Sei sulla pagina 1di 2

Homicdio Simples aquele que no tem nenhuma das cinco circunstncias do homicdio qualificado e nenhuma das trs do homicdio

o privilegiado. Todos os homicdios qualificados so hediondos. Nenhum homicdio privilegiado hediondo. O homicdio simples no hediondo, exceto quando for praticado com a finalidade de grupo de extermnio, mesmo que a execuo seja praticada por um s executor. Entretanto, dificilmente, um homicdio praticado com a finalidade de grupo de extermnio no ser qualificado (ser ou por motivo torpe, ou por motivo ftil ou promessa ou paga de recompensa. Um homicdio pode ser privilegiado e qualificado ao mesmo tempo? Incompatibilidade lgico-jurdica. Exemplos: 1. A no pode matar sua esposa por domnio de violenta emoo de emboscada. Por o domnio de violenta emoo tem que ser logo em seguida. 2. A pode matar o estuprador de sua filha atravs de veneno, asfixia, fogo, etc. 3. A entra no bar, onde se encontra B, um perigoso bandido. B pisa no p de A e este o mata. (Pode haver relevante valor social perigoso bandido, e motivo ftil pisar no p). O juiz no tem como saber pois trata-se de duas circunstncias subjetivas. Incompatibilidade lgico-jurdica acontecer quando existir no mesmo fato uma circunstncia subjetiva do homicdio privilegiado e uma circunstncia subjetiva do homicdio qualificado. No se pode matar por dois motivos ao mesmo tempo. Quando acontecer de um elemento subjetivo do privilgio se coadunar com um elemento subjetivo da qualificadora, o homicdio ser qualificado, sendo, dessa maneira, hediondo. 4. Eu mato o estuprador de minha filha afogado. Relevante valor moral elemento subjetivo privilegio. Afogado- meio objetivo qualificadora. Quando se tem um elemento subjetivo e um objetivo, haver um homicdio privilegiado e qualificado ao mesmo tempo. Mas, neste caso, o homicdio ser considerado privilegiado devido ao motivo do crime, que sempre mais importante. No considerado hediondo. Homicdio Culposo 3 - Homicdio Culposo Simples 4 - Homicdio Culposo Qualificado O homicdio culposo no ser julgado pelo Tribunal de Jri. Este julga apenas os crimes dolosos contra a vida. Culpa: resultado no desejado pelo agente, mas que poderia ser evitado se o agente tivesse tomado algumas medidas.

O crime culposo s existir se previsto em lei. Teoria da Previsibilidade Objetiva: a impreviso do previsvel, ou seja, deixo de prever algo que era previsvel. O crime culposo tem modalidades de culpa: Negligncia: deixar de tomar algumas medidas para evitar o fato. Imprudncia: o excesso. Ex.: excesso de velocidade, atirar um objeto perto de uma pessoa. Impercia: falta de conhecimento tcnico. Quando a pessoa no tem conhecimento tcnico para o ato. 4 - Qualificadoras do Homicdio Culposo: Inobservncia de regra tcnica: Exs.: motorista que deixa de obedecer os sinais de trnsito; mdico que deixa de esterilizar os instrumentos cirrgicos; policial que manuseia a arma em local fechado. Deixar de prestar socorro: se o crime culposo, e o agente no teve a inteno, obrigado a prestar socorro a vtima. Quando o agente estiver ferido tambm, ter direito de socorrer primeiro. No procurar diminuir as conseqncias do ato: diz respeito ajuda pecuniria. Foge para evitar o APFD Auto de Priso em Flagrante Delito. Neste deve-se observar se no havia risco de vida para o autor daquele ato. 5 - Perdo Judicial: Ex.: a me que est com o filho na beira da piscina e sai para atender o telefone e esquece o filho no local. Ao voltar a criana est morta dentro da piscina. Teoricamente essa me deveria ser punida pelo cometimento de homicdio culposo. Entretanto, a dor da me de forma to grave, que a sano se torna desnecessria. O simples fato de se ter um vnculo familiar no significa que deve ser concedido o perdo, deve-se verificar caso a caso. A natureza jurdica que concede o perdo declaratria: declara a culpa do agente, mas concede o perdo devido a determinada circunstncia. O perdo judicial s serve para os crimes culposos. Se o agente comete outro crime aps ter-lhe sido concedido perdo judicial no considerado reincidente. Art. 120. Lei 9503/97 Cdigo de Trnsito Brasileiro : os arts. 302 e 303 tratam da leso corporal e do homicdio no trnsito. Imputa a pena de 2 a 4 anos para o homicdio. No caso de leso corporal e homicdio cometidos no trnsito aplicase o CTB.

Potrebbero piacerti anche