Sei sulla pagina 1di 2

4 Ps

Primeiro P: Produto Produto qualquer coisa que possa ser oferecida e que satisfaa necessidades e desejos de um mercado. Produto inclui no s bens ou servios, mas tambm marcas, embalagens, servios aos clientes e outras caractersticas. No necessariamente o produto precisa ser fsico. Eles podem existir fisicamente, mas tambm podem ser servios, pessoas, locais, organizaes, ideias, etc. Para entender melhor o que um bem, h necessidade de compreender que no se trata somente de algo tangvel (palpvel ou fsico), que compramos e levamos para casa. Muitas vezes esto, junto a ele, servios, como as frias em um hotel ou um show de uma pessoa famosa. Segundo P: Preo Preo o volume de dinheiro cobrado por um produto e/ou servio. Preo a quantidade de dinheiro, bens ou servios que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto. O consumidor ao comprar um produto paga o preo e recebe os benefcios dele. O preo apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que tambm inclui vrias outras variveis. Terceiro P: Praa O P de praa tambm conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuio, e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de rgos e instituies que, em combinao, executam todas as funes necessrias para ligar os fabricantes aos usurios-finais a fim de realizar a tarefa de marketing. De uma forma mais simples, distribuio em marketing significa disponibilizar o produto ou servio ao cliente da forma mais fcil e conveniente para ser adquirido. O produto desejado, com um preo justo, deve estar acessvel ao cliente, isto , num local onde ele possa compr-lo no momento em que desejar. So vrias as formas de distribuio. Dentre as principais esto:

Distribuio direta: Ocorre quando o produtor do servio ou produto vende diretamente ao consumidor. Exemplo: algumas empresas utilizam-se das chamadas lojas da fbrica, nas quais fabricantes de produtos vendem diretamente aos consumidores. Tambm pode-se citar os prestadores de servios, os quais executam, eles mesmos, o servio para o consumidor, como os dentistas e os cabeleireiros Distribuio Indireta: Ocorre quando o produto ou servio utiliza-se de distribuidores para levar o produto ou servio at o consumidor. Exemplo: quase a totalidade dos produtos encontrados nos supermercados no fabricada por eles. Os supermercados so intermedirios entre o fabricante e o consumidor.

Quarto P: Promoo Muitas vezes, propaganda confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional a parte do marketing que mais aparece e percebida pelas pessoas de uma forma geral. H um provrbio popular que diz: A propaganda a alma do negcio, e, realmente, ele tem toda a razo, pois se no divulgarmos o produto aos clientes, eles no sabero da sua existncia e no podero adquiri-lo. Podemos considerar como sendo cinco as principais ferramentas da promoo. So elas: propaganda, promoo de vendas, relaes pblicas e publicidade, fora de vendas e marketing direto.

Potrebbero piacerti anche