Sei sulla pagina 1di 3

A ESTRUTURA DOS VRUS

Vrus so partculas infecciosas, de natureza nucleoproteica, de dimenses geralmente inferiores a 0,2 micra e, consequentemente, filtrveis em filtros bacteriolgicos e visveis somente ao microscpio eletrnico. So parasitas intracelulares obrigatrios, formando geralmente s em presena de clulas vivas e do facilmente lugar a mutaes. Induz a clula parasita a formar rplicas, tanto do cido nuclico como da capa protica. A organizao estrutural das partculas de vrus, evidenciada pela tcnica da difrao de raios-X e complementada por outros mtodos fsicos e qumicos, mostra configuraes estridimensionais que admitem os seguintes tipos de simetria: cbica, helicoidal e binria. Um vrus composto de cido nuclico ( DNA ou RNA) e uma parede de protena. Os cidos nuclicos se localizam no interior das protenas. As envoltrio protico se d o nome de capsdeo, o qual, por sua vez, formado pelos capsmeros, unidades estruturais simtricas dispostas em ordem determinada. O capasdeo mais o cido nuclico o nucleocapsdeo. Virion a partcula madura do vrus e pode ser sinnimo de nucleocapsdeo ou nucleocapsdeo dentro de um invlucro. Invlucro uma membrana de origem celular que pode envolver o capsdeo. O termo vrus se aplica num sentido mais amplo, incluindo os diferentes estgios do seu desenvolvimento. O material gentico DNA ou RNA nunca se encontram simultaneamente no mesmo vrus, o que constitui uma caracterstica singular quando comparados com as clulas de outros organismos vivos. O DNA o portador de informao gentica em todos os organismos vivos. Em alguns vrus, o material gentico o DNA e, em outros, o RNA. Os vrus diferem no seu contedo de DNA ou RNA. Os vrus de plantas contm RNA, exclusivamente; os vrus de animais, DNA ou RNA e os vrus de bactrias (bacterifagos) DNA, comumente. Os vrus mais complexos contm, alm das nucleoprotenas, outros compostos como lipdeos, carboidratos, vitaminas e vestgios de metais. DOENAS CAUSADAS POR VRUS
Gripe e resfriado comum

Embora causados por vrus diferentes, seus sintomas so semelhantes: coriza, obstruo nasal, tosse e espirro; a febre geralmente s aparece nos casos de gripe. Ambas as doenas so transmitidas por gotculas eliminadas pelas vias respiratrias. Recomenda-se apenas repouso, boa alimentao, ingesto de uma grande quantidade de lquidos e se necessrio, antitrmicos e descongestionantes. Se os sintomas persistirem, por mais de uma semana necessrio consultar um mdico.

Sarampo, catapora, rubola e caxumba

Estas doenas tambm so transmitidas por saliva, gotculas eliminadas pela tosse por exemplo, atacando geralmente crianas. O doente deve ficar de cama, em isolamento e receber boa alimentao. Deve ficar tambm sob orientao mdica, para ser atendido prontamente no caso de infeces bacterianas. A rubola perigosa quando contrada por mulheres grvidas, pois o vrus pode provocar anomalias no embrio (catarata, surdo - mudez e doenas cardacas, entre outras).
Poliomielite

Embora na maioria das pessoas essa virose cause apenas febre, mal estar, em alguns indivduos, ela pode atacar o sistema nervoso, provocando paralisia. Uma vez instalada a doena, no h um procedimento especfico para cur-la , sendo feito apenas um tratamento fisioterpico nos casos em que ocorre a paralisia, visando melhorar a condio muscular. Assim sendo, para evitar tal doena, muito importante que os pais vacinem os seus filhos na poca recomendada pelo mdico.
Febre Amarela

causada por um vrus transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provocando febre, vmito e leses no fgado. A profilaxia feita atravs do combate ao mosquito e da vacinao.
Raiva ou hidrofilia

Essa doena, quase sempre fatal, ataca o sistema nervoso. transmitida por animais domsticos, principalmente o co, sendo por isso obrigatria a vacinao eo recolhimento dos animais soltos na rua. Quando uma pessoa mordida por qualquer animal, deve lavar vrias vezes o local da ferida com gua e sabo e aplicar um desinfetante. Se houver suspeita que o animal est raivoso, procurar urgentemente o hospital mais prximo o soro e vacina anti-rbicos. Deve-se tambm exigir que o proprietrio apresente o atestado de vacinao do animal.
Hepatite a Vrus

uma inflamao do fgado que pode ser causada tambm por outros parasitas ou substncias qumicas. A transmisso ocorre por gua e alimento contaminados, principalmente quando h falta de instalaes sanitrias adequadas, por transfuses de sangue contaminados, por seringas e agulhas de injeo mal esterilizadas. A evoluo costuma ser benigna, mas a presena do mdico necessria e o doente deve ficar isolado, em repouso com boa alimentao

Potrebbero piacerti anche