Sei sulla pagina 1di 5

IV - NORMAS PARA FUNCIONAMENTO DE CLUBES, ACADEMIAS, SAUNAS E OUTRAS ATIVIDADES FSICO-DESPORTIVO-RECREATIVAS

As academias, clubes e outros estabelecimentos que ministrem aulas ou treinos de ginstica, dana, artes marciais, esportes, saunas e demais atividades fsico-desportivo-recreativas tem sua regulamentao sanitria com base na Lei n 10,361 de 10 de janeiro de 1997, Decreto n 3.150 de 25 de agosto de 1998 e o Cdigo Sanitrio Estadual e a legislao que regulamenta as profisses afins. Estes estabelecimentos necessitam de superviso e responsabilidade tcnica de um profissional de educao fsica, devidamente habilitado em graduao de nvel superior, Alvar Sanitrio dos locais que forem utilizados nas aulas e treinos. Com relao as artes marciais o instrutor deve ser credenciado por uma federao Estadual de Arte Marcial. Todos os alunos e freqentadores destes estabelecimentos devero possuir atestado mdico liberando-os para a atividade, os quais devem estar arquivados no estabelecimento e renovados anualmente. No artigo 2 do Decreto 3.150 de 25 de agosto de 1998 os estabelecimentos regidos por esta normativa so classificados: Estabelecimentos e/ou locais de lazer: balnerio, bar, bingo, boate, boliche, camping, casa de massagem, centro de convivncia, centro de convenes, cinema, circo, clube, colnia de frias, festas populares e folclricas, hotel fazenda, jardim pblico, jardim zoolgico, motel, museu, parque de diverso, parque aqutico, praa, praia, piscina, spa, sauna, shopping center, teatro, termas e outros congneres. Estabelecimentos e/ou locais de esporte: academia para esportes, hipdromo, kartdromo, piscina, pista de corridas, pista de patinao e demais estabelecimentos e/ou locais onde se desenvolva ou pratique atividades fsico-desportivo-recreativas.

Os produtos repositores hidroeletrolticos para praticantes de atividades fsica, classificados a seguir devem atender ao disposto na Portaria 222/98/SVS/MS: - Repositores energticos para atletas; - Alimentos proticos para atletas; - Alimentos compensadores para praticantes de educao fsica; - Aminocidos de cadeia ramificada para atletas. O termo de inspeo anexo, rene os requisitos tcnicos que devem ser observados no ato da inspeo com vistas liberao do Alvar Sanitrio.

Saunas As saunas so classificadas como midas e secas. A ao sobre o homem envolve relaxamento, vaso dilatao, abertura de poros e acelerao metablica. O tempo mximo de permanncia no deve ultrapassar 40 intercalando com duchas de gua fria ou mergulho em piscinas. Ingerir lquidos como gua, sucos, gua de cco, no ingerir bebidas alcolicas. necessrio a presena de ducha ao acessar as saunas e de escaninhos ou armrios para guarda de pertences. H possibilidade de disseminao de doenas, principalmente as dermatolgicas, como micoses (dedos dos ps, virilha e costas so as reas mais acometidas). Sauna mida Todo ambiente com sauna necessita disponibilizar ao usurio informao sobre sua utilizao e medidas de preveno quanto aos riscos de contaminao. O ambiente de sauna mida deve conter os seguintes requisitos: 2

- material de revestimento liso, lavvel, impermevel e resistente a desinfectantes, preferencialmente de cor clara; - colocao de respiro; - teto em declive. - uso de portas apropriadas para vapor (alumnio, ao inox e poliestireno plstica, com abertura para fora e com pegador sem acionamento de tranca).

Sauna seca ou gerador de calor A sauna seca um ambiente desenvolvido, a partir de um aparelho gerador de calor. O revestimento do ambiente em madeira necessrio para que o calor seja retido. Admitindo-se os seguintes materiais: Cedrinho, Mogno, Outros tipos de madeiras resistentes.

O aparelho dever ser instalado sobre tijolos refratrios. Estes tijolos servem tambm pra revestir a parede at a altura do aparelho gerador de calor. necessrio cerca de proteo no aparelho e porta de cedro, ralo, visor e puxador na porta com abertura para fora. O uso individual de toalhas e locais para guarda de pertences, bem como ducha ao acessar o ambiente de sauna correspondem as medidas de preveno de infeco. Durante o banho pode ser utilizado sabonetes individuais hidratantes.

1 Roteiro de Inspeo para Estabelecimentos e/ou Locais de Lazer e Estabelecimentos e/ou Locais de Esporte

1 ALVAR SANITRIO:

- INICIAL

- REVALIDAO

- NO POSSUI

2 CDIGO DAS ATIVIDADES:

3 RAZO SOCIAL:

4 CGC:

5 I.E.:

6 NOME FANTASIA:

7 ENDEREO:

8 BAIRRO:

9 DDD/TELEFONE:

10 MUNICPIO:

11 CEP:

12 TITULAR/RESPONSVEL:

DOS REGISTROS N ITEM AVALIADO 1 O estabelecimento onde se realiza aulas ou treinos de ginstica, dana esportiva, artes marciais, esporte supervisionado durante todo o horrio de funcionamento pelos professores de educao fsica, devidamente habilitados em graduao de nvel superior? Um profissional com a mesma habilitao tcnica citada, assina a responsabilidade tcnica? 2 Os praticantes de esportes e usurios do estabelecimento possui liberao mdica para atividade fsica e uso de sauna? 3 O estabelecimento teve projeto previamente aprovado no rgo sanitrio competente? Incluindo hidro-sanitrio? (verificar se existe documentao comprobatria) 4 O projeto inicial sofreu alterao, o fato foi informado ao rgo sanitrio competente para anlise tcnica? 5 O estabelecimento de esporte e/ou lazer est dotado de equipamentos, utenslios, materiais e instalaes para extino de incndios, de acordo com as normas exigidas pelo corpo de bombeiros? (verificar se existe documentao comprobatria) 6 O estabelecimento de esporte e/ou lazer possui instalao central de gs? Obedece as Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT)? (verificar se existe documentao comprobatria) 7 A responsabilidade tcnica do estabelecimento filial exercida por outro profissional de educao fsica? 4

SIM

NO

NA

REA FSICA E INSTALAO 8 A localizao do estabelecimento conveniente sob os aspectos fsico-higinico-sanitrio e ambiental? 9 As instalaes e equipamentos satisfazem os requisitos tcnicos e fsico-higinico-sanitrio para os fins estabelecidos? 10 As condies de aerao, iluminao, ventilao e internao esto de acordo com o projeto aprovado, trazem conforto higrotrmico e luminoso aos usurios? 11 Os equipamentos sofrem manuteno corretiva e preventiva sob registro? 12 Os equipamentos so higienizados regularmente e aps o uso, com produtos adequados? (O lcool deve ser a 70% para desinfeco) 13 As reas do estabelecimento possui materiais de revestimento do teto, piso e paredes liso, lavvel, de cor clara e resistente a desinfectantes? (Para sauna seca aceitar o revestimento em madeira conforme registros estabelecidos nesta apostila) 14 Existe sanitrios e vestirios para atender aos usurios com locais prprios para guarda de pertences e ducha antes de acessar sauna e piscinas? 15 Os resduos slidos so coletados em lixeiras adequadas providas com saco de lixo coletor e separados na fonte geradora? 16 Existe lixeira para acondicionamento externo do resduo gerado? A separao dos resduos adequada s normas sanitrias vigentes? 17 Existe rotina de limpeza e desinfeco das reas do estabelecimento? As reas encontram-se higienizadas? 18 Os equipamentos que entram em contato direto com o usurio so revestidos com material impermevel e encontram-se em perfeito estado de funcionamento e conservao? Observao:

NA No Aplicvel Autoridades de sade: Data:

Potrebbero piacerti anche