Sei sulla pagina 1di 5

UnB/CESPE AGU/CF

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva.

PROVA OBJETIVA
Julgue os itens seguintes, acerca da dvida ativa.
1

Com base na Lei n. 8.213/1991, julgue os itens a seguir.


12

A certido de dvida ativa o ttulo extrado aps a inscrio do crdito em dvida ativa, vencidas as possibilidades de cobrana amigvel. A inscrio em dvida ativa atividade administrativa discricionria, e ao interessado so asseguradas a garantia do devido processo legal e a oportunidade de defesa.

O tempo de servio a ser averbado para fins de concesso da aposentadoria por tempo de contribuio pode ser comprovado mediante o procedimento de justificao administrativa ou judicial. A sentena condenatria trabalhista pode ser utilizada como incio de prova material referente ao tempo de servio que se pretende comprovar, ainda que o INSS no integre o processo judicial no curso do qual seja prolatada a deciso. Pelo ordenamento jurdico atualmente vigente, a concesso de aposentadoria especial exige a comprovao da exposio efetiva, habitual e permanente do segurado aos agentes agressivos, no sendo suficiente apenas o seu enquadramento em determinada categoria profissional. Quando o segurado, ao se filiar ao sistema previdencirio, j for portador de doena ou leso, far jus aposentadoria por invalidez apenas se a incapacidade decorrer de agravamento ou progresso dessa doena ou de leso posterior filiao. Somente ser devido o auxlio-doena se a incapacidade do segurado impedir que ele exera atividade que lhe garanta subsistncia. Assim, o impedimento ao exerccio de atividade habitual no assegura o recebimento desse auxlio. Em razo da imprevisibilidade que caracteriza os benefcios por incapacidade, no se aplica, em seu clculo, o fator previdencirio. Ser devido o auxlio-acidente ao segurado se este sofrer perda total e definitiva da capacidade para o trabalho. devido o auxlio-acidente ao segurado mesmo que o acidente causador da sua incapacidade para o trabalho no se relacione com sua atividade laboral, bastando que do acidente resultem sequelas que impliquem reduo da habitual capacidade para o trabalho. O auxlio-acidente tem carter indenizatrio, ao contrrio do auxlio-doena e da aposentadoria por invalidez, que tm carter substitutivo do salrio do segurado. Para a comprovao do tempo de servio rural, admitida a prova exclusivamente testemunhal. O tempo de trabalho rural do servidor pblico, para ser averbado pelo INSS e utilizado na contagem recproca de tempo de servio para o regime prprio de previdncia social, depende de prvia indenizao a essa autarquia previdenciria. O fator previdencirio se aplica a todas as aposentadorias por tempo de contribuio concedidas a partir da lei que o instituiu, ainda que os requisitos para a concesso da aposentadoria tenham sido preenchidos antes da vigncia da referida lei. No regime geral de previdncia social, permitido o cmputo do tempo de servio rural exercido anteriormente edio da Lei n. 8.213/1991, inclusive para efeito de carncia.
1

13

Acerca dos meios alternativos de cobrana, julgue o item abaixo.


3

A competncia dos cartrios para protestar ttulos de crdito limitada aos de natureza cambial, como cheques, letras de cmbio e notas promissrias.

14

Julgue os itens a seguir, relativos a acrscimos legais, encargos e imputao de pagamento nos crditos da Procuradoria-Geral Federal (PGF).
4

Cabe legislao especfica de cada autarquia ou fundao pblica federal a fixao dos termos temporais em que se tem por devida a caracterizao de no pagamento do crdito tributrio no prazo devido. O crdito fiscal regido pelos princpios da indivisibilidade e da unidade, e a imputao de seu pagamento obedece s regras previstas no Cdigo Civil.

15

16

Acerca das infraes penais e administrativas, julgue os itens conseguintes.


6

Sobre o procedimento administrativo pendente de julgamento e paralisado h mais de trs anos incidir a prescrio intercorrente. A lei que regula o processo administrativo federal prev expressamente que a administrao pblica deve obedecer aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia.

17

18 19

Julgue os itens que se subseguem, a respeito do ressarcimento ao errio.


8

Nas aes de improbidade contra ato praticado por agente pblico no mbito de autarquia ou fundao pblica federal, a atuao da PGF depende de autorizao da Procuradoria Federal junto a tais entidades. Sempre que a administrao pblica adotar as providncias cabveis para assegurar o ressarcimento ao errio, ao tomar conhecimento da irregularidade ou ilegalidade na gesto de recursos pblicos, ser prescindvel dar cincia do respectivo ato ao tribunal de contas.

20

21 22

Julgue os prximos itens, referentes s aes regressivas acidentrias.


10

23

O procedimento de instruo prvia representa a fase prprocessual da ao regressiva acidentria e tem por finalidade identificar a ocorrncia dos pressupostos fticos que viabilizem o ajuizamento da ao regressiva acidentria. Nas aes regressivas acidentrias, havendo pluralidade de rus, com diferentes domiclios, a ao dever ser necessariamente proposta no foro do domiclio de um dos rus, escolha do autor.
24

11

Procurador Federal de 2. Categoria

UnB/CESPE AGU/CF

Conforme a jurisprudncia pacificada no mbito do STF, julgue o item abaixo.


25

31

De acordo com a legislao vigente, o imvel rural objeto de esbulho possessrio ou invaso motivada por conflito agrrio ou fundirio de carter coletivo no pode ser vistoriado, avaliado ou desapropriado nos dois anos seguintes sua desocupao, ou no dobro desse prazo, em caso de reincidncia. imvel. Essa regra impeditiva no permite temperamentos, mesmo que a invaso seja de parte nfima do

O clculo da renda mensal inicial do benefcio previdencirio pode ser revisto para aplicao de lei superveniente sua concesso, desde que mais benfica ao segurado.

Julgue os itens de 26 a 35, relativos aos tpicos de desenvolvimento agrrio e desapropriaes.


32 26

O Poder Judicirio pode denegar a imisso na posse em trs hipteses: em caso de dvida fundada em relao produtividade do imvel; em razo da plausvel existncia de vcios nos motivos determinantes da desapropriao agrria, inclusive desateno ao princpio da razoabilidade e ao direito ampla defesa que assiste ao expropriado na esfera administrativa; e por no observncia aos pressupostos processuais e condies da ao. Da deciso denegatria da imisso da posse cabe agravo de instrumento.

Preenchendo-se os requisitos da Lei n. 11.952/2009, a rea pblica federal poder ser regularizada mesmo que o seu ocupante no comprove qualquer ocupao anterior a 2004.

27

Os ttulos referentes s reas de at quatro mdulos fiscais so intransferveis e inegociveis pelo prazo de dez anos; j os ttulos referentes s reas superiores a quatro mdulos fiscais podem ser transferidos a terceiros, desde que o beneficirio originrio esteja cumprindo as obrigaes constantes do ttulo, tenham decorrido trs anos da titulao, a transferncia tenha sido aprovada pelo rgo expedidor do ttulo e o terceiro preencha os requisitos previstos no Decreto n. 6.992/2009, conforme disposto na Lei n. 11.952/2009.
34 33

A compra e a venda de imveis rurais para reforma agrria caracterizam-se, principalmente, pelo pagamento da indenizao da terra nua em dinheiro. So caractersticas distintivas do rito especial e sumrio da desapropriao agrria a imisso do INCRA na posse do imvel expropriando no incio da demanda; a limitao do litgio ao montante da indenizao, deixando para ao prpria a discusso dos motivos determinantes da desapropriao; a possibilidade de transao sobre o valor da justa indenizao, e a realizao de prova pericial adstrita aos pontos efetivamente impugnados do laudo de vistoria e avaliao que acompanha a petio inicial.

28

A regularizao fundiria urbana atribuda ao estadomembro, que deve expedir ttulo de domnio ou de concesso de direito real de uso ao ocupante da rea. Esse tipo de regularizao fundiria pode dar-se por alienao gratuita pessoa natural que atenda s condies elencadas na Lei n. 11.952/2009; por alienao gratuita a rgos e entidades da administrao pblica estadual; por alienao onerosa, precedida de licitao com direito de preferncia ao ocupante de rea superior a 1.000 m e inferior a 5.000 m; e por venda precedida de licitao, nos demais casos.
35

O controle de legalidade do decreto de desapropriao feito unicamente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No que concerne ao indigenato, julgue os itens a seguir.


36

29

A propriedade, para no sofrer a desapropriao-sano, deve cumprir, simultaneamente, os seguintes requisitos: aproveitamento racional e adequado; utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; e explorao que favorea o bem-estar dos proprietrios e dos trabalhadores.

O indigenato, como fonte primria da posse territorial, direito congnito que os indgenas possuem sobre as terras que ocupam.

37

As terras indgenas so bens da Unio, o que lhes confere atributos que preservam a sua integridade, j que so inalienveis, indisponveis e imprescritveis.

38

A Fundao Nacional do ndio (FUNAI), posteriormente substituda pelo Servio de Proteo aos ndios (SPI), foi criada no incio do sculo XX. Para os povos indgenas, o direito terra tem status de direito fundamental, j que se inclui entre o mnimo necessrio sua preservao cultural e sua identidade coletiva.
2

30

No que se refere Amaznia Legal, a Lei n. 11.952/2009 prev duas formas de regularizao fundiria: alienao da rea ao seu ocupante, para aquelas reas que podem ser vendidas, e concesso real de uso, para as reas insuscetveis de alienao.
39

Procurador Federal de 2. Categoria

UnB/CESPE AGU/CF

Considerando o laudo antropolgico como instrumento de defesa criminal dos indgenas, julgue os seguintes itens.
40

Julgue os itens que se seguem, relativos a medidas judiciais de competncia originria dos tribunais.
49

A realizao do laudo antropolgico garante a participao das partes em simtrica paridade, tutelando-se o direito ampla defesa e observando-se o princpio do devido processo legal. O laudo antropolgico o instrumento tcnico que permite ao juiz analisar como a sociedade no indgena avalia o ilcito penal praticado pelo autctone.

41

Segundo o atual posicionamento do STF, a prolao de juzo negativo de admissibilidade de recurso tem o poder de postergar o trnsito em julgado da deciso, o que impe, como termo inicial para a contagem do prazo decadencial para o ajuizamento da ao rescisria, o ltimo julgamento proferido no processo. Havendo demonstrao da grave leso ordem, sade, segurana e economia pblicas, o pedido de suspenso tem o condo de reformar, anular ou desconstituir a deciso impugnada. De acordo com o Superior Tribunal de Justia (STJ), compete ao presidente do tribunal recorrido apreciar medida cautelar para conferir efeito suspensivo a recurso extraordinrio sobrestado por tratar de matria de repercusso geral.

Com base no disposto na Constituio Federal de 1988 (CF) e no Estatuto do ndio, julgue os itens que se seguem, a respeito da competncia e da aplicao da lei penal.
42

50

Ser tolerada a aplicao pelos grupos tribais, de acordo com as instituies prprias, de sanes penais ou disciplinares contra os seus membros, mesmo que se revistam de carter cruel ou infamante. A pena de morte, contudo, proibida em qualquer caso. Compete exclusivamente ao STF processar e o julgar as demandas que envolvam questes ligadas aos direitos dos autctones relacionados a seus costumes, suas tradies, sua cultura, suas crenas, suas lnguas e prtica de fatos tpicos.

51

43

A respeito da reclamao constitucional, julgue os itens subsequentes.


52

Conforme previsto na CF, cabe reclamao para o STF, STJ, Tribunal Superior do Trabalho, bem como para os tribunais de justia. Considere que determinado estado-membro tenha ajuizado, na justia federal, ao contra a Unio, visando a obteno de provimento jurisdicional que lhe assegurasse o direito de no recolher parcelas relativas a contrato de refinanciamento de dvida firmado com o ente central e que a autoridade julgadora tenha determinado a citao da Unio. Nessa situao, cabvel o ajuizamento de reclamao constitucional dirigida ao STF.

A respeito do princpio da gratuidade no ensino pblico e do direito ampla defesa, julgue os prximos itens.
44

53

O Poder Judicirio tem entendido que o procedimento de jubilamento de aluno por decurso do perodo mximo de concluso do curso no se submete ao contraditrio e ampla defesa. As universidades defendem a cobrana das mensalidades em cursos de especializao sob a alegao de que esses cursos no conferem grau acadmico, mediante diploma, mas apenas certificado.

45

Julgue os itens seguintes, relativos a licitaes.


54

Com relao s instituies de ensino, instituies cientficas e fundaes de apoio, julgue os itens subsequentes.
46

permitida a subcontratao total do objeto do contrato, desde que o terceiro assuma, por escrito, o compromisso de executar a totalidade do objeto assumido pelo contratante. Se a administrao desejar contratar servios de engenharia e obras no valor de R$ 250.000,00, dever realizar procedimento licitatrio na modalidade tomada de preos. Quando o valor da contratao indicar a realizao de convite, a administrao no poder utilizar as modalidades tomada de preo e concorrncia. Nos casos de parcelamento do objeto da licitao, devem ser somados os valores de todos os itens para a definio da modalidade licitatria adequada.

A atuao das fundaes de apoio em projetos de desenvolvimento institucional para melhoria de infraestrutura limita-se s obras laboratoriais, aquisio de materiais e equipamentos e outros insumos especificamente relacionados s atividades de inovao e pesquisa cientfica e tecnolgica. Desenvolvimento institucional refere-se a programas, projetos, atividades e operaes especiais, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que induzem melhoria mensurvel das condies das instituies federais de ensino superior e das intituies cientificas e tecnolgicas, para cumprimento eficiente e eficaz de sua misso.

55

56

47

57

Com referncia aos contratos administrativos, julgue os itens a seguir.


58 59 60

No que concerne admisso de ttulos universitrios no MERCOSUL, julgue o item a seguir.


48

A aplicao de penalidades pela administrao decorre do exerccio do direito de fiscalizao e autoexecutria. A administrao pblica possui a prerrogativa de modificar e rescindir unilateralmente o contrato administrativo. O instrumento do contrato sempre obrigatrio aps a realizao de um procedimento licitatrio.
3

O Acordo de Admisso de Ttulos e Graus Universitrios para o Exerccio de Atividades Acadmicas nos Estados-Partes do MERCOSUL probe taxativamente a modalidade de admisso automtica, admitindo, apenas, a admisso condicionada.

Procurador Federal de 2. Categoria

UnB/CESPE AGU/CF

Com relao ao Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC), julgue os itens a seguir.

Julgue os itens seguintes, a respeito dos servidores pblicos.


72

A absoro de parcelas concedidas pelo Poder Judicirio no atenta contra o princpio da irredutibilidade de vencimentos.

61

O SNUC o conjunto organizado de reas naturais protegidas. O objetivo desse sistema, planejado, manejado e gerenciado como um todo, viabilizar os propsitos nacionais de conservao.
73

As gratificaes de desempenho seguem o princpio da eficincia e objetivam o incentivo aos servidores, buscando a melhoria de seu desempenho.

62

Os objetivos do SNUC incluem promover a educao e a interpretao ambiental, a recreao em contato com a natureza e o turismo ecolgico.
74

Se uma gratificao de desempenho for concedida a servidores ativos, a mesma parcela tambm dever ser estendida aos servidores inativos.

63

Em todas as unidades da Federao, o poder pblico deve definir os espaos territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos.
75

Os pagamentos advindos de provimentos judiciais referentes a planos econmicos devem ser incorporados tomando-se como base a aplicao contnua e automtica de percentuais parametrizados sobre todas as parcelas salariais do servidor.

Acerca das categorias estabelecidas pelo SNUC, julgue os itens que se seguem.
64

A estao ecolgica e a reserva biolgica so unidades de proteo integral.

Julgue os itens subsequentes, relativos atividade econmica.


76

O interesse pblico em relao atividade econmica deve pautar-se na eficincia alocativa dos mercados. A identificao do referido interesse tende a alcanar melhores resultados quando a formao da poltica antecedida da exclusiva interveno das autoridades.

65

O monumento natural e o refgio de vida silvestre so exemplos de unidades de uso sustentvel.

66

As unidades de proteo integral objetivam compatibilizar a conservao da natureza com o uso sustentvel de parcela dos seus recursos naturais.
77

De acordo com a doutrina, uma das caractersticas da economia de mercado consiste no fato de que o Estado pode orientar e influenciar a economia por intermdio de polticas, porm sem cunho determinante.

Julgue os prximos itens, relativos s reas de preservao permanente (APP) e reserva legal.
67

Reserva legal a rea localizada nas imediaes de uma propriedade urbana e necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo da fauna e flora nativas. No que se refere licitao e ao contrato de concesso de bloco para a explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural, julgue o seguinte item.
78

68

Qualquer empresa que atenda aos requisitos tcnicos, financeiros e jurdicos, estrangeira ou brasileira, pode participar da licitao de bloco para explorao, desenvolvimento e produo de petrleo e gs natural, sendo certo que o contrato de concesso subsequente constitui tpico contrato administrativo sobre o qual incidem todas as normas do direito administrativo.

Ato do poder pblico que cria as APP impede a utilizao normal da propriedade. Por isso, caso venha a institu-las, o poder pblico fica obrigado a indenizar o particular.

No que concerne ao de desapropriao indireta, gesto de unidades de conservao e caducidade do decreto de criao dessas unidades, julgue os itens a seguir.
69

A declarao de utilidade pblica no ato vinculado cuja execuo imposta pela CF ou por lei especfica. Por isso, o decurso do prazo de caducidade previsto para situaes genricas sempre obsta a desapropriao dos imveis particulares inseridos na rea protegida.

Julgue os itens a seguir, relativos aos royalties devidos pela explorao de petrleo e gs natural.
79

A ANP tem competncia para fixar a alquota bsica dos royalties. So devidos royalties aos municpios onde se localizem instalaes martimas ou terrestres de embarque ou desembarque de leo bruto ou gs natural tanto em terra quanto no mar, bem como aos municpios que sejam afetados pelas operaes realizadas nas aludidas instalaes.
4

70

A desapropriao indireta consiste no apossamento ftico de bens privados pelo poder pblico, mediante autorizao legal ou judicial.

80

71

O plano de manejo o mais importante instrumento de gesto das unidades de conservao institudo pela Lei do SNUC.

Procurador Federal de 2. Categoria

Potrebbero piacerti anche