Sei sulla pagina 1di 5

.

FISPQ - FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS NOME DO PRODUTO: DETERGENTE AUTOMOTIVO

MSQ 7.3 ANEXO C Pgina de 1 de 5 Reviso: 00/2006

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: DETERGENTE AUTOMOTIVO Principais Usos : Detergente utilizado para lavagem de veculos em geral Nome da empresa : CARTECH COM. E DISTRIB. DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS LTDA. Endereo: Rua Maria Monteiro, 820 sala 24 Bairro Cambu - Campinas S. Paulo SP CEP 13025.151 Fone: (19) 3864 1212 Fax: (19) 3922 7999 e-mail: cartechautomotive@cartechautomotive.com.br Site: www.cartechautomotive.com.br
2. COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES

Nome qumico ou nome genrico : Detergente Concentrado Registro no Chemical Abstract Service ( n. CAS ) dos componentes:
COMPONENTES DIETANOLAMINA DE CIDO GRAXO LAURIL ETER SULFATO DE SDIO EDTA CIDO DODECILBENZENO SULFNICO LINEAR PIGMENTO AGUA METASILICATO CAS 68603-42-9 151-21-3 10378-23-1 25155-30-0 N.A. 7732-18-5 N.A.

Ingredientes que contribuam para o perigo : N.A Classificao e Rotulagem de perigo : N.A
3. IDENTIFICAO DE PERIGOS

Principais perigos: Produto qumico. O contato pode causar irritao dos olhos, pele e vias respiratrias. Efeitos agudos : Inalao: Remover vtimas para local ventilado. Ingesto: Quando ingerido provoca problemas gastro-intestinais, dor-de-cabea, nuseas e vomito. Pele: O contato repetitivo e prolongado, com a pele, causa o ressecamento, podendo provocar irritaes. Olhos: Causa irritao, na forma de agulhadas e desconforto ou dor. Efeitos Ambientais : AR: N.A gua : Contm tensoativos biodegradveis Classificao do produto qumico : Produto no inflamvel .

FISPQ - FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS NOME DO PRODUTO: DETERGENTE AUTOMOTIVO

MSQ 7.3 ANEXO C Pgina de 2 de 5 Reviso: 00/2006

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Medidas de primeiros socorros : Inalao: Em caso de inalao excessiva, transportar para o ar fresco e solicitar aconselhamento mdico. Contato com a pele, em grandes propores: Remover roupas contaminadas. Lavar com gua corrente abundante por 15 minutos (mnimo). Encaminhar ao mdico se necessrio. Contato com os olhos: : Lavar com gua corrente no mnimo por 15 minutos. Remova lentes de contato, se tiver. Ingesto: No provoque o vmito ou fornea gua vtima inconsciente ou com convulses. Encaminhar ao mdico levando embalagem ou rtulo. Aes a serem evitadas : No administrar nada oralmente ou provocar o vmito em vtima inconsciente ou com convulso. Notas para o mdico: Realizar lavagem gstrica de forma cautelosa.
5. MEDIDAS DE PREVENO E COMBATE A INCNDIO

Meios de Extino Apropriados Produto qumico no inflamvel Meios de Extino No Apropriados Produto qumico no inflamvel
6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO /VAZAMENTO

Precaues pessoais : Vestir equipamento de proteo individual. Colocar as pessoas em segurana. Evitar contato com os olhos e pele. Remoo de fontes de ignio : N.A. Controle de poeira : N.A. Mtodos limpeza: Recuperao : Sempre que possvel recupere o produto com material no inflamvel (serragem, palha ou outro material absorvente ) e remova o solo contaminado colocando-os em tonis ou container para seu reaproveitamento ou tratamento. O produto que cair na gua ficar na superfcie utilize barreiras de conteno para evitar o seu espalhamento e recupere o produto. Neutralizao : N.D. Descarte : Incinerao ou aterramento de acordo com regulamentao regional.
7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio: Medidas Tcnicas apropriadas : Manuseie de acordo com a boa higiene e prtica de segurana. Preveno da exposio do trabalhador: Usar respirador com filtro, em altas concentraes do produto, para vapores orgnicos Preveno de incndio e exploso : N.A. Precaues ( para manuseio seguro ) : Na operao de carga/descarga deve-se evitar quedas das embalagens, descidas de rampas sem proteo, rolamento em terreno acidentado para evitar furos, amassamentos ou desaparecimento da identificao do produto. Orientaes para manuseio seguro : Embalagens contendo o produto deve ser armazenado sobre estrados ou ripas de madeira, ao abrigo do sol e chuvas e longe de fontes de calor.

FISPQ - FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS NOME DO PRODUTO: DETERGENTE AUTOMOTIVO

MSQ 7.3 ANEXO C Pgina de 3 de 5 Reviso: 00/2006

Armazenamento : Medidas Tcnicas Adequadas : Local ventilado e afastado de produtos qumicos incompatveis em sua embalagem original, longe de crianas e animais domsticos. Condies de armazenamento: A evitar: Exposio do produto sob o sol , chuva, temperaturas elevadas. Produtos e materiais incompatveis: Manter afastado de agentes oxidantes fortes (cloratos, perxidos, cidos fortes). Materiais seguros para embalagens: Recomendados : Manter em sua embalagem original fechada. De sinalizao de risco : Classificao conforme Norma 704 do NFPA - National Fire Protection Agency 4 - Extremo 3 - Alto 2 - Moderado 1 - Leve 0 - Mnimo Sade: 0 Inflamabilidade: 0 Reatividade: 0

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia : Manter local de trabalho ventilado Equipamentos de proteo individual apropriado : Proteo respiratria : Respirador . Proteo das mos : N.A. Proteo dos olhos : culos de proteo ou protetor facial. Proteo da pele e do corpo : Avental Impermevel e botas de borracha. Precaues especiais : Produtos qumicos s devem ser manuseados por pessoas capacitadas e habilitadas. Os EPIs devem possuir o CA (Certificado de Aprovao). Seguir rigidamente os procedimentos operacionais e de segurana nos trabalhos com produtos qumicos. Nunca usar embalagens vazias (de produtos qumicos) para armazenar produtos alimentcios. Nos locais onde se manipulam produtos qumicos dever ser realizado o monitoramento da exposio dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) da NR-9. Medidas de higiene : Roupas, luvas, calados, EPIs devem ser limpos antes de sua reutilizao. Use sempre para a higiene pessoal: gua quente, sabo e cremes de limpezas. No consumir alimento durante o manuseio do produto, lavar as mos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. No usar gasolina, leo diesel ou outro solvente derivado de petrleo para a higiene pessoal. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos qumicos.
9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS

Estado fsico: Produto lquido viscoso a temperatura ambiente, isento de material em suspenso. Cor: Verde Odor: Caracterstico pH: 10,5 11,5 Temperaturas especficas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanas de estado fsico:

FISPQ - FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS NOME DO PRODUTO: DETERGENTE AUTOMOTIVO

MSQ 7.3 ANEXO C Pgina de 4 de 5 Reviso: 00/2006

Ponto de ebulio : No especificado Ponto de congelamento : - 3 C Ponto de fulgor : No aplicvel Limites de explosividade: No aplicvel LEI: (limite de explosividade inferior) : No aplicvel LES: (limite de explosividade superior) : No aplicvel Presso de Vapor : No aplicvel Densidade do Vapor : No aplicvel Densidade: 1,010 1,030 a 20/4 C Solubilidade: Em gua : Totalmente solvel Taxa de evaporao: No aplicvel
10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Condies especficas Instabilidade : Produto estvel em condies normais. Reaes perigosas : Este produto no deve ser usado em combinao com produtos cidos fortes. Pode causar nvoas asfixiantes. Condio a evitar: Fontes de calor. Produtos perigosos de decomposio: No especificado.
11. INFORMAES TOXICOLGICAS

Informaes de acordo com as diferentes vias de exposio : Toxicidade aguda: No especificado Inalao: No determinado Contato com a pele: No determinado. Contato com os olhos: Causa irritao dos olhos Ingesto: Quando ingerido provoca problemas gastro-intestinais, dor-de-cabea, nuseas e vomito. Efeitos especficos : No foram constatados efeitos nocivos devido a exposies em ambientes industriais de trabalho. Em qualquer dos casos recorrer assistncia mdica. Funcionrios que manipulam produtos qumicos devem ser monitorados biologicamente conforme PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional) da NR-7. A avaliao dos efeitos txicos foi baseada em informaes do fornecedor e em bibliografia.
12. INFORMAES ECOLGICAS

Efeitos ambientais, comportamento e impactos do produto : Contm tensoativos biodegradveis.


13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Mtodos de tratamento e disposio : Resduo do produto: Incinerao ou aterramento de acordo com regulamentao federal ou regional. Embalagem contaminadas: No reutilizar a embalagem, queimar em incinerador ou colocar em aterro especfico. Encaminhar apenas especializadas e autorizadas na reutilizao.

FISPQ - FICHA DE INFORMAO DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS NOME DO PRODUTO: DETERGENTE AUTOMOTIVO

MSQ 7.3 ANEXO C Pgina de 5 de 5 Reviso: 00/2006

14. INFORMAES SOBRE O TRANSPORTE

Regulamentaes nacionais e internacionais: Terrestres Os veculos de transporte de produtos perigosos devem estar em conformidade com a legislao de transporte de produtos perigosos vigente. NMERO DA ONU: CLASSE DE RISCO: NMERO DE RISCO: No aplicvel No aplicvel No aplicvel

15. REGULAMENTAES

A Informaes sobre riscos e segurana : Frases de Segurana : Conservar em recipiente bem fechado em lugar fresco e ventilado. Em caso de contato com os olhos , lavar imediatamente com bastante gua e consultar um especialista. Aps contato com a pele, lavar imediatamente com gua. Em caso de ingesto solicitar aconselhamento mdico imediatamente e apresentar embalagem do produto. Usar roupas de proteo e luvas adequadas.
16. OUTRAS INFORMAES

Nos locais onde se manipulam produtos qumicos dever ser realizado o monitoramento da exposio dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais) da NR-9. Funcionrios que manipulam produtos qumicos, em geral, devem ser monitorados biologicamente conforme o PCMSO (Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional) da NR-7. As informaes e recomendaes constantes desta publicao foram pesquisadas e compiladas de fontes idneas e capacitadas para emiti-las. Os dados dessa Ficha referem-se a um produto especfico e podem no ser vlidos onde esse produto estiver sendo usado em combinao com outros. Com os fatos desta ficha, no pretendem estabelecer informaes absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar com informaes, diante do que se conheam, os seus funcionrios e clientes para sua proteo individual, manuteno da continuidade operacional e preservao do Meio Ambiente. SIGLAS UTILIZADAS : N.A. = No Aplicvel N.D. = No Disponvel NR = Norma Regulamentadora VM = Valor Mximo LT MP = Limite de Tolerncia Mdia Ponderada N.E. = No Especificado PPRA = Programa de Preveno de Riscos Ambientais PCMSO = Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional CA = Certificado de Aprovao Elaborao : Adhetech Qumica Ind. e Com. Ltda.

Potrebbero piacerti anche