Sei sulla pagina 1di 4

Simulado de velocidade Especial 1 Tempo estimado: 1h 30 min - Fsica Professor: Rafael Trigueiro

01. Suponha que em um slido os tomos esto distribudos nos vrtices de uma estrutura cbica, conforme a
-22 3

figura abaixo. A massa de cada tomo 1.055 10 g, e a densidade do slido 8,96g/cm . Qual o mdulo do expoente da ordem de grandeza da menor separao entre os tomos, expressa em cm?

02. Uma bola de tnis arremessada do incio de uma quadra de 30m de comprimento total, dividida ao meio por uma rede. Qual o inteiro mais prximo que representa o maior ngulo abaixo da horizontal, em unidades
-1

de 10 rd, para que a bola atinja o lado adversrio? Assuma que a altura da rede 1m e que a bola lanada a 2,5m do cho. Despreze a resistncia do ar e as dimenses da bola, e considere que no h limitaes quanto velocidade inicial da bola.

03. A figura abaixo mostra um tipo de brinquedo de um parque de diverses. As rodas menores giram com uma velocidade angular de /5 rd/s, independentemente da roda maior que gira a /300 rd/s. Qual o nmero de voltas completas da roda pequena que ter dado o ocupante da cadeira hachureada, inicialmente no ponto mais baixo, quando o centro da roda pequena, na qual ele se encontra, atinge o ponto mais alto da roda maior? (Esse tipo de toda gigante permite trocar os ocupantes de uma roda menor, enquanto os demais se divertem!)

04. O trabalho realizado para levantar uma caixa at uma altura h, arrastando-se sobre um plano inclinado com coeficiente de atrito , e inclinao de 30 relativo horizontal, o mesmo se usarmos outro plano com
2

coeficiente de atrito 2 e inclinao de 45. Calcule o quadrado da razo entre os coeficientes de atrito (2/1) . 05. Uma arma disparada ao nvel do solo, lanando uma bala com velocidade inicial de 400 m/s numa direo 15 acima da horizontal. No ponto mais alto de sua trajetria, a bala atinge um bloco de madeira de massa 199 vezes maior que a sua, inicialmente em repouso no alto de um poste, conforme a figura. Considerando que a bala fica encravada no bloco, determine a quantos metros da base do poste o bloco ir atingir o solo. Despreze a resistncia do ar e o atrito do bloco com o poste.

06. A figura a seguir mostra um bloco de massa 1,9 kg pendurado por um fio de massa desprezvel que passa por duas roldanas, tambm de massas desprezveis. Na outra extremidade h um balo cheio de hlio. Se a
2

massa do balo 100g e o sistema move-se para cima com acelerao 3,0 m/s , determine o volume do
3 3

balo, em m . Considere a densidade do ar igual a 1,3 kg/m .

07. O efeito da resistncia do ar sobre uma gota de chuva de 20 mg, caindo verticalmente, de faz-la atingir uma velocidade de queda constante e igual a 10 m/s, nos primeiros metros da queda. Quanta energia, em Joules ser cedida ao ar nos primeiros 100m de queda? 08. A figura abaixo mostra um macaco de automvel formado por quatro braos de comprimentos iguais, conectados dois a dois, com articulaes e um parafuso longo, central, que mantm a estrutura quando sobre ela colocado um peso. Determine o inteiro mais prximo mais prximo que representa o mdulo da fora, em Newtons, ao longo da horizontal, exercida por uma das articulaes sobre o parafuso central para um ngulo muito pequeno. Considere que o peso sobre o macaco vale 1.800 N, o ngulo 0,05 rd e despreze a massa do macaco.

09. Um mbolo, vedando uma das extremidades de um cano preenchido por um fluido incompressvel,
3

preso a uma mola de constante elstica k=410 N/m. Na outra extremidade colocado um segundo mbolo de rea transversal 5 vezes maior que a do primeiro. Os dois mbolos encontram-se em equilbrio quando uma fora F aplicada ao mbolo de rea maior, conforme a figura abaixo. A posio de equilbrio do mbolo maior varia de 0,1cm, quando a fora aplicada sobre o mesmo varia de F para 3F. Determine o valor, em Newtons, de F. Despreze variaes da presso com a altura.

10. Uma barra, apoiada em uma de suas extremidades contra uma parede sem atrito, presa por uma dobradia na outra extremidade, e forma um ngulo 1 como o plano horizontal, conforme a figura abaixo. Este ngulo passa a ser 2 depois que a barra uniformemente resfriada. O coeficiente de dilatao da barra
-5 -1

= 2 10 C e a razo entre os cossenos dos ngulos cos 1 / cos 2 = 0,9997. Calcule a variao da temperatura da barra em C.

11. Uma pessoa caminha do ponto A para o ponto B, paralelamente a uma parede que reflete som, conforme mostra a figura abaixo. No ponto A existe um alto-falante que emite ondas sonoras de comprimento de onda = 1m, em todas as direes. Quantos mximos de interferncia a pessoa perceber ao caminhar de A para B? Inclua os pontos A e B caso sejam pontos de mximo de interferncia.

12. Um feixe de luz incide em um cilindro uniforme de ndice de refrao, n = 5 /2 conforme a figura abaixo. Qual o maior ngulo , em graus, que o feixe poder fazer com a normal superfcie circular do cilindro, de tal forma que o feixe sofra reflexo interna total nas paredes laterais do cilindro? Considere o ndice de refrao do ar igual a 1. (Este o princpio da fibra tica utilizada, por exemplo, em telecomunicaes e em sondas na rea mdica).

0,5

13. A figura abaixo mostra trs planos condutores paralelos A, B e C, inicialmente espaados, entre si, de uma distncia d e mantidos a potenciais constantes V A, VB e V C, respectivamente (sendo VC > V B > VA). Os planos A e C so mantidos fixos enquanto o plano B movido para uma nova posio a uma distncia d/n no plano C. Determine o valor de n para que a razo entre os campos eltricos E2 e E1 mude por um fator igual a 9, com relao razo entre E2 e E1.

14. A figura abaixo mostra um cilindro termicamente isolado contendo um gs monoatmico ideal. O gs mantido a presso constante pelo peso do pisto que pode mover-se sem atrito na vertical. Durante 5,0s, uma corrente de 10 mA passa pelo resistor de 60 que est em contato trmico com o gs. Se a massa do pisto 20g, determine a variao na altura do pisto, em cm.

15. Quantos resistores de 315 devem ser acrescentados no circuito abaixo, em paralelo, aos de 315 j existentes, para que a corrente total i dobre de valor?

-2

16. Um segmento de fio reto, de densidade linear 710 kg/m, encontra-se em repouso sobre uma mesa, na presena de um campo magntico horizontal uniforme, perpendicular ao fio e de mdulo 20T, conforme a figura. Determine a maior corrente, em mA, que pode passar no fio, no sentido indicado na figura, sem que o fio perca contato com a mesa.

Potrebbero piacerti anche