Sei sulla pagina 1di 58

La Rvolution Franaise

Este material foi produzido pelo professor Luis Alberto Pereira Junior - email: prof.luisjunior@gmail.com

Apresentao

Luis Alberto Pereira Junior Graduado em Histria - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Uberlndia Ps-Graduado em Psicopedagogia e em Educao Especial com nfase em Educao Inclusiva pela ASSEVIM Instituto Passo 1 Mestrando em Educao pela Universidade Federal de Uberlndia

Objetivo

Compreender a importncia da Revoluo Francesa e seus desdobramentos que afetaram o mundo, contribuindo para modificar os aspectos polticos, econmicos e sociais da realidade contempornea.

Refletindo...

Quais as concluses que podemos chegar a partir dessas imagens?

As imagens nos leva a pensar em...

Libert, Egalit, Fraternit (Jean-Jacques Rousseau)

Reportagem jornalstica
A histrica diferena salarial entre homens e mulheres ainda mais evidente entre as pessoas com deficincia. Enquanto na populao brasileira em geral mulheres ganham 17,2% menos que os homens, entre quem tem alguma deficincia a diferena chega a 28,5 %. A remunerao das mulheres inferior em qualquer recorte [ ... ] Em alguns casos, como profissionais com deficincia auditiva, a defasagem entre os gneros atinge 39%: homens recebem, em mdia R$2.476,64; mulheres, R$1.507,48. Entre hipteses para explicar a diferena est o preconceito. uma dupla discriminao, diz o vice-presidente do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficincia), Isaas Dias. O mercado [ de trabalho ] como um todo mais aberto para o homem, corrobora Mrcia Hiplito, gerente de responsabilidade social da Gelre, empresa de recrutamento e seleo. [ ... ]
FOLHA DE S. PAULO, 29 de Novembro de 2009. Caderno Empregos. (Fragmento)

Mas afinal, o que as imagens e o texto jornalstico tm haver com a Revoluo Francesa?

Temas polmicos, como: a desigualdade, a liberdade, a justia, a fraternidade, a cidadania, os privilgios e as desigualdades eram discutidos tanto na Frana dos sculos XVII e XVIII, quanto nos dias atuais. Portanto, podemos concluir que a Frana dos referidos sculos, como a nossa sociedade atual enfrente problemas com a desigualdade.

Ser que no passado a questo da desigualdade era pior?

Havia insatisfao popular?

O que acontecia na Frana dos sculos XVII e XVIII?

Frana no sculo XVII

O Antigo Regime

O Antigo Regime vigorou entre os sculos XVI a XVIII na maioria dos pases europeus.
poder absoluto do rei. sociedade de privilgios e estratificada. camponeses em trabalho serviu, sendo explorados. economia baseada na agricultura. o comrcio como motor da economia, porm regulado pelo mercantilismo. Igreja Catlica e Protestante presentes na maioria dos pases, exercendo poder poltico e apoiando o rei absolutista. Igreja justificando as desigualdades sociais e como dona da justia.

REIS PELA GRAA DE DEUS. VALIDADE DO ANTIGO REGIME

Nesse tempo, a sociedade estava dividida em trs estratos: O Clero (1 estado) A Nobreza (2 estado) Os Servos, Camponeses, Burgueses e outros (3 estado).

No podemos viver todos na mesma condio. necessrio que uns comandem e os outros obedeam. Os que comandam tm vrias categorias ou graus: os soberanos mandam em todos os do seu reino, transmitindo o seu comando aos grandes, os grandes aos pequenos e estes ao povo. E o povo, que obedece a todos eles, est, por sua vez, dividido em vrias categorias. No conjunto da sociedade, uns dedicamse especialmente a servio de Deus, outros a defender o Estado pelas armas, outros a aliment-lo e mant-lo pelo exerccio da paz.
Charles Loyseau, Tratado das Ordens e das Dignidades, 1610-13

Os Iluministas...
A sociedade de privilgios do Antigo Regime passa a ser questionada por pensadores e filsofos, principalmente no sculo XVII, quando as desigualdades se acirravam cada vez mais. Para os iluministas era necessrio abandonar crenas, prticas e ideias absurdas e buscar substitu-las por outras mais racionais. Acreditavam que, dessa forma, a humanidade poderia caminhar mais depressa rumo ao progresso e felicidade.

O Sculo das Luzes


O sculo XVII ficou conhecido como o Sculo das Luzes, ou da Ilustrao ou a Idade da Razo. Isto aconteceu, porque neste contexto, a maneira de pensar e ver a realidade comea a mudar, a crena passa a ser substituda pela racionalidade. Esta nova maneira de ver o mundo no comea neste sculo, mas desde os sculos XV e XVI, durante o Renascimento Cultural e a Revoluo Cientfica. Lembrando que influenciou tambm a Revoluo Inglesa no sculo XVII.

Afinal, o que foi o iluminismo?


O iluminismo foi um movimento ou manifestao intelectual e cientfica dos sculos XVI e XVII atravs do qual seus pensadores e filsofos procuram explicar a realidade por meio da racionalidade e no da crena. Realizavam duras crticas ao Antigo Regime, caracterizado pela sociedade de privilgios e abusos de poder.

Os pensadores iluministas...
O precursor desse movimento foi o matemtico francs Ren Descartes (1596-1650), considerado o pai do racionalismo, que recomendava:

para se chegar verdade, duvide de tudo, mesmo das coisas aparentemente verdadeiras. A partir da dvida racional pode-se alcanar a compreenso do mundo, e mesmo de Deus .

John Locke
Locke foi um filsofo ingls que viveu na poca da Revoluo Inglesa. Ele defendia:
Liberdade, igualdade e a propriedade privada como direitos naturais de todas as pessoas. Foi tambm um dos tericos do contrato social. Defendia que a sociedade deveria ter o poder legislativo (elabora leis parlamento) e o executivo (que administra o pas). Estes dois poderes deveria estar em mos diferentes. Caso o governante no fizesse sua parte, os governados poderiam destitu-lo. Vale ressaltar que ele no defendia a democracria, visto que, somente as pessoas que tinham propriedade privada tinham o direito de escolher os governantes.

(Ingls 1632 a 1704)

Filsofos franceses... Charles de Montesquieu


O Baro de Montesquieu era aristocrata, filho de famlia nobre, foi um poltico, filsofo e escritor francs. Ficou conhecido por sua Teoria da Separao dos Poderes. Presidiu o tribunal provincial de Bordus de 1716 a 1726.
Crtico da Igreja Catlica. Crtico severo do absolutismo. Defendia a tese de que o poder deveria ser

dividido em trs partes: Legislativo, Executivo e Judicirio. Os poderes ficariam (1689-1755)


em mos diferentes. A separao garantiria a liberdade, pois cada poder vigiaria a atuao do outro.

Voltaire
Foi um escritou poltico que escreveu cerca de 70 obras, obras literrias, peas teatrais, poemas, romances, ensaios, obras cientficas e histricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil panfletos. Ele defendia e criticava:
A intolerncia religiosa. Defendia que as pessoas deveriam se livras dos preconceitos, das supersties, da ignorncia e do fanatismo. Defensor da monarquia desde que o rei se cercasse de conselheiros esclarecidos. Liberdade de expresso.

(Franois Marie Arouet 1694 a 1778)

Jean-Jacques Rousseau
Foi um importante filsofo, terico poltico, escritor e compositor suio. considerado um dos pais do iluminismo e precursor do romantismo. Ele defendia:
A criao de um Estado Republicano. As pessoas deveriam renunciar vontade individual em favor da vontade geral da sociedade, mas conservassem o direito voz liberdade de expresso. Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

(Genebra, Sua - 1712 a 1778)

Democracia.

Resumo das ideias


Montesquieu
Uma crtica ao Antigo Regime
Concentrao do poder

Voltaire
Falta de racionalidade, falta de liberdade de expresso e religiosa Governante Esclarecido

Rousseau
A desigualdade, os privilgios, a tirania e o mau uso da propriedade privada Governo Republicano

Uma proposta para superar o Antigo Regime

Diviso do poder em trs partes, independentes e equilibradas

Principal ideia iluminista defendida

Igualdade poltica

Liberdade de expresso e religiosa

Liberdade, igualdade e fraternidade

A Enciclopdia
Os escritos desses filsofos fizera muito sucesso especialmente na segunda metade do sculo XVIII, na Frana. Mas a obra que reuniu todo o alcance intelectual da poca foi a Enciclopdia organizada por Denis Diderot e DAlembert, discutindo assuntos do iluminismo.

(Denis Diderot)

(DAlembert)

A recepo das novas ideias...


As novas ideias foram bem recebidas por vrias pessoas, principalmente por parte daquelas que viviam na misria, na explorao e no tinham direitos. Acreditavam que o Absolutismo privilegiava um pequeno grupo, gerando grandes desigualdades e muitas injustias. Alguns nobres e burgueses tambm aderiram s novas concepes, apesar de desfrutarem de privilgios, concordavam que era necessrio construir uma sociedade mais justa, estendendo direitos a todos. Para alguns acabar com as diferenas seria impossvel, porm amenizar a situao era necessrio.

A burguesia e as ideias iluministas


No sculo XVI e XVII, a classe social que mais crescia era a burguesia, tendo poder econmico, porm sem acesso ao poder poltico. Dessa forma, as ideias iluministas que pregavam maior liberdade, igualdade e fim dos privilgios, vo servir de inspirao para que a burguesia construa discursos e levante bandeiras contra o Antigo Regime.

O Despotismo Esclarecido
As ideias liberais divultadas pelos ilumunistas agradavam principalmente a burguesia, alguns setores da nobre e o clero que tambm queria mudana. Porm, alguns soberanos europeus tambm passam a se interessar pelas as ideias e a aplic-las em seus governos. Na verdade, a assimilao de tais concepes por parte dos soberanos foi uma forma encontrada para se adaptar nova realidade sem o risco de sofrer ameaas.

Frederico II da Prssia (1740-1786)

Catarina, a Grande, da Maria Teresa da Rssia (1762-1796) ustria (1740-1780)

D. Jos I de Portugal (1750-1777)

Mas afinal, o que foi o Despotismo Esclarecido?


Portanto, o Despotismo Esclaredido pode ser entendido como sendo uma forma de poder, aonde temos concesses, ou seja, o rei (soberano) concede populao alguns direitos e em troca recebe algo em troca. Por exemplo, o rei queria aumentar os impostos, porm a populao poderia se rebelar, sendo assim, concedia: reforma agrria, reforma industrial, abolio da tortura e da censura, reformas educacionais, pagamento pelo trabalho dos servos, instituiu a ensino obrigatrio, criao de companhias de comrcio, elaborao de cdigo penal e reformas administrativas. Vale ressaltar que apesar das concesses e mudanas, os governos autocrticos continuavam, ou seja, a nobreza e o rei ainda continuavam com grande parte dos privilgios e as transformaes foram pequenas para mudar a realidade de excluso e pobreza.

Marqus de Pombal, primeiro ministro de D. Jose I de Portugal

A Frana no contexto do iluminismo


As ideias iluministas se propagaram na Frana de modo bem rpido, pois a situao do pas era crtica no sculo XVII. As ideias de igualdade, fraternidade, liberdade, justia e fim dos privilgios rapidamente ganharam grande repercusso. Dessa forma, as ideias ilumistas e a crise poltica, econmica e social contriburam para uma revoluo na Frana.

O Processo Revolucionrio Francs


- Situao da Frana antes da revoluo. - Etapas da Revoluo: - Estados Gerais - Assembleia Nacional Constituinte - Monarquia Constitucional - Conveno Nacional - Diretrio

Situao da Frana antes da Revoluo


Problemas Polticos
Rei Lus XIV (1643-1715 -Rei Sol) levou a Frana a um esplendor e conquistas materiais, porm os gastos foram enormes. Quando Lus XVI assumiu havia uma crise econmica, e deu prosseguimento ao governo absolutista forte e no aceitava realizar concesses aos mais pobres, apenas algumas reformas superficiais. Portanto, o rei Lus XVI recebia diversas crticas por seu governo autoritrio e intransigente quanto s misrias e liberdade comercial.

Lus XVI

Problemas Sociais
A sociedade francesa era dividida em trs estados:
1 Estado: Clero Conservadores com cargos pblicos 2 Estado: Nobreza Conservadores com cargos pblicos e no exrcito

3 Estado:
Alta burguesia (grande banqueiros e comerciantes poderiam comprar ttulos e passar para o 2 Estado) moderados com tendncia a apoiar o 1 e 2 Estados. Pequena burguesia pequenos comerciantes, profissionais liberais (advogados e mdicos) tendncia radicalizao. Trabalhadores urbanos (artesos, trabalhadores das indstrias domsticas e das manufaturas, aprendizes, pequenos lojistas conhecidos como sans-culottes) tendncia radicalizao.

- Camponeses, arrendatrios, assalariados rurais, alguns servos - tendncia radicalizao.

Desigualdade...
Diviso de Terras
1 Estado 8% 2 Estado 22% 3 Estado 70%

Composio da Populao
1 Estado 0,5%

2 Estado 1,5% 3 Estado 98%

A situao das camadas mais pobres, que j era ruim, ficou ainda pior, em 1788. O ano foi marcado por:

Problemas climticos, que acabaram com grande parte da safra. Neste mesmo ano, a Inglaterra imundou o mercado francs de produtos, o que gerou grande desemprego e reduo salarial.

Problemas Econmicos
A crise poltica e social foi agravada pelo dficit financeiro do governo. Neste contexto, a Frana tinha ajudado financeiramente as trezes colnias no processo de independncia, o que custou Frana dois bilhes de libras. O ministro recorreu a emprstimos, e a dvida externa aumentou consideravelmente.

Como resolver a crise?


Com o objetivo de resolver a crise financeira, o rei decidiu aumentar a arrecadao de impostos. Em 1787, o ministro das finanas defendeu a ideia de implantar um sistema de impostos, onde todos os Estados pagariam. O 1 e 2 Estados exigem que o rei Lus XVI convoque os Estados Gerais, com o intuito de discutir o aumento dos impostos.

1) Estados Gerais

O 3 Estado que representava 98% afirmou que s participaria dos Estados Gerais, se o nmero de deputados do 3 Estado fosse o dobro do nmero de deputados do 1 e 2 Estados. A proposta foi aceita pelo rei. No incio das sesses, o 3 Estado apoiado por alguns membros no 1 e 2 Estados, tambm exigiu que os votos fosse por cabea e no por Estado. Desta vez, o rei no aceitou, pois assim daria muito poder a eles. A partir da, o 3 Estado e alguns membros do 1 e 2 Estados deixam os Estados Gerais e proclamam a Assembleia Nacional em 09/07/1789.

2) Assembleia Nacional Constituinte, o incio da Revoluo Francesa


Proposta de elaborao de uma constituio (que ficou pronta em 1791) e criao de um sistema parlamentar nos moldes do britnico. Proposta de acabar com os privilgios. 26/08/1789 Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado.

A tomada da bastilha
A revolta do 3 Estado e a formao Assembleia Nacional Constituinte, tambm contagiaram a populo j insafisteita, que sai s ruas em protesto, dirigindo-se Bastilha, uma famosa priso,onde ficavam os prisoneiros polticos que criticavam o absolutismo e o rei. E em 14/07/1789, ocorre a tomada da bastilha. Era a tomada do poder pelos excludos!!!

A tomada da bastilha 14/07/1789

A repercusso...
A tomada da bastilha logo repercutiu por toda a Frana. No campo, os camponeses invadiram propriedades rurais de nobres, tomando e colocando fogo em casas. E aps a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, o pas passa a ser uma monarquia constitucional.

3) Monarquia Constitucional
Sendo assim, a Assembleia Nacional proclama a Monarquia Constitucional, ou seja, a Frana tem um rei, que apensas o lder do executivo, tendo que respeitar uma constituio (conjunto de leis) elaborada pelo parlamento (deputados). No entanto, nesta fase, os benefcios aos pobres foi pequena. Na verdade, os privilegiados eram os burgueses, principalmente a Alta burguesia que queria o fim da revoluo.

4) A Conveno Nacional
A partir de 1792 a situao poltica na Frana ainda era grave, visto que, os deputados das Assembleia Constituinte no tinham tomado medidas para amenizar o sofrimento das classes mais pobres. Em Paris, o rei foi pressionada para assinar a constituio, aonde se comprometia a exercer apenas o poder executivo, respeitando a constituio. No entanto, a populao de Paris acusava o rei de traio, muitos alegavam que o mesmo estava preparando-se para restabelecer a Monarquia Absolutista com o apoio da Prssia, que planejava uma invaso Frana. Diante disso, o palcio do rei foi invadido por populares e seus lderes, que prenderam o rei e a monarquia foi abolida.

Logo aps a priso de Lus XVI, em 1792, foram convocadas eleies para uma Conveno que iria governar o pas, que passou a ser uma Repblica. Esta Conveno era composta por 749 deputados de trs principais tendncias.

Jacobinos
- Pequena burguesia, camadas populares.

Girondinos
- Alta burguesia liberal

Plancie
- Alta burguesia conservadora e nobreza que no tinham fugido.

Radicais

Conservadores

Moderados

De incio, os girondinos comandavam a Conveno. Eles tentaram conter as camadas populares sem sucesso, e foram obrigados a condenar o rei e no tiveram como evitar a sua morte na guilhotina. Aps a morte do rei, os girondinos perderam o controle da Conveno que passou para os Jacobinos, que tomaram medidas radicais: distribuio de riqueza, diviso de terras, congelamento dos preos, distribuio justa de alimentos, alm disso foi criado um exrcito revolucionrio que varreu o pas espalhando pnico, visto que, passaram a perseguir com violncia os opositores. Era a fase do TERROR, liderada por Robespierre, que instalou uma ditadura.

5) O Diretrio
Robespierre acabou perdendo apoio popular, que via naquilo um exagero, Isolado, Robespierre caiu e perdeu o comando da Conveno, sendo levado guilhotina, isto ocorreu em julho de 1794. A queda de Robespierre representou o fim da fase radical e tambm de conquistas populares, pois o poder passou a ser controlado por pessoas da alta burguesia (plancie). O lema era a revoluo no pode avanar.

Robespierre

Os deputados da plancie criaram um Diretrio para governar o pas, no entanto, o terror continuava a tomar conta do pas, pois as conquistas populares foram retiradas, era uma governo essencialmente burgus. Logo, a populao decepcionava com o Diretrio, organizavam uma tomada de poder. Cansados de guerra civil e desejosos de paz, os polticos moderados defendiam uma governo forte. Foi a partir da, que surgiu o jovem general Napoleo Bonaparte que apoiado pela burguesia e exrcito, em 18 de brumrio de 1799, assume o poder da Frana, acabando com o Diretrio, dando incio ao Consulado. Era o fim do processo revolucionrio.

O governo de Napoleo

A Liberdade Guiando o Povo (1830), Museu do Louvre em Paris Eugne Delacroix

http://tempohistorico-beatriz.blogspot.com/2011/05/revolucao-francesa.html

http://www.vestidosevestidos.com/revolucao-francesa-um-fato/

http://gabriellyekarina.wikispaces.com/wikidici on%C3%A1rio

Potrebbero piacerti anche