Sei sulla pagina 1di 4

NCLEO CELULAR A descoberta do ncleo celular O pesquisador escocs Robert Brown (1773-1858) considerado o descobridor do ncleo celular.

. Embora muitos citologistas anteriores a ele j tivessem observado ncleos,no haviam compreendido a enorme importncia dessas estruturas para a vida das clulas. O grande mrito de Brown foi justamente reconhecer o ncleo como um componente fundamental das clulas. O nome que ele escolheu expressa essa convico: a palavra ncleo vem do grego nux, que significa semente. Brown imaginou que o ncleo fosse a semente da clula, por analogia aos frutos. Hoje sabemos que o ncleo o centro de controle de controle das atividades celulares e o arquivo das informaes hereditrias, que a clula transmite s suas filhas ao se reproduzir. Clulas eucarionte e procarionte O ncleo est presente nas clulas eucariontes,mas ausente nas procariontes. Na clula eucarionte, o material hereditrio est separado do citoplasma por uma membrana a carioteca (envoltrio nuclear), enquanto na clula procarionte o material hereditrio se encontra mergulhado diretamente no lquido citoplasmtico.

Variaes quanto ao ncleo celular Geralmente, cada clula apresenta um nico ncleo, mas existem aquelas que possuem mais de um. Protozorios ciliados, por exemplo, tm dois ncleos: um de pequeno tamanho, o microncleo, e outro maior, o macroncleo. Algumas clulas podem ser multinucleadas, como o caso das fibras musculares estriadas, as longas clulas de nossos msculos esquelticos. Outras no apresentam ncleos na fase adulta. Uma hemcia do sangue dos mamferos, por exemplo, tem ncleo enquanto ainda jovem e est na medula dos ossos, onde se forma, mas o perde pouco antes de entrar na corrente sangunea.

Os componentes do ncleo celular O ncleo das clulas que no esto em processo de diviso apresenta um limite bem definido, devido presena do envoltrio nuclear (carioteca ou membrana nuclear), visvel apenas ao microscpio eletrnico. A maior parte do volume nuclear ocupada por uma massa filamentosa denominada cromatina. Existem ainda um ou mais corpos densos (nuclolos) e um lquido viscoso (cariolinfa ou nucleoplasma). Ncleo Celular Nuclolo Envoltrio Nuclear

Poros Nucleares

Cromossomos

Cromatina

Envoltrio nuclear: um envoltrio formado por duas membranas lipoproteicas cuja organizao molecular semelhante das demais membranas celulares. Entre essas duas membranas existem um estreito espao, chamado cavidade perinuclear. A face interna do envoltrio se comunica com o retculo endoplasmtico e, muitas vezes, apresenta

ribossomos aderidos sua superfcie. O espao entre as duas membranas nucleares uma continuao do espao interno do retculo endoplasmtico. O envoltrio perfurado por milhares de poros, atravs dos quais determinadas substncias entram e saem do ncleo, esses, so mais do que simples aberturas, em cada poro existe uma complexa estrutura proteica que funciona como uma vlvula, abrindo-se para dar passagem a determinadas molculas e fechando-se em seguida. Dessa forma, o envoltrio pode controlar a entrada e a sada de substncias. Na face interna do envoltrio encontra-se a lmina nuclear, uma rede de protenas que lhe d sustentao. A lmina nuclear participa da fragmentao e da reconstituio do envoltrio, fenmenos que ocorrem durante a diviso celular.

Membrana nuclear externa Poro Nuclear

Citoplasma Envoltrio Nuclear Membrana nuclear interna Ncleo Lmina Nuclear Cavidade Perinuclear

Cromatina x cromossomo: a cromatina um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molcula de DNA associada a molculas de histonas, um tipo essencial de protena. Os cromossomos so diferenciados da cromatina apenas pelo estado morfolgico, ou seja, a cromatina est presente em clulas que no esto em processo de diviso celular e se encontra descondensada e os cromossomos, encontram-se em clulas em processo de diviso e so condensados. Nuclolo: so corpos densos e arredondados, constitudos por protenas, gros de ribonucleoprotenas (RNA associado protenas) e um pouco de DNA. O nuclolo o local onde so fabricados os ribossomos. Cariolinfa ou nucleoplasma: lquido viscoso semelhante ao citoplasma, dando estrutura ao ncleo e protegendo o material gentico (cromatina e cromossomo) ai encontrados.

Membrana plasmtica: uma pelcula que envolve a clula. Alm de protegla, essa pelcula permite a troca de substncias entre clula e o exterior. A membrana plasmtica desempenha, assim, uma funo importante na nutrio celular. Citoplasma: O citoplasma tem o aspecto gelatinoso e nele que ficam estruturas (organelas) responsveis por diversas funes vitais da clula. Ncleo: um corpsculo geralmente situado no centro da clula. Nele se localizam os cromossomos (material gentico) responsveis pela hereditariedade. Sua funo controlar a reproduo e as atividades da clula. Nos seres mais simples, o material gentico est espalhado no citoplasma. Nesse caso dizemos que a clula procarionte. As bactrias so organismos procariontes. Nos organismos mais complexos, o material gentico est separado do citoplasma pela membrana nuclear (a carioteca), formando assim um ncleo verdadeiro. Esses organismos so chamados de eucariontes.

Dentre as organelas celulares mais importantes destacam-se:


Mitocndrias: organela responsvel pela gerao de energia na clula; Ribossomo: organela responsvel pela produo das protenas utilizadas pela clula, atuando sempre em grupo (polissomo); Lisossomo: responsvel pela digesto intracelular; Carioteca: membrana que cerca o ncleo contendo o material gentico (DNA) em clulas eucariontes;

Potrebbero piacerti anche