Sei sulla pagina 1di 5

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JUIZ DE FORA

Nathlia Villane Rippel

RESUMO: O BEHAVIORISMO

Juiz de Fora 2011

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO

O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em 1913. O termo ingls behavior significa comportamento. Com Watson, postulando o comportamento como objetivo da Psicologia, a mesma alcanou o status de cincia, rompendo definitivamente com a sua tradio filosfica. Watson tambm defendia uma perspectiva funcionalista para a Psicologia. Apesar de colocar o comportamento como objeto da psicologia, o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interaes entre o indivduo e o ambiente, entre as aes do indivduo (suas respostas) e o ambiente ( as estimulaes). Para explicar a adoo desses termos, podemos apontar: A razo metodolgica como modo preferencial de investigao, um mtodo experimental e analtico. A razo histrica refere-se aos termos escolhidos e popularizados.

A ANLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson B.F Skinner (1904 -1990). A base da corrente skinneriana est na formulao do comportamento operante.

O COMPORTAMENTO RESPONDENTE

O comportamento reflexo ou respondente o que usualmente chamamos de no-voluntrio e inclui as respostas que so aliciadas por estmulos antecedentes do ambiente. Esses comportamentos reflexos ou respondentes so interaes estmulo-resposta (ambiente-sujeito) incondicionadas. Independem de aprendizagem. Temos tambm os reflexos, que so condicionados devido a uma histria de pareamento, o qual levou o organismo a responder a estmulos que antes no respondia.

O COMPORTAMENTO OPERANTE

O comportamento operante, como diz Keller, Inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, tem efeito sobre ou fazem algo ao mundo em redor. O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente. No comportamento operante, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos a ao do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. O estmulo reforador chamado de reforo. O comportamento operante refere-se interao sujeito-ambiente. Nessa interao, chama-se de relao fundamental relao entre a ao do indivduo e as consequncias.

REFORAMENTO

Chamamos de reforo a toda conseqncia que, seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura de ocorrncia dessa resposta. O reforo pode ser positivo ou negativo. O Reforo Positivo todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta que o produz. O reforo Negativo todo evento que aumenta a probabilidade de futura da resposta que o remove ou atenua. condicionamento por se tratar de aprendizagem, e tambm reforamento porque um comportamento apresentado e aumentado em sua freqncia ao alcanar o feito desejado. gua, alimento e afeto: esses so denominados reforos primrios. Os reforos secundrios, so aqueles que adquiriram a funo quando pareados temporariamente com os primrios. Alguns desses reforadores secundrios, quando emparelhados com muitos outros, tornam-se reforadores generalizados. No reforamento negativo, dois processos importantes merecem destaques: a esquiva e a fuga. No caso da esquiva, h um estmulo condicionado que antecede o estmulo incondicionado e me possibilita a emisso do comportamento de esquiva. Uma esquiva nem sucedida impede a ocorrncia do estmulo incondicionado. No caso da fuga, s h um estmulo incondicionado que, quando apresentado, ser evitado pelo comportamento de fuga. No se evita o estmulo aversivo, mas se foge dele depois de iniciado.

EXTINO

A extino um procedimento no qual uma resposta deixa abruptamente de ser reforada. Como consequncia, a resposta diminuir de freqncia e at mesmo poder deixar de ser emitida.

PUNIO

A punio envolve a conseqncia de uma resposta quando h apresentao de um estmulo aversivo ou remoo de um reforador positivo presente. Punir aes leva supresso temporria da resposta sem, contudo, alterar a motivao.

CONTROLE DE ESTMULOS

Tem sido polmica a discusso sobre a natureza ou a extenso do controle que o ambiente exerce sobre ns. Dois importantes processos devem ser apresentados: discriminao e generalizao.

DISCRIMINAO

Diz-se que se desenvolveu uma discriminao de estmulos quando uma resposta se mantm na presena de um estmulo, mas sofre certo grau de extino na presena de outro.

GENERALIZAO

Na generalizao de estmulos, um estmulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforo na presena de um estmulo similar, mas diferente. Frequentemente, a generalizao depende de elementos comuns a dois ou mais estmulos. Na vida cotidiana, tambm aprendemos a nos comportar em diferentes situaes sociais, dada a nossa capacidade de generalizao no aprendizado de regras e normas sociais.

BEHAVIORISMO: SUA APLICAO

A anlise Experimental do Comportamento pode nos auxiliar a descrever nossos comportamentos em qualquer situao, ajudando-nos a modific-los.

Potrebbero piacerti anche