Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E DA TERRA CAMPUS II ALAGOINHAS BA PROFESSORA ORIENTADORA: VALDECI DOS SANTOS DISCIPLINA:

A: PRTICA PEDAGGICA E ESTGIO SUPERVISIONADO II ALUNA: ELLEN MATOS SILVA BOMFIM

So contedos do estudo dirigido: Plgio, Projetos Educacionais e Abordagens Metodolgicas.

A atividade docente requer uma formao contnua para estabelecer inovaes no exerccio profissional e por meio desta formao, segundo Perrenoud (2000) apud Paim e Frigrio (s.d.), buscar reformulaes que visem praticar uma pedagogia ativa e diferenciada, buscando sempre envolver os alunos em procedimentos de projeto, conduzi-los a uma avaliao formativa e ao trabalho em equipe. Para que essas reformulaes sejam colocadas em prtica, necessria a criao de um Projeto Educacional com atividades que possam ser realizadas por todos os alunos, e que essas atividades ultrapassem os limites das escolas, universidades ou sistemas educacionais. Mas o que um Projeto Educacional? De acordo com Moura e Barbosa (2007) e Silva (2009), um planejamento de trabalho com objetivos bem definidos em funo de problemas, necessidades, oportunidades, ou interesses de uma organizao ou grupo de pessoas, com finalidade de planejar e orientar aes voltadas para a melhoria de processos educativos em seus diferentes nveis e contextos. Desta forma, um Projeto Educacional, quando posto em ao, ir possibilitar a integrao de todos os alunos, realando as qualidade e habilidade de cada um, alm de solucionar problemas diagnosticados pelo professor em sala de aula. O Projeto Educacional apresenta cinco propostas tipolgicas de projeto que iro nortear a atividade do professor e, desta maneira, desenvolver as competncias citadas anteriormente. Segundo, Moura e Barbosa (2007), tais tipologias so: Projeto de Interveno: um projeto que ir promover uma interveno no foco do problema,

alterando a organizao e a operao do sistema com a funo de resolver ou atender as necessidades; Projetos de Pesquisa: este visa obter conhecimentos sobre determinado problema verificando e apurando solues atravs de experimentaes; Projetos de Desenvolvimento: so projetos internos de um sistema buscando inovar em suas atividades; Projetos de Ensino: visam promover melhorias no processo de ensino aprendizagem, envolvendo uma ou mais disciplinas, realizados por professores; e Projetos de Aprendizagem: projeto realizado por alunos no mbito escolar com a finalidade de desenvolver-se em determinados pontos de uma disciplina. Cabe ressaltar que tais projetos no so excludentes e o professor pode articula-los. Ao desenvolver os projetos, os docentes necessitam realizar previamente um planejamento fundamentado nas principais necessidades e perfil de cada turma. A partir desta anlise, o professor ir buscar por estratgias metodolgicas que possibilitem a integrao de todos, desenvolvendo aes, junto com os alunos, que ultrapassem as fronteiras da fragmentao do saber, transcendendo o conteudismo conservador das prticas das salas de aula, propondo novos rumos pedaggicos inseridos em modelos epistemolgicos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar com o universo (OLIVEIRA, 2006). Desta forma, a utilizao de estratgias metodolgicas diversificadas nos projetos iro desenvolver competncias individuais e gerar aprendizagens fundamentais, alm de desenvolver uma maior qualidade de ensino. Mas o que vem a ser estratgia metodolgica? Segundo Mazzioni (2006) e Souza (2011), refere-se aos meios utilizados pelos docentes na articulao dos contedos implicando no processo ensino-aprendizagem, nos contextos formativos formal, no-formal e informal. Souza (2011) ressalta ainda que as abordagens metodolgicas: Refletem desdobramentos de concepes de Formao, Educao, Ensino, Aprendizagem, Sociedade e Cultura, numa perspectiva terica e histrica, contemplando a relao contextual ensino e prtica social, o ensino de contedos significativos, mtodos de ensino norteadores de aprendizagem significativa, a dialtica entre o lugar de fala e o lugar de escuta implicado na relao professor-aluno e a dinmica cognitiva inerente s concepes de conhecimento e de experincia, a relao cultura cientfica-cultura humanstica.

Desta maneira, a utilizao de variadas estratgias metodolgicas ir promover o desenvolvimento das habilidades e dos valores dos alunos, alm de ajuda-lo a refletir e a criar com autonomia solues para os problemas que enfrenta (OLIVEIRA, 2006). Dentre essas variadas estratgias metodolgicas encontram-se exibio de filmes, pesquisa, aulas prticas, debate, estudo do meio, estudo dirigido, estudo de texto, construo de mapas conceituais, produo de textos, metodologia de projeto e entre outros (SOUZA, 2011). Dentre essas estratgias, de acordo com os PCNs apud Brasil (1998) citado por Valentin e Santana (s.d.), a utilizao de metodologia de projeto na sala de aula uma alternativa promissora, pois, segundo Oliveira (2006), favorecem o desenvolvimento da capacidade de decidir, escolher, falar e escutar, alm de proporcionar aos estudantes a alegria em aprender, em descobrir e pesquisar, desenvolvendo habilidades essenciais para a formao integral do ser humano. Nesse contexto, a utilizao desse tipo de estratgia rompe com os arcaicos paradigmas de ensino, no qual o professor o sabe tudo, superior aos alunos e no correlaciona a vivncia da sala de aula com a vida real dos alunos e esses no interagem com as aulas, no faz questionamentos ao que transmitido pelo professor, tornando-se apenas, segundo Oliveira (2006), um assimilador de conhecimentos. A metodologia de projeto bastante atraente, uma vez que envolve os alunos em investigaes de problemas que geram resultados originais que se assemelham com a vida real. Os projetos do margem a perguntas desafiadoras e colocam os alunos em uma posio ativa de investigador (CRIANDO PROJETOS..., s.d.). Esse desafio instiga os alunos a buscar pela verdade, forando-os a pesquisar, a correlacionar o tema em questo com sua vivncia, a criar autoconfiana, a refletir sobre os fatos, entre outros. Essas atitudes refletiram na vida do aluno, onde este torna-se apto a tomar decises e fazer escolhas adequadas na vida. Por apresentar tais benefcios, a metodologia de projeto, ultimamente, vem sendo bastante aplicada em sala de aula e, consequentemente, vem ocorrendo uma profuso de publicaes de trabalhos cientficos. Esses, na sua maioria, apresentam contedos registrados sem fazer meno do verdadeiro autor, sendo assim determinados como se fossem de autoria prpria. Publicando, desta forma, trabalhos falsificados. Esse tipo de atitude, segundo Moraes (s.d.), um verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto paternidade quanto integridade de sua criao. Desta forma, essa atitude conceituada como plgio, que segundo Nery et. al., (s.d.) se configura quando

um aluno retira, seja dos livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crdito, sem cit-lo como fonte de pesquisa. Preocupados com essa m conduta dos estudantes e pesquisadores e diante da inexistncia de normas internas especificas e instrumentos estabelecidos para o tratamento adequado de ocorrncia dessa natureza (OLIVA, 2011), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) criou, atravs da portaria PO-085 de 5 de maio de 2011, uma comisso com objetivo de criar recomendaes e diretrizes sobre o tema da tica e Integridade na Prtica Cientfica, estabelecendo parmetros para investigar eventuais condutas reprovveis

(http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). O texto em questo tipifica quatro condutas ilcitas, a falsificao, a fabricao de resultados, o plagio e o autoplagio, este definido como a republicao de resultados cientficos j divulgados como se fossem novos, sem informar a publicao prvia. (http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Cabe resaltar que a CNPq tambm condena autores que no participam do trabalho diretamente. As punies, de acordo com a CNPq, ocorrero a suspenso de financiamento por meio de bolsas e a devoluo do valor que foi investido no trabalho. J o artigo 33 da Lei de Direitos Autorais apud Kischelewski (s.d.), a punio pode consistir em deteno de 3 meses a 1 ano e multa. Caso o plgio seja cometido com inteno de se obter lucro, seja de forma direta ou indireta, a pena ser ainda maior, variando de 2 a 4 anos, alm do pagamento de multa. Desta forma, a CNPq vem agindo de forma preventiva nos cursos de graduao e ps-graduao incentivando na abordagem de questes ticas, para que esses transtornos no venham a ocorrer.

REFERNCIAS

ARAJO, L.C. Metodologia e tcnicas de ensino. 2009. Disponvel em: < http://ambd.hd1.com.br/disciplinas/mte/APOSTILA_MTE.pdf>. Acesso em: 07.03.2012. BARBASTEFANO, R.G.; SOUZA, C.G. Percepo do conceito de plgio acadmico entre alunos de engenharia de produo e aes para sua reduo. The perception of academic plagiarism concept among production engineering students and actions for its reduction.( Departamento de Engenharia de Produo, Programa de Mestrado em Tecnologia). UFSC, Florianopolis-SC. 2007.

Criando projetos: caractersticas dos projetos Benefcios do trabalho com projeto, s.d.. Disponvel em: http:///education/Common/br/resources/DEP/projectDesign/DEP_pbl_research.pdf. Acesso em: 08 de maro de 2012.

CNPq. tica e Integridade na Prtica Cientfica. Braslia. 2011. Disponvel em: < http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm>. Acesso em 07.03.2012.

KISCHELEWSKI, F. L. N. Entenda o Direito Autoral, s.d.. Disponvel em: http://www.aprendebrasil.com.br/pesquisa/swf/DireitoAutoral.pdf. Acesso em 08.03.12.

MANZZIONI, S. As Estratgias Utilizadas no Processo de Ensino Aprendizagem: Concepes de Alunos e Professores de Cincias Contbeis. Universidade Comunitria Regional de Chapec: Unochapec, 2006.

MOARES, R. O Plgio na Pesquisa Acadmica: A proliferao da Desonestidade Intelectual, s.d.. Disponvel em: http://faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/4/06.pdf. Acesso em 08.03.12.

MOURA, D.G., BARBOSA, F.B. Planejamento e gesto de projetos educacionais. Belo horizonte.2007. Disponvel em: <Http://www.tecnologiadeprojetos.com.br/banco_objetos/%7BED9D77D3-29EC4DD2-BF761233A70DD3EC%7D_Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20para%20professores.pdf>. Acesso em 08.03.2012.

NERY,G.; BRAGAGLIA, A. P.; CLEMENTE, F.; BARBOSA,S. Nem Tudo Que Parece : Entenda o Que Plgio. Disponvel em:

http://www.ebah.com.br/content/ABAAABqqYAC/nem-tudo-que-parece-entenda-queplagio. Acesso em: 08.03.12

PAIM, E. R.; FRIGRIO, N. A. O Desafio de Trabalhar a Diversidade Cultural na Escola. UNIVEN: Nova Vencia ES, s.d..

SANTOS,V. A Abordagem metodolgica estudo do meio no currculo de formao de professores e discursos formativos sobre identidade profissional do professor. Methodological approach Study in the educational setting in teacher training curriculum and formative discourses about professional identity of teacher. Revista Metfora Educacional. n.11. Feira de Santana-BA, 2011.

SILVA, N. Metodologia de Projetos. 2009. Disponvel em: <http://professoranilma.blogspot.com/2009/04/metodologia-de-projetos.html>. Acesso em: 08.03.2012.

OLIVEIRA, C.L. Significado e contribuies da afetividade, no contexto da Metodologia de Projetos, na Educao Bsica, dissertao de mestrado. A Metodologia de Projetos como recurso de ensino e aprendizagem na Educao Bsica.(Dissertao de Mestrado).Cap2. CEFET, Belo Horizonte-MG. 2006.

VALENTIN, L.; SANTANA, L.C. Projetos de educao ambiental no contexto escolar: Mapeando possibilidades. GT: Educao Ambiental. n.22. UNESP, Rio Claro.

Sites: http://www.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm

Potrebbero piacerti anche