Sei sulla pagina 1di 36

FACULDADE DE ENGENHARIA MECNICA

PROGRAMA FORD/UNICAMP DE APRIMORAMENTO DE PESSOAL TCNICO


Disciplina D5:

Tcnicas Experimentais em Engenharia Automobilstica


Salvador, maio de 2006.

Docente responsvel: Prof. Dr. Fernando de Almeida Frana


Universidade Estadual de Campinas Fone: (019) 3788-3262 / *-3273 Faculdade de Engenharia Mecnica Fax: (19) 3289-3122 Departamento de Energia E-mail: ffranca@fem.unicamp.br Caixa Posta 6122 - CEP 13081-970 - Campinas - SP

Informaes complementares do curso de Instrumentao e Medidas ministrado na FEM Unicamp (EM - 703) podem ser obtidas atravs de consulta ao site da disciplina:

Ementa do curso, textos de palestras, material didtico complementar, listas de exerccios, bibliografia, sugestes e links para outras disciplinas esto disponveis em: >> http://www.fem.unicamp.br/~instmed/Inst_Med.html

Medio de Vazo
Introduo

Medidor-separador multifsico (gs+lquido) da Agar

O medidor de vazo um instrumento capaz de medir a massa (medidor de vazo mssica) ou o volume de um fluido (medidor de vazo volumtrica) que escoa em uma tubulao ou um canal em um determinado intervalo de tempo. O consumo mundial, base anual, de lquidos e gases, aproximadamente de 3 bilhes m3 e 600 bilhes Nm3, respectivamente.

Assim, uma incerteza de +/-3% (uma figura de clculo!) nas medies realizadas por medidores podem conduzir crditos ou dficits contbeis de at 90 milhes m3 de lquido e 18 bilhes Nm3 de gs.

H um esforo, atualmente, de vrios laboratrios internacionais (rede internacional de laboratrios de medidas e certificao) para aprimorar os medidores de vazo e reduzir as incertezas de medidas.

Converso de Unidades
Converses de vrias unidades de vazo (e seus mltiplos e sub-mltiplos), entre diferentes sistemas de unidades, so apresentadas na tabela abaixo. A vazo volumtrica (volume na unidade de tempo, usualmente representada por Q ) ou mssica (massa na unidade de tempo, muitas vezes representadas por m ou M):

Condio Padro e Intervalo

Em medio de gases ou vapores (isto , fluidos altamente compressveis), comum que a vazo volumtrica seja referenciada a uma certa condio especfica de presso e temperatura. Esta condio denominada de condio normal, condio standard ou condio padro, dependendo dos valores especificados de presso e temperatura.

Os valores de presso mais utilizados como referncia so: 1,01325 Bar, isto , 1 atm, ou 760 mmHg ou ainda 29,92 inHg.

Os valores de temperaturas mais utilizados como referncia so: 0oC, 15oC ou 60oF (15,55oC).

A condio de referncia que usualmente designada de CNTP (isto , Condio Normal de Temperatura e Presso) tem os valores respectivos de presso e temperatura dados por: ( 1 Bar ; 0 oC ).

A condio de referncia que usualmente designada de Condio Padro (ou ainda Condio Standard) tem os valores ( 1 Bar ; 60 oF ).

Denomina-se de vazo in situ aquela correspondente presso e temperatura do fluido no local da medio.

A vazo in situ, Q, e a padro, Q*, esto relacionadas por:

Exemplo: Um medidor registra a vazo volumtrica de 1200 cfm ("cubic feet per minute", ou p cbico por minuto) de metano a 5 atmg (atmosfera "gauge", isto , a medida de presso relativa atmosfera) e temperatura local de 150 oC. Determine a vazo "Standard", isto , a vazo equivalente na Condio Standard, em Scfm (Standard cfm, Standard cubic feet per minute ou Standard pcm, p cbico por minuto) e em Std m3/h (metro cbico Standard por hora), referncia 1 Bar, 60 oF.

Medidores por Obstruo de rea

Relao funcional dos medidores por obstruo de rea (vazo em funo da variao da presso):

onde Q (a vazo volumtrica, ou m, a vazo mssica) a vazo e a diferena de presso provocado pelo escoamento do fluido de trabalho atravs do medidor (variao da energia especfica do escoamento entre a entrada e a "garganta", isto , a seo de rea restringida do medidor).

Conjunto de medidores de vazo por obstruo de rea

Conjunto de placas de orifcio da EuroMisure: www.power-technology.com/contractors/pressure/euromisure/euromisure2.html

Vazo Terica, Fluido Incompressvel (escoamento idealizado) Aplicao da Equao da Energia (ou Eq. de Bernouille, aplicao peculiar) Premissas simplificadoras:

Escoamento Unidimensional Regime Permanente Fluido Incompressvel Fluido no-viscoso (esc. Reversvel)

Variao da energia entre entrada e sada de medidor de vazo por obstruo de rea colocado na horizontal (sem variao de energia potencial)

Representao da energia especficas em pontos distintos de um venturi, do site da http://www.ce.utexas.edu/prof/KINNAS/319LAB/Applets/Venturi/venturi.html

Equao da Continuidade entre as sees (1) e (2), sendo m a vazo mssica, a densidade do fluido, V a velocidade mdia do escoamento e A a rea de seo transversal do medidor, em diferentes posies axiais:

Equao Energia entre as sees (1) e (2), sendo p a presso esttica. Notar que o medidor est colocado na horizontal; se o escoamento for vertical ou inclinado, a energia associada ao do campo gravitacional deve ser considerada):

Vazo Terica, Fluido Compressvel (escoamento ainda idealizado)


Premissas simplificadoras: O escoamento unidimensional O regime permanente O fluido compressvel um gs perfeito O escoamento isoentrpico (sem atrito e troca de calor) Relaes Termodinmicas

(Cp o calor especfico a presso constante, Cv o calor especfico a volume constante, T a temperatura absoluta e R a constante dos gases)

Equao da continuidade entre as sees (1) e (2):

Equao da energia entre as sees (1) e (2):

Combinando as equaes e as relaes termodinmicas, resulta:

sendo r = (P2 / P1)

O Fator de Expanso, Y

Para bocais e venturis vale a relao isoentrpica:

Para placas de orifcio, devido contrao abrupta, uma aproximao unidimensional no adequada. Devem ser consideradas as contraes nas direes axial (a predominante nos bocais e venturis) e tambm radial. Para compreender a diferena da complexidade do escoamento em venturis e placas de orifcio, veja as figuras a seguir, que so visualizaes de escoamentos de fluidos atravs de um venturi e de uma placa.

Escoamento em venturi: esquerda, V= 0,4 m/s; direita, V = 2,0 m/s

Escoamento em placa de orifcio, Rey = 4300

A correlao abaixo sugerida para o clculo de Y, nestes casos (placa de orifcio):

Qual a relao que existe entre a vazo real que escoa atravs do medidor e a vazo calculada pelo modelo terico (no caso de um escoamento incompressvel)?

O modelo terico no representa os efeitos de compressibilidade e multi-dimensionais (por ser unidimensional) do escoamento. Ademais, no expressa os efeitos viscosos e/ou turbulentos do escoamento!!

A anlise dimensional do fenmeno indica que h seis (6) variveis significativas para a anlise do processo. Assim, se : Mreal = f(p, d, D, , ) ), estas 6 variveis tm 3 dimenses e, consequentemente, teremos trs nmeros adimensionais (lembram-se do Teorema dos II de Buckingham, l da Anlise Dimensional?):

Na relao funcional acima, Cd o chamado coeficiente de descarga do medidor, a conhecida razo de dimetros tubulao/placa e Re o nmero de Reynolds do escoamento na placa (referido ao dimetro da garganta da placa) ( V d / ) ou ( V d / ) , onde a viscosidade cinemtica e a viscosidade dinmica. Lembrar que a viscosidade a razo entre a viscosidade dinmica e a densidade do fluido:

= /

A Vazo Real Como ento calcular a vazo real? Como sempre fazemos na engenharia, quando um clculo exato de um processo no possvel de ser feito: multiplica-se o valor que resulta da anlise de um processo idealizado por um coeficiente. Neste caso, o Coeficiente de Descarga, Cd. Assim, a vazo real , ento, no caso de um escoamento incompressvel, o resultado do produto da vazo terica (para um escoamento incompressvel) pelo coeficiente de descarga:

mReal = Cd mTerico

Para o caso mais geral de um escoamento compressvel, a vazo real o produto da vazo terica com o coeficientes de descarga e o fator de compressibilidade. Assim, so incorporados os efeitos da viscosidade do fluido de trabalho e da compressibilidade do escoamento:

O coeficiente de descarga determinado experimentalmente como uma funo de (a razo dos dimetros expressa a geometria do medidor) e do nmero de Reynolds, Re (isto , uma escala relativa entre a os efeitos inerciais e viscosos do escoamento):

O coeficiente de expanso, que tambm pode ser determinado experimentalmente, depende tambm das caractersticas geometricas do medidor ( ) , de caractersticas do fluido de trabalho ( k ) e de condies operacionais do medidor ( r = P2 / P1):

Placa de Orifcio: Detalhes Geomtricos

Orifcio Concntrico Tomada de Presso: Flange ou (1D e 1/2D, montante e jusante) Em tubulaes transportando particulado slido em suspenso (concentrao baixa!!), utiliza-se orifcios excntricos ou segmentados para evitar deposio de material:

Coeficiente de Descarga: Placas de Orifcio

Os valores tpicos do coeficiente de descarga para placas de orifcio, nas condies aconselhadas de aplicao ( Re= ( Vd/ ) > 10000 ), esto entre 0,6 e 0,7 . O comportamento do Cd em funo do nmero de Reynolds est ilustrado na figura seguinte:

Como saber o Cd de uma placa de orifcio (ou qualquer outro medidor por obstruo)? So duas possibilidades:
(1) construindo o seu medidor de obstruo de acordo com normas (ASME,

ASHRAE, HEI, ISO, etc), as quais publicam os valores de Cd, curvas de Cd com Re, etc. Neste caso, devem ser observados rigorosamente a tolerncia de fabricao ( exntricidade, circularidade, planicidade, rugosidade), o posicionamento das tomadas de presso, a especificao do material selecionado, etc. (2) determinando-o experimentalmente (veja a seguir um esquema de circuito de aferio gravimtrico para ensaio de medidores de vazo de lquido, FEMUnicamp, em http://www.fem.unicamp.br/~em712/vazao.doc).

O Eng. Jos Pinheiro, da Petrobras, em sua apostila sobre medio de vazo em gs natural, menciona as normas a serem seguidas no Brasil (adaptaes de normas ASME e outras): NBR ISO 5167-1 Medio de Vazo de Fluidos por Meio de Instrumentos de Presso -- Parte 1: Placas de Orifcio, Bocais e Tubos de Venturi Instalados em Seo Transversal Circular de Condutos Forados.

ISO/TR 5168 Measurement of Fluid Flow -- Evaluation of Uncertainties ISO/TR 9464 Guidelines for The Use of ISO 5167-1:1991 API MPMS Manual of Petroleum Measurement Standards
Chapter 14.2, Compressibility Factors of Natural Gas and Other Related Hydrocarbon Gases (A.G.A. Report n 8) Chapter 14.3, Part 1, Concentric, Square-Edged Orifice Meters (A.G.A. Report n. 3) (GPA 8185-90) Chapter 14.3, Part 2, Specification and Installation Requirements, Reaffirmed May 1996 (ANSI/API 2530) Chapter 14.3, Part 3, Natural Gas Applications. Afirma o Eng. Pinheiro:
sabido que as normas AGA e ISO diferem em alguns pontos, principalmente nos

comprimentos dos trechos retos a montante e a jusante do elemento primrio (a ISO requer trechos mais longos). A norma A.G.A. Report n. 3 foi criada em 1924 e vem sendo constantemente revisada, sendo que, na reviso de 1990-92, foi desmembrada em 4 partes: Part 1 General Equations and Uncertainty Guidelines Part 2 Specification and Installation Requirements Part 3 Natural Gas Applications Part 4 Background, Development, and Implementation Procedure and Subroutine Documentation for Empirical Flange-Tapped Discharge Coefficient Equation

Coeficiente de Descarga: Placa de Orifcio de Borda Quadrada (norma ASME, American Society of Mechanical Engineers)

Observe que K uma funo de Re, D e d. As variveis que aparecem na correlao so:

****Ateno: nas expresses acima o dimetro est em polegadas. Se a operao interna aos parnteses for negativa, tornar nulo o operando.****

E note que os fatores geomtricos A e Ko so constantes para uma dada geometria.

Variaes tpicas de Cd de placa de orifcio de borda quadrada, padro ASME

Coeficiente de Descarga: Placa de Orifcio (norma ISO, 1980)


As correlaes para o clculo de Cd para as placas de orifcio variam conforme a

localizao dos pontos de medida de presso. Esto definidas por norma isso. Estas correlaes tambm so algebricamente complexas. Para minimizar este incmodo, Stolz props uma relao mais simples, vlida para qualquer tipo de tomada de presso:

Nesta correlao L1 e L2 so as distncias das tomadas de presso, montante e jusante da placa, respectivamente, at a face montante da placa de orifcio. Tambm, D o dimetro da tubulao e ReD o nmero de Reynolds baseado no

dimetro da tubulao (cuidado, Re referenciado ao escoamento na tubulao jusante da placa!):

A relao de Stoltz adotada pela norma ISO 5167 para a determinao de Cd em dutos de seo circular. Ela aplica-se para:
dimteros da obstruo dimetros da tubulao razo dos dimetros Reynolds referido tubulao, ReD d >12.5 mm 50 mm < D < 1000 mm 0.23 < b < 0.80 2.0 104 < ReD < 1.0 108

O Bocal ASME

Os bocais so elementos tubulares de conduo de escoamento, constitudos por uma seo convergente (com a curvatura de uma elipse) e outra cilndrica.

Localizao das tomadas de presso para bocais utilizados em tubulaes:

Coeficiente de Descarga: Bocal ASME Coeficientes de descarga para bocais de raio longo ASME com tomadas 1D e 1/2D

Curvas de Cd para bocais ASME, Cd versus Re tubulao

A correlao seguinte pode ser usada,

desde que sejam atendidas as seguintes condies:

O venturi Herschel

Os venturis so elementos tubulares de conduo de escoamento, constitudos por uma seo convergente e outra divergente.

Dimenses de venturi Hershel

Coeficiente de descarga, Cd, de venturi Hershel

Dimensionamento de Medidores de Vazo por Obstruo de rea


O projeto e dimensionamento de um medidor de vazo por obstruo de rea deve seguir, preferencialmente, uma norma tcnica. As normas tcnicas garantem uma repetibilidade e confiabilidade na fabricao, alm de serem utilizadas como referncia nos contratos de compra e venda de fluidos; Elas podem ser ASME (Americam Society of Mechanical Engineers); AGA (Americam Gas Association), isso, entre outras , bitnicas, japonesas, francesas, alems, etc.

So dados assegurados pelas normas: >> As caractersticas geomtricas, a localizao das tomadas de presso e a tolerncia de fabricao. >> Fornecem os coeficientes de descarga (+/- 3%) para orifcios, bocais e venturis por meio de expresses analticas; alternativamente pode-se determinar experimentalmente o Cd utilizando processos gravimtricos, ou usando aferio secundria com medidores certificados e rastreados, se necessrio for. >> As normas ainda estabelecem os valores da perda de carga nos elementos e definem os critrios de instalao, como comprimentos livres a montante e jusante dos elementos, a necessidade de insero de retificadores de escoamento, etc. As Frmulas Prticas ou de Trabalho Como deduzimos, a vazo mssica real dos medidores de obstruo de rea, para um escoamento genrico compressvel obtida de:

Apesar de correta, esta equao tem inconvenientes na sua aplicao. As varivel devem ser dimensionalmente homogneas, evidentemente. Este processo de converso de unidades , na maioria das vezes, fonte de erro nos clculos. Para contornar esta dificuldade usual encontrar-se "frmulas prticas de clculo ou formas de trabalho" desta equao, com dimenses prprias para cada uma das variveis. Uma tal "frmula de trabalho":

e a dimenso de cada variveil:

O nmero de Reynolds da garganta da obstruo (ateno!!), Red, convenientemente expresso em funo da vazo mssica:

As unidades so: m = (kg/s); d = (cm) e m = (g/cm.s). E a viscosidade, 1cP = 0.01 g/cm.s

Exemplo de dimensionamento P.O. de borda quadrada Ar comprimido saturado escoa numa tubulao de 10,02 polegadas de dimetro interno, a uma presso manomtrica (isto , relativa) de 8,78 kgf/cm2 , temperatura de 32,2 oC (observe a confuso das unidades, bem tpico de nossa situao, onde os sistemas Ingls e SI ainda convivem com frequncia no nosso dia-a-dia profissional. Na tubulao est instalada uma placa de orifcio, concnctrica, de bordas quadradas, com tomadas de presso na flange segundo as normas ASME. A placa de ao inox 316. Considerando que o orifcio da placa tem 6,250 polegadas de dimetro e que a placa provoca uma queda de presso presso de 76,2 cmH2O e que a presso baromtrica local de 1,03 kgf/cm2, calcule a vazo em massa que escoa atravs da placa.

Converses: D = 25.450 cm (10.02") d = 15.875 cm (6.25") ar = 8.15.10-5 (g/cm/s), viscosidade do ar.

Constantes no procedimento de clculo: Razo dimetros:

Const. E:

Presso absoluta montante:

Razo presses:

Razo calor especfico, k = Cp/Cv:

Coeficiente de expanso:

Densidade da mistura ar+vapor


Coef. Compressibilidade (9.81 kg/cm2 & 32.2oC) Z=0.998 Presso sat. vapor a 32.2oC Pv = 0.045 kg/cm2; Presso parcial do ar na mistura Pa = 9.77 kg/cm2; Umidade Relativa w = 0.622 Pv/Pa w = 0.0029 g[vap]/g[ar] Const. Ar & vapor: Rar = 287 m2/s2/oK e Rvap = 462 m2/s2/oK Const. Mistura R = Rar + w.Rvap = 288.34

Variveis determinadas interativamente: Vazo mssica:

Nmero de Reynolds do orifcio:

Coeficiente de Descarga

Constantes geomtricas:

Aps substituies das variveis chega-se a uma expresso para a vazo mssica em funo de Cd e do Cd em funo da vazo mssica :

As duas equaes podem ser resolvidas por substituio (processo s vezes trabalhoso) ou iterativamente, chutando-se um valor incial para Cd (= 0.65, por exemplo, meio da faixa de variao indicada pelas curvas). O processo iterativo mostrado na tabela; uma iterao foi suficiente para chegar ao valor correto!

Resposta: a vazo mssica 5.26 kg/seg de ar mido.

A vazo volumtrica, Q*, na condio de referncia de p = 1 atm e T = 21 oC :

Acerto de clculo para condies no-normalizadas Suponha que a curva de calibrao do medidor de vazo de gs por obstruo de rea aplica-se para as condio de referncia, identificada por (*). No caso, 1 atm e 25 oC. Como determinar a vazo real que escoa pelo medidor (isto , a vazo atual) se ele for instalado em uma linha que esteja a 5 Atm e 100oC?

Condio de aferio e condio alterada

A razo entre as vazes atual e de referncia dada por:

ou ainda,

e, finalmente,

Note que a aproximao requer a igualdade do produto (Cd Y) para as duas condies, de referncia e atual.

A perda de presso (ou perda de carga) nos medidores por obstruo

O escoamento do fluido atravs do medidor de obstruo de rea gera uma dissipao viscosa de energia, a denominada perda de carga ( o p medido quando o escoamento retorna tubulao de mesmo dimetro montante). A seleo do medidor deve levar em conta esta perda. Placas de orifcio, venturis e bocais tm comportamento muito diverso quanto esta grandeza.

Perda de carga (relativa, referente ao p lido) em medidores por obstruo de rea

As singularidades do sistema de tubulaes e a instalao dos medidores por obstruo Acessrios de linha tais como curvas, cotovelos, bifurcaes, vlvulas e etc, perturbam o escoamento, distorcem a trajetria do fluido (i.., distorcem as linhas de corrente) e geram vrtices. Estas perturbaes fluidodinmicas tambm influem nas condies de medio dos medidores de vazo, impossibilitando o uso adequado das curvas de aferio.

Escoamento Desenvolvido

Desenvolvimento de escoamento aps entrada em tubulao

Formao de vrtices em singularidades (curvas e ts)

Os medidores de vazo devem ser instalados em posies tais que efetivamente reproduzam as suas condies de calibrao. Consequentemente, devem estar distantes das singularidades do circuito de escoamento que perturbam o escoamento.

Comprimento de tubo livre e retificadores de escoamento Pertubaes no escoamento so suprimidas (ou minimizadas) instalando-se o medidor de vazo em um "trecho livre" da tubulao, isto , com um certo comprimento de tubo reto montante e jusante do medidor. O trecho reto de tubo permite o desenvolvimento do perfil de velocidades do fluido no escoamento, reproduzindo a condio de aferio do medidor. As normas definem os trechos retos.

Indicao de comprimento de trechos retos montante de medidores de vazo

No havendo espao para instalar o medidor em um trecho livre recomendado por norma, recomenda-se a insero de retificador de fluxo. A insero de um conjunto de tubos de menor dimetro (retificador de escoamento) em uma tubulao suprime vrtices e faz com que o perfil de velocidades se estabelea em um comprimento livre de trecho reto menor.

Sugesto de retificadores de fluxo para aplicao de medidores de vazo

Instalaes tpicas de sistemas de medio por placa de orifcio, da Apostila de Medio de Vazo do Eng. Pinheiro, da Petrobras

Retificador de escoamento da Daniel

Exemplo de dimensionamento: perda de carga e posio de instalao Considere as condies operacionais da placa de orifcio do exemplo anterior. Calcule a perda de carga e o comprimento livre na instalao aps um cotovelo raio longo. Perda de Carga Para = 0,623 tem-se que = 0,6.

Perda de carga relativa

Ento, a perda de carga ( hw. ), isto , p = 45,7 cmH2O. Comprimento Livre Para = 0.623 so necessrios: >> 9 dimetros livres montante da placa (A=9), e >> 4 dimetros livres jusante (B=4).

Exemplo de dimensionamento: alterao de condio operacional Considere as condies operacionais do orifcio do exemplo anterior. Aps um certo tempo, uma nova presso de presso na tubulao foi estabelecida, reduzindo-a de 8,78 kg/cm2 para 4 kg/cm2. Calcule, nestas novas condies, qual ser a vazo mssica de ar se o diferencial de presso medido pela placa for de 76,2 cmH2O.

O mtodo aproximado, assumindo-se que o Cd e o Y no variaram entre uma condio e outra:

Se adotssemos um procedimento no-simplificado, o resultado seria

m = 3,756 kg/s.
Verifique: r = 0,9849; Y=0,9961; w=0,0056; R=289,59 m2/s2/oK e =5,6142kg/m3

A diferena entre as vazes mssicas calculadas pelos mtodo aproximado e rigoroso menor que 0,2%.

Potrebbero piacerti anche