Sei sulla pagina 1di 12

PROJETO DE PARCERIA COM O SHOPPING BARRA A/C: REA DE MARKETING

Sra. Larissa 1. INTRODUO A rede de Academias para Treinamento de Habilidades- "Supera - Ginstica para o Crebro", potencializa as capacidades de: Concentrao, Velocidade de raciocnio, Raciocnio lgico, Memria, Segurana, Hbito e estratgia para estudar, Perseverana, Disciplina, Criatividade, Auto-estima, entre outras.... OBS: hoje estamos em mais de 50 locais no Brasil. O Mtodo Supera tem sua credibilidade comprovada pela aprovao de Educadores, Pais e Alunos, o que nos levou possibilidade de termos hoje parcerias com instituies do mais alto grau de competncia e exigncia, como a Embraer, Banco do Brasil, Policia Militar, Colgio Salesiano, ITA ( Instituto Tecnolgico da Aeronutica), entre outros. Isto tambm demonstrado pelo rpido crescimento em todo Brasil e pelo interesse da mdia em conhecer nossa proposta ( j estivemos nos programas do J Soares, Leda Nagle, Eliana, Ana Hickmann, Rdio Educadora da Bahia Rdio Sociedade da Bahia). No ms Janeiro de 2012, tivemos a oportunidade de nos apresentar no Programa Fantstico da Rede Globo e na TVE Como parte da sua Misso, o Supera pretende apoiar todos os campos que estejam voltados para Desenvolvimento e Sade da mente humana. As entidades que proporcionam atividades ligadas a Aprendizado e Cultura devem contar conosco. Da nos apresentarmos como potenciais parceiros, apoiando a obteno de resultados concretos para o Shopping Barra, visto que verificamos que esta entidade tem o objetivo de agregar valo na vida de seus clientes.
Av. Baro do Rio Branco, 716 - Jardim Esplanada II - CEP.: 12.242-800 So Jos dos Campos - SP Tel.: (12) 3302-8643

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

O Mtodo Supera uma excelente ferramenta que auxilia no aumento da capacidade cognitiva das pessoas, sendo indicado para TODAS as idades acima de 5 anos. O Supera um treinamento otimizado que estimula o crebro muito alm das atividades cotidianas, desenvolvendo sua capacidade mental e mantendo o crebro jovem e saudvel. Na Bahia a equipe formada por mim, Mariano Barbosa Guimares Filho, Engenheiro Civil com formao em Coaching ( uma das mais modernas reas focadas na Gesto de Pessoas ) e MBA em Gesto de Administrativa e minha esposa Consulo M.F. Guimares ( formada em Letras e Especializao em Psicologia da Famlia ), vem desenvolvendo trabalhos prticos nestas reas 2. JUSTIFICATIVA Segundo Howard Gardner, o principal fator de sucesso no mundo moderno a inteligncia lgico-matemtica, j que todos os fenmenos e interpretaes so regidos pela cincia e acompanhados da inteligncia interpessoal. Ocorre que essas inteligncias podem ser estimuladas e desenvolvidas, e vo alm da educao formal. Abaixo apresentamos alguns benefcios do mtodo: Mentes Saudveis- nossos estudos se baseiam nas teorias do exerccio cerebral ( "Fitness cerebral") , que comprovam que, assim como os exerccios fsicos, so importantes para manter o corpo saudvel, exercitar o crebro fundamental para melhorar a capacidade mental, manter a qualidade de vida, prevenir contra doenas degenerativas do crebro, podendo tambm auxiliar na recuperao de pacientes. o Ao contrrio do que se pensava h alguns anos, apesar de envelhecer, o crebro mantm uma capacidade extraordinria de desenvolvimento e recuperao. o Um estudo pioneiro, realizado pelo neurocientista Dr. Davis Snouwdon, da Universty of Kentucky, revelou que pessoas idosas que faziam constante exerccio cerebral apresentavam maior longevidade e melhor sade mental. Vida Escolar, Vestibulares, Concursos e desempenho Profissionalrealizar sonhos exige que busquemos diferenciais e superao dos nossos limites. Com o Supera a capacidade de aprendizado ser muito maior e o desempenho durante as aulas e

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

estudos dirios ser otimizado. Resultados: Pessoas mais geis, focadas, lgicas e criativas; com auto desempenho, agilidade e assertividade.

3. METODOLOGIA - Ferramentas Educacionais O Mtodo Supera trabalha com o baco, Clculo Mental, Mdulo Abrindo Horizontes (exerccios lgicos), Jogos e tcnicas de Memorizao.

TANGRAN

BACO

3.1 baco um instrumento de clculo milenar, de origem oriental, e o principal instrumento pedaggico do Mtodo Supera. Competncias desenvolvidas: concentrao, velocidade de raciocnio, habilidade motora, perseverana e disciplina.

3.2 Clculo mental Os alunos, gradativamente, passam a desenvolver a visualizao do baco na mente para efetuar os clculos.

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Competncias desenvolvidas: concentrao, velocidade de raciocnio, perseverana e o desenvolvimento do lado direito do crebro. 3.3 Mdulo Abrindo Horizontes Composto por apostilas com exerccios que envolvem raciocnio lgico, pensamento lateral, desafios matemticos, solues inteligentes e passatempos. Competncias desenvolvidas: interpretao de leitura, raciocnio lgicomatemtico, pensamento lateral e estratgias de abordagem. Com essas habilidades os alunos adquirem grande capacidade em solucionar problemas de forma rpida, criativa e inovadora. 3.4 Jogos e Memorizao So instrumentos de aprendizagem ldica que levam a evoluo do pensamento ao e oportunizam vivncias ricas e desafiadoras. O Supera utiliza jogos, entre individuais e coletivos, selecionados de forma a otimizar o desenvolvimento das competncias propostas. Competncias desenvolvidas: memria, raciocnio lgico-matemtico, pensamento lateral, estratgias de abordagem, abstrao, criatividade, competitividade e trabalho em equipe.

4. MODELO DE IMPLANTAO 4.1 Condies Gerais

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Sugerimos aulas a cada 1 hora para turmas de 12 pessoas, das 14 s 17 horas, nas quintas-feiras. Obs1: caso o projeto seja para os clientes do shopping Obs2: Ser necessrio um espao com 12 mesas e cadeiras Obs3: podemos fazer as aulas para um pblico especfico( por exemplo, melhor idade) 4.1 Investimento

Projeto:

Investimento Mensal

Shopping Barra

R$2880,00

5. ANEXOS 5.1 Fotos

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Alunos praticando baco

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Jogos Supera 5.2 Depoimentos

Capacitao de professores

Meu filho mudou radicalmente

O Gabriel era muito fechado e no tinha amizade com ningum. Ele sempre foi um bom aluno, mas no tinha convvio social na escola, nem no prdio onde moramos e apresentava muita dificuldade em matemtica. No aceitava que a gente explicasse, queria o resultado, tinha preguia de pensar. Solange o trouxe para uma aula demonstrativa no Supera em 12 de abril de 2006. Deste dia em diante ele nunca mais parou e se apaixonou pelo curso. De acordo com Solange, ela nunca viu o filho se interessar tanto por algo.

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Foi uma mudana radical, matemtica para ele no mais problema. Ele tem uma turma de amigos. O convvio social dele mudou. Criou uma auto-estima muito grande. Hoje ele sabe que capaz e que o erro faz parte do aprendizado. Fazer SUPERA foi bom no s na parte de matemtica e raciocnio lgico, mas psicologicamente para ele foi fundamental. Isso gerou algo muito bom pra gente em casa. Algo que faz bem para mim, para minha famlia tem que ser divulgado. No podemos ser egostas. Hoje ele brinca, d risada. Solange, ao final, confessa. Os desafios lgicos das apostilas so maravilhosos, at eu gosto de fazer. Pego quando o Gabriel no est em casa, pois muito gostoso.

Solange Gspare, me de Gabriel Dias Gspare, 15 anos, aluno em So Jos dos Campos - SP.

Diretora do Objetivo aprova o Mtodo Supera


Em maio de 2007, professores do Colgio Objetivo, de So Jos dos Campos (SP), passaram por um treinamento de 40 horas no Supera. O objetivo era melhorar o desempenho em sala de aula. Hoje, os docentes colhem os frutos de cinco meses de dedicao. Quem nos relata esta experincia a professora e diretora, Silvia Regina da Costa, 42, com 18 anos de experincia na rea da educao. Ela apenas conhecia o baco e hoje tem outro olhar sobre a prtica desse instrumento milenar. Agora, consigo ver que a pedagogia , acima de qualquer coisa, uma prtica e o baco isso, conhecimento no adquirido na teoria". Para finalizar, a professora Silvia faz um balano do seu prprio rendimento e progresso: "Minha concentrao e meu raciocnio melhoraram em 70%. Com o baco e as atividades da apostila Abrindo Horizontes passei a prestar mais ateno no que leio, percebo mais as entrelinhas, coisas que antes poderiam passar batido. Hoje, no consigo ver as coisas da mesma maneira". Silvia Regina da Costa, diretora Colgio Objetivo, So Jos dos Campos.

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

5.3 RESUMO DE UM TRABALHO DE PESQUISA COM O BACO


O trabalho de pesquisa, fruto de projeto de iniciao cientfica, foi realizado num colgio da Bahia, onde o rendimento dos alunos em matemtica, aps 50 horas/aula de baco, subiu 45,9 %. Soroban: uma ferramenta para compreenso das quatro operaes 1) Introduo A utilizao do baco pode auxiliar na compreenso da contagem e dos algoritmos das operaes aritmticas. Com o estudo realizado, elaborou-se uma sequncia didtica para o seu uso em sala de aula, enfatizando os aspectos histricos, didticos e a matemtica envolvida objetivando validar estas hipteses. 2) Procedimentos Metodolgicos Foram sujeitos da pesquisa 25 alunos da quinta srie do Ensino Fundamental do colgio municipal de Camacan, no estado da Bahia, selecionados pela professora regente como sendo os que apresentavam dificuldades de aprendizagem das quatro operaes fundamentais com os nmeros naturais. Para nortear a pesquisa, utilizou-se uma metodologia inspirada na ENGENHARIA DIDTICA, elaborando-se uma sequncia onde foram trabalhadas as quatro operaes fundamentais utilizando o baco. A sequncia didtica foi desenvolvida em uma oficina, distribuda em seis sesses, cuja carga horria foi de 51 horas/aula. Antes de iniciar a oficina foi aplicada uma prova de 31 questes, visando avaliar o nvel de conhecimento e o domnio destas operaes. Ao trmino da oficina foi aplicada a mesma prova para avaliar o ganho na aprendizagem. A anlise estatstica dos dados foi realizada utilizando-se o pacote SPSS (Statistical Packag for Social Sciense) e o nvel de significncia utilizado foi 5% (0,05). Foi utilizado o teste t-student para comparar o desempenho mdio na prova nos dois momentos e a anlise de correlao e regresso para analisar a relao entre esses desempenhos. 3) Resultados e discusso

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

A Tabela 1 mostra as estatsticas do desempenho dos alunos na prova, nos dois momentos. No pr-teste, a pontuao variou de 7 a 22 pontos, com uma mdia de 14,4 pontos. J no ps-teste verifica-se um ganho mdio de 45.9%, passando para uma mdia de 21,1 pontos, com um desvio padro de 5 pontos, conforme ilustra a FIGURA 2. O desempenho no ps-teste foi superior conforme o resultado do teste t-student ( t15 = 6,955; p = 0,000). Alm disso, foi verificada uma boa correlao no desempenho nos dois momentos (r = 0,671; p = 0,004), sendo que todos os alunos tiveram ganhos positivos conforme ilustra a figura 2. Na FIGURA 3 observa-se que todos os pontos caem acima da reta da igualdade, bem como que o coeficiente angular menor que a unidade, 0,8. Isto significa que, em mdia, os alunos que entraram com menor desempenho no pr-teste foram mais beneficiados do que aqueles que entraram com maior desempenho. 4) Concluses A utilizao do baco auxilia na compreenso da contagem e dos algoritmos das operaes aritmticas, uma vez que os alunos fazem a transposio do contexto concreto para a representao com smbolos escritos, entendendo a estrutura posicional do sistema de numerao decimal e no apenas decorando as tcnicas operatrias. Observa-se, ainda, que este recurso auxilia todos os alunos, embora em maior grau queles que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, fato que justifica o uso do baco no ensino fundamental.

Tabela 1: desempenho dos alunos na prova pr-teste e ps-teste. n Pr-teste Ps-teste Ganho (%) 16 16 16 Mnimo 7 10 8,3 Mximo 22 30 116,7 Mdia 14,44 21,06 45,9 Desvio Padro 4,211 5,013 33,5

Ganho=100*(%) (Ps-Pr)/Pr

10

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Figura 2: desempenho dos alunos na prova pr-teste e ps-teste.

Figura 3: desempenho dos alunos na prova pr-teste e ps-teste.

Maiores informaes nosso respeito em nosso site. Atenciosamente, Mariano B. Guimares Filho Te: 71-3012-2202, 9947-1822

11

www.metodosupera.com.br franquias@metodosupera.com.br

Site: www.metodosupera.com.br e-mail: sup.salvador.ba@metodosupera.com.br Endereo: Rua Cear, n852, Pituba ( prximo a APAE )

12

Potrebbero piacerti anche