Sei sulla pagina 1di 48

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA

APOSTILA DE REFRIGERAO E CONDICIONAMENTO DE AR Professor Andr Valente Bueno

Livro Base Stoker e Jones Refrigerao e Ar Condicionado

Fortaleza - 2007

Sumrio
Captulo I Introduo; Captulo II Fundamentos de Termodinmica e transferncia de calor; Captulo III Psicometria e Transferncia de calor com superfcie molhada; Captulo IV Cargas trmicas; Captulo V Sistemas de condicionamento de ar; Captulo X O ciclo de compresso a vapor; Captulo XII Condensadores e Evaporadores; Captulo XIII Dispositivos de expanso; Captulo XIV Sistemas Multipresso; Captulo XVII Refrigerao por absoro; Captulo XIX Torres de resfriamento e condensadores evaporativos.

Captulo I Aplicaes da refrigerao e condicionamento de Ar


As reas de refrigerao e ar condicionado so correlatas, e os seus campos de atuao foram representados abaixo. O ar condicionado de conforto pode ser definido como o processo de condicionamento de ar objetivando o controle de sua temperatura, umidade, pureza e distribuio de modo a proporcionar conforto aos ocupantes do ambiente condicionado.

Conforto trmico Edificaes : * Condies de trabalho, * Hospitais. Ar Condicionado Industrial : * Ambientes insalubres Ar condicionado * Controle de processos - Temperatura de correntes em processos - Laboratrios - Salas Ar condicionado Residencial Armazenamento e distribuio de alimentos Congelamento - Armazenamento Refrigerao - Distribuio - Processamento Industriais qumicas de processos e insumos industriais.

Captulo II Fundamentos da termodinmica

Carta psicromtrica facilita a determinao da propriedade do ar. Processos termodinmicos *Princpio de conservao de massa:

dm v.c. = m e m s
*Princpio da conservao da energia:
d[m vc .(u v.c + v.c + gz v.c )] = Q - W + dm e .(h e + e + gz e ) dm s .(h s + s + gz s ) 2 2 2
2 2 2

*Segunda Lei da Termodinmica Q dS v.c = + m e .s e m s .s s + S gerado TFronteira *Teorema de Goug-Stodola WPERD = .Tamb *Eficincia da segunda lei para sistemas de refrigerao: Wreal = Wideal + Wperd 2 = Wperd Wmn Wreal Wperd = = 1 Wreal Wreal Wreal

O PROCESSO ISENTRPICO

Balano de massa: . . . . dm v.c = me ms me = ms dt Balano de energia: 2 2 . . . . . e s dE v.c = Q- W + m e .(h e + + gz e ) m s .(h s + + gz s ) , Q = 0. dt 2 2 Cancelando os outros termos: W c = m(h 1 h 2 ) . Trabalho especfico de compresso:
. .

Wc
.

m Cuidado, (1) deve ser superaquecido.


. . . dS v.c Q = + m e .s1 m s .s 2 + dt TFronteira .

= (h 1 h 2 )

= m(s 2 - s1 )
W perd m
. .

m
.

.Tamb W perd m W perd


. . . .

Caso s 2 = s1 , tem

= 0 : Processo isentrpico (idealizado) > 0.

m Eficincia isentrpica para compressor adiabtico: . W . m isentr. h 2s h 1 t = = h 2 - h1 . W . m real Compensa utilizar um compressor adiabtico:

Para processo adiabtico real, s 2 > s1 e

No compensa utilizar compressor adiabtico *Equao de Bernoulli P V2 + + gz = constante 2 Condies de escoamento: (1) Escoamento em regime permanente (2) Sistema Adiabtico (3) Escoamento sem atrito 2 2 P V P V + gz = + + gz + E diagrama de moddy. Comp. equiv. + 2 2 e s f.L.V 2 .l P E = Perda de carga P = 2D * Transferncia de calor Conduo: Fluxo de energia resultante do processo de transferncia de calor em um meio slido proporcional ao gradiente de temperatura, rea e a condutividade trmica (k), de acordo com a lei de Fourrier: Q = k.A.gradT .
.

Q Fluxo de calor: q = k.gradT ; q = . Para um fluxo constante a Lei de Fourrier A vlida para regime permanente sem gerao de calor. Exemplo: tubo dimensional em Regime permanente:
.

. . . . . dE v.c = Q e Q s Q e = Q s , q = constante dt Radiao: A transferncia de calor por radiao se d como resultado de um deslocamento de ftons entre duas superfcies, e agrupando-se os termos referentes absoro, transmisso e reflexo mtua, tem-se:

q = h R .( T14 T24 ) , onde h R o coeficiente de transmisso de calor por radiao e T1 e T2 as temperaturas dos corpos que trocam calor. Em manuais encontra-se a segunda expresso para o fluxo de calor: q = cte.(T1 T2 ) . Conveco: A transferncia de calor por conveco obedece a lei do resfriamento de Newton, dada por: q = h.( Tsup T ) para valores mdios do coeficiente de transferncia de calor por conveco tem-se: Q = h .A.( Tsup T ) , onde Tsup Temperatura local da superfcie Tsup Temperatura mdia da superfcie T Temperatura da corrente livre. h coeficiente local de transferncia de calor por conveco
h coeficiente mdio de transferncia de calor por conveco q fluxo de calor Q taxa de transferncia de calor.
_

Conveco Forada: h = 20 a 200 ar 3000 a 100000 gua A anlise do processo de transferncia de calor demanda a determinao de h, que costuma ser expresso em correlaes semi-empricas atravs do nmero de Nusselt: h.L c Nu = adimensionalizao de h! k Onde L c um comprimento caracterstico e k a condutibilidade trmica do fluido envolvido na troca de calor por conveco. (ateno!! Incerteza da correlao + 20% ) O nmero de Nusselt pode ser correlacionado com os nmeros de Reynolds e Prandtl da seguinte forma: Nu = C. Re n .Pr m , onde c, n e m so obtidos na literatura.

Exemplo dos resultados experimentais para conveco forada

k Nmero de Reynolds est ligado com a turbulncia do fluxo do fluido usado na troca de calor Se o nmero de Prandtl for muito baixo como se fosse um metal lquido com alta difusividade trmica e com alta viscosidade. *Resistncia trmica: os clculos de transferncia de calor podem ser considerados simplificados ao se adotar uma analogia entre a taxa de transferncia de calor e a corrente eltrica
T E , Q= R R trmica Linearizando a transferncia de calor por radiao, tem-se: L k .A.T conduo L kA _ 1 conveco Qh c .A.T ou seja, R trmica _ h c .A _ h h .A.T 1 radiao _ h h .A Com base nesse conceito, pode-se resolver facilmente problemas que combinem mais de um modo de transferncia de calor. Exemplo:
I=

Relembrando: Re =

VL c

e Pr =

c p

Q= 46 =

140 R tcarc + R trm isol + R tdissip 1

3kW =

140 R tdissip = 46K/kW 0,18 + 0,5 + R tdissip


1

_ 45,98 , estimando h c = 2 W/m 2 .K , A = .2 _ 100 h c .A

= 10,87m 2

Adotando conveco forada para o ar:


h c = 100 W/m 2 .K 1000 , A = 0,217m 2 46 = 100.A
_

TROCADORES DE CALOR Os sistemas de refrigerao e ar condicionado utilizam extensivamente trocadores de calor.

Q=

T R total

R total =

1
_

h 1 .A 1 h 2 .A 2 TA TB : diferena mdia logartmica de temperatura. T = TA ln T B Balano de 1 Lei: Q = m.c pi .(TI1 TI2 )


Q = m.c pe .(TE1 TE2 )

r ln e r + i + 2k

1
_

2.19 Processos de Transferncia de calor no corpo humano


Como o condicionamento de ar tem por objetivo proporcionar conforto trmico s pessoas, torna-se necessrio abordarmos os mecanismos de transferncia de calor no corpo humano. Para que o corpo humano mantenha sua temperatura ele deve rejeitar calor, pois apenas uma pequena parte das calorias que ingerimos convertida em trabalho,

enquanto que a maior parte rejeitada sob a forma de calor. O calor gerado nas clulas transferido pelo corpo atravs do sistema vascular e liberado pela pele. Em regime permanente (equilbrio trmico do corpo) o calor produzido pelo metabolismo deve ser igual ao rejeitado por conveco, radiao, evaporao e pela transferncia de energia associada respirao. Se em um dado momento isto no ocorrer, a temperatura do corpo varia e tem-se um armazenamento de energia. Nesta condio, tem-se: M=E + R +C+ B+S Sendo: M: o calor gerado pelo metabolismo, W; E: a perda de calor por evaporao, W; R: a transferncia de calor por radiao, W; C: por conveco, W; B: respirao, W ( m(h e - h s ) ); S: taxa de variao de energia armazenada no corpo, W ( mc p T ). O termo relacionado evaporao representa uma liberao de energia pelo corpo, enquanto que os demais podem ser positivos ou negativos, dependendo das condies.
.

2.20 Metabolismo
O metabolismo o processo pelo qual nosso corpo converte a energia dos alimentos em trabalho e calor. A eficincia trmica mxima do corpo de 15, 20 % durante curtos perodos de tempo. Durante uma atividade leve, esse valor cai para cerca de 1%. A taxa de liberao de calor por um ocupante de um ambiente condicionado pode variar de 120 W para uma pessoa em atividade leve at 440W para o caso de uma atividade pesada: 120W < M < 440W O calor gerado pelos ocupantes de um ambiente deve ser levado em conta durante os clculos de carga trmica.

2.21 Conveco
O termo C do balano de energia pode ser descrito como: C = h c .A.(TP - TA ) Onde: A a rea da superfcie do corpo (1,5 a 2,5 m 2 ) TP a temperatura da pele ou da roupa da pessoa TA a temperatura do ar

h c o coeficiente convectivo mdio que depende de velocidade do ar que circula no ambiente (V). (h para conveco natural h 8W/m 2 .K) Para conveco forada tem-se: h c = 13,5V 0,6 Onde V a velocidade do ar em m/s e hc est dado em 8W/m 2 .K. A temperatura da pele varia de 31C para partes nuas e 33C para partes cobertas por roupas. A temperatura da roupa situa-se entre a da pele e a do ambiente. Clculo do coeficiente de conveco da sala de aula: Conveco Forada V = 1m/s 0,6 h c = 1.4 = 13,5 W/m 2 .K C = 13.2.13,5.7 TA = 25 C 2 2 C = 2457 W C = 13 pessoas.2 m .8 W/m .K.7K C = 1456W Reduo em E de 1kW O consumo do ventilador para aumentar o hc vivel para uso com ar? SIM! Conveco Natural h 8 W/m 2 .K Ts = 32 C

2.22 Radiao
Nem todas as partes do corpo irradiam para o meio, pois algumas irradiam para o prprio corpo. Desse modo, a rea efetiva de radiao do corpo de cerca de 70% de sua rea total. A temperatura radiante mdia do corpo , geralmente, muito prxima do ambiente, exceto quando o corpo submetido isolao.

2.23 Evaporao
A remoo de calor por evaporao sempre constitui um meio de remoo de calor sendo, portanto, muito importante para o controle trmico do corpo. O corpo molha a pele atravs de dois mecanismos: *difuso constante (difuso tem ligao com a concentrao) *transpirao controlada.

Pg 42 do livro: Exerccios:

2.1 na sada tem um separador de lquido; balano de massa com fluxo de entalpia 2.3: Equao de Bernoulli; coeficiente de descarga: percentagem do que sai pelo que entra 2.4: Vapor de gua saturado similar ao do gs ideal 2.6: Conveco a partir da relao 2.7: Conforto trmico: 25C 2.8 Processo de difuso da gua do corpo para o ar.

Captulo III Psicometria e transferncia de calor com superfcie molhada


A psicometria o estudo das propriedades e processos que envolvem a mistura entre o ar e o vapor de gua, ou seja, o ar mido. As misturas podem ser reais ou ideais. Em uma mistura ideal, as suas propriedades obedecem uma relao linear com relao a concentrao dos seus componentes, enquanto para misturas reais essa relao no linear. Isto exemplificada da seguinte forma:

Modelo de Dalton: Segundo o modelo de Dalton, cada constituinte de uma mistura de gases ideais ocupar todo o volume disponvel para essa mistura e uma presso parcial correspondente sua participao na mistura em termo dos nmeros de entidades elementares (tomos ou molculas).

P e V: presso total e o volume ocupados pela mistura; N: Nmero total de Mol da mistura; Pi: a presso parcial de cada constituinte, no caso, P1 e P2 Ti = T N A participao de cada constituinte i chamada de frao molar = y i N Uma mistura de gases ideais comporta-se como uma mistura ideal, de modo que suas propriedades intensivas podem ser ponderadas linearmente a partir das concentraes de seus componentes
P = Pi = P. y i , ou seja,
i =1 i =1 n n

y
i =1

=1

n n n _ _ _ _ P h = y i h i ; s = y i s i = y i s i - R .ln i P i =1 i =1 i =1 O

R . M = yiMi ; R = M i =1
n

OBS: h e s so dados em base molar. Po a presso de referncia (1atm) A CARTA PSICROMTRICA As propriedades termodinmicas do ar mido podem ser encontradas utilizandose as relaes termodinmicas descritas h pouco, ou utilizando-se diagramas construdos a partir delas. Esses diagramas recebem o nome de cartas Psicromtricas e podem ser facilmente encontradas na literatura. Nota: A diferena de altitude influencia devido ao volume especfico presente na carta. Cada carta corresponde a uma determinada presso baromtrica e possui, nessa presso, uma preciso adequada para clculos de engenharia. Ser dado, a seguir, uma descrio dos componentes de uma carta psicromtrica e dos clculos envolvidos em sua obteno. 1 A linha de saturao:

T2 > T1 : resfriando a presso constante at encontrar a linha de saturao. Logo, para essa temperatura de orvalho = T1 ns, pelas tabelas de vapor saturado, teremos a presso parcial do vapor dgua. Quando a presso parcial da gua no ar mido supera a presso de vapor da gua para uma dada temperatura tem-se a condensao do vapor de gua. Nesse caso diz-se que o ar est saturado, ou seja, ele no pode deixar a concentrao de vapor de gua sem que ocorra condensao; Os estados nos quais o ar est saturado so indicados pela linha de saturao na carta psicromtrica. Para o vapor de gua:

*A medida que a gua se condensa a presso Parcial diminui. A temperatura de orvalho de um estado a temperatura na qual ocorre a saturao do ar para a presso parcial do vapor de gua desse estado.

3.4 Umidade relativa ( )


A umidade relativa definida como a razo entre a frao molar do vapor na mistura que constitui o ar mido e a frao molar mxima que poderia ser ocupada por esse vapor, a qual, conforme se demonstrou h pouco dada por: Psat (Tar) mx y H 2O = Pbaromtrica Pode-se escrever, ainda: y H 2O PH 2O = = mx Psat (H 2 O, T) y H 2O As linhas de umidade relativa tambm esto presentes na carta psicromtrica. Essas linhas so aproximadamente paralelas linha de saturao.

UMIDADE ABSOLUTA ( ) A umidade absoluta a massa de vapor de gua contida em 1kg de ar seco. As propriedades termodinmicas intensivas que aparecem na carta psicromtrica so dadas em base de massa de ar seco. Considere-se o ar seco e o vapor de gua dos gases ideais, e que sua mistura seja uma mistura ideal, tem-se: Pa .V = m a R a T a: ar seco Ps .V = m s R s T s: vapor de gua Ps Ps m R Rs = s = s = ; Pt : presso baromtrica Pa Pt Ps ma Ra Ra

Onde: : umidade absoluta (kgs/kga) V : volume arbitrrio para mistura T : temperatura arbitrria para a mistura Pt : presso atmosfrica Pt = Pa + Ps Pa : presso parcial do ar seco R a : constante dos gases para ar seco ( R a = 2875J/kg.K ) R s : constante dos gases para vapor dgua ( R s = 461,5J/kg.K ) Com esses valores: P = 0,622. s , onde Pt fixo para cada carta. Pt Ps Logo, a umidade absoluta pode ser aplicada no eixo das ordenadas da carta. Exemplo: Ar a Pt = 101,3k Pa , = 60% , T = 26C

Ps = Psat (26C) = 3,36kPa Pc = 0,6.3,36 = 2,016kPa 2,016 = 0,622. = 12,63 g vapor/kg ar seco 101,3 - 2,016

mx

3.6 A Entalpia
De acordo com as hipteses consideradas, a entalpia do ar mido dada pela soma das contribuies de ar seco e do vapor dgua. Considera-se 0C como a temperatura de referncia para o ar e 0C de lquido saturado para a gua. A entalpia do ar mido dada por: h = c p .T + hg ; c p .T a contribuio do ar seco e hg a contribuio do vapor em base de ar seco. Onde c p o calor especfico a temperatura constante do ar seco, T a temperatura da mistura (C) e hg a entalpia do vapor saturado na mistura (kJ/kg) PS: O calor especfico do ar = 1,006 a 0C e 1,009 a 50C, ou seja, c p 1,007 .

h vapor sup hg h = c p .T + hg . As linhas de entalpia constante na carta psicromtrica so

construdas a partir da equao acima. Por exemplo: determine o ponto na qual a entalpia de 60Kj/kga e a temperatura de 25C. T h = c p .T + hg . Estado h g h(v s ,25C) = 2547,3kJ/k g ar 60kJ/kga = 1,007kJ/kg a . 25K + .2547,3kJ/ kg = 13,67gs/kga Conferindo esse valor na carta pg 47 (1) 25C (2) 60kJ/kga (3) = 13,67 Da carta psicromtrica verifica-se que as linhas de entalpia constante cruzam a carta na diagonal no sentido do quadrante 2 pro 4. E so marcadas esquerda da linha de saturao e direita do eixo da umidade absoluta

3.7 O volume especfico


A aplicao da equao de estado para o ar seco e para o vapor de gua resulta em: (1) Pa .Va = m a .R a .T (2) Ps .V = m s .R s .T De (1) tem-se:

Va R a .T R .T = = a ma Pa Pt Ps

R a .T P Pt (1 S ) Pt R a .T v= R Pt (1 S ) Ra Tambm possvel traar linhas de volume especfico constante na carta psicromtrica variando-se e T. Para =60% e T=25C. 0,287 kJ/kgK.( 25 + 273,15)K v= 0,4615kJ/kgs 101,325kPa (1 .12,6.10 3 kgs/kga ) 0,287kJ/kg a 3 v = 0,862m / kga Com esse procedimento podem-se traar linhas de volume especficos constante, que assumem a seguinte forma na carta psicromtrica v=

R a .T R a .T = P P Pt Pt . Pt . t s .Pt Pt Pt P m R R . Dividindo-se (1) e (2): S = S . S = S Pt m a R a Ra

Ar mido: v = 1m 3 / kga

v vapor H 2O a 25C = 43,359m 3 / kga

3.8 Transferncia simultnea de calor e massa: A Lei da Linha Reta


A ltima propriedade a ser considerada a temperatura de bulbo mido. O entendimento dessa propriedade demanda conhecimento do problema da parede mida, na qual ocorre a transferncia simultnea de calor e massa. A Lei da Linha Reta estabelece que quando o ar mido troca calor e massa ( H 2 O ) com uma superfcie molhada, o estado do ar na carta psicromtrica tende para a temperatura da superfcie mida na linha de saturao.

3.9 Saturao Adiabtica e Temperatura de Bulbo mido Termodinmica


Caso o ar circule em um aparelho onde haja uma nvoa de gua, cuja rea de superfcie seja extensa, pode-se considerar que o ar deixa o equipamento em uma condio de equilbrio com a gua. Nesse equipamento todas as paredes so adiabticas e a gua evaporada resposta na mesma temperatura do reservatrio. Quando este sistema atinge o regime permanente, diz-se que a temperatura do seu reservatrio a temperatura de bulbo mido termodinmica. Para cada estado do ar o reservatrio atingiria uma determinada temperatura de bulbo mido, que pode ser estimada por meio do seguinte balano de energia: h 1 = h 2 (1 2 )h ls , onde h ls a entalpia do lquido saturado temperatura de bulbo mido termodinmico do estado:

BALANO DE MASSA: Ar seco: . . dm a dm a = m a1 m a2 , como o equipamento est em regime permanente: =0. dt dt


m a1 = m a2 . . . dm w = m w1 m w2 + m w reposio gua: dt
. .

Logo, m w reposio = m w2 m w1

m w reposio
.

m ar BALANO DE ENERGIA: . . . . . dE v.c = Q W + m1 h 1 m 2 .h 2 + m w reposio .h ls (TBU) dt Cancelando os termos:


m1 h 1 m 2 .h 2 + m w reposio .h ls (TBU) = 0 Trabalhando em base de ar seco:
. . .

= 2 1

m1 h 1 = m a2 .h 2 , onde h a entalpia em base de ar seco.


m a h 1 m a .h 2 + m a ( 2 1 ).h ls (TBU) = 0
. . .

h 1 = h 2 ( 2 1 ).h ls (TBU) O processo de saturao adiabtica na carta psicromtrica: Considere-se o seguinte estado para o ar mido T = 25C = 60% tem-se nesse estado, h 1 = 55,8kJ/kg . Substituindo-se no balano de energia: 55,8 h( = 100%, T = TBU) + [ ( = 100%, T = TBU) 12.10 3 ].h ls (TBU) = y Determinar TBU numericamente: y1 y 0 y0 y (y1 = 0) TBU F = TBU 0 = y TBU TBU F TBU 0 TBU Chute inicial: TBU 0 = 22C
y 0 = 55,8 65 + [17.10 3 12.10 3 ].92,23

y 0 = 87,39 Matriz jacobiana Derivada por Diferenas finitas. y y 20C y = 24C TBU 24C 20C 55,8 h( = 100%,24C) + [ ( = 100%,24C) 12.10 3 ].h ls (24C) 4 55,8 h( = 100%,20C) + [ ( = 100%,20C) 12.10 3 ].h ls (20C) 4 -3 -3 y 55,8 - 72,9 + [19.10 12.10 ].100,59 {55,8 57 + [29,29.10 -3 12.10 -3 ].83,86 = TBU 4 y = 3,86 TBU - 8,739 Assim: TBU F = 22 = 19,736C 3,86

Chute: TBU 0 = 19,736C y TBU 19,5 Da carta tem-se TBU = 19,5C As linhas de TBU na carta psicromtrica.
20

3.10 Processo

3.11 O termmetro de bulbo mido


O saturador adiabtico no um equipamento facilmente transportvel, e, portanto, torna-se inconveniente quando se tem a necessidade de se realizar medidas freqentes. Neste caso, um termmetro com o bulbo coberto por uma mecha mida mais conveniente. Apesar de a rea da mecha ser finita, devido a lei da linha reta o termmetro de bulbo mido indica uma temperatura muito prxima da temperatura de bulbo mido termodinmica. Como a rea da mecha finita, o ar que a deixa no saturado, e sua passagem pode ser representada pela figura abaixo:

Se houvesse rea mida o suficiente o ar sairia do estado saturado (M), mas como no h, ele sai num estado intermedirio (2), contudo, a superfcie mida dever

ter sua temperatura igual a temperatura de bulbo mido termodinmico devido a lei da linha reta. Logo, o termmetro indica TBU do estado (1).

3.12 Processos
Os processos em ar mido tm sua representao facilitada empregando-se a carta psicromtrica, que tambm pode ser utilizada para a determinao de propriedades. Alguns dos processos mais comuns sero vistos a seguir. 1. Processos de resfriamento e aquecimento (sem transferncia de massa).

Balano de massa:
m a1 = m a2 ; m s1 = m s2 Logo, 1 = 2 . . dE . . Balano de Energia: = Q W + m h e m h s dt Q sup = h 2 h1 . ma Q sup = h.A.(Tsup - T1 )
. . . .

2. Processo de Umidificao Algumas vezes necessrio aumentar a umidade do ar que circula em um ambiente. Para isto, pode-se injetar gua lquida ou vapor dgua. A temperatura com a qual o ar deixa o umidificador depende do estado em que introduzida. Quando se introduz vapor superaquecido, a umidade relativa e a temperatura de bulbo seco se elevam. Quando se borrifa gua lquida a umidade relativa se eleva e a temperatura de bulbo seco do ar na sada menor que a do ar na entrada. Este princpio aplicado nos condicionamentos de ar evaporativos. *Balano de massa em regime permanente m a1 = m a2 + m H 2O inj = m s2 , se 2 < 1 dividindo-se por m a , tem-se:
. . . .
.

m ar *Balano de Energia em Regime permanente

1 +
.

m H 2O inj
.

= 2

Q m a (h 2 h 1 ) + m w inj .h w inj = 0

3. Processo de Resfriamento e desumidificao

Tsup lquida < Torvalho

(1) T1 , 1 , h 1 , v1 (2) T2 , 2 , h 2 , v 2

Quando o ar resfriado por uma superfcie que se encontra a uma temperatura abaixo da sua temperatura de orvalho, uma parte da umidade desse ar condensada na superfcie e tem-se, portanto, um processo de resfriamento desumificado do ar. Durante o modelamento desse processo, conveniente considerar que o vapor de gua, que condensa na superfcie da serpentina deixa esse equipamento na mesma temperatura da superfcie da serpentina, ou seja, em equilbrio trmico com a serpentina. Esse lquido comprimido pode ter suas propriedades aproximadas do lquido saturado na mesma temperatura. As propriedades do ar que sai da serpentina de resfriamento e desumidificao podem ser avaliadas atravs da carta psicromtrica, aplicando-se a lei da linha reta. Em regime permanente, tem-se: *Balano de massa: . . . . . dm a v.c = m a1 m a2 m a1 = m a2 = m ar dt Vapor lquido de H 2 O . . . . dm s v.c = m s1 m s2 m cond , dividindo-se pela massa de ar seco: dt

m s2 *Balano de Energia (hipteses sistema adiabtico) . . . . dE = m a1 h 1 m a2 h 2 m cond (Lq. Sat, Tsu) + m f (h e h s ) dt


(1) h 1 h 2 (1 2 )h H 2O (Lq. Sat, Tsu) =

1 2

m cond
.

=0

mf ma
.

(h s h e )

(2) h 1 h 2 (1 2 )h H 2O (Lq. Sat, Tsu) = Vazo de ar (m 3 /s) v ((m 3 /kg) Nota: o sistema foi considerado adiabtico. ma =
.

Q serpentina ma
.

4. Processo de mistura entre duas correntes de ar:

A mistura entre duas correntes de ar um processo muito comum em aplicaes de refrigerao e ar condicionado. Para um processo adiabtico e em regime permanente obtm-se as seguintes equaes: Balano de massa: Ar seco: m a1 + m a2 = m a3 Vapor: m s1 + m s2 = m s3
m s3 = m a3 . 3 m a3 . 3 = m a1 .1 + m a2 . 2
. . . . . . . . . . . . . . .

( m a1 + m a2 ). 3 = m a1 .1 + m a2 . 2 Balano de energia: . . . dE = m a1 h 1 + m a2 h 2 - m a3 h 3 , ento, para regime permanente: dt (m a1 + m a2 )h 3 = m a1 h 1 + m a2 h 2


. . . . .

Nota: os m e h esto em base de ar seco.

3.14 Transferncia de calor sensvel e latente em uma parede mida

Quando o ar escoa ao longo de uma superfcie mida, pode ocorrer simultaneamente a transferncia de calor sensvel e latente. Se TA TB haver transferncia de calor, enquanto que se Psi Psr haver uma transferncia de massa (vapor de gua). Essa transferncia de massa determina uma transferncia de energia, em virtude do calor latente necessrio vaporizao ou condensao de gua. Assim, se ocorre condensao de vapor de gua do ar, calor latente deve ser removido da gua. Se ocorrer vaporizao da gua o calor latente deve ser removido do ar. A transferncia de calor sensvel por conveco do ar para a gua dada por: dq s = h c .dA.(Ti - Tr ) Onde, q s a taxa de transferncia de calor sensvel W, h c o coeficiente de transferncia de calor por conveco (W/m 2 K). A transferncia de massa do ar para a gua proporcional diferena entre suas presses parciais de vapor e, portanto, diferena entre as umidades absolutas. dq i = h d .dA.( i - r )h lv h A relao entre h c e h d se d por: h d = d , c pu o calor especfico do ar c pu mido. c pu = c p + a .c ps

3.15 Potencial de Entalpia

O potencial de entalpia pode ser empregado na determinao do calor total trocado em processos onde h contato da gua com o ar: dq t = dq s + dq L Eq. 3.8: Calor sensvel da gua para o ar: dq s = h c .dA(Ti Tr ) Eq. 3.9: Calor latente da gua para o ar: dq L = h o .dA.h LV ( i r ) h .dA dq t = c (h i h r ) , o termo (h i h r ) o potencial de entalpia. Essa equao c pu d o calor total trocado na superfcie ar-gua. gua para o ar:

gua ar q Tmenor Tmaior

CAPTULO XIX Torres de resfriamento e condensadores Evaporativos


Os sistemas trmicos costumam rejeitar calor para o ambiente. As torres de resfriamento constituem uma alternativa compacta para dissipao de calor para atmosfera.

Alm disso, o princpio do saturador adiabtico tambm pode ser aplicado em casos nos quais seja necessria a obteno de gua em uma temperatura inferior a do ambiente, onde essa temperatura a de TBU do ar ambiente. Um caso tpico o do condensador evaporativo. MODELAGEM DA TORRE DE FESFRIAMENTO Duas abordagens podem ser adotadas ao se estudar uma torre de resfriamento: pode-se medir os estados do ar e da gua que cruzam uma torre em operao e verificar aspectos como a taxa de reposio de gua e o estado do ar na entrada e na sada da torre, a temperatura que a gua deixa a torre, aplicando-se o balano de massa e energia. A outra abordagem consiste em aplicar a equao potencial de entalpia para uma torre, integrando-a ao longo desse equipamento. Dessa maneira, os estados do ar e da gua na sada da torre podem ser calculados previamente, caso o h c j tenha sido determinado para uma torre operando em condies semelhantes. Ex 19.1

Balanos de massa e energia para uma torre de resfriamento: Uma torre de resfriamento pode ser representada de acordo com o seguinte esquema:

PS: Se a torre no estiver dando conta voc aumenta o nvel dgua para que ela troque melhor com a parede do reservatrio. Balano de massa: Ar seco: m as = m a4 = m a gua: m s3 (3) + m w (1) + m 5 (5) = m w (2) + m s4 (4)
m 5 = m s4 m s3 , dividindo-se pela massa de ar seco:
. . . . . .

= 4 3 . ma Balano de energia:
m w (T1 ).h w + m5 .h w (T5 ) + ma .h 3 = m w .h w (T2 ) + ma .h 4
. . . . .

m5

ma (h 3 - h 4 ) = m w .c pa (T2 - T1 ) m5 .h w (T5 )
h3 - h4 =
Ou
ma =
. .

mw ma
.

.c pa (T2 - T1 ) ( 4 3 ) .h w (T5 )

m w .c pa (T2 - T1 ) h 3 - h 4 + 4 3 .h w (T5 )

m w : vazo mssica a ser resfriada

ma : vazo mssica de ar seco na torre c pw : calor especfico da gua

T1 , T2 : Temperaturas de sada e de entrada dgua em base de ar seco 1 , 2 : umidade absoluta do ar na sada e entrada

h w (T5 ) : entalpia da gua de reposio h w (T5 ) h ls (T5 ) Problema 3-5. Hipteses: 1) Torre em regime permanente; 2) Efeitos de Variao de energia cintica e potencial negligenciveis; 3) Carcaa da torre adiabtica. Estado 1: gua 38C Estado 2: gua a ? C Estado 3: ar mido. TBS = 35C TBU = 24C
V = 15m 3 /s Carta: v 3 = 0,893m 3 /kga ; h 3 = 72kJ/kga ; 3 = 0,0143kgs/kga ;
.

15m 3 /s ma = = 16,85kga/s 0,893m 3 /kg Estado 4: Ar saturado a 31C; 4 = 0,029kgs/kga ; h 4 = 105kJ/kga Estado 5: gua a 24C
.

Equaes governantes: b)

m5
.

ma a) Soluo 1: Potencial de entalpia Torre grande: dq 0 dq = cte(h i h a ) , h i : ar saturado ao redor da gua; h a : corrente de ar. h i (T = Tgua , = 100%) = h 2 h 4 , Tgua 31C
a) Soluo 2

= 4 3 m 5 = 0,25kg/s

ma 20 72 - 105 = .4,1868(T2 - 38) - (0,029 0,0143) .100,59 ) 16,85 T2 = 31,66C .


Ar mido a 30C e = 60% entra numa serpentina desumificadora que opera em regime permanente com fluxo de 280 m 3 /min. O condensado sai do desumificador como lquido saturado a 10C, enquanto o ar saturado nessa temperatura tambm deixa o equipamento. A transferncia de calor do desumificador para o ambiente pode ser desprezada. A presso do ambiente 1atm. Determine: a) O fluxo de massa de ar seco; b) A taxa de remoo de gua por kg de ar seco; c) A capacidade de refrigerao requerida pela serpentina.

h3 - h4 =

mw
.

.c pa (T2 - T1 ) ( 4 3 ) .h w (T5 )

Hipteses: 1) Regime permanente 2) Superfcies externas adiabticas 3) Efeitos de Energia cintica e potencial desprezados. Estado 1: T1 = 30C, 1 = 50%, v1 = 0,875m3 /kg, h1 = 64,5kJ/kg

V1 = 320kga/min ma = v1 Estado 2: T2 = 10C, 2 = 100%, v 2 = ?, h 2 = 29,5kJ/kg, 2 = 0,0075kgs/kga Condensado: T3 = 10C, h 3 = 41,95kJ/kg


.

Conservao de massa de gua:

= 2 1 = 6,0gs/kga , 1 = 0,0135kgs/kga . ma Conservao de energia:

mw

Q serp = m a (h 2 h 1 ) + (1 2 ).h cond Q serp = 320(29,5 64,5) + (0,006).41,99 = -11,12kJ/min


.

c pa (T2 T1 ) qs = = 0,57 qs ql h1 h 2 FCS: fator de calor sensvel q s : calor sensvel trocado pelo ar FCS =

q l : calor latente trocado pelo ar c pa : calor especfico do ar seco.


REVISO CAPTULO III Exemplo 3.1 Determine a umidade absoluta de ar com 60% de umidade relativa e uma temperatura de 30C para uma presso baromtrica padro de 101,3kPa.

P = 101,3kPa Ps kg vapor de gua = 0.622. = kg ar seco Pt Ps Presso parcial do vapor saturado a 30C = 4,241kPa P = s , assim Psat . = Ps = 4,241.0,6 = 2,545kPa Psat 2,545 = 0,622. = 0,0160kgs/kga 101,3 2,545

= 60% T = 30 C

Exemplo 3.2 Determine o ponto sobre a linha isoentlpica de 95kJ/kg correspondente a uma temperatura de 50C. Da tabela A.1 para T = 50C, hg = 2592kJ/kg h c p .t 95 1x50 = h = c p .t + .hg = hg 2592 = 0,0174kgs/ kga Exemplo 3.3 Qual o volume especfico de uma mistura ar-vapor de gua cuja temperatura de 24C e a umidade relativa de 20% a presso atmosfrica padro? R a .T v= PT Ps PT = 101,3kPa R a = const. de gs do ar seco = 2875J/kg.K T = 24 C + 273,15K = 297,15K PS = 2,982.0,2 = 0,5964kPa
v = 0,85m 3 /kg ar seco

Captulo IV Cargas trmicas de refrigerao e aquecimento


O conforto trmico em um ambiente assegurado quando os seguintes parmetros ambientais so satisfeitos: Temperatura operacional (mdia entre TBS e a temperatura ambiente mdia) 20 a 26C; umidade (temperatura de orvalho de 2 a 17C); Velocidade mdia do ar (at 0,25m/s). Alm do conforto trmico, a qualidade do ar tambm deve ser mantida em nveis aceitveis, o que implica em uma renovao do ar ambiente condicionado obtida atravs do insulamento de ar externo. Boa parte da carga trmica de instalaes de condicionamento de ar decorrente dessa necessidade de renovao do ar dos ambientes condicionados. A determinao da carga trmica originada pelos requisitos de conforto trmico e de qualidade do ar de importncia vital para a seleo ou projeto do sistema de condicionamento de ar, pois ela indica as propores de calor sensvel e latente, que devem ser trocados nesse sistema de modo a assegurar o cumprimento dos requisitos mencionados acima. A adeso de uma temperatura da serpentina de resfriamento e desumidificao correspondente ao valor mais elevado que capaz de satisfazer as condies de

umidade para o conforto trmico costuma ser favorvel em termos de economia de energia.

4.4 Qualidade do ar
A ventilao, necessria para a renovao do ar no ambiente condicionado, responsvel por uma parte significativa da carga trmica de aquecimento ou de resfriamento desse ambiente. Por esse motivo, a possibilidade de se filtrar o ar recirculado tambm deve ser examinada, pois a recirculao do ar costuma reduzir a carga trmica. A norma ASHRAE recomenda a seguinte taxa de recirculao:
V = V r + V m , onde: V a taxa de suprimento de ar para ventilao; V r a taxa
. . . . .

de recirculao de ar; V m a taxa mnima de ar externo. A taxa mnima de ar externo sempre superior a 2,5L/s por pessoa, e seus valores so mostrados na tabela 4.1 do livro texto. Essa taxa vem, necessariamente, do ambiente externo, o resto de V pode ser recirculado. Com a recirculao de ar tem-se:
.

Vo Vm . Vr = , V o a taxa de ar externo dada para cada aplicao pela tabela E 4.1 do livro texto, enquanto E a taxa de remoo do dispositivo de filtragem, que dada na tabela 4.2.
.

O importante o valor mnimo de ar externo Nota: Quando o ambiente condicionado estiver desocupado, pode-se cortar a entrada de ar externo.

4.5 Estimativa das trocas trmicas


A transferncia de calor para um ambiente depende de suas caractersticas geomtricas, de sua orientao, de fatores climticos e de suas caractersticas construtivas.

Uma srie de procedimentos foi desenvolvida para o clculo da carga trmica em um edifcio, o livro texto segue a metodologia pela ASHRAE (antiga). Os fatores afetam a carga trmica divide-se em quatro categorias: Transmisso: Transferncia de calor devido diferena de temperatura por meio dos componentes do edifcio (clima, radiao solar, tipo de paredes, geometria, caractersticas de construo, etc...). Solar: Transferncia de energia solar atravs de um componente transparente ou semitransparente do edifcio. Infiltrao: Perda ou ganho de calor por infiltrao de ar externo. Gerao Interna: Liberao de energia, no interior do recinto (pessoas, iluminao, mquinas, chamas, etc...)

4.6 Condies de Projeto


Para processos de aquecimento as condies de projeto que costumam ser especificados so a TBS interno e externo. Para aquecimento, uma temperatura entre 20 e 22C para o ambiente condicionado admissvel para operao nas condies mais crticas do ano, que costumam ser levantadas atravs do critrio de 97%. Ex: S 2,5% dos dias do ano fazem uma temp. inferior a desejada. Para fortaleza, a temperatura de 97% de 21C, como pode ser observado na TAB. 4.3. A umidade relativa do ambiente condicionado limitada a um mnimo de 30% no inverno. Para processos de refrigerao (resfriamento) as condies de projeto so mais difceis de determinar. As condies no ambiente condicionado costumam ser dadas por 24C < TBS < 26C. e 40% < < 60%. As condies do ambiente devem levar em conta. A temperatura de bulbo seco, a umidade e a intensidade e orientao da radiao solar. As temperaturas externas de projeto da TAB 4.3 correspondem coluna da direita e ao critrio de 2,5% das horas dos meses de vero. A TBU da tabela um TBU mdio experimentado nesses 2,5% das horas.

4.7 Transmisso trmica


A transmisso de calor pode ser calculada como: (T Ti ).A q= o = U.A.(To Ti ) , onde: R total To : temperatura externa, To 2,5%

Ti : temperatura interna, (24 a 26 C) para refrigerao U: Coeficiente global de transferncia de calor (W/m 2 .K). R: Resistncia trmica (K.m 2 /W) ver tabela 4.4 Em condio unidimensional, 1 , onde L a espessura da parede R= K L

Pisos: caso haja um poro do recinto condicionado pode-se desprezar a conduo de calor por essa superfcie. Para piso de concreto a transferncia de calor por aproximadamente proporcional ao permetro do piso: q piso = F.permetro.(To Ti ) , F = 1,4 W/m.K para pisos no isolados. F = 0,9 para pisos isolados com isolamento de 2,5cm.

4.8 Cargas Trmicas de Ventilao e Infiltrao


A entrada do ar ambiente no recinto condicionado afeta a sua umidade e temperatura. O efeito sobre a temperatura de bulbo seco traz uma carga trmica sensvel, enquanto o efeito sobre a umidade absoluta traz uma carga trmica latente.
q is = 1,23. V m .(To Ti ) , q is = 3000. V m .( o i )
. .

q is : a carga trmica sensvel devido penetrao do ar externo

q il : a carga trmica latente devido penetrao do ar externo


V m : a vazo em volume de ar externo (renovao de ar) A infiltrao definida como a entrada de ar no controlado no ambiente condicionado. Ela pode ser estimada em termos do nmero de renovao por hora. N renovaes = a + b.V + c.(To Ti ) , onde:
.

a, b e c so constantes dadas na tab. 4.5 V a velocidade do vento em m/s A carga trmica resultante da infiltrao pode ser calculada empregando-se as expresses anteriores para q is e q il . Os componentes da carga trmica de uma operao de aquecimento acabaram de ser apresentados, e o livro texto apresenta um resumo do procedimento para levantar a carga trmica de aquecimento no item 4.9.

4.11 Carga trmica devido gerao de calor


Durante a determinao de cargas trmicas de resfriamento, a gerao interna de calor dever ser levada em conta. Essa carga tem como origem: as luzes, equipamentos e pessoas. q = P.Fu .f r .FCR , onde: P: potencia nominal da lmpada Fu : um fator de utilizao dado pela frao do total da lmpada ligada

f r : o fator de reator para lmpadas fluorescentes ( f r =1,2) FCR: o fator de carga de refrigerao (retardo) TAB. 4.6 Os equipamentos eltricos tambm devem ser considerados ao se estimar a gerao interna de calor. Deve-se considerar a potncia do equipamento e o perodo no qual ele permanece acionado, de maneira similar ao que foi feito com as lmpadas.

Pode-se considerar que os equipamentos transfiram pouco calor por radiao, adotandose FCR = 1. A carga trmica imposta pelos ocupantes do recinto funo da atividade que eles exercem, sendo dada na TAB A-14 do livro texto. Caso o nmero de ocupantes de um recinto no seja fornecido, pode-se estim-lo a partir da TAB 4-8. Como parte do calor liberado pelos ocupantes trocada por radiao deve-se empregar o fator de carga de refrigerao (FCR) dado na TAB. 4-9 do livro texto para se compensar tal efeito. Carga sensvel: q = N pessoas .calor liberado,% calor sensvel . FCR Carga latente: q = N pessoas .calor liberado, (1 - % calor sensvel) calor liberado TAB 4 - 7 , FCR: TAB.4-8 % calor sensvel

4.12 Carga trmica de radiao atravs de superfcies transparentes


Considere a seguinte superfcie transparente

Parte da energia incidente ser refletida, parte absorvida e parte transmitida para o ambiente condicionado. As propriedades ticas da superfcie so relacionadas por: + + =1 a transmissividade; a refletividade; a absortividade. Para superfcies transparentes, a energia solar que atravessa a superfcie dada por: q sg = A.( .I T + N. .I T ) = A.I T .( + N. ) A a rea da superfcie, IT a irradiao exterior e N a frao e energia solar absorvida que transmitida por conduo e conveco. Em regime permanente pode-se demonstrar que: U q sg = A.I T .( + . ) , onde U o coeficiente global de transferncia de calor he na janela e h e o coeficiente convectivo na superfcie externa. U O termo ( + . ) conhecido como fator de ganho de calor por insolao he (FGCI). A TAB. 4-10 apresenta os valores mximos do FGCI para duas latitudes do hemisfrio norte. Para que se possa abater dos valores mximos dados pela TAB. 4-10 os efeitos de sombreamento (vidros translcidos, persianas, cortinas, etc) deve-se adotar um fator de sombreamento, dado pela TAB 4-11 do livro texto. No caso de algum elemento

externo deixar a superfcie em anlise na sombra, deve-se adotar o calor do FGCI mximo correspondente face sul. A tabela 4.12 traz os valores do fator de carga de refrigerao (FCR) para superfcies transparentes. Como parte da energia irradiada absorvida pela superfcie transparente, e que a utilizao de um FCR seja necessria para se levantar a carga trmica de insolao. Desse modo tem-se a seguinte expresso para o ganho de calor solar por uma superfcie transparente: q sg = A.FGCI mx (TAB 4.10) .FS (TAB 4.11).FCR (TAB 4.12) O sombreamento externo deve ser considerado calculando-se a rea, ou a regio, sombreada e aplicando-se os valores de FGCI e FCR correspondentes face sul nessa regio da superfcie transparente.

Desse modo, a posio solar pode ser definida a partir dos ngulos e . A posio solar dada em tabelas como a 4.13 do livro texto.

O ngulo de azimute da parede dado por: = + , onde o ngulo que a parede faz com o sul. A profundidade da tg sombra na vertical dada por y = dh. cos A profundidade da sombra na horizontal dada por: x = dv.tg Nota! Os clculos devem ser realizados com valores de e correspondentes hora que impem a maior carga trmica total no ambiente.

4.13 Carga de insolao em superfcies opacas


Em uma superfcie opaca, a radiao incidente pode ser absorvida ou refletida. Parte da energia absorvida acaba sendo retransmitida para o ambiente exterior por conveco ou por radiao, e a outra parte retransmitida para o ambiente condicionado ou armazenada na parede.

Os efeitos da radiao, da conveco e do armazenamento trmico leve nas paredes podem ser englobados empregando-se a temperatura ar-sol, que igual temperatura operacional do ambiente externo acrescida de um valor que leva em conta os efeitos da radiao solar. t eq = temperatura - ar - sol Em paredes pesadas o uso da temperatura ar-sol acarreta um erro significativo, pois esta temperatura no inclui os efeitos do armazenamento trmico. Nesse caso, deve-se empregar uma diferena de temperatura para carga de refrigerao (DTCR) que engloba os efeitos de armazenamento trmico. Assim, tem-se: q parede = U.A.DTCR (paredes com armazenamento trmico)
q parede = U.A.(Teq To ) (paredes ultra-leves)

As TAB 4.14 e TAB 4.15 do livro texto apresentam alguns valores de DTCR, que devem ser utilizados com muito cuidado e sempre avaliando se as condies nas quais eles sero empregados so similares as condies para as quais as tabelas foram obtidas. Que constem em suas notas de rodap.

Captulo V Sistemas de condicionamento de ar


A determinao das cargas trmicas para condicionamento de ar foi abordada no captulo anterior, resta agora tratar dos sistemas empregados para transferir esta carga trmica para o ambiente. Estes sistemas tambm so responsveis pela introduo de ar externo (renovado) no ambiente condicionado, e recebem o nome de sistemas de distribuio trmica. Geralmente, a carga trmica retirada em um sistema de distribuio trmica de mdio ou grande porte transferida para um fluido intermedirio (gua ou ar), que passa pelo evaporador do sistema de refrigerao (Chillei). Os sistemas de condicionamento de ar assumem diversas configuraes. Os sistemas zona simples servem uma nica zona onde as condies trmicas devem ser mantidas com rigor, como por exemplo em um laboratrio ou em um cinema, Todavia a maior parte dos sistemas serve vrias zonas sendo, portanto sistemas de mltiplas zonas. SISTEMA DE ZONAS SIMPLES Um sistema de zonas simples pode controlar com rigor umidade temperatura do ar em um ambiente. O sistema baseia-se no seguinte esquema:

Ambiente condicionado: (1) Resfriador e desumidificador (serpentina) (2) Aquecedor

(3) Umidificador (a) Operao em ambiente de alta temperatura e alta umidade (1) ligado, (2) ligado e (3) desligado. Estado A: 30C, 90%, 50% recirculao, FCS = 0,2. Estado C: 25C, 50%.

Comentrio I A vazo de ar insuflado V I que no livro W: . qs q + qL mI = = s . c p (TC TI ) h C h I Obs: o ar que sai da serpentina de resfriamento sai 90%. Comentrio II: o estado E dado pela mistura entre A e C.
m e .h e = m a .h a + m c .h c
. . . . . . .

me = ma + mc Estado A: critrio a 2,5% Fortaleza. TBS = 32, TBU = 26

Comentrio III: Situao 1 existe um ponto de sada da serpentina que passa pela linha de relao entre cargas Suponhamos que o ar condicionado possua serpentina com o seguinte comportamento real: Temp. de entrada de gua fria na serpentina 4C 5C 6C 7C Temp. de descarga do ar TBS 10,7 11,6 12,5 13,6 TBU 10,5 11,5 12,4 13,2

OBS: O ponto de operao que coincide com a linha de relao de cargas corresponde temperatura de gua fria a 4C, que dar um estado (I) com TBS 10,7 e TBU 10,5C, isso levando-se em considerao FCS 75%. Ver pgina 176 catlogos de serpentina de resfriamento e desumidificaes comerciais. Cometrio IV Situao II OFCS do ambiente muito baixo, e no h serpentina capaz de fornecer um estado I que passe pela linha de relao entre cargas.

Nesse caso, escolhe-se um ponto x a partir do qual o ar ser aquecido com umidade absoluta constante no equipamento 2. Do estado E ao estado x o ar passa pela serpentina de resfriamento e desumidificao, que deve ser selecionada com o critrio apresentado no item III. Comentrio V Os comentrios anteriores referem-se ao dimensionamento do sistema em carga mxima ( q s e q L mximos p/ o ambiente) e quantidade mxima de ar renovado em carga parcial, os sistemas 1, 2 e 3 devem ser controlados adequadamente para que a umidade e a temperatura do ambiente condicionado mantenha-se nas condies de projeto. Em carga parcial, muito difcil colocar o ponto I sobre a linha de relao entre cargas com apenas um dos equipamentos 1, 2 e 3 ligado. Nesse caso, os dados fornecidos pelo termmetro T e pelo higrmetro H instalados no ambiente condicionado sero utilizados para corrigir constantemente a posio de I atravs de um processo eletrnico. SISTEMAS DE ZONAS MLTIPLAS Os sistemas zona simples proporciona um controle preciso das condies de umidade e temperatura do ambiente condicionado, contudo, o custo da implantao de um sistema para cada ambiente de um edifcio no costuma ser vivel economicamente. Nesses casos, costuma-se empregar um sistema central que serve diversas zonas, cada qual com seu prprio termostato. Uma grande variedade de arranjos de dutos, serpentinas e estratgias de controle pode ser encontrada em aplicaes com mltiplas zonas, e os principais casos sero apresentados a seguir: (a) Sistemas com reaquecimento terminal Nesse tipo de sistema o ar resfriado em uma serpentina central de modo a garantir a remoo de umidade a nveis adequados de conforto trmico, sendo em seguida reaquecido em cada zona de modo a atender cada condio especfica.

(b) Sistema Duplo Duto ou Multizona Nesse sistema uma parte do ar enviada para uma serpentina de resfriamento e desumidificao e a outra enviada para uma serpentina de aquecimento.

(c) Sistemas com volume de ar varivel (VAV) Os sistemas anteriores apresentam baixa eficincia em situaes nas quais a temperatura operacional (To) prxima a de conforto trmico (23~27C), pois nesse caso tem-se a produo de duas correntes em diferentes temperaturas para depois mistur-las obtendo-se uma temperatura prxima da de entrada. Os sistemas VAV podem assumir diversas configuraes, o aprimoramento sugerido no sistema de reaquecimento terminal um exemplo de sistema de ar varivel. Nos sistemas VAV a quantidade de ar enviado para cada zona passa a ser controlada.

SISTEMA VAV SOMENTE AQUECIMENTO OU REFRIGERAO

(d) Sistemas de gua Os sistemas da gua podem ser alimentados por dois tubos (apenas uma serpentina para resfriamento) ou de quatro tubos (uma serpentina de resfriamento e outra de aquecimento). Para alimentar os processos de transferncia de calor costuma-se empregar um sistema de compresso a vapor de grande porte.

Captulo X O ciclo de compresso a vapor.


O sistema mais utilizado para a refrigerao o ciclo de compresso a vapor. Seu princpio de funcionamento baseado na transferncia de calor que ocorre quando um fluido refrigerante muda de fase no interior de uma serpentina. Esse sistema opera com dois ou mais nveis de presso, fazendo com que o fluido que passa a baixa presso em uma serpentina evapore, atuando como um sumidouro de calor, e que o lquido que passa a alta presso em um outro trocador de calor condense, atuando como uma fonte de calor. Assim, o trocador de calor conhecido como evaporador, e o trocador que atua como fonte conhecido como condensador. Para vencer a diferena de presso dos dois reservatrios, usa-se compressos. Para baixar a presso do fluido que deixa o

condensador e envi-lo ao evaporador utilizam-se vlvulas ou tubos capilares, que so dispositivos de expanso. O ciclo de compresso a vapor ideal, empregaria uma turbina como dispositivo de expanso assumindo a seguinte forma:

Em um diagrama Txs esse ciclo poderia ser representado da seguinte forma:

Conservao de energia: Wc = Q e + Q s Para processos reversveis: Q e = TdS Q e = Tf .(S1 S 4 ) Q s = Tq .(S3 S 2 )

Wc = (Tf - Tq )(S1 S 4 )

O desempenho do ciclo ideal pode ser identificado atravs de seu coeficiente de desempenho (COP): produto COP = insumo Para um ciclo de refrigerao ideal:

Qe Tf = - Q w Tq Tf Para um ciclo de bombeamento de calor ideal: Tq Qs COPideal = = - Q w Tq Tf Em uma anlise anloga, pode-se notar que COP ideal reduzido ao reduzir Tf e ao se elevar Te (maior aquecimento ambiente). Verifique-se, por exemplo, o desempenho de um ciclo de refrigerao que opere com um ambiente externo a Tq = 300K COPideal =

Nota-se que o rendimento ideal reduzido ao abaixar a temperatura do evaporador. Portanto deve-se, sempre que possvel, trabalhar com o evaporador a temperaturas muito baixas. Agora, considere-se um ciclo que opere com um ambiente refrigerado a 280K:

Nota-se que a eficincia do ciclo ideal de bombeamento de calor cai com a elevao da temperatura do condensador.

10.16 Ciclo de compresso a vapor


Em aplicaes reais, no se utiliza uma turbina para se realizar a expanso do fluido que deixa o condensador, e sim um dispositivo de expanso incapaz de produzir trabalho (tubo capilar ou vlvula de expanso. Antes do dispositivo de expanso, o fluido deve ser sub-resfriado at atingir o estado de lquido comprimido, para que o valor do seu ttulo seja muito pequeno no final de sua expanso.

Alm disso, o condensador deve ser mantido a uma temperatura superior a do ambiente quente, para que o mesmo possa rejeitar mais calor. Analogamente o evaporador deve estar mais frio que o ambiente refrigerado, para poder receber calor. Conforme se demonstrou, essas diferenas de temperatura pioram o desempenho do ciclo e devem ser evitadas. Contudo o projeto do condensador e do evaporador tambm deve evitar perdas de carga associadas a longos trajetos do fluido refrigerante no interior desses sistemas, e a reduo das diferenas de temperatura nos trocadores de calor assumem um compromisso em relao s perdas de carga. Obviamente, a ocorrncia de perdas de carga implica em uma maior potncia requerida. Para a compresso do refrigerante, reduzindo a eficincia do ciclo. A ltima no-idealidade do ciclo refere-se ao compressor, que no ciclo real apresenta irreversibilidades, consumindo uma maior quantidade de trabalho. A seguir ser dado um exemplo da anlise de um ciclo real. Um ciclo de refrigerao por compresso opera entre dois reservatrios trmicos a 20C e 30C, com uma presso de 14 bar no condensador e 4,5 bar no evaporador. O fluido de trabalho R12, que deixa o condensador a 48C e entra no compressor como vapor saturado. O compressor adiabtico e possui uma eficincia isentrpica de 80%. O ambiente no qual o sistema opera se encontra a 30 C 1 bar. Analise o desempenho desse ciclo termodinmico.

COP = mx =

TF = 29,315 TQ TF

*Hipteses: 1) O sistema e seus componentes operam em regime permanente; 2) Os estados 1, 2s, 2, 3 e 4 so estados de equilbrio;

3) Efeitos de variao de energia cintica e potencial negligenciveis; 4) Os efeitos da perda de carga no condensador e no evaporador so negligenciveis para fins de clculo de propriedades termodinmicas; 5) Compressor e vlvula de expanso adiabticos. *Anlise do compressor Colocando-se o volume de controle ao redor do compressor: Balano de energia:

W COMP
.

m Eficincia isentrpica: h h 2s s = 1 h1 h 2 Segunda Lei + teorema de Goug-Stodola: W perd COMP


. .

= h1 h 2

m (1) Tabela VS 12C h1 = 192,56 kJ/kg , s1 =0,6912 kJ/kg.K (2s) s 2s = s1 = 0,6913kJ/kg.K ; P2s = P2 = 14bar Tab: h 2s = 212,702kJ/kg
(2) 0,8 =

= Tamb (s 2 s1 )

h = 217,745kJ/kg 192,56 212,702 2 s 2 = 0,705964kJ/kg P2 = 14bar 192,56 h 2

W COMP m
. .

= 25,185kJ/kg = 4,45kJ/kg .
Determinao do estado insuflado do ar:

W perd COMP
.

m Complementar:

qs + qL hc hi Diferena entre infiltrao e a insuflao de ar Separando ar para dentro: entra no sistema e o que est puxando Balano de energia: igual Se tiver diferena devido a infiltrao Carga trmica tudo o que no passa na serpentina. Diferena de entalpia mata a carga trmica. ni =
.

*Anlise do condensador Volume de controle no condensador: Balano de energia: Q COND


. .

m Segunda Lei + teorema de Goug-Stodola: . . W perd COND Q = Tamb . COND + s 3 s 2 . m .T m amb (3) L,C, 14 bar, 48C h 3 82,83kJ/kg ; s 3 0,2973kJ/kg.K Q COND
. .

= h3 h2

= 134,92kJ/kg ;

W perd COND
.

= 11,03kJ/kg

m m *Anlise da vlvula de expanso Volume de controle na vlvula: Balano de energia: h3 = h4 Segunda Lei +Goug-Stodola W perd V.E
. .

m (4) L + V: h 3 = h 4 = 82,83kJ/kg P4 = 4,5bar , T = 12C.

= Tamb (s 4 s 3 )

82,83 = (1 x 4 ).47,26 + x 4 .192,56 ; x 4 = 24,48% s 4 = (1 x 4 ).0,1817 + x 4 .0,6913 ; s 4 = 0,3065kJ/kg


W perd V.E
. .

= 2,77kJ/kg

m *Anlise do evaporador Volume de controle no evaporador: Balano de energia:


Q EVAP
. .

m Segunda Lei + teorema de Goug-Stodola: . . W perd EVAP Q EVAP = Tamb . + s1 s 4 . m .T m amb refr.

= h1 h 4

Q EVAP
.

= 109,71kJ/kg ;

W perd EVAP
.

= 3,2kJ/kg

m m *ANLISE DO SISTEMA GLOBAL: = Q evap Wcomp


.

= 4,356 ; mx = 29,315

W COMP m W mn m
. . . .

= 25,185kJ/kg ; W COMP m
. .

W perd m
.

W pI m
.

= 21,45kJ/kg

W perd m
.

= 3,735kJ/kg
mx = 14,86%

2 =

W mn W COMP
.

= 14,83% ou 2 =

EQUIPAMENTO Condensador Compressor Evaporador Vlvula

% Total da Irreversibilidade 51,42%( transf. de calor e perda de carga) 20,75% (Escoamento, atrito, etc...) 14,92% (Transf. de calor e perda de carga) 12,91% (escoamento, expanso no resistida)

Soluo: Diminuir a presso do condensador. Projete um sistema de condicionador de ar para a sala 1030 empregando um equipamento cujo comportamento da serpentina seja similar o da serpentina de expanso direta para R22 da companhia Trane (ver tabela 8.1 do livro texto). A determinao da carga trmica da sala foi realizada pelo aluno Irand Lopes da Silva. Dados: Ambiente externo Fortaleza 2,5 TBS = 32C; TBU = 26C (A) h A = 80,5kJ/kga ; v A = 0,889m 3 /kga A = 0,0189kgs/kga Ambiente condicionado: TBS = 25C = 50% h c = 50,5kJ/kga ; v c = 0,859 m 3 /kga c = 0,01kgs/kga Opo I Split sem renovao de ar. . q s = 10,92kW . q L = 0,70kW carga trmica fcs = 93,98% . v inf = 15,7L/s

Hipteses: (1) Sala possui propriedades termodinmicas uniformes; (2) Operao em regime permanente; (a) Vazo de ar recirculado no split, temperatura do refrigerante na serpentina e arranjo da serpentina O estado do ar insuflado I e a vazo no split: . q + qL mI = s (1) conservao de energia para v.c1. hc + hI Alm disso, o estado I deve estar sobre a linha de relao entre cargas:

Traar a linha de relao entre cargas na carta: 1.(TBS p TBS c ) com TBS p arbitrrio de 20 tem-se: fcs = hp hc

1.(20 25) , logo P = P(TBS = 20C h = 45,18) h p - 50,5 Ponto I TBS = 14,6C; TBU = 14C (3m/s de velocidade frontal, 4 fileiras e 1,7C de temperatura do refrigerante). h I = 39,2kJ/kga ; I = 0,00975kgs/kga ; v I = 0,828m 3 /kg na equao 1: . 10,92kW + 0,7kW mI = 50,5kJ/kga 39,2kJ/kga 0,9398 =
m I = 1,028kga/s
V c = v c m c = 0,883m 3 /s
. .

V c = v c A serp ; A serp = A serp = 0,294m 2

0,883m 3 /s 3m/s

(b) Capacidade de Refrigerao Balano trmico na serpentina:

m I = (h c + h I ) m w .h LS .(T = TBU I ) = Q serp


m w = m I ( c I )
. .

m w = 1,028kga/s(0,01kgs/kga 0,00975kgs/kga) = 2,57.10 -4 kg/s

Q serp = +1,028.(50,5 39,2) 2,57.10 4.58,75 = 11,6kW Q serp = 39590 Btu/h , 2 split de 20000 Btu
Opo II Sistema zona simples com 3,5 L/s de ar renovado por pessoa. A carga trmica permanece inalterada nesse caso, pois os 3,5 L/s.pessoa passam por dentro do sistema de condicionamento e no constituem sem a infiltrao (fato que ocorreria com ventiladores!). . q s = 10,92kW . q L = 0,70kW fcs = 93,98% carga trmica . v inf = 15,7L/s . v renovao = 178,5L/s
.

Por simplicidade, ser admitido que o comportamento da serpentina o mesmo do exerccio anterior ao se aplicar ar no estado (e) em sua entrada. Obviamente, deve-se solicitar ao fabricante dados correspondentes operao com a entrada de ar no estado (e) e re-projetar o sistema. Contudo com a hiptese anterior, tem-se o mesmo estado de insuflamento I e o mesmo fluxo de massa m I , pois nesse caso a aplicao da Equao (1) e do catlogo do fabricante levariam a resultados idnticos para m I , TBS I e TBU I . Balano de Energia para o processo de mistura no ponto O:
m renov .h a + m recirc .h c = m I .h e (mistura adiabtica).
m recirc = m I m renov
. . . . . . . .

m renov
.

V renovao 178,5.10 3 m 3 /s = = = 0,20kga/s vA 0,889m 3 /kga


.

m I = 1,028kg e /s ; m recirc = 0,827 kg e /s

0,2x80,5 + 0,827x50,5 = 1,028 x h e h e = 56,36kJ/kga Ponto e:

h e = 56,36kJ/kga e = 0,0118kgs/kga
v e = 0,874 m 3 /kga

TBS e = 26,8 C ; TBU e = 20 C Serpentina: TBS = 30C; TBU = 21C Correo na rea da serpentina:
V e = v e . m I = 0,898m /s ; A serp
3 . .

+ -

perto.

V e 0,898 = = = 0,299m 2 ve 3

Balano trmico na serpentina:


m w = m I ( c I ) = m w = 1,028(0,0118 0,00975) = 2,1g/s
. .

Q serp = m I .(h e h I ) m w .h ls (14 C) = 17,64kW Q serp = m I .(h e h I ) m w .h ls (14 C) = 17,64kW Q serp = 60204Btu/h
Uma outra opo seria a instalao de exaustores com vazo de 51x3,5L/s e a utilizao de splits. Nesse caso, os exaustores dariam origem a uma carga trmica de infiltrao adicional que resultaria em uma elevao da demanda por capacidade de refrigerao, obtendo-se um valor total prximo dos 60000 Btu/h.
. . . .

Potrebbero piacerti anche