Sei sulla pagina 1di 34

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.

4688/30878185

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO

Nesta primeira aula, voc estudar sobre a Administrao, suas razes histricas e suas diversas abordagens. No deixe de ampliar os seus conhecimentos explorando os links sugeridos. A histria do homem um reflexo do seu pensar sobre o presente, passado e futuro. O homem pensa sobre o que fez; sobre o que deixou de fazer; sobre o que est fazendo e o que pretende fazer. O homem, no uso da sua razo, sempre pensa e imagina o seu qu fazer, isto , pensa as suas aes, at mesmo, as cotidianas e mais rudimentares.

Menegolla & Santanna A administrao algo que vem sendo praticado desde os primeiros agrupamentos humanos. O que aparece como novo em debates atuais no campo da administrao resultante de um acmulo histrico anterior, marcado por concepes e prticas diversificadas. Portanto, os conceitos atuais so resultados tanto dos condicionamentos polticos, sociais, culturais do contexto quanto do aprimoramento humano no que se refere resoluo de problemas do mundo moderno. RAZES HISTRICAS Existem, ao longo da histria, registros de vrios exemplos que revelam a presena da administrao no enfrentamento dos problemas organizacionais: OS EGPCIOS, durante a construo das pirmides, desenvolveram aes que confirmam a legitimidade das teorias administrativas: o valor do planejamento, o comando e o controle das atividades dos trabalhadores, a diviso de atividades e responsabilidade, a descrio detalhada das tarefas de cada elemento do grupo. A construo das pirmides revelou a capacidade dos egpcios em elaborarem um projeto e administrarem com grande habilidade a mobilizao de um nmero muito grande de pessoas; O CDIGO DE HAMURBI (governador da Babilnia no sculo XVIII AC) constitui-se em um texto de leis que orientou o povo nos princpios do trabalho. Instituiu o princpio de paga mnima, contratos de trabalho e recibos de pagamento que permitiram controlar as transaes comerciais. O cdigo de Hamurbi cobre assuntos do mundo dos negcios como vendas, emprstimos, contratos, sociedades, acordos, notas promissrias; NA BBLIA, o exemplo dos dez mandamentos revela regras de conduta organizacional para manter a solidariedade do grupo; ROMA desenvolveu um sistema semi-industrial de manufatura armamentista, para sua legio, de produo de cermica e txteis para o mercado. O sistema rodovirio foi construdo para melhor distribuir bens e agilizar o deslocamento das tropas; NA CHINA, por volta de 1.112 a 1.116 ac, King Wu, fundador da dinastia Chow, escreveu o que ele denominou Constituio Chow, na qual constava a relao do quadro de pessoal do Imperador, do mais alto escalo at o servial; associado ao nome e funo, estava a descrio detalhada das tarefas de cada um com seus deveres e responsabilidades; NA GRCIA, sentiu-se a necessidade de serem estabelecidos mtodos de trabalho. Os gregos utilizavam a arte, particularmente a msica, como orientao. O ritmo da msica serviu para definir os movimentos padronizados e as cadncias de trabalho, principalmente, em trabalhos montonos, pouco criativos e repetitivos; NA IGREJA CATLICA, com sua estrutura hierrquica que perdura h quase dois mil anos, h uma composio que obedece o princpio da hierarquia em cinco nveis: o papa, os cardeais, os arcebispos, os bispos, os procos.

No possvel afirmar que na Antigidade e na Idade Mdia tenha se desenvolvido uma abordagem racional do trabalho.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

NA ANTIGIDADE predominou um forte preconceito em relao ao trabalho por duas razes: primeiro, a escravido era legalizada e respondia aos enfrentamentos dos problemas prticos da poca; segundo, a viso de valorizao do soldado em funo da orientao dos povos era dirigida para as guerras, colocando em inferioridade social aqueles que trabalhavam. Na IDADE MDIA prevaleceu a religiosidade e o misticismo. Todas as coisas eram dirigidas e controladas por Deus, sendo que somente Ele poderia mudar. Tanto a posio social dos indivduos quanto a natureza eram imutveis. O preconceito com o trabalho continuava. Os nobres orgulhavam-se de no trabalhar. No RENASCIMENTO, a concepo do misticismo e da tradio d lugar racionalidade e objetividade no trabalho. Conseqentemente, inicia-se a valorizao do trabalho.

A ADMINISTRAO NO INCIO DO SCULO XX era, predominantemente, concebida dentro de um enfoque rgido de deciso e relao com as pessoas da organizao. A estrutura organizativa voltava-se para produzir mais e com maior eficincia para que o lucro fosse maior. Novos aspectos foram sendo acentuados na administrao. PRINCPIOS QUE TM INFLUENCIADO A ADMINISTRAO NA ATUALIDADE: os membros da organizao participam da administrao j que se relacionam com pelo menos uma atividade; dividem-se a autoridade e a competncia de cada um. Competncia, realizao e interao passam a ser aspectos chaves na noo de poder; valoriza-se tanto o pessoal tcnico quanto administrativo; a implementao da poltica da organizao est interligada exigindo grande variedade de interao entre os membros da mesma; a organizao deve estar preparada para enfrentar os problemas de forma criativa e combinando os recursos disponveis; as regras administrativas mudam no enfrentamento dos problemas surgidos, no sendo, portanto, empregadas automaticamente em todas as situaes que surgem; a organizao fundamenta a sua ao no em um nico objetivo, mas em um grupo de objetivos gerados em cadeia; todas as pessoas da organizao so capazes de interagir com qualquer segmento do ambiente externo; a organizao integrante de um sistema maior, no sendo auto-suficiente para se manter. Assim como no passado, os administradores do futuro tero que enfrentar os problemas que os anteriores enfrentaram: crises econmicas, preocupao com a otimizao da organizao etc. Essas so algumas das situaes que exigiro do administrador do futuro preocupao com a capacidade de resposta da organizao s novas exigncias do contexto. importante apresentarmos alguns elementos que influiro na administrao do futuro: DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO o desenvolvimento tecnolgico far com que o nvel educacional da mo-de-obra cresa, requerendo modificaes nas funes de direo e controle. Sero introduzidos na administrao elementos para dar maior motivao ao indivduo; as tarefas devero ser reestudadas no contexto, tornando-se mais desafiantes; a mudana na composio da fora de trabalho, com a presena de um maior nmero de mulheres e de grupos minoritrios da sociedade (portadores de necessidades especiais), exigir novas normas de trabalho e modificao das atitudes e prticas da administrao; os desafios do futuro requerero dos administradores que melhorem suas habilidades de percepo, anlise e adaptao s barreiras e oportunidades produzidas pelas mudanas tecnolgicas, o futuro das organizaes tambm est associado ao exame, com maior cuidado, do papel dos computadores. A classificao, arquivamento e acelerao do fluxo de informaes, bem notrios hoje em dia, sero bem mais utilizados; as normas exigidas pelos rgos governamentais em relao a outras organizaes tendero a crescer em nmero e influncia. Isto exigir que tanto da parte governamental quanto da privada haja o esforo para o bom entendimento.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Estes elementos provocaro uma significativa alterao tanto na teoria administrativa quanto na funo do administrador, enquanto no campo da teoria uma das tendncias predominantes ser o enfoque no conceito de processo administrativo; no que se refere funo do administrador, ser exigido deste a utilizao da criatividade, com maior nfase. Observa-se que a administrao foi se desenvolvendo e apresentando novas contribuies sociedade, medida que esta foi evoluindo e ficando mais complexa. Assim que passado presente e futuro tendem a se mesclar. Para melhor compreenso dessa dinmica da administrao, estudaremos a seguir os principais enfoques tericos que tm sido observados na administrao. Enfoques Tericos da Administrao Neste item, apresentaremos os Enfoques Tradicionais, destacando a Administrao Cientfica, o Enfoque Clssico, a Escola de Relaes Humanas, o Enfoque Comportamental e o Enfoque Estruturalista, e tambm os Enfoques Atuais, representados pelo Enfoque Sistmico, o Contingencial e a Administrao da Qualidade. Enfoques tradicionais Dois autores foram pioneiros no campo da teoria administrativa. Um autor foi Frederick Winslow Taylor (18541915) nos Estados Unidos, com o enfoque cientfico; e outro, Henry Fayol (1841-1925), na Frana, com o enfoque clssico. O aspecto caracterstico da Administrao Cientfica proposta por Taylor a nfase nas tarefas. A perspectiva cientfica que se coloca nesta tendncia a da resoluo dos problemas da organizao atravs da aplicao de mtodos cientficos que tragam para estrutura organizacional a eficincia econmica. O americano Frederick Taylor foi portador do pensamento administrativo que impulsionou a Teoria Geral da Administrao aplicada indstria. considerado o pai da administrao cientfica por ter se preocupado em aumentar a produtividade das fbricas, atravs da organizao e de mtodos de produo. Concebia que era necessrio administrar com maior eficincia o custo do tempo, reduzindo o que se gastava para produzir e aumentando a produo. Ao tentar reduzir alguma tarefa a rotinas que pudessem ser descritas, cronometradas e ensinadas da mesma forma, independentemente dos interlocutores que a estivessem ensinando e aprendendo, Taylor estava criando a metodologia que permite decompor um processo em tarefas, ou atividades. O mtodo de abordagem taylorista partiu da parte para o todo. Taylor preocupava-se com a racionalizao do trabalho operrio estudando a organizao do tempo. Chegou a efetuar anlises das tarefas de cada trabalhador na fbrica, decompondo seus movimentos e os processos de trabalho. Desta forma, tanto a racionalizao do tempo quanto dos movimentos foram objetos de anlise de Taylor. Enquanto nos EUA Taylor criava a Administrao Cientfica, na Europa Henry Fayol formulava a Teoria das Organizaes. Tornou-se outro pioneiro, contribuindo com o Enfoque Clssico da Administrao. Fayol partiu da totalidade empresarial para as suas partes, concebendo a Teoria Clssica de Administrao, com nfase na estrutura da organizao. Sua perspectiva era aumentar a eficincia da empresa atravs da estruturao dos rgos componentes da mesma, inter-relacionando-os com a estrutura global da organizao. A preocupao principal de Fayol estava em compreender e agir na esfera superior da organizao. Isto talvez porque tenha ficado mais ligado direo das empresas do que aos operrios, diferentemente de Taylor, que se ligou mais aos operrios. Os estudos de Fayol foram marcados por sua abordagem sinttica e global da empresa.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Para ele, nas empresas haviam: DIVERSAS FUNES DENTRO DA EMPRESA: a) funes tcnicas - relacionadas com a produo de bens ou de servios; b) funes comerciais - relacionadas com a compra, venda e permutao; c) funes financeiras - relacionadas com a procura e gerncia de capitais; d) funes de segurana - relacionadas com a proteo e preservao dos bens e das pessoas; e) funes contbeis - relacionadas com os inventrios, registros, balanos, custos e estatsticas; f) funes administrativas - relacionadas com a integrao da funes anteriores, ficando acima das mesmas e envolvendo a previso, organizao, direo, coordenao e controle. FAYOL (1958:10) enfatizou que as funes tcnica, comercial, financeira, de segurana e contbeis no tm o objetivo de elaborar o plano geral da empresa, de constituir o seu corpo social, de coordenar os esforos, de harmonizar os atos. A partir da, Fayol explicitou a sua definio de administrao, afirmando que a mesma consiste em prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Taylor e Fayol foram protagonistas de uma concepo de administrao como um sistema mecnico e racional, tendo como perspectiva a eficincia econmica na utilizao dos recursos disponveis. No Enfoque das Relaes Humanas, a nfase nas tarefas (administrao cientfica) e na estrutura organizacional (Teoria Clssica de Administrao) sofre alterao e se desloca para os aspectos humanos. A preocupao com o mtodo de trabalho, a mquina, a organizao formal e os princpios da administrao, caractersticas da abordagem clssica e da viso do homo economicus, voltado para a eficincia organizacional, deram lugar prioritrio aos aspectos psicolgicos e sociolgicos no campo da Teoria da Administrao. CRUZ (1997) salienta que, com base em pesquisa realizada por Elton Mayo e F.J. Roethlisberger, em 1927, na fbrica da Western Eletric, em Hawthorne, nasceu uma nova abordagem de administrao: a abordagem das relaes humanas. A pesquisa revelou que o comportamento do empregado era condicionado pelos grupos que integrava; o status do trabalhador influa nas relaes de trabalho, tanto dentro quanto fora da organizao; a monotonia e o cansao eram conseqncias acumuladas do fracasso. Considerando-se o trabalho como uma atividade grupal, na integrao do trabalhador na organizao, influa a situao individual decorrente das relaes sociais desenvolvidas. A pesquisa tambm apontou que no so somente os aspectos econmicos que influem na eficincia no trabalho, mas principalmente os fatores de natureza social, moral e poltica (LAKATOS, 1997). O Enfoque Comportamental da Administrao (Teoria Behaviorista) deu nova direo teoria administrativa. Esta corrente de pensamento emergiu na dcada de 40, tendo como principais estudiosos e obras: Herbert Simon, com Comportamento administrativo (1945); Chester I. Barnard, com As funes do executivo (1938); e Douglas McGregor, com Os aspectos humanos das empresas(1950). A cincia comportamental e a adoo de posies explicativas e descritivas ganharam espao com a nfase propiciada pela psicologia organizacional, no deixando de lado, porm, o comportamento humano propriamente dito e o de pequenos grupos sociais. KWASNICKA (1997) afirma que: Os objetivos da cincia do comportamento so dois: fundamental e aplicada. O seu objetivo fundamental como cincia o de pesquisa desapaixonada do conjunto de fatores bsicos do comportamento humano e o desenvolvimento e teste das teorias de comportamento. Para uma viso mais aplicada, a cincia do comportamento est mais preocupada com a aplicao dos fatos, a teorias testadas e solues de problemas na rea da sade mental do indivduo e do grupo, relacionamento empregado-empregador, treinamento e utilizao de pessoal. Ao estudar o comportamento organizacional, a cincia comportamental voltou-se mais para os aspectos empricos (pesquisas, experincias) do que para os tericos (especificao de proposies ou conceitos). Esse enfoque surgiu como reao ao excesso de informalismo da abordagem das relaes humanas, preconizando o desenvolvimento da conduta analtica experimental e valorizando a propriedade humana da adaptabilidade. O Enfoque Estruturalista de Administrao surgiu por volta da dcada de 50, a partir dos estudos sobre a Teoria Clssica e das Relaes Humanas, e culminaram numa tentativa de sntese entre estas duas teses. Se comparado s

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

abordagens anteriores, o enfoque estruturalista vem marcar uma nova dimenso no campo administrativo por acentuar o enfoque interorganizacional. Assim, transcende a viso da organizao restrita ao ambiente interno, acentuando a dimenso da relao da organizao com outras organizaes no quadro de referncia da sociedade. O enfoque estruturalista apia-se tanto na nfase estrutura (teoria da burocracia), como na nfase estrutura, pessoas e ambiente (teoria estruturalista). Max Weber, no incio do sculo XX, foi o primeiro terico que estudou as organizaes sob o ponto de vista estruturalista, considerando-as como uma burocracia. O foco das suas preocupaes esteve na racionalizao entre os meios e recursos utilizados e os objetivos a serem alcanados. Assim, o referido autor denominou o sculo como o da burocracia, partindo do pressuposto de que as organizaes (burocracia) eram emergentes de uma nova poca, de novos valores e exigncias. Ao tempo que emergiu como novo valor, a impulsionar a eficincia nas organizaes, a burocracia constituiu-se como classe social, detentora de poder e status social. Enfoques atuais Entre alguns enfoques atuais, o Enfoque Sistmico um dos que vem se destacando. Por muitas geraes predominou a nfase na mecanizao, segmentao e forma de tratamento das partes. Com a nfase na abordagem sistmica por que passa a sociedade de um modo geral, cresce a valorizao do todo e no apenas das partes. Os componentes ou partes passam a ter maior ateno medida que tenham relao com o todo. A abordagem sistmica originou-se nos principais conceitos de ciberntica social, que envolvem em seu campo de estudos os sistemas, tendo por princpios bsicos as cincias da comunicao e do controle. A Teoria Geral dos Sistemas est preocupada em desenvolver um quadro de referncia que descreva as relaes gerais no mundo emprico. Esta abordagem considerada uma concepo moderna de administrao por possibilitar uma viso integradora e ampla da organizao e por propor um esquema geral de descrio do mundo real a partir de mltiplas relaes.

Dois autores contriburam muito para o pensamento sistmico. Um foi Ludwig Von Bertalanffy, autor do artigo publicado, em 1951, intitulado Teoria Geral de Sistemas: uma nova abordagem para a unidade da cincia, e outro foi Kenneth Boulding, em 1956, autor do artigo Teoria Geral de sistemas: o esqueleto da cincia. A expresso Teoria Geral de Sistemas foi introduzida por Ludwig Von Bertalanffy, que iniciou um movimento intelectual por uma cincia unificada. KWASNICKA (1995) frisa que a sua dimenso integrativa deriva do fato de tentar combinar os vrios elementos da cincia comportamental, da cincia administrativa e da abordagem clssica, de forma coesa. Apresenta ainda o termo sistema como um grupo de elementos inter-relacionados e integrados, de forma a conseguir um determinado resultado. Aplicada organizao, a Teoria Sistmica apresenta os conceitos de sistema aberto e fechado. Kwasnicka, citando Bertalanffy (1989), frisa que um sistema pode ser considerado fechado quando seu resultado final determinado pelo estado inicial. Se o estado inicial ou o processo for alterado o resultado tambm ser alterado; caso contrrio nada acontecer. Estas so situaes que configuram sistemas fechados ou mecnicos.

Os sistemas abertos so todos aqueles considerados vivos, que realizam troca com o ambiente, tendo como conseqncia a possibilidade de aumentar, diminuir, alterar e anular os elementos que o compem. O modelo de sistemas abertos no-mecanicista e transcende causalidade unidirecional.

A concepo da abordagem sistmica traduz-se numa forma de olhar as coisas diversificadamente, podendo-se assumir conceitos variados, produzidos pelos diversos ramos da cincia. Nesse sentido, pode envolver uma concepo ampla e global de organizao. Por exemplo, a resoluo de problemas e a tomada de deciso na organizao baseiam-se em estudo fundamentado em investigao, o que leva em considerao o uso de vrias disciplinas.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Como decorrncia do enfoque sistmico e reao s concepes de administrao que concebem e operam a administrao como estrutura esttica alheia ao cenrio, o enfoque contingencial emerge, enfatizando que no h princpios universais que definam a melhor maneira de administrar. Nesta abordagem tudo depende, tudo relativo. O enfoque contingencial originou-se de uma srie de pesquisas realizadas para verificar modelos de estrutura organizacional mais eficazes para determinadas indstrias. Os pesquisadores, isoladamente, procuraram confirmar se as organizaes eficazes de determinados tipos de indstrias seguiam os pressupostos da abordagem clssica, como a diviso do trabalho, controle, hierarquia etc. A concluso dos estudos resultou numa nova abordagem de administrao, enfatizando que a estrutura e o funcionamento de uma organizao so dependentes da interface com o ambiente externo, no havendo, portanto, uma nica e melhor forma de organizar (CHIAVENATO, 1983). A abordagem contingencial preconiza que as organizaes situam-se em um ambiente diversificado, o que provoca o surgimento de modelos organizacionais diversos, de acordo com cada realidade. Assim, presume-se, a concepo de um nico modelo organizacional para diferentes ambientes no possibilita a consecuo de uma ao eficaz. A abordagem contingencial trouxe, como contribuio ao pensamento administrativo, a identificao dos elementos que provocam maior impacto na administrao, no caso: o ambiente e a tecnologia. Ao apresentar estes dois elementos, parte do pressuposto da relao de dependncia entre o ser e o modo de operar da organizao em relao ao ambiente, sendo as diferenas das organizaes estabelecidas em funo do prprio ambiente e da tecnologia disponvel. Nesta abordagem administrativa, os diferentes ambientes vo requerer diferentes inter-relaes para atingir a eficcia organizacional, sendo adotados modelos apropriados para cada contexto. J as tecnologias conduziriam a diferentes formas de organizao. Alteraes no ambiente ou na tecnologia repercutem na forma de organizao. A administrao tradicional, preocupada com a produtividade, enfatizou o produto e negligenciou o pessoal e sua importncia no processo produtivo. Dessa lacuna, surge a Administrao da Qualidade com uma nova viso. O gerenciamento da qualidade, segundo Deming (1990), uma das principais autoridades no assunto, nada mais do que planejar para o futuro e prever problemas. Neste sentido, o gerenciamento da qualidade deve diminuir os custos sem comprometer o produto. Pelo contrrio, a nfase na melhoria da qualidade do produto e, sobretudo, no aumento da satisfao do consumidor. Para Deming (1990), o gerenciamento da qualidade no depende apenas de que cada trabalhador faa o melhor que puder, nem da simples modernizao tecnolgica da empresa. Para garantir a qualidade, necessrio um longo aprendizado que leve os trabalhadores a tomarem conscincia dos objetivos da empresa, a perceberem a importncia do trabalho em equipe e a necessidade do esforo comum em prol desses objetivos. Para ele, o gerenciamento da qualidade apia-se num saber profundo, visto como um sistema Um sistema no a soma das partes de um organismo, mas o funcionamento em conjunto dessas partes. O sistema caracteriza-se pela interdependncia das partes, funcionando todas elas em prol do todo (organismo). Deming (1990) afirma que o gerenciamento da qualidade fruto do conhecimento desse sistema, isto , do conhecimento de cada parte, de suas inter-relaes e das pessoas que nelas trabalham. Cada uma dessas pessoas pode contribuir para melhorar o sistema, mas somente se o conhecer bem. Atuar numa das partes exige da pessoa conhecer o funcionamento geral. Gerenciar , portanto, a capacidade de otimizar o funcionamento do sistema, isto , de coordenar todas as atividades para a realizao do objetivo. Mas para bem gerenciar ou otimizar o sistema, o conhecimento se faz indispensvel: saber como o sistema funciona, como se operam as mudanas e como so as pessoas que nele trabalham. Somente assim ser possvel prever os problemas e planejar para o futuro. Esforos isolados no bastam. Improvisao tambm no. No h nada que substitua o conhecimento, lembra-nos Deming (1990). preciso saber onde se quer chegar, o que precisa ser feito e como faz-lo. Trabalho de equipe e conhecimento so a frmula bsica do gerenciamento da qualidade. Mas afinal o que qualidade?

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Tradicionalmente, qualidade aparecia associada ao produto final (produtividade). Hoje, a nfase desloca-se para todo o processo. Infere Mezomo (1994): Nos anos 60, a preocupao era controlar a qualidade (via inspeo); nos anos 70, a qualidade era avaliada; nos anos 80, a preocupao era garanti-la; nos anos 90, buscou-se a melhoria; agora, quer-se o desenvolvimento por meio da educao.

Por isso, o gerenciamento da qualidade o resultado de um srio e longo esforo educacional. No se trata, segundo Lobos (1991:24), de apenas ensinar a todos os empregados os mtodos e tcnicas do gerenciamento da qualidade, mas despertar neles valores e sentimentos de perfeio no que se faz e valores e sentimentos de respeito por quem faz. Lobos (1991) adverte que o gerenciamento da qualidade persegue o aperfeioamento do processo. Isto implica fazer opo pelo que h de melhor, inclusive pelos recursos humanos. Pois neste modelo, diferente do tradicional, pensar o que se faz tarefa de todos.

Ainda segundo Mezomo (1994): (...) qualidade uma propriedade (ou um conjunto de propriedades) de um produto (servio) que o torna adequado misso de uma organizao comprometida com o pleno atendimento das necessidades de seus clientes e (...) a qualidade tudo que algum faz ao longo de um processo para garantir que um cliente, fora ou dentro da organizao, obtenha exatamente aquilo que deseja - em termos de caractersticas intrnsecas, custo e atendimento. Para Deming (1990), a qualidade resultado de um tringulo de interao: a) o produto ou servio; b) o consumidor: como usa o produto ou servio, o que pensa do produto ou servio com o passar do tempo; e c) informao e orientao ao consumidor e assistncia eficiente ao produto. A administrao da qualidade no pode ser implantada por decreto. Exige o desenvolvimento do que os autores chamam mentalidade de processo, sem a qual nenhum plano resiste. Todos os autores so unnimes em reconhecer que sem educao no possvel fazer o gerenciamento da qualidade. At porque, apoiada numa viso sistmica, a educao no pode ser de alguns, mas de todos os envolvidos no processo. A qualidade, portanto, se alcanada, no pode ser atribuda a uma pequena parte das pessoas, mas a todas as pessoas envolvidas no processo.

1. Pense no contexto administrativo no qual voc est inserido. Identifique outros elementos, alm dos trabalhados nessa aula, concernentes Administrao. 2. Imagine possveis tendncias no futuro da Administrao. 3. Realize um mapeamento mental, tendo a palavra Administrao como eixo central. A partir desse eixo central, estruture subtpicos. 4. Agora, d visibilidade ao seu mapeamento mental, representando-o em alguma forma: idia e/ou smbolos e/ou figuras e/ou grficos. Use sua criatividade! 5. Compartilhe com os seus colegas, por e-mail, a sua construo.

HISTRIA DA PREVIDNCIA SOCIAL

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

A partir de 1977, Previdncia e Sade ficaram reunidas, com a criao do Sistema Nacional de Previdncia e Assistncia Social (Sinpas), controlado pelo MPAS. Faziam parte desse sistema, entre outros, os institutos responsveis pela assistncia mdica (Inamps) e pela Previdncia Social (INPS e Iapas). Nessa poca, s os contribuintes do INPS tinham direito aos servios do Inamps. Somente no incio dos anos 90, com a regulamentao do que estava previsto na Constituio de 1988, INPS e Iapas deram lugar ao INSS, consolidando a idia de que Previdncia Social uma forma de seguro, diferentemente da sade e da assistncia social. Na mesma poca, foi criado o SUS, para cuidar apenas da rea da sade. A Assistncia Social, tambm dever do Governo Federal, tem por objetivo amparar, inclusive financeiramente, os cidados que no tm condies de manter a prpria subsistncia. Ela existe para proteger a famlia, a maternidade, a infncia, a adolescncia, a velhice e a pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio Seguridade Social. Cabe Assistncia Social a formulao de polticas de natureza assistencial, sendo executadas pelos seus rgos estaduais. Dentre as suas aes esto a iseno da contribuio patronal para as empresas consideradas filantrpicas e o pagamento de benefcios para aqueles que comprovarem insuficincia de renda. Atualmente, compete ao Ministrio da Previdncia Social, por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), conceder benefcios aos seus contribuintes em caso de doena, invalidez, morte e idade avanada, alm de dar proteo maternidade. Ao Ministrio da Sade cabe oferecer assistncia sade por meio do Sistema nico de Sade (SUS), entre outras atribuies. O INSS mantm, ainda, servios de percia mdica, alm da reabilitao de trabalhadores que esto vinculados Previdncia Social, o que no deve ser confundido com atendimento mdico. Internaes, convnios com hospitais ou qualquer outro servio na rea da sade pblica so de responsabilidade do SUS. A Seguridade Social ser financiada por toda sociedade, de forma direta e indireta, nos termos do art. 195 da Constituio Federal e da Lei n. 8.212/91, mediante recursos provenientes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e de Contribuies Sociais. No mbito federal, o oramento da Seguridade Social composto das seguintes receitas: Receitas da Unio; Receitas das Contribuies Sociais e Receitas de outras fontes; Constituem Contribuies Sociais: contribuio das empresas, incidentes sobre a remunerao paga ou creditada aos segurados a seu servio; as dos empregadores domsticos; as dos trabalhadores, incidentes sobre o seu salrio-decoontribuio; as das empresas, incidentes sobre o faturamento (COFINS/PIS) e lucro (CSLL) e as incidentes sobre a receita de concursos de prognstico.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS Lei n. 8.212, de 24.07.1991 Dispe sobre a organizao da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e d outras providncias. Art. 1 . A Seguridade Social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo sade, previdncia e assistncia social. SEGURO SOCIAL SADE, PREVIDNCIA E ASSISTNCIA SOCIAL SADE: Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. PREVIDNCIA SOCIAL: Tem por fim assegurar aos seus beneficirios meios indispensveis de manuteno, por motivo de incapacidade, idade avanada, tempo de servio, desemprego involuntrio, encargos de famlia e recluso ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. ASSISTNCIA SOCIAL: A poltica social que prev o atendimento das necessidades bsicas, traduzidas em proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia, velhice e pessoa portadora de deficincia, independentemente de contribuio Seguridade Social. PREVIDNCIA SOCIAL Tem direito a Previdncia Social: Todos os trabalhadores e as pessoas com mais de 16 anos de idade podem ser segurados da Previdncia Social. Ao se filiarem passam a assegurar uma vasta rede de benefcios que podero ser usufrudos no momento em que deixarem o mercado de trabalho ou mesmo durante a vida laboral. Como ser Segurado da Previdncia Social? Filiao: Obrigatria Facultativa Inscrio: NIT/PIS/PASEP/SUS Tpicos de Abordagem: Segurados Filiao Inscrio Benefcios Direitos e Garantias Salrio de Contribuio 1. Segurados

Segurados Obrigatrios So todos os trabalhadores urbanos e rurais que exercem atividade remunerada abrangidas pelo Regime Geral de Previdncia Social. Eles podem estar ou no formalmente empregados, ou seja, possurem, ou no, vnculo empregatcio. I. Segurado Obrigatrio: Empregado; Empregado Domstico; Trabalhador Avulso; Contribuinte Individual; Segurado Especial.

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

a)

Segurado Empregado So aqueles que so remunerados por empresas urbanas ou rurais em decorrncia de servios que so prestados em carter no eventual e sob subordinao.

Considera-se Empregado: Trabalhadores temporrios; Os diretores-empregado; Prestadores de Servio a rgo pblico, Ministros e Secretrios de estado desde que no amparados por regime especial. Brasileiro e estrangeiro que trabalham em empresas nacionais no exterior, multinacionais que operam no Brasil e at organismos internacionais. b) Empregado Domstico: So aquele trabalhador que presta servio na residncia de uma pessoa ou famlia sem fins lucrativos. Considera-se empregados domsticos: Motorista Caseiro Enfermeira Jardineiro Governanta c) Trabalhador Avulso: So aquelas pessoas que trabalham para empresas, mas cuja contratao feita por intermdio dos rgos gestores de mo-de-obra ou dos sindicatos que as representam. Considera-se Trabalhador Avulso: Estivador Carregador Vigia Amarrador Trabalhador de limpeza e conservao de embarcao. Estes trabalhadores exercem suas atividades na rea porturia. Trabalhador que exerce sua atividade na indstria de extrao de sal e no ensacamento de caf e cacau. d) Contribuinte Individual: So pessoas fsicas, que podem ou no ser scios ou proprietrios de empresas urbanas e rurais. Quando exercem uma atividade por conta prpria ou presta servio a empresas sem relao de emprego. Considera-se Contribuinte Individual: Atividade agropecuria Atividade de pesca Extrao mineral Prestao de Servio Ministro de confisso religiosa Dirigentes de sociedade civil remunerados Sndicos remunerados Trabalhador por conta prpria Condutores autnomos de veculos rodovirios Ambulantes Associados de cooperativas de trabalho Diaristas Pintores Eletricistas. e) Segurado Especial:

10

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

So todos aqueles produtores rurais que exploram atividades em regime de economia familiar. Esta classificao estendida tambm aos cnjuges, companheiros e aos filhos maiores de 16 anos, mas desde que trabalhem com o grupo familiar. Considera-se Segurado Especial: O Produtor O Parceiro O Meeiro O Arrendatrio O Pescador artesanal O ndio que trabalha no campo O usufruturio e o comodatrio. II - Segurado Facultativo: So todos aqueles com mais de 16 anos de idade e que no exercem atividade profissional. Considera-se Segurados Facultativos: A Dona-de-Casa O estudante O sndico de condomnio no remunerado Os desempregados Os presidirios no remunerados O estudante bolsista * 2. Filiao: o vnculo que as pessoas estabelecem com a Previdncia Social a partir do momento que passam a exercer uma atividade remunerada ou a recolher as chamadas contribuies previdencirias.

3. Inscrio: Para receber os benefcios da Previdncia Social as pessoas precisam estar cadastradas no Regime Geral da Previdncia Social RGPS. O cadastramento feito mediante a apresentao de documentos pessoais, que variam de acordo com a situao profissional do segurado.

a) Inscrio do Empregado A inscrio dos empregados ocorre no momento da assinatura do contrato de trabalho e registrada na Carteira de Trabalho e Previdncia Social CTPS ou na Carteira Profissional CP pelo prprio empregador. b) Inscrio do Trabalhador Avulso A inscrio feita pelo registro no sindicato de classe ou pelo rgo gestor de mo-de-obra. c) Inscrio do Empregado Domestico A inscrio formalizada pelo registro na CTPS ou CP e pelo cadastramento no RGPS feito pelo empregador domstico, quando efetivada a inscrio pelo primeiro recolhimento no PIS ou PASEP do segurado. O empregado no inscrito no PIS/PASEP dever efetuar sua inscrio diretamente nas APS, ou pela Internet ou pelo PREVfone Endereos para inscrio:

www.previdenciasocial.gov.br PREVfone: 0800.780.191 PREVCIDADE

11

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

PREVMVEL PREVBARCO

12

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

4. Benefcios: Os segurados que cumprirem o tempo de contribuio ou alcanarem a idade mnima estabelecida pela legislao, desde que cumprida tambm a carncia, quando for o caso, ganham o direito a uma aposentadoria vitalcia, que vai garantir uma renda mensal permanente. Benefcios da filiao: A partir de filiao, os segurados dispem de vrios meios para se manter financeiramente nos casos de: Doena; Invalidez; Velhice; Morte; entre outros. 5. Direitos e Garantias Manuteno e a Perda da Qualidade de Segurado Os segurados da Previdncia Social precisam estar em dia com o recolhimento das contribuies previdencirias, caso contrrio podem perder o direito de receber benefcios. A legislao prev situaes em que os trabalhadores podem deixar de contribuir por um perodo e manter a qualidade de segurado. No momento em que o segurado deixa de contribuir por algum motivo, o INSS garante os benefcios, sem perda da qualidade de segurado. sem limite de prazo, para o segurado em gozo de benefcio; at 12 meses aps cessar o benefcio por incapacidade ou aps a cessao das contribuies, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdncia Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remunerao. Se o segurado tiver mais de 120 contribuies poder suspender at 24 meses sem perda da qualidade de segurado; At 12 meses aps cessar a segregao, o segurado acometido de doena de segregao compulsria; At 12 meses aps o livramento, o segurado retido ou recluso; At 3 meses aps o licenciamento, o segurado incorporado Foras Armadas para prestar servio militar; At 6 meses aps a cessao das contribuies, o segurado facultativo.

6. Salrio de Contribuio I Contribuio dos Empregados, Empregado Domstico e Trabalhador Avulso Tabela de Salrio de Contribuio

Portaria n 501, de 28 de dezembro de 2007 Tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, para pagamento de remunerao a partir de 1 de abril de 2007 Salrio-de-contribuio (R$) Alquota para fins de recolhimento ao INSS (%) at R$ 868,29 7,65* de R$ 868,30 a R$ 1.140,00 8,65* de R$ 1.140,01 a R$ 1.447,14 9,00 de R$ 1.447,15 at R$ 2.894,28 11,00
* Alquota reduzida para salrios e remuneraes at trs salrios mnimos, em razo do disposto no inciso II do art. 17 da Lei n 9.311, de 24 de outubro de 1996, que instituiu a Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmissode Valores e de Crditos e de Direitos de Natureza Financeira CPMF

13

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

1. Segurados empregados, inclusive domsticos e trabalhadores avulsos Tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, para pagamento de remunerao a partir de 1 de maro de 2008 Salrio-de-contribuio (R$) Alquota para fins de recolhimento ao INSS (%) at R$ 911,70 8,00 de R$ 911,71 a R$ 1.519,50 9,00 de R$ 1.519,51 at R$ 3.038,99 11,00 II - Contribuio do Contribuinte Individual e Facultativo

Ser de 20% entre o valor mnimo e o mximo do Salrio de Contribuio.

Alquota reduzida: Comunicado COARP, em 11.04.2007. Divulga os cdigos de pagamento especficos para o recolhimento, em GPS, das contribuies do CI e Facultativo optante pela excluso do direito ao benefcio de aposentadoria por tempo de contribuio (alquota de 11%). A vigncia para a adeso: Vigncia a partir da competncia 04/2007 e recolhimento at 15.05.2007. Ser divulgada na alterao da IN MPS/SRP N. 032005. Cdigo Descrio 1163 1180 1473 1490 CI Recolhimento mensal CI Recolhimento trimestral Facultativo Rec. Mensal Facultativo Rec. Trimestral

Qual a alquota do Contribuinte Individual ? O contribuinte individual que presta servio para uma ou mais empresas, essa alquota pode ser reduzida at 11%. Deve comprovar: A) que a parcela a cargo da empresa 20% sobre o valor dos servios prestados foi devidamente recolhida Previdncia Social, salvo no caso de a empresa constante ser produtora rural ou optante pelo SIMPLES, ou ainda, de o servio ter sido prestado por intermdio de cooperativas de trabalho; B) Que a empresa informou Previdncia Social o valor da remunerao auferida, bem como da respectiva contribuio, quando for o caso, atravs da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Servio e Informaes Previdncia Social GFIP.

14

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

III - Contribuio das Empresas: A alquota de contribuio das empresas varia de acordo com a natureza da atividade. As empresas que no exercem atividade agropecuria recolhem 20% sobre o total das remuneraes pagas aos seus empregados ou trabalhadores avulsos que lhe prestam servio. Contribuem, tambm, com um adicional de 1%, 2% ou 3%, conforme a sua atividade preponderante seja considerada, respectivamente, de risco leve, mdio ou grave. Para o financiamento da aposentadoria especial e dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente de riscos ambientais do trabalho. TEMPO PARA APOSENTADORIA 25 ANOS 20 ANOS 15 ANOS ADICIONAL % 6% 9% 12%

No caso de pagamento a contribuinte individual, as empresas devem recolher uma contribuio patronal de 20% sobre o total das remuneraes pagas no decorrer do ms. As empresas que contratarem profissionais por intermdio de cooperativas de trabalho devem recolher 15% sobre o valor bruto da nota fiscal ou da fatura de prestao de servios, relativos aos servios prestados pelos cooperados.

OBS.:A Medida Provisria n. 83, de 12 de dezembro de 2002, posteriormente convertida na Lei n. 10.666, de 8 de maio de 2003, possibilitando s empresas reduzir a contribuio destinada ao financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, mais conhecido como Seguro contra Acidentes do Trabalho (SAT), ou impondo-lhes uma majorao. O dispositivo prev que as alquotas de 1, 2 ou 3 podero ser reduzidas metade ou duplicadas, em razo do desempenho da empresa em relao respectiva atividade econmica.

15

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

ORGANIZAO DO SEGURO DE ACIDENTES DO TRABALHO DO SEGURO OBRIGATRIO DOS ACIDENTES DO TRABALHO DO ACIDENTE DO TRABALHO E DOENA OCUPACIONAL DO MBITO DE APLICAO DA ADMINISTRAO DO REGIME DOS DEVERES, DOS DIREITOS E DAS VEDAES. 1. DO SEGURO OBRIGATRIO DOS ACIDENTES DO TRABALHO A cobertura dos acidentes de trabalho, de que trata o inciso XXVIII do art. 7 da Constituio Federal, obedecer ao disposto nesta Lei e ser executada sob coordenao, orientao e controle do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social, em articulao com os demais rgos competentes. Art. 7 inciso XXVIII: seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa;

2.

DO ACIDENTE DO TRABALHO E DOENA OCUPACIONAL

Considera-se acidente do trabalho aquele que ocorrer pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da cpacidade para o trabalho. I - EQUIPARAM-SE AO ACIDENTE DO TRABALHO A doena profissional inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade e constante de Relao elaborada pelo MPAS/INSS, que ser revista a cada dois anos, com base na Conveno n.121 da Organizao Internacional do Trabalhador OI A doena do trabalho resultante das condies especiais ou excepcionais em que o mesmo for realizado, desde que comprovado o que o exerccio do trabalho teve participao na sua ecloso ou no seu agravamento; O acidente que, ligado ao trabalho, embora este no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte, ou a perda ou reduo da capacidade do segurado para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao; O acidente sofrido pelo empregado no local e no horrio de trabalho, em conseqncia de: Ato de agresso, sabotagem ou de terrorismo, praticado por terceiro, inclusive companheiro de trabalho Ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada com o exerccio do trabalho; Ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou companheiro de trabalho; Ato de pessoa privada do uso da razo; O acidente sofrido pelo empregado no local e no horrio de trabalho, em conseqncia de: Desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior. Desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior.

16

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

O acidente sofrido pelo empregado, ainda que fora do local de trabalho: Na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; Na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito; Em viagem a servio da empresa e durante o perodo de realizao de servio, inclusive para estudo, quando financiada por esta, dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, e no perodo de realizao do curso e a este relacionado, independentemente do meio de locomoo utilizado, inclusive, veculo de propriedade do empregado; No percurso da residncia para o local de trabalho e deste ltimo para sua residncia, quaisquer que seja o meio de locomoo inclusive veculo de propriedade do empregado, sempre que no houver interrupo do trajeto por causas estranhas ao trabalho; O acidente que ocorrer com o empregado no percurso da empresa para estabelecimento de ensino e posterior retorno sua residncia, bem como no percurso da empresa para outra empresa onde tambm seja empregado; O ocorrido durante o prazo de aviso prvio de iniciativa da empresa, no perodo da reduo da jornada de trabalho. Consideraes sobre Acidente do Trabalho: Nos perodos destinados a refeio, a descanso ou satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local de trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho; considerado agravamento de acidente do trabalho aquele sofrido pelo acidentado em decorrncia de procedimentos do programa de reabilitao profissional; No considerada agravamento ou complicao de acidente do trabalho a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se sobreponha conseqncias do anterior. II - Dia do Acidente Considerar-se- como dia do acidente a data de sua ocorrncia, no caso de doena profissional ou do trabalho, a data do incio da incapacidade laborativa para o exerccio da atividade habitual, ou o dia da segregao compulsria, ou o dia em que for realizado o diagnstico, valendo para esse feito o que ocorrer primeiro.

III - Da Comunicao do Acidente do Trabalho: A empresa dever comunicar todo e qualquer acidente do trabalho Mtua de Acidente do Trabalho e Doenas Ocupacionais - MAT at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, desastre ou catstrofe, autoridade competente, sob pena de multa varivel, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela fiscalizao do INSS; A comunicao ser feita independentemente de ter o acidente: Provocado qualquer tipo de leso corporal ou perturbao funcional; Causado a morte ou a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho; Exigido ateno mdica de qualquer modalidade.

Da comunicao a que se refere, recebero cpia o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponde a sua categoria.

Na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la: O prprio acidentado,

17

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Seus dependentes, Entidade sindical correspondente, O mdico que o assistiu Qualquer autoridade pblica Pessoa que tenha conhecimento do fato, no prevalecendo, o prazo previsto neste artigo. O Acidente do Trabalho dever ser caracterizado por Mtua que estabelecer o nexo de causa e efeito entre: A) o acidente e a leso; B) a doena e o trabalho; C) a causa mortis e o acidente. As dvidas quanto caracterizao sero dirimidas pelo INSS. A comunicao a que se refere no exime a empresa de responsabilidade por falta do cumprimento do disposto.

Quanto omisso da empresa? A omisso da empresa ou das demais entidades previstas no item anterior, em no comunicar a ocorrncia do acidente Mtua de Acidentes do Trabalho e Doena Ocupacionais - MAT, no prejudicar os direitos do acidentado. 3. DO MBITO DE APLICAO So beneficirios do regime de que trata esta Lei os empregados e trabalhadores avulsos, urbanos e rurais, abrangidos pelo RGPS, os servidores pblicos civis da Unio e dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, estes no caso de aprovarem legislao especfica sobre a matria. Considera-se tambm beneficirio, para os fins desta Lei: O trabalhador temporrio e o mdico-residente. Quem no abrangido pelo Acidente do Trabalho: A) o empresrio; B) o trabalhador autnomo; C) o equiparado a autnomo; D) o empregado domstico; E) o segurado especial

18

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

4. DA ADMINISTRAO DO REGIME O segurado obrigatrio de acidentes do trabalho, de que trata o inciso XXVIII do art. 7 da Constituio Federal, ser realizado junto s entidades de direito privado, sem fins lucrativos, previamente autorizadas pelo MPAS, denominadas MAT, que renam os requisitos de solvncias financeiras, capacidade de gesto e demais exigncias definidas nesta lei. So criadas Mtuas de Acidentes do Trabalho e Doenas Ocupacionais -MAT de mbito estadual, interestadual ou nacional, tendo como abrangncia mnima rea do respectivo Estado. As Mtuas sero especializadas em acidentes do trabalho e doenas profissionais, executando aes de preveno, assistncia mdica, assistncia social, reabilitao profissional e pagamento de benefcios. O segurado obrigatrio de acidentes do trabalho, de que trata o inciso XXVIII do art. 7 da Constituio Federal, ser realizado junto s entidades de direito privado, sem fins lucrativos, previamente autorizadas pelo MPAS, denominadas MAT, que renam os requisitos de solvncias financeiras, capacidade de gesto e demais exigncias definidas nesta lei. So contribuintes das Mtuas as empresas, e beneficirios os empregados. As Mtuas a que se refere o caput sero geridas e operacionalizadas por organizaes ou grupos particulares, desde que atendidas e obedecidas todas as exigncias previstas nesta Lei. Na hiptese de haver Estado sem cobertura mutual, devero ser implementados mecanismos que garantam a abrangncia nacional da atuao das Mtuas. Da Constituio das Mtuas de Acidentes do Trabalho e Doenas Ocupacionais MAT: As organizaes ou grupos particulares que desejarem criar uma MAT devero solicitar autorizao ao MPAS, mediante requerimento assinado pelos membros associados, conforme disposto no Regulamento.

19

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

5. DEVERES, DIREITOS E VEDAES I. DOS DEVERES DAS MTUAS DE ACIDENTES DO TRABALHO E DOENAS OCUPACIONAIS MAT Assistncia mdica e reparao dos danos advindos de acidente do trabalho, e concesso de benefcios temporrios e permanentes, observados os objetivos de que trata o art. 20. Das Disposies Gerais Art. 336 Decreto 3.048, de 06/05/1999, atualizado em 10/01/2002. Para fins estatsticos e epidemiolgicos, a empresa dever comunicar previdncia social o acidente de que tratam os art. 19, 20, 21 e 23 da Lei n. 8.213, de 1991, ocorrido com o segurado empregado, exceto o domstico, e o trabalhador avulso, at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena da multa aplicada e cobrada na forma do art. 286. Art. 336 Decreto 3.048, de 06/05/1999, atualizado em 10/01/2002. Pargrafo 1: Da comunicao a que se refere este artigo recebero cpia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria. Pargrafo 2: Na falta do cumprimento do disposto na caput, caber ao setor de benefcios do INSS comunicar a ocorrncia ao setor de fiscalizao, para a aplicao e cobrana da multa devida. Pargrafo 3: Na falta de comunicao por parte da empresa, ou quando se tratar de segurado especial podem formaliz-la o prprio acidentado, seus dependentes, e entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo. Pargrafo 4: A comunicao a que se refere o pargrafo 3 no exime a empresa de responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto neste artigo. Pargrafo 5: A percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social poder autuar a empresa que descumprir o disposto no caput, aplicando a multa cabvel, sempre que tomar conhecimento da ocorrncia antes da autuao pelo setor de fiscalizao. Pargrafo 6: Os sindicatos e entidades representativas de classe podero acompanhar a cobrana, pela previdncia social, das multas previstas neste artigo. Art. 337 Decreto 3.048, de 06/05/1999, atualizado em 10/01/2002. O acidente de que trata o artigo anterior ser caracterizado tecnicamente pela percia mdica do Instituto Nacional do Seguro Social, que far o reconhecimento tcnico do nexo causal entre: I o acidente e a leso; II - a doena e o trabalho; e III - a causa mortis e o acidente. Pargrafo 1: O setor de benefcio do INSS reconhecer o direito do segurado habilitao do benefcio acidentrio. Pargrafo 2: Ser considerado agravamento do acidente aquele sofrido pelo acidentado o quanto estiver sob a responsabilidade da reabilitao profissional. Art. 338. A empresa responsvel pela adoo e uso de medidas coletivas e individuais de proteo segurana e sade do trabalhador sujeito aos riscos ocupacionais por ela gerados. Pargrafo 1: dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular.

20

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Pargrafo 2: Os mdicos peritos da previdncia social tero acesso aos ambientes de trabalho e a outros locais onde se encontrem os documentos referentes ao controle mdico de sade ocupacional, e aqueles que digam respeito ao programa de preveno de riscos ocupacionais, para verificar a eficcia das medidas adotadas pela empresa para a preveno e controle das doenas ocupacionais. Art. 339. O Ministrio do Trabalho e Emprego fiscalizar e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do disposto nos arts. 338 e 343. Art. 340. Por intermdio dos estabelecimentos de ensino, sindicatos, associaes de classe, Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho, rgos pblicos e outros meios, sero promovidas regularmente instruo e formao com vistas a incrementar costumes e atitudes prevencionistas em matria de acidentes, especialmente daquele referido no art. 336. Art. 341. Nos casos de negligncia quanto normas de segurana e sade do trabalho indicadas para a proteo individual e coletiva, a previdncia social propor ao regressiva contra os responsveis. Art. 342. O pagamento pela previdncia social das prestaes decorrentes do acidente a que se refere o Art. 336. No exclui a responsabilidade civil da empresa ou de terceiros. Art. 343. Constitui contravenes penais, punveis com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e sade do trabalho. Art. 344. Os litgios e medidas cautelares relativos aos acidentes de que trata o art. 336 sero apreciados: I) Na esfera administrativa, pelos rgos da previdncia social, segundo as regaras e prazos aplicveis s demais prestaes, com prioridade para concluso; e II) Na via judicial, pela justia dos Estados e do Distrito Federal, segundo o rito sumarssimo, inclusive durante as frias forenses, mediante petio instituda pela prova de efetiva notificao do evento previdncia social, atravs da Comunicao de Acidente do trabalho. Pargrafo nico: O procedimento judicial de que trata o inciso II isento do pagamento de quaisquer custas e de verbas relativas sucumbncia. Art. 345. As aes referentes s prestaes decorrentes do acidente de que trata o art. 336 prescrevem em cinco anos, observado o disposto no art. 347, contados da data: I) Do acidente, quando dele resultar a morte ou a incapacidade temporria, verificada esta em percia mdica a cargo da previdncia social; ou II) Em que for reconhecida pela previdncia social a incapacidade permanente ou o agravamento das seqelas do acidente. Art. 346, Decreto 3.048, de 06/05/1999, atualizado em 10/01/2002. O segurado que sofreu o acidente a que se refere o art. 336 tem garantida, pelo prazo mnimo de doze meses, a manuteno do seu contrato de trabalho na empresa, aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, independentemente da percepo de auxlio-acidente. Art. 347, Decreto 3.048, de 06/05/1999, atualizado em 10/01/2002. de cinco anos o prazo de decadncia de todo e qualquer direito ou ao do segurado ou beneficirio para a reviso do ato de concesso de benefcio, a contar do dia primeiro do ms seguinte ao do recebimento da primeira prestao ou, quando for o caso, do dia em que tomar conhecimento da deciso indeferitria definitiva no mbito administrativo. Pargrafo nico: Prescreve em cinco anos, a contar da data em que deveriam ter sido pagas, toda e qualquer ao para haver prestaes vencidas ou quaisquer restituies ou diferenas devidas pela previdncia social, salvo o direito dos menores, incapazes e ausentes, na forma do Cdigo Civil. Leis n.s 8.213/91 Art. 18. O Regime Geral de Previdncia Social compreende as seguintes prestaes, devidas inclusive em razo de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefcios e servios I quanto ao segurado:

21

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

a)

a) aposentadoria por invalidez; b) aposentadoria por idade; c) aposentadoria por tempo de servio; ( A partir da EC n. 20/98, esta aposentadoria ser por tempo de contribuio) d) aposentadoria especial; e) auxlio-doena; f) salrio-famlia; g) salrio-maternidade; h) auxlio-acidente. II quanto ao dependente: a) penso por morte; b) auxlio-recluso; III quanto ao segurado e dependente: servio social; b) reabilitao profissional. ... Art. 19. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte ou a perda ou reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. ' 1 A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador. ' 2 Constitu contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho. ' 3 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular. ' 4 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social fiscalizar e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do disposto nos pargrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento. Art. 20. Consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mrbidas: I doena profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social; II doena do trabalho, assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais em que o trabalho realizado e com ele se relacione diretamente, constante da relao mencionada no inciso I. ' 1. No so consideradas como doena do trabalho: a) a doena degenerativa; b) a inerente a grupo etrio; c) a que no produza incapacidade laborativa; d) a doena endmica adquirida por segurado habitante de regio em que ela se desenvolva, salvo comprovao de que resultante de exposio ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. ' 2 Em caso excepcional, constatado-se que a doena no includa na relao prevista nos incisos I e II deste artigo resultou das condies especiais em que o trabalho executado e com ele se relaciona diretamente, a Previdncia Social deve consider-la acidente do trabalho. Art. 21. Equiparam-se tambm ao acidente do trabalho, para efeitos desta Lei: I o acidente ligado ao trabalho que, embora no tenha sido a causa nica, haja contribudo diretamente para a morte do segurado, para reduo ou perda da sua capacidade para o trabalho, ou produzido leso que exija ateno mdica para a sua recuperao; II o acidente sofrido pelo segurado no local e no horrio do trabalho em conseqncia de: a) ato de agresso, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho; b) ofensa fsica intencional, inclusive de terceiro, por motivo de disputa relacionada ao trabalho; c) ato de imprudncia, de negligncia ou de impercia de terceiro ou de companheiro de trabalho; d) ato de pessoa privada do uso da razo; e) desabamento, inundao, incndio e outros casos fortuitos ou decorrentes de fora maior; III a doena proveniente de contaminao acidental do empregado no exerccio de sua atividade; IV o acidente sofrido pelo segurado ainda que fora do local e horrio de trabalho: a) na execuo de ordem ou na realizao de servio sob a autoridade da empresa; b) na prestao espontnea de qualquer servio empresa para lhe evitar prejuzo ou proporcionar proveito;

22

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

c)

em viagem a servio da empresa, inclusive para estudo quando financiada por esta dentro de seus planos para melhor capacitao da mo-de-obra, independente do meio de locomoo utilizado, inclusive veculo de propriedade do segurado; d) no percurso da residncia para o local de trabalho ou deste para aquela, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive veculo de propriedade do segurado. ' 1 Nos perodos destinados a refeio ou descanso, ou por ocasio da satisfao de outras necessidades fisiolgicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado considerado no exerccio do trabalho. ' 2 No considerada agravao ou complicao de acidente do trabalho a leso que, resultante de acidente de outra origem, se associe ou se superponha s conseqncias do anterior. Art. 22. A empresa dever comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o 1(primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social. ' 1.Da comunicao a que se refere este artigo recebero cpia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria. ' 2 Na falta de comunicao por parte da empresa, podem formaliz-la o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo. ' 3 A comunicao a que se refere o ' 2 no exime a empresa de responsabilidade pela falta do cumprimento do disposto neste artigo. ' 4 Os sindicatos e entidades representativas de classe podero acompanhar a cobrana, pela Previdncia Social, das multas previstas neste artigo. Art. 23. Considera-se como dia do acidente, no caso de doena profissional ou do trabalho, a data do incio da incapacidade laborativa para o exerccio da atividade habitual, ou o dia da segregao compulsria, ou o dia em que for realizado o diagnstico, valendo para este efeito o que ocorrer primeiro. Em seus textos originais, tratam do acidente do trabalho com benefcios diferenciados, regulamentando o custeio pelo empregador (art. 22, II, da Lei de Custeio 8.212/91), mantida a exclusividade de oferecimento do SAT pela previdncia estatal. Lei 8.212/91 Art. 22... A contribuio a cargo da empresa, destinada Seguridade Social, alm do disposto no art. 23, de: I 20% sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios, destinadas a retribuir o trabalho, qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidades e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei ou do contrato ou, ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. II para o financiamento do benefcio previsto nos art. 57 e 58 da Lei n.8.213, de 24 de julho de 1991, e daqueles concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho, sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, no decorrer do ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos: a) 1% para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado leve; b) 2% para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado mdio; c) 3% para as empresas em cuja atividade preponderante o risco de acidente do trabalho seja considerado grave. ... Lei 8.213/91 Art. 57. A aposentadoria especial ser devida, uma vez cumprida a carncia exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei. ' 1 A aposentadoria especial, observado o disposto no artigo no art. 33 desta Lei, consistir numa renda mensal equivalente a 100% (cem por cento) do salrio-de-benefcio.

23

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

' 2 A data de incio do benefcio ser fixada da mesma forma que a da aposentadoria por idade, conforme o disposto no art. 49. ' 3 A concesso da aposentadoria especial depender de comprovao pelo segurado, perante o INSS, do tempo de trabalho permanente, no ocasional nem intermitente, em condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica, durante o perodo mnimo fixado. ' 4 O segurado dever comprovar, alm do tempo de trabalho, exposio aos agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica, pelo perodo equivalente ao exigido para a concesso do benefcio. '5 REVOGADA. '6 O benefcio previsto neste artigo ser financiado com os recursos provenientes da contribuio de que trata o inciso II do art. 22 da Lei n. 8.212/91, cujas alquotas sero acrescidas de doze, nove ou seis pontos percentuais, conforme a atividade exercida pelo segurado da empresa permita a concesso de aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de contribuio, respectivamente. '7 O acrscimo de que trata o pargrafo anterior incide exclusivamente sobre a remunerao do segurado sujeito s condies especiais referidas no caput. '8 Aplica-se o disposto no art. 46 ao segurado aposentado nos termos deste artigo que continuar no exerccio de atividade ou operao que o sujeite aos agentes nocivos constantes da relao referida no art. 58 desta Lei. Art. 58. A relao dos agentes nocivos qumicos, fsicos e biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica considerados para fins de concesso da aposentadoria especial de que trata o artigo anterior ser definida pelo Poder Executivo. (ORIGINAL Art. 58. A relao de atividades profissionais prejudiciais sade ou integridade fsica ser objeto de lei especfica.) '1 a comprovao da efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos ser deita mediante formulrio, na forma estabelecida pelo INSS, emitido pela empresa ou seu preposto, com base em laudo tcnico de condies ambientais do trabalho expedido por mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho nos termos da legislao trabalhista. '2 Do laudo tcnico referido no pargrafo anterior devero constar informao sobre a existncia de tecnologia de proteo coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerncia e recomendao sobre a sua adoo pelo estabelecimento respectivo. '3 A empresa que no mantiver laudo tcnico atualizado com referncia aos agentes nocivos existentes no ambiente de trabalho de seus trabalhadores ou que emitir documento de comprovao de efetiva exposio em desacordo com o respectivo laudo estar sujeita penalidade prevista no art. 133 desta lei. '4 a empresa que dispuser de servio mdico, prprio ou em convnio, ter a seu cargo o exame mdico e o abono das faltas correspondentes ao perodo referido no ' 3, somente devendo encaminhar o segurado percia mdica da Previdncia Social quando a incapacidade ultrapassar 15(quinze) dias.

24

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

CARACTERSTICA DO ACIDENTE DE TRABALHO: I A exterioridade da causa do acidente; II - A violncia; III - A subtaneidade e Relao com a atividade laboral. I - A exterioridade da causa do acidente: Significa que o mal que atinge o indivduo no lhe congnito, nem se trata de enfermidade preexistente. A partir da incluso das prestaes por acidente de trabalho no mbito da Previdncia Social, est-se diante da teoria do risco social, segundo a qual devido o benefcio, independentemente da existncia de dolo ou culpa da vtima. Vale dizer, mesmo quando esta tenha agido com a inteno de produzir o resultado danoso para a sua integridade fsica, ainda assim far jus percepo do seguro social. II - Acidente um fato violento No sentido de que produz violao integridade do indivduo. da violncia do evento que resulta a leso corporal ou a perturbao funcional que torna o indivduo incapaz, provisrio ou definitivamente, ou lhe causa a morte. O acidente que no gera danos integridade do indivduo no integra, portanto, o conceito. III - O Acidente de Trabalho evento sbito e atividade laboral O fato causador do acidente abrupto, ocorre durante curto lapso de tempo, embora seus efeitos possam acontecer tempos aps (as chamadas seqelas). A caracterizao do acidente de trabalho impe tenha ele sido causado pelo exerccio de atividade laborativa. I - DOENAS OCUPACIONAIS As doenas ocupacionais so aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo indivduo. So as que resultam de constante exposio a agentes fsicos, qumicos e biolgicos, ou mesmo do uso inadequado dos novos recursos tecnolgicos, como os da informtica. Divide-se em doenas profissionais ou do trabalho. Consideraes finais Regulamento da Previdncia Social RGPS; Aprovado pelo Decreto LEI 3.048/1999, Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistncia permanente de outra pessoa ser acrescido de 25%, observada a relao constante do ANEXO I, e: Idevido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite mximo legal; e IIrecalculado quando o benefcio que lhe deu origem for reajustado.

25

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

ANEXO I DO RGPS Cegueira total. Perda de nove dedos das mos ou superior a esta. Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores. Perda dos membros inferiores, acima dos ps, quando a prtese for impossvel. Perda de uma das mos e de dois ps, ainda que a prtese seja possvel. Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prtese for impossvel. Alterao das faculdades mentais com grave perturbao da vida orgnica e social. Doena que exija permanncia contnua no leito. Incapacidade permanente para as atividades da vida diria.

ANEXO II DO RGPS, LEI 3.048/1999, Agentes Patognicos Causadores de Doenas Profissionais ou do Trabalho, conforme previsto no art. 20 da Lei n. 8.213, de 1991. II - Procedimentos Previdencirios Decorrentes do Diagnstico de uma Doena Relacionada ao Trabalho O diagnstico de uma doena relacionada ao trabalho, uma vez estabelecido pelo mdico que atende o trabalhador, tem implicaes mdico-legais e previdencirias que necessitam ser conhecidas e cumpridas pelos profissionais. Independente do local do atendimento onde realizado o diagnstico (rede pblica do SUS, hospitais universitrios ou filantrpicos, servios mdicos vinculados a planos ou seguros-sade, servios de medicina do trabalho inseridos no SESMT das empresas ou no prprio consultrio particular), o mdico dever caracterizar a relao do trabalhador com a Previdncia Social, para fazer os encaminhamentos adequados. De acordo com a legislao vigente (Lei Federal n. 8.213/1991 e decreto n. 3.048/1999) existem, pelo menos, trs possibilidades que caracterizam a situao do trabalhador/paciente: Segurado pela Previdncia Social e coberto pelo SAT; Segurado pela Previdncia Social, mas no coberto pelo SAT; No segurado pela Previdncia Social e, por conseguinte, tambm no coberto pelo SAT.

O que significa Trabalhador/Paciente segurado pela Previdncia Social? O art. 9 do Decreto n. 3.048/1999 lista 15 situaes em que empregados so considerados segurados pelo Regime Geral de Previdncia Social e as situaes referentes aos empregadores:

26

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

III - Segurado pela Previdncia Social de acordo com o art. 9 do Decreto n. 3.048/1999 1. Aquele que presta servio de natureza urbana ou rural a empresa, em carter no eventual sob sua subordinao e mediante remunerao, inclusive como diretor empregado; 2. Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporrio, por prazo no superior a trs meses, prorrogvel, presta servio para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de servio de outras empresas, na forma da legislao prpria; 3. O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado no exterior, em sucursal ou agncia de empresa constituda sob as leis brasileiras e que tenha sede e administrao no Pas; 4. O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior com maioria do capital votante pertencente a empresa constituda sob as leis brasileiras, que tenha sede e administrao no Pas e cujo controle efetivo esteja em carter permanente sob a titularidade direta ou indireta de pessoas fsicas domiciliadas e residentes no Pas ou de entidade de direito pblico interno; 5. Aquele que presta servio no Brasil a misso diplomtica ou a repartio consular de carreira estrangeira e a rgo a elas subordinados, ou a membros dessas misses e reparties, excludos o no-brasileiro sem residncia permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislao previdenciria do pas da respectiva misso diplomtica ou repartio consular; 6. O brasileiro civil que trabalha para a Unio no exterior, em organismos oficiais internacionais dos quais o Brasil seja membro efetivo, ainda que j domiciliado e contratado, salvo se amparado por regime prprio de previdncia social; 7. O brasileiro civil que presta servios Unio no exterior, em reparties governamentais brasileiras, l domiciliado e contratado, inclusive o auxiliar local de que trata a Lei n. 8.745, de 9 de dezembro de 1993, este desde que, em razo de proibio legal, no possa filiar-se ao sistema previdencirio local; 8. O bolsista e o estagirio que prestam servios a empresa, em desacordo com a Lei n. 6.494, de 7 de dezembro de 1977; 9. O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; 10. O servidor do Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como o das respectivas autarquias e fundaes, ocupantes de cargo efetivo, desde que, nessa qualidade, no esteja amparado por regime prprio de previdncia social; 11. O servidor contratado pela Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, bem como pelas respectivas autarquias e fundaes, por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituio Federal; 12. O servidor da Unio, Estado, Distrito Federal ou Municpio, includas suas autarquias e fundaes, ocupantes de emprego pblico; 13. O escrevente e o auxiliar contratados por titular de servios notariais e de registro a partir de 21 de novembro de 1994, bem como aquele que optou pelo RGPS, em conformidade com a Lei n. 8.935, de 18.11.1994; 14. O exercente de mandato efetivo federal, estadual, distrital ou municipal, nos termos da Lei n. 9.506, de 30.10.1997, desde que no amparado por regime prprio de previdncia social; 15. O empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, salvo quando coberto por regime prprio de previdncia social. Quem so os Contribuinte Individual? 1. A pessoa fsica, proprietria ou no que explora atividade agropecuria ou pesqueira, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de prepostos e com auxlio de empregados, utilizando a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua; (Redao dada pelo Decreto n. 3.265, de 2.11.1999); 2. A pessoa fsica, proprietria ou no, que explora atividade de extrao mineral garimpo em carter permanente ou temporrio, diretamente ou por intermdio de prepostos, com ou sem o auxlio de empregados, utilizados a qualquer ttulo, ainda que de forma no contnua; 3. O titular de firma individual urbana ou rural; 4. O diretor no empregado e o membro de conselho de administrao na sociedade annima;

27

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

5. Todos os scios, nas sociedades em nome coletivo e de capital e indstria; 6. O scio gerente e o scio cotista que recebam remunerao decorrente de seu trabalho na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, urbana ou rural. O art. 9 do Decreto n. 3.048/1999 Define, tambm, as condies para que outras categorias, entre elas: os empregados domsticos; os contribuintes individuais (autnomos); os trabalhadores avulsos; e os segurados especiais. Lei n. 8.213/1991 e Decreto n. 3.048/99. Excluem dos benefcios do SAT cerca de 12 milhes de trabalhadores das seguintes categorias, ainda que contribuintes do RGPS: Empregado domstico; Empresrio; Contribuintes Individuais (autnomos); Trabalhadores avulsos. Atualmente, apenas 23 milhes de trabalhadores segurados pela Previdncia Social so cobertos pelo SAT correspondendo a cerca de 30% da PEA. Consideraes sobre os profissionais que atendem ao trabalhador/paciente. importante que o mdico e os profissionais de sade que atendem aos trabalhadores saibam que todos os que contribuem para a Previdncia Social (INSS), que so empregados registrados ou esto na categoria de segurados especiais(produtores, parceiros, meeiros, arrendatrios rurais, pescadores artesanais e assemelhados, assim inscritos no INSS), esto cobertos pelo SAT. Os servidores civis ocupantes de cargos efetivos ou os militares da Unio, estados, Distrito Federal ou municpios, bem como das respectivas autarquias e fundaes, quando contratados por outros regimes, como, por exemplo, os funcionrios civis federais regidos pelo Regime Jurdico nico (RJU) dos servidores Pblicos Civis da Unio(Lei n. 8.112/90), no so cobertos pelo SAT. IV - Cobertura do Seguro de Acidente do Trabalho - SAT A legislao previdenciria em vigor (Lei Federal n. 8.213/1991 e Decreto n 3.048/99) estabelece que todos os segurados da Previdncia Social (Regime Geral), no caso de doenas comuns, tm direito, entre outros, aos seguintes benefcios e servios: Auxlio-doena; Auxlio-acidente; Aposentadoria por invalidez. Tanto o auxlio-doena (benefcio em espcie, pago a partir do 16 dia de incapacidade laborativa temporria reconhecida pela percia mdica do INSS) como a aposentadoria por invalidez, no caso de doenas comuns, exigem a carncia de 12 contribuies mensais. As doenas relacionadas ao trabalho, quando enquadradas nos requisitos dos artigos 19 e 20 da Lei Federal n. 8.213/91, so equiparadas a acidentes de trabalho. Atualmente so listadas no Anexo II do Decreto n. 3.048/99 (Lista A e B). Sendo caracterizado acidente de trabalho para fins da Previdncia Social, o segurado e seus dependentes tm direito a benefcios (auxlio-doena, dito acidentrio, aposentadoria por invalidez, auxlio-acidente, penso por morte) e servios (servio social e reabilitao profissional) peculiares a essa modalidade de agravo sade, sem carncia, ou seja, independente do tempo de contribuio. No que se refere ao auxlio-doena (renda mensal enquanto persistir a incapacidade laborativa, avaliada pela percia mdica do INSS), a nica diferena entre o concedido por doena comum e o concedido por acidente de trabalho (incluindo, portanto, as doenas profissionais e outras doenas relacionadas ao trabalho) a necessidade ou no de carncia. Quanto o benefcio R$? O valor do auxlio-doena consiste da mdia aritmtica simples dos maiores salrios-de-contribuio correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o perodo contributivo.

28

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

O valor do salrio-de-benefcio no ser inferior ao de um salrio mnimo, nem superior ao limite mximo do salrio-de-contribuio da data de incio do benefcio. Consideraes: Uma decorrncia importante da caracterizao de uma doena relacionada ao trabalho pelo SAT/INSS a estabilidade no emprego, de um ano, que os trabalhadores segurados adquirem aps a cessao do auxlio-doena acidentrio, garantia que no prevista aps a cessao do auxlio-doena comum ou previdencirio (art. 346 do Decreto n. 3.048/99) Quais so as implicaes mdico-previdencirias decorrentes do diagnstico de uma doena relacionada ao trabalho? O diagnstico de doena relacionada ao trabalho em trabalhador segurado pelo SAT da Previdncia Social obriga que, caso isto ainda no tenha sido feito, seja aberta uma CAT, documento da Previdncia Social. A CAT, como instrumento de comunicao no mbito da Previdncia Social, deve ser preenchida, em sua primeira parte, pela empresa. V - Comunicado de Acidente do Trabalho Art. 336 do Decreto n. 3.048/99, Pargrafo 3 - Na falta de comunicao por parte da empresa, ou quando se tratar de segurado especial podem formaliz-la o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu ou qualquer autoridade pblica, no prevalecendo nestes casos o prazo previsto neste artigo. O prazo para a comunicao de at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato autoridade competente, sob pena de multa. A segunda parte da CAT, Laudo de Exame Mdico, deve ser preenchida, nos campos correspondentes, pelo mdico que assistiu o trabalhador, isto , o mdico que faz o diagnstico de acidente de trabalho, Stricto sensu, acidente de trajeto ou doena profissional ou do trabalho, registrando sua opinio, mesmo que preliminar, quanto necessidade ou no de afastamento do trabalho. Poder ser implantado CAT eletrnico, ou seja, pela internet . O formulrio est no site: www. previdenciasocial.gov.br. O mdico-perito do INSS dever, tambm, proceder ao reconhecimento tcnico do nexo causal entre: o acidente e a leso; a doena e o trabalho; e a causa mortis e o acidente Art. 337, do Dec. 3.048/99 Ou seja, ir confirmar se a relao causal ou o nexo causal, suspeitado ou mesmo determinado pelo mdico que atendeu ao paciente/segurado no servio de sade, existe nas condies reais de trabalho, presentes ou passadas enquadrveis no SAT. No basta dizer intoxicao pelo chumbo. Ele ir averiguar se se trata de intoxicao por exposio ocupacional e se esta exposio ocorre no trabalho, emprego ou atividade exercidos pelo segurado. Poder o mdico-perito visitar in loco. Atribuies do mdico, dependendo de sua insero institucional: O mdico clnico ou assistente inserido na ateno mdica ao trabalhador far o diagnstico da doena que envolve a suspeita ou o estabelecimento da relao causal trabalho-doena ou o nexo causal, definir o tratamento, quando couber, e iniciar os procedimentos necessrios para que o paciente segurado possa usufruir os direitos previdencirios (benefcios e servios.) O mdico-perito do INSS ir avaliar a existncia (ou no) de incapacidade para o trabalho, seu grau e durao, confirmando (ou no), pelo reconhecimento tcnico, o nexo causal entre a doena e o trabalho; Outros papis cabero aos mdicos do trabalho na empresa ( a quem cabe, tambm, suspeitar ou diagnosticar doena relacionada ao trabalho), Aos mdicos da fiscalizao do MTE e aos mdicos que trabalham com a estratgia da vigilncia em sade. Ao contrrio dos trabalhadores celetistas para os quais a CAT constitui instrumento de notificao de agravos relacionados ao trabalho, no caso de servidores pblicos regidos por regime prprios de trabalho, no existe, geralmente, instrumento especfico de notificao.

29

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

ASPECTO TCNICO DO TRABALHO A diviso do trabalho foi enfaticamente defendida pelos proponentes da administrao cientfica, apesar de a indstria estar utilizando e enfatizando a especializao desde o comeo da Revoluo Industrial. Taylor As vantagens da crescente especializao fossem levadas at o ltimo componente individual, sendo que o trabalho era restringido tanto na satisfao como na profundidade e a produtividade era (teoricamente) maximizada. Adam Smith escreveu... A grande ddiva da diviso do trabalho que o fracionamento de todo o trabalho em operaes pequenas, simples e separadas em que cada operrio pode especializar-se, possibilita que a produtividade total se multiplique geometricamente. Ningum fisicamente capaz de executar todas as operaes das tarefas mais complexas, nem ningum pode adquirir todas as qualificaes necessrias para executar as vrias tarefas que compem uma operao complexa. Para executar as tarefas que exigem muitos passos, necessrio dividi-las em diversas partes e entre muitas pessoas. Tarefas simplificadas podem ser apreendidas relativamente em pouco tempo e terminadas depressa. Alm disso, a disponibilidade de uma variedade de trabalho permite que as pessoas escolham ou sejam indicadas para cargos que elas apreciem e para os quais estejam preparadas. I - Racionalizao do trabalho Iniciada por Taylor e ampliada por Gilbreth, a Organizao Racional do Trabalho foi introduzida com o objetivo de evitar movimentos inteis e executar a tarefa de forma mais econmica do ponto de vista fisiolgico, ou seja, no desgastando tanto o indivduo. Definindo Racionalizao do Trabalho uma tcnica para identificar e eliminar o uso de forma econmica de tempo, equipamento, material, espao e recursos humanos. a verso simplificada do estudo de tempo e movimento. Princpios da teoria de racionalizao... 1. O corpo humano 2. O arranjo fsico do local de trabalho 3. O uso correto do instrumental. Objetivos da introduo das tcnicas de racionalizao do trabalho: a) aumentar a produtividade do trabalhador; b) amenizar as mudanas, do ponto de vista do trabalhador. Formas de obter sucesso as tcnicas: 1. Deve-se fazer um esforo para dar ao trabalhador as razes para qualquer mudanas no seu mtodo de trabalho. 2. Os trabalhadores devem saber, se possvel, que a mudana ser favorvel a eles, ou pelo menos que no sero prejudicados. 3. importante que aceitem a mudana, pois geralmente isso requer novo comportamento. 4. Indivduos devem participar das mudanas em seus mtodos de trabalho, quando possvel, de forma a poderem ajudar no resultado. As Tcnicas de Racionalizao do Trabalho Racionalizao do trabalho consiste em vrias tcnicas para aperfeioar os mtodos de trabalho ao nvel do supervisor e do operrio. Muitas dessas tcnicas so resultados de pesquisas e experincias passadas.

30

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

As seguintes tcnicas podem ser brevemente descritas como: 1. Passos para simplificao do trabalho 2. Conceitos para analisar layout e movimento do corpo 3. Tcnicas para grficos de estudos da simplificao do trabalho. O estudo envolve... Conhecimentos de anatomia e fisiologia humanas; Conhecer aspectos de engenharia, para poder desenvolver um conjunto de estudos sem alterar o processo produtivo de forma drstica. II - Passos para simplificao do trabalho 1. Selecionar a tarefa a ser melhorada 2. Registrar os detalhes do trabalho 3. Anlise dos detalhes 4. Desenvolver uma melhor forma Selecionar a tarefa a ser melhorada O que necessita ser melhorado nem sempre aparente. Esta fase envolve o desenvolvimento do pensamento criativo do supervisor e do subordinado. Registrar os detalhes do trabalho O prximo passo determinar e registrar cada detalhe da operao, processo ou tarefa, na seqncia em que isso aparea. Anlise dos detalhes Na anlise dos detalhes deve-se ter o cuidado de concentrar-se nos aspectos importantes da tarefa e objetivar sempre a utilidade da tarefa que est sendo analisada. Desenvolver uma melhor forma Na fase de desenvolver uma melhor forma de executar a tarefa, deve-se procurar eliminar tarefas desnecessrias, combinar alguma passos ou, ainda, reorganizar a seqncia da operao.

31

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

ADMINISTRANDO COM SEGURANA NO TRABALHO SEGURANA DO TRABALHO Objetivo: a preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. Programas Segurana do Trabalho PPRA - Programa de Preveno de Riscos Ambientais PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos PCMSO - Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional CAT Comunicao de Acidente de Trabalho o documento que registra o acidente do trabalho, a ocorrncia ou o agravamento de doena ocupacional, mesmo que no tenha sido determinado o afastamento do trabalho, sendo seu registro fundamental para a gerao de anlises estatsticas que avaliam o grau de acidentabilidade existente nas empresas e para a adoo das medidas preventivas e repressivas cabveis. I - PROGRAMA DE SEGURANA A necessidade de um programa de segurana eficiente, constante e integrado, nasce primordialmente do fato de que um esforo de segurana deve ter um resultado final compatvel com o custo e exigncias dessa misso, pois de outra forma sua prpria existncia no teria sentido. A direo da empresa e naturalmente, todos tm responsabilidades, a serem adequadamente designadas h seu tempo e lugar. Cada indivduo tem uma responsabilidade pessoal na preveno, nesse esforo de segurana. Participao da Direo A participao da Direo no Programa de Segurana fundamental. Esse apoio, constante e decidido, podem se traduzir objetivamente por certas aes especficas. Acidentes ocorrem desde tempos imemoriais, e as pessoas tm se envolvido tendo em vista a sua preveno por perodos comparavelmente extensos. Lamentavelmente, apesar do assunto ter sido discutido continuamente, a terminologia relacionada ainda carece de clareza e preciso. Do ponto de vista tcnico, particularmente frustrante tal condio, pois da mesma resultam desvios e vcios II - ANLISE PRELIMINAR DE RISCOS: CATEGORIAS OU CLASSES DE RISCO I. DESPREZVEL A falha no ir resultar numa degradao maior do sistema, nem ir produzir danos funcionais ou leses, ou contribuir com um risco ao sistema; II. MARGINAL (OU LIMTROFE) A falha ir degradar o sistema numa certa extenso, porm sem envolver danos maiores ou leses, podendo ser compensada ou controlada adequadamente; III. CRTICA A falha ir degradar o sistema causando leses, danos substanciais, ou ir resultar num risco inaceitvel, necessitando aes corretivas imediatas; IV. CATASTRFICA A falha ir produzir severa degradao do sistema, resultando em sua perda total, leses ou morte. Etapas Bsicas na Anlise Preliminar de Riscos Os seguintes passos podem ser seguidos, no desenvolvimento de uma anlise: 1) REVER PROBLEMAS CONHECIDOS Revisar a experincia passada em sistemas similares ou analgicos, para a determinao de riscos que podero estar presentes no sistema que est sendo desenvolvido. 2) REVISAR A MISSO Ou seja, os objetivos, as exigncias de desempenho, as principais funes e procedimentos, os ambientes onde se daro as operaes. 3) DETERMINAR OS RISCOS PRINCIPAIS Quais sero os riscos principais, com potencialidade para causar direta e imediatamente leses, perda de funo, danos a equipamentos, perda de material. 4) DETERMINAR OS RISCOS INICIAIS E CONTRIBUINTES Para cada risco principal detetado, elaborar as Srie de Riscos

32

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

PLANEJAMENTO O QUE PLANEJAMENTO E QUAL A SUA IMPORTNCIA? CONCEITO DE PLANEJAMENTO PLANEJAR ESTUDAR ASSUMIR UMA ATITUDE SRIA E CURIOSA DIANTE DE UM PROBLEMA REFLETIR PARA DECIDIR QUAIS AS MELHORES ALTERNATIVAS PLANEJAR Definir aes possveis para alcanar determinados objetivos a partir de certa realidade Resumindo: Planejamento uma necessidade em todos os campos da atividade humana. Hoje em dia adquire maior importncia por causa da complexidade dos problemas. Quanto mais complexos forem os problemas, maior a necessidade de planejamento. Analisar a realidade Discutir como resolver o problema Tomar a deciso com a melhor alternativa Agir

Os homens trazem dentro de si no somente a sua individualidade, mas a humanidade inteira, com todas as suas possibilidades. Goethe

33

Enga.Seg. do Trab.:Rosa Gattorno Silva Ramos Rosa.gattorno@terra.com.br (085) 3226.4688/30878185

Grau Empregados de no Risco Estabeleciment o Tcnicos Especializados Tec. Seg Tb Eng. Seg. Tb. Aux. Enfer. Tb. Enf. Tb. Med. Tb. Tec. Seg Tb Eng. Seg. Tb. Aux. Enfer. Tb. Enf. Tb. Med. Tb.. Tec. Seg Tb Eng. Seg. Tb. Aux. Enfer. Tb. Enf. Tb. Med. Tb. Tec. Seg Tb Eng. Seg. Tb. Aux. Enfer. Tb. Enf. Tb. Med. Tb.

50 a 100

101 a 250

251 a 500

501 a 1000

1001 a 2000

2001 a 3500

3501 a 5000

Acima de 5000 cada grupo de 4000 ou frao acima de 2000 **

1 1* 1 1* 2 1 1 1 6 1 2 1 8 2 2 2

1* 1 1* 1 1* 4 1 1 1 5 1 1 1

3 1* 1* 4 1 1 1

2 1* 1*

3 1* 1*

2 1 1 1* 1 5 1 1 1 1 8 2 1 1 2 10 3 1 1 3

1 1* 1 1* 1 1* 1 1 3 1 1 1 3 1 1 1

QUADRO I DIMENSIONAMENTO DO SESMT Observaes : 1 - ( * ) Tempo parcial mnimo de trs horas. 2 ( ** ) O dimensionamento total dever ser feito levando-se em considerao o dimensionamento da faixa de 3501 a 5000 mais o dimensionamento do (s) grupo (s) de 4000 ou frao acima de 2000. 3 Hospitais, Ambulatrios, Maternidades, Casas de Sade e Repouso, Clnicas e estabelecimentos similares, com mais de 500 ( quinhentos ) empregados devero contratar um Enfermeiro do Trabalho em tempo integral.

34

Potrebbero piacerti anche