Sei sulla pagina 1di 2

10 sintomas de lobismo eclesistico Os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam pelas mos deles, e o meu

povo assim o deseja: e que fareis no fim disto? Jeremias cap. 5 vs. 31 Aos crticos gratuitos da crtica analtica, devo-lhes dizer uma coisa: simplismo e superficialidade dizer que no devemos julgar (criticar e apontar desvios de carter e conduta). Se assim fosse, estaria anulado todo ministrio dos profetas, juzes, apstolos e do prprio Senhor Jesus que vieram com o dedo em riste denunciando as falcatruas da religio.

LOBISMO, foi a terminologia que adaptei, para caracterizar os LOBOS, ministros (servos e escravos, nada mais que isso), que perderam a viso de despenseiros do Reino, tornando-se mercenrios da f. Assim como no post anterior 7 dicas para manipular uma Igreja, essa catalogao fruto de anos de observao e indignao com aquilo que chamam de ministrio no meio evanglico.

Ministrios esses que na sua grande maioria, so resultado da necessidade de autoafirmao ou, na sua face mais vil, mercenarismo puro. Essas evidncias identificam aqueles que perderam a paixo voluntria pelo ministrio e tornaram-se profissionais frios e calculistas de um cargo eclesistico em benefcio de si mesmo. Qualquer semelhana aqui exposta no mera coincidncia, so constataes factuais.

1 Gostam de poder, mas estranhamente se recusam a servir. Como amam falar em lnguas estranhas, profetizar, revelar e demais peculiaridades do gnero (obs. Eu creio na contemporaneidade dos dons sobrenaturais). Mas tudo isso canalizado para a promoo pessoal, pois no mostram o mesmo empenho na hora de dar ateno ao ser humano que precisa de um ombro humano para dividir suas mazelas. 2 Valorizam programaes, mas menosprezam relacionamentos. Participam de todos os congressos, campanhas e eventos que lhe rendam marketing, mas no gostam de relacionamentos interpessoais com medo de ficarem vulnerveis e serem descobertos, ou por receio de tornarem-se meros mortais desgastando a auto-imagem. Encaram a Igreja como platia e o culto como um show onde a performance tem de sobressair. 3 Gostam de entradas triunfais, mas a sada tem de ser francesa. Entram com a reunio comeada e saem com ela terminada. So espalhafatosos em sua apresentao pblica, mas a sada tem que ser de fininho para no correrem o risco de atender algum. Gostam de provocar expectativa em seus ouvintes para manter vivo o mito (valorizao do mensageiro em detrimento da mensagem). 4 Esbanjam muito carisma, mas na mesma proporo lhes falta carter. So de fcil comunicao e apresentao em pblico, mas nos bastidores da vida onde cai a mscara e revelado a podrido do ser. Casamentos e famlias falidas, vida financeira desregrada, politicagem eclesitica e secular base de troca de favores, so s alguns exemplos da desfaatez de valores ticos desses personagens.

5 Idolatram ttulos eclesisticos, no admitem serem chamados pelo nome. Sim senhor, no senhor, apstolo, bispo, pastor, reverendo essencial se quiser manter um bom relacionamento com Sua Santidade, caso contrrio ficar relegado indiferena ou sers responsvel por um surto de crise de identidade na celebridade gospel. 6 Nas assemblias disputam os primeiros assentos, manter a pose prioridade. No lhe tome o assento de honra. Ele capaz de te expor, envergonhar, difamar e at brigar em pblico para sair bem na foto. 7 Suas mensagens so sempre bombsticas, holofotes voltados pra si questo de sobrevivncia. A prdica deles mais se parece com produo hollywoodyana. Matrix, Jornada nas estrelas, Ghost, parecem produes de fundo de quintal perto de suas apresentaes espetaculares. No conseguem trafegar no normal (ordinrio), somente no bombstico (extra-ordinrio) que cause admirao (frenesi) nos seus espectadores. 8 Fazem de tudo para serem solicitados, mas o cach tem de ser pr-combinado e prdepositado. Aqui, vale at propaganda em rdio pirata. Tudo para a divulgao do EUVANGELHO. Mas nem pense em recolher uma oferta voluntria aps a reunio, que voc est fadado a ficar na mo. 9 Em suas prelees no faltam trilha musical, manipular emoes fundamental. Histeria alvo inegocivel. Trilha sonora Home Theater manipulada por um sonoplasta com aumento de volume nas frases de efeito e diminuio nos momentos de comoo, fazem parte do show. Proporcionar uma reunio narcotizante, que mexa com as emoes, e tire o povo da realidade diminuindo a capacidade de raciocinar nem que seja por algumas horas, sua especialidade. 10 Mostram zelo excessivo com as ovelhas gordas, descaso total com as ovelhas magras. Preocupam-se com o sofrimento dos irmozinhos empresrios que no tem quem lhes defenda, mas os irmos mais pobres que j so experimentados na f, esses se viram sozinhos. Como diria o Justo Verssimo, personagem do Chico Ansio: Eu quero que pobre se exploda!. A lista sucinta para dar a oportunidade de interao queles que j observaram tais desvios e sintomas e querem colaborar com as constataes para ampliarmos as informaes no combate a essa doena crnica...

*** Franklin Rosa, cansado dos lobistas dentro da igreja, rasgando o verbo no Plpito Cristo.

Potrebbero piacerti anche