Sei sulla pagina 1di 18

Caminhos do Imprio: a trajetria de Raimundo Jos da Cunha Mattos e o contexto da consolidao da independncia do Brasil

NEUMA BRILHANTE*

RESUMO: Para o pensar as relaes possveis entre a escrita da histria do momento da independncia e a trajetria de vida, proponho o estudo de Raimundo Jos da Cunha Mattos. Este personagem foi atuante na maioria dos principais acontecimentos relacionados formao do estado brasileiro nas quatro primeiras dcadas do sculo XIX e que representou um modelo de servidor do Imprio, cuja vida confunde-se com a do Imprio que serviu. PALAVRAS-CHAVE: independncia trajetrias de vida Raimundo Jos da Cunha Mattos

INTRODUO

Os historiadores dedicados escrita da histria poltica no Brasil tm buscado compreender a formao da cultura poltica do momento da independncia e das disputas que envolveram diferentes projetos de soberania, de formas de organizao do Estado e da constituio da nao brasileira no momento de sua consolidao. Por esta perspectiva, a poltica percebida como um lugar onde aes e representaes articulam-se na definio de espaos e significados que orientaram a experincia daqueles que se entendiam como construtores de um novo pas. O entrelace de novas e de tradicionais abordagens da formao do Brasil como Estado-nao tem aberto vrias possibilidades de estudo. Dentro deste contexto, um ngulo possvel de anlise a trajetria de indivduos que vivenciaram o perodo em questo. A biografia, relegada a um lugar menor na cultura histrica ocidental desde o incio do sculo XX, ressurge como uma possibilidade legtima de compreenso do
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
1

passado. A volta da biografia, ou trajetria de vida, est tambm relacionada ao retorno da narrativa e aproximao da histria com a literatura. Todavia, preciso destacar que no se trata aqui da narrativa episdica da vida de personagens cuja trajetria era descrita como um caminhar retilneo e coerente, ou a uma viso determinista, pela qual o contexto social definiria as aes humanas: (...) um nmero significativo de historiadores procura pensar a articulao entre as trajetrias individuais examinadas e os contextos nos quais estas se realizaram como uma via de mo dupla, sem cair nem no individualismo exacerbado (como nas biografias tradicionais, do tipo a vida dos grandes vultos), nem na determinao estrutural estrita (como nas anlises marxistas ortodoxas).1 O que se pretende o mover constante entre o individual e o social, entre o biografado e seu contexto, buscando perceber o biografado como ser fracionado e mltiplo. Nas biografias intelectuais, o conhecimento aprofundado da obra do biografado essencial, sendo necessrio no limitar-se a obra em si, mas explorar os lugares a partir dos quais esta obra foi produzida e as redes de sociabilidade do autor.2 Para o pensar as relaes possveis entre a escrita da histria do momento da independncia e a trajetria de vida, proponho o estudo de Raimundo Jos da Cunha Mattos. Este personagem foi atuante na maioria dos principais acontecimentos relacionados formao do estado brasileiro nas quatro primeiras dcadas do sculo XIX e que representou um modelo de servidor do Imprio, cuja vida confunde-se com a do Imprio que serviu. Raymundo Jos da Cunha Mattos (1776-1839), natural de Portugal, entrou na vida militar aos 14 anos de idade, assentando praa na cidade de Faro, em Algarves. Por volta dos 17 anos, partiu para o Roussilon, participando das batalhas contra as tropas espanholas. Logo ao retornar a Portugal, partiria para uma longa estada, aproximadamente 18 anos, nas costas africanas, estabelecendo-se na ilha de So Tom, onde chegou como furriel de artilharia e saiu como comandante interino da ilha, tendo ocupado os cargos de sargento-mor, procurador dos Feitos e provedor da Fazenda e Alfndega.

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

Ainda em sua cidade, cursou Matemtica pura aplicada artilharia na Escola Regimental em Algarves. J em Roussillon, Cunha Mattos dava incio prtica de escrever sobre suas campanhas, anotando os fatos considerados relevantes, elaborando memrias histricas e analticas. Bittencourt3 considerou essa experincia essencial para o militar, que estaria em meio s grandes disputas que tiveram por cenrio o Atlntico, ampliando assim sua capacidade analtica do contexto de disputas internacionais. A partir desta experincia, Mattos reuniu vasto material que deu origem ao Compndio Histrico das Possesses da Coroa de Portugal nos Mares e Continentes da frica Oriental e Ocidental4, que tinha como um de seus objetivos ampliar o conhecimento acerca das partes constituintes do Imprio Luso. Ao analisarmos a trajetria de Cunha Mattos, percebemos seu estreito vnculo com a idia desse Imprio. A utopia da construo de um poderoso imprio marcaria sua atuao no Brasil, desde sua chegada logo aps a elevao da antiga colnia categoria de Reino, at sua morte em 1839, quando encabeava com Janurio da Cunha Barboza o projeto de formao do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. As aes de Cunha Mattos estavam, a meu ver, por um lado ligadas sua experincia como funcionrio da coroa portuguesa e, por outro, ao desejo de servir a uma potncia que atualizaria a grandiosidade uma vez vivida por Portugal. O sentido de um Imprio era reforado pela prtica da administrao portuguesa de promover a circulao de seus funcionrios entre diversas partes de seus domnios. Essa estratgia tinha por objetivos garantir uma viso de conjunto da realidade do imprio aos burocratas, que eram responsveis pelo cumprimento das ordens do governo geral nos mais distantes domnios do Imprio. Objetivava tambm evitar a construo de maiores laos entre os burocratas reais e as elites locais, o que poderia significar a supremacia das ltimas nos jogos polticos existentes com a Coroa. Prtica esta que seria amplamente utilizada pelo Estado brasileiro.
O PROJETO LUSO-BRASILEIRO

Desde a restaurao em 1640, Portugal pretendeu reconstruir seu Imprio, projeto esse que seria articulado por Pombal, sendo reorientado por um dos seus principais pupilos: D. Rodrigo de Sousa Coutinho.
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
3

Quando foi nomeado Ministro e Secretrio Geral de Estado dos Negcios da Marinha e dos Domnios Ultramarinos, d.Rodrigo deu incio a um projeto de construo de um Imprio luso-brasileiro, sendo a implementao de reformas que reestruturaria as relaes entre as diferentes parte do Imprio essencial para seu sucesso. Tais reformas que no chegaram a ser executadas - significariam, para seu mentor, a garantia da manuteno das posses portuguesas diante da ameaa cada vez mais freqente, principalmente aps a independncia das colnias inglesas da emancipao daquele que era o centro econmico do imprio. Buscou-se a criao de laos de identidade, por meio dos quais o pertencimento nao lusa sobrepujaria outras formas de identidade poltica. Com formao marcada pela influncia das luzes, o grupo de homens que estava ao lado de Coutinho em seu projeto defendia reformas educacionais e administrativas (...) atravs do aperfeioamento tcnico-cientfico e da organizao da produo, como forma da superao das deficincias do sistema vigente. Priorizou-se o pensamento cientfico e a difuso do saber experimental (...).5 De um modo geral, a proposta reformista lusa seria marcada pela busca da burocratizao do Estado, do fortalecimento do poder real e, consequentemente, da dissoluo dos privilgios da nobreza e da Igreja. Silva Dias demonstrou de modo bastante didtico como a monarquia portuguesa foi objeto ao longo do sculo XVIII de uma srie de debates que pretendia definir o carter e o alcance do poder real, ou seja, o caminhar da construo da legitimidade do monarca absoluto em Portugal ao longo do perodo Pombalino. Os pressupostos que balizaram este debate foram atualizados de acordo com o surgimento de novos contextos polticos e, consequentemente, de novas questes. Em uma esquematizao simples dos argumentos de Dias, podemos dizer que foram as principais abordagens do debate: 1) teolgico-cannica (buscava a autonomia do Estado em relao Igreja), 2) o histrico-juridicista (fundamentava a oposio monarquia mista e o policentrismo poltico e, 3) jusnaturalista (pretendia legitimar a desfeudalizao das estruturas econmicas e sociais). Uma das qualidades desse trabalho encontra-se na oposio a vises extremistas do governo de Pombal, comumente tratado pela historiografia como um bloco coerente e racionalmente arquitetado pelo Marqus6. Mais que uma ruptura, a concentrao de poderes nas mos reais em Portugal foi construda a partir da tradio7.
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
4

Cunha Mattos fazia parte do grupo que, devido formao em Coimbra e/ou a atuao na arquitetura estatal lusitana, compartilhava o projeto da construo de um poderoso Imprio a partir das concepes do reformismo ilustrado portugus. Ele percebia este projeto como vivel diante da imensido territorial e riquezas da Amrica portuguesa, incomparveis naquele momento histrico, onde os Estados Unidos era pouco mais do que as 13 colnias da costa Leste. Deste modo, a noo de Imprio estava presente tanto no espao de experincia como no horizonte de expectativas de Cunha Mattos. Paul Ricoeur, em comentrios sobre a categorizao proposta por Koselleck, chamou a ateno para o poder imagtico dos mesmos. A palavra espao tem em si a idia de um lugar mais ou menos delimitado, cujo contedo no definido, com diversas possibilidades de percursos. Este carter aberto do espao d um sentido plural s experincias ali contidas, independente de serem individuais ou coletivas. Ao que se refere ao horizonte de expectativa, ainda seguindo as idias de Ricoeur, a expresso nos remete imagem de um por vir aberto, repleto de possibilidades e mesmo de indefinies. Este sentido dado tanto pela idia de horizonte cujo sentido marcado pela potncia de desdobramento e de superao quanto pela de expectativa amplo o bastante para incluir (...) todas as manifestaes privadas ou comuns que visem ao futuro 8. Essas categorias no so opostas ou excludentes. O significado das experincias estar diretamente relacionado ao horizonte de expectativas, a partir do qual o passado sentido e compreendido no presente. O horizonte de expectativas, por seu turno, informado pela experincia e constantemente alterado a partir de novas vivncias ou expectativas. O futuro real, podemos concluir, estar entre o que nos informado pela relao da experincia com as expectativas, acrescentando a o inesperado, aquilo que est alm do horizonte. As duas categorias no possuem significantes especficos na histria vivida, para usar uma expresso do autor, entretanto, no h ao humana que no relacione experincias e expectativas. Como categorias meta-histricas, a forma como so vivenciadas variam de acordo com a sociedade ou com o transcorrer da vida pessoal. Mais que uma realidade, espao de experincia e horizonte de expectativas delineiam o campo de possveis histrias e sua compreenso: As condies da histria
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
5

real so, ao mesmo tempo, condies do seu entendimento. Esperana e memria, ou expresso de modo mais geral, expectativa e experincia (), simultaneamente, constituem a histria e sua compreenso. Eles o fazem pela demonstrao e produo da ntima relao entre o passado e o futuro prximo, o hoje ou o amanh.9 Por meio da articulao dessas categorias, o presente do nosso personagem coloca-se como um ponto de interseco do passado e do futuro, do seu espao de experincias e de seu horizonte de expectativas. Portanto, a partir destas categorias, podemos relacionar as experincias vividas por Cunha Mattos com os desejos, inseguranas, projetos, disputas e perspectivas dos homens de seu tempo, cujas alteraes de idias e comportamentos podem ser vistos como novas articulaes entre o vivido e as expectativas, quando passado, presente e futuro so vivenciados simultaneamente. A comunho dos ideais do pensamento reformista ilustrado portugus por parte de Cunha Mattos, apesar de no ter sido aluno de Coimbra, fez com que ele fosse considerado como um membro do grupo que Barman denominaria de luso-brasileiro10. A lealdade deste grupo estava, em primeiro lugar, com o monarca e o imprio que ele dirigia, independentemente do lugar onde ele residisse.
CUNHA MATTOS: TRAJETRIAS

A participao de Cunha Mattos nesta rede de socializao significava a valorizao do conhecimento como caminho para ilustrar a sociedade e, assim, alcanar a reconstruo da grandiosidade lusitana a muito perdida. Esta crena na razo levou Cunha Mattos a produzir uma interessante obra, ligada sua atuao como servidor do Imprio. Sua intensa atividade intelectual legou-nos um rico acervo de fontes no qual podem ser encontrados os principais temas de sua poca. Desde muito cedo, este personagem dividiria seu tempo entre o trabalho e o estudo de aspectos histricos e geogrficos dos lugares por onde passava. Segundo Bellegarde, j em Roussilion, para repouso da luta constante, que foram estas campanhas memorveis, o jovem cabo escrevia memrias histricas e analticas das mesmas campanhas (...)11. Deste hbito, seriam frutos vrios compndios e memrias, nos quais a narrativa dos fatos por ele testemunhados era articulada a uma perspectiva

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

mais analtica. A maioria dos trabalhos de Cunha Mattos foi publicada durante a vida dele. Na anlise destes, um importante apoio terico a concepo de anlise dialgica de La Capra. Para este autor, a interpretao de textos deve abordar um dilogo constante entre o passado e o presente, entre as fontes e as opes do pesquisador, a partir do qual a escolha da linguagem do historiador no determinada pelo seu objeto e/ou fontes, nem to pouco completamente autoral. Os textos, segundo este autor, possuem aspectos documentais e worklike. O primeiro entendido por La Capra como a dimenso do texto ligada ao factual ou literal, (...) envolvendo referncias realidade emprica e transmitindo informaes sobre ela. Por sua vez, o worklike apresentado como um elemento crtico e transformador, o dado desconstrudo e reconstrudo por ele, em um sentido repetindo a realidade, mas tambm trazendo para o mundo algo que no existia antes nesta significante variao, alterao ou transformao.12 Os aspectos documentais e worklike esto presentes tantos nos textos usados como fontes quanto nos textos que do corpo historiografia. A grande contribuio das idias de La Capra para a biografia intelectual de Cunha Mattos reside em sua problemtica acerca dos contextos. Para esse autor, todo texto possui referncias externas que, por sua vez, tambm so construes. Neste sentido, as tais referncias externas no possuem uma existncia em si, pronta para dar significado aos textos, sendo construdas com os propsitos do pesquisador, do objeto que se estudado e dos seus objetivos. Desse modo, a concepo de contexto, no sentido de algo que exterior ao texto, perde seu carter rgido: (...) mais comumente, a noo de textualidade serve para tornar menos dogmtica a concepo de realidade, destacando o fato que algo est sempre previamente comprometido nos problemas do uso da linguagem, assim como pretende acrescentar uma perspectiva a estes problemas e isto faz surgir a questo tanto das possibilidades quanto dos limites da compreenso.13

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

O contexto perde seu carter de chave para o entendimento do texto, passando a ser entendido como uma construo que poder ser dar propiciar uma maior inteligibilidade do objeto. Com base nesta idia, podemos construir diferentes contextos para o estudo das obras de deixadas por Cunha Mattos, sejam os livros e folhetos publicados, sejam os discursos pronunciados na Cmara dos Deputados. O primeiro contexto pode ser construdo em torno do debate que antecedeu a independncia formal do Brasil ao longo dos anos de 1821 e 1822. Um segundo contexto possvel o do funcionamento da primeira legislatura do Imprio, marcado pelos debates que buscavam definir os poderes do Imperador e da Cmara dos Deputados, alm das medidas que visavam consolidar o nascente Estado. Por fim, a produo intelectual de Cunha Mattos, desde 1831 at sua morte, quando o personagem vivenciou um certo afastamento do primeiro plano do cenrio poltico. Neste ltimo contexto, sua atuao poltica deu-se por meio da participao em instituies que buscavam influenciar a conduo da modernidade brasileira, marcadamente a Sociedade Auxiliadora da Indstria Nacional e o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. A partir destes contextos, podemos verificar as relaes existentes entre os textos de Cunha Mattos, tentando perceber as possveis alteraes de contedo e/ou forma, assim como a existncia de dilogos entre eles. Alm disto, podemos perceber como os textos de Cunha Mattos articulavam-se com sua atuao pblica e com os textos de outros personagens de seu tempo, seus interlocutores. O ano de 1822 seria marcado pelos debates que visavam definir os papis do Brasil e Portugal na arquitetura deste novo Imprio. Tendo como palco as Cortes de Lisboa, os palcios no Rio de Janeiro e as diversas provncias do Reino do Brasil, portugueses dos dois lados do Atlntico disputaram de modo acirrado pela definio da sede e das condies em que se dariam as relaes entre os dois principais reinos que formavam a nao portuguesa, bem como o modelo de soberania que deveria ser adotado no Imprio. Roderick Barman traou, de modo bastante rico, vrias cenas deste teatro de disputas polticas, desenhando as teias de poder que marcariam os ltimos meses do Imprio luso-brasileiro. Segundo este autor, a maior parte do Brasil, com exceo do centro-sul, apoiava as Cortes como instncia legtima de poder. Este quadro s seria alterado com o passar dos trabalhos daquela cmara e com a quebra da proposta de
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
8

relaes entre partes iguais, que caracterizava a proposta de d. Rodrigo, e a tentativa de imposio da supremacia de Portugal. Este impasse fez com que os representantes do Reino do Brasil percebessem a impossibilidade de um novo acordo e optassem por uma emancipao poltica14. Neste contexto, com as Cortes em Lisboa e a posterior participao dos deputados brasileiros, os termos da continuidade da unidade do Imprio Portugus entraram na pauta das discusses, alcanando as praas pblicas, cujo debate era alimentado pela ebulio de peridicos em vrias partes do Reino do Brasil e em Portugal. Em geral, a caracterstica bsica desses folhetos era o carter polmico e didtico, sob a forma de comentrios de fatos recentes, ou de discusses sobre grandes questes da poca. Muitas vezes, encadeavam-se uns aos outros, ou a alguma publicao de outro gnero, como os jornais, enquanto resposta ou desafia s posies assumidas, chegando a formar uma rede de polmicas.15. Em abril de 1822, Cunha Mattos publicaria um panfleto intitulado Ensaio histrico poltico sobre a origem, progressos e merecimento da antipatia e recproca averso de alguns portugueses europeus e brasileiros...16. Nesse texto, no seu pretendido levantamento das razes que poderiam explicar o estado de animosidade entre membros de uma mesma nao portuguesa, o autor pe em pauta pontos interessantes do pensamento poltico de ento. O argumento principal presente nesse documento de que os portugueses fossem eles brasileiros ou europeus, como membros de uma s nao, deveriam preservar a unidade do Imprio, caminho nico para a garantia de uma posio digna diante do concerto das naes de ento. Os argumentos de Cunha Mattos pautavam-se nas suas concepes de ptria, de nao e na expectativa na realizao da utopia do poderoso imprio: os dois Reinos, governados pelo mesmo excelso Monarca, ligados os povos pelos vnculos de sangue, de religio, com os mesmos costumes, prejuzos e inclinaes devem dentro de poucos anos chegar ao mais alto termo de glria (...).17 Em outro panfleto, publicado em junho daquele ano, Cunha Mattos18 insistiria em seus argumentos, deixando mais claro, todavia, a culpabilidade dos portugueses europeus nos conflitos e na situao de impasse que se projetava nas Cortes. Segundo ele, o tal impasse encontrava-se na questo da definio do lugar da Corte e dos temores em torno da situao colonial na qual poderia encontrar-se as outras partes do Imprio.

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

Este seria o real debate por trs da questo da permanncia ou no de d. Pedro, herdeiro da Coroa, no Brasil. A dita permanncia de d. Pedro I no Brasil, amplamente defendida por Cunha Mattos, significava a possibilidade, mesmo que remota, da retomada do projeto de construo do Imprio luso-brasileiro, que teria, nestas condies, o Rio de Janeiro como sede. Vrios coimbrs compartilhavam essa expectativa, provavelmente comungada pelo prprio d. Pedro. Cunha Mattos apresentava-se como leal casa de Bragana. Entretanto, sua lealdade em 1822 era apresentada para com a ptria, (...) entidade sagrada e por cuja conservao tudo devemos arriscar.19 Devo salientar que a concepo de ptria usada por esse personagem difere do uso comum de sua poca, quando aquele conceito era associado idia de ptria local, do lugar de nascimento. Em sua concepo, ptria significaria a coisa pblica, sendo associada ao Rei, ao Estado e ao bem estar daqueles que estariam sob seu governo. Mattos reedita uma Carta histrico-poltico-militar dirigida a certo Redator refutando completamente a doutrina n 49 do Semanrio Cvico da Bahia, inicialmente publicada em maro daquele ano, e pela qual sofreu vrias crticas de portugueses europeus. Um trecho particularmente interessante deste documento diz respeito defesa que o autor faz da existncia de cortes legislativas no Brasil e em Portugal, bem como a indicao de um regente, representante do poder executivo e cujas aes se dariam em nome do Rei na parte do Imprio que no contasse com a presena desse ltimo. Nesse debate com os editores que defenderiam as causas portuguesas, Cunha Mattos se inseria na rede de polmicas citada por Lcia Neves. Com o desenrolar de 1822, quando o Brasil tornou-se uma entidade poltica autnoma, seguiu um caminho deveras distinto dos demais Estados americanos. Era estabelecida uma monarquia nas Amricas, cujo soberano receberia o ttulo de Imperador e as fronteiras coincidiram, quase em sua totalidade, com as do perodo colonial. Entretanto, no momento da concretizao da Independncia do Brasil, a fragilidade do vnculo existente entre as vrias regies do pas era notria. Esta fragilidade foi percebida como conseqncia da singularidade da colonizao portuguesa, onde os contatos internos da gigantesca colnia no eram incentivados, o
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
10

que teria possibilitado o fortalecimento dos interesses das ptrias locais, que muitas vezes estariam em oposio s polticas centralizadores da corte. Tal caracterstica tornou a unidade nacional ps-independncia um assunto delicado, que exigiu um grande esforo por parte da elite poltica brasileira. Diante de uma imensido territorial, cuja sensao de distanciamento era ampliada pelas dificuldades dos meios de comunicao e de transporte, a concluso era a de que o Brasil no se conhecia no momento de sua emancipao poltica. E o desconhecido territorial, social, tnico causava pavor aos dirigentes. Esses, membros de uma reduzida elite econmica e poltica, temiam pelo destino do pas na ausncia de um governante percebido como legtimo por parte significativa da populao. A experincia republicana das ex-colnias espanholas, cuja concretizao resultara em srios conflitos armados e no empobrecimento de algumas famlias tradicionais, no colaborava para que as elites brasileiras, tambm ligadas aos grandes proprietrios rurais, considerassem seriamente a perspectiva republicana. Isto no quer dizer que estes grandes proprietrios tivessem um projeto de Imprio igual ao da elite carioca, mas que na maior parte do tempo viam no Imprio uma instituio superior repblica. Esta realidade contribuiu para que, no momento da definio da Independncia, a opo poltica pela monarquia fosse apresentada como vivel, prefervel e legtima para os dirigentes do processo emancipatrio, que tinham na figura do Rei um smbolo de autoridade e ordem. Diante deste quadro, portanto, a manuteno da monarquia era vista pelos idealizadores da Independncia como um dos poucos elementos capazes de impedir a fragmentao territorial e poltica do pas naquele momento, evocando uma ordem e um equilbrio distante do caos das repblicas vizinhas. Assim, os lderes da Independncia atuaram diretamente no sentido de colocar d. Pedro, herdeiro do trono luso e sobre quem recaa a continuidade da dinastia de Bragana, em um lugar de destaque no cenrio dos acontecimentos polticos de 182220. A manuteno da monarquia no constituiu-se em grande objeto de debates entre os principais articuladores da Independncia, mas a adoo do ttulo de Imperador pelos soberanos brasileiros seria objeto de discusso, sendo, inclusive, criticado por d. Pedro em um primeiro momento. Segundo Barman, o ttulo de imperador apresentavase como particularmente interessante, pois

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

11

(...) no somente tinha uma conotao de total rompimento com o passado e evitava a usurpao de qualquer ttulo de d. Joo VI, como tambm, no uso contemporneo da palavra, implicava tanto no governo de um territrio de extenses inusuais como em uma monarquia cuja ascenso ao trono envolvia algum elemento de eleio.21 Segundo Iara Lis Souza, a soberania de d. Pedro pautava-se em um novo contrato, no qual as elites brasileiras, por meio das cmaras, estabeleciam as condies para a aceitao e legitimao de d. Pedro como soberano. Este contrato teria como ponto central o estabelecimento de uma monarquia constitucional no Brasil22. As revoltas de 1817 ocorridas quase simultaneamente em Pernambuco e em Lisboa e a Revoluo do Porto reivindicavam a restaurao da organizao poltica. Para estes homens, a construo do poder absoluto do rei por meio do reformismo pombalino significou a usurpao de antigos direitos e o fim do pacto a partir do qual havia sido fundada a realeza lusa. Entretanto, a proposta do estabelecimento de um novo pacto significou uma releitura da tradio poltica. Os defensores do constitucionalismo histrico, que se apegavam idia da existncia de leis fundamentais, que direcionavam as aes reais mesmo quando o poder de legislar estava concentrado nas mos do soberano, tomou a frmula da elaborao de uma constituio escrita, elaborada pelos representantes do povo, cuja soberania substituiria a do monarca. Precisamos considerar, contudo, que o povo no contexto ibrico no teria o sentido abstrato presente no pensamento poltico francs. A representatividade do povo na restaurao lusa e do constitucionalismo brasileiro estava restrita ao grupo de proprietrio que, senhores do seu tempo, no eram escravos da busca pela prpria sobrevivncia. No Brasil, a Constituio de 1824 foi fortemente inspirada na proposta de Benjamin Constant, cujo marco era a existncia de um quarto poder, o Moderador, a partir do qual D. Pedro I garantiu um lugar de destaque para o soberano na organizao e no governo do Estado. Em 1826, o Brasil viveria sua primeira eleio. Cunha Mattos, que atuou mais uma vez como militar na defesa da unidade do Imprio, mas agora o Brasileiro, no combate resistncia em Gois, retornaria Corte em 1826, como representante daquela provncia na Cmara dos Deputados.
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
12

A Cmara dos Deputados foi durante toda a primeira legislatura palco de disputas com d. Pedro I. Segundo Barman, os deputados viam-se como defensores do constitucionalismo, reagindo a qualquer sinal de absolutismo e de opresso. Entre os pontos que resultaram em conflitos com o Imperador esto os tratados de reconhecimento de independncia e de amizade. A atuao de Cunha Mattos na Cmara foi significativa, sobretudo nos debates acerca dos termos dos tratados de reconhecimento da independncia do Brasil efetivados por d. Pedro I. Seus discursos eram inflamados, marcadamente contrrios ao modo como tais tratados estavam sendo conduzidos, deixando notria a situao de coero, tornando claro desrespeito para com a soberania nacional e o carter indigno para o pas. Apesar de ter sido reeleito para a segunda magistratura, Cunha Mattos pediria licena de suas funes e partiria para Portugal em 1831, permanecendo ali por dois anos. Durante esta sua estadia, presenciou os embates entre as tropas de d. Pedro as de d. Miguel. Desta experincia, escreveria Memria da campanha do senhor D. Pedro d'Alcntara, Ex-Imperador do Brasil, no reino de Portugal, com algumas noticias anteriores ao dia do seu desembarque, que foi publicada ainda em 1833. Para Cunha Mattos, a escrita desta obra justificava-se pelo fato de que, em sua opinio, os assuntos ali tratados logo formariam um importante captulo da histria brasileira. A unidade luso-brasileira continuava a ser um desejo. Em 1834, de volta ao Brasil, foi nomeado Comandante da Academia Militar. A seguir, foi nomeado vogal do conselho supremo, (...) a que j lhe haviam dado direito os seus servios e saber, e a publicao de um repertrio da legislao militar (...)23, e dois anos depois foi elevado ao posto de marechal de campo. Ao longo de toda dcada de 1830, o marechal dedicou-se aos trabalhos intelectuais, participando de modo vigoroso da Sociedade da Indstria Nacional e propondo, j no seu ltimo ano de vida, a fundao do IHGB. Sua atuao como homem de letras era a muito reconhecida, vindo a ser membro de renomadas sociedades de conhecimento, sendo (...) scio correspondente do Instituto Histrico de Frana, da Sociedade Real Bourbnica e da Academia Real das Cincias de Npoles, secretrio perptuo da Auxiliadora da Indstria Nacional, e um dos fundadores do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil.24

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

13

A SAIN foi idealizada em 1816 por Incio Alves Pinto de Almeida, fidalgo prximo a d. Pedro I, mas s teve sua fundao concretizada em 1827. Apesar de ser uma associao privada, a primeira mesa diretora da SAIN foi designada por d. Pedro I. Compreendendo indstria como toda a atividade econmica, os membros da SAIN preocupavam-se com o desenvolvimento do pas, sobretudo com a principal atividade industrial da poca: a agricultura. De acordo com seus estatutos de 1848, a Sociedade Auxiliadora (...) tinha por fim promover, por todos os meios ao seu alcance o aperfeioamento da agricultura das artes, dos ofcios, do comrcio e da navegao do Brasil. (...) [Pretendia tambm] auxiliar a nossa nascente indstria atravs de prmios, certificados, publicaes e exposies.25 Os principais temas discutidos nas reunies, assim como as pesquisas e artigos desenvolvidos pelos scios da Sociedade, eram publicados em sua revista, O Auxiliador da Indstria Nacional, que teve seu primeiro nmero em 1833 e uma tiragem mdia de 1000 exemplares ao longo do sculo XIX. Corpo tcnico que tinha por objetivo orientar o Estado sobre os investimentos e as novas tcnicas, sobretudo agrcolas, os membros da SAIN estavam eventualmente ligados aos debates e descobertas da cincia que tinham lugar em geral na Europa. Esse contato permitiu a alguns de seus scios a participao, mesmo que passiva, nos debates nacionalistas, familiarizando-se com a idia da histria como elemento importante neste movimento. Assim, tais homens preocupavam-se com as questes da modernidade e desejavam o reconhecimento do lugar do Brasil no mundo civilizado. Para isso, o Brasil precisava apresentar-se culto, sendo seu soberano capaz de exercer o poder de modo sbio, visando o bem pblico. O IHGB, por sua vez, nasceu ligado tarefa de descobrir elementos que possibilitassem a concretizao de uma nao, que se iniciava to grande e heterognea. Diante disso, os membros daquele Instituto elegeriam temas e fatos que destacassem ou estimulassem o fortalecimento dos laos existentes entre as vrias regies do pas. O Brasil precisava descobrir quais elementos caracterizariam a nao, quais deles a aproximariam das naes civilizadas e quais a diferenciariam das demais naes. Era, portanto, um movimento de duplo sentido, voltado tanto para seu interior quanto para o exterior: Uma vez implantado o Estado Nacional, impunha-se como tarefa o delineamento de um perfil para a Nao brasileira, capaz de lhe garantir uma
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
14

identidade prpria no conjunto mais amplo das Naes, de acordo com os novos princpios organizadores da vida social do sculo XIX.26 De modo coerente com o seu projeto, o IHGB destacaria, em meio a tanta heterogeneidade, aqueles elementos que reforassem as experincias comuns entre as diversas regies do pas. Entre tais elementos, a atuao dos funcionrios do Estado portugus durante o perodo colonial receberia um lugar de honra, sendo a histria produzida no IHGB comumente identificada como uma histria, no mnimo, oficiosa. Assim, bem de acordo com a sugesto dada por Cunha Mattos em matria apresentada em sesso de 1838, mas s publicada em 1863 foram coletados e divulgados na Revista do IHGB vrios documentos oficiais, como a correspondncia de governadores, donatrios e religiosos. Entre as diversas ordens religiosas que se estabeleceram no Brasil colnia, a presena dos jesutas receberia especial ateno, sobretudo no que se refere s suas experincias na catequese indgena. A histria escrita a partir do IHGB estaria sempre em consonncia com os projetos centralizadores do monarca, a quem os scios deviam lealdade pblica e pessoal, bem como ao propsito de fornecer as bases para a construo da nao brasileira. Entre os elementos eleitos como representativos da brasilidade, os intelectuais do sculo XIX escolheram a natureza e a populao. A constituio desta ltima, a partir do contato de trs raas (o ndio, o branco e o negro), era vista como principal diferenciador do ser brasileiro, proposta esta sistematizada por von Martius em seu clebre texto Como se deve escrever a histria do Brasil. Cunha Mattos morreria poucos meses aps a aprovao da criao do IHGB, deixando uma rica produo intelectual.
OS SENTIDOS DAS PALAVRAS

De um modo geral, sua obra foi marcada por uma busca de definies que marcou o debate poltico ao longo das quatro primeiras dcadas do sculo XIX no mundo luso-brasileiro, quando os seus principais atores percebiam seu tempo como nico, indito e decisivo para a concretizao de suas expectativas. Para escrever a biografia intelectual de Cunha Mattos, portanto, essencial considerar que seus escritos foram produzidos com o objetivo de intervir na realidade poltica e social de seu tempo. O discurso como instrumento de interveno esteve
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
15

presente em toda a obra desse personagem, seja na produo abertamente poltica, seja na de carter mais acadmico. Aes positivas e participao na discusso da tradio do pensamento poltico ibrico estavam presentes na produo de Mattos e de seus interlocutores. Considerando tal marca, um instrumento interessante para a escrita da biografia intelectual desse personagem a histria dos conceitos, principalmente em suas relaes com a histria social. A begriffsgeschichte pode ser considerada tanto como um mtodo da histria social como uma disciplina autnoma. De acordo com a primeira abordagem, ao estudarmos os conceitos buscamos o modo como aqueles homens viam determinados aspectos da histria vivida, quais as experincias ligadas ao uso de determinados conceitos e quais projetos estariam a eles conectados: Os momentos de durao, mudana e futuro contidos em uma situao poltica concreta so registrados atravs de seus traos lingsticos. De modo geral, condies sociais e suas transformaes tornam-se, deste modo, os objetos de anlises.27 Entretanto, a relao entre o uso de determinados conceitos e a histria social no simples nem to pouco automtica. O autor destaca que, apesar dos conceitos terem capacidades poltico-sociais, eles no podem ser vistos simplesmente como indicativos das relaes que eles cobrem, sendo este um dos seus aspectos internos. No necessariamente a persistncia e a mudana nos significados das palavras correspondem persistncia e mudana nas estruturas que eles especificam.28 Kosellec acredita que os conceitos podem ser classificados em trs grupos, de acordo com a manuteno ou no dos seus significados: 1) conceitos tradicionais: cujos significados tm se mantido que, mesmo sob condies modernas, conservam uma validade emprica. 2) Conceitos que mantiveram apenas a palavra, tendo modificado completamente seu significado sendo possvel restabelec-lo apenas com a pesquisa histrica. E, 3) neologismos criados a partir de realidades scio-polticas novas. Tal diviso no deve ser vista como excludente: um conceito pode ser enquadrado nos trs grupos. De acordo com esta esquematizao de Koselleck, percebemos que a begriffsgeschichte relaciona uma anlise sincrnica e outra diacrnica, refletindo a conexo entre conceito e contextos. Persistncia, mudana ou novidade nos significados das palavras devem ser primeiro tomados, antes que eles possam ser usados
>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.
16

como ndices de seus contedos extralingsticos, como indicadores de estruturas sociais ou situaes de conflitos polticos.29 Entretanto, os significados das palavras podem ter um alcance maior que aquele indicado pelo seu contexto. Um conceito contm a possibilidade de ser empregado com um sentido genrico, no se referindo a um contexto especfico. Usufruindo das indicaes da begriffsgeschichte, conceitos significativos na obra de Cunha Mattos, tais como populao, nao, soberania, Estado, identidade nacional e progresso podem ser melhor compreendidos, evitando a transposio de significados atuais dos mesmos.
CONSIDERAES FINAIS

Ao longo deste texto busquei demonstrar como a biografia intelectual de Cunha Mattos, pode ser interessante para analisar e discutir dos os diversos espaos de socializao e de disputas de poder que tiveram lugar na primeira metade do sculo XIX, pelos quais este personagem circulou e atuou. A possibilidade de instrumentao de conceitos e mtodos de anlise no tratamento dos textos produzidos por aquele personagem deixam claro que a biografia intelectual distancia-se do modelo tradicional, onde as produes e aes dos biografados eram vistos como fruto exclusivo da vontade e do gnio individual.

Notas
* Neuma Brilhante doutorando do Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade de Braslia. SCHMIDT, Benito Bisso. Construindo biografias...historiadores e jornalistas: aproximaes e afastamentos. Estudos Histricos, Rio de Janeiro, n. 19, 1997, p. 12 em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/207.pdf , acessado em 10/08/2003. 2 SILVA, Helenice Rodrigues da. A histria intelectual em questo. In: LOPES, Marco Antnio. Grandes nomes da histria intelectual. Contexto: So Paulo, 2003, p. 22. 3 BITTENCOURT, Feij. Instituto Histrico: os fundadores. Imprensa Nacional: Rio de Janeiro, 1938. 4 MATTOS, Raymundo Jos da Cunha. Compndio histrico das possesses de Portugal na frica. Rio de Janeiro: Ministrio da Justia e Negcios Interiores, 1963. 5 LYRA, Maria de Lourdes Viana. A utopia do poderoso imprio. Portugal e Brasil: bastidores da poltica: 1798-1822). Livraria Sette Letras Editora: Rio de Janeiro, 1994, p. 34. 6 DIAS, J. S. da Silva. Pombalismo e teoria poltica. In: Cultura, Histria e Filosofia, vol. 1, Lisboa, 1982, pp. 45- 114.
1

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

17

A tradio compreendida aqui no em um sentido fechado que parte de um referencial fixo de idias, a partir do qual seria possvel determinar a existncia de continuidades ou de rupturas, de proximidades ou de afastamentos do que estaria definindo como tradio. Segundo Kirschner, (...) medida que se aceita a possibilidade de recriaes dentro da prpria tradio, afastamo-nos da idia de um quadro de referncia legtimo, imutvel, para percebermos a tradio como articulaes de idias em movimento. As continuidades, os afastamentos, as recriaes passam a fazer parte de uma longa tradio que se refaz permanentemente (...) (KIRSCHNER, Tereza Cristina. Voltaire: a conquista da felicidade terrena. In: LOPES, Marcos Antnio (org.) Grandes nomes da Histria Intelectual. Contexto: So Paulo, 2003, p. 358-359). Esta concepo de tradio supe uma transmisso ativa das experincias, cujos significados so matizados pela relao do prprio espao de experincia com o horizonte de expectativas, o que significa a reformulao constante de significados. 8 RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo III. Papirus Editora: So Paulo, 9 KOSELLECK, Reinhart. Future Past: on the semantics of historical time. MIT Cambridge: Massachusets, 1985, p. 270. 10 BARMAN, Roderick J. Brazil: the forging of a Nation (1798-1852). Stanford: Standford, 2000, 76-77. Ver tambm NEVES, Lcia Maria Bastos Pereira das. Corcundas e constitucionais: a cultura poltica da independncia (1820-1822). Editora Revan/FAPERJ: Rio de Janeiro, 2003. 11 BELLEGARDE, Henrique. Elogio histrico do falecido vice-presidente o marechal Raymundo Jos da Cunha Mattos. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1839, p. 285. 12 LACAPRA, Dominick. Rethinking intellectual history and reading texts in: Dominick LaCapra & Seven L Kaplan. Modern European intellectual history. Cornell University Press: Ithaca and London, 1995, p. 53. 13 Idem, ibidem, p. 50. 14 BARMAN, Roderick. Brazil: the forging of a nation ...., pp. 65-96. 15 NEVES, Lcia Maria Bastos Pereira das Neves. Corcundas e constitucionais ... , p. 40. A importncia da imprensa no processo de construo das identidades nacionais foi destacada por Benedict Anderson. (ANDERSON, Benedict. Nao e Conscincia Nacional...). 16 MATTOS, Raymundo Jos da Cunha. Ensaio histrico poltico sobre a origem, progressos e merecimento da antipatia e recproca averso de alguns portugueses europeus e brasileiros.... Typigraphia de Mos Garcez: Rio de Janeiro, 1822. 17 Idem, ibidem, p. 29. 18 MATTOS, Raymundo Jos da Cunha. Nova questo poltica: Que vantagens resultaro aos reinos do Brasil e de Portugal se conservarem uma unio sincera, pacfica e leal?. 19 MATTOS, Raymundo Jos da Cunha. Ensaio histrico poltico..., p. 5. 20 Sobre a construo do papel de d. Pedro no processo de Independncia, ver SANDES, No. A inveno da Nao: entre a monarquia e a repblica. Ed. UFG: Goinia., 2000. 21 BARMAN, Roderick J. Brazil , p. 99. 22 SOUZA, Iara Lis Carvalho. Ptria coroada. UNESP: So Paulo, 1999. 23 BELLEGARDE, Henrique. Elogio histrico..., p. 288. 24 BELLEGARDE, Pedro de Alcntara. Elogio histrico do falecido vice-presidente o marechal Raymundo Jos da Cunha Mattos. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, 1839, p. 284. 25 SILVA, Jos Luiz Werneck da. Isto o que me parece. Dissertao de Mestrado, UFF: Niteri, 1979, p. 98. 26 GUIMARES, Lus Salgado. Nao e Civilizao nos trpicos: o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro e o projeto de uma Histria Nacional in Estudos Histricos, Rio de Janeiro, vol. , 1988, p. 6. 27 KOSELLECK, Reinhart. Future Past: on the semantics of historical time. MIT Cambridge: Massachusets, 1985, p. 77. 28 Idem, ibidem, 88. 29 KOSELLECK, Reinhart. Future Past: on the semantics of historical time. MIT Cambridge: Massachusets, 1985, p. 82.

>>>>>> Em Tempo de Histrias, n. 9, Ano 12, 2004.

18

Potrebbero piacerti anche