", o Estado de So Paulo, ele s se dimensiona quando ele sinalizar a diferena dele para o PT. Enquanto ele estiver junto com o PT... Junto com o Lula outra coisa. Ele tem uma relao com o Lula que ele deve preservar. Agora, para galvanizar eleitorado do Sul e se consolidar no Nordeste ele tem que sinalizar que as prticas dele so prticas diferentes das do PT. Porque Lula tem uma boa avaliao, mas o PT no tem essa avaliao. Folha/UOL: O sr. acha que ele um nome real e competitivo para disputar 2014 ou 2018? Jarbas Vasconcelos: Ele um quadro novo. Est se saindo bem no governo de Pernambuco. Eventualmente um dos candidatos. No para essa eleio de 2014, eu no acredito. Mas ele jovem, uma pessoa com menos de 50 anos. Folha/UOL: Uma associao do PSDB, com Acio Neves, e ele fazendo uma chapa j em 2014 no seria...

13

Jarbas Vasconcelos: Seria uma boa chapa mas eu no acredito nisso. Acho que os compromissos assumidos por ele com relao, no digo com relao ao PT, com relao a Lula, muito difcil um desfecho dele em relao a Lula. O desfecho dele necessrio para com o PT. Mas no me parece que ele possa fazer uma ruptura entre ele e Lula. Folha/UOL: E os seus planos eleitorais, quais so? Jarbas Vasconcelos: Eu no tenho muitos planos eleitorais no. Eu estou completando j 70 anos e acho que tudo tem a sua hora. Eu vou avaliar. Eu tenho dificuldade, Fernando, de raciocinar para a eleio de 2014. De 2012 no, eu tenho a obrigao porque agora. Mas para 2014 eu tenho dois anos e meio, mais de dois anos e meio. A gente est acabando o primeiro trimestre de 2012. Eu tenho tempo para ver isso. Mas eu no sei o que vai acontecer em 2012, imagina o que que vai acontecer em 2014. Folha/UOL: Muito bem. Senador Jarbas Vasconcelos, muito obrigado por sua entrevista Folha e ao UOL. Jarbas Vasconcelos: Eu que agradeo e louvo a iniciativa de vocs. Jarbas Vasconcelos - 22/3/2011 Narrao de abertura: Jarbas de Andrade Vasconcelos tem 69 anos. um dos 8 senadores do PMDB no alinhados ao governo de Dilma Rousseff. Jarbas Vasconcelos foi 2 vezes governador de Pernambuco, de 1999 a 2006. Antes, foi deputado estadual e federal. Foi tambm prefeito da capital pernambucana, Recife. Jarbas presidiu o PMDB em 1989, ano em que o partido lanou Ulysses Guimares para presidente da Repblica. Eleito senador em 2006, Jarbas Vasconcelos chegou ao Congresso como opositor de Lula. Em 2010 apoiou Jos Serra, do PSDB, contra Dilma Rousseff, do PT. Mesmo aps a eleio, mantm-se prximo a Serra. *Folha/UOL: * Ol internauta. Bem-vindo a mais um "Poder e Poltica Entrevista". Este programa uma realizao do jornal Folha de So Paulo, do portal UOL e do portal Folha.com. A gravao sempre realizada aqui no estdio do Grupo Folha em Braslia. E o entrevistado desta edio do "Poder e Poltica" o senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB de Pernambuco.

14

Folha/UOL: Ol, senador. Muito obrigado por dar essa entrevista para a Folha e para o UOL. Eu comeo perguntando: o sr. faz parte de um grupo dos senadores do PMDN que no est alinhado diretamente com o governo de Dilma Rousseff. Um dos senadores desse grupo, Eduardo Braga [do PMDB-AM] acaba de ser nomeado lder do governo Dilma no Senado. Isso muda alguma coisa na orientao desse grupo de do sr.? Jarbas Vasconcelos: Trocar Juc por Eduardo Braga j alguma coisa, uma coisa muito importante. O Eduardo Braga uma pessoa moderna, uma pessoa articulada, eu poderia at dizer a voc que ele est acima da mdia do Senado, em inteligncia, em articulao, em desenvoltura. Agora, o que importante esclarecer e colocar transparncia nisso: esse grupo, anteriormente, eu estava praticamente sozinho. Eu, Pedro [Simon, do PMDBRS]. Eu votava sempre contra o governo e Pedro eventualmente, episodicamente. E a quando da renovao do Senado, de dois teros no Senado, agora nas eleies de 2010, a gente teve condies de trazer de vota o Requio [Roberto Requio, do PMDB-PR], o Luiz Henrique [do PMDB-SC], o Waldemir Moka [do PMDB-MS], que eram figuras do MDB antigo. Ento esse grupo, Fernando, ele foi criado, foi sugerido, a concepo dele para enfrentar o PMDB. uma tentativa de melhorar o PMDB. A gente jamais poderia fazer um bloco de dissidncia ao governo. A gente no consegue misturar. Ento a gente no consegue misturar. As reunies geralmente so na minha casa, no meu apartamento, na minha residncia. Mas no se toca em questes de governo, mas em questes do PMDB. Porque esse grupo entende que no poderia ficar como est nas mo de Raupp [Valdir Raupp, do PMDB-RO], nas mos de Sarney [Jos Sarney, do PMDB-AP], de Juc [Romero Juc, do PMDB-RR], de Renan Calheiros [do PMDB-AL], com prticas antigas e superadas. Folha/UOL: Esse grupo de 8 senadores na mdia fica mais propenso a ouvir os argumentos do Palcio do Planalto e eventualmente se alinhar mais quilo que so os interesses do Palcio do Planalto, da presidente Dilma? Jarbas Vasconcelos: No. Por ser um grupo independente, um grupo que quer, inclusive, melhorar as condies do atual PMDB, um grupo mais ou menos independente. H graus a de independncia. Mas um grupo independente. um grupo que recusa a coisa das Medidas Provisrias, o volume das Medidas Provisrias, que estranha e condena os adendos, os jabutis que so colocados dentro das Medidas Provisrias, que so verdadeiras aberraes. Alm de aberraes so coisas imorais, que so colocadas, sobretudo, na Cmara dos Deputados. A gente imaginava, eu prprio imaginei que, quando Dilma, no incio do mandato, tomou aquelas providncias com relao ao Ministrio dos Transportes, foi dura, numa entrevista a uma revista semanal que teve repercusso na semana seguinte, ela demitiu a cpula do Ministrio dos

15

Transportes. O que que a gente imaginou, eu por exemplo imaginei, que ela ia dar continuidade quilo. Que no seria um processo intermitente, que seria um processo continuado, que ela iria fazer uma faxina. Ela no fez faxina coisa nenhuma. como quem iniciou uma faxina, Lula deve ter gritado, a base fisiolgica deve ter passado o recibo e ela simplesmente escondeu a vassoura atrs da porta. Deixou de ser a faxineira, passou a adotar medidas ambguas, medidas que no eram as mesmas adotadas em relao ao primeiro episdio. Todos os ministros cederam, nas quedas, pode ser mais atribudo ao trabalho da mdia, j que o Congresso pfio, no consegue fazer isso. A prpria oposio a que eu perteno no tem desenvoltura para isso. Foi a mdia que levou o governo ao estrangulamento e consequentemente s demisses dos ministros. Ento no foi um processo modelado e executado por ela. Folha/UOL: A presidente j fez 15 mexidas nos seus ministros, alguns [foram deslocados] mais de uma vez, por isso 15. Dessas 15 trocas, 7 saram sob alguma acusao de malfeito, como ela diz. Agora ela colocou Eduardo Braga como lder no Senado. Ser que um processo gradual, ela quer de fato fazer algum tipo de faxina e mudar as prtica ou, como o sr. diz, no h faxina nenhuma? Jarbas Vasconcelos: Eu no acho que uma troca de seis por meia dzia voc tirar Romero Juc e colocar Eduardo Braga para liderana do governo do Senado. Acho que um ato importante, preciso apenas ter sequncia. Porque a faxina iniciada no primeiro trimestre de 2011, ela no teve sequncia. Ela no adotou o mesmo comportamento que teve em relao ao Ministrio dos Transportes com os outros Ministrios. A comear pelo Ministrio da Agricultura. O meu partido, o PMDB [controla o Ministrio da Agricultura], onde ela ficou indecisa, vai e vem, com um p atrs, sem tomar medidas duras [como] foram as medidas tomadas com relao ao Ministrio dos Transportes. Eu acho que um alento. Eu acho que a indicao de Eduardo Braga pode ser uma coisa boa. Uma pessoa com que a gente pode dialogar, que a gente pode conversar, n. Folha/UOL: E nesse sentido o sr. pode conversar mais com um representante direto do governo e eventualmente ficar mais aberto a alguma discusso eventualmente votar alguma proposta que o governo defenda. Jarbas Vasconcelos: Posso, posso. Porque eu fico muito desconfortvel quando meu voto consciente contra o governo e misturado com o voto da chantagem. Com o voto do inconformismo, mas um inconformismo entre aspas, porque um inconformismo porque o pleito no foi atendido, porque a emenda no foi liberada, porque o diretor no chegou l no lugar para o qual foi indicado. Essas coisas todas. No caso mesmo da Agncia, no faz mal nenhum dizer aqui para vocs, publicamente, que os votos... Houve um nmero razovel de votos conscientes, mas a gente s ganhou por conta dos inconformados.

16

Folha/UOL: O sr. votou contra a indicao do Figueiredo para a ANTP? Jarbas Vasconcelos: Votei. Via de regra eu voto contra essas indicaes. Via de regra. Porque geralmente so manipuladas pelo PT e a Dilma aceita isso. Folha/UOL: Embora o sr. esteja mais propenso a ouvir os argumentos agora por meio de Eduardo Braga no Senado... Jarbas Vasconcelos: Ouo. Folha/UOL:...o sr. continua achando que a presidente est longe de romper com as prticas antigas de fisiologismo e clientelismo no Congresso? Jarbas Vasconcelos: Acho, acho. Acho que um governo perdido, acho que so 15 meses, a gente est falando praticamente no final de maro [de 2012]. E so 15 meses, no brincadeira isso, so 15 meses, o governo no anda. No s com relao classe poltica, o Congresso Nacional. A indstria est depenando, a indstria est afundando. As medidas que ela [Dilma Rousseff] toma so medidas pontuais e medidas episdicas. O diagnstico existe e ela tem esse diagnstico na mo. E ela no enfrenta isso com medidas severas. O governo no fez a reforma. Lula foi eleito l atrs, h nove anos, com duas bandeiras. A bandeira da moralidade e a bandeira das reformas. Ele nem fez reformas e no inventou a corrupo no Brasil, mas botou a mo em cima dos corruptos. Criou uma grande base de apoio, inventou Dilma e Dilma no tem... Ganhou a eleio Dilma, est com 15 meses de governo. E Dilma no tem os atributos, se pode se chamar de atributos... Mas so atributos de Lula. Lula tem malcia, Lula tem carisma. Lula tinha pacincia, que ela no tem, ela uma pessoa arrogante, muito arrogante. Lula at engolia sapo e depois at vomitava esses sapos, mas engolia s vezes, publicamente. Ela no. Ela no tem jogo de cintura. Ela quer ganhar no grito, ela quer ganhar com cara feia. Folha/UOL: Agora, deixe-me fazer uma pergunta para o sr.: Eduardo Braga, a nomeao dele foi interpretada por muitos como uma tentativa de ampliar ali o dilogo dentro do Senado. Mas por outro lado, se a presidente mantm as prticas que havia no governo anterior, as chances de ele trazer alguma grande mudana muito pequena, no ? Jarbas Vasconcelos: Eu acho. Eu acho que o fato... Folha/UOL: Estou falando: no seis por meia dzia. Mas que diferena ele vai fazer? Jarbas Vasconcelos: Pois . Quando ela fez a troca, a troca no de seis por meia dzia. Mas se ela no d consequncia a isso, se ela no busca um dilogo com o Senado e com a Cmara... Se Dilma quiser conversar com o

17

grupo da gente, comigo e outras pessoas, eu converso. Agora, eu no posso conversar para l para ser um aliado do governo, para votar com o governo. Eu quero saber o que que ela vai fazer. O que que ela pensa. Porque ns estamos com quase 15 meses de governo e o pas completamente medocre, continua medocre e ela ajudando essa mediocridade que toma conta hoje do pas. O que eu quero dizer o seguinte: impossvel voc ter mudanas no Senado, no Congresso Nacional, [se] voc tem o presidente Jos Sarney presidente do Congresso Nacional. Voc no pode ter mudana com isso. Sarney controla o setor eltrico do pas, controlava no governo Lula, j devia ter interferncia em outros governo antes de Lula, mas tem um controle total disso. Uma pessoa de prticas ultrapassadas. Uma figura que j devia estar em casa h muitos e muitos anos, [] presidente do Senado. E voc vai confiar que isso possa avanar, que isso possa dar um salto para frente, um salto quantitativo? Qualquer lder, qualquer lder, por mais poderoso que ele seja, por mais desenvoltura que ele tenha, ele vai barrar nas coisas de Sarney. Folha/UOL: O sr. acredita que haver ou no haver uma melhora agora com essa troca de lderes? Jarbas Vasconcelos: Acho que haver melhora at porque a gente est disposto a ajudar [para] isso. Agora, se ela vai dar consequncia a isso... Folha/UOL: O sr. acha que a presidente Dilma, com o sr. falando todas essas coisas, essas crticas que o sr. faz ao governo dela, vai ter disposio de conversar com os senhores? Jarbas Vasconcelos: No, no. Pela prtica dela no. Porque ela passa recibo. Ela se irrita com as pessoas, se irrita com os fatos, se irrita com editoriais dos jornais, com reportagens. Grita com os auxiliares. Como que voc pode ter uma equipe, a Presidncia da Repblica, tem uma equipe que voc comanda no grito e no mal humor? No pode. No pode. Folha/UOL: Por que o sr. acha ento que ela age dessa forma? Jarbas Vasconcelos: So vrias as circunstncias, Fernando. Lula criou uma grande base. Teve a experincia do primeiro governo com alguns problemas, algumas derrotas. Alguns entreveros no Congresso. Resolveu aps o pleito de 2002 criar uma base enorme. Alguns jornais, no sei se foi a Folha ou se foi outro, nessa semana publicou que ela [Dilma Rousseff] tem a maior base democrtica do pas a partir da redemocratizao. Isso j faz quase 30 anos. Ento Lula criou a maior base. Mas o Lula criou por conta daqueles atributos que eu disse l atrs. Lula hbil, Lula tem apoio popular. Ela nem tem habilidade, nem tem o apoio popular que Lula tem. Lula malicioso, Lula tem pacincia, Lula tem carisma. Nada disso ela tem. Lula foi quem inventou e ela no tem esses atributos.

18

Folha/UOL: Ela tem hoje uma popularidade maior que a do presidente Lula no seu primeiro mandato na mesma poca. Jarbas Vasconcelos: Influncia, mas influncia ainda. O pas vai bem, a economia do pas vai bem. Que pese todos esses vacilos do governo, mas a economia vai bem. O mundo em crise e a economia aqui vai razoavelmente bem. Folha/UOL: Tem mrito do governo nisso? Jarbas Vasconcelos: Tem. Eu acho que o grande mrito... Qual foi o grande mrito de Lula? No mexer na economia. No fazer as aventuras que o pas, uma parte do pas, imaginava que ele ia fazer, a poltica econmica do PT. Quando ele fez aquela carta do Recife e adotou uma poltica, a de Fernando Henrique Cardoso, de no mexer na economia, ele no estava numa encruzilhada. Ele s tinha aquele caminho. E acabou tendo um governo na rea econmica muito mais ortodoxo, muito mais duro, mais inflexvel do que Malan, Pedro Malan, quando era ministro da Fazenda [de Fernando Henrique]. O Palocci [Antonio Palocci, do PT, que foi ministro da Fazenda de Lula] foi muito mais duro do que foi o Pedro Malan. Folha/UOL: A economia do pas embora no cresa nos nveis que muitos desejariam para que sassemos do patamar de assimetria e misria... Jarbas Vasconcelos: O pas est bem mas poderia estar bem melhor... Folha/UOL:...mas h uma sensao de bem estar quase inaudita para a maioria da populao. Jarbas Vasconcelos: Concordo. Folha/UOL: A tendncia que em 2012 o crescimento de economia, se no muito maior, seja um pouco maior que o de 2011. A presidente da Repblica muito bem avaliada pela populao. Nesse sentido lcito supor que quando a gente fala aqui em Braslia, alguns falam, que h uma crise poltica, h um certo exagero porque isso no vai ter consequncia nenhuma ou no? Jarbas Vasconcelos: Crise eu no diria, com esse nome que polticos e mdia trataram a vida inteira. Os dois seguimentos, os dois campos. Eu diria o seguinte: h uma perspectiva de paralisao, por exemplo agora, do Congresso Nacional. A Cmara dos Deputados tem dois projetos em pauta importantes, todos os dois importantes. O projeto da Copa e o Cdigo Florestal. Isso pode se arrastar e trazer prejuzos para o Brasil. No campo esportivo. Essa questo de libera ou no bebida em campo de futebol... Foi Lula. Lula que foi com 12 governadores e s trouxe a Copa do Mundo em 2014 porque assumiram o compromisso, assinaram o compromisso, porque foi assim em todo canto, a

19

Fifa poderosa... E como que agora voc assume um compromisso l atrs e quer desfazer esse compromisso? Eu sou contra, por exemplo, bebida em campo. Sou contra. Mas foi um acordo firmado l fora com o Lula, eu acho que deve ser honrado para que a gente possa ter a Copa do Mundo aqui. Ento voc tem dois projetos... Folha/UOL: Ento quando chegar esse projeto no Senado, se algum dia chegar, o sr. votaria para que fosse honrada... Jarbas Vasconcelos: O compromisso que o Brasil assumiu l fora apra poder trazer a Copa do Mundo para c. Ento, se a gente continua assim, uma presidente bem avaliada, a maioria do pas, a maioria absoluta acha que ela tem boas intenses, mas ela no pe prtica nisso e o governo semiparalisado. Voc diz que o Brasil pode crescer em 2013 mais do que agora, eu concordo que pode crescer. Mas poderia crescer muito mais. Se o Brasil tivesse feito as reformas que Lula prometeu l atrs, reformar inclusive, Fernando Rodrigues, reformar inclusive a legislao trabalhista. Ns estamos com uma legislao de meados do sculo passado. Como que esse Brasil vai dar competitividade ao pas? Modernidade ao pas? Se voc no faz uma legislao hoje que acompanha a sia, que acompanha a Europa, os Estados Unidos? Como que a gente vai competir com isso? Como que a indstria brasileira vai competir? Alm do problema de infraestrutura, no temos portos, aeroportos, estradas, energia. Toda a infraestrutura pfia no Brasil. Afora isso, uma legislao e uma carga tributria... Uma legislao confusa, uma carga tributria insuportvel. Folha/UOL: Por que a presidente, se como o sr. disse, no fez faxina, quem fez muito foi a investigao da mdia... Jarbas Vasconcelos: Ela iniciou o processo. Alan Marques/Folhapress

20

O senador Jarbas Vasconcelos durante entrevista em Braslia Folha/UOL:...iniciou o processo. Porque ela consegue ter essa avaliao muito positiva e as pessoas avaliam Dilma Rousseff como uma pessoa ntegra, tica e que est realmente fazendo uma limpeza na poltica e no est se dobrando aos polticos? Jarbas Vasconcelos: veja, eu acho que ela tem uma histria de combatente da ditadura, percebida por muitos poucos no Brasil. No que a esquerda esteja reduzidssima, mas so as pessoas que viram a histria, acompanharam a histria e que leem jornais e revistas. Ela tem isso. Ela tem uma formao que me parece que no convive com corrupto. No tem a prtica de conviver com os corruptos. Mas foi ministra [do governo Lula] de Minas e Energia e da Casa Civil no primeiro mandato de Lula. E Lula praticamente fez o ministrio dela. Ela j deveria ter tido uma participao maior. que no se consegue se desfazer disso, no . Ela no tem a fora que Lula tinha. Ela no quer dialogar com o Senado, no quer dialogar com a Cmara. Porque talvez ela esteja, do ponto de vista dela, enjoada. Enjoada com a relao com o PMDB, o fisiologismo do PMDB, as confuses com outros partidos. A base muito grande para uma pessoa que no tem jogo de cintura e quer ganhar sempre no grito e na cara feia. Com essas prticas ela no ganha nada. Folha/UOL: O que o sr. diria a ela se ela o chamasse para uma audincia? Imagino no aconteceu at hoje uma audincia do sr. com ela no Palcio do Planalto.

21

Jarbas Vasconcelos: No, que ela tem que ter pacincia com a base, porque a poltica isso. O Congresso espelha a realidade brasileira, n. Quem chega a para ser deputado federal, senador da Repblica, aos governos dos Estados, chega porque a populao o coloca l. Ento ela no tem como resolver isso. Ela no tem uma tendncia autoritria, nem o pas tem condies para isso de tentar golpe. Nem de direita, nem de esquerda. No h... Ela tem que conviver com isso. Ela foi eleita nessa circunstncia. Ela foi eleita com uma base enorme, enorme. Uma base heterognea. Enorme que no contm unidade. Fisiolgica. Mas ela tem que governar com isso. Se ela no governar com isso o pas fica paralisado. O que eu acho que ela, bem intencionada, com uma formao bastante razovel, ela tem que ter a inteligncia e o jogo de cintura suficientes para dizer que sem o Congresso ela no governa. No d para analisar agora de que o Congresso bom ou ruim. fisiolgico, malandro e safado. No d para fazer isso. O dado de realidade que existe esse. Se ela quer avanar com reformas, inclusive trabalhista, a reforma tributria, complementar a reforma da Previdncia. Se ela quiser fazer tudo isso, ela s faz na base do dilogo. Ela tem que saber quais so os bons e os ruins. Os que tm prticas corretas e os que tm prticas incorretas. Seno o pas vai ficar paralisado. Folha/UOL: Do jeito que as coisas andam, ns estamos em 2012, ainda falta um tempo. Mais de dois anos. Em 2014, na sucesso presidencial, reproduzindo-se esse cenrio atual, o sr. acha que ela candidata reeleio e favorita? Jarbas Vasconcelos: candidata. Ser favorita. Folha/UOL: Quem seriam os possveis concorrentes de Dilma Rousseff, ela sendo candidata reeleio em 2014 na sua avaliao? Jarbas Vasconcelos: Ns no temos o surgimento de novas lideranas no Brasil. Apenas o maior partido de oposio o PSDB. O DEM fragilizado e o PMDB tem apenas uma dissidncia que no chega a 10%. Fao parte de uma dissidncia que no alcana os dois dgitos. Folha/UOL: No PSDB quem o sr. acha que so os nomes ou o nome que deveria concorrer em 2014 contra Dilma Rousseff? Jarbas Vasconcelos: Eu acho que ele tem trs nomes. Eu acho que eles tm o Acio [Neves, do PSDB-MG], que quer disputar desde o pleito passado. Tem o Serra [Jos Serra, do PSDB-SP], que vai para a Prefeitura [disputar a Prefeitura de So Paulo em 2012]. Eu acho que o projeto da Prefeitura inviabiliza o projeto de uma tentativa de retorno a uma candidatura presidencial. E tem o Alckmin. Eu acho que talvez fique entre o Acio e o Alckmin. Folha/UOL: O sr. acha que Jos Serra sendo candidato a prefeito e, eventualmente, vencendo a disputa para prefeito de So Paulo no deve se candidatar a presidente?

22

Jarbas Vasconcelos: No. Eu acho que no. Acho que Serra tendo feito a opo revendo uma posio em que tinha dito que no era candidato, sendo candidato eu acho que ele vai ter que cumprir o mandato dele. Folha/UOL: Acio um bom candidato a presidente para a oposio? Jarbas Vasconcelos: Pertence a uma Estado muito importante para a Federao, segundo colgio eleitoral, tem jogo de cintura e dimenso para isso. Folha/UOL: Mas enfrentaria grandes dificuldades se Dilma for candidata reeleio num cenrio como esse? Jarbas Vasconcelos: Tambm, porque Acio tem que se soltar. Acio tem que deixar o Senado. Acio no pode se incorporar paisagem ruim do Senado. Ele tem que sair do Senado. Ele tem que andar. O melhor para Acio que no tivesse sido eleito senador da Repblica. Muito melhor para ele ter ocupado a presidncia do partido, se ele realmente persegue, e parece que sim, a Presidncia da Repblica. Teria sido muito melhor ele renovar o partido, ampliar o partido, abrir um debate nacional, presidindo o partido do que ser senador da Repblica. Folha/UOL: Seu partido, o PMDB, sempre tem nome, muitos dos seus integrantes, no todos, mas muitos, envolvidos em escndalos. Essa uma sina imutvel? O PMDB no tem mais conserto? Jarbas Vasconcelos: difcil o conserto do PMDB, difcil. Quando a gente reuniu esse grupo de oito, eu tive a oportunidade de dizer isso algumas vezes. Ningum vai conseguir consertar o PMDB a mdio prazo e, a longo prazo, muito complicado. Mas vamos ver se a gente melhora a vida do PMDB, que ele seja menos fisiolgico. O MDB foi o conduto da insatisfao popular. O pas se redemocratizou e o partido grande ficou grande. O partido ficou sem um programa novo, sem um estatuto novo, sem bandeiras novas. Porque as bandeiras da anistia, da eleio direta, liberdade de imprensa, tudo isso tinha sido alcanado. Ento o partido ficou feito beija-flor. O que beija-flor? Tocando nas coisas, n. Tocando no poder. Eu convivo dentro do PMDB, convivo como dissidente, porque ns no temos uma reforma poltica. Isso tudo que est a um arremedo de reforma poltica. No vai ter reforma poltica. No dia em que tiver uma... Todos os partidos no tm interesse nisso. So todos pequenos que querem continuar como legendas de aluguel. Ento surgindo uma reforma poltica para valer e verdadeira eu me imaginaria juntando um grupo a para a gente montar uma nova agremiao. Mas isso eu prefiro ficar como dissidente [do PMDB]. Eu no tenho esprito, no tenho formao tucana. Ento eu prefiro ficar dentro do PMDB. Folha/UOL: O PMDB tem como presidente nacional licenciado o vicepresidente da Repblica Michel Temer. O que ele poderia fazer para consertar essa situao?

23

Jarbas Vasconcelos: difcil. Porque Michel representa um partido heterogneo. Isso que homogneo ele est dizendo por dizer, mas no verdade. O partido heterogneo. O partido de hoje virou uma confederao de lideranas regionais, muitas e muitas ultrapassadas... Folha/UOL: Foi boa a conduo que ele deu ao PMDB? Jarbas Vasconcelos: Foi. Foi a melhor que teve. Porque ele democratizou inclusive. Ele levou essa deciso de apoiar o governo para os colegiados do partido. No foi uma coisa imposta. Eu fui e votei contra n. Participei, achei que o partido devia continuar independente. Mas meu voto foi vencido. Folha/UOL: O sr. faliu de reforma poltica e ela no vai sair. Mas recentemente um caso relativamente grave a relacionado poltica e liberdade de expresso. O Tribunal Superior Eleitoral vetou definitivamente o uso do Twitter, uma rede social, na internet, para os candidatos antes do dia 5 de julho. O que se pode fazer a respeito disso e qual a sua opinio? Jarbas Vasconcelos: Muito extravagante. Eu fui tribuna nessa semana, quarta-feira manifestar a minha estranheza, protestar e apoiar de pblica a iniciativa judicial que o PPS est tomando atravs de Roberto Freire. Registrei a minha posio pblica no expediente do Senado, na tribuna do Senado. Acho que isso uma coisa inusitada, uma coisa extravagante. O que o TSE devia cuidar e fazer de campanha antecipada. Dilma foi eleita basicamente por isso. Porque a campanha comeou em maro. A campanha comeou bem antes. Mas em maro Lula colocou na rua, em inauguraes... Folha/UOL: O sr. a favor desse calendrio de no poder fazer propaganda antes de 5 de julho? Jarbas Vasconcelos: No. Eu acho que devia ter uma certa fiscalizao, seno voc privilegia o poder econmico. Se voc tem recursos, comea a fazer outdoor, que proibido, botar adesivo. So coisas que voc deve tornar todos iguais. Ento deve ter um prazo para voc botar adesivo, se botar outdoor, para se ter outdoor. O chamado "dia eleitoral", em Pernambuco a gente chama a propaganda eleitoral. Eu acho que tudo isso tem que ter tempo. A propaganda eleitoral nossa muito tempo. Eu acho que ela devia ser reduzida. No lugar de dois meses, 40 dias, 30 a 40 dias. Folha/UOL: So 45 dias. Jarbas Vasconcelos: No tem chatice maior do que um dia eleitoral, aquele bloco. Folha/UOL: Agora, proibir um cidado seja ele poltico ou no a qualquer tempo e poca se declarar candidato a presidente, vereador ou prefeito, de maneira privada...

24

Jarbas Vasconcelos: Pelos meios de comunicao modernos no tem como evitar isso. Folha/UOL: A lei probe. Jarbas Vasconcelos: sim, mas porque uma deformao [da lei]. Voc tentar fazer isso se igualar ao que a China est fazendo, ao que Fidel Castro faz em Cuba... Folha/UOL: Nesta semana, o Senado discutiu e interrompeu o debate sobre o fim do 14 e do 15 salrios para congressistas. Qual a sua opinio a respeito? Jarbas Vasconcelos: Eu acho que j devia ter sido extinto. O Senado faz coisas to erradas, Fernando Rodrigues, que isso uma chamada ajuda de custo, que tinha l atrs e se incorporou ao longo do tempo. O parlamentar recebia quando chegava em janeiro ou fevereiro e quando saia em dezembro. A Cmara dos Deputados paga, mas paga pagando Imposto de Renda. O Senado paga mas sequer tem Imposto de Renda tributado. Por a voc v as coisas do Senado como so diferentes das outras, diferentes no sentido de ser sempre pra pior. Folha/UOL: O sr. seria a favor da extino desses dois benefcios? Jarbas Vasconcelos: Acho que o projeto da chefe da Casa Civil hoje [senadora Gleisi Hoffmann], acho que foi dela, bastante razovel. Ela extingue e permite apenas deputado federal de receber quando chega e quando sai. Quer dizer a pessoa receberia, a pessoa est se mudando, voc receberia quando aqui chegasse e quando daqui sasse. Folha/UOL: Eleies 2012: candidatura a prefeito do Recife. Jarbas Vasconcelos: No. Folha/UOL: O sr. se v como candidato a prefeito? Jarbas Vasconcelos: No, eu j anunciei. No o meu projeto. Folha/UOL: Mas, enfim, perguntando de novo... Jarbas Vasconcelos: No. No sou candidato. Ns temos l um campo de oposio. O PSDB j definiu um candidato. E h um outro campo de PPS, DEM e PMDB que est tentando definir candidato. Folha/UOL: Quais so os nomes possveis desse campo que o sr. cita, PMDB, PPS e DEM?

25

Jarbas Vasconcelos: Os dois Raul. Raul Jungmann [do PPS], Raul Henry [do PMDB] e o Mendona Filho [do DEM] que foi inclusive meu vice-governador e hoje deputado federal. Folha/UOL: O sr. tem predileo por algum dos nomes? Jarbas Vasconcelos: No. Eu apoio o que for candidato. Folha/UOL: Quem seria o mais competitivo? Jarbas Vasconcelos: Cada um tem as suas caractersticas. Mas difcil voc dizer isso. O mais bem avaliado hoje em pesquisas o Mendona Filho. Mas Raul um grande quadro. Raul Henry. O Raul Jungmann tambm . Eles esto conversando. Criaram a tal da mesa da unidade, foi uma coisa boa que se criou l em Pernambuco, no Recife. E a gente espera at meados de abril resolver isso. Mas vamos ter dois candidatos. uma estratgia inclusive... Folha/UOL: Um do PSDB... Jarbas Vasconcelos: E um nosso. Folha/UOL: O sr. disputou o governo de Pernambuco [em 2010], perdeu, e Eduardo Campos [do PSB] foi reeleito. um governador muito bem avaliado em todas as pesquisas de opinio, um dos mais bem avaliados governadores do pas. Qual a sua avaliao do governo Eduardo Campos, do PSB, governador de Pernambuco? Jarbas Vasconcelos: Primeiro h de se esclarecer que eu passei para ele um Estado que encontrei de cabea para baixo, arrasado, completamente arrasado, devendo a Deus e ao mundo. A duas pessoas: a Deus e ao mundo. E consegui recuperar esse Estado, botei o Estado de p e assim passei o Estado para ele. Quando eu assumi o Estado, eu assumi o Estado com trs folhas de pagamento atrasadas. Eu fiz isso, investi muito. Conseguimos deixar acertados os investimentos como a Refinaria Abreu e Lima e outros grandes investimentos, como estaleiro essa coisa toda. Ele est fazendo um governo de sequncia. Ele est fazendo um governo... Folha/UOL: bom o governo dele? Jarbas Vasconcelos: bem, bem. Quando a pessoa est bem avaliada, no adianta eu dizer a voc, por ser adversrio, de que ele no presta. De que o governo ruim. O governo aprovado porque ele tem a aprovao da populao. Porque ele encontrou um Estado arrumado e deu sequncia a isso, deu consequncia a isso. Folha/UOL: 2014, Pernambuco. J tem alguma ideia do que vai acontecer? Porque Eduardo Campos no pode mais ser candidato

26

porque j est no segundo mandato. Qual seria o cenrio possvel para a sucesso de governo em Pernambuco? Jarbas Vasconcelos: O projeto de Eduardo nacional. um projeto nacional. No sei se para 2014 seria complicado para ele, mas pode ser para 2018. Ele tem uma boa avaliao e eu vou dizer aqui uma coisa que no deveria nem dizer, porque no tenho essa relao com ele. Ele s cresce e s se sedimenta a nvel nacional, inclusive no Estado da "Folha de S.Paulo", o Estado de So Paulo, ele s se dimensiona quando ele sinalizar a diferena dele para o PT. Enquanto ele estiver junto com o PT... Junto com o Lula outra coisa. Ele tem uma relao com o Lula que ele deve preservar. Agora, para galvanizar eleitorado do Sul e se consolidar no Nordeste ele tem que sinalizar que as prticas dele so prticas diferentes das do PT. Porque Lula tem uma boa avaliao, mas o PT no tem essa avaliao. Folha/UOL: O sr. acha que ele um nome real e competitivo para disputar 2014 ou 2018? Jarbas Vasconcelos: Ele um quadro novo. Est se saindo bem no governo de Pernambuco. Eventualmente um dos candidatos. No para essa eleio de 2014, eu no acredito. Mas ele jovem, uma pessoa com menos de 50 anos. Folha/UOL: Uma associao do PSDB, com Acio Neves, e ele fazendo uma chapa j em 2014 no seria... Jarbas Vasconcelos: Seria uma boa chapa mas eu no acredito nisso. Acho que os compromissos assumidos por ele com relao, no digo com relao ao PT, com relao a Lula, muito difcil um desfecho dele em relao a Lula. O desfecho dele necessrio para com o PT. Mas no me parece que ele possa fazer uma ruptura entre ele e Lula. Folha/UOL: E os seus planos eleitorais, quais so? Jarbas Vasconcelos: Eu no tenho muitos planos eleitorais no. Eu estou completando j 70 anos e acho que tudo tem a sua hora. Eu vou avaliar. Eu tenho dificuldade, Fernando, de raciocinar para a eleio de 2014. De 2012 no, eu tenho a obrigao porque agora. Mas para 2014 eu tenho dois anos e meio, mais de dois anos e meio. A gente est acabando o primeiro trimestre de 2012. Eu tenho tempo para ver isso. Mas eu no sei o que vai acontecer em 2012, imagina o que que vai acontecer em 2014. Folha/UOL: Muito bem. Senador Jarbas Vasconcelos, muito obrigado por sua entrevista Folha e ao UOL. Jarbas Vasconcelos: Eu que agradeo e louvo a iniciativa de vocs.

27

Potrebbero piacerti anche