Sei sulla pagina 1di 3

Durao: 10 minutos. Pblico: 8 pessoas.Forme um crculo (ou determine uma ordem de participantes).

Oprimeiro comea "Minha tia foi Espanha e trouxe um chapu" (ouqualquer objeto). O prximo dever dizer "Minha tia foi Espanhae trouxe um chapu e uma meia" (ou seja, repete o que oprimeiro disse e acrescenta seu prprio objeto). E assimsucessivamente. Quem errar sai do jogo, assim o ltimo queconseguir lembrar a ordem completa de objetos o vencedor (oupode-se encerrar o jogo ao perceber os primeiros sinais dedesinteresse). Para aumentar a dificuldade, o prximo objeto a ser citado deve comear com a letra seguinte no alfabeto, da letrainicial do objeto anterior: "Minha tia foi Espanha e trouxe..." um Abacate, uma Bolsa, um Cinto, etc... Ou voc pode restringir otipo de coisa, por exemplo, s pode usar nomes de flores, ounomes de frutas, ou visveis no local onde se est fazendo a brincadeira. Variante: Meu nome ... Use este jogo para lembrar os nomes das pessoas de um grupo. O primeiro diz "Eu mechamo..." (e diz o seu nome) o seguinte dever dizer "Eu mechamo..." o nome do primeiro seguido do seu prprio. Cadapessoa pode tambm acrescentar um gesto ao nome, assim oseguinte dever repetir todos os nomes com os gestoscorrespondentes antes de acrescentar o seu prprio. 198. N Humano Tema: integrao, contato fsico, resoluo de problemas. Durao: 10 minutos. Pblico: 8 pessoas.Forme um crculo, todos de mos dadas. Oriente cada um paraobservar bem que est ao seu lado direito e ao seu lado esquerdoe frise bem que "No pode esquecer, nem trocar!". Pea ao grupoque solte as mos e caminhe livremente pela sala, procurandocumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam ao seulado. Depois de um minuto, pea que parem onde esto. Pea quecada um procure, sem sair do lugar, dar a mo novamente a quemestava sua direita e sua esquerda (quanto mais confusa foresta parte melhor). No final, voc deve ter um amontoado degente. Agora a brincadeira comea: o objetivo , sem soltar asmos, voltar a ter um crculo no centro da sala. O grupo deveconversando entre si, determinar quem passa por baixo de quebraos, e por cima de outros braos, at que o crculo fiquecompleto. Podem se formar vrios grupos, e faz-los competirentre si (quem termina mais rpido, quem termina certo, etc..). Reflexo: Depois do jogo, proponha uma reflexo. Alguns teroque fazer um esforo maior que outros, mas todos tero que fazera sua parte. Esta dinmica chama a ateno para a mensagem de que, se o trabalho em grupo planejado, tudo funciona melhor, eo resultado certamente ser positivo. 199. Concentrao, descobrir a senha.

Durao: 10 minutos.Pblico: mnimo 8 pessoas.Forme um crculo (ou determine uma ordem de participantes). Abrincadeira consiste descobrir a senha que permite ir festa. Cada jogador deve dizer "Vou festa..." e acrescentar uma roupa ouacessrio. O orientador do jogo, dir se SIM ou NO de acordocom uma senha que ele determinou previamente sem dizer aningum. Quem descobre a senha pode se juntar ao orientadordizendo SIM ou NO para os colegas. Encerre o jogo quando maisda metade do grupo j houver descoberto a senha; e deixe ogrupo ajudar aos demais a identificar qual a senha. Sugestes de senhas: roupas e acessrios que esteja vestindo nomomento da brincadeira; objetos que comecem com letras donome de cada jogador; roupas ou acessrios que a pessoa queest direita esteja vestindo. 200. COCHICHO Objetivos: 1. Levar todos os integrantes do grupo a participar de umadiscusso.2. Colher opinies e sugestes de um grupo, e sondar-lhes osinteresses.3. Criar uma atmosfera informal e democrtica durante umestudo, debate.4. Dar oportunidade para a troca de idias dentro de um grupo.5. Ajudar as pessoas a se libertarem das suas inibies.6. Obter rapidamente idias, opinies e posies dos participantesde um grupo. Componentes: 1. Coordenador: orientar e encaminhar o trabalho.2. Secretrio: anota no quadro ou papelgrafo, as idias dosparticipantes.3. Pblico: participantes do grupo.Passos:1. Coordenador expe de forma clara uma questo, solicitandoidias do grupo.2. Coordenador divide o grupo de 2 em 2 ou 3 em 3 (depende donmero de participantes o grupo).3. Formados os grupos, passam a trabalhar. Cada grupo tem 2, 3ou 4 minutos para expor suas idias, sendo um minuto para cadaparticipante. 4. Uma pessoa de cada grupo expe em plenrio, a sntese dasidias do seu grupo.5. O secretrio procura anotar as principais idias no quadro, ounum papelgrafo.6. O coordenador faz um comentrio geral, esclarece dvidas.7. Algum do grupo pode fazer uma concluso. Avaliao: 1. O que aprendemos?2. O que descobrimos em relao ao grupo?3. O que precisamos aprofundar sobre este assunto? 201. COMUNICAO POR GESTOS Participantes: 15 a 30 pessoas Tempo: 30 minutos Objetivo: Analisar o processo de comunicao gestual entre osintegrantes do grupo. Material: Aproximadamente vinte fichas com fotografias oudesenhos para serem representados atrav s de mmicas. Descrio: O coordenador auxiliado por outros integrantes deveencenar atravs de mmicas (sem qualquer som) o que estrepresentado nas fichas, cad

a qual em um intervalo deaproximadamente um minuto. Os demais integrantes devemprocu rar adivinhar o que foi representado. Em seguida, devesecomentar a importncia da comunicao nos trabalhos eatividades do cotidiano, bem com o do entrosamento dosintegrantes do grupo para que juntos possam at mesmo sem secomunicar entender o que os outros pensam ou desejam fazer.

Potrebbero piacerti anche