Sei sulla pagina 1di 15

GRAVIDEZ, a cada semana uma novidade!

Dr. Domingos Valentim Simon*

Com a evoluo dos aparelhos de ultra-som e as pesquisas, houve necessidade de constante aperfeioamento dos profissionais mdicos que esto envolvidos no diagnstico pr-natal. No ficando para trs, as gestantes e familiares cada vez mais interessados, vidos por entender pelo menos um pouco do que acontece em cada fase da gestao. As salas de exames, algumas com aparelhos 3D, 4D, no raramente j esto preparadas para receber diversos acompanhantes, dispondo de mais que um monitor, justamente para favorecer o acompanhamento e facilitando o entendimento das imagens, s vezes fantsticas, que vo surgindo nossa frente. As perguntas so inevitveis e envolvem todo o universo do beb. Isto muito bom, porque aumenta o vnculo com aquele que o maior presente de Deus. A inteno de trazer informaes atuais, semana a semana, sobre o desenvolvimento do beb e sobre os melhores perodos para realizao de determinados exames fundamentais. Os retngulos vazios so para voc anotar eventos importantes a cada semana. Isso poder ajudar quando fizer a consulta peridica do pr-natal com seu mdico.

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 1

Na prtica mdica, so contadas 40 semanas de gestao a partir do primeiro dia do ltimo perodo menstrual. A concepo, de fato vai ocorrer aps a ovulao, ou seja, dentro de duas semanas.
Anotaes:

1 Semana

Aguardando a ovulao.

2 Semana

Agora ocorre a ovulao. O vulo fecundado e comea a se dividir rapidamente. a fase mrula.
Anotaes:

3 Semana (1 semana da fecundao)

4 Semana (2 semana da fecundao)

A partir da mrula, as clulas formaro o embrio, o saco amnitico e a placenta. o ovo.


Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 2

Agora j temos o embrio que pode ser visualizado pelo ultra-som transvaginal. Mede cerca de 1,5 mm e s vezes j se detecta os batimentos do futuro corao. O corao o primeiro rgo a apresentar funo a partir da 5 semana. O diagnstico de gravidez pode ser confirmado, nesta fase, com o exame de sangue ou o ultra-som transvaginal. O ltimo tem a vantagem de confirmar a implantao do saco gestacional dentro do tero.
Anotaes:

5 Semana (3 semana da fecundao)

O embrio mede aproximadamente 6 mm. Os brotos dos membros comeam a aparecer.


Anotaes:

6 Semana

7 Semana
Embrio com cerca de 10 mm. Continua o crescimento rpido. A cabea dominante. Incio das estruturas oculares e dos ouvidos. Comeam os movimentos embrionrios, s perceptveis no ultra-som.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 3

Embrio mede em torno de 15 mm. A face comea a ter mais definio, com a formao do nariz, palato, maxilares e lbio superior. Os principais rgos esto em formao, pouco funcionais.
Anotaes:

8 Semana

Mede aproximadamente 21 mm. Neste perodo ocorrem grandes transformaes no embrio, seguindo a formao dos ossos, desenvolvimento dos rgos internos e brotos dos dedos das mos. Logo em seguida comeam a aparecer os brotos dos dedos dos ps. A lngua comea a se formar e o trato gastrointestinal se separa do trato genitourinrio. nesta fase que o corao atinge uma freqncia mxima com aproximadamente 170 bpm.
Anotaes:

9 Semana

Nesta fase termina o perodo embrionrio e inicia o perodo fetal. Passaremos ento a mencionar o feto tambm como beb, carinhosamente, afinal as feies j esto chegando e ele merece este afago. O beb mede em torno de 30 mm. Pesa aproximadamente 35 g. A face fetal, no ultra-som, fica bem definida em perfil. O trax e abdome tambm ganham boa evidncia. Os membros so facilmente observados em estado de flexo, com as pernas quase sempre entrecruzadas. Podem-se observar claramente mos e ps. A genitlia externa est comeando a se formar.
Anotaes:

10 Semana

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 4

Mede em torno de 50 mm. Pesa aproximadamente 45 g. Comea a aparecer o estmago e a bexiga. O beb agora fica mais ativo, podendo inclusive chutar; mas a mame ainda no pode senti-lo. A placenta e o cordo umbilical esto assumindo suas funes. Da 11 at a 14 semana o ultra-som endovaginal tem indicao importante para avaliar a translucncia nucal (TN), anatomia fetal de primeiro trimestre e a idade gestacional. A TN seleciona fetos de baixo ou alto risco para aneuploidias, ou seja, alteraes genticas tal como a Sndrome de Down e tambm para cardiopatias. Em alguns casos seu mdico poder solicitar tambm o estudo com Doppler do ducto venoso, o qual tambm um marcador para alteraes genticas e do corao. O exame chama-se:Ultra-som morfolgico de 1 trimestre
Anotaes:

11 Semana

Mede em torno de 61 mm. Pesa aproximadamente 58 g. O crebro j pode transmitir mensagens. Os movimentos so mais fortes. As plpebras se fecham e no reabriro antes da 26 semana, aproximadamente. * A visualizao do sexo fetal nesta fase j possvel pelo ultrasom, mas como se baseia na inclinao do tubrculo genital em relao ao plano da coluna vertebral, ser sempre prudente a confirmao no 4 ou 5 ms.
Anotaes:

12 Semana

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 5

Pesa aproximadamente 73 g. Os principais rgos esto funcionando. O fgado secreta bile e o pncreas insulina. A ossificao da coluna vertebral ntida.
Anotaes:

13 Semana

14 Semana

Pesa em torno de 93 g. O beb j pode sorrir e franzir a testa. Comea a exercitar a respirao, a sugar e engolir. Os rins esto funcionando. O fgado j produz glbulos vermelhos.
Anotaes:

15 Semana

Pesa aproximadamente 117 g. Sua cabea ainda mede cerca de metade do comprimento do corpo. O corpinho comea a ser revestido pelo lanugo (pelinhos finos e curtos). A partir desta semana o sexo j pode ser definido, mas depender da posio, do aparelho com boa definio de imagem e da experincia do profissional que realiza o exame.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 6

16 Semana

Pesa aproximadamente 146 g. Agora o beb j cresceu tanto que no pode ser visto inteiro no visor do ultra-som. estudado por partes. Todas as articulaes j se movem.
Anotaes:

17 Semana

Pesa aproximadamente 181 g. Agora iniciam as matrizes das unhas nos dedos das mos e ps. A movimentao do beb intensa, mas a me ainda no consegue perceb-lo bem.
Anotaes:

Mede em torno de 22 cm. Pesa aproximadamente 220 g. Nos bebs femininos, os ovrios esto diferenciados e nos masculinos os testculos iniciam sua descida para a bolsa escrotal. As glndulas sudorparas se desenvolvem.
Anotaes:

18 Semana

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 7

19 Semana

Mede em torno de 24,4 cm. Pesa aproximadamente 275 g. Os sistemas circulatrio, digestivo e urinrio j esto funcionando harmoniosamente. O beb deglute regularmente lquido amnitico e urina lquido estril. Agora voc poder comear a sentir pequenos chutes. O vrnix caseoso, uma proteo cremosa para a pele est se formando.
Anotaes:

20 Semana

Mede em torno 26,2 cm. Pesa aproximadamente 330 g. A partir desta semana a maioria das gestantes sente as movimentaes do beb. Sobrancelhas, clios e mamilos comeam a aparecer.
Anotaes:

21 Semana

Mede em torno de 28 cm. Pesa aproximadamente 400 g. A face do beb rosada e enrugada. O lanugo comea a ser substitudo por pelos mais grossos. Da 21 at a 24 semana considera-se o melhor perodo para o exame MORFOLGICO FETAL, pelo qual todos os rgos sero detalhadamente avaliados. um exame especfico para rastreamento de malformaes fetais. Voc no deve ter medo de faz-lo, pois a informao de normalidade vai tranqilizar tanto os pais como o mdico assistente. (Poucas alteraes no so detectadas neste exame). Se algum problema for descoberto, ele ser esclarecido antes do parto , permitindo as condutas mais adequadas pela equipe mdica, evitando surpresas. Nesta poca avalia-se tambm a circulao fetal, placentria (cordo umbilical) e materna (artrias uterinas), atravs do Doppler Colorido. Caso haja indcios de fluxo inadequado, ser solicitado controle com Doppler a partir da 26 semana. Assim estaremos rastreando a pr-eclmpsia.

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 8

Neste perodo a confirmao do sexo fetal dever ocorrer com total segurana.
Anotaes:

22 Semana

Mede em torno de 29 cm. Pesa aproximadamente 470 g. As unhas j esto presentes.


Anotaes:

23 Semana

Mede em torno de 30,5 cm. Pesa aproximadamente 560 g. Agora j est mais forte, podendo chutar com mais vigor. J pode segurar com as mos e dar cambalhotas.
Anotaes:

24 Semana

Mede em torno de 32,5 cm. Pesa aproximadamente 670 g. Est comeando a ter dobrinhas na pele. Ainda h pouca gordura. O cabelo est mais comprido. As sobrancelhas e clios esto bem formados. Todos os componentes oculares esto desenvolvidos. H reflexo de preenso e sobressalto. As impresses digitais esto se formando.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 9

Mede em torno de 34,5 cm. Pesa aproximadamente 780 g. Os alvolos pulmonares esto em formao e o beb inicia os primitivos movimentos respiratrios.
Anotaes:

25 Semana

26 Semana

Mede em torno de 35,6 cm. Pesa aproximadamente 915 g. A pele vai ficando mais espessa e opaca. As terminaes nervosas responsveis pelo gosto aparecem na lngua e nas bochechas. A dentio comea nesta fase. Os intestinos apresentam os primeiros movimentos peristlticos. O sistema auditivo j est funcionando. Reage aos rudos externos.
Anotaes:

Para os casais que desejarem o exame 3D/4D, a partir deste perodo, at o comeo do oitavo ms que se conseguem as melhores imagens fotogrficas, pois ainda h proporcionalmente bastante lquido amnitico e o beb j est mais gordinho. Da segunda quinzena do oitavo ms em diante o beb ocupa muito espao no tero, dificultando boas fotos, porm em alguns casos tambm possvel ter bom resultado.

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 10

27 Semana

Mede em torno de 37,4 cm. Pesa aproximadamente 1.050 g. As funes cerebrais esto mais sofisticadas. As plpebras j se abrem. Assim, percebe a diferena de luminosidade se voc est em um ambiente escuro ou claro; mas no fica com os olhos abertos por muito tempo, apenas d umas espiadinhas . Suas impresses digitais so agora bem definidas, tanto nas mos como nos ps. Dependendo da intensidade, ouve o som da msica e at o barulho da rua.
Anotaes:

28 Semana

Mede em torno de 38,6 cm. Pesa aproximadamente 1.210 g. Com o aumento do peso corporal e a musculatura mais desenvolvida, o beb continua bem ativo.
Anotaes:

29 Semana

Mede em torno de 39,8 cm. Pesa aproximadamente 1.380 g. A penugem (lanugo) agora vai desaparecendo, ficando apenas nas costas e nos ombros.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 11

Mede em torno de 41 cm. Pesa aproximadamente 1560 g. O espao do tero vai diminuindo, restringindo seus movimentos. Normalmente aps este tempo o beb j fica na posio ceflica, ou seja, de ponta cabea, que a posio correta.
Anotaes:

30 Semana

31 Semana

Mede em torno de 42,2 cm. Pesa aproximadamente 1.750 g. As unhas dos dedos das mos j cobrem todo o leito ungueal. Os ncleos de ossificao do fmur esto presentes, indicando amadurecimento sseo adequado.
Anotaes:

32 Semana

Mede em torno de 43,5 cm. Pesa aproximadamente 1.950 g. Comeam as contraes fisiolgicas do tero, preparando-se lentamente para o trabalho de parto. Voc pode sentir a barriga endurecer por curtos perodos de tempo. So contraes muito leves e no rtmicas. A temperatura corporal do beb parcialmente auto-controlada.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 12

33 Semana

Mede em torno de 44,5 cm. Pesa aproximadamente 2.160 g. A penugem que cobria o corpo continua desaparecendo. O beb comea a armazenar ferro, clcio e fsforo. Afinal precisa de reservas para enfrentar a vida fora do tero.
Anotaes:

34 Semana

Mede em torno de 45,7 cm. Pesa aproximadamente 2.380 g. O vrnix caseoso que reveste a pele para proteg-la, est espesso e a lanugem (lanugo) quase no existe mais.
Anotaes:

35 Semana

Mede em torno de 46,5 cm. Pesa aproximadamente 2.590 g. De agora em diante o crescimento ser mais lento mas contnuo e continuar a engordar. Os pulmes comeam a produzir surfactante uma substncia que faz com , que eles sequem para deixarem de ser imaturos.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 13

36 Semana

Mede em torno de 47,4 cm. Pesa aproximadamente 2.815 g. Agora se espera que a barriga da me v abaixando medida que o beb , encaixe mais. comum a preocupao das mes em relao ao cordo umbilical enrolado no pescoo. Aconselhamos todas as gestantes a observao quanto movimentao do beb. Se houver mudana significativa no padro de movimentos dele, parando de mexer por um perodo inteiro (uma manh inteira ou uma tarde inteira), procure o seu mdico para fazer uma avaliao.
Anotaes:

37 Semana

Mede em torno de 48,4 cm. Pesa aproximadamente 3.020 g. O beb ainda est em processo de ganho de massa corporal, mas ao final desta semana j considerado maduro e caso o trabalho de parto comece espontaneamente, o recm-nascido no ser prematuro. Neste ltimo ms geralmente os obstetras solicitam que a paciente v ao consultrio quinzenalmente ou at semanalmente, dependendo da evoluo.
Anotaes:

38 Semana

Mede em torno de 49,2 cm. Pesa aproximadamente 3.230 g. As contraes uterinas ainda no rtmicas continuam, preparando o tero para o trabalho de parto. Fique atenta s movimentaes do beb e a eventual perda de lquido.
Anotaes:

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 14

39 Semana

Mede em torno de 49,8 cm. Pesa aproximadamente 3.400 g. Os pulmes esto completamente maduros e continuam os movimentos respiratrios para enfrentar o contato com o ar ao nascer.
Anotaes:

40 Semana

Mede em torno de 50 cm. Pesa aproximadamente 3.500 g. Ao final desta semana ocorrer o parto. Parabns! Seu beb cresceu de apenas uma pequena clula para mais de 200 milhes. Em alguns casos a durao da gestao pode ser superior a 40 semanas, mas o acompanhamento mdico fundamental neste perodo, para garantir o bem estar tanto da me como do beb.
Anotaes:

* Mdico Radiologista e Ultra-sonografista da URC-Unidade Radiolgica Cricima e do Hospital So Jos CRICIMA-SC. Todos os direitos reservados. Permitida a reproduo para uso pessoal, desde que citada a fonte. www.urcdiagnosticos.com.br urc.cri@terra.com.br dvsimon@terra.com.br

URC Unidade Radiolgica Cricima www.urcdiagnosticos.com.br

Pgina 15

Potrebbero piacerti anche