Sei sulla pagina 1di 10

ELETRNICA DE POTNCIA

Trabalho n. 2: Retificao monofsica em meia ponte com carga RL

Realizado por:
Gonalo Sousa 1070229 Pedro Freitas 1070284 Ricardo Moreira - 1060867

PARTE I:
Anlise Terica:

Comeamos por fazer um estudo de um circuito RL (Fig.1) sob o ponto de vista terico prevendo o seu comportamento durante o seu funcionamento.

Fig.1 Circuito RL Prevendo as formas de onda que poderamos obter, de acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas tericas e tutorias, mostraremos a seguir um esboo das ondas previamente desenhadas.

Fig.2 Ondas da tenso do dodo (vD(t)), tenso (vo(t)) e corrente (i0(t)) na carga

Seguidamente, calculamos o tempo de conduo do dodo, o qual entra em conduo t=0 e, deixa de conduzir quando a corrente volta a 0. Assim, calculamos o tempo de conduo considerando i(t)=0:

( ) ( (

) ) )

( ( (

) ) )

Na equao, |Z| o valor da impedncia da carga e corrente e a tenso. Os quais obtivemos da seguinte forma:

o desfasamento entre a

Substituindo R por 60, L por 0.34 H e L por 2**50*0.34 obteve-se |Z|=60 e =1.06 rad/s. Os valores de tenso e corrente na carga foram calculados considerando os seus valores mdios e eficazes. O valor mdio de tenso na carga dado pela seguinte expresso:

))

))

Sendo o limite superior do integral, o valor em radianos do ngulo de conduo. O valor mdio de corrente do circuito foi calculado dividindo o valor da tenso mdia pelo valor da resistncia:

Uma vez que a onda de corrente no puramente sinusoidal no podemos recorrer ao mtodo utilizado anteriormente para o clculo da corrente mdia. Assim necessrio proceder ao seguinte clculo:
( )

A potncia dissipada na carga pode ser calculada atravs da frmula:

A potncia aparente calculada a partir:

Com os valores das potncias activa e aparente, calculou-se o factor de potncia na fonte:

Ensaio experimental:

Primeiramente implementamos na bancada o circuito, Fig.1, alimentado por uma fonte de tenso sinusoidal 110/190 V a 50 Hz, um dodo, uma bobine de 0,34 H, um restato de 100 regulvel, pelo que depois ajustamos o seu valor para termos uma resistncia de 60 . Para tal, utilizamos como alimentao uma das fases da bancada e o neutro e ligamos a bobine ao circuito utilizando os bornes 0 e 3. A partir do osciloscpio visualizamos as formas de onda da tenso na carga, v0(t), da tenso no dodo, vD(t),Fig.3. Utilizamos em todas as imagens obtidas atravs do osciloscpio uma escala de 5V/Div, para tenso e 5ms/Div para a escala do tempo.

Fig. 3 Forma de Onda vo(t) e vD(t)

Aps a visualizao da forma de onda da tenso na carga conseguimos medir o tempo de conduo do dodo, tDIODO = 15 ms. O vD(t) foi medido aos terminais do dodo , logo quando o dodo conduz o vD(t) zero. A fig.3 est deslocada verticalmente para permitir ter as ondas vD(t) e vo(t)). Uma vez que a escala utilizada era de 5ms, contamos 3 quadrculas e temos o valor de aproximadamente 15ms. Atravs do multmetro foi-nos possvel medir o valor mdio da tenso na carga: v0 med = 23,2 V, assim como tenso eficaz na carga: v0 rms = 59,32V.

Medimos de forma indireta, ou seja, atravs do valor da queda de tenso na resistncia e o valor hmico e, realizando a Lei de Ohm, chegamos ao valor mdio da corrente: i0 med = 0,38 A e, o valor da corrente eficaz na carga: i0 rms = 0, 98 A.

Simulao:
No simulador PSIM realizamos a mesma montagem,Fig.1, alimentado por uma fonte de tenso sinusoidal 110/190 V a 50 Hz, um dodo, uma bobine de 0,34 H e uma resistncia de 60 . Em seguida, verificamos o perfeito funcionamento da montagem e, visualizamos as formas de onda da tenso na carga, v0(t), da tenso no dodo, vD(t), e da corrente no circuito, i(t), Fig.4.

Fig.4 Representao das formas de onda.

A partir do grfico da forma de onda da corrente no circuito, i(t), assim como da tenso na carga, v0(t), conseguimos medir o tempo de conduo do dodo, chegando ao valor de tdiodo =13,65 ms.

Recorrendo ferramenta de medio do programa PSIM, selecionando o grfico de vo(t), conseguimos medir os valores mdios e eficazes da tenso, corrente e a potncia dissipada na carga e o factor de potncia na fonte, mostramos os resultados obtidos na tabela abaixo: Valores da simulao TD_ON Vo_rms Vo_med Io_rms Io_med P_diss FP 13,65 ms 61,28 V 24,7 V 0,59 A 0,41 A 20,65W 0,57 Valores experimentais 15 ms 59,32 V 23,2 V 0,98 A 0,38 A 19,27 W 0,57 Valores tericos 13,4 ms 60,39 V 25,94 V 0,61 A 0,43 A 22,47 W 0,61

PARTE II: Ensaio experimental:

Aps a plena execuo do circuito visualizamos novamente com o osciloscpio as formas de onda de v0(t), vD(t) e i0(t):

Fig.5 Formas de onda v0(t) e vD1(t)


7

Fig.6 - Corrente na carga (i0(t)) Medimos novamente a partir do osciloscpio o tempo de conduo de cada um dos dodos: tdiodo_1 =10 ms tdiodo_2 = 10 ms

Foi-nos possvel verificar, que alterando o valor da resistncia e da bobine alternadamente ou em simultneo, no altera o tempo de conduo dos dodos, isto deve-se ao facto de o tempo de conduo do dodo estar apenas relacionado com a tenso de entrada do circuito. Valores experimentais 10 ms 52,25 V 33 V 0.62 A 0,54 A

TD_ON Vo_rms Vo_med Io_rms Io_med

Simulao:

Novamente no PSIM realizamos a mesma montagem,Fig.7, alimentado por uma fonte de tenso sinusoidal 110/190 V a 50 Hz, sendo que na nova montagem temos dois dodos, uma bobina de 0,34 H e uma resistncia de 60, tal como na Fig.7:

Fig.7 - Circuito RL com 2 dodos

Verificando o perfeito funcionamento da montagem, visualizamos as formas de onda da tenso na carga, v0(t), da tenso no dodo, vD(t), e da corrente no circuito, i(t), Fig.8.

Fig.8 Formas de onda v0(t), vD(t).


9

possvel verificar que o dodo 1 conduz apenas 10ms, em comparao com a primeira montagem, isto deve-se ao facto de o segundo dodo entra em conduo quando a fonte de sinal sinusoidal passar para a arcada negativa, que faz com que o segundo dodo entre em funcionamento, pois a tenso no ctodo fica superior do nodo e o dodo 1 fica ao corte, entrando em conduo o dodo 2, fazendo com que a bobine descarregue atravs deste segundo circuito formado pelo dodo 2, a resistncia e a bobine. A partir do grfico da forma de onda da corrente no circuito, i(t), assim como da tenso na carga, v0(t), medimos o tempo de conduo do dodo, chegando ao valor de tdiodo 1 = 10 ms e tdiodo 2 = 10 ms

TD_ON Vo_rms Vo_med Io_rms Io_med P_diss FP

Valores da simulao 10 ms 55 V 35,01 V 0,65 A 0,56 A 0,3 W 0,99

Valores experimentais 10 ms 52,25 V 33 V 0.62 A 0,54 A

Concluso:
A rectificao de meia onda feita com o uso de um nico dodo. E, sendo o nosso circuito um rectificador de meia onda, o dodo s conduzir na arcada positiva da sinuside, estando o dodo polarizado e em conduo. O que no acontece quando a sinuside passa para a arcada negativa, onde o dodo no entra logo ao corte. Este efeito deve-se ao facto de o circuito ter uma bobine no circuito que descarrega a corrente acumulada durante a fase de conduo do dodo. Comparando os valores obtidos na anlise terica, na simulao estavam relativamente aproximados o que era de esperar, no ensaio experimental podemos dizer que esto aproximados aos valores tericos. Isto pode dever-se a erros de leitura, ou erros da parte do material. Na segunda montagem foi adicionado um novo dodo. Este, vem alterar o funcionamento do circuito passando a funcionar como um circuito de onda completa fazendo com que haja sempre tenso no circuito. Chegamos tambm a concluso que a resistncia e a bobine so independentes do tempo de conduo do dodo, isto porque o tempo de conduo do dodo est directamente relacionado com a tenso da entrada. Estando o dodo um relacionado com a arcada positiva da tenso e o dodo dois com a arcada negativa.

10

Potrebbero piacerti anche