Sei sulla pagina 1di 3

RESUMO DE APRESENTAO

HISTRIA ORAL, TRADIO, CULTURA E COTIDIANO TERENA: Experincias e Encontros com Terenas em Miranda-MS.

Cau Almeida Galvo Graduando em Histria - UFRN

NATAL/RN 2012

INTRODUO O trabalho a ser realizado ser uma exposio sobre histria, tradio e a cultura e cotidiano Terena na Aldeia Moreira, na cidade de Miranda, no Mato Grosso do Sul, a partir de uma entrevista feita com o atual Presidente de Conselho e ex-cacique Joo Metello Terena, o qual tive o prazer de conversar durante minha estadia na Aldeia por 6 dias (17/01/2012 a 23/01/2012), no perodo de minha Pesquisa Etnogrfica: Culturas Populares da Amrica Latina. Sobre a Histria, abordaremos os fatores que levaram os Terenas a sarem da regio do Chaco (Fronteira entre Brasil, Bolvia e Paraguai), as questes polticas (de aldeamento) que os ndios enfrentaram para estabelecer na regio suas famlias, e ainda, os conflitos de terra existentes at hoje por falta de apoio da FUNAI e por facilidades aos posseiros e grileiros. Sobre a tradio, verificaremos que os terenas possuem a dana da Ema ou Bate-Pau (Kipa), que geralmente so danadas em 7 partes. Veremos ento o significado que essas partes tem para a aldeia e para os seus indivduos. E ainda, demonstraremos que os terenas possuem rituais sexistas, ou seja, homens danam um tipo de dana e as mulheres outro. No caso das mulheres a dana denomina-se Siputeren. Ainda sob a tica da tradio discutiremos o papel do Paj, que no caso da Aldeia Moreira, no possui mais essa figura mstica e tradicional. Sobre a gide da cultura, demonstraremos que os terenas, mantm fortes traos de sua cultura, mas, no caso da Aldeia Moreira, esse trao vem se perdendo pela proximidade da cidade e tambm por estar se perdendo a lngua materna nas novas geraes. E por fim, demonstraremos o cotidiano da Aldeia Moreira nas disputas polticas, na aquisio de escolas indgenas, nos conflitos de terras, no processo catequizador de missionrios cristos, no processo de sub-emprego aos ndios nos rgos governamentais e tambm na luta dos ndios pelo aumento do espao na comunidade Pilad'Rebu, que anexa a Aldeia Moreira e tambm a Aldeia Passarinho.

JUSTIFICATIVA O trabalho apresenta relevante importncia para a abordagem etnohistrica, aglutinando no s dados histricos e cientficos, mas tambm, dados empricos, verificados por quem escreve durante a visita a aldeia e tambm pelo entrevistado via Histria Oral. OBJETIVOS O objetivo deste trabalho ampliar as experincias etnohistricas, e tentar mostrar a comunidade acadmica, o quanto a relao rgo institucional e ndios tem sido pautada nos interesses de grandes empresrios, que acabam sempre, por tomar espaos das terras indgenas, e o pior, com o consentimento da FUNAI e da prefeitura da cidade de Miranda. Partindo de uma anlise histrica e de relatos dos ndios terena Joo Metello Terena e Wilson Jacobina(esse morador da aldeia Passarinho).

METODOLOGIA O trabalho a apresentar foi pautado na Histria Oral, na etnohistria e nas referncias bibliogrficas sobre os ndios Terenas e tambm sobre a construo da Repblica Brasileira, j que os Terenas vem para o Brasil aps a Guerra do Paraguai. CONCLUSES Espera-se do presente trabalho, apresentar a cultura Terena e seus conflitos, e ainda, impulsionar os participantes a pensar de uma maneira crtica sobre as relaes FUNAI / indgenas. REFERNCIAS FERREIRA, Andrey Cordeiro. Tutela e Resistncia Indgena: Etnografia e histria das relaes de poder entre os Terena e o Estado brasileiro. (tese de doutorado) FERREIRA, Andrey Cordeiro. Polticas para Fronteira, Histria e Identidade: a luta simblica nos processos de demarcao de terras indgenas Terena. Mana [online]. 2009, vol.15, n.2, pp. 377-410. ISSN 0104-9313. Calavia Sez, Oscar. A terceira margem da histria: estrutura e relato das sociedades indgenas. Rev. bras. Ci. Soc., Fev 2005, vol.20, no.57, p.39-51. ISSN 0102-6909
VARGAS, Vera Lucia Ferreira. Os Terena no Sul de Mato Grosso: a conquista de seu territrio. Texto apresentado no XXIV Simpsio Nacional de Histria, So Leopoldo RS, Seminrio Temtico Os ndios na Histria: Fontes e Problemas, 15-20 de julho de 2007.

FERREIRA NETTO, Waldemar; ARAJO, rika. A LNGUA TERNA NAS COMUNIDADES LOCALIZADAS NO MUNICPIO DE MIRANDA-MS. Trabalho apresentado no GEL em 1997. FREITAS, Snia Maria de. Histria Oral: possibilidades e procedimentos. So Paulo: Humanitas / FFLCH / USP; Imprensa Oficial do Estado, 2002. 115p. CARVALHO, Jos Murilo de. A formao das almas: o imaginrio da repblica no Brasil. 2 ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Potrebbero piacerti anche