Sei sulla pagina 1di 15

O CURRCULO E SEUS ENTRAVES

Ktia Saone Santos Arajo

RESUMO
O currculo o enfoque principal da educao. Seu carter socializador, onde repercutem os interesses sociais e polticos. Relacionar as mudanas ao universo escolar sustentar a funcionalidade da escola. Ao contextualiz-lo deve se ter claro que esse instrumento cultural e social, onde se alicera a vida social e democrtica do pas, visto que a formao real deve ser sustentada por todos os envolvidos com o fazer educao, como: A Sociedade, as polticas, a escola, o professor e o aluno.

PALAVRAS CHAVES: CURRCULO, EDUCAO e CULTURA.

INTRODUO

A educao atual passa por inmeros entraves. Vrios aspectos so pensados e analisados em prol da qualidade de ensino, porm o que se identifica como elemento chave nesta complexidade so as caractersticas curriculares e o seu funcionamento. O currculo um instrumento de funo socializador, um elemento imprescindvel prtica pedaggica, pois ele est estritamente ligado s variaes dos contedos, a sociedade a profissionalizao dos docentes. A educao tem poder mpar na sociedade, atravs dela que o conhecimento distribudo e o currculo passa a ser considerado como um veculo de interesses sociais que concordam com valores e crenas dos grupos dominantes. O currculo o enfoque principal da educao, pois s atravs dele que acontecem os processos de mudanas. O mundo est em movimento acelerado de transformaes e a escola, como veculo socializador, deve oferecer um currculo que acompanhe essas mudanas para que no se torne algo obsoleto, sem funcionalidade quando relacionarmos com outras instncias de informaes to prximas e to presentes na vida da humanidade.
Professora de Educao Regular e Especial. Licenciada em Normal Superior. Aluna Especial do Mestrado em Educao e Contemporaneidade da Universidade Estadual da Bahia.

Com o propsito desmistificar a dicotomia entre o fazer e executar o currculo que busquei suporte terico para aprofundar meus conhecimentos nesta rea to importante da educao, visando identificar os fatores que compe essas discusses. Para legitimar meus questionamentos realizei estudos baseados, em Sacristan (2000), Grundy (1987), Perrenoud (2000), Rule (1973), Moreira (2003), Gadotti (2000), Vieira (2002), UNESCO (1999), Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, LDB (1996), Vasconcelos (1995), Zabala (1998), Tommasi (2003), Demo (1993) e Pimenta (2002), sendo eles agentes importantes em clarificar minhas dvidas e anseios referentes a esse assunto.

O currculo
Ao relacionar mudanas e transformaes ao contexto escolar estamos analisando os aspectos reais e criando hipteses de solucionar ou interpretar o mundo moderno e a escola. nessa perspectiva que propomos uma anlise da realidade escolar atual, tal como se d o processo educacional e a relao que se deve estabelecer entre responsabilidade social e o papel da escola, pois o currculo nos nveis de educao obrigatrio, pretende refletir o esquema socializador formativo e cultural que a instituio escolar tem. Sacristan (2000). Para se ter claro o x da questo necessrio esclarecer o conceito de currculo e s ento relacionar seus problemas aos fatores reais e atuais da educao. Muitos tericos se assemelham, outros divergem quando se conceitua o currculo, porm o que se percebe que esta discusso no mbito pedaggico muito recente: Normalmente atribumos essa problemtica aos comportamentos didticos, polticos, administrativos e econmicos, mas todos esses aspectos esto ligados entre si e todos so responsveis por essa construo e disseminao, porm necessrio um olhar minucioso no que se refere prtica curricular e a complexidade em que ela est envolvida, pois o fazer pedaggico deve ter a excelncia das mudanas e transformaes scias.

Grundy (1987) apud Sacristan (2000) analiza-o como: O currculo no um conceito, mas uma construo cultural. Isto , no se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existncia fora e previamente experincia humana. , antes, um modo de organizar uma srie de prticas educativas. O currculo no pode ser associado a apenas um documento didtico, seu aspecto bem maior e abrange uma gama de caracteres do mbito educacional e social simultaneamente, essa relao significa uma organizao das experincias humanas em prol da prtica educativa, porm seu conceito abrange diversos seguimentos da educao. De acordo com a expresso de Grundy (1987), o currculo no pode estar fora e nem prvios as experincias humanas. o que nos faz pensar em como acontece o processo ensino aprendizagem? E como se relacionam os envolvidos nesta perspectiva de educao? O desenvolvimento curricular nas escolas no corresponde ao que necessrio e nem atrativo para o sistema educacional atual, visto que as mudanas ocorridas so muitas e as escolas no acompanham essa evoluo. O desenvolvimento cientfico e tecnolgico visvel. necessrio que a escola repense sobre a sua funo e como se processa dentro desse contexto atual. Pois o mito que a escola era nica fonte de conhecimento e de cultura j est ultrapassado. lamentvel que as aprendizagens escolares continuam sendo dissociadas da aprendizagem experiencial dos alunos, pois essas experincias so recursos de libertao e de conscientizao crtica. Para Sacristan (2000) esse distanciamento se deve prpria seleo de contedos dentro do currculo e a ritualizao dos procedimentos escolares, esclerosados na atualidade. necessrio que a escola torne-se aliada desse desenvolvimento realizando uma educao completa aos atrativos sociais, evitando que acontea a famosa escolaridade paralela, to freqente nas classes mdia e alta dos ambientes urbanos. Essa dissociao entre a cultura curricular e os meios externos vo deixando a primeira mais absoleta, ocasionando conseqncias visveis aos grupos de alunos, pois ao analisarmos as causas do fracasso escolar percebemos que um dos principais motivos do desinteresse dos alunos a falta de atrativo do sistema educacional.

Mas Perrenoud, em seu livro Pedagogia da Diferena (2000), constata o fracasso escolar como um dueto entre as desigualdades reais de capital cultural e as hierarquias de excelncia. Essa forma de analisar o fracasso escolar, na viso de Perrenoud, demonstra a falta de oportunidade de alguns (quase todos), em usufruir da educao. Porm acredito que essa dominncia do saber deve ser derrubada, pois j basta essa sociedade excludente de oportunidades e de perspectivas futuras, necessrio acabar com esse quadro vergonhoso, a escola deve conscientizar-se do seu papel e analisar quais so os entraves e as formas de modificar essa realidade to enraizada na educao brasileira. Desta forma, ainda especifico o currculo como a principal diretriz para o quadro educacional e atribuo a ele os mritos e os fracassos da educao, pois um currculo onde se focaliza um olhar singularidade, que assume sua funo socializadora, onde o principal objetivo o compromisso o fazer pedaggico, esse sim, refere-se ao currculo real. Mas, a viso que prolifera de currculo como grade curricular, ou seja, um agrupamento de assuntos a serem desenvolvidos durantes alguns anos de uma srie determinada, sem dar valor ou significado ao que se deve ser aprendido e sem nenhum compromisso com o fazer social. Rule (1973), define o currculo como experincias humanas organizadas para a prtica educativa e que se diferenciam atravs dos objetivos e da forma expressada no programa da escola. Desta forma, compreender o currculo atravs das sistematizaes das experincias dos alunos significa relacion-lo tradio cultural, a reflexo do contexto social, pois esse mecanismo de aprendizagem distribui o conhecimento concreto, real e crtico, fazendo com que os alunos tornem-se agentes construtores do processo. O currculo est basicamente ligado ao contexto educacional, mas para compreender seu significado deve-se conhecer as estruturas internas, Sacristan (2000), que esto ligadas ao enquadramento poltico, diviso de deciso, ao planejamento, a traduo de materiais, ao manejo por parte do professorando das tarefas de aprendizagem e a avaliao dos resultados.

POLTICA CURRICULAR
Ao que no referimos quando falamos em poltica curricular? Este um aspecto especifico da poltica educativa que estabelece a forma de selecionar, ordenar e mudar o currculo dentro do sistema educativo, tornado claro o poder e a autonomia que diferentes agentes tm sobre ele, intervindo, dessa forma, na distribuio do conhecimento dentro do sistema escolar e iniciando na prtica educativa, enquanto apresenta o currculo seus consumidores, ordenam seus contedos e cdigos de diferentes tipos. (SACRISTAN, 2000; p 109).

A poltica responsvel por selecionar, ordenar e mudar o currculo, este trecho da citao de Sacristan (2000), deixa a reflexo sobre o qu e quem estabelece interesses pelo contexto educacional, j que veculo passa por instncias administrativas que regulam e condicionam o sistema curricular. Quando a escola utiliza o currculo atravs das prescries poltica est homogeneizando a aprendizagem, execut-lo desta maneira deixa de ser uma sistematizao de experincia para se torna uma forma emprica de educao, deformando toda a idia central que o currculo um instrumento significativo para desenvolver os processos de conservao, transformao e renovao dos conhecimentos, Moreira (2003). Sabe-se que a poltica administrativa interfere na poltica curricular, pois a relao entre ambas alicerada nos interesses prprios de cada uma, estabelecendo mecanismo para homogeneizar informaes e condicionar contedos que favorea a instncia mais importante. Porm, no se pode separar uma da outra, o ideal seria que a poltica administrativa exercesse a funo de reguladora do sistema curricular, ou seja, assumiria a funo de criar dispositivos para uma organizao de contedos, relacionando a cultura aos saberes especficos de cada grupo. No Brasil, a realidade ainda muito diferente, pois a alienao social e o descompromisso diante da educao, Godotti (2000), um fato. Ficando para poucos, o que seria de todos. S se sabe o que educao quem constri educao. O ideal seria que todos estivessem comprometidos em prol de um objetivo nico, ou seja, a valorizao da

educao, assegurando assim, o direito a um diferencial educacional, tornando esse contexto um veculo para a ascenso social.

GESTO PARTICIPATIVA
A educao numa perspectiva de mudana curricular envolve todos os grupos sociais. Paulo Freire em uma das mais conceituadas citaes, Ningum educa ningum. Ningum se educa sozinho. Os homens se educam em comunho, mediados pelo mundo, destaca a importncia do meio como estratgia de aprendizagem. Desta forma vale analisar o funcionamento da escola e os aspectos sociais que a envolve. No livro Gesto da Escola, Desafios a Enfrentar, Vieira (2002) aborda a educao contempornea e os aspectos que influenciaram esse sistema. Dos fatores destacados um bastante pertinente para a reflexo de que a escola por si s no garante os desafios modernos. Vieira (2002) transferiu de forma grandiosa a responsabilidade dos pilares da educao ao sistema de gesto da escola, ou seja, aprender a conhecer, aprender a fazer aprender a conviver e aprender as ser (UNESCO 1999), no funo apenas do sistema escolar como um todo, mas competncias a serem conquistada pelo gestor educacional. 1. Aprender a conhecer o mundo contemporneo e relacion-lo com as demandas de cada escola (sua clientela - seus sonhos, suas necessidades, seus direitos seus profissionais, sua vizinhana, suas condies etc.); 2. Aprender a planejar e fazer (construir, realizar) a escola que se quer (o seu projeto pedaggico); 3. Aprender a conviver com tantas diferentes pessoas, definindo e partilhando com elas o projeto da escola; 4. Aprender a utilizar, sem medos, as prprias potencialidades de crescimento e formao contnua. O mundo est em processo de transformaes contnuas. As mudanas ocorridas na sociedade devem estar conectadas com a escola, pois a funo da mesma possibilitar o crescimento intelectual, crtico e participativo dos cidados, sendo ela o melhor meio para disseminar essa cultura. Desta forma, necessrio que a mesma reveja os seus conceitos, assim como seu processo.

Se a escola tem como objetivo uma formao democrtica ela deve ter uma prtica democrtica, ou seja, o conhecimento deve expandir os muros da escola, e desarticular o que temos hoje, herana da cultura da educao tradicional, onde a prtica educativa baseava-se na transmisso e na assimilao dos contedos pr-estabelecidos de um currculo muito convencional. Vivemos ainda na marca do tradicionalismo, onde um sabe e o outro aprende do que sabe, no h integrao nem reformulao, h sim uma transmisso. Essa prtica circunda todo universo escolar. Um ensina e o outro aprende, um manda e o outro obedece. Se procurarmos rever essa prtica teremos que mudar a postura, e uma das formas para que isso acontea a delegao de atividades e a descentralizao do comando. A escola no est disposta a um nico sistema, a escola de todos e para todos (UNESCO). A escola por si, no resolve a questo curricular, mas ela e seus agentes internos (gesto, professores e alunos) so fatores imprescindveis para o seu desenvolvimento. Um sistema nico e descentralizado supe objetivos e metas educacionais claramente estabelecidos entre a escola e o governo, visando a democratizao do acesso e da gesto e a construo de uma nova qualidade de ensino, fundada nas necessidades bsicas de aprendizagem da comunidade. (GODOTTI, 2000; p 51). A hierarquia do poder algo forte que mexe com as estruturas internas do coletivo, como j citado, somos sustentados pela prtica da obedincia, desta forma o universo escolar torna-se um espao complexo no que se refere ao comando, no somos educados para dividirmos solues, e sim de aceit-las ou discord-la alicerando a cultura do falar mal do sistema. Infelizmente ainda h necessidades de mudanas. Mudanas essas que passam alm do universo da escola. Para que isso acontea necessrio uma reformulao na capacitao do gestor, onde se torne claro que o seu papel de organizador de um sistema onde todos so participantes ativos na busca de um objetivo nico, a educao. Durante muito tempo, o gestor escolar deveria ter apenas a competncias de resolver problemas burocrticos, como organizar oramentos, calendrios, vagas entre outros, porm a escola urge por muito mais, ela no se vale apenas disso. O gestor educacional ainda possuindo tais competncias precisa assumir uma postura de lder, ou seja, ser capaz de entender todas as instncias da educao exercendo sua funo de administrador

cumprido com os prazos e metas, compreendendo e qualificando o fazer pedaggico, e envolvendo a comunidade no processo escolar, tornando a escola um agente social. Visto que a LDB/96 aprova no art. 3 uma gesto democrtica, e o grau de complexidade que envolve essa demanda, que torna-se transformao. necessrio o gestor estar prximo da comunidade, percebendo suas necessidades e fazendo da escola um local para um ideal de

PLANEJAMENTO
Toda organizao fundamental, o ato de planejar algo constante em nossas vidas, pois a todo tempo estamos planejando ou organizando uma ao. Mas para escola o planejamento tem um valor fundamental ele circunda todas as instncias da educao, ou seja, se planeja a escola pra se planejar a aula. Vasconcelos (1995), confirma essa hiptese quando diz que o planejamento o processo de tomada de decises sobre a dinmica da ao escolar. previso sistemtica e ordenada de toda a vida escolar do aluno. Organizar o currculo atribuir sentido para uma nova prtica, ou seja, possibilitar uma operao entre a inteno e a ao. O plano curricular forma de executar o que foi idealizado atribuir sentido ao projeto pedaggico, pois a escola se assume em sua ao no fazer educao. A construo do planejamento curricular est ligada forma em que ele ser executado, muitas vezes ficando por conta da poltica que o prescreveu ou ento dos fabricantes de livros didticos que lhe construiu. Desta forma, a escola apenas um executor de uma receita pronta, disseminadora de uma cultura local que muitas vezes no a real. Uma educao voltada para uma intencionalidade tem que haver uma organizao mais substancial na construo do currculo. Favorecendo um plano em que o currculo seja significativo para os alunos. Ao desprezar a viso tradicional do currculo como organizador de contedo, e reavaliar o conceito do mesmo atribuindo seu significado como projeto educativo a ser construdo

com base nas necessidades de um grupo e na sistematizao de conceitos prprios, estamos dando a aprendizagem uma forma real e significativa para seus educandos. Os professores so mediadores entre o currculo e os alunos, nesta perspectiva o planejamento da prtica deve envolver singularidades dos alunos e os aspectos culturais e sociais do meio em que ele faz parte, pois planejar est alm de atender os objetivos e contedos do currculo, Sacristan (2000), tornando assim o contexto de sala de aula um ambiente em que a aprendizagem ocorra de acordo com os ideais da realidade. Zabala (1998), ao se referir ao fazer pedaggico, no seu livro Prtica Educativa, ele no descarta a possibilidade de utilizao dos materiais curriculares e sim uma reavaliao dos mesmos em funo da demanda escolar. Os materiais curriculares, como varivel metodolgica, seguidamente so menosprezados, apesar de este menosprezo ser coerente, dada importncia real em que tem estes materiais. (ZABALA, pg. 167, 1998). Neste trecho, Zavala (1998) deixa claro que os materiais curriculares so fontes para os professores, mas no prximo seguimento ele justifica que os mesmo se no forem utilizados de forma adequada pode ditar convenes e regras determinadas por uma viso unilateral e at mesma estereotipada de uma realidade dita convencional. O projeto pedaggico muitas vezes confundido como plano, no que nele seja descartado as metas e os procedimentos, mas que nele abranja outras demandas da escola, Gadotti (2000), conceitua o projeto pedaggico como o confronto entre institudo e o instituinte, ou seja, a escola no deve negar ao institudo a sua histria, a sua vivncia e sim relacion-la com o contexto educacional tornando o sujeito da sua aprendizagem. nesta perspectiva que se torna essencial o papel do gestor e seu envolvimento com a diversidade, pois s atravs dessa relao que ele torna-se apto para construir um verdadeiro projeto pedaggico valorizando as diferenas e especificidades do seu sistema educativo. A escola no tem um fim em si mesma. Ela esta a servio da comunidade. Gadotti (2000), desta forma torna se claro o papel da escola e a funo do gestor no que se refere em tornar a escola um objeto de sistematizao das necessidades sociais e a melhor forma pra conhecer estas necessidades e proporcionando uma relao mtua entre a escola e os seus

envolvidos (alunos, pais, professores, comunidade), tornando todos participantes nesta construo. O envolvimento da comunidade na escola no deve se limitar a reunies peridicas para transmisso de informaes e sim na participao ativa das tomadas de decises, elaborando uma conscincia crtica, criativa e autnoma na construo do projeto pedaggico. O gestor deve ter a conscincia da capacidade funcional dos seus atores e atravs deles criar projetos ousados em prol do crescimento da sua comunidade, ou seja, a formao necessria e a valorizao dos seus componentes tambm. Desta forma, a escola se tornar espao onde se construa saber e que se prolifere a ao comunitria.

RECURSOS
Os recursos didticos so fontes fundamentais na elaborao e na execuo do currculo, seu carter muitas vezes chega a determinar, ditar e conduzir a ao do professor. Porm no se pode desprezar o valor dos recursos em prol da aprendizagem, pois a existncia de tais meios favorece, ampliam e veiculam as tomadas de decises na escola. Para se ter claro importncia deste aspecto Zabala (1998), conceitua os recursos didticos como: Os materiais curriculares ou materiais de desenvolvimento curricular so todos aqueles instrumentos que proporcionam ao educador referncias e critrios parar tomar decises, tanto no planejamento com na interveno direta no processo de ensino/aprendizagem e em sua avaliao. (1998 pg.167). O autor evidncia neste trecho a importncia dos recursos como instrumento para tomadas de deciso, tornando este aspecto fundamental para o desenvolvimento curricular, mas o que proponho uma reflexo sobre os aspectos dominantes dos recursos. Um dos maiores entraves do currculo torn-lo significativo e ao mesmo tempo atraente para os alunos, ou seja, vivemos hoje rodeados por uma infinidade de recursos. A todo

tempo estamos em contato com informaes, e estas so transmitidas de diferentes formas, tornando a escola e seu contedo obsoleto para as pretenses dos alunos. Desta forma caracterizo a utilizao dos recursos como algo imprescindvel para educao, pois se tomarmos como premissa que a educao se constri a todo instante, teremos a confirmao que a todo o momento estamos passando por construo ou por uma resignificao de conceitos, podendo este acontecer de forma determinada ou no. Infelizmente, a realidade atual da educao brasileira deixa a desejar tanto no seu funcionamento quanto na sua execuo, desta forma possibilitar a educao um currculo compatvel com as mudanas sociais mesmo que proporcionar recursos compatveis para seu desenvolvimento, pois a educao no se faz apenas com transmisso. percebvel a dificuldade das escolas em ter acesso aos recursos pedaggicos primrios para o desenvolvimento da prtica educativa, mas necessrio que a mesma identifique no social os caracteres importantes para seu funcionamento, assim como fundamental que as polticas pblicas disponibilizem recursos para sua aquisio e expanso nas escolas. Tendo em vista a dificuldade que o sistema educacional enfrenta que se faz necessrio uma anlise sobre como se desenvolve a poltica educacional perante a aquisio dos materiais didticos. As polticas pblicas tm a conscincia que a educao um instrumento fundamental para o desenvolvimento econmico do pas desta forma estabelecer subsdios para esse desenvolvimento promover a reduo da pobreza. Sabendo que a educao se faz mola mestre na economia do pas que investidores como o Banco Mundial, possibilitam meios como estratgia de custo beneficio. A educao bsica proporciona o conhecimento, as habilidades e as atitudes essenciais para funcionar de maneira efetiva na sociedade sendo, portanto, uma prioridade em todo lugar. (BANCO MUNDIAL apud TOMMASI, 2003, pg. 131). Como o BM tem interesse em aumentar a qualidade educacional valorizando esse aspecto como subsidio para o desenvolvimento social, disponibiliza recursos atravs de

financiamentos de projetos que acumulam cerca 250 bilhes de dlares Soares (2003),o propsito deste, impulsionar as mudanas necessria na alocao dos recursos, definindo como aes prioritria para mudanas significativa no mbito educacional. Uma das principais medidas Providenciar livros didticos e outros materiais de ensino (livros de leitura, jogos e brinquedo pedaggico), Tommasi (2003). A disponibilizao de tais recursos fundamental para o desenvolvimento do currculo, visto que, o BM definiu a melhoria dele como frente de trabalho no setor da educao primaria Tommasi (2003), porm acredito que um se relaciona com o desenvolvimento do outro, apesar da preocupao central estar na aquisio dos livros didticos, compreendo a necessidade dos recursos ultrapassarem as fronteiras dos livros, no desmerecendo sua necessidade, mas compreendendo que apenas eles no satisfazem as mudanas necessrias na educao. O livro didtico alicera uma cultura educacional, assim como o currculo como todo, pois alguns profissionais conceituam o currculo apenas como aglomerados de contedos ou conceitos a serem seguidos e estes muitas vezes ditam ou determinam.

FORMAO DE PROFESSOR
O professor como executor do currculo escolar, torna-se elemento chave para o desenvolvimento do mesmo, pois atravs da prtica docente que se atribui significncia ao currculo escolar. Sabendo que, o currculo no se determina como um programa de ensino e que a sua execuo se faz em um ambiente repleto de subjetividade e complexidade que se torna necessrio uma avaliao sobre como se baseia e se executa a prtica pedaggica. Autores como Demo (1993), Sacristan (2000), Perround (2000), Gadotti (2000) e Pimenta (2002), evidenciam em suas obras a importncia da formao do professor, destacando unanimamente que o professor no apenas um executor do currculo como ferramenta e sim um construtor deste subsdio, que baseia a educao. Ao analisar a importncia do professor e da sua formao Demo (1993), caracteriza atuao como algo insubstituvel, porm ele compreende o professor como um

pesquisador, onde a sua meta de ser mestre e jamais discpulo, desta forma ele evidencia o valor do mesmo e da sua formao, pois nada mais essencial que o professor estabelecer uma crtica perante o regime e a sua atuao educacional. Sabe-se que a evoluo e a transmisso dos conhecimentos se propagam velozmente e que a formao do professor no d conta dessa demanda, as exigncias perante a ao educacional so grandes. O professor como pesquisador fundamental, porm acredito que necessrio possibilitar a construo de um currculo renovador, onde tanto o professor quanto o aluno possa ser o mediador desta construo, Pimenta (2002) confirma essa hiptese referindo-se que a formao inicial, por melhor que seja no d conta de colocar o professor a altura desta responsabilidade atravs de seu trabalho, assim como das novas necessidades que lhe so exigidas para melhorar a qualidade social de escolarizao. Desta forma evidencia uma das competncias descrita por Perrenoud (2000), que o professor administrar sua prpria formao contnua.

Para Sacristan (2000): A formao do professor no costuma ser das mais adequada quanto ao nvel e a qualidade para que estes possam abordar com autonomia o plano de sua prpria prtica. Com certeza porque tecnicamente no esteja bem estruturada e desenvolvida, mas talvez tambm parta do pressuposto que tal competncia possa ser substituda por outros meios. Essa citao deixa a ambivalncia sobre o seu sentido, pois o professor como autnomo desenvolve sua prtica significativa, apesar da sua formao no possibilitar subsdios e competncias para isto, ele como participante da ao curricular tem o dever torn-lo com a prtica, baseada ao cultural e social. Mas ao mesmo tempo Sacristan (2000), desresponsabiliza o professor de tal atuao confirmando a teoria que a aprendizagem pode e deve acontecer em diferentes ambientes.

CONCLUSO

Visto que anlise curricular envolve as instncias sociais que se torna claro a importncia do mesmo com o veculo de transformao. No se constri currculo entre os muros da escola, sua formao vem de todo contexto social e real dos envolvidos. No se pode pensar em currculo se no avaliar a sua sustentao terica e sua execuo. necessrio vencermos a idia que o currculo se entende como contedos a serem seguidos, pois de acordo como os nmeros estatsticos o Fracasso Escolar real e significativo e o motivo desses dados funcionabilidade da escola. Sabe se que a poltica educacional tem um valor significativo no que se refere construo do currculo, mas necessrio que as escolas tais como seu funcionamento no tome com isto como receita a ser cumprida, pois a mesma refere-se a currculo como estratgia de ao deixando as escolas responsveis pela construo do seu currculo e conseqentemente do projeto pedaggico. As bases curriculares so: a sociedade, as polticas, a escola, o professor e o aluno. Se no houver organizao e relao desses critrios no haver educao, pois os mesmos se tornam coadjuvantes neste processo.

BIBIOGRAFIA
SACRISTAN, Gimeno. O Currculo, uma reflexo sobre a prtica. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. GRUNDY, S. Curriculum, The Falmer Press, 1987. PERRNOUD, Philippe. Pedagogia Diferenciada, das intenes as aes. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000.

RULE, I. Curriculum, Tese de doutorado New York University, 1973. MOREIRA, Antonio Flavio. Currculo na Contemporaneidade: Incertezas e Desafios Cortez, 2003.

GADOTTI , Moacir. Perspectivas Atuais da Educao. . Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. VIEIRA, Sofia Lerche. Gesto Escolar, desafios a enfrentar (2002) UNESCO. A Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura www.unesco.org.br, 1999 MEC Ministrio da Educao e Cultura, Leis de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei N. 9.394 1996. ZABALA, Antoni. Prtica Educativa. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998. TOMMASI, WARDE, HADDAD, Lvia de, Mirian Jorge, Sergio. O Banco Mundial as Polticas Educacionais. Editora Cortez, 2003. DEMO, Pedro. Desafios Modernos.Editora Vozes, 1993. PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia e Pedagogos, caminhos e perspectivas. Editora Cortez 2002.

Potrebbero piacerti anche