Sei sulla pagina 1di 4

Escalas dE anlisE gEogrfica

Helena Copetti Callai


Bolsista PQ-CNPq Unijui- Ijui RS helena@unijui.edu.br

Constatando que esta realidade demarca um dos problemas da geografia escolar, a inteno deste texto abordar um aspecto metodolgico que pode servir de critrio para seleo do contedo e de orientao para abordagem do mesmo. Trata-se, neste momento, apenas de uma discusso de encaminhamento metodolgico que requer maior e consistente tratamento terico da questo, o que inteno futura a partir da discusso deste. O assunto a Escala de anlise geogrfica, que abordo a partir de textos escritos a mais tempo por mim e levantando questionamentos diante da realidade atual.

A geografia escolar
A toca do coelho se alongava em linha reta como um tnel, e de repente abria-se numa fossa, to de repente que Alice no teve nem um segundo para pensar em parar, antes de ver-se caindo no que parecia ser um poo muito profundo. ...... S queria saber quantos quilmetros j desci esse tempo todo- disse em voz alta- Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilmetros, por ai... sim deve ser mais ou menos essa a distancia...mas ento qualseria a latitude ou longitude em que estou? .... S queria saber se vou passar direto atravs da Terra! Seria engraado sair bem no meio da gente que anda de cabea pra baixo Aventuras de Alice- Lewis Carrol

A geografia ensinada afora outras caractersticas que a demarcam, tem uma especificidade que nos cara. o fato de ser uma disciplina que abre as perspectivas para compreender os fenmenos sociais a partir de sua espacializao. Isso remete a necessidade e importncia de que o aluno aprenda a trabalhar com a representao espacial dos fenmenos e ao mesmo tempo, que consiga ter as ferramentas intelectuais para fazer a leitura do espao. Neste contexto est imbricada a questo da seleo dos contedos e, os critrios para, alm da escolha tambm considerar a forma de tratamento dos mesmos. No raro surge o questionamento sobre se o critrio bsico da seleo do contedo escolar a partir de um espao ou de um fenmeno. Neste conjunto de questes reside a preocupao expressa neste texto que pretende discutir um dos aspectos pertinentes ao ensino de uma disciplina escolar que deve considerar o aluno e a sociedade em que ele vive, esta (sociedade), envolvendo toda sua complexidade. Depreende-se da que esta disciplina escolar no pode tratar de coisas alheias, distantes e desligadas da realidade. H mais tempo, ao trabalhar com as questes metodolgicas da geografia, j acentuava que a matria e contedo escolar
no pode ser um amontoado de assuntos, ou lugares /partes do espao), onde os temas so soltos, sempre defasados ou de dif cil (e muitas vezes inacessvel) compreenso pelos alunos. No pode ser feita apenas de descries de lugares distantes ou fragmentos do espao. (CALLAI: 1988. p.58)

Introduo
A discusso que se coloca muito comumente na geografia em especial nas aulas sobre como selecionar os contedos a serem trabalhados. E esta seleo se pauta por varias possibilidades: seguir o livro didtico, ter as bases a partir do Plano pedaggico da escola e dentro dele as definies que estabelecem o contedo da disciplina, os programas oficiais a partir de orientaes curriculares nacionais e/ou estaduais, os exames de avaliao sejam nacionais ou aqueles que so estabelecidos por determinada universidade para ingresso no curso superior, planejamento do professor diante das demandas que ele reconhece como importantes. Estas alternativas podem ser assumidas exclusivamente uma delas ou mescladas entre si.

Avanando nessa interpretao e inclusive questionando - me sobre a superao desta forma de entendimento da geografia escolar, posso constatar ainda hoje que a realidade de ensino pouco mudou. Muitas questes se colocam para tentar entender porque uma cincia que tem avanos to significativos em sua histria consolidando-a como uma importante forma de entender o mundo, com aportes tericos que fazem avanar a pesquisa, com a interpretao do mundo a partir de critrios cientficos e que alam a Geografia a um patamar de cientificidade, enfim,...por que a disciplina escolar que dela decorre ainda to insignificante no contexto escolar.

Diante dessas constataes deve-se perceber que o fato de no haver o reflexo da cincia, alterando a disciplina, pode significar aquilo que muitos pesquisadores esto indicando: a diferena entre cincia e disciplina escolar. Fica claro, atualmente, que a cincia e a disciplina escolar geografia so diferentes, mesmo que numa matriz comum que lhes d a origem. No so duas geografias, so duas formas de trabalhar a temtica, e na medida em que a cincia responde aos problemas postos pela humanidade e que tem seu aparato cientifico para tal, a disciplina escolar trata destes temas com gente que est na escola e que precisa conhecer o que a humanidade produziu para ter a sua insero neste mundo. Se for preciso ter acesso ao conhecimento para se constituir em sua humanidade, a questo que se coloca se a geografia escolar consegue fazer frente a este desafio. Conforme Savater:
...el aprendizaje a travs de la comunicacin con los semejantes y de la transmisin deliberada de pautas, tcnicas, valores y recuerdos es proceso necesario para llegar a adquirir la plena estatura humana. Para ser hombre no basta nacer, sino que hay tambin que aprender. La gentica nos predispone a llegar a ser humanos pero slo por medio de la educacin y la convivencia social conseguimos efectivamente serlo. (SAVATER: 2006,p. 37) .. Por decirlo de una vez: el hecho de ensear a nuestros semejantes y de aprender de nuestros semejantes es ms importante para el establecimiento de nuestra humanidad que cualquiera de los conocimientos concretos que as se perpetan o transmiten.(idem: p. 31)

A geografia que o aluno estuda deve permitir que ele se perceba como participante do espao que estuda, onde os fenmenos que ali ocorrem so resultados da vida e do trabalho dos homens e esto inseridos num processo de desenvolvimento. No aquela geografia que mostra um panorama da terra e do homem, fazendo uma catalogao enciclopdica e artificial em que o espao considerado e ensinado fracionado e parcial e onde o aluno um ser neutro, sem vida, sem cultura e sem historia. O aluno deve estar dentro daquilo que est estudando e no fora, deslocado e ausente daquele espao, como a geografia que ainda muito ensinada na escola: uma geografia que trata o homem como um fato a mais na paisagem, e no como um ser social e histrico. (CALLAI:1988, p. 58)

A grande pergunta se a geografia est conseguindo contribuir para tanto, diante do que se espera da escola. Se o fato de faltar clareza explcita sobre o que sejam os contedos da geografia escolar impede que os avanos da cincia cheguem at a escola, premente a necessidade que temos como pesquisadores desta rea, em aprofundar a epistemologia da educao geogrfica, no sentido de perceber e reconhecer a natureza, as etapas e os limites da mesma. Savater afirma que:
El profesor que quiere ensear una asignatura tiene que empezar por suscitar el deseo de aprenderla: como los pedantes dan tal deseo por obligatorio, slo logran ensear algo a quienes efectivamente sienten de antemano ese inters, nunca tan comn como suelen creer. Para espertar la curiosidad de los alumnos hay que estimularla.; hay que ser capaz de ponerse en lugar de los que estn apasionados por cualquier cosa menos por la materia cuyo estudio va a iniciarse. Y esto nos lleva a la equivocacin metodolgica de la pedanteria: enpezar a explicar la ciencia por sus fundamentos tericos en lugar de esbozar primero las inquietudes y tanteos que han llevado a establecerlos. Cada ciencia tiene su propia lgica epistemolgica que favorece el avance de la investigacin en ese campo, pero esa lgica casi nunca coincide y en muchos casos difiere radicalmente de la lgica pedaggica que debe seguirse para iniciar a los nefitos en su aprendizaje. (SAVATER: 2006,p.123)

Naquele mesmo estudo (de minha autoria) referido anteriormente dizia que:

Hoje verificando nas escolas e nos manuais escolares percebe-se que ainda este o quadro encontrado. O que falta ento? Qual o desafio? Fazer da geografia um contedo com vida para a vida dos alunos se torna fundamental. A escola tambm no neutra-ela existe a partir dos professores que ensinam, dos alunos que aprendem e dos contedos que so trabalhados. Quer dizer- o acesso ao conhecimento que a humanidade produziu passa a ser o meio de fazer com que os alunos construam a sua humanidade, se tornem gente. E, para a geografia neste contexto cabe dar conta de cumprir o seu papel. Antes, porm de entrar nessa discusso caberia ainda uma digresso. No uma questo suprflua, mas sim uma forma de entendimento, de parte do professor que atua na educao bsica e daqueles que fazem a formao docente nos cursos superiores. Ouso afirmar numa metfora (e parodiando) a partir de afirmao antiga do francs Lacoste- que a Geografia dos professores intil e a geografia dos estados maiores que importante. Esta trabalha com os temas importantes para compreender a espacialidade e para fazer o planejamento enquanto aquela ensina coisas quase que sem sentido...sem nexo, desconectadas da vida e desconsiderando a espacialidade que vivem as pessoas. A pesquisa acadmica e tambm aquela ligada ao planejamento que fazem em seus mbitos devidos avanar a cincia, no consegue chegar na escola. Os reflexos que recaem sobre a geografia escolar so desconectados e fragmentados e de dif cil resultado afirmativo. Isso reafirma que so duas formas de fazer geografia- uma da cincia e a outra a da escola. Se fosse uma apenas, a transposio direta da cincia para a escola poderia ser eficaz, o que no . A transposio didtica, a partir das inovaes e dos avanos da cincia, passando pelo saber que circula na universidade, e por aquele saber que sustenta a elaborao dos textos didticos- os manuais escolares- poderia chegar a escola. No entanto esta passagem no simples, mas com certeza muito complexa. Este tipo de interpretao desconhece a dimenso de espao e tempo no mundo atual, considerando a velocidade da informao, o papel das mdias, da internet, a construo histrica do professor que se constitui na construo dos seus saberes, alm do contexto escolar e do lugar em que est a escola. Todos estes aspectos interferem na escola, e como tal na conduo das propostas de trabalho e ao acesso dos alunos ao conhecimento. Pode-se afirmar, portanto que a geografia escolar construda na escola, e que a dificuldade de avanos (nesta), a partir das

inovaes da cincia geogrfica est estreitamente ligada dificuldade de que ocorra esta transposio. Precisamos dedicar ateno, a esta problemtica e, no meu entendimento, no para facilitar a transposio, mas para fundamentar a educao geogrfica em seus princpios, considerando o tempo (histrico) e o espao (lugar em que est a escola), aliados aos sujeitos envolvidos. Os professores tm uma formao muitas vezes inadequada diante das formas de abordagem das temticas na universidade e se debatem no exerccio profissional entre o livro didtico que responde a parmetros definidos a partir da cincia, do regramento das polticas pblicas e das condies efetivas de trabalho. Muitas proposies (externas) no so entendidas, e os livros texto, por maior esforo e ateno, que tem se dedicado a estes, ainda no conseguem ter a perspectiva pedaggica que informe e referencie o trabalho. Este problema se constitui como uma necessidade urgente de investigao cientifica para encontrar alternativas adequadas para que o ensino seja reflexo dos avanos da cincia, mas considerando a realidade do ensino e da educao em geral, no nosso caso na construo de uma educao geografica.

A escala de analise como possibilidade de tornar significativo o ensino de geografia


Uma das questes a que nos remete a escrita deste texto diz respeito a um problema recorrente no ensino da geografia- que a escala de anlise a ser adotada. Ela diz respeito a que recortes espaciais considerar no estudo de geografia. Na medida em que a geografia estuda o espao tendencialmente o recorte espacial determinaria o que estudar. Hoje no se considera exatamente assim e esta a questo aqui discutida. No texto acima referido e que serve, neste momento de base para repensar a questo, questionava: Qual o espao a ser estudado? Que recortes fazer? Quais os critrios que estabelecem estes recortes? Como consider-los? (CALLAI: p. 59) A partir da a discusso se coloca na perspectiva de como definir o que deve e como ser estudado em geografia. Partindo de que no o recorte que deve definir o contedo, a discusso entra necessariamente na temtica a ser considerada. E esta deve ser localizada espacialmente.
Os fenmenos acontecem no mundo, mas so localizados temporal e territorialmente em um determinado local. Isto quer dizer que os fenmenos que acontecem em certos lugares e em determinados perodos tem influencia noutros lugares e noutros perodos, inclusive. As explicaes, sejam sociais, econmicas ou naturais (no sentido de espao f sico), podem ser buscadas no lugar em si, mas no se esgota nele apenas. Outros nveis de analise devem ser considerados ou esgotados. Caso contrario h o risco de explicaes simplistas , que no abarcam toda a analise necessria e que justificariam, de forma natural, problemas que so essencialmente sociais ou que decorrem de situaes sociais. (CALLAI: p. 59)

Esta relao entre os diversos nveis de anlise para fazer a interpretao da realidade e compreender os fenmenos sociais que estamos vivenciando exige que seja numa perspectiva que incorpore o movimento contraditrio em toda a sua complexidade. A superao da linearidade na interpretao exige compreender este movimento e avanar na anlise de modo a no se prender em causas e efeitos. Milton Santos (2000) sugere a superao do pensamento nico, em busca de um pensamento universal, e este pode ser o desafio que sustenta a anlise geogrfica. Um lembrete ainda, nesta perspectiva, importante, e diz respeito aos estudos do lugar como concepo metodolgica linearizada, quer dizer- sempre partir do lugar para ir mais adiante ampliando os espaos. Essa forma de interpretao nega a complexidade e desconsidera a capacidade de desenvolvimento cognitivo dos alunos, na medida em que postula a idia de que sempre se deve verificar o que est prximo para seguir adiante em espaos maiores. No meu entendimento o lugar um conceito que precisa estar presente em toda a anlise geogrfica e como tal passa a ser um elemento da escala de anlise, em que se constitui com a perspectiva social e espacial, onde os fenmenos podem estar localizados, ou que so utilizados como ferramenta intelectual para interpretar os fenmenos e o mundo: o local - o regional - o nacional - o mundial/global. Num texto que aborda o estudo do municpio afirmava que, estudar o municpio ou a cidade onde o aluno vive pode ser um convite a compreender melhor e com mais interesse os fenmenos sociais e a sua expresso espacial:
O estudo do municpio permite que o aluno constate a organizao do espao, que possa perceber nele a influncia e/ou interferncia dos vrios segmentos da sociedade, dos interesses polticos e econmicos ali existentes e tambm de decises externas ao municpio, confrontando-as inclusive com interesses locais e da populao que ali vive.(CALLAI: 1988 p. 81) ... cada fenmeno estudado deve considerar sempre que tal como se apresenta no esgota todas as possibilidades de explicaes. Muitas vezes, a explicao de algo muito prximo est distante noutro nvel de escala. Portanto ao estudar o local, no se pode perder de vista o regional, o nacional e o mundial. Este movimento faz da anlise de qualquer fenmeno, ou mesmo de algum espao, a diferenciao necessria e a amplitude de tratamento das questes. Supera-se a simples descrio e o tratamento simplrio, ao buscar referncias maiores que permitam entender o fenmeno em uma dinmica que a prpria vida. (CALLAI: 1988 p.80)

Esta perspectiva de anlise diz respeito a considerar o estudo do lugar, como algo significativo para a aprendizagem da geografia para chegar quilo que entendemos que deve ser a educao geogrfica. No entanto no se pode descuidar que este nvel de escala no necessariamente o ponto de partida. Se a organizao do estudo parte do municpio

h que sempre fazer as referncias para espaos maiores nos demais nveis de escala de analise, pois,
Un planeta que se vuelve cada vez ms conflictivo, no slo a escala internacional, sino en el interior de los pases, en el entramado social de las grandes urbes, en el mbito familiar... necesita una educacin para la comprensin mutua entre los humanos (tanto prximos como extraos), lo que requiere una verdadera reforma de las mentalidades a escala planetaria. (GARCIA PREZ: 2005,p.5)

Para pensar o ensino de geografia


Num esboo preliminar levanto elementos que so significativos para trabalhar o ensino de geografia numa perspectiva de educao geogrfica. Estes elementos precisam ser aprofundados, para caracterizar o significado dos mesmos e a dimenso de sua presena para uma geografia escolar significativa. So eles: 1. Critrios para definir os contedos da geografia escolar 2. Olhar espacial 3. Anlise geogrfica 4. A dimenso histrica na geografia 5. O cotidiano 6. Os conceitos cientficos 7. Observao e descrio 8. Comparao e correlao 9. Snteses Estes aspectos no esgotam a questo, e podem ser acrescidos outros diante da discusso que seja possvel levantar.

transitar entre os nveis de anlise de modo a fazer a interpretao de fenmeno que esta sendo abordado, envolvendo toda a complexidade que ele possui. Por isso, esta escala de anlise carrega em si uma dimenso histrica, porque os fenmenos trazem em si a historia das pessoas que os produzem, (no so coisas de momento apenas) , portanto social e como tal envolve gente, pessoas, que so sujeitos/cidados que ao viverem constroem os espaos. Esta escala que precisamos considerar diz respeito aos fenmenos sociais, mas no deixa de considerar tambm a escala da natureza que diz respeito a perodos longos de evoluo da natureza. Tudo faz parte de uma complexidade que a terra - ou mais precisamente o mundo em que vivemos. REFERNCIAS CALLAI, Helena. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CALLAI e outros. Ensino de geografia- prticas e textualizaes no cotidiano. Porto Alegre. RS Editora Mediao. 2000. CASTROGIOVANNI, A.C. CALLAI,H.C. SCHAFFER,N.O. KAERCHER,N.A. Geografia em sala de aula - prticas e reflexes. Porto Alegre. RS. UFRGS Editora. 1988. CARROL, Lewis. Aventuras de Alice. Traduo e organizao de Sebastio Uchoa Leite. So Paulo: Summus, 1980. GARCIA PREZ, F.F. El sentido de la educacin como referente bsico de la didctica. Invsetigacin en la escuela, 55, 7-27. LACOSTE, Yves A geografia isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas SP. Papirus. 1988. SANTOS, Milton. Por uma outra globalizao- do pensamento nico conscincia universal.Rio de Janeiro- Record. 2000. SAVATER, Fernando. El valor de educar. Barcelona (Espanha). Ariel. 2006.

Para encerrar
cada lugar tem uma fora, tem uma energia, que lhe prpria e que decorre do que ali acontece. Esta no vem de fora, nem dada pela natureza. resultado de uma construo social, na vivencia diria dos homens que habitam o lugar, do grau de conscincia das pessoas como sujeitos de um mundo em que vivem e dos grupos sociais que constituem ao longo de sua trajetria de vida. (CALLAI:2000, P 120).

Considerando que a escala de anlise um dado fundamental para ensinar geografia - o local, regional, nacional e global -, devem estar sempre presentes em toda a anlise de qualquer fenmeno. No o caso de partir sempre do lugar prximo, mas de saber

Potrebbero piacerti anche