Sei sulla pagina 1di 1

Verso Imprimvel

http://www.guiadomarceneiro.com/ferramentas/phprint.php

Para que possamos realizar qualquer trabalho em marcenaria, por mais simples que seja, importante termos sempre a mo um Kit bsico de ferramentas e equipamentos, manuais e eltricos. Conhea as ferramentas e equipamentos mais requisitados. EQUIPAMENTOS Plaina manual e/ou eltrica: Desbasta (corta) a madeira nivelando sua superfcie. Geralmente usada para acertar empenos, desvios, ondulaes e etc., naturais ou provocados por outros equipamentos como: Serra circular, Tico-Tico e etc. Lixadeira Orbital Extremamente til para acelerar o acabamento com lixas finas. Lixa qualquer tipo de superfcie, tais como: Madeira, massa acrlica, massa a leo, massa plstica, etc.. Furadeira Utilizando brocas de tamanhos e larguras variados, faz furos em diversos tipos de materiais.

Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa Imagens ilustrativas Serra Tico-Tico: Faz cortes em at 45 em linhas retas, curvas, inclinadas ou perpendiculares. Serra Circular Manual Faz cortes retos em 90 e at 45. Tupia Manual Faz molduras, canais e apara laminados decorativos.

Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa Lixadeira de Cinta Muito utilizada para lixar madeiras e chapas de superfcies irregulares Metro e Trena Unidades de medidas, com divises em centmetros, milmetros e polegadas.

Imagem ilustrativa Grampo Sargento Prendedor e apertador de peas para facilitar o trabalho.

Imagem ilustrativas Imagem ilustrativa Chaves de Fenda, Philips e etc. Utilizadas para apertar e desapertar parafusos diversos. Cortador de laminado de madeira Como o prprio nome diz, serve para cortar lminas de madeira para o revestimento de mveis e outros objetos de madeira. Paqumetro Ferramenta de alta preciso, mede espessuras, dimetros internos e externos em pequenas distncias. Compasso Traa circunferncias e marca medidas, facilitando o corte da madeira. Serra de Arco uma serra em forma de arco, que utiliza-se de lminas de ao descartveis. Formo Utilizado para entalhar, fazer pequenos cortes e aparar pequenas reas em madeira.

Imagem ilustrativa Martelo Para bater e extrair pregos.

Imagem ilustrativa Esquadro de ao Instrumento importante para obteno de esquadros, medidas internas e externas de 90 ou 45.

Imagem ilustrativa Graminho Usado para traar riscos paralelos nas bordas da madeira. Faz marcaes em srie e precisas.

Imagem ilustrativa Raspilha / Raspador Lmina de ao utilizada para raspar a madeira deixando-a pronta para a fase de acabamento. Em alguns casos, usada aps o emprego de grosa .

Imagem ilustrativa Cortador de Laminados Decorativos Risca e corta laminados decorativos melamnicos e/ou plsticos. Repuxo / Puno Repuxa ou embute pregos de modo que penetrem totalmente na madeira.

Imagem ilustrativa Riscador Risca ou prepara um furo na madeira para facilitar a entrada de pregos. Suta Marca, traa, copia e galga ngulos.

Imagem ilustrativa Grosa, Lima mura e Bastarda Desbasta pequenas imperfeies na madeira . Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa Serrote Usado para cortar a madeira. O corte deve ser iniciado a partir da regio prxima ao cabo. o movimento do serrote deve ser de 45 para trs e para frente, em seqncia.

Imagem ilustrativa Imagem ilustrativa

http://www.guiadomarceneiro.com/ferramentas/?gdm=kit_ferramentas

1 de 1

02/03/2012 00:58

Potrebbero piacerti anche