Sei sulla pagina 1di 13

Fundamentos do Equilbrio cido-Base PARTE 1

INTRODUO AO EQUILBRIO CIDO-BASE


OBJETIVOS: Descrever a importncia da concentrao do on hidrognio nos lquidos do organismo. Analisar os principais mecanismos de regulao da concentrao do on hidrognio para a preservao das funes celulares.

CONCEITOS GERAIS
A regulao dos lquidos do organismo compreende a manuteno de concentraes adequadas de gua e eletrlitos e a preservao da concentrao de ons hidrognio dentro de uma faixa estreita, adequada ao melhor funcionamento celular. A manuteno da quantidade ideal de ons hidrognio nos lquidos intracelular e extracelular depende de um delicado equilbrio qumico entre os cidos e as bases existentes no organismo, denominado equilbrio cido-base. Quando a concentrao dos ons hidrognio se eleva ou se reduz, alteram-se a permeabilidade das membranas e as funes enzimticas celulares; em consequncia, deterioram-se as funes de diversos rgos e sistemas. Os pacientes com disfuno de rgos frequentemente apresentam alteraes no equilbrio cido-base. Nos pacientes graves, especialmente os que necessitam de terapia intensiva, aquelas alteraes so mais manifestas e, no raro, assumem a primazia do quadro clnico. O diagnstico e o tratamento dos desvios do equilbrio cido-base, geralmente, resultam em reverso do quadro geral do paciente e garantem a sua sobrevida. A frequente determinao dos parmetros que avaliam o equilbrio cido-base do organismo parte importante da monitorizao do paciente grave, em qualquer protocolo de terapia intensiva. Um grande nmero de doenas ou condies podem ser melhoradas ou curadas, se o paciente puder ser mantido vivo por um tempo mais prolongado. Determinados procedimentos teraputicos ou de suporte vital, como a ventilao mecnica e o uso intensivo de diurticos, podem produzir alteraes do equilbrio cido-base, o que refora a necessidade da sua monitorizao criteriosa e da deteco precoce das suas alteraes.

METABOLISMO
A funo normal das clulas do organismo depende de uma srie de processos bioqumicos e enzimticos do metabolismo celular. Diversos fatores devem ser mantidos dentro de estreitos limites, para preservar a funo celular, como a osmolaridade, os eletrlitos, os nutrientes, a temperatura, o oxignio, o dixido de carbono e o on hidrognio. Um dos fatores mais importantes para o metabolismo celular a quantidade de hidrognio livre existente dentro e fora das clulas. As variaes da concentrao do hidrognio podem produzir grandes alteraes na velocidade das reaes qumicas celulares. O metabolismo o conjunto das transformaes de matria e energia que ocorrem nos sistemas biolgicos. Como resultado do metabolismo, as clulas preservam a capacidade de reproduzir, crescer, contrair, secretar e absorver. As transformaes da matria so produto das reaes qumicas que ocorrem no organismo e se acompanham da produo ou consumo de energia. Existem quatro grandes formas de energia nos organismos vivos: as energias qumica, mecnica, eltrica e trmica. A energia qumica pode ser transformada em energia mecnica, eltrica e trmica; entretanto, essas transformaes so irreversveis. Isto significa que as energias mecnica, eltrica ou trmica no podem ser transformadas em energia qumica. Portanto, a energia qumica resultante do metabolismo a nica fonte da energia utilizada pelo organismo, para a manuteno da vida e para as suas diversas atividades.

EFEITOS DO ON HIDROGNIO NO ORGANISMO


A unidade de medida da concentrao dos ons hidrognio nos lquidos do organismo denominada pH. A reduo do pH denominada acidose, enquanto o seu aumento chamado de alcalose. Ambos, acidose e alcalose, so consequncias de alteraes da concentrao do on hidrognio no organismo. A ocorrncia de acidose ou de alcalose reduz a eficincia de uma srie de reaes qumicas celulares, das quais depende a funo dos rgos e sistemas. O metabolismo intracelular exige uma faixa estreita da concentrao de on hidrognio (pH), para que os processos enzimticos e bioqumicos possam ocorrer eficiente e apropriadamente. Os cidos e as bases afetam o comportamento qumico da gua; alteraes na concentrao de cidos ou bases, em consequncia, interferem nas reaes qumicas que ocorrem nas solues do organismo, nas quais a gua o solvente universal. Os ons hidrognio so partculas extremamente mveis; as alteraes da sua concentrao afetam a distribuio celular de outros ons, como sdio, potssio e cloretos e modificam a atividade das proteinas, em especial das enzimas. Diversas atividades fisiolgicas so afetadas pela concentrao dos ons hidrognio. Variaes do pH podem produzir alteraes significativas no funcionamento do organismo, tais como:

Aumento da resistncia vascular pulmonar; Reduo da resistncia vascular sistmica; Alteraes da atividade eltrica do miocrdio; Alteraes da contratilidade do miocrdio; Alteraes da atividade eltrica do sistema nervoso central; Alteraes da afinidade da hemoglobina pelo oxignio; Modificao da resposta a certos agentes qumicos, endgenos e exgenos, como por exemplo, hormnios e drogas vasoativas.

Desvios importantes do pH, especialmente se ocorrem em curtos intervalos, so mal tolerados e podem ameaar a vida. Os pacientes que permanecem em acidose severa e prolongada, geralmente morrem em estado de coma; os pacientes que permanecem em alcalose severa e prolongada, geralmente

morrem por convulses ou leses neurolgicas irreversveis. A concentrao do hidrognio livre no organismo depende da ao de substncias que disputam o hidrognio entre s. Essas substncias so as que cedem hidrognio e as que captam o hidrognio. As substncias que podem ceder hidrognio em uma soluo, so chamadas de cidos, enquanto as substncias que podem captar o hidrognio nas solues, so as bases. A concentrao final do hidrognio livre nos lquidos orgnicos, resulta do equilbrio entre aqueles dois grupos de substncias, cidos e bases. Na presena de oxignio (metabolismo aerbico), o principal produto final do metabolismo celular o cido carbnico, prontamente eliminado nos pulmes, durante os processos de ventilao pulmonar. Na ausncia ou na insuficincia de oxignio (metabolismo anaerbico) os principais produtos finais do metabolismo so cidos no volteis, principalmente o cido ltico, cuja eliminao mais lenta e requer metabolizao adicional no fgado para excreo pelos rins.

CIDOS DO ORGANISMO
O metabolismo celular produz cidos, que so liberados continuamente na corrente sangunea e que precisam ser neutralizados, para impedir as variaes do pH. O principal cido do organismo o cido carbnico, um cido instvel, que tem a propriedade de se transformar facilmente em dixido de carbono e gua. O dixido de carbono transportado pelo sangue e eliminado pelos pulmes, enquanto o excesso da gua eliminada pela urina. Os demais cidos do organismo so fixos, ou seja, permanecem em estado lquido e so, principalmente, os cidos alimentares, o cido ltico e os cetocidos; o metabolismo das proteinas tambm produz alguns cidos inorgnicos. O cido ltico, em condies normais, produzido, em pequena quantidade pelas hemcias, pelo crebro e pela contrao dos msculos estriados. Quando a oxigenao dos tecidos inadequada (hipxia), o metabolismo passa a produzir energia utilizando vias qumicas que no dependem do oxignio e, ao invs de produzir o cido carbnico, os tecidos passam a produzir cido ltico, como produto metablico final. O lactato em excesso, dentro de certos limites, metabolizado no fgado. Quando a ingesto de alimentos insuficiente para a oferta de glicose, o organismo lana mo de outras vias de metabolizao, as chamadas vias alternativas, nas quais o produto final so ceto-cidos. Se a glicose no pode ser utilizada devido falta de insulina, como acontece com os diabticos, o mesmo fenmeno ocorre; a ceto-acidose resultante chamada de ceto-acidose diabtica.

BASES DO ORGANISMO
A principal base do organismo o bicarbonato, produzido partir do metabolismo celular pela combinao do dixido de carbono com a gua. As demais bases so os fosfatos, numerosas proteinas e a hemoglobina. As bases do organismo no atuam livremente mas em associao com cidos da mesma natureza qumica, com os quais formam "pares" ou "duplas" de substncias denominadas "tampo", cuja finalidade impedir variaes bruscas do pH.

REGULAO DOS CIDOS E BASES DO ORGANISMO


A manuteno do pH dos lquidos orgnicos dos tecidos, dentro da faixa compatvel com o funcionamento celular timo, exige a regulao da quantidade de cidos e das bases livres nos compartimentos intra e extracelular. Essa regulao depende da participao de um conjunto de pares de substncias chamadas sistemas tampo, que existem nos lquidos intracelular e extracelular, principalmente no sangue. Depende tambm dos pulmes, que eliminam o cido carbnico produzido pelo metabolismo celular e dos rins que promovem a eliminao de ons hidrognio e bicarbonato.

Figura 1. Representa esquematicamente a atuao dos principais mecanismos reguladores do equilbrio cido-base, na defesa do organismo contra as variaes do pH. O sangue, por intermdio dos sistema tampo, promove a regulao rpida da concentrao de ons hidrognio dos tecidos. O esquema ilustra ainda a interao com os pulmes e os rins, para a eliminao ou a reteno de substncias reguladoras da concentrao do on hidrognio. A frequncia respiratria regulada pelo centro respiratrio, em resposta ao estmulo da concentrao dos ons hidrognio no sangue.

O mecanismo de neutralizao qumica no lquido extracelular imediato; a neutralizao atravs da eliminao respiratria rpida, sendo eficaz em 1 a 15 minutos, enquanto o mecanismo de regulao renal, apesar de bastante eficiente, mais lento, tardando horas ou dias, para ser completamente eficaz. A disfuno de qualquer desses sistemas de regulao, pode produzir ou agravar as alteraes do equilbrio cido-base do organismo. O mecanismo respiratrio funciona com a intermediao do centro respiratrio do crebro. Quando a concentrao dos ons hidrognio no sangue se eleva, o centro respiratrio estimulado e emite impulsos que aumentam a frequncia e a profundidade das respiraes (hiperpnia), para aumentar a eliminao do CO2 pelos pulmes e, em consequncia, diminuir a quantidade de cido carbnico no sangue. Quando a concentrao do CO2 est baixa, o centro respiratrio reduz a frequncia respiratria, para favorecer a normalizao do CO2. O mecanismo renal consiste, principalmente, em eliminar ons hidrognio em troca por outros ctions, para manter estvel o nmero de bases do organismo ou, quando necessrio, eliminar os ons bicarbonato, que tornam a urina alcalina, retendo os cloretos e outros radicais alcalinos.

RESUMO DA PARTE 1
A regulao dos lquidos do organismo inclui a regulao da concentrao do on hidrognio, para assegurar o ambiente timo para as funes celulares. A energia para todos os processos celulares e orgnicos, provm da energia qumica produzida pelo metabolismo celular. A concentrao dos ons hidrognio nos lquidos do organismo medida pela unidade denominada pH. A reduo do pH denominada acidose e o seu aumento constitui a alcalose. Ambos, acidose e alcalose, podem diminuir acentuadamente a eficincia das reaes qumicas celulares; o metabolismo

celular exige um estreito limite para a concentrao do on hidrognio. O metabolismo celular produz cidos que devem ser neutralizados, a fim de preservar o pH ou, em outras palavras, manter estvel a concentrao do on hidrognio. A principal base do organismo o on bicarbonato, produzido partir da combinao do dixido de carbono com a gua. O bicarbonato e as demais bases do organismo atuam em associao com cidos da mesma natureza qumica, formando pares de substncias chamadas sistema tampo. A regulao do equilbrio entre os cidos e as bases do organismo depende de um mecanismo imediato, representado pelos sistema tampo e de um mecanismo respiratrio rpido, que elimina ou retm o dixido de carbono e, portanto, reduz ou aumenta o cido carbnico. Depende tambm do mecanismo renal, mais lento, que elimina on hidrognio e retm ou elimina o on bicarbonato, moderando a quantidade de bases disponveis no organismo.

CONCEITOS GERAIS
O metabolismo celular produz cidos que so lanados, continuamente, nos lquidos intracelular e extracelular e tendem a modificar a concentrao dos ons hidrognio. A manuteno da concentrao dos ons hidrognio dentro da faixa tima para o metabolismo celular, depende da eliminao do cido carbnico nos pulmes, da eliminao de ons hidrognio pelos rins e da ao dos sistemas tampo intra e extracelulares. O modo como o organismo regula a concentrao dos ons hidrognio (H+) de fundamental importncia para a compreenso e a avaliao das alteraes do equilbrio entre os cidos e as bases no interior das clulas, no meio lquido que as cerca (lquido intersticial) e no sangue (lquido intravascular).

CONCEITO DE CIDO E BASE


Os elementos importantes para a funo celular esto dissolvidos nos lquidos intra e extracelular. Sob o ponto de vista qumico, uma soluo um lquido formado pela mistura de duas ou mais substncias, homogeneamente dispersas entre s. A mistura homognea apresenta as mesmas propriedades em qualquer ponto do seu interior e no existe uma superfcie de separao entre os seus componentes. A soluo, portanto, consiste de um solvente, o composto principal, e um ou mais solutos. Nos lquidos do organismo a gua o solvente universal; as demais substncias em soluo, constituem os solutos. Em uma soluo, um soluto pode estar no estado ionizado ou no estado no ionizado. Nos lquidos do organismo, os solutos existem em ambas as formas, em um tipo especial de equilbrio qumico. Quando um soluto est ionizado, os elementos ou radiciais qumicos que o compem, esto dissociados uns dos outros; a poro da substncia que existe no estado ionizado chamada on. O soro fisiolgico, por exemplo, uma soluo de gua (solvente) contendo o cloreto de sdio (soluto). Uma parte do cloreto de sdio est no estado dissociado ou ionizado, constituida pelos ons Cl- (cloro) e Na+ (sdio), enquanto uma outra parte est no estado no dissociado, como NaCl (cloreto de sdio); ambas as partes esto em equilbrio qumico. Existem substncias, como os cidos fortes, as bases fortes e os sais, que permanecem em soluo, quase completamente no estado ionizado. Outras substncias, como os cidos e as bases fracas, ao contrrio, permanecem em soluo em graus diversos de ionizao. A gua tem sempre um pequeno nmero de molculas no estado ionizado. Os ons combinam-se entre si conforme a sua carga eltrica. Os ctions so os ons com carga eltrica positiva, como o hidrognio (H+) e o sdio (Na+). Os nions so os ons com carga eltrica negativa, como o hidrxido ou hidroxila (OH-) e o cloreto (Cl-). Para ser um cido, necessrio que a molcula da substncia tenha, pelo menos, um hidrognio ligado ionicamente. O hidrognio ionizado, simplesmente representa um prton. Um cido uma substncia que, em soluo, capaz de doar prtons (H+). Uma base uma substncia que, em soluo, capaz de receber prtons. Em outras palavras, os cidos so substncias que, quando em soluo, tem capacidade de ceder ons hidrognio; as bases so substncias que, quando em soluo, tem capacidade de captar ons hidrognio. Um cido forte pode doar muitos ons hidrognio para a soluo, porque uma grande parte das suas molculas se encontra no estado dissociado (estado inico). Do mesmo modo, uma base forte pode captar muitos ons hidrognio de uma soluo.

CONCEITO DE pH
A atividade dos ons hidrognio em uma soluo qualquer, depende da quantidade de hidrognio livre na soluo. Para a avaliao do hidrognio livre nas solues, usa-se a unidade chamada pH. O termo pH significa potncia de hidrognio e foi criado para simplificar a medida da concentrao de ons hidrognio (H+) na gua e nas solues. A gua a substncia padro usada como referncia, para expressar o grau de acidez ou de alcalinidade das demais substncias. A gua se dissocia em pequena quantidade em ons hidrognio (H+) e hidroxila (OH-).

Figura 2 ilustra a dissociao da gua e as diversas formas de expressar a concentrao dos ons hidrognio dissociados.

A gua considerada um lquido neutro por ser o que menos se dissocia ou ioniza. A quantidade de molculas dissociadas ou ionizadas na gua muito pequena, em relao ao total de molculas, bem como so pequenas as quantidades de ons H+ e OH-, em soluo. Para cada 1 molcula de gua dissociada em H+ e OH-, h 10.000.000 de molculas no dissociadas. A concentrao do H+ na gua, portanto, de 1/10.000.000 ou seja 0,0000001, conforme representado na figura 2. Para facilitar a comparao dessas pequenas quantidades de ons, foi adotada a frao exponencial, ao invs da frao decimal. Assim, pela frao exponencial o valor de 0,0000001 expresso como 10-7, chamada "potncia sete do hidrognio", e significa a sua concentrao na gua. Para evitar a utilizao de fraes exponenciais negativas, foi criada a denominao pH, que representa o logartmo negativo, ou seja, o inverso do logartmo, da atividade do on hidrognio. O pH de uma soluo, portanto, representa o inverso da sua concentrao de ons hidrognio. Esta forma de representao permite que os valores da atividade do hidrognio nas solues, sejam expressos com nmeros positivos. Como as quantidades dos ons nas solues se equivalem, a gua tem partes iguais do ction (H+) e do nion (OH-), ou seja, a concentrao de (H+) de 10-7 e a concentrao de (OH-) tambm de 10-7. A gua, portanto, tem o pH=7. H2O H+ (10-7) + OH- (10-7) A gua considerada uma substncia neutra. Isto equivale a dizer que a gua no cido nem base e serve de comparao para as demais solues. Um cido forte, em soluo, libera uma quantidade de ons hidrognio (H+), muito maior que a gua. O seu pH, portanto ser inferior ao da gua. Ao contrrio, uma base forte, por aceitar muitos prtons ou ons hidrognio da soluo, permitir que apenas uma pequena parte dos ons fique livre, em comparao gua. O pH da base forte, portanto, ser superior ao pH da gua. O pH expresso por uma escala numrica simples que vai de 0 (zero) a 14. O ponto 7 da escala o ponto de neutralidade e representa o pH da gua. As solues cujo pH est entre 0 e 7 so denominadas cidas; as que tem o pH entre 7 e 14 so denominadas bsicas ou alcalinas. Quanto maior a concentrao de hidrognio livre em uma soluo, tanto mais baixo ser o seu pH.

REGULAO DO pH NO ORGANISMO
Quando se adiciona cido gua, mesmo em pequenas quantidades, o pH da soluo se altera rapidamente. O mesmo fenmeno ocorre com a adio de bases. Pequenas quantidades de cido ou de base podem produzir grandes alteraes do pH da gua. Se adicionarmos cido ou base ao plasma sanguneo, veremos que h necessidade de uma quantidade muito maior de um ou de outro, at que se produzam alteraes do pH. Isto significa que o plasma dispe de mecanismos de defesa contra variaes bruscas ou significativas do pH. O balano entre os cidos e as bases no organismo se caracteriza pela busca permanente do equilbrio; o plasma resiste s alteraes do pH, por meio de pares de substncias, capazes de reagir tanto com cidos quanto com bases, chamadas sistemas "tampo". Os mesmos mecanismos de defesa existem nos lquidos intracelular e intersticial.

Figura 3. Representa os trs mecanismos que regulam o equilbrio cido-base do organismo.

Trs mecanismos regulam o pH dos lquidos orgnicos, conforme demonstra a figura 3. O mecanismo qumico representado pelos sistemas tampo, capazes de neutralizar cidos e bases em excesso, dificultando as oscilaes do pH. O mecanismo respiratrio, de ao rpida, elimina ou retm o dixido de carbono do sangue, conforme as necessidades, moderando o teor de cido carbnico. O mecanismo renal de ao mais lenta e, fundamentalmente, promove a poupana ou a eliminao do on bicarbonato, conforme as necessidades, para, semelhana dos demais mecanismos, assegurar a manuteno do pH dentro dos limites normais.

VALORES NORMAIS DO pH
A gua o solvente universal dos lquidos orgnicos; a sua concentrao de hidrognio livre ou ionizado utilizada como valor de comparao para as demais solues. O pH normal da gua, considerada um lquido neutro 7. As solues com pH inferior a 7 so consideradas cidas e as solues com pH superior a 7 so consideradas alcalinas. Os lquidos orgnicos so constituidos de gua contendo uma grande quantidade de solutos de diversas caractersticas qumicas e inicas. A soluo orgnica padro para a avaliao do pH o sangue. O pH normal do sangue varia dentro da pequena faixa de 7,35 a 7,45. Em comparao com a gua, portanto, o sangue normal tem o pH levemente alcalino. Essa alcalinidade do sangue representa a atividade inica de numerosas substncias incluindo-se os sistemas tampo. O sangue arterial o padro habitual para avaliao do pH; seu valor se situa na poro mais alcalina da faixa normal, entre 7,4 e 7,45. O sangue venoso tem maior concentrao de hidrognio livre, recebido do lquido intersticial pelos capilares venosos. Em consequncia, o pH do sangue venoso se situa na faixa menos alcalina do pH normal, geralmente entre 7,35 e 7,40.

Figura 4. Representa a faixa do pH normal do sangue e as suas principais alteraes.

As principais alteraes do pH do sangue esto representadas na figura 4. Quando o pH do sangue est abaixo de 7,35 existe acidose; se o pH do sangue superior a 7,45, existe alcalose. Quando a acidose severa e o pH alcana valores abaixo de 6,85, em geral as funes celulares se alteram de tal forma que sobrevm a morte celular; o distrbio irreversvel. Do mesmo modo, nas alcaloses severas e persistentes, os valores de pH superiores a 7,95 so incompatveis com a normalidade da funo celular. O distrbio irreversvel e, em geral, ocorre a morte celular.

pH INTRACELULAR
O interior das clulas reflete uma realidade metablica diferente do plasma sanguneo. A atividade celular gera permanentemente subprodutos cidos como resultado de numerosas reaes qumicas. Em consequncia, o pH habitual do lquido intracelular mais baixo que o pH do plasma. O pH intracelular de aproximadamente 6,9 nas clulas musculares e pode cair a 6,4 aps um exerccio extenuante. Nas clulas dos tbulos renais, o pH de cerca de 7,3, de acordo com a predominncia de substncias alcalinas, podendo se alterar com as necessidades do organismo. Em geral, as clulas dos tecidos com maior atividade metablica tem um pH levemente cido, em relao ao pH do sangue.

RESUMO DA PARTE 2
O metabolismo celular produz cidos que tendem a modificar a concentrao dos ons hidrognio nos lquidos do organismo. A manuteno da concentrao ideal de ons hidrognio depende da ao de cidos e bases existentes nos lquidos, da eliminao de cido carbnico pelos pulmes e da eliminao de ons hidrognio pelos rins. Os cidos so as substncias que podem ceder ons hidrognio para uma soluo; bases so as substncias que podem receber ons hidrognio em uma soluo. A quantidade de ons hidrognio livres nas solues quantificada pelo pH. Quanto maior a quantidade de ons hidrognio nas solues, tanto mais baixo ser o seu pH; ao contrrio, as solues com baixa concentrao de ons hidrognio, tem o pH mais elevado. A gua a substncia padro para comparao com as demais substncias. A dissociao da gua desprezvel; apenas uma molcula, em cada 10 milhes, se dissocia. A gua , portanto, uma substncia neutra, ou seja no cido nem base. O pH da gua 7; a gua ocupa o ponto neutro da escala do pH, que vai de 0 a 14. As solues com pH inferior ao da gua, so consideradas cidas; as solues cujo pH superior a 7, so consideradas bases. O pH do sangue reflete a atividade inica de numerosas substncias e ligeiramente maior que o pH da gua. O sangue normal tem o pH que varia entre 7,35 e 7,45. O sangue normal, portanto, levemente alcalino, em relao gua. Quando o pH do sangue est abaixo de 7,35 dizemos que existe acidose; quando o pH do sangue supera o valor de 7,45, dizemos que h alcalose.

SISTEMAS "BUFFER" OU TAMPO


OBJETIVOS: Descrever o sistema de defesa contra as variaes importantes do pH dos lquidos do organismo. Analisar a composio, propriedades e mecanismo de ao dos sistemas tampo. Descrever a composio dos principais tampes do organismo.

CONCEITOS GERAIS
O organismo dispes de trs importantes mecanismos reguladores do pH, que atuam em sincronia, com a finalidade de preservar as condies timas para as funes celulares. O mecanismo respiratrio, de ao rpida, o mecanismo renal, de ao lenta e o mecanismo qumico, de ao imediata, representado por pares de substncias chamados sistemas "tampo", que podem reagir com cidos ou com bases em excesso nos lquidos do organismo.

SISTEMAS TAMPO
Os tampes, denominao traduzida do original ingls "buffer" (amortecedor), so as substncias que limitam as variaes do pH do sangue e demais lquidos orgnicos, ao se combinarem com os cidos ou as bases que alcanam aqueles lquidos. As substncias que constituem os tampes agem aos pares ou, menos comumente, em grupos, constituindo um sistema protetor. Um sistema tampo constitudo por um cido fraco e o seu sal, formado com uma base forte. O cido fraco e o sal do sistema tampo, em condies normais, existem em uma relao constante, que o organismo tende a preservar. Se gotejarmos continuamente cido clordrico em gua durante um intervalo de 90 minutos, verificamos que o pH da gua passa de 7 para 1,84. Se administrarmos proporcionalmente, a mesma quantidade de cido clordrico a um co no mesmo perodo de tempo, verificamos que o pH do sangue do animal passa de 7,44 para 7,14. A diferena de comportamento diante da mistura com o cido clordrico reflete a atuao dos sistemas tampo do plasma do animal, que impedem a variao mais acentuada do pH. O sistema tampo do bicarbonato e cido carbnico corresponde a cerca de 64% do total de tampes. Esse sistema essencial regulao do equilbrio cido-base, porque o metabolismo celular gera muito cido como produto final, sob a forma de cido carbnico.

Composio do Sistema Bicarbonato/cido Carbnico Hemoglobina/Oxihemoglobina Proteinas cidas/Proteinas bsicas Fosfato monocido/Fosfato dicido

Percentual 64% 28% 7% 1%

A Tabela da figura 5 (acima) lista os sistemas tampo que existem no sangue (lquido intravascular), nos tecidos (lquido intersticial) e no interior das clulas (lquido intracelular). Quando um cido se acumula em maior quantidade no organismo, neutralizado no sangue, no lquido intersticial e no interior das clulas, em partes aproximadamente iguais, ou seja, 1/3 do cido neutralizado no sangue, 1/3 neutralizado no lquido intersticial e 1/3 no lquido intracelular. O processo intracelular mais lento e pode demorar cerca de duas horas, para compensar uma alterao.

Figura 6. Composio do principal sistema tampo do organismo. O sistema tampo bicarbonato/cido carbnico o mais importante na regulao do pH. O cido fraco do sistema o cido carbnico e a base forte o bicarbonato. A relao constante desse sistema tampo de 20:1, conforme representado na figura.

Quando um cido adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampo prontamente reage com ele; a reao produz um sal, formado com o sdio do bicarbonato e cido carbnico. Essa reao diminui a quantidade de bases e altera a relao entre o bicarbonato e o cido carbnico. O cido carbnico produzido pela reao do bicarbonato do tampo, se dissocia em CO2 e gua; o CO2 eliminado nos pulmes, recompondo a relao de 20:1 do sistema protetor. Quando uma base invade o organismo, o cido carbnico prontamente reage com ela, produzindo bicarbonato e gua. O cido carbnico diminui. Os rins aumentam a eliminao de bicarbonato ao invs do on hidrognio, reduzindo a quantidade de bicarbonato no organismo, para preservar a relao do sistema tampo. Todos os sistemas tampo do organismo atuam da mesma forma que o sistema bicarbonato/cido carbnico. O sistema neutraliza o excesso de cidos ou de bases e em seguida o organismo tenta recompor a relao normal do tampo. O princpio fundamental da regulao do equilbrio cido-base a manuteno da relao constante entre o numerador e o denominador do sistema tampo. O bicarbonato total disponvel no organismo de aproximadamente 1.000 mEq, dos quais cerca de 450 mEq. esto imediatamente disponveis, distribuidos em 15 litros de lquido extracelular, sendo 3 litros de plasma e 12 litros de lquido intersticial. Nas alcaloses o organismo tolera a reduo dos ons hidrognio em cerca da metade do seu valor normal, at alcanar o pH incompatvel com a vida celular. Nas acidoses, o organismo tolera a elevao dos ons hidrognio 3 vezes acima do normal, at alcanar o pH incompatvel com a vida.

INTEGRAO DA DEFESA CONTRA VARIAES DO pH


Os sistemas de defesa que mantm o pH dos lquidos orgnicos dentro de uma faixa estreita, atuam perfeitamente integrados em suas funes. Todos os lquidos do organismo possuem sistemas tampo, para impedir alteraes significativas da concentrao dos on hidrognio ou, em outras palavras, do pH. Se a concentrao do on hidrognio aumenta ou diminui significativamente, o centro respiratrio imediatamente estimulado, para alterar a frequncia respiratria e modificar a eliminao do dixido de carbono. As variaes da eliminao do dixido de carbono, tendem a retornar o pH aos seus valores normais. Quando o pH se afasta da faixa normal, os rins eliminam urina cida ou alcalina, contribuindo para o retorno da concentrao dos ons hidrognio aos valores normais.

O TAMPO BICARBONATO/CIDO CARBNICO


O sistema tampo constituido pelo bicarbonato e pelo cido carbnico tem caractersticas especiais nos lquidos do organismo. O cido carbnico um cido bastante fraco e a sua dissociao em ons hidrognio e ons bicarbonato mnima, em comparao com outros cidos. Em cada 1.000 molculas de cido carbnico, cerca de 999 esto em equilbrio sob a forma de dixido de carbono (CO2) e gua (H2O), do que resulta uma alta concentrao de dixido de carbono dissolvido e uma baixa concentrao de cido. O sistema tampo do bicarbonato/cido carbnico muito poderoso porque os seus componentes podem ser facilmente regulados. A concentrao do dixido de carbono regulada pela eliminao respiratria e a concentrao do bicarbonato regulada pela eliminao renal.

OUTROS SISTEMAS TAMPO


Alm do principal sistema tampo, o bicarbonato/cido carbnico, outros sistemas so importantes na manuteno do equilbrio cido-base. No lquido intracelular, cuja concentrao de sdio baixa, o tampo do cido carbnico consiste principalmente de bicarbonato de potssio e de magnsio. O sistema tampo fosfato, formado pelo fosfato de sdio e cido fosfrico eficaz no plasma, no lquido intracelular e nos tbulos renais onde se concentra em grande quantidade. O sistema tampo das proteinas muito eficaz no interior das clulas, onde o sistema mais abundante. O tampo hemoglobina exclusivo das hemcias; colabora com a funo de transporte do CO2 e com o tampo bicarbonato. Os sistemas tampo no so independentes entre s, mas cooperativos. Qualquer condio que modifique um dos sistemas tambm influir no equilbrio dos demais; na realidade, os sistemas tampo auxiliam-se uns aos outros. RESUMO DA PARTE 3 O organismo dispe de trs mecanismos reguladores do pH, que funcionam em sincronia, para preservar as condies timas para o metabolismo celular: o mecanismo respiratrio, de ao rpida, que elimina o dixido de carbono, reduzindo a quantidade de cido carbnico; o mecanismo renal, de ao lenta, que elimina ou economiza ons hidrognio e bicarbonato e o mecanismo qumico, de ao imediata, constitudo pelos sistemas tampo, que neutralizam cidos ou bases que se acumulam no organismo. O sistema tampo bicarbonato/cido carbnico o mais importante e corresponde a 64% do poder tamponante do plasma. A principal caracterstica do sistema tampo a relao constante que deve existir entre o sal (numerador) e o cido (denominador) do sistema. Quando um cido produzido no organismo, o sal do sistema tampo reage com o mesmo, produzindo um novo sal de sdio e cido carbnico ou dixido de carbono e gua. O dixido de carbono em excesso eliminado pelos pulmes. Quando uma base produzida no organismo, o cido do sistema tampo reage com a mesma, produzindo bicarbonato de sdio e gua. O bicarbonato em excesso eliminado pelos rins. O princpio fundamental da regulao do equilbrio cido-base a manuteno da relao constante entre o sal e o cido do sistema tampo. O organismo tenta preservar a relao, para manter sempre disponvel o seu sistema de defesa. Alm do sistema bicarbonato/cido carbnico, existem os sistemas tampo fosfato, da hemoglobina e das proteinas.

REGULAO RESPIRATRIA DO pH
OBJETIVOS: Descrever a ventilao pulmonar, a produo e o transporte de dixido de carbono para os alvolos pulmonares. Analisar a presso parcial do dixido de carbono e a eliminao pulmonar na regulao do pH do sangue. Descrever o mecanismo de ao do centro respiratrio.

CONCEITOS GERAIS

Os principais mecanismos reguladores do equilbrio cido-base do organismo so os sistemas tampo, a regulao respiratria e a regulao renal. Esses mecanismos atuam em conjunto e, em circunstncias normais, mantm inalterada a concentrao de ons hidrognio dos lquidos orgnicos, assegurando as condies ideais para a funo celular. A alimentao e a atividade fsica produzem desvios do pH que so prontamente compensados, quando as funes respiratria e renal so adequadas. Em determinados estados patolgicos ou em certas alteraes pulmonares ou renais, a produo de cidos ou a reteno de bases no organismo, podem ser to intensos que os mecanismos de compensao tornam-se incapazes de manter o equilbrio adequado. Nessas condies, o sistema regulador colapsa e o pH dos lquidos orgnicos se altera; as funes celulares deterioram e quando a condio persiste, em geral, ocorre a morte do indivduo. Os sistemas tampo e os mecanismos respiratrios so os principais reguladores do pH dos lquidos do organismo diante de alteraes bruscas do equilbrio entre os cidos e as bases.

VENTILAO PULMONAR
O pulmo humano possui cerca de 300 milhes de alvolos, que equivalem a uma superfcie de aproximadamente 70 metros quadrados, destinada a trocar gases com o ar atmosfrico. A funo respiratria se processa mediante trs atividades distintas, mas interrelacionadas e coordenadas:

ventilao, que consiste no processo atravs do qual o ar atmosfrico alcana os alvolos, para as trocas gasosas; perfuso, que consiste no processo pelo qual o sangue venoso alcana os capilares dos alvolos, para as trocas gasosas; difuso, o processo pelo qual o oxignio da mistura gasosa alveolar passa para o sangue, ao mesmo tempo em que o dixido de carbono (CO2) contido no sangue passa para o gas dos alvolos.

O sistema respiratrio pode ser representado simplificadamente, por uma membrana com enorme superfcie em que, de um lado existe o ar atmosfrico e do outro lado o sangue venoso. Atravs desta membrana, ocorrem as trocas gasosas. A enorme superfcie disponvel para as trocas gasosas permite que em um minuto o organismo possa eliminar at 200 mL de dixido de carbono (CO2). Por esta grande capacidade de eliminar o CO2 do sangue, o pulmo o mais importante regulador do equilbrio cido-bsico do organismo. O mecanismo regulador respiratrio pode manter o pH na faixa normal, variando a quantidade de dixido de carbono eliminada nos alvolos.

PRODUO DO DIXIDO DE CARBONO (CO2)

Figura 7. Representa o dixido de carbono produzido pelo metabolismo, a sua pequena dissociao em ons e o equilbrio sob a forma de CO2 dissolvido e gua.

As etapas terminais do metabolismo celular consistem na combusto da glicose e de outros metablitos, com liberao de energia qumica e produo de dixido de carbono e gua. O dixido de carbono formado no organismo difunde-se para os lquidos intersticiais e destes para o sangue. O dixido de carbono (CO2) combina-se com a gua (H2O), para formar o cido carbnico (H2CO3); uma pequena parte se dissocia nos ons bicarbonato (HCO3-) e hidrognio (H+), conforme esquematizado na figura 7. A maior parte do cido carbnico existe no sangue como CO2 dissolvido e gua, em equilbrio. O dixido de carbono transportado pelo sangue venoso para os capilares pulmonares, sob trs formas:

Gs dissolvido - Cerca de 5% do CO2 transportado simplesmente dissolvido na gua do plasma. on bicarbonato - Cerca de 75% do total de CO2 transportado sob a forma de on bicarbonato, produto da reao com a gua das hemcias, catalizada pela enzima anidrase carbnica, que torna a reao 5.000 vezes mais rpida. O on hidrognio resultante da reao captado pela hemoglobina (sistema tampo das hemcias). Combinado hemoglobina - Os restantes 25% do CO2 ligam-se hemoglobina em local diferente do que se liga o oxignio, mediante uma ligao qumica facilmente reversvel, para transporte pelo sangue (carbamino hemoglobina).

ELIMINAO DO DIXIDO DE CARBONO

Figura 8. Representa a eliminao do CO2, muito voltil, ao nvel da membrana alvolocapilar.

A produo dria de dixido de carbono elevada e depende da atividade metablica dos indivduos. O ndice metablico o fator determinante da produo do CO2 e, portanto, da sua eliminao pelos pulmes. Os gases tem um comportamento especial quando esto em soluo. A quantidade de gs existente em uma soluo medida pela sua presso parcial, ou seja, a presso ou a tenso exercida pelo gs na soluo, independente da presena de outros gases. A presso parcial proporcional quantidade de gs existente na soluo. Por essa razo, a quantidade de CO2 existente no sangue medida pela sua presso parcial. A presso parcial do dixido de carbono representada pelo smbolo PCO2. Nos capilares alveolares, o dixido de carbono do sangue venoso se difunde para o gas dos alvolos. A difuso do CO2 para os alvolos comandada pela diferena de presso parcial (PCO2) entre o sangue venoso e o gas alveolar; esta difuso rpidamente equilibra a pCO2 do sangue com a PCO2 do gas dos alvolos pulmonares. A eliminao do CO2, reduz a quantidade de cido carbnico, conforme representado na figura 8. A reduo do CO2 do sangue, elimina cido e eleva o pH. O aumento da quantidade de dixido de carbono no sangue, altera o pH para o lado cido; a reduo da quantidade (ou da tenso parcial) do dixido de carbono no sangue, altera o pH para o lado alcalino. com base nessa relao que o sistema respiratrio modifica o pH.

MECANISMO DA AUTO-REGULAO DO pH

Figura 9. Mecanismo de regulao respiratria do pH, atravs da variao da eliminao do CO2.

A concentrao de ons hidrognio do sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilao alveolar, atravs do centro respiratrio. Esta estrutura do sistema nervoso central se comporta como um "sensor" do pH do sangue. Quando a concentrao de ons hidrognio do sangue est elevada (pH baixo) o centro respiratrio aumenta a frequncia dos estmulos respiratrios, produzindo taquipneia. Com o aumento da frequncia respiratria, aumenta a eliminao do CO2 do sangue; a reduo dos nveis sanguneos do CO2 eleva o pH. A concentrao de H+ no sangue permanentemente acompanhada pelo centro respiratrio, que regula seus estmulos de acordo com ela, conforme demonstra o diagrama da figura 9. Ao contrrio, quando a concentrao de ons hidrognio (H+) est baixa (pH elevado), o centro respiratrio diminui a frequncia dos estmulos respirao e ocorre bradipneia, que reduz a eliminao do CO2 tentando corrigir o pH do sangue. Na realidade, a regulao respiratria do pH, por estmulos do centro respiratrio, no normaliza o pH do sangue, porque, medida que a concentrao do on hidrognio se aproxima do normal, o estmulo que modifica a atividade respiratria vai desaparecendo. Apesar disso, a compensao respiratria extremamente eficaz para impedir grandes oscilaes do pH.

RESUMO DA PARTE 4 A funo respiratria se processa mediante trs mecanismos interligados: a ventilao pulmonar, atravs da qual o ar atmosfrico alcana os alvolos; a perfuso pulmonar, atravs da qual o sangue venoso alcana os capilares alveolares para as trocas gasosas e a difuso pulmonar, atravs da qual o dixido de carbono do sangue eliminado para os alvolos e o oxignio do ar inspirado captado pelo sangue venoso. O dixido de carbono (CO2) o produto final do metabolismo aerbico. O CO2 alcana o lquido extracelular e o sangue para eliminao nos alvolos. A quantidade de CO2 expressa pela sua presso parcial, representada pela sigla PCO2. Como a PCO2 do sangue venoso maior que a PCO2 do gas alveolar, o CO2 se difunde do sangue para os alvolos. Quando o CO2 deixa o sangue, diminui a quantidade de cido carbnico e em consequncia o pH tende a se elevar. Se, ao contrrio, a eliminao do CO2 for reduzida, haver acmulo de cido carbnico no sangue, com consequente reduo do pH. A concentrao do on hidrognio no sangue ou, em outras palavras, o pH do sangue, modifica a ventilao pulmonar, atravs de estmulos do centro respiratrio. Quando o pH do sangue est baixo (acidose), o centro respiratrio aumenta a frequncia respiratria e, desse modo, acentua a eliminao do CO2. Quando o pH do sangue est elevado (alcalose), o centro respiratrio diminui a frequncia respiratria e, desse modo, acumula CO2 no sangue, reduzindo a sua eliminao.

REGULAO RENAL DO pH
OBJETIVOS: Descrever a funo renal e o mecanismo de eliminao atravs da secreo tubular. Analisar os mecanismos de eliminao do on hidrognio e de eliminao do on bicarbonato na regulao tardia do pH.

CONCEITOS GERAIS
Os principais mecanismos reguladores do equilbrio cido-base do organismo so os sistemas tampo, a regulao respiratria e a regulao renal. A regulao respiratria de ao rpida, capaz de controlar a eliminao do dixido de carbono e dessa forma, moderar a quantidade de cido carbnico e a concentrao de hidrognio livre no plasma sanguneo. Quando a concentrao de ons hidrognio se afasta do normal, os rins eliminam urina cida ou alcalina, conforme as necessidades, contribuindo para a regulao da concentrao dos ons hidrognio dos lquidos orgnicos. O mecanismo renal de regulao faz variar a concentrao de ons bicarbonato (HCO3-) do sangue, mediante reaes que se processam nos tbulos renais. o mecanismo definitivo de ajuste na maioria dos desequilbrios cidobsicos de origem metablica.

FUNES RENAIS
Os rins podem excretar diariamente cerca de 50mEq. de ons hidrognio (H+) e reabsorver 5.000 mEq. de on bicarbonato (HCO3-). Os rins eliminam material no voltil que os pulmes no tem capacidade de eliminar. A eliminao renal de incio mais lento, torna-se efetiva aps algumas horas e demora alguns dias para compensar as alteraes existentes. A eliminao de bases e seus ctions feita exclusivamente pelos rins. Os rins tem a capacidade de reabsorver o sdio (Na+) e o potssio (K+) filtrados para a urina, eliminando o on hidrognio (H+) em seu lugar; o sdio reabsorvido pode ser usado para produzir mais bicarbonato e reconstituir a reserva de bases do organismo. Alm de influir na restaurao do equilbrio cido-base, os rins reagem desidratao, hipotenso, aos distrbios da osmolaridade e eliminam cidos fixos. Os rins desempenham fundamentalmente duas funes no organismo: 1. eliminao de produtos terminais do metabolismo, como uria, creatinina e cido rico e, 2. controle das concentraes da gua e de outros constituintes dos lquidos do organismo como sdio, potssio, hidrognio, cloro, bicarbonato e fosfatos. A unidade funcional dos rins o nfron. Existem cerca de 2.400.000 nfrons nos dois rins. Cada nfron formado de um novelo de capilares para filtrao do sangue, chamado glomrulo e um conjunto de tbulos que recebem o filtrado dos glomrulos, reabsorvem a sua maior parte e eliminam substncias na sua luz para a formao da urina. Os rins cumprem as suas funes no organismo atravs de 3 mecanismos principais:

Filtrao gromerular - O sangue que alcana os glomrulos filtrado para os tbulos renais. O lquido filtrado chamado filtrado glomerular e corresponde a aproximadamente 180 litros por dia. O filtrado transformado em urina medida que atravessa os tbulos renais. Reabsoro tubular - Cerca de 99% do filtrado glomerular so reabsorvidos para o sangue. O restante, cerca de 1,8 L constitui a urina, que representa um concentrado do filtrado glomerular. Secreo tubular - A secreo tubular atua em direo oposta reabsoro tubular. As substncias so transportadas do interior dos capilares sanguneos para a luz dos tbulos para mistura com a urina e subsequente eliminao. Esse transporte ativo de substncias, a secreo tubular, desempenhado pelas clulas dos tbulos renais. A secreo tubular fundamental manuteno do equilbrio cido-base.

REGULAO RENAL DO pH
Os rins regulam a concentrao de on hidrognio (H+), promovendo o aumento ou a diminuio da concentrao dos ons bicarbonato (-HCO3), nos lquidos do organismo. Essa variao dos ons bicarbonato ocorre em consequncia de reaes nos tbulos renais, s custas do mecanismo da secreo tubular.

Figura 10. Representa o mecanismo renal de reteno de bicarbonato e eliminao de ons hidrognio (H+).

O dixido de carbono do lquido extracelular penetra nas clulas tubulares e, com o auxlio da anidrase carbnica, combina-se com a gua, para formar cido carbnico, que se dissocia em ons bicarbonato e hidrognio, conforme a reao:

O hidrognio assim formado secretado para a luz do tbulo renal, sendo misturado ao filtrado glomerular. As clulas dos tbulos renais absorvem sdio do filtrado glomerular e o combinam ao on bicabonato, produzindo o bicarbonato de sdio, que devolvido ao lquido extracelular. A formao do bicarbonato depende da produo e secreo de H+ pelas clulas tubulares e mantm a reserva de bases do organismo. A figura 10 representa a atividade de uma clula tubular, nas trocas de ons hidrognio (H+) pelos ons sdio (Na+) do filtrado glomerular, para a formao de bicarbonato. O excesso de on hidrognio no filtrado tubular neutralizado pelos tampes do lquido tubular, principalmente o fosfato, a amnia, os uratos e citratos. O resultado final da excessiva secreo de ons hidrognio nos tbulos renais o aumento da quantidade de bicarbonato de sdio no lquido extracelular. Isso aumenta a quantidade de bicarbonato do sistema tampo bicarbonato/cido carbnico, que mantm a normalidade do pH. Quando a quantidade de bicarbonato no sangue est aumentada, a sua proporo, em relao ao cido carbnico, maior e o pH est acima do normal. Nestas circunstncias, aumenta a filtrao renal dos on bicarbonato, em relao aos ons hidrognio secretados. A concentrao mais baixa de dixido de carbono, diminui a secreo de ons hidrognio. Maiores quantidades de ons bicarbonato que de ons hidrognio passam a penetrar nos tbulos. Como os ons bicarbonato no podem ser reabsorvidos sem antes reagir com o hidrognio, todo o on bicarbonato em excesso passa urina, carregando com ele ons sdio e outros ons positivos. Deste modo o on bicarbonato removido do lquido extracelular. A perda de bicarbonato diminui a sua quantidade no sistema tampo bicarbonato/cido carbnico o que desloca o pH dos lquidos do organismo na direo cida. A urina eliminada contm maior quantidade de bicarbonatos e se torna alcalina. RESUMO DA PARTE 5 O mecanismo renal de compensao do equilbrio cido-base o mais lento e demorado, embora o definitivo. Quando o pH do sangue se altera, os rins eliminam urina cida ou alcalina, conforme as necessidades, contribuindo para regular a concentrao de ons hidrognio do sangue e demais lquidos orgnicos. Os trs principais mecanismos funcionais do sistema renal so a filtrao glomerular, a reabsoro tubular e a secreo tubular. Atravs o mecanismo de secreo tubular, os rins transformam o dixido de carbono em cido carbnico ionizado. O on hidrognio eliminado para a urina em troca por sdio ou potssio que combinando-se ao on bicarbonato, retorna ao lquido extracelular, para alcanar a corrente sangunea. Quando h bicarbonato em excesso no sangue, os rins eliminam o on bicarbonato em conjunto com o on hidrognio, o que torna a urina alcalina e contribui para a regulao das bases existentes.

DISTRBIOS DO EQUILBRIO CIDO-BASE


OBJETIVOS: Descrever as principais alteraes do equilbrio cido-base. Analisar os desvios do pH. Descrever os distrbios de origem respiratria e os de origem metablica. Conceituar acidose e alcalose.

CONCEITOS GERAIS
Os desvios da concentrao de ons hidrognio so ocorrncias relativamente comuns nos pacientes graves, nos pacientes sob regime de terapia intensiva, especialmente quando a ventilao depende de respiradores mecnicos e nos que apresentam doena significativa pulmonar ou renal, devido interferncia com os mecanismos reguladores naturais. So ainda comuns em pacientes com doenas sistmicas severas, de qualquer natureza, em que haja comprometimento das funes metablicas ou respiratrias.

DESVIOS DO pH

O pH o indicador do estado cido-base do organismo. Os desvios do equilbrio cido-base refletem-se nas alteraes do pH do sangue. O pH normal do sangue, situa-se entre 7,35 e 7,45. Quando o pH est abaixo do valor mnimo normal, existe acidose. Se o pH est acima da faixa normal, existe alcalose. A prtica tem demonstrado que o organismo humano tolera um certo grau de alcalose, melhor que graus idnticos de acidose. A severidade dos distrbios do equilbrio cido-base pode ser apreciada pelo grau de alterao do pH. Quanto mais baixo o pH, mais severa a acidose; do mesmo modo um pH muito elevado, indica a presena de alcalose grave.

Figura 11. Representa o pH na acidose e na alcalose. Demonstra tambm os limites de tolerncia do organismo aos desvios do pH.

Desvios extremos do equilbrio cido-base, em geral se acompanham de alteraes profundas da funo dos rgos vitais e podem determinar a morte do indivduo. Em geral, o valor mnimo do pH, compatvel com a vida nas acidoses de 6,85; nas alcaloses, o valor mximo de pH, tolerado pelo organismo de aproximadamente 7,95, conforme representado na figura 11. As variaes da concentrao dos ons hidrognio no organismo podem ser de origem interna (endgena) ou externa (exgena). O acmulo de cidos no organismo pode ser consequncia da reteno do CO2 no sangue por dificuldade de eliminao nos alvolos pulmonares, pode ocorrer em consequncia do aumento da produo de cido ltico e por incapacidade de eliminao de cidos fixos pelos rins (causas endgenas). Pode tambm ocorrer, em consequncia da ingesto acidental de grande quantidade de cidos, como o cido acetil-saliclico (aspirina) ou outros agentes de natureza cida (causas exgenas). A reduo dos cidos no organismo pode ser consequncia da eliminao excessiva do CO2 (causa endgena), da perda de cidos fixos ou da administrao excessiva de bases, como o bicarbonato de sdio, por exemplo (causa exgena). Sempre que h tendncia a desvios do equilbrio cido-base, o organismo intensifica a atuao dos mecanismos de compensao, na tentativa de impedir grandes desvios do pH. Nestas circunstncias os desvios podem ser parcialmente compensados. A compensao completa do desvio, entretanto, depende da remoo da sua causa primria.

CLASSIFICAO DOS DESVIOS DO EQUILBRIO CIDO-BASE

Figura 12. Classificao dos distrbios do equilbrio cido-base, conforme o seu mecanismo de produo.

Os distrbios do equilbrio cido-base so classificados conforme os seus mecanismos de produo. Dessa forma, as alteraes podem ter origem respiratria ou metablica. Esses desvios correspondem, portanto, a quatro tipos de alteraes, relacionadas na figura 12. Os desvios do tipo respiratrio devem-se alteraes da eliminao do dixido de carbono. Os desvios do tipo metablico no sofrem interferncia respiratria na sua produo. Conforme a durao, os desvios do equilbrio cido-base podem ser agudos ou crnicos. Os distrbios crnicos, em geral, acompanham doenas crnicas do sistema respiratrio ou dos rins. Os distrbios crnicos costumam ser de intensidade mais leve, parcialmente compensados e melhor tolerados.

ACIDOSES
Ocorre acidose quando a concentrao de ons hidrognio livres nos lquidos do organismo est elevada; em consequncia, o pH, medido no sangue arterial, est abaixo de 7,35. As acidoses podem ser de dois tipos: acidose respiratria e acidose metablica. A acidose respiratria ocorre em consequncia da reduo da eliminao do dixido de carbono nos alvolos pulmonares. A reteno do CO2 no sangue que atravessa os capilares pulmonares, produz aumento da quantidade de cido carbnico no sangue, com consequente reduo do pH, caracterizando a acidose de origem respiratria. A acidose metablica ocorre em consequncia do aumento da quantidade de cidos fixos, no volteis, no sangue, como o cido ltico, corpos cetnicos ou outros. O pH do sangue se reduz, devido ao acmulo de ons hidrognio livres; no h interferncia respiratria na produo do distrbio. As acidoses, como distrbio primrio do equilbrio cido-base, so encontradas na prtica clnica, mais frequentemente que as alcaloses.

ALCALOSES
Ocorre alcalose quando a concentrao de ons hidrognio livres, nos lquidos do organismo est reduzida. Em consequncia, o pH medido no sangue arterial est acima de 7,45. Conforme o mecanismo de produo, as alcaloses podem ser de dois tipos, alcalose respiratria e alcalose metablica. A alcalose respiratria ocorre em consequncia do aumento da eliminao de dixido de carbono nos alvolos pulmonares. A eliminao excessiva do CO2 do sangue que atravessa os capilares pulmonares, produz reduo da quantidade de cido carbnico no sangue, com consequente elevao do pH, caracterizando a alcalose de origem respiratria. A alcalose metablica ocorre em consequncia do aumento da quantidade de bases no sangue, como o on bicarbonato. O pH do sangue se eleva, devido reduo de ons hidrognio livres; no h interferncia respiratria na produo do distrbio. As alcaloses como alteraes primrias do equilbrio cido-base, so encontradas na prtica clnica, com menos frequncia que as acidoses. RESUMO DA PARTE 6 Os desvios da concentrao de ons hidrognio so ocorrncias relativamente comuns nas prticas de emergncia, terapia intensiva e grandes cirurgias. O pH indica o estado cido-base do organismo. O pH normal do sangue oscila dentro da faixa de 7,35 a 7,45. Quando o pH do sangue inferior a 7,35, existe acidose; quando o pH superior a 7,45 existe alcalose. Os valores de pH abaixo de 6,85 ou acima de 7,95 indicam acidose e alcalose extremas, respectivamente e, de um modo geral, so incompatveis com a vida. Os distrbios do equilbrio cido-base podem ser produzidos por alteraes respiratrias ou por alteraes metablicas. Os desvios do tipo respiratrio devem-se alteraes da eliminao do dixido de carbono. Os desvios do tipo metablico no sofrem interferncia respiratria na sua produo; correspondem produo excessiva de cidos, dificuldade de eliminao de cidos, perda excessiva de bases do organismo ou perda de cidos. As acidoses (pH inferior a 7,35), portanto, podem ser: respiratria ou metablica. As alcaloses (pH superior a 7,45), tambm podem ser respiratrias ou metablicas, conforme a natureza da sua produo.

Potrebbero piacerti anche