Sei sulla pagina 1di 6

Exerccios de Reviso de Sistemas Operacionais Tpico 35 - Modulos do Kernel Gerncia de Pacotes

1. O que so Mdulos do Kernel ? Quais as vantagens?


R- so partes do kernel que no so usadas frequentemente e so carregadas somente quando so solicitadas por algum aplicativo ou dispositivo e descarregadas da memria quando no so mais usadas. evita a construo de um kernel grande (esttico) que ocupe grande parte da memria.

Os mdulos so carregados automaticamente quando solicitados atravs do programa KMOD; ou manualmente atravs do arquivo /etc/modules , INSMOD ou MODPROBE.

2. Marque a opo correta das funes dos programas KMOD e LSMOD. a) - KMOD o programa usado para carregar os mdulos automaticamente quando so requeridos pelo sistema. E LSMOD o programa para listar os mdulos carregados pelo Kernel. b) - KMOD carrega manualmente os mdulos requeridos pelo Kernel e LSMOD lista os mdulos carregados c) - KMOD carrega apenas os mdulos necessrios do programao de aplicao e LSMOD lista estes mdulos. d) - KMOD um modelo de programas a serem carregados pelo Kernel e LSMOD so os ltimos mdulos carregados pelo Kernel. 3. Para carregar e remover um mdulo manualmente no Kernel, deve executar os comandos: a) - INSMOD e RMMOD b) - INSMOD e DELMOD c) - LOADMOD e RMMOD d) - LOADMOD e DELMOD 4. Assinale a frase incorreta sobre o comando MODPROE: a) - Carrega um mdulo e suas dependncias manualmente. b) - Este comando permite carregar diversos mdulos e dependncias de uma s vez. c) - O comportamento do modprobe modificado pelo arquivo /etc/modules.conf d) - Para detalhes sobre que opes so suportadas por cada mdulo, deve consultar e obter o suporte tcnico da empresa fornecedora 5. Assinale a frase incorreta sobre o comando DEPMOD a) - O comando DEPMOD verifica a dependncia de mdulos. b) - As dependncias dos mdulos so verificadas pelo comando e o resultado sempre listado para eventuais correes c) - Esta checagem serve para que todas as dependncias de mdulos estejam corretamente disponveis na inicializao do sistema. d) - O comportamento do depmod pode ser modificado atravs do arquivo /etc/modules.conf .
6. O que so Mdulos do Kernel? R- so partes do kernel que no so usadas frequentemente e so carregadas somente quando so solicitadas por algum aplicativo ou dispositivo e descarregadas da memria quando no so mais usadas.

7. Que camada do Sistema Operacional os mdulos do Kernel tem ao? R- Parte na Camada Lgica e Totalmente na Camada Fsica. 8. Se os Mdulos do Kernel so sempre carregados, por que no inclu-los como ncleo residente do Sistema Operacional? R- Para evitar a construo de um kernel gigante (esttico) que ocupe grande parte da memria e trnar-se Monoltico. 9. Qual diretrio do Linux os Mdulos do Kernel so armazenados? R- /lib/modules/versaoKernel 10. Para carga automatica dos Mdulos, usa-se o comando? R- Os mdulos so carregados automaticamente quando solicitados atravs do programa KMOD; 11. E manualmente ? R- atravs do arquivo /etc/modules ,

comandos: INSMOD ou MODPROB

12. O que KMOD? R- o programa usado para carregar os mdulos automaticamente quando so requeridos pelo sistema. 13. Como pode ser desativado o KMOD? R- Ele pode ser desativado atravs da: recompilao do kernel, aplicando o comando kill no processo ou atravs do arquivo /etc/modules. 14. Como deve ser feito para carregar um mdulo que tenha sido deativado? R- Caso seja desativado, preciso carregar os mdulos manualmente atravs do comando MODPROBE ou INSMOD. 15. Que comando usa-se para listar os mdulos que esto carregados atualmente pelo Kernel? R- LSMOD - Lista quais mdulos esto carregados atualmente pelo kernel. A listagem feita pelo LSMOD uma alternativa ao uso do comando CAT/proc/modules. 16. Para que serve o comando INSMOD R- Para carrega um mdulo manualmente., para carregar mdulos que dependem de outros mdulos para que funcionem, voc tem duas opes: carregar os mdulos manualmente ou usar o MODPROBE que verifica e carrega as dependncias correspondentes. Sintaxe : INSMOD [mdulo] [opes_mdulo] 17. Para remover mdulos carregados no Kernel, usar que comando? R- RMMOD 18. Que comando carrega um mdulo e suas dependncias manualmente? R- MODPROBE 19. Como pode-se modificar o comportamento do MODPROBE? R- O comportamento do modprobe modificado pelo arquivo /etc/modules.conf A sintaxe deste comando : modprobe [mdulo] [opes_mdulo] 20. Para que serve o comando DEPMOD? R- Verifica a dependncia de mdulos.

As dependncias dos mdulos so verificadas pelos scripts em /etc/init.d usando o comando depmod -a e o resultado gravado no arquivo /lib/modules/versao_do_kernel/modules.dep 21. Para que serve o comando MODCONF? R- Este programa permite um meio mais fcil de configurar a ativao de mdulos e opes atravs de uma interface atravs de menus. 22. Onde so gravadas as modificaes feitas pelo comando MODCONF? R- As modificaes feitas por este programa so gravadas no diretrio /etc/modutils ; em arquivos separados como: /etc/modutils/alias - alias de mdulos, /etc/modutils/modconf - opes usadas por mdulos /etc/modutils/paths - caminho onde os mdulos do sistema so encontrados. Dentro de /etc/modutils ainda encontrado um sub-diretrio chamado arch que contm opes especficas por arquiteturas. A sincronizao dos arquivos gerados pelo modconf com o /etc/modules.conf feita atravs do utilitrio update-modules. Ele normalmente executado aps modificaes nos mdulos feitas pelo modconf. 23. Quais so os arquivos relacionados? R- /etc/modules A funo deste arquivo carregar mdulos especificados na inicializao do sistema e mant-los carregado todo o tempo. til para mdulos de placas de rede que precisam ser carregados antes da configurao de rede feita pela distribuio e no podem ser removidos quando a placa de rede estiver sem uso (isto retiraria seu computador da rede). modules.conf O arquivo /etc/modules.conf permite controlar as opes de todos os mdulos do sistema.

GRENCIAMENTO DE PACOTES DE SOFTWARE


24. O que so Pacotes de Software? R- Pacotes so programas colocados dentro de um arquivo identificados pela extenso .deb (por exemplo sistemas Debian) incluindo arquivos necessrios para a instalao do programa, um sistemas de listagem/checagem de dependncias, scripts de automatizao para remoo parcial/total do pacote, listagem de arquivos, etc. 25. Qual a forma de um pacote? R- Um nome de pacote tem a forma: nome-verso_reviso.deb 26. Para que serve o programa DPKG? R- O dpkg (Debian Package) o programa responsvel pelo gerenciamento de pacotes em sistemas Debian. Sua operao feita em modo texto e funciona atravs de comandos, uma ferramenta mais amigvel para a seleo e instalao de pacotes: dselect (que um front-end para o dpkg) apt 27. Como deve instalar pacotes? R- usar o comando para instalar um pacote em seu sistema : dpkg -i [Nome do Pacote] (ou --install) 28. O que so Dependncias de Pacotes.?

R- Dependncias so pacotes requeridos para a instalao de outro pacote. 29. Que programa faz o trabalho de checagem de dependncias automaticamente durante a instalao dos pacotes? R- dselect. 30. O que deve fazer para listar os pacotes existentes no sistema? Usar o comando: dpkg -l [pacote] (--list) Na listagem de pacotes tambm ser mostrado o "status" de cada um na coluna da esquerda, acompanhado do nome do pacote, verso e descrio bsica. Caso o nome do [pacote] seja omitido, todos os pacotes sero listados. 31. O que deve fazer para remover completamente dpkg -r NomedoPacote (--remove) Use o comando para remover um pacote e todos os diretrios e arquivos de configurao criados: dpkg -P [NomedoPacote|-a] (--purge). dpkg --purge, dpkg - primeiro remover o pacote normalmente e aps removido apagar todos os arquivos de configurao. os arquivos de configurao criados para cada usurio do sistema devem ser removidos manualmente. 32. Qual comando usar para mostrar a descrio do pacote? dpkg I NomedoPacote (--info) na descrio, so mostradas as dependncias do pacote, pacotes sugeridos, recomendados, descrio do que o pacote faz, tamanho e nmero de arquivos que contm. 33. Que comando usar para saber de qual pacote existente no sistema o arquivo pertence. ? dpkg -S arquivo (--search) 34. Que comando usar para verificar o status de um pacote em seu sistema, se est ou no instalado, configurado, tamanho, dependncias, maintainer, etc. ? dpkg -s pacote (--status) 35. Para checagem de pacotes com problema de instalao, pode ser feita atravs do comando: dpkg C (--audit) - lista de todos os pacotes com algum tipo de problema, verifique os detalhes do pacote com: dpkg s para decidir como corrigir o problema.

36. Para mostrar a lista de pacotes do sistema usar o comando: dpkg --get-selections A listagem obtida com este comando muito til para repetir os pacotes usados no sistema. 37. Quando um pacote esto desconfigurados? R- Pacotes esto desconfigurados quando, por algum motivo, a instalao do mesmo no foi concluda com sucesso. Pode ter faltado alguma dependncia, acontecido algum erro de leitura do arquivo de pacote, etc. Quando um erro deste tipo acontece, os arquivos necessrios pelo pacote podem ter sido instalados, mas os scripts de configurao psinstalao no so executados.

38. Qual comando usar para configurar um pacote? Rdpkg --configure [NomedoPacote] 39. Qual comando usar para obter a listagem dos arquivos contidos no pacote?. dpkg -c arquivo - (--contents) 40. O que o Sistema APT? R- O APT sistema de gerenciamento de pacotes de programas que possui resoluo automtica de dependncias entre pacotes, mtodo fcil de instalao de pacotes, facilidade de operao, permite atualizar facilmente sua distribuio, etc, funciona na linha de comando. - O APT exclusivo da distribuio Debian e distribuies baseadas na Debian e tem por objetivo tornar a manipulao de pacotes poderosa por qualquer pessoa. - tem dezenas de opes que podem ser usadas em sua execuo ou configuradas no arquivo /etc/apt/apt.conf. 41. Qual a principal caracterstica do APT? R- atualiza toda a sua distribuio de uma forma inteligente e segura, l a listagem de pacotes disponveis no servidor remoto, verifica quais esto instalados e suas verses, caso a verso do pacote seja mais nova que a j instalada em seu sistema, o pacote ser imediatamente atualizado. 42. Existe Interface grfica? R- Existem interfaces grficas como o SYNAPTIC (modo grfico) e o APTITUDE (modo texto) que permitem manipulaes de pacotes sugeridos, etc. 43. recomendvel o uso do mtodo APT no programa DSELECT. Por que? R- Permite a ordem correta de instalao de pacotes e checagem e resoluo de dependncias, etc. 44. Que arquivo o APT encontrar os pacotes, a distribuio que ser verificada (stable, testing, unstable, Woody, Sarge) e a seo que ser copiada (main, non-free, contrib, nonUS). R- O Arquivo /etc/apt/sources.list 45. Qual arquivo Voc pode especificar opes, que modificaro o comportamento do programa APT durante a manipulao de pacotes (ao invs de especificar na linha de comando).? R- Arquivo /etc/apt/apt.conf 46. O APT utiliza uma lista de pacotes para verificar se os pacotes existentes no sistema precisam ou no ser atualizados. Qual o comando? A lista mais nova de pacotes copiada atravs do comando apt-get update. 47. Que comando usar para instalar novos pacotes em sua distribuio?. apt-get install [pacotes] Podem ser instalados mais de um pacotes ao mesmo tempo separando os nomes por espaos. 48. Que comando usar para remover completamente um pacote do sistema.

apt-get remove [pacotes] Podem ser removidos mais de um pacote, separando os nomes dos pacotes com espaos. mas, mantm os arquivos de configurao, exceto se for adicionada a opo --purge. preciso especificar somente o nome do pacote (sem a verso e reviso).

49. A atualizao da distribuio Debian pode ser feita atravs de dois simples comandos, quais so? apt -get update >> Para atualizar a lista de pacotes (obrigatrio) apt get -f dist-upgrade >> Para atualizar a distribuio

Potrebbero piacerti anche