Sei sulla pagina 1di 10

InforMetalizao

Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br


Editorial A METALIZAO COMO PROCESSO MULTI-SOLUO

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

(pg. 2)

UMA EMPRESA DIFERENCIADA


Cursos O SEGUNDO CURSO DE METALIZAO NA ABM (pg .3)

(pg. 3)

Tema do ms A METALIZAO ANTI-CORROSIVA EM PLATAFORMAS OFFSHORE (pg. 4/5)

EQUIPAMENTOS PARA METALIZAO ANTI-CORROSIVA (pg. 6/7) JATEAMENTO & METALIZAO PREPARAO SUPERFICIAL (pg. 8/9) Novidade A LIGA AlTi CONTRA CORROSO, DESGASTE E DESLIZAMENTO (pg. 9/10)

Fotos - (TSA): Gentilmente cedida pela Revex Metalizao - Plataformas: Recolhidas na Internet

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
EDITORIAL A METALIZAO COMO PROCESSO DE MULTISOLUO
Eng. Luiz Cludio de Oliveira Couto*

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

2
Destacamos a sua histria de sucesso e alguns de seus desenvolvimentos e aplicaes ao redor do mundo, como um tipo de revestimento que provou suas vantagens em relao a muitos outros sistemas de proteo anti-corrosiva, utilizados at ento. Conheceremos tambm alguns equipamentos utilizados para estas operaes, graas s informaes fornecidas pelo Eng. Marcos Galvano, Gerente de Produtos da Sulzer Metco representada no Brasil pela Harris Soldas Especiais Ltda., que sempre tem colaborado em nossos trabalhos. Como em nossa primeira edio, o Eng. Jos Carlos Murakami, Diretor da Wheelabrs Comrcio e Servios Ltda., especialista em jateamento, comparece agora para nos falar sobre a preparao superficial e sua importncia no sucesso da metalizao anti-corrosiva. Ele comenta inclusive as possibilidades da preparao em campo das estruturas que sero posteriormente metalizadas, como realiz-las com a qualidade necessria, para a obteno do melhor revestimento final. Trazendo como novidade nesta rea ligada metalizao anti-corrosiva, a Comersul Asperso Trmica e Soldas especiais atravs de seu Eng. Carlos Maurcio G. Coimbra, nos enviou um trabalho da Metallisation Ltd, que nos informa sobre a sua liga 28E-Arctec (AlTi). Esta liga alm de apresentar caractersticas anti-corrosivas, tambm exibe uma boa resistncia contra o desgaste, com nfase sua caracterstica de anti-deslizamento quando aplicada em pisos de estruturas metlicas. O 2 Curso de Metalizao promovido pela Consultoria metalizacao.eng na ABM teve novamente o apoio da associao, e nesta edio no poderamos deixar de agradecer sua direo e toda a sua equipe. Espero que possamos, cada vez mais, informar e trazer novidades sobre o mundo da metalizao, levando este segmento sua merecida posio de destaque no mercado. Um mercado carente de opes eficientes e durveis na preveno da corroso e do desgaste, na utilizao precisa e confivel de materiais, os mais diversos possveis, como metais puros, ligas metlicas, cermicas, cermets, plsticos, etc., encontra na metalizao a sua forma mais verstil de aplicao. Sem contarmos, com a parceria gil e economicamente vantajosa da recuperao dimensional, que a metalizao oferece aos setores de manuteno em praticamente todos os segmentos industriais. A metalizao, graas s suas peculiaridades, cria solues inovadoras tambm junto construo civil, arquitetura, medicina, odontologia, decorao, etc. Espero que esta edio seja do agrado de todos que buscam um pouco mais sobre metalizao. Boa leitura!

com grande

alegria

que

retornarmos

com a

publicao do InforMetalizao , buscando compensar o tempo em que estivemos ausentes. Como de costume, em nossas edies procuramos sempre apresentar alguma empresa especializada em metalizao, levando ao leitor a sua tecnologia e os motivos que levam um empreendedor a escolher a metalizao como meio de expressar os seus objetivos profissionais. Esta edio mostra que tambm as empresas recmnascidas tambm so bem-vindas ao mercado, principalmente quando trazem consigo uma filosofia de trabalho diferenciada, criando assim novos caminhos para este segmento. No intuito de mostrar que novos empreendedores tambm esto surgindo no segmento de metalizao, apresentamos a Tec Metal, fundada pelo Eng. Artur Cuesta, que num breve relato nos apresenta a sua empresa o os objetivos que o levou a cri-la. Neste tempo, diversos foram os temas que nos vieram a mente como sendo aquele com o qual reiniciaramos a nossa comunicao com o mundo da metalizao. O Brasil vem se mostrando bastante verstil em relao gerao de energia, pois, ao mesmo tempo que descobre jazidas de petrleo e gs continuamente em suas guas territoriais, produz bio-combustveis e olha com esperana para os ventos de outras energias renovveis. Atualmente estamos envolvidos, atravs de nosso trabalho de Consultoria em Metalizao, com trabalhos ligados gerao de energia, e nada mais interessante que nos voltarmos aquele combustvel que, embora atualmente seja considerado o maior vilo de todos, sem dvida, dele ainda dependeremos por muitos e muitos anos, o petrleo. No podemos esquecer do aumento de quase 1000% da energia necessria para o abastecimento global, e que do sculo 19 para o 20 consumiu-se em leo, o mesmo que atualmente consumido apenas na Amrica Latina. Devemos ainda levar em conta que cerca de um tero da populao mundial ainda depende de apenas um tipo de combustvel, o petrleo. Falaremos um pouco sobre a metalizao anticorrosiva nas plataformas offshore, destacando o revestimento conhecido como TSA (Thermal Spray Aluminum), ou seja, o Alumnio Aplicado por Asperso Trmica/Metalizao.

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
TEC M ETAL U ma Em pr esa D iferen ciada
*Eng. Artur Cuesta

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

3
Quando agreg am o s co ntrole ao p roce sso, garantim os um padro de v ida til confi ve l e conseqe ntem ente reduzim os a s pa ra da s im pre vistas e de sne ce ssrias, bem como o respectivo tem po e custo de m o -de obra pa ra a sua re aliza o. A T EC M ETAL , po rta nto, uma e mpresa, ape sa r de recm -criada , totalme nte co m prom e tida co m a busca contnua da pa dro nizao de seus p rocessos, quer seja na prep ara o, na aplica o ou acabam ento de rev estim ento s m eta liza dos. O com prom isso da TEC M ETAL tornar o segm ento de m etalizao apto a pro po r solu es confi veis, basea da s em pro ce sso s pa dronizados, com repetibilida de e qualidade gara ntida.

A funda o da TEC META L Te cn ologia e m M etaliza o Ltd a., em 2011, fo i m otivada pela necessid ade de rastre abilid ade dos servios de tra ta m ento de superfcie, at ent o prestados ao m ercad o. Pe rce be m os junto ao s clie ntes que, e m m uitos casos, m esm o contando co m ce rtifica do s de qualid ade, um m esm o re ve stime nto, v olta do para id nticas aplica es, a prese ntava perodos de dura bilidade dif erenciado s. Detectam os que na m aioria dos ca so s, ex istiam div erg ncias quanto s info rm a es pre sta das ou obtidas sobre as condie s de funcionam e nto dos equipame ntos, com o por e xe m plo, nece ssida des do pro cesso, pa rte s o u pe as e ma te riais em contato com a re gio a ser reve stida, tem pe ra turas envo lvida s, m eio-a mbiente em que o equipam ento est instala do , pe rodo s de trabalho, a ao m e c nica e a o do desgaste , da corroso , de pro dutos qum icos, e tc. Num me rca do care nte de contro le de pro ce sso , a TEC M ETAL surgiu atrav s da unio de ma is de 20 anos de ex pe ri ncia na rea de re ve stime ntos, co m o utros m ais de 15 anos no controle de processos, viv idos pelos tam b m s cio s da TEC-R AD Ra dioproteo . Pro fissionais qua lifica do s investindo o se u tem po com um obje tivo em co mum , de se nv olver um a em p re sa de rev estim entos dife re nciada. A dife rencia o da TEC M ETAL fica ainda ma is clara , qua ndo e ntre as principais v antagens dos rev estim ento s aplicados po r asperso t rm ica , desta cam os a m enor quantidade de paradas necessrias pa ra a m anuteno do s equip am entos.

* O Eng. A rtur C uesta for mado em Engenhar ia M ecnic a pela F aculdade Poli tcn ica de Jundia. Inici ou sua carreira tr abalhando no laboratrio de qual idade de um a m ulti naci onal alem no segm ento de tratamento de super fcies. Trabalhou em algum as das mais conceituada em presas da r ea por um per odo de 22 anos. Devido sua vast a exper inc ia no m er cado, foi convidado a o com por a em presa Tec M et al Tecnologia em M etal izao Lt da., onde atua com o D iretor Com ercial E-mail: ar tur@tecm etal-ind.com.br Sit e: ww w.tecm etal-ind.com .br

C URSO DE ME TALIZ AO N A ABM A A BM Associao Brasileira de M etalurg ia , M ateria is e M inera o, m ais uma vez a po stou na ex pa ns o d o seg me nto d e m etaliza o, sendo p arceira ma is um a v ez na a pre se nta o d o curso M ET ALIZA O DEPOSIO DE M AT ER IAIS N A FABR IC AO E N A M AN U TEN O DE C OM PON EN T ES M EC N ICO S E ES TRU T UR AS M ET LICAS PAR A PR OTEO C ON TR A DESGA ST E, CORROS O E PAR A RECU PERA O DIM EN SION AL ocorrido em sua sed e em S o P au lo, no s dias 09 e 10 de junho de 2.011. M ais um a v ez ag rad ecem os ao Eng . Bruno Luiz Sigo lo , Ge rente d e Educa o Co ntinuada e M ark eting d a ABM qu e soube ente nd er a necessid ad e d o m ercad o e m relao divulg a o d os p rocessos d e m etaliza o. A grad e ce mo s ta mb m a os Srs. Luiz Ro be rto H irschheim er e Jo o Carm o Vend ra mim , Direto r e Vice -diretor, respe ctivam ente, da Divis o T cnica de T ratam e nto T rmico e Eng en haria de Supe rfcie d a ABM pe lo ap oio re cebid o e d e tod a a sua eq u ip e, durante o ev ento .

Ag rad ecem o s as div ersas em p re sas q ue t m en viad o o s seus p rofissio na is pa ra que p ossam co nhe ce r um p ouco m ais d a tecnolog ia, e quipa me nto s, m ateria is, v anta ge ns e ap licae s d os diversos p ro cesso s d e Asp erso T rm ica/M etaliza o d ispo nveis no m ercad o. Estivera m p re sente s em no sso s cursos re aliza do s na ABM , colab o ra do res da s seg uinte s e m presas: B. Grob d o Bra sil, Bsso la Fe rra me ntaria Agrco la , Ca sa d a M oe da d o Bra sil, CESP - Cia. Energ tica de S. P aulo , Ele tro br s T erm onucle ar ELET RON UC LEAR , Iscuissati Ferram e ntaria, KSPG A utom otive Brazil, M ahle Co mp one ntes e M otore s do B ra sil, M ET R Cia. M etro p olitano d e S . P aulo , P etrle o Bra sileiro P ET ROBR S, U nive rsida de Fed eral do Esprito Santo U FES, Univ ersid ad e Fe de ra l Flum ine nse - UFF e ZF do Brasil.

Espe ra m os p od er continua r nos encontra ndo em 2.012.

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
A M ETA L I ZA O A N TI -C O R R OS I V A CO M A L U M NI O ( TSA ) EM P L A T A FO R M A S O F F SH O R E
Eng . Lu i z C l ud io d e Oliv e ira Co uto *

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

4
A Brit is h St an d ard (B S 5 49 3) de 1 9 7 7, j e n t o d ec l arava qu e o TSA s el a do p rot eg e o a o c on tra a c orros o , d ura nt e 2 0 an o s o u m a is , s em m an u te n o em z o na de s pl as h . N o C e ntr o La Qu e si tu ad o n a Prai a de Ku re , C aroli n a d o N o rt e, U SA, foi a pl i ca do T SA c om e s pe ss u ras en t re 8 0 e 1 5 0 m s em qu e a pre se nt as s e n en hu m a c orros o n o s u bs t ra to d e a o ap s 34 a no s d e exp os i o . O d es em p en ho da s l i gas d e Al Zn e AlM g, de pe nd eu ap e na s do ti p o d e eq ui p am en t o u t il iz ad o pa ra s u a ap l ic a o. N a B e thle h e m St e el C orp ., a pri m ei ra oxi d a o d o s ub s tra to o co rre u ap s 15 an os e m am b ie nt e ma rin h o s ev ero (2 5 m do oc ea no ) e 2 5 a no s p ara o am b ie nt e m ari nh o m od er a do (2 50 m d o oc ea no ) p ara li g as c om c on te d o de Al en t re 4 5 e 7 0% . N a Uni o So vi tica , es t ud os efe tu ad os co m TSA d e 1 20 m d e e s pe ss u ra, m o st rara m a e fic c ia d o rev es ti m en to du ran te 2 0 a 2 5 an os e m g ua s al ga da . Se gu nd o t ai s es t ud os , u m d up lo rev es ti m en to d e ZnA l c om 15 0 m (5 m d e Zn + 1 45 m de Al ) d e es p es s ura , po de d u r ar 40 a n os o u m ai s e m u m a at m os fe ra mi d a. Com t ax as d e c orros o p ara o Al 9 9% d e 4 m /an o, pa ra gu a d o m a r e 0 ,0 0 9 m/ an o p ara a z on a de s pl as h , a vi da t il d e um a c am ad a d e 2 00 m de 5 0 a no s . J o SI N TEF ( um do s m ai ore s g ru p os d e p es qu is a d a E sc a nd i n vi a), n a N or ue ga , o b tev e res ul ta d os on d e o T SA de Al 9 9, 5% e d e Al -5% M g fo rne ce ram ta xas d e c orros o en tre 2 e 3 m /an o ap s 11 me se s d e ex p os i o em g ua do ma r na tu ral . Is t o i m pli c a em u ma vi da t il su p erio r a 60 an os , p ara u m a c am ad a d e 2 00 m . A A le m a n ha , em p es qu i sas re ali z ad as a o s ul d o Ma r do Nor te , co nc l ui u qu e o T SA c om 2 0 0 m d e Al 9 9, 5% , su b me rso e na z on a d e sp la s h e xp os t o d u ra nt e 4 an os , foi a ba se p ara a p revi s o de um a vi da til m ni ma d e 1 0 an os d o re ves t im en t o e m g ua d o m ar. A M a rin h a dos E .U.A . re al iz o u e ns ai o s e m P or to H ue n e m e , Cal if rni a co m TS A de 1 2 5 m d e e s pe ss u ra n o s e la do co m d es e mp en h o b em s uc ed i do ap s 1 5 an o s de e xp os i o. C ri ou t a mb m o Pa d r o D OD STD -2 13 8 ( SH ) pa ra n av io s, ap rov an do o u s o d e rev es ti m en to T SA e m 1 98 1 . Para a lt as t em p era tu ra s d e t ra b al ho (7 80 C), ut i li z a-s e o TSA co m c am ad a e nt re 2 50 e 3 75 m , c o m se la n te resi s te nt e ao cal o r e ad es o es p ec ifi c ad a de 20 0 0 p si (13 , 8 M Pa), c o m ex pe ct at iv a d e vi d a t il de m ai s de 10 a no s. A e m pre sa n orue gue s a Sta toi l, e s pec i fic a um rev es ti m en to d e T SA (A l -5 %M g ) + se la nt e pa ra : Su p erf ci es d e t an q ue s , va s os e t ub u la es t erm ic a me n te i s ol ad as La n a s d e fla re Su p ort es d e g ui n da s te La n a s d e gu i nd as t e E s ta es e s us t en ta es d e b arc os s al va -vid a s T od o o a o c a rb o no na s re gi es in fe ri ore s d as p l at afo rma s, in c lu i nd o t u bu l a e s, et c. T od o o a o c arb on o o pe ran do a te mp era tu ras d e 6 0 a 4 5 0 C A C on oco e o ut ros o pe ra d ores t m e sp ec i fic ad o o u s o d e T SA p a ra p rot e o c on tra a co rro s o em o pe ra es c rt ic as p ara d iv ers os p roje to s no M a r do N or te e no Gol fo do M x ic o. N ov e p l ata form as n o su l do M a r do N orte , c om b as e n a e xp eri n ci a da Hu tton , ut i li z aram o TSA pa ra p rot e o da z on a d e sp la s h e m pl at a form as i ns t ala da s em 1 9 8 7 e 1 98 8 . O s i s te ma d e p r ot e o era c om po st o

In trod u o A In d s t ri a de P et r le o e G s ao red or d o m u n do t em ev ol u d o n a di re o de b u sc a r s ol u es no co m ba te c orros o , ta n to d e es tru t uras c om o de e qu i pam e nt os u ti li z ad os na e xpl o ra o, re fi n o e arm az e na me nt o d e p et rl eo e de s eu s s ub pro du t os , b e m co m o do g s n at ura l. Po de rem os n ot a r ne st e art ig o, q ue g ran de p arte d a ev ol u o da s s ol u es pa ra co rros o e m p la ta form as m ar ti m as de exp lo ra o de pe tr le o, p a ss a p el a as p ers o t rm i c a/m et al iz a o, p ri nc ip al m en te co m a u ti li z a o d o T SA (T he rma l S pray Alu m in u m - Alu m n i o Ap li c ad o p or As p ers o T rmi c a). H istr ic o d a offsh ore utiliz a o do TS A e m pla ta fo rm a s

Ini c ia do em ju l ho de 1 95 0 , p ort an to h 6 1 an os , um p ro g ra m a d o Co m it d e M et al i za o (a tu al Co mi t d a As pe rs o T rm ic a) da Soc ie d ad e Am eric a na de So ld ag em (A W S - Am eri ca n W el di ng S oc ie ty), ex p s os p ri m ei ros p ai n is re ves t id os p ara t es te s em ja ne i ro d e 1 95 3 . E sp es s u ra s e nt re 0 ,0 8 0 e 0, 15 0 m m d e al u m n io , s el ad as e n o s el ad as , a pl i ca da s po r A sp ers o T rmi c a s ob re os p ai ni s de a o, o ferec e ra m co m pl eta prot e o c on tra a c orros o na gu a d o m a r, a tm o s feras m ari nh as e in d us t ri ai s d iv ers as , i n cl u si ve c om a ve rifi c a o d a oc o rr nc i a d e pro te o g al v ni c a. Es t es res u lt ad os fo ra m o b ti do s n u ma in s pe o d es te s p ai n is rev es ti d os , a p s 19 a no s d e su a ap li c a o . A p a rt i r d e e nt o , a m e ta li z a o c om z i nc o e al um ni o rec om e nd ad a pa ra am p li a r a vi d a ti l de c on s tru es d e fe rro e a o, t ai s c om o : p o nt es , c ai s m ari nh os , c arc a as d e n av i os , t a nq ue s d e a rma z en am en t o, es tru tu ras i nd u st ria is , e tc . A pli ca e s pr tic a s do TSA offsh ore a o re d or d o m u n do em pl a ta f orm a s

E m ju nh o d e 1 98 4 , a TL P (T en s ion -Le g Pl at form Pl a ta form a d e Pern as At i ra n ta da s) de Hu tton , i ns t al ad a n o Ma r d o N or te em gu a s de 14 6 m d e pro fu nd i da de , rec eb eu e m su as c o rre nt es e ris ers , o rev es ti m en to T SA + se la ge m . Ap rova do s no te s te de a de s o, os rev est im e nt os ap res en t aram re su l ta do s de 3 a 4 vez e s su p eri ores a o m ni mo exi gi d o, o u s eja , to ta lm en t e fav orv ei s, b em c om o em re la o ao t es te d e r i sc a me nt o. A re m o o d o rev es ti m en to d e T SA p or m e io s qu mi c os , a pre se nt ou u m s ub s tra to e m c on di o d e n ov o, c om o p erfi l d o ja te am en to d e p rep ara o ai n da i nt ac t o. A A W S, a M a rin ha d os E.U .A . e a BS I (Brit i sh St an da rd In s ti tu t ion ) a tra vs d e t es te s i nt e rn os c om n vo a s al i na , c at al og ara m o s re su l ta do s e ge ra ram c on fi an a su fi ci e nt e p ara a i n ic ia ti va do T LP da H utton . A A W S a va li o u p ar me tro s co m o e sp es s ura d e c am ad a, p rep ara o s u pe rfi ci al e c am ad a de s el an t e, p ara e xp os i es a lo ng o pra zo . Pa i ni s i n st al ad os na P r ai a de W r igh tsv ille , Ca roli n a d o No rte , EU A, rev es ti d os c o m T SA d e es p es s ura d e 80 m + se la ge m n o ap r es en t aram ne nh u m da n o ad ja ce nt e me s mo ap s 1 9 an os d e e xp os i o.

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
d e 2 0 0 m de T SA + 5 0 m de fil m e sec o d e s el an te d e p ol iu ret an o. N a Pl ataform a de Joill et n o Gol fo do M xico, o T SA fo i s el ec io na do p ara p rot eg er os ris ers em 19 8 9 e n en hu m p ro bl e ma d e rev es ti m en t o o co rre u . E m re ce nt es p ro jet o s n o su l do M ar do N or te, foi es p ec ifi c ad o o T SA p ara a z on a de s pl as h , p ara os ris ers e l ad o s i nfe ri o re s d a s pl a ta form as pri nc i pai s co m o fo rm a de red u zi r as fu t ura s ma nu t en es . O TL P da H e idr um , c o ns i de rad a at en t o a m ai or ap l ic a o off sh ore de TS A pa ra um a vi da t il p ro jet ad a d e 5 0 a no s, en gl ob a o reve st im e nt o d e ris ers , c orren t es , regi e s i nf erio res d e pl a ta form as e m u it as ap l ic a es c uja c on fia bi li da de , a ba ix a m an u te n o e a l on ga vi d a ti l s o c rt ic a s. E nt re o s an os d e 19 9 1 e 1 9 97 , a m a io ri a d as di vers as p la ta form as q ue h av ia m s i do co ns t ru da s , ou q u e s e en c on tra va m e m co ns t ru o , j co nt av am c om o T SA c om o u m d os s eu s p rin c i pai s s i st em as d e prot e o c on tra a c o rro s o. Po rm at 1 9 84 /1 9 85 , o T SA po s su a red u zi d a ap l ic a o a p ou ca d is t n ci a do m ar. Em p l at afo rm as era u ti li z ad o ap en as em re as e sp ec i ai s c om di f ci l ac es s o ou i mp os s v el p ara ma nu t en o d ura nt e o s e u fu nc i on am e nt o. Ap en as o s m ai ores c u st o s in ic i ais ju s ti fi cav am a red u o d e c u st o da m an ut en o fu tu ra. O m to do a nt i -c orros iv o T SA, t em s id o ac ei to h an os c om o um t i mo p roc es s o de p ro te o c on tra a c orros o d e l on g a vi d a ti l . E xp eri n ci as n a N or ue ga e i n m eros t es te s n a Eur opa e n os Esta d os Uni dos m os t ra m q u e o TSA c o mb i na do c om u m s is t em a d e p i nt u ra po d e res i st ir c orros o p or m ai s de 5 0 a no s . A de s co be rta re al d o T SA e m o ffs ho re na N or u e ga, oc o rre u no c am p o da S he ll Dr aug en e m 1 99 1 , q u an do t od a a pa rte i n feri or da p l at afo rm a , as e st a es d os b arc os s al va -vi das e a la n a do fla re (q u ei m ad or) fo ram rev es ti d os c om T SA. A P latafor ma S le ipn e r R ise r da Stat oil e o d es en vo lvi m en t o d a Tr oll Gas d a She ll t am b m u ti li z aram o T SA c om o p ri nc ip al s is t em a d e prot e o c on tra a c o rro s o. P or q ue u sar o TS A ? At ua lm e nt e o TSA ut il iz ad o em u m a gra nd e va ri ed ad e d e a mb i en te s, q ue in cl u em t am b m os s eg u in t es: r eas atm osfr icas: O T SA ut il i za do on de h n ec es si d ad e d e re du o de m an u te n o fu t ura . O s c us t os d e m an ut e n o d as pl ata form a s exi s te nt es t m au m en t ad o, u m a v ez qu e vri as de la s no Mar do N orte j co m 20 an os e p i nt ad as ex ig em ex ten s i va m an u te n o d e p rep ara o d a s u pe rfc i e. Co m bi n ad o c om a vi d a t il m ai s l on ga do s re ce nt es p ro jet o s d e i n st al a e s d e l an as de fl are, l an a s d e g ui n da st e e o a o s ob as p l at afo rm a s, o TSA t em g erad o u m gra nd e a um e nt o d e i n te res s e c om o fo rm a d e red u o d e cu s to s de m an ut e n e s fut u ras . r e as su bme rsas : O u so do TSA re du z a ne ce s s id ad e d e an o do s d e s ac ri fc i o. O a o s em reve s ti me nt o t em u ma e xig n c ia d e c orren t e d e 1 2 0 mA /m qu an do c om p arad o c om os 1 0 m A/m p ara a c am ad a d e T SA. R es ul t ad os de te st es m os t ram a n ec es s id ad e d e c orren t es red uz i da s de 1 a 2 m A/m pa ra c am ad as d e T SA c om s el an t e. r eas e sp e cia is ( tu bu la o de tr abal ho tan que s ): O s rev es ti m en to s d e T SA red uz em e a

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

5
p os s ib il id ad e d e tri nc as de c orro s o c lo ret o e m a os i no xi d vei s du p le x. po r s t res s de

V an tagens ge r ais d os r e ve stim e ntos de T SA , e n tre ou tras : Vi d a ti l lo ng a co m m n im a ne ce s si da de d e m a nu te n o. C us t o d e a p li ca o re du z id o, q ua nd o lev ad a e m c on t a a ex te ns o d e s u a v id a t il . t i mo n v el de ad es o ao s ub s tra to . R es is t n ci a a d an os m ec n i co s . N o o fere ce n en h um ri s co s a de d ev id o e m is s o de v ap ores v ol t eis de s olv en t es o u ou tras d e su b st n c ia s org n ic as . N o ex ig e n en hu m te mp o d e s ec ag em /c u ra ap s a a pl i ca o. P od e s er ma ni p ul ad o q ua se qu e i m ed ia ta me nt e ap s a su a apl i ca o. P roc es s o de g i ro r pi do , red uz a ne ce ss i da de d e g ran d es es pa os de est oc a ge m , du ran te a a pl i ca o. T em p era tu ra d e t rab al ho en t re - 4 5 C e 53 8 C O s rev es ti m en to s e xp os to s s at m os fe ra s s ec as p od em su p ort ar t em p erat u ra s at o po nt o d e f us o d o al um ni o (66 0 C). O TSA t em e fei to d e an od o de s ac ri f c io n o a o, em a m bi en t es m a ri n ho s. S er c orro d o ofe rec en d o p rot e o c at d i ca ao s ub s trat o de a o. O TSA p od e se r ap l i ca do e m ca m po (n as d ep en d n c ia s d o c li en te ) ou n a s i ns t al a e s d o f orne c ed or. N o h l i mi te d e p es o o u di m en s es , d as e st ru tu ras ou p e as , a s ere m reve st id as p el o T SA. O p roc es s o d e ap li c a o p o de s e r m an u al , s em i ou t ot al m en te au t om at i za do . Am b os os t i po s d e eq u ip am e nt os ut il iz ad os , c h am a a g s ou arc o e l tric o , c on ta m co m gra nd e v ers at il id ad e op era ci on al , qu er s eja m u til i za do s em c am p o ou na s de pe nd nc i as d o fo rne ce do r.

O TSA , com o alter nati v a aos s istem as tr adicio nais de pintu r a e m p roj e tos de pla ta for m a s offsh ore Exp ectativ a d e v ida in fer ior a 25 anos : La n a s d e fla re. A o op eran d o a t em pe rat ura s e n tre 60 e 45 0 C. Exp ectativ a d e v ida su per ior a 25 a nos : La n a s d e fla re La n a s d e gu i nd as t e Su p ort es d e g ui n da s te A o so b p or es da s pl at afo rm as, in cl u i nd o t u bu l a e s, et c. A o c om t em p erat ura s d e fu nc i on am en t o de 60 a 4 5 0C T u bu l a e s e v aso s is ol a do s t erm ic a me nt e E s ta es d e b o te s s al va -vi d as O utr as e str utu ras /par te s c om e xpe c ta tiv a de v ida n o e sp e cif ica d a Ri s ers - P rod u o - P erfu ra o - C at en ri a T ub u la es s u bm a ri n as Fl u tu ad ore s N ov as p la ta form as o ffs ho re Re t ro fit s d e p la ta form as o ffs ho re Fu n da o d e do ca s e f en de rs (p ra -c ho qu es ) Ac es s o d e po nt es E s ca da s de fu ga Zo na d e s p las h em e st ru tu ras d e a o T op s id es (reg i o aci m a da li nh a d g ua ) d e n av io s

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
Util iza o do TSA p el a ind stria n oru egues a de offsh ore Na Norue ga , aproximadame nte 400.000 m de superfcie de a o j fora m reve stidos com o TSA , incluindo as instalae s de terra liga da s indstria de le o e g s e pla ta formas e m co nstru o. A compe t ncia da indstria de a plica o de TSA noruegue sa dev e-se grande de manda da nov a alternativa de prote o contra corros o. O me rca do noruegu s, a l m da s empre sas de me taliza o j ex istente s, se viu fora do a tre inar as pe ssoas ma is hbeis na re a de pintura industrial, tornando-se assim um dos mercados ma is compe te ntes na aplicao do TSA. Us o futu ro dos revesti men tos d e TSA A ampliao da futura utilizao do TSA na indstria de petrleo e g s de ve r se r funo de algumas caractersticas tcnicas e fina nce iras do projeto a ser instalado, ou seja : De pe nder do custo do ciclo de vida do re vestimento, ou se ja, o custo de ma nuten o se r lev ado cada vez mais em considera o. As rea s que se ro re ve stida s de vem ser re siste ntes a eleva da s te mpera turas? H reas rev estidas de difcil ou de ca ra ma nute n o? Existe m rea s espe ciais ou de difcil acesso? H re stries utiliza o de tinta s contendo solv entes? Bibli ografi a

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

6
Comp aring the Perfor mance o f Metalize d and Conventional Low VOC Co atings Applied to Steel in Ma rine Environments By: Rober t A. Kogler, Jr . Ocean City Resear ch Corpor ation - O cean City, New Jer sey By: John W. Pear t Federal Highway A dmi nistrati on - McL ean, Virginia Flame -Spra yed Aluminum Coatings U sed on Subsea Components By: T. Rosbr ook, W.H. Thomason, and J.D. Byr d Perfo rmance History o f Thermal-Spraye d Alum inum Coatings in Off sho re Service By: Karl P. Fischer Marine Materials AS , P.O. Box 17 3, N-3201 Sandefjord, N or way By: Will iam H. Thomason Conoco Inc., P.O . B ox 1267, Ponca Cit y, OK 74603 By: Tr evor R osbr ook Salamis JV L td., S alvesen Tow er, Blaikes Q uay, Aberdeen A B 1 2PW, UK By: Jay Murali Conoco Nor way I nc., P.O. Box 488, N-4001, S tavanger, Norw ay System f or Protection of Submerged M arine Surf aces By: Call, Edwin Power Spr ay Inc.- US - 2001 The Use of Co atings for Corrosion o n Off sho re Oil Structures By: J. Peter A ult, P. E. Consult ant Oc ean Cit y, NJ - US Use of T hermally Sprayed Aluminum in the No rwegian Off shore Industry By: Olaf Doble and Graham Pryde, Kvaerner Oil & Gas A /S , S tavanger, Norway From Protective Coat ings Eur ope Volume 2, Number 4, Apr il, 1997

Res um o Os re ve stime ntos de TSA n o fora m introduzidos na indstria off shore a fim tomar o luga r dos sistemas tra dicionais da pintura, mas para existir como um tipo adicional de re ve stime nto com boa s e e speciais proprie da de s. O bre ve histrico, a qui a presentado, da aplica o do TSA em plataformas de petrleo , ao longo do tempo, e nos mais v ariados locais a o redor do mundo, tem prova do a sua efici ncia principalme nte quando lev ado em conta a nece ssida de de uma vida longa til e a menor manute no possv el. A principal ra z o para o controle de corroso de estrutura s offshore o ambie nte ma rinho em que elas opera m, ou seja , com re as imersas na gua do mar, localizadas e m zona s de spla sh ou e xposta s a atmosfe ra marinha. A corros o do ao ne stes a mbientes pode ser supe rior a 2,5 mm por ano, ocor re ndo e m ma ior intensidade na zona de spla sh.

* O Eng. Lui z Cludio O . C outo responsvel pel a publicao do peridico digital InforMetalizao. Engenheiro Metal ur gista for mado pela FEI Faculdade de Engenharia I ndus trial e Publ icitrio for mado pela ESPM Es cola Superior de Pr opaganda e Mar keting. Atua a mais de 20 anos na r ea de Metalizao, tendo tr abalhado em al gumas prestadoras de ser vi o do segmento, nas r eas de vendas, superviso de vendas, apoio tc nico a vendas, depar tamento tcnico, superviso tcnica, engenharia de desenvolvimento, qualidade, mar keting e publicidade i ndustrial. atual mente consultor em Metalizao, V endas, Pr opaganda & Marketing e responsvel pelos s ites: w ww .metalizacao.eng.br w ww .maisqueneur onio.com.br. E-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br

Equ ipa men tos u tilizad os n os revestim entos de TSA Como vimos no artigo acima , para a plica o do TSA so utilizados os e quipa me ntos de me ta lizao cha ma (Wire Flame Spray) o u os equipamentos a a rco eltrico (Arc S pray ).

Entre alguns do s fa bricante s mundiais convida do s pa ra participar deste nmero do Info rMe talizao, a gradece mo s a co laborao da Sulzer M etco , uma das e mpresas que fo rne ce ambos os tipos de e quipa me ntos, voltados de po sio de rev estime ntos para pro te o a nti-co rro siv a, pela a pre senta o de seus pro dutos.

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
Equ ipa men tos S ulz er M etco volt ados met aliza o anti -corro siva, p ara aplica o de revestim ento s de alum nio (TSA), li gas de alu mni o e zin co e m p lataform as offsh ore
* En g . Mar co s G alv an o G eren te d e Prod u tos d a Su lze r Metco, rep rese ntad a n o Brasil pe la Ha rris So lda s E sp e cia is S.A.

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

7
Os e quip amen tos Arc Spray o u de arco eltrico so of erecido s e m 3 nv eis de po t ncia, 200, 350 e 600 Amperes a ta xa de de po sio e m potencia m xima pode chegar a 60kg/h de Zinco e 18kg/h de Alumno*.Neste equipamento do is ara me s carregados de e nergia eltrica so alime nta do s a uma pistola o nde , pela e ne rgia de um a rco e l trico so fundidos, ar comprimido introduzido no interio r da pistola gerando um spra y de me ta l fundido que proj etado na superfcie da pea. Todos os equipamentos da s rie s o e quipa dos com sistema push/pull com siste ma de a limenta o rea lizado por dois mo to re s (um e l trico e outro pne um tico), o e quipa me nto m uito ro busto , todos equipame ntos da s rie utilizam o mesmo modelo de pistola LD/U3 le ve e aprese nta ba ixssima necessidade de manuteno. A opera o de um equipamento de a rco e l trico ma is eco n mica e pro dutiva que equipame ntos flame spra y, a ssim sendo tra ba lhos de m dio / gra nde porte dev em se r rea lizados co m e quipamentos arc spra y da srie ECO A RC.

A pro te o galv nica de a os po r processo de aspe rs o trmica realiza da com rev estimento s de zinco , alumnio e suas ligas. A S ulzer M etco ofe re ce a solu o ma is a dequa da pa ra a sua ne ce ssida de e m e quipa me ntos pa ra pro du o de rev estim ento s co ntra co rro so. Pa ra produ o de stes re ve stime ntos pode ser utilizado equipame nto Wire Fla me Spray ou Arc Spra y. O equ ipam ento Wire Fla me S pra y ou de metaliza o por chama, ilustra do abaixo utiliza um g s co mbustv el, ox ig nio e ar comprimido , um a ra me alime ntado a cha m a o nde o m esm o fundido e a a to m izado po r a o do ar co mprimido gerando um spray de me tal fundido que proje tado na supe rfcie da pe a . Este e quipamento destinado a aplica es menore s, o sistema de a rra ste de arame realiza do por turbina pne um tica integrada a pistola que de fcil manuse io , opera em qualque r posi o e a pre se nta baixo co nsumo de gases.

ECO A RC TM 250

EC O AR CTM 350

Modelos: 16E-H (ac eti leno) e 16E-HT (propileno/pr opano) ECO A RC 600

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
JA TEA MEN TO & M ETA LIZ A O PR EP A R A O SUP ER F ICIA L
Eng J os Ca r lo s M ur ak a mi*

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

8
Out ra ex c el en te op o a m on t ag em d a c ab in e, t i po m ve l, s ob re o p i so , q u e pe rm i te q ue s ej a t ran s po rt a da pa ra o lo ca l d a ob ra . O c o rp o d a c ab in e p od e se r co ns t ru d o e m c ha pa d e a o c on fo rm e p od e se r vis t o na Fot o 3 o u em l on a. A e st rut u ra d a ca bi ne co ns t ru da co m pe rfis d e a o l am i na do , m ui t o s i mp le s. O JA TEA M EN TO NA P REPA RA O SUP ER F CIES PA R A ME TA LIZ A O : DE

IN TROD U O O o bj et iv o d es t e a rti go tra ns m it i r e t roc ar c on he c im e nt os t cn ic o s e e xp eri n ci as ext rem am en t e va li os a s re fere nt es a o p roc es s o de jat e ame n to , ad q ui rid as ao l on g o do s 3 5 an os de n o ss a vi d a p ro fi s si on al . D es t a fo rm a , es t e arti g o e sp ec ia lm en t e es c rit o pa ra o In fo rMe ta li z a o , be m c om o ou t ro s q u e vi ro , s e r o gran d e fon te d e i n form a e s em rel a o a o as s u nt o e p od ero se r u ti li z ad os co m o fut u ro ma te rial d e c on s ul t a. At rav s da W h eel ab rs Co m rci o e Se rv i os Lt da , p art ic ip am os d o d es en vo lv im en t o e mo nt ag em d e d iv ers as i n st al a e s vo lt ad as pa ra pre pa ra o d e s up erf c ie s p ara m e ta li z a o, be m c o mo de vri os ou t ros pro ce s so s de reve s ti m en to s es p ec fi co s, em s et ores c om o: p et rol fe ro , n ava l, a ut om o ti vo, a gr co la , s uc roa l co ol ei ro, es tru tu ras m e t li ca s e de ma is i nd st ria s em g eral. TIP OS D E C A B IN ES DE JA TEA M EN TO V O LTA DO S P R EPA R A O S UP ER F IC IA L P A R A ME TA LIZ A O EM CA M PO A qu al i da de fi n al d a m et ali z a o e st in ti m am en t e li g ad a a um a bo a prep a ra o s up erfi ci al , c om p le me nt ad a pel a s d e ma is et ap as d o proc e ss o . A pre pa ra o s up e rf ic ia l, a tra vs de ja te am en t o ab ras i vo vol t ad a in d us t ri a de p et r le o e g s , c on ta c om as a l tern at iv as de o pe ra e s de c a mp o e s ob re p la ta form a pa ra a su a re al iz a o. N a Fot o1 ab ai xo , p od em o s ob s erva r u m d et alh e d a c ab i ne pa ra p re p ara o d e s up erf c ie pa ra M et ali z a o , i ns t al ad a s o bre a p l at afo rm a P- 48 d a Pe trob rs , vol t ad a p ara re pa ros d e s ed es d e vl vu la s e o ut ras a pli c a e s. H a in d a, al te rn a ti vas c o mo a p rep ara o d e su p erf ci es l oc al iz ad as e e m p eq ue na s re as , at ra v s de p roc es s o m an u al em ci rc ui to fe ch a do on d e n o h p o lu i o am b i en tal (v id e Fo to 2 ).

In i ci al m en te , pre ci s am os s ab er um p ou co m ai s s ob re o pro ce ss o de ja tea m en to , p ara q u e, em se gu i da po ss a mo s en te nd e r me lh o r o p roc es s o d e prep a ra o su p erfi ci al p ara me tal i za o. O jat ea me nt o , p ro pri am e nt e d it o, u ma form a de arrem es s o m ec n i co de pa rt cu la s s l i da s a trav s da ut il i za o d e ar c o mp rim i do . Con t ud o, e xis t em alg u ma s vari v eis e su as ca rac te r s ti ca s , q u e de vem o s ob se rva r, ta is c om o : Ru go si d ad e s u pe rfic i al: R ug os i da de Su pe rfic ia l (Rz ). C am ad a M e tal i za da (CM ). C am ad a T ot a l M et aliz ad a (CTM ). G ran u lo m et ria d o ab ras iv o: T a ma nh o/V ol um e M at eri al do ab ras iv o: Ma ss a (de nsi da de a pa ren te ) E s pe ci fi c a o q u m i ca d o a bra si vo : C on ta mi n a o D u rez a d o ab ras iv o: P od er d e ro m pi m en to G e om et ria d o a bra si vo : Po de r de p en et ra o D u rez a d o me t al ba s e: Re si s t nc i a p en et ra o d o a bras i vo . T i po do m et al b ase : A o in ox id v el, a o c arb on o ou ou t ro s (de fi ne o ab ra s iv o). G e om et ria d a p e a a s er p roc es s ad a/m e tal i za da : D efin e a s co nd i es o pe rac io na is . P es o u n it ri o: D efi ne a c a pa ci d ade d a m q u in a /pl an t a. D i m et ro d o b i co de jat o: Vo l um e d o a bra si vo a rre m es sa d o p or u ni d ad e d e te mp o. D i st n c i a en tre o b ic o d e ja to e a pe a : D i st n c i a p erc orrid a pel o a b ra s ivo . T em p o de e xp os i o a o jat o: Vo lu m e de a bra si vo arre me ss ad o po r un i da de d e re a. P re s s o d e trab a lh o/j at o e fet iva Va z o e fet i va Im pu rez a do ar T rat am en t o d o a r Si s te m a p or s u c o Si s te m a p or p res s o ou pre ss u ri z ad o

Abra si vo :

Me ta l-b as e:

Pos i o do bi c o d e jat o:

Ar co m pri mi d o:

Foto 1 - Cabin e de jateamen to ins talad a n a Plataf orma P- 48 da Petrobrs

Foto 2 -Jat eamento para p equen as rea s

M qu i na d e ja te am en to p or ar c o mp ri mi d o:

Es t es s o o s p a r m et ro s e p on to s es pe c fi c os, q ue de ve mo s o bs e rv ar e c on t ro la r ri g oros am e nt e d ura nt e o pro ce ss o de pre pa ra o su p erfi ci al p ara m e tal iz a o. Al m d i st o, de vem o s a in d a le va r e m c o ns i dera o a pr pri a co nce p o e op era o da m q uin a de jat ea me nt o .
Foto 3 - C abine de ja te am e nto tipo mve l, sobr e piso

No d ec o rre r d as fu tu ras e d i e s , i rem o s c om en ta r c a da um d es t es it en s s ep arad a me nt e.

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
Ru gosi dade s uperficial De fi ni o: Some nte podemos de finir a rugosidade supe rficial ou pico mximo (Rz), quando conhecermos a ca ma da superficia l a ser de positada. Isto inde pe nde nte do tipo do me ta l a ser deposita do ou do me ta l base. Esta rugosidade de ve ser cuida dosamente definida, com base na espe ssura f inal da cama da de metaliza o (CM) depositada. A rugosida de supe rficial (R z) de suma importncia , para que o me tal depositado e ncontre uma boa condio, picos e v ale s com cara ctersticas geom trica s perfeitas pa ra a sua ancoragem ou ader ncia, o que evitar o seu de splacame nto do metal-ba se. A rugosidade supe rf icial Rz mdia utilizada normalmente em processos de metalizao. Lembramos que n o pode mos tomar ne nhum va lo r de rugosidade supe rficia l como definitivo. P orta nto, utilizamos o seguinte c lculo: R z = CM / 3, ou seja , se a camada fina l de positada for de 200 micrometros, teremos: Rz = 200 / 3. Precisaremos, po rtanto, de rugosidade supe rficia l com Rz = 66 micrometros. uma

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

9
Em alguns ca sos especficos, po de mos a umenta r a rugosida de supe rficial (Rz) para um ma ior patama r, a t no mximo CM / 2, porm, de ve -se ter e m me nte que a espe ssura da cama da me talizada (C M), ser equiva le nte a 50% da e spe ssura da cama da total me ta lizada (CTM). Co ntudo , pa ra que e sta re la o seja utiliza da , critrios t cnicos de ga rantia deve m se r adotados. H entre os processos de metalizao, aqueles que, inve rsa me nte ao comentrio a nterior, ne ce ssitam de rugosida de s baixssima s, como no ca so de compone ntes ae ronuticos ou automotiv os, como anis sincronizados que sofrem processos de metalizao com rugosida des infe riore s a R z / 5. Qua nto menor a rugosida de superficial ( Rz), menores sero as ca ma da s aplicadas e mais nobres os materia is utilizados, o que ta mbm n o podemos ge ne ra lizar. Sabemos que a te cnologia da asperso trmica conta com infinitas variv eis e toda s, de ve m leva r em conta a gara ntia da qualida de final do re vestimento. N o percam a prxima e dio: Abra sivos, Gra nulometrias e Ge ometria s

Porque a R z de ve estar nesta fa ix a? De ve mos lembrar que a ca mada de me ta lizao e fetiv a slida me dida ou mensura da acima do pico mximo, isto quer dizer que a rugosida de superficial para ader ncia do me tal depositado NO considerada no me nsuramento da camada depositada. C omo a rugosida de supe rficial (Rz) em quest o de 66 micrometros, e a cama da metalizada (CM) de 200 micrometros, te re mos: CTM = Rz + microme tros. CM ? CTM = 66 + 200 = 266

Apen as c omo informa o: com ba se ne sta ca mada metaliza da to ta l (CTM ), somada ao sobreme tal (utilizado caso a cama da v enha a sofrer algum tipo de acabamento superficial, como retificao), que deve mos prev er o consumo do metal depositado e somado a isto, sua pe rda por over spray e etc.

* O Eng Jos Car los Murakami for mado em Engenhar ia Mecnica e Ps-Gr aduado Latu Sensu em Processo de Produo pela Univer sidade Br az Cubas . Ex-pr ofessor univer sitrio e palestr ante com foco na introduo e desenvolviment o de novas tecnolog ias para o setor de tratamento de superfcies em ger al. Tr abalha e atua h cer ca de 35 anos nas reas de dimensionamento, projeto, constr uo e comer cializao de equipament os de jateamento par a os setores: petr oqumico, naval, siderr gico, met alrgico, automobilst ico, qumic o, minerao e h idrojateamento. Atualment e d iretor da Wheelabrs Comr cio e Servios Lt da. E-mail: murakami@w heelabras.com.br Site: w ww .wheelabras.com.br

2 8E-A RCTEC (AlTi) A SOLUO ANTI-C ORROS IVA E ANTI-D ES LIZANTE D A M ETALLIS ATION
Text o original, apresentao:Pract ical solut ions for w ear & corr osi on problems , November 9th 2010 for necido pelo Eng. Car los Maurci o G. C oimbra - V endas da C OMERS UL Asperso Trmica e S oldas Especiais, distribuidor a da Metallisat ion Ltd., UK, para o Brasil e resumido pelo Eng. L ui z Cludio de Oliveira Couto par a a edio de outubro de 2011 d o InforMetalizao.

O 28 E - ARC TEC (AlTi) d a Met al lisation Re sultado dos qua se 90 a no s de ex pe rincia , desde 1922 a Me ta llisa tion, nica fabricante de e quipa me ntos de asperso trmica (a chama, a rco e l trico , plasma e HVOF) do R eino U nido, ofe rece ao mercado a liga 28EAR CTEC (AlTi). Trata-se de uma nova liga de Alumnio Tit nio, na fo rma de a rame s lido e homo g ne o, desenvo lvido para e quipa me ntos de Asperso T rmica a Arco El trico. co nside rada como uma nov a solu o para rev estimento s anti-corrosiv os com ba ixo potencial de deslizamento .

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

InforMetalizao
Publicado pela Consultoria metalizacao.eng.br
Apli cae s Pisos de ao, painis, plataformas e de graus so usados em numerosas aplicaes, de tre ns laminadore s na indstria siderrgica a plataformas of fshore na indstria petrolfe ra. O ao no tratado pode tornar-se muito escorregadio, especialme nte se e stive r molhado ou oleo so. Re ve stimentos no escorregadios durv eis, so altamente dese jve is e ne cessrios para garantir a segurana do trabalho em operaes industriais. No passado, a Metallisation j produzia o DURALCAN (90Al/10AlO), um arame slido amplame nte aceito, que quando aplicado, produzia ex cele ntes rev estimentos n o e sco rre ga dios com a mesma proteo contra a corroso que o Alumnio puro. Contudo, apresentava dificuldade s de fabricao, com ve ndas incertas e ex igncias no mnimo irreais. Atualme nte, como alternativ a a o 28E- ARCTEC, o mercado ofe re ce alguns arames tubulares, mas em geral lhe s faltam as qualidade s de um arame slido. Outro s o fere ce m limitada proteo contra a corroso. Cons idera es sobre a c orroso Tradicionalme nte as construes e m ao e ram galvanizadas a quente ou pintadas, para proteo contra a corroso. A supe rfcie que sof re u galv anizao a que nte pode se r escorregadia e no e limina facilme nte a pintura e s v ezes, nem a aplicao de primers e speciais. J a pintura, quando utilizada com incluse s de gros para fornecer uma cobe rtura no escorregadia, pode degradar-se rapidamente e m usos pesados. Isto re sulta em solue s anti-corrosiv as, porm aume nta os pe rigos de e sco rre gamento. Muitas estruturas de grande porte, incluindo pontes, plataformas petrolfe ras e refinarias so protegidas contra a corroso pela Aspe rso T rmica com Alumnio (TSA - Thermal Spray Aluminum), zinco ou suas ligas. Embora a TSA forne a uma proteo inigualvel contra a corroso em muitos ambie ntes corrosivos agressiv os, no possui caractersticas que impeam o desgaste a longo prazo e nem fornecem superfcies no escorregadias efe tivas. Carac ters ticas do reves tim ento Entre as v rias caractersticas apresentadas pelo 28EARC TEC da Metallisation, te mos a prote o contra a corroso, comparv el quela fornecida pelo alumnio, principalme nte quando utilizado em ambie ntes ex tre mamente agressiv os. Alm disto, o re vestimento conta com um baixo nvel de deslizamento, indicado em aplicaes para pe de stres, industriais e algumas voltadas para veculos e transporte . Possui ainda, boa resistncia e roso de partculas abrasivas sopradas pelo vento ou atravs de outros meios. tambm de fcil aplicao atrav s da aspe rso t rmica, processo j mundialmente consagrado e respaldado por normas internacionais. Carac ters ticas do m ateri al A composio qumica do 28E-AR CTEC possui como ele me ntos-chave : alumnio, titnio, oxignio e traos

N 3 - ano 2 - Outubro 2.011

n2 - ano 2 - Outubro 2.011

10
de outros e le mento s metlico s. A liga f orne cida na forma de arame slido homogneo, resultando numa camada me talizada e consiste nte. A e strutura do re ve stimento metalizado contm partculas-chav e inter-metlicas e no-metlicas, que atuam como pontos e xtre mamente duros no interior do alumnio, mais macio. As partculas duras pre se ntes na superfcie da camada metalizada, torna o reve stime nto muito e ficaz quanto sua re sist ncia ao de sgaste e e roso. En saios execu tados Entre os div ersos tipos de ensaios exe cutados, destacamos os testes de bio-abraso mecnica / avaliao do de slizame nto do pndulo, previso de ciclo de vida, re sist ncia ao deslizamento, corroso, prtico de de rrapage m e de placa Q. Su m rio d as c oncl us es do s en saios A liga de AlTi aplicada por metalizao a arco e ltrico, mais re siste nte abraso do que o alumnio 99.5%, e pode competir com outros mate riais. Apresenta ainda, quando aplicada desta forma, uma resist ncia a o desga ste , que pe rmite ser utiliza da como uma soluo antiderrapante, em aplicaes de trf ego v eicular. Camadas da liga AlTi, quando de positadas pelo processo de asperso trmica a arco e ltrico, possuem um desempenho contra a corroso to bom quanto quele aprese ntado pelo alumnio 99. 5%, nos ambiente s corrosivos testa dos. Possuem ainda, um baixo potencial de de slizamento, o que a torna confivel para o trfego de pe de stres. Apl ica es S el ec ion adas - Su mrio da a vali ao Aps extensiva av aliao, a liga AlTi f oi e scolhida para o piso da ponte de interconex o de uma nov a plataforma off-shore LNG. Re ve stimentos no escorregadios, na forma de liga AlTi, utilizados para poos de inspeo, e ncontram-se sob testes j unto ao principal conse lho do condado do Re ino Unido. A liga AlTi tamb m f oi especificada para o passadio do DOT e m Maine - EUA, e ncontra-se em e xperi ncia nos pisos de vage s de passage iros de tre ns, em aplicaes no alto de elevadores de caminhes, no carregamento/descarregando e m rampas de ao e em plataformas de porta-avies com supe rfcie s no e scorregadias e re siste ntes a te mpe ra tura. Testes tambm esto sendo re alizados com camadas da liga AlTi aplicadas por aspe rso t rmica chama, ade quadas para o uso sobre concre to, f orne cendo solues de baixo de slizame nto. Agradec imen tos
LSM AMG (Rotherham UK) Chris Wheatley - CJ WIRETECH Ltd Sheffield Hallam Universit y-Mat er ial s & Eng Research Inst itute Bodycote Testing Ltd (Manchester UK) CERAM - Ceramic Res earch Association (Stoke UK) COMERSUL - Metallisation Dist ributor in Bras il

Consultoria metalizacao.eng.br - Fone/Fax: (11) 5072-9498 - Cel.: (11) 6646-7171 e-mail: metalizacao@metalizacao.eng.br * Site: www.metalizacao.eng.br

Potrebbero piacerti anche