Sei sulla pagina 1di 16

10 dicas para cuidar melhor das suas orqudeas

Branca com pintas cor-de-rosa e amarela com manchas vinho so algumas das combinaes que estampam as novas orqudeas. As brancas que nos perdoem, mas as desenhadas so o novo hit para decorar
Texto Thas Lauton. Fotos Evelyn Mller

Vanda hbrida rosa

A sua orqudea pode manter-se vistosa e saudvel com poucos produtos qumicos, como revela a diretora de relaes pblicas da Aosp, Elza Kawagoe. s lanar mo de alguns ingredientes caseiros, como a canela em p e o sabo de coco, e ficar atento aos sinais que a planta d. Abaixo, alguns ensinamentos: 1. Prefira os vasos de barro aos de plstico. Apesar de serem mais caros, os primeiros tm mais porosidade e drenam melhor a gua. Se optar pelos plsticos, fique de olho nas regas para no encharcar demais a planta. 2. Se a base da orqudea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, preciso troc-la de moradia. Procure deix-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso. 3. Para acomod-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos esta a frente da orqudea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar. 4. Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo planta. Este ltimo precisa ser lavado com gua para tirar o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orqudea, esterilize a tesoura (com um maarico porttil ou no fogo). Deixe esfriar para depois us-la. Importante: repita a operao antes de mexer com outra orqudea para evitar a transmisso de doenas. 6. Quando descartar uma folha, passe canela em p no local do corte. O ingrediente um cicatrizante natural. 7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em gua por uma hora at que vire uma soluo concentrada, que deve ser diluda em gua. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, at que d resultado.

Vanda hbrida lils

Vanda hbrida branca e lils

Phalaenopsis hbrida estriada

Phalaenopsis hbrida estriada

8. Cochonilhas e pulges podem ser eliminados das folhas com sabo de coco. Use uma escova para esfregar as folhas. 9. Repare na colorao da folhagem. Se estiver escura, mude a orqudea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela ir florir. 10. Instale plaquinhas plsticas de identificao em suas orqudeas. Alm do nome da espcie, anote o perodo de sua ltima florao. A prxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentrao de fsforo.

Phalaenopsis hbrida pintada

Phalaenopsis hbrida rosa

Oncidium Twinckle Fraganci Fantasy

Oncidium Aloha ou chuva-de-ouro

Beallara

Oncidium lawrencianum

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI89536-16940,00DICAS+PARA+CUIDAR+DE+ORQUIDE.html

Como Cultivar Orqudeas


Neste artigo:
1. Introduo. 2. Aplicando a ecologia no cultivo. 3. Como plantar orqudeas. 4. Como multiplic-las. 5 . Onde deix-las? 6 . Cuidando das orqudeas.

Introduo
Apesar do grande nmero de espcies de orqudeas existentes, podemos falar do seu cultivo de forma generalizada. Mas claro, o bom senso sempre deve prevalecer, adaptando-se a cada situao.

No difcil cuidar
No se engane com a aparncia delicada das suas flores. "As orqudeas so muito mais rsticas

e fceis de cultivar do que parecem."


Voc quer iniciar uma pequena coleo de orqudeas, mas no sabe nem por onde comear? Comprou uma orqudea e no sabe cuidar dela? No se preocupe, pois isso normal, e ns te daremos todas as dicas necessrias para ter sucesso no cultivo.

Cultivo comercial de orqudeas Neste artigo, voc encontrar todos os passos, desde a escolha do vaso, plantio, multiplicao, at os cuidados necessrios para mant-las sempre bonitas.

Aplicando a ecologia no cultivo


Cultivar orqudeas no difcil, s precisamos como o local onde crescer melhor: na natureza. simples: "Entendendo seu ambiente natural, entendemos como devemos cultiv-las."

As orqudeas mais cultivadas so em sua grande maioria epfitas, por isso so nelas que ns nos focamos. As orqudeas epfitas vivem naturalmente sobre as rvores, sob a luz intercalada pelas folhas de sua copa, sob condies de luminosidade, umidade, temperatura e nutrientes ideais ao seu crescimento e florescimento.

Hbitat natural de uma orqudea epfita Para o cultivo das orqudeas epfitas (a grande maioria das espcies), devemos tentar alcanar as condies encontradas no ambiente natural da orqudea, alcanando seu melhor desenvolvimento.Para saber como escolher o local onde deix-las, clique aqui. Para entender melhor a ecologia das orqudeas, clique aqui. Aprenda a plantar uma orqudea no prximo tpico.

Onde deixar a sua orqudea


O principal fator que determina seu bom florescimento e desenvolvimento a luminosidade do local onde ela deixada.

A luz ideal
A luminosidade local deve ser semelhante que encontramos em seu hbitat natural. As orqudeas em geral exigem um local em meia-sombra. Deixar sob a copa de rvores uma boa opo, mas nem sempre isso possvel. Em grandes cultivos de orqudeas, so utilizados sombrites ou ripados, que geram bom resultado. A luminosidade ideal de 70% de sombra.

Grande orquidrio, mantido com sombrites

O sol da manh
Nas nossas casas, elas podem ser mantidas em locais onde bate sol direto em algum perodo do dia, de preferncia, com o sol da manh (Mas no necessariamente), podendo ser sob os beirais do telhado. Varandas e sacadas costumam serem bons locais para deixar as orqudeas.

"Resista tentao de deix-las dentro de casa por longos perodos, somente durante sua florao, se preferir."
Com a orqudea no seu devido local, devemos saber quais cuidados devemos tomar. Leia o prximo tpico para saber quais so esses cuidados.

Como plantar orqudeas


Plantar orqudeas mais simples do que parece, e ns te explicaremos tudo.

Em que vaso devo plantar?


Existem vrias opes disponveis no mercado, mas para as residncias, os mais fceis so os de barro cozido, preferencialmente furados nas laterais, para garantir boa drenagem e aerao. Os vasos de plstico so comercialmente melhores, devido sua leveza e facilidade de transporte, e podem tambm ser usados em casa com sucesso.

Como plantar as orqudeas?


Provavelmente sua orqudea j est plantada em um vaso, por isso, explicaremos mais sobre seu transplante (troca de vaso).

Passo-a-passo para plantar uma orqudea:

1. Retire a orqudea do vaso - Se possvel, divida-a em partes, conforme ser explicado na seo seguinte.

2. Lave as razes - Faa isso com cuidado, em gua corrente, sob uma torneira. Passe os dedos nelas, retirandose as razes mortas e fragmentos restantes. Mantenha as razes saudveis intactas.

3 . Adicione material de drenagem (opcional) - Coloque uma camada de brita, argila expandida ou mesmo isopor.

4 . Coloque o substrato - Deixe um pouco para completar depois da colocao da muda. Molhe-o bem no fim do processo.

5 . Acomode a muda - Acomode a planta em um dos cantos do vaso. Mantenha a brotao nova (base do maior pseudobulbo) voltada ao centro do vaso, para dar espao ao seu desenvolvimento.

6. Adube (Opcional) - Coloque uma pequena quantidade de adubo orgnico ou mistura na lateral do vaso.

Como fixar orqudeas em rvores?


muito simples. Basta amarrar a orqudea junto ao tronco no local desejado, adicionando um pouco de substrato temporrio (como o esfagno ou fibra-de-coco) amarrado junto. recomendvel a adubao foliar quinzenal. O mesmo procedimento tomado para prendermos em cascas de peroba.

Em que substrato plantar?


Apesar de parecerem, as orqudeas no so exigentes em substrato. Os substratos devem conter boa aerao, boa drenagem, fornecer nutrientes, manter a umidade e garantir a sustentao da planta, semelhante ao que ela encontra em seu hbitat natural.

Principais substratos para orqudeas:


Fibra de coco - um excelente material e muito barato. Ajuda na fixao da planta, fornece alguns nutrientes, permite boa aerao. Mas absorve pouca gua, aumentando a freqncia das regas necessrias. Antes do uso, deixe de molho por 1 dia na gua. Casca de pinus - Material relativamente barato, com caractersticas muito boas. Permite boa aerao e ajuda na fixao da planta devido sua rugosidade, tambm fornecendo alguns nutrientes. Tambm seca muito rpido, exigindo regas mais freqentes. Esfagno - obtido de musgos importados, sendo um material caro. Sua principal caracterstica a grande reteno de gua, podendo-se reduzir o nmero de regas. Tambm fornece grande quantidade de nutrientes.

Carvo - o carvo de churrasco, extremamente barato. Sua principal funo a de reter a umidade e garantir boa aerao.

Pedra britada ou argila expandida - So muito baratos e servem tanto para drenagem (no fundo dos vasos) como em mistura no substrato. Xaxim - Seu uso hoje proibido, pois era extrado de uma samambaia em extino da mata nativa brasileira. Era considerado o melhor substrato, com todas as boas caractersticas e bom fornecimento de nutrientes.

Faa sua mistura. Podemos juntar as boas caractersticas utilizando misturas dos materiais. Na
realidade, as orqudeas so to rsticas, que podemos plant-las at mesmo sem qualquer substrato, bastando adub-las e reg-las com freqncia.

Uma dica: Se quiser tentar suas prprias misturas, tente a mistura de casca de pinus com fibra-decoco, que tem dado bons resultados em diversos cultivos.

Como multiplic-las
Em geral a multiplicao das orqudeas muito fcil, basta seguir o nosso roteiro. Comercialmente so normalmente reproduzidas por sementes ou por micropropagao (tcnica de laboratrio), masno cultivo caseiro o mtodo mais utilizado a diviso de plantas adultas (ou diviso de rizoma). A diviso de rizomas a tcnica mais fcil e acessvel de multiplicao de orqudeas, j que as duas outras tcnicas exigem maior nvel de tecnologia e especializao, se tornando inviveis para cultivos domsticos.

J est na hora de dividir a minha orqudea?


Por via de regras, para a separao de rizomas ser feita de forma segura, a planta deve possuir ao menos 6 pseudobulbos (caules). Cada nova planta dever possuir inicialmente, ao menos 3 pseudobulbos para ter maior garantia de sobrevivncia. O melhor momento para dividi-las quando esto emitindo novos brotos.

Muda com 3 pseudobulbos recm-dividida

Passo-a-passo para a dividir sua orqudea:


1. Retire a planta do vaso original, tirando o substrato antigo das razes e lavando-as

em gua corrente, retirando as partes mortas com os dedos. 2. Com uma faca (de preferncia esterilizada no fogo), separe as plantas em mudas de 3 ou mais pseudobulbos, cortando seu rizoma 3. Plante as novas mudas em vasos com os substratos adequados, conforme oprocedimento explicado em como plantar orqudeas (veja o nosso guia clicando aqui).

Onde deixar a sua orqudea


O principal fator que determina seu bom florescimento e desenvolvimento a luminosidade do local onde ela deixada.

A luz ideal
A luminosidade local deve ser semelhante que encontramos em seu hbitat natural. As orqudeas em geral exigem um local em meia-sombra. Deixar sob a copa de rvores uma boa opo, mas nem sempre isso possvel. Em grandes cultivos de orqudeas, so utilizados sombrites ou ripados, que geram bom resultado. A luminosidade ideal de 70% de sombra.

Grande orquidrio, mantido com sombrites

O sol da manh
Nas nossas casas, elas podem ser mantidas em locais onde bate sol direto em algum perodo do dia, de preferncia, com o sol da manh (Mas no necessariamente), podendo ser sob os beirais do telhado. Varandas e sacadas costumam serem bons locais para deixar as orqudeas.

"Resista tentao de deix-las dentro de casa por longos perodos, somente durante sua florao, se preferir."
Com a orqudea no seu devido local, devemos saber quais cuidados devemos tomar. Leia o prximo tpico para saber quais so esses cuidados.

Cuidando das orqudeas


No h grandes segredos nos cuidados com as orqudeas. Aqui te daremos as principais dicas para o sucesso no cultivo de orqudeas.

Como regar? O modo mais fcil de matar uma orqudea molhando-a demais. Suas razes ficam sem

oxignio e morrem, e os fungos se proliferam de forma descontrolada. As regas devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana, dependendo do clima na poca. No siga risca regras do tipo "um copo de gua a cada 2 dias", pois isso no funciona bem! O melhor jeito testarmos enfiando o dedo no substrato. Cave levemente e sinta a umidade a cada 2 dias. Se ainda estiver mido, no regue, espere at secar. Regue at que a gua comece a escorrer por baixo do vaso. Para elas, melhor a falta ao excesso de gua. Para saber detalhes sobre as espcies mais populares de orqudeas clique aqui. Devemos reg-las de preferncia no incio da manh ou final da tarde, evite regar noite para no deixar as folhas molhadas durante toda noite. Saiba mais sobre como regar suas plantas.

Devo adubar minha orqudea?


Claro, ela precisa de nutrientes para crescer. O prprio xaxim ou fibra de coco fornecedor natural de vrios nutrientes. Mas cuidado: O exagero de adubo pior do que a falta. Se for colocar adubos no vaso, prefira os orgnicos ou as misturas, pois so mais seguros e eficientes.Podemos adubar colocando um pouco de adubo em um canto do vaso, na quantidade recomendada. No coloque o adubo prximo ao bulbo, pois ele pode "queim-lo". Esse adubo ir dissolver-se aos poucos, liberando nutrientes a cada irrigao. Os melhores para isso so os orgnicos, como a torta de mamona e a farinha de osso, mas podemos tambm usar misturas, como o "Bokashi", que pode ser encontrado em casas especializadas. Essas adubaes podem ter intervalos de 3 meses ou mais. A adubao foliar pode ser feita a cada 15 dias ou mais, com misturas prprias de adubo mineral, dissolvidos em gua e aplicados com borrifadores comuns. Procure em casas especializadas, h diversas formulaes, busque mais informaes na embalagem dos produtos. Cada adubo exige quantidades diferentes, portanto informe-se sobre a dose e forma de aplicao do adubo que voc comprar. Isso geralmente est escrito na embalagem.

Pragas e doenas
Poucas so as doenas que podem atacar as orqudeas, mas caso ataquem, pouco pode ser feito. Entretanto, existem formas de evitar o aparecimento de doenas nas plantas. Alguns insetos podem se tornar problemas, sendo os principais os pulges e as cochonilhas. Os pulges podem ser facilmente eliminados borrifando-se uma mistura de gua e detergente, ou mesmo inseticidas domsticos base de gua, como o "SBP". J as cochonilhas devem ser removidas manualmente, sob a torneira, raspando-se as folhas com uma escova macia (pode ser uma escova dental).

Quando renovar o vaso?


Quando a planta estiver excessivamente ramificada, ou com as razes muito grandes para o vaso, devemos efetuar a diviso da planta, ou pass-las a um vaso maior, pois suas razes j no possuiro mais espao para seu bom desenvolvimento. Lembre-se que muitas orqudeas criam razes fora do vaso mesmo que no esteja faltando espao, o que normal. Outro critrio trocarmos o vaso quando o substrato comear a drenar mal a gua, o que indica um excesso de razes. Podemos trocar nossa orqudea de vaso seguindo o nosso passo a passo Como plantar orqudeas. Agora, voc est pronto para comear seu prprio cultivo de orqudeas, sem maiores dificuldades.

Fonte: http://www.cultivando.com.br/orquideas_cultivo.html

Instrues gerais Voc s vai precisar saber o nome da orqudea que ganhou ou comprou (como ela, certamente, est florida anote o ms em que ela floriu), se ela de clima frio, temperado ou quente, se gosta de sombra ou de muita luz. Ao comprar sua orqudea procure comprar num lugar que lhe d as informaes bsicas necessrias citadas acima, tm pessoas que dizem os maiores absurdos para vender a orqudea e depois voc v sua planta definhando, morrendo e voc nem fica sabendo porqu.

Ventilao: coloque o vaso num lugar que tenha ventilao, mas no corrente de ar. Luminosidade: Coloque-o onde tenha muita ou pouca luz segundo suas necessidades (voc j se informou sobre isto quando comprou). Com poucas excees, no deixe a orqudea receber os raios solares diretamente, a no ser o das primeiras horas da manh Adubao: adube semanalmente ou quinzenalmente com um produto que tenha a formulao NPK 30-10-10 (no vou dizer o que isto pois voc no quer saber. Basta pedir na loja); 3 meses antes do ms previsto para a florao passe a aplicar uma formulao NPK 10-30-15; Depois que ela florir, no aplique mais nada at que comece a brotar de novo, neste caso voc aplica a 1a. frmula e comea tudo de novo; Rega: Para regar observe algumas poucas regras imprescindveis: se a planta estiver colocada em vaso, regue sempre que o composto (material onde ela est plantada) estiver seco a no ser que se trate de orqudeas terrestres ou dePhalaenopsis e de Cymbidium (que gostam de umidade); se ela estiver colocada em cachepot de madeira sem composto nenhum, s com carvo vegetal ou pedaos de cortia, pode ser regada todo dia e em dias de muito calor, de manh e de tarde. No outono/inverno, reduza o nmero de regas. Use uma quantidade de gua que seja suficiente para escorrer pelos orifcios dos vasos pois orqudea no gosta de ficar encharcada, portanto no coloque pratinho debaixo do vaso. Regue sempre nas primeiras horas da manh. Composto ou substrato: Com exceo das orqudeas terrestres (normalmente so estrangeiras, as brasileiras so, em geral, espcies de razes areas), elas no gostam de terra e precisam que suas razes fiquem bem arejadas, portanto no use terra ou p de xaxim, empregue o xaxim desfibrado, esfagno, carvo vegetal (no serve o de churrasqueira), piaava, coxim (casca de coco industrializada). Se ela for terrestre, no use terra preta pura, misture-a em partes iguais com xaxim desfibrado e areia lavada. Em qualquer hiptese coloque uma camada de pedra

brita, argila expandida ou cacos de vaso no fundo para que a gua possa drenar rapidamente. Uma pequena dica: Se voc mora em lugar quente, cultive Dendrobium phalaenopsis, Phalaenopsis, Vandas, Renanthera, Cattleya e Oncidium que so indicadas para este clima; Se voc mora em lugar de clima frio ou temperado, a variedade bem maior: Cattleya em geral, Oncidium, Miltonia, Sophronitis, Cymbidium, Dendrobium tipo nobile Se, apesar destas instrues, mesmo morando em lugar de clima quente, voc quiser comprar uma Sophronitis coccinea ou Cymbidium por causa de sua beleza ou, morando em clima frio, quiser comprar um vaso de Phalaenopsis ou Vanda teres, nem tente fazlas florir novamente, d para algum que more em lugar frio ou quente conforme o caso ou, na pior das hipteses, jogue fora quando acabar a florao e compre outra.

Boa Sorte !!!


Fonte: http://www.delfinadearaujo.com/beginner/iniciant.htm

Dicas de cultivo de orqudeas


Voc ama a natureza? Tem interesse especial pelas orqudeas? Tem pacincia para esperar um ano que uma planta floresa? Leia nossa matria especial e junte-se a ns. Seja um orquidfilo.

Cultivar orqudeas mais fcil do que se pensa


1. Na grande maioria, as orqudeas brasileiras so epfitas, isto , crescem presas s rvores, sem, contudo, roubar delas quaisquer nutrientes. As razes so usadas apenas para fixar a planta no caule das rvores. 2. Ao escolher o que vai cultivar, d preferncia a espcies adaptadas a sua regio. Como as orqudeas florescem apenas uma ou duas vezes por ano, interessante possuir vrias espcies diferentes (cujo ciclo de florao costuma ser tambm diferente). Isso aumenta as chances de ter sempre alguma planta florida. 3. No colete ou adquira plantas oriundas das matas, pois as orqudeas j foram bastante dilapidadas pelos mateiros e colecionadores gananciosos. Procure adquiri-las de empresas produtoras de mudas ou de orquidfilos que tenham plantas disponveis. 4. Irrigao: Mantenha o vaso mido, jamais encharcado. mais fcil matar uma orqudea por excesso do que por falta dgua. No colocar pratinho com gua debaixo do vaso, pois as razes podero apodrecer. Molhe abundantemente duas ou trs vezes por semana, deixando a gua escorrer totalmente. Nos outros dias, basta vaporizar as folhas de manh cedo ou no final da tarde, quando a planta no estiver sob o sol. 5. Luminosidade: Instale suas plantas em locais onde elas possam ser banhadas pelo sol no horrio da manh (at as 9 horas) ou no final da tarde (depois das 16 horas). Se a planta no tomar sol, ela no vai florescer. As orqudeas podem ser fixadas tambm no tronco de rvores, desde que estas no tenham uma sombra muito densa, como as mangueiras. O problema que, quando florescerem, elas no podero ser levadas para dentro de casa. Alis, recomendvel manter os vasos, o mximo possvel, na mesma posio e local. 6. Ventilao: As orqudeas necessitam de locais arejados. Evitar, porm, a ventilao muito forte. 7. Adubao: Utilize um desses adubos foliares (lquidos) que se encontram na seo de jardinagem de todos os supermercados. Adicionar algumas gotas gua com que ser feita a vaporizao, no caso de usar pequenos pulverizadores. Procure molhar sobretudo a parte inferior das folhas de sua orqudea, pois a que se encontram os estmatos, que absorvem gua e nutrientes. 8. Pragas e doenas: Se as plantas forem cultivadas de uma forma adequada, elas estaro mais resistentes a pragas e doenas. Se no houver excesso de umidade, por exemplo, dificilmente os fungos iro atacar. De qualquer modo, previna-se. Um dos grandes inimigos de nossas orqudeas so as cochonilhas. Esses pequenos organismos sugam a seiva da planta e podem mat-la se no forem combatidos. Quem possui poucas plantas pode cat-los, um a um, antes que se propaguem. No caso de uma coleo maior, haver necessidade de apelar para os defensivos. D preferncia s frmulas

naturais, pois os produtos qumicos industrializados costumam ser to prejudiciais s plantas quanto a quem as cultiva. recomendvel consultar uma pessoa que tenha experincia com produtos naturais. 9. Anote o nome da espcie de sua orqudea numa plaqueta. Tambm interessante atribuirlhe um cdigo (numrico ou alfanumrico, como queira), para facilitar a identificao no caso de uma coleo de mdio ou grande porte. Um desafio que os orquidfilos enfrentam memorizar o nome de suas plantas, quase todos em Latim ou latinizados raramente as orqudeas tm nomes populares. Mas isto termina se tornando um excelente exerccio de memria. Desenvolva igualmente o hbito de anotar a data da florao de cada planta. Se ela no voltar a florescer na mesma poca, no ano seguinte, isto pode ser um sinal de alerta: talvez ela esteja com algum problema. Examine, ento, as condies de irrigao, luminosidade, ventilao 10. Freqente uma associao de orquidfilos. o local mais apropriado para trocar idias, tirar dvidas sobre o cultivo de orqudeas e, de quebra, fazer novas amizades. Procure tirar proveito do convvio com os orquidfilos mais experientes. Na grande maioria, eles adoram repartir seus conhecimentos (conhecimentos que, alis, sero sempre incompletos, pois, em se tratando de orqudeas, eternamente, todos tm algo para aprender).

Fonte: http://www.orquidofilos.com/dicas-de-cultivo

Potrebbero piacerti anche