Sei sulla pagina 1di 6

O adoecer psquico do desempregado Para compreenso do adoecimento psquico do desempregado necessrio considerar alguns aspectos fundamentais que influenciam

m diretamente nas relaes de trabalho. Tais aspectos so os modos de subjetivao e quais suas consequncias, o sofrimento psquico, o desemprego estrutural. Tambm importante compreender as discusses sobre a prtica do psiclogo e suas repercusses em programas de sade. A princpio foi feito uma anlise histrica partindo das transformaes trazidas pelo Capitalismo, posteriormente discutido sobre as modificaes no mundo do trabalho e o sofrimento psquico daqueles que no conseguem se inserir no mercado de trabalho e por ltimo o papel e a prtica dos profissionais de psicologia em relao ao assunto tratado.

Exaltao do trabalho: Uma construo secular No h como discutir em histria do trabalho sem falar do capitalismo que ao longo dos sculos gerou no campo ideolgico uma valorizao moral da condio do trabalhador, mas a mesma permanece inalterada atualmente provocando uma desvalorizao dos indivduos que no esto na mesma posio. O trabalho nem sempre teve a importncia psicossocial que possui hoje em dia, exemplo histrico pode ser da Grcia Antiga onde o significado de trabalho era vergonha e desgraa, por isso era feito por escravos e sujeitos denominados nocidados. Talvez esta razo histrica explique a origem da palavra trabalho, que nos remete ao latim tripalium, instrumento formado por trs estacas utilizadas para manter presos bois e animais difceis de ferrar, ou ainda, em latim vulgar "pena ou servido do homem natureza" (Wickert apud Carmo, 1992, p.16). Com os estudos percebe-se que o trabalho muda seu significado com o comeo do capitalismo. Historicamente tem princpio no feudalismo onde trabalhar era somente para subsistncia do feudo. O cenrio muda a partir da entrada do comerciante e desenvolvimento do comrcio e o que passa a importar o acmulo de bens e com a Reforma Prostentante o trabalho passa a ser finalidade de vida e caminho de Deus. A partir de ento surgem os impasses sociais pois algum s "era um assalariado quando no era nada e nada tinha para trocar, exceto a fora de seus braos" (Wickert apud Castel, 1998, p.21). Sendo assim, as leis foravam as pessoas a

trabalharem utilizando o argumento de que quem no trabalhava era considerado pessoa vadia. Ento comea-se o processo de trabalho/honestidade e constituio do sujeito moderno. Esse processo caracterizado pela forte individualizao e busca pelos domnios do saber que resulta nos modos de subjetivao atuais tpico das exigncias das relaes sociais estabelecidas nos dias de hoje. Afinal a disciplina social pauta o mesmo como um valor essencial para a insero social. Quem no trabalha, no produz, ento, dispensvel ao sistema. Assim a disciplinarizao da sociedade tem como seu maior efeito, a produo de uma individualidade adequada s exigncias de acumulao e gesto til dos homens (Wickert apud Fonseca, 1995).

Porta/Locao Social?

O trabalho passa a ser a via de acesso do indivduo para o lugar social, pois o indivduo s tem o reconhecimento de sua existncia, caso ele produza. No entanto, quando este indivduo deixa de produzir a sua locao deixa de existir, no tendo assim como pagar o aluguel social, denotando assim o poder disciplinar. ... um poder que, em vez de se apropriar e de retirar, tem como funo maior adestrar; ou sem dvida adestrar para retirar e se apropriar ainda mais e melhor. (...) A disciplina fbrica indivduos; ela a tcnica especfica de um poder que toma os indivduos ao mesmo tempo como objetos como instrumentos de seu exerccio. (Foucault 1987, p.143) Antes o indivduo tinha o seu reconhecimento na sociedade garantida pela tradio, agora necessita do emprego para obter esse reconhecimento, visto que ele somente merecedor deste reconhecimento se exercer funes necessrias ao fluxo do Capitalismo. Esta locao social se sustentou por muito tempo, pois havia a necessidade de mo-de-obra, e no era necessrio ter qualificao, bastava apenas o trabalhador se adaptar ao modelo da organizao. No modelo taylorista, por exemplo, precisava apenas ter capacidade fsica para produzir. Com o desenvolvimento tecnolgico, muitas vagas de emprego se fecharam e por conseqncia muitas pessoas ficaram desempregadas. O desemprego pode gerar um

sofrimento psquico no indivduo, pois se a locao social se da atravs do trabalho, ele pode se sentir impedido a insero social. estar desempregado no estar com tempo livre para o lazer: os momentos de tenso, o sentimento de fracasso, de excluso social, e a sensao de ser facilmente descartvel afetam profundamente o desempregado. Em uma sociedade onde a participao na abundncia e o sucesso profissional so aspectos essenciais para a integrao social, o fato de encontrarse sem trabalho constitui sentimento grave de derrota. (Carmo, 1992, p.13) A noo de identidade de trabalhador concebida por Costa (apud Tittoni & Nardi, 1996) compreende o trabalho como trao identificatrio estruturador da identidade psicolgica. Sendo assim, a vivncia de desemprego acarreta um rompimento dos traos identificatrios estruturantes da identidade do trabalhador que, quando no substitudos por outras formas de exerccios da subjetividade, se traduz em sofrimento psquico (Tittoni & Nardi, 1996). O desemprego afeta no somente o desempregado em si, mas tambm toda a sociedade. Modificaes no Mundo do Trabalho No mundo ps-moderno a indstria se viu em transformao, as maquinas passaram a ser desenvolvidas com uma maior tecnologia e conseguintemente refletiu na mo de obra da produo. Os anos oitenta foram marcados por varias mudanas, tanto na fundao de sindicatos e polticas quanto nas formas de incluso da produo. Afetando a classe que sobrevive do trabalho. O velho modelo de tayloristas e fordistas so substitudos. E novos processos de trabalho surgem com a tecnologia, agora surgem novos padres de busca uma flexibilidade na produo, especializao, uma nova adequao do trabalhador no mercado. Tais transformaes vieram vinculadas a necessidade de um novo modelo de trabalhador capaz de lidar com a tecnologia, mais flexvel, participativo, atualizado. Os meios de comunicao mostraram como se atualizar para conseguir uma vaga de emprego sendo requisitos bsicos informtica, lngua estrangeira, graduao. Porm esse trabalhador no tinha a garantia de uma vaga de emprego. Aos trabalhadores no

qualificados so levados ao desemprego em massa so substitudos por jovens atualizados. As polticas que do nfase na qualificao da mo de obra do trabalhador se viram sem razo quanto surgiram o desemprego. Modificaram a situao e no uma sada para o desemprego. Trazendo angustia sentimento de impotncia e sofrimento psquico para o trabalhador.Forrester (1997) Trata-se de um processo de responsabilizar o trabalhador pela falta de emprego, de uma autoculpabilizao do sujeito. No entanto essa nova mudana no trabalho trouxe a tona um novo significado social do trabalho deixando o trabalhador apreensivo quanto instabilidade no emprego, devido presso da competio no mercado de trabalho. Tais modificaes remetem o trabalhador uma presso psquica da continua ameaa do desemprego uma sobrecarga mental devido exigncia do mercado de trabalho. Trabalhadores se responsabilizando por no corresponder as exigncias e a presso do mercado e trabalho.

Psicologia do Trabalho x Sade do Trabalhador A Psicologia entrou no campo do trabalho quando se viu a necessidade de buscar o melhor trabalhador, aquele que mais produzisse, visto que as ideias tayloristas, de que o trabalhador estava ali para vender seu tempo e devia ento produzir o mximo possvel dentro desse tempo, j no estavam mais garantindo a lucratividade e agora eles tinham que olhar para esses recursos humanos de forma mais abrangente e ento lidar com esses recursos de forma a garantir a produtividade. A Psicologia do Trabalho foi ento pautada na lgica capitalista e o adoecimento do indivduo passou a ser visto no como fonte de sofrimento para o mesmo, mas como a capacidade ou incapacidade de produzir, segundo Nardi (1996). O sujeito foi transformado em objeto de explorao, no havendo espao para vivncia do desejo ou para traar caminhos pessoais e originais em busca do bem estar fsico, psquico e social, no existe campo para sade. (Dejours, 1986). Diante de tantas discusses que vemos, tm-se claro que a Psicologia do Trabalho e a Medicina do Trabalho no apresentam projetos de insero social; bem pelo contrrio, suas funes centram-se na doena, na rotulao e na excluso dos noprodutivos ao sistema. Sendo assim, a temtica do sofrimento psquico causado pelo desemprego no lhe parecem pertinentes.

A discusso desta temtica vem sendo realizada por trabalhadores de sade coletiva que desenvolvem suas atividades calcados na formao discursiva da Sade do Trabalhador, que se estrutura a partir de um conjunto de enunciados provenientes de diversas disciplinas, tais como: psicologia, sade coletiva, sade pblica, medicina do trabalho, clnica mdica, medicina social, sociologia, entre outras (Nardi, 1996a). A partir da busca-se estabelecer uma nova forma de compreenso das relaes entre sade e trabalho, e tm se preocupado e buscado formas de insero/inscrio social para aqueles que encontram-se em situao de desemprego, pois ser desempregado, no significa no ser trabalhador. Dentro desta concepo de promoo de sade, a interdisciplinariedade tem papel marcante, visto que nenhuma disciplina consegue abarcar o ser humano na sua totalidade. necessrio uma composio de saberes para que se promova um novo fazer. E a Psicologia tem papel fundamental nesse contexto, desde que saiba escolher o lado pelo qual lutar, pois o psiclogo do trabalho j foi visto como o lobo mau da Psicologia ao se enveredar nesse mundo de interesses capitalistas.

Referncia Bibliogrfica WICKERT, L.F. O adoecer psquico do desempregado. Psicol. cienc. prof. v.19 n.1 Braslia 1999. Disponvel em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 02 novembro 2011.

Potrebbero piacerti anche