Sei sulla pagina 1di 63

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO

HDEN DE SOUSA BARROS MARCELO OLIVEIRA

TECNOLOGIA WIRELESS (WLANS)

Belm 2005

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO

HDEN DE SOUSA BARROS MARCELO OLIVEIRA

Tecnologia Wireless (WLANS)

Monografia apresentada obteno

de do

concluso requisito de grau

de final

curso para em

como

Bacharel

Engenharia da Computao. Orientador Prof. : Emlio Arruda

Belm 2005

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZNIA CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAO

HDEN DE SOUSA BARROS MARCELO OLIVEIRA

TECNOLOGIA WIRELESS(WLANS) Esta monografia foi julgada adequada para a obteno do Grau de Bacharel em Engenharia da computao, e aprovada na sua forma final pelo Instituto de Estudos superiores da Amaznia.

DATA:____/____/____ CONCEITO:_____ ________________________________________, Prof MSc. Emlio Arruda (Orientador) Instituto de Estudos Superiores da Amaznia IESAM _________________________________________, Prof MSc. Instituto de Estudos Superiores da Amaznia IESAM __________________________________________, Prof. Dr. Dionne Cavalcante Monteiro (Coordenador) Instituto de Estudos Superiores da Amaznia IESAM

Belm 2005

Dedico este, primeiramente Deus, meus pais,minha famlia, e todos aqueles que contriburam para o sucesso desta monografia,bem como a compreenso e apoio de todos. Hden Barros Agradeo primeiramente Deus, aos meus pais, a minha famlia, a minha namorada, e todos que contriburam para o sucesso desta monografia, bem como o apoio e a compreenso de todos. Marcelo Oliveira

AGRADECIMENTOS

Deus, por estar sempre ao nosso lado, nos momentos difceis e belos, e por ser aquele que mais acredita em ns. nossas famlias, por nos dar todo o suporte, sempre motivando- nos para que consegussemos concluir o trabalho. Ao nosso orientador, Emlio Arruda., pela sua orientao, compreenso e por estar sempre fazendo com que fizssemos um bom trabalho. professora, Lorena Trescastro, pela dedicao e ateno. Empresa Amazon Corporation pela ajuda e disponibilidade em fornecer informaes internas para este trabalho. Biblioteca do IESAM por ter incentivado e contribudo em todas as fases do trabalho. todos nossos amigos, que nos apoiaram, dando muita fora e ateno nos momentos que mais necessitvamos.

RESUMO

Este trabalho, engloba a Tecnologia Wireless, mais especificamente as WLANS(Wireless Local Area Network), tm como objetivo maior o estudo e a divulgao da tecnologia. Neste estudo foi pesquisado e descrito o funcionamento das WLANs, englobando seu conceito, faixa de freqncia de operao, modulao, tipos de topologia, padres atuais e futuros, bem como suas caractersticas. feita uma explanao sobre o mercado atual das WLANs, os tipos, perspectivas, vantagens e desvantagens. As solues tcnicas desenvolvidas ou em processo de desenvolvimento para as redes locais sem fio, mostram um pouco do que ser as WLANs no futuro, assim como a anlise realizada na segurana das WLANs, seus equipamentos, protocolos, softwares, vulnerabilidades, perspectivas e dicas de precauo. Ainda que a teoria tenha toda a sua importncia, a prtica fundamental, e a mesma demonstrada com resultados de testes de laboratrios, com o uso de alguns softwares, e um estudo prtico sobre o provedor Amazon Corporation, e sua Internet via rdio, sua estrutura, estatsticas de trfego, mtodos de segurana,entre outros. Palavras-chave: WLAN; Wireless; Tecnologia.

ABSTRACT

This work, to treat the Technology Wireless, more specifically the Local WLAN'S(Wireless Area Network), has as objective greater the study and the spreading of the technology. In this study the functioning of the WLAN's was searched and described, to involve its concept, current and future band of frequency clock, modulation, types of topology, standards, as well as its characteristics. A communication on the current market of the WLAN's, the types is made, perspectives, advantages and disadvantages. The solutions techniques developed or in process of development for the local nets without wire, show a little of that it will be the WLAN's in the future, as well as the analysis carried through in the security of the WLAN's, its equipment, protocols, softwares, vulnerabilities, perspectives and tips of precaution. Still that the theory has all its importance, the practical one is basic, and the same one is demonstrated with results of tests of laboratories, the use of some softwares, and a practical study on the Amazon Corporation, and its InterNet saw radio, structure, statisticians of traffic, methods of security, among others. Palavras-chave: WLAN; Wireless; Technology.

LISTA DE FIGURAS

SUMRIO
2.1.2- WLAN ( Wireless Local Area Network).........................................................................................12

1 INTRODUO As WLANs surgem como uma nova tecnologia de redes de computadores, tendo o seu funcionamento semelhante s redes de computadores com fio. Por meio de rdio freqncia ou infravermelho que as WLANs estabelecem a comunicao entre os computadores e dispositivos da rede, ou seja, sem necessitar de cabos ou fios. As informaes so transmitidas atravs de ondas eletromagnticas e vrias conexes podem existir em um mesmo ambiente sem que uma interfira na outra, possibilitando a existncia de vrias redes em um mesmo local. Tendo que ter apenas a diferena nas freqncias que devem ser incomuns. Atravs de algumas ferramentas, possvel at mesmo interconectar estas redes.(ALECRIM, 2004). Com a grande evoluo das redes de computadores, e a necessidade cada vez maior de comunicao e mobilidade, a tecnologia wireless apresenta - se propiciando aos usurios a interao que tanto se esperava. Neste trabalho ser mostrada a existncia dos diferentes tipos de redes wireless( WWAN, WMAN, WLAN e WPAN), com o enfoque

10

principal sobre as WLANs. Basta ter um ponto de acesso, com computadores dotados de placas wireless com o mesmo padro(Ex: 802.11b) ou compatvel. E tambm a mesma configurao de rede para que haja uma comunicao no nvel WLAN. Em um modo resumido podemos dizer que para se montar uma WLAN basta apenas isso, mas existem vrios outros detalhes que so necessrios levar em considerao e sero explanados nos prximos captulos. As WLANs so analisadas no segundo captulo conforme sua tecnologia, exemplo disto a sua modulao que dividida em dois tipos(OFDM e DSSS), a mesma possui uma grande importncia, e ser responsvel por como os dados sero transmitidos . Alm disso, neste captulo, sero mostrados os tipos de topologia, a estrutura de funcionamento e seus principais componentes, os padres mais utilizados e os que ainda esto em desenvolvimento. Os padres possuem uma fundamental importncia, pois o padro utilizado na rede, definir a velocidade de transmisso, alcance, freqncia,e vrios. No Terceiro Captulo, ser abordado o mercado das WLANs, que atualmente classificado em trs itens: Mercado Corporativo, Residencial e Pblico. O mercado analisado de forma enftica, onde verificado o que h de melhor, suas tendncias, focos de atuao, entre outros. Em seguida so apresentadas as solues tcnicas das WLANs. Algumas das principais inovaes e solues para problemas wireless, esto descritos neste captulo. Empresas como a 3Com, trabalham no desenvolvimento dessas solues, possibilitando uma evoluo significativa nesta rea. No Quinto Captulo, a segurana das WLANs vista de forma enftica. O protocolo de segurana WEP foi o primeiro adotado e ainda muito utilizado nos dias de hoje, contudo vem perdendo espao por apresentar algumas vulnerabilidades. Devido a isso, o WPA surgiu como uma soluo para corrigir as falhas do WEP. Alm desses protocolos de segurana, h outros mais novos, como o WPA2 e Radius, que sero esboados neste captulo. A segurana das WLANs, possui uma codificao de chaves, ou seja, quanto maior a codificao, mais segura ser a criptografia, pois a combinao de cdigo ser maior, e esse nmero de chaves depende do tipo de protocolo de segurana, conforme a descrio que ser realizada futuramente. Aps isso, depois de vrios testes de laboratrio realizados no IESAM e Amazon Corporation, sero mostrados os resultados e estatsticas, como base para experincias e um mapeamento para a evoluo da tecnologia wireless. Os testes realizados no Iesam, vai desde a configurao de rede, do Access Point ou Ponto de Acesso, a configurao da placa de rede sem fio at a utilizao de softwares. O Provedor de Internet Amazon Corporation disponibilizou a sua Internet via rdio para esse estudo, baseado na sua infraestrutura e estatsticas dos edifcios que fazem parte do escopo da Amazon.

11

Este trabalho, tem como objetivo possibilitar ao leitor uma viso mais ampla do que realmente significa o termo Wireless, mais especificamente as WLANs. E com isso, levar esta tecnologia a outras pessoas, para que enfim, haja cada vez mais uma popularizao e evoluo das WLANs, o que representar mais mobilidade, conforto e modernidade para o segmento de redes de computadores.

CAPTULO 2- TECNOLOGIA WIRELESS(WLAN) 2.1 TIPOS DE REDES WIRELESS A Tecnologia Wireless dividida em quatro categorias, de acordo com o seu alcance e suas peculiaridades, elas sero apresentadas nos prximos tpicos, de forma resumida, sendo que ser abordada mais profundamente as WLANS. 2.1.1- WPAN (Wireless Personal Area Network) uma Tecnologia Wireless que possui um alcance pequeno, suportando at dezenas de metros, contudo se trata apenas de um alcance por volta das pessoas, dando origem ao nome Personal.

12

O padro mais utilizado no momento por esta tecnologia o IEEE 802.15.1. , mais conhecido como Bluetooth,sendo que existem outros dois padres: o 802.15.3(UWB) e 802.15.4(ZigBee).

2.1.2- WLAN ( Wireless Local Area Network) As WLANS englobam o padro IEEE 802.11x., as chamadas redes sem fio locais, que sero abordadas neste trabalho. Estas redes locais sem fio so implementadas como extenso ou alternativa para redes convencionais fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexvel, de fcil configurao e com boa conectividade em reas prediais ou de campus. Dependendo da tecnologia utilizada, rdio freqncia ou infravermelho, e do receptor, as WLANs podem atingir distncias razoveis. Com isso, as WLANs combinam a mobilidade do usurio com a conectividade a velocidades elevadas de at 155 Mbps, em certas ocasies. As redes locais sem fio j so uma realidade em vrios ambientes de redes, principalmente naqueles que requerem mobilidade dos usurios. As aplicaes so as mais diversas e abrangem desde aplicaes mdicas at ambientes de escritrio ou de fbrica. Elas tm sido usadas tambm em campus de instituies de ensino, prdios comerciais, resorts, aeroportos, condomnios residenciais, transaes comerciais e bancrias e at mesmo em regies onde no possvel atravessar cabos, como por exemplo, em construes antigas ou tombadas pelo patrimnio histrico. Mesmo com as limitaes em relao a cobertura geogrfica, pode-se aumentar a abrangncia da rede sem fio fazendo uso de vrios sistemas de distribuio interconectados via rede com fio, num esquema de roaming entre microclulas, semelhante a um sistema de telefonia celular convencional. Com o uso de portadoras de rdio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicao de informaes entre os pontos da rede. Os dados so modulados na portadora de rdio e transmitidos atravs de ondas eletromagnticas. Mltiplas portadoras de rdio podem coexistir num mesmo meio sem que uma interfira na outra. Assim, para extrair os dados o receptor sintoniza numa freqncia especfica e rejeita as outras portadoras de freqncias diferentes. H um fator de grande importncia para a continuidade dos projetos wireless, que a facilidade de instalao aliada ao menor custo devido reduo de gastos em relao s redes tradicionais. Por exemplo, materiais (fiao) e servios que muitas vezes envolvem mudanas na estrutura fsica dos locais a serem instalados. A burocracia enfrentada muitas vezes na instalao das redes tradicionais com fio minimizada nos projetos com redes

13

wireless, uma vez que a interveno no meio fsico muito menor e na maioria das vezes imperceptvel. Com a ausncia de cabos ou fios, permite que os aparelhos sejam transportados ao mesmo tempo em que so utilizados, proporcionando assim um maior dinamismo operacionalidade do sistema. 2.1.3- WMAN ( Wireless Metropolitan Area Network) So as Redes Sem Fio Metropolitanas, alcanando distncia entre 6 e 15 Km. Tendo como componentes, o WiMAX, o 4G Proprietrio e o Mobile- fi. Com padro concernente famlia 802.16x. O WiMAX( Wireless Maximum), tem como objetivo compatibilizar e interoperar os sistemas e dispositivos do padro IEEE 802.16x. Trabalhando nas freqncias de :2.3, 2.4, 2.5, 3.5 e 5 Ghz. Sendo dividido em padro fixo(802.16d) e mvel(802.16e). O Acesso Sem Fio de Banda Larga Fixa(802.16d), possui uma operao dentro da faixa de 2 11Ghz de freqncia, enquanto o Acesso Sem Fio de Banda Larga Mvel(802.16e) trabalha na faixa de 2 6 Ghz. 2.1.4- WWAN (Wireless Wide Area Network) So Redes Sem Fio de Longa Distncia, a qual est inserida as telecomunicaes, com alguns servios de dados e servios de voz. Dentro deste grupo esto padres como: TDMA, CDMA, EDGE, UMTS, GSM/GPRS, CDMA 2000 -1xRtt e CDMA 2000 1xEV- DO. Abaixo uma ilustrao da diviso entre os tipos de Wireless, mostrando que o funcionamento semelhante aos tipos de redes convencionais(LANS, MANS e WANS), com a diferena de que o acesso sem fio e que existe a mobilidade:

14

WWAN

WMAN

WLAN

WPAN

Figura 1: Tipos de Rede Wireless Fonte: Dados da Pesquisa

2.2 WLANS Uma WLAN(Wireless Local Area Network) uma rede local sem fio, sendo uma nova forma de implementao para os tipos de redes existentes. Mesmo sendo redes locais, esta tecnologia pode ser usada para redes de acesso Internet, as conhecidas redes WI-FI (Wireless Fidelity).(BUDRI, 2005) A transmisso de dados das WLANS geralmente realizada atravs de sinais de Radio Freqncia e Infravermelho dispensando a conexo via cabo.A tecnologia utilizada pela WLAN possibilita a comunicao de informaes integrada mobilidade dos usurios dentro do alcance da cobertura da rede. As WLANs permitem o alcance de grandes taxas de dados de dezenas a algumas centenas de metros de distncia, no deixando a desejar nada para uma rede convencional. Exemplificamos o padro IEEE 802.11b, que transmite informaes a taxas de Mbit/s, em uma rea nominal de 100 metros. 2.3 MODULAO Neste tpico, so mostradas as duas principais modulaes utilizadas atualmente pelos protocolos das Redes Sem Fio Locais. at 11

15

2.3.1- OFDM(Orthogonal frequency-division multiplexing) uma tcnica que transmitie os dados de acordo com o FDM(Multiplexao por Diviso de Freqncia) , no qual os vrios sinais que so enviados , passam por diversas freqncias . Essa tcnica possui uma tecnologia de difcil implementao, contudo ela bastante utilizada, um bom exemplo est em sistemas digitais, o que facilita o processo de codificao e decodificao de sinais. Sendo aplicada em tecnologias, como a de "broadcasting" e alguns tipos de redes de computadores. Como grande caracterstica em relao ao desempenho, existe a sua iseno de multi- percursos, os responsveis pelos famosos "fantasmas" da televiso analgica. Na figura abaixo, como se pode ver, apresenta um canal de dados,que est dividido em vrias freqncias representadas cada uma por uma cor diferente(cores iguais, significam frequncias iguais), e em cada faixa de freqncia passam os sinais que so enviados. Esta ilustrar o funcionamento da modulao OFDM que funciona semelhantemente ao FDM.

CANAL TOTAL DE DADOS

CANAL CANAL DEDICADO DEDICADO (20 Khz) (2 Khz)

CANAL DEDICADO (2 Khz)

CANAL DEDICADO (20 Khz)

CANAL DEDICADO (20 Khz)

TRFEGO DE DADOS

Os Dados vo ser roteados por um canal dedicado de acordo com a sua freqncia .

Figura 2: OFDM(Orthogonal frequency-division multiplexing)

16

Fonte: Dados da pesquisa

2.3.2- DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) uma tcnica de modulao, a chamada Spread Spectrum que cria um padro redundante de bits para cada bit que se transmite. . O padro de bits, possibilita aos receptores reter sinais que no acessam o mesmo padro, dentro disso esto os rudos ou interferncias. Este padro de bits possui duas funes de grande importncia. Uma que localiza as informaes, que o receptor reconhece, como integrante de um transmissor especfico, ento o transmissor gera o padro de bits e somente os receptores que possuem o acesso ao cdigo podem ter acesso aos dados. A outra funo, aquela em que o padro de bits, espalha as informaes pela largura de banda que est livre. Quanto maior o padro de bits, mais eles necessitam de uma largura de banda mais acentuada, porm os mesmos possibilitam uma maior probabilidade de reabilitar os dados originais. Mesmo que um ou mais bits fossem prejudicados durante a transmisso, a tecnologia inserida no rdio recupera as informaes de origem, atravs de tcnicas de estatstica, sem precisar transmitir novamente. Segundo (O que DSSS..., 2005), As WLANs 802.11b utilizam DSSS e mostram uma maior transferncia de dados do que a contraparte FHSS, devido menor sobrecarga do protocolo DSSS. 2.4 TOPOLOGIA A topologia de uma WLAN IEEE 802.11 tem como elementos os seguintes tens: -BSS - Basic Service Set: Corresponde a clula de comunicao da rede. Onde esto localizadas as STA's que so os clientes da rede. Alm destes, esto localizados no interior de um BSS, o ponto de acesso ou access point. -AP - Access Point: o n que coordena a comunicao entre os clientes da rede dentro da clula de comunicao da rede(BSS). Os Access Points ou Pontos de acesso, possuem uma funcionalidade importante que a de disperso do sinal para os usurios, e tambm para outros pontos de acesso localizados na mesma rede(TANENBAUM, 2004). Se um Ponto de Acesso no conseguir estender seu sinal para todos os seus usurios, uma segundo dispositivo poder ser uma espcie de repetidor do primeiro, o que dispensar a utilizao de um cabo ethernet para outra conexo.Com isso, o ponto de acesso substitui o uso de antenas para um alcance um pouco maior. Seu funcionamento pode ser utilizado

17

como uma ponte de comunicao entre a rede convencional e a rede sem fio. Um grande exemplo este ilustrado abaixo, como se pode perceber, que o mesmo possui entradas RJ45, possibilitando acesso uma rede Ethernet que alcana at 100 Mbps.

Isso faz com que a rede ganhe em versatilidade e custo, quando o usurio pode adaptar pontos cabeados WLAN, quando a mobilidade no for a prioridade. -ESS Extended Service Set: Corresponde ao Conjunto de clulas de comunicao da rede onde os Pontos de Acesso(AP) esto ligados a uma rede convencional. Com isso os clientes da rede podem interagir de uma clula de comunicao BSS para outra sem deixarem de estar conectados rede.Este processo chamado de Roaming. Abaixo a imagem do funcionamento da ESS, a comunicao entre as clulas ou BSSs, onde ficam as estaes ou clientes de rede e os pontos de acesso, formando assim a ESS.

Figura 3: Ponto de acesso Fonte: (TUTORIAL, 2005)

18

Figura 4: ESS(Extended Service Set) Fonte: Dados da pesquisa

- DS - Distribution System o backbone da WLAN, atravs do mesmo possvel a comunicao entre os pontos de Acesso. Ele funciona como uma ponte entre os pontos de acesso, podendo conectar vrios ao mesmo tempo, interligando vrias WLANs - STA - Wireless LAN Stations So as vrias estaes ou clientes da rede.Que atravs dos Pontos de Acesso ou Access Points se comunicam. Abaixo a figura, mostra como ocorre a interao entre os elementos da topologia 802.11.

19

DS

AP1-Acess Point

AP2-Acess Point

STA STA
REA DE ENLACE

BSS

BSS

ESS
Figura 5: Topologia Fonte: Dados da pesquisa

Os clientes de rede(STAs) se comunicam atravs dos pontos de acesso, e com isto, forma um BSS(Basic Service Set). Os pontos de acesso, se comunicam um com outro, utilizando um canal de comunicao ou backbone de WLAN denominado DS(Distribution System). Um BSS pode se comunicar com outro BSS, atravs de um enlace, essas clulas ou BSSs formam um conjunto, incluindo tambm o backbone de WLAN, que denominado ESS(Extended Service Set). 2.5 CONFIGURAO H dois tipos de configuraes para uma WLAN, que so: 2.5.1- Ad-hoc mode Independent Basic Service Set (IBSS) O estabelecimento da comunicao entre as estaes da rede realizado sem precisar de um Ponto de acesso e de uma rede fsica para a conexo destas estaes. O que faz com que haja mais flexibilidade dentro de uma rede local sem fio, contudo, este

20

modo no permite rede ter certos recursos que uma mesma rede teria se utilizasse um ponto de acesso. 2.5.2- Infrastructure mode Infrastructure Basic Service Set H Pontos de Acessos fixos conectando a rede sem fio rede convencional fazendo o estabelecimento da comunicao entre os vrios clientes da rede. Com o ponto de acesso possvel juntar duas plataformas, uma sem fio e outra com fio. Outra vantagem desse tipo de configurao, que o ponto de acesso, pode fazer a segurana da WLAN e configur- la da forma mais conveniente. 2.6 PADRES Os padres so aqueles protocolos utilizados para as WLANs, cada um possui a sua peculiaridade, sendo que os padres a,b e g, so os que esto em atividade, os demais passam por fase de desenvolvimento e testes. 2.6.1- 802.11a um padro que possui a operao na banda de freqncia de 5 GHz com velocidade de at 54 Mbps. Com potncias de de 50mW, 250mW e 800mW. A modulao utilizada a OFDM, o que faz com que este padro se adapte bem a escritrios ou lugares fechados. Alm do que, possui a vantagem em relao a freqncia, evitando interferncias com outros equipamentos. 2.6.2- 802.11b Esse padro opera na faixa de freqncia de 2.4 Ghz, tendo como banda a ISM(Industrial, Scientific and Medical Band). Utiliza a modulao DSSS(Direct Sequence Spread Spectrum), para os canais de rdio freqncia, possibilitando grandes taxas de velocidade para distncias de at 50 metros em lugares fechados e 300 em lugares abertos. A sua taxa de transferncia de no mximo 11 Mbps. 2.6.3- 802.11d o padro que vem sendo visado no desenvolvimento de dispositivos que definem o funcionamento da 802.11 WLAN em locais que o protocolo atual no suporta, ou seja, foi construdo para locais que no estejam no eixo dos cinco grandes domnios regulatrios

21

(EUA, Canad, Europa, Japo e Austrlia). O 802.11d possui um quadro estendido, onde esto campos com dados dos pases, parmetros de freqncia e tabelas com parmetros. 2.6.4- 802.11e um padro que vem com melhorias em relao ao protocolo 802.11, possuindo compatibilidade com o 802.11a e 802.11b.Essa evoluo se d na ordem da sua capacidade multimdia com funcionalidades como a qualidade de servios e segurana. Com isso, ficar melhor prover vdeo e udio sobre demanda, servios de acesso internet com uma alta taxa de velocidade e Voz sobre IP(Mais conhecido como VoIP- Voice Over Internet Protocol).Possibilitando aos usurios uma grande vantagem em relao a tecnologia atual. Segundo (I.E.E.E , 2004),
A

chamada QoS o principio para a funcionalidade do

802.11e, dando segurana para aplicaes a tempo com udio e vdeo. 2.6.5- 802.11f Esse padro tem como novidade o desenvolvimento do Protocolo de Acesso entre Pontos, que vem sendo criado devido ao fato da proibio de Roaming( que a interao entre BSSs sem deixar de se conectar rede local), entre os Pontos de Acesso(AP) de diferentes fabricantes. 2.6.6- 802.11g Esse padro especifica o MAC e a camada fsica. A taxa de transmisso bem maior que o do 802.11b, podendo alcanar at 54 Mbps, com a modulao OFDM(Orthogonal Frequency Division Multiplexing). O 802.11g utiliza um protocolo estendido, fazendo com que haja uma compatibilidade com o 802.11b, contudo se haver acesso em que haja equipamentos dos dois padres, a taxa de transmisso fica limitada taxa do padro de menor velocidade. 2.6.7- 802.11h um padro que inclui a funo DFS( Seleo Dinmica de Freqncia), que detecta e seleciona a freqncia especificada automaticamente, e o TPC( Controle de Potncia de Transmisso), responsvel por fazer a escolha da potncia adequada de transmisso de maneira dinmica,. Afim de acabar com a interferncia causada por satlites e radares que utilizam a mesma banda de freqncia do padro 802.11a , na Europa.

22

2.6.8- 802.11i Esse padro surge com o objetivo de proporcionar a evoluo na segurana do protocolo ESN(Enhanced Security Network). O qual responsvel pela segurana das WLANS, na avaliao do WEP(Wired Equivalent Protocol, que um protocolo de segurana de redes em fio que faz a insero de criptografia na transmisso das informaes), TKIP(Temporal Key Integrity Protocol, que outro Protocolo de segurana com mais funcionalidades que WEP, surgindo para suprir necessidades do WEP), AES(Advanced Encryption Standard, que um padro para encriptao de dados eletrnicos) e Autenticao e criptografia do IEEE 802.1x. O 802.11i se esfora para fazer uma integrao do AES, imergido na subcamada MAC, O Advanced Encryption Standard possui influncia do DES(Data Encryption Standard), que usam criptografia por blocos, contudo o AES ultrapassa as chaves de 1024, o limite que o DES alcana, o que faz com que diminua sensivelmente as chances de ataque. 2.6.9- 802.11k um padro que ir disponibilizar um canal de comunicao dos pontos de acesso, na transmisso de informaes e nas freqncias de rdio que sero aplicadas em hierarquias de nvel superior de gerenciamento. Possibilitando achar o melhor ponto de acesso em termos de disponibilidade de transmisso de dados, melhorando o servio da rede. 2.6.10- 802.11n Segundo (PC Guia, 2005), o padro 802.11n, s ficar disponvel em 2006, ou at em 2007.Utilizando variadas antenas para o envio e recebimento de informaes, fazendo com que haja menos gasto com energia e a velocidade aumente bastante. O seu alcance atingir por volta dos 90 metros. Em relao a compatibilidade, o 802.11n promete estar "sintonizado",com os padres 802.11b e g. E como j vem se tornando rotina, surgem no mercado produtos "pr" fabricados, o que pode fazer com que haja problemas em relao ao 802.11n,e no mesmo, fazendo oposto ao 802.11g, para ter as mesmas qualidades de um produto com o padro realmente definido, ser necessrio uma atualizao de hardware, e no de firmware, como acontece no 802.11g.

23

2.6.11- 802.11p um padro que usa uma freqncia de 5.9 Ghz dedicada, prometendo um alcance de 230 metros e uma taxa de transmisso de 6 mbps, utilizando o ITS( Intelligent Transportation System), que um sistema inteligente de acesso, possuindo um funcionamento semelhante ao Wi-Fi. E chamado de acesso via rdio inteligente, e ser de grande importncia, tendo bastante utilidade, como na segurana de veculos. 2.6.12- 802.11r Estandardiza o handoff numa velocidade acima da mdia quando h uma "reassociao" de um cliente de redes sem fio, ao passo que o mesmo se locomove de um Ponto de Acesso para outro dentro de uma WLAN, isto , este padro far com que o roaming entre os pontos de acesso seja mais veloz. 2.6.13- 802.11s Esse padro vem com uma tecnologia que faz com que os pontos de acesso, interajam entre eles, se auto-configurando. Com isso, pode- se cobrir uma rea bem maior e o usurio final a partir disso usar uma das melhores, seno a melhor rota de interao de informaes. Este protocolo atingir e far a cobertura de imensas reas com mltiplos membros, assim como redes que se responsabilizam em cobrir muitas cidades.

CAPTULO 3- MERCADO

24

As Redes Locais sem Fio esto cada vez mais presentes no dia a dia, combinando a conectividade de informaes e mobilidade, sendo uma opo a mais para toda espcie de usurio, seja final ou de empresas. Elas tm uma grande popularidade no mercado da telecomutao, pequenos escritrios, fbricas, centros de sade e outros. Nestes, a produtividade, tem a sua parte positiva estabelecida atravs da utilizao de terminais manuais e notebooks para a transmisso de dados em tempo real para estaes finais que esto centralizadas, as quais iro process- las. um mercado que cresce em uma proporo muito satisfatria, e por estar em plena evoluo e possuir uma sensibilidade latente em seus custos, os seus produtos exigem alternativas lgicas programveis e bastante econmicas. Tendo como meta melhorar os meios de segurana, o IEEE gerou um comit denominado de 802.1X, que segundo (WLANS..., 2005), em abril de 2002, sua especificao foi ratificada. No inicio, a inteno era padronizar a segurana em portas de redes cabeadas, contudo ela acabou se transformando em aplicvel tambm s redes wireless. No padro 802.1X, quando um equipamento solicita conexo a um ponto de acesso, este requisita um grupo de credenciais. O usurio ento disponibiliza este dado, segundo uma poltica repassada pelo ponto de acesso para um servidor RADIUS, que efetivamente far a autenticao. O mtodo usado para informar as credenciais chama-se EAP (Extensible Authentication Protocol), que pode ser considerada a base pela qual os fabricantes podem desenvolver seus prprios mtodos para a substituio de credenciais. O (WLANS..., 2005), informa que atualmente os cinco diversos tipos de autenticao so : EAP-MD5, EAP-TLS, EAP-CISCO (ou LEAP), EAP-TTLS e EAP-PEAP. O mercado das WLAN's pode ser dividido em duas categorias: a privada e a pblica. 3.1 MERCADO PRIVADO As WLANs possuem dois tipos de aplicabilidade, podendo ser utilizadas em ambientes fechados (escritrios, residncias, lojas, etc.) ou abertos ( como interligaes de prdios ou locais a cu aberto). No ambiente fechado apresentam- se aplicaes tanto residenciais quanto corporativas, sendo encontradas geralmente na troca de cabos em empresas, pequenos escritrios, ou na moradia de um consumidor. Em casos assim, todas as aplicaes permanecem a encargo do cliente e no de uma operadora ou provedor de servios de telecomunicaes, com isso futuramente empecilhos como interferncias, falhas na segurana e queda na transmisso das

25

informaes sero de total responsabilidade do usurio, que resolver o problema alterando a faixa para uma de menor intensidade ou mesmo desativando a rede. Na figura abaixo pode- se observar um exemplo de rede em ambiente fechado:

Figura 6: WLANs em ambiente fechado Fonte: Dados da pesquisa

Na figura acima, os computadores esto conectados atravs de um ponto de acesso, que esto interligados aos servidores e firewalls.E assim as WLANs que esto instaladas no interior do prdio tm acesso ao backbone da internet. No ambiente aberto, a ligao pode ser executada com at 10 Km de distncia, na freqncia de 2.4 ghz, dependendo de equipamentos adequados como antenas e repetidoras. usada na automatizao de processos em fbricas, fazendo a conexo de galpes para controle e envio de dados ou interligando redes de computadores em prdios diferentes.(SOARES, 2005). Uma importante informao sobre estes ambientes , que a rede muitas vezes fica exposta a interferncia e dificuldade de propagao, o que faz com que haja uma queda nas taxas de trfego, em relao ao ambiente fechado. Na imagem abaixo, podemos ver, como funciona a interligao de LANs que esto dentro de edifcios, mas precisam se comunicar externamente com outros edifcios, sendo que a conexo via wireless.

26

Figura 7: Comunicao no ambiente aberto Fonte: Dados da pesquisa

Com isso h uma comunicao em um ambiente aberto. Atualmente no mercado, provedores que oferecem internet via rdio, utilizam bastante esta tecnologia. 3.2 MERCADO PBLICO Nesse mercado, os responsveis pela operao tm instalado infra-estrutura de 802.11b, contudo projetam implementar o suporte para o padro 802.11b e 802.11a. A forma de negcio o que vai influenciar a instalao em grande nmero dos pontos de acesso, e atualmente, h poucos especialistas em desvendar o futuro desse mercado. Os usurios tem como dever, o de levar em considerao, a localizao dos hotspots, qualidade de servio ou QoS, no qual se insere a disponibilidade de largura de banda dividida pela interferncia potencial na faixa de freqncia de 2,4 Ghz e a insegurana, as duas relacionadas ao padro 802.11b, o mais utilizado atualmente. Com o surgimento do IEEE 802.11, os responsveis pela implementao da WLAN, e os das VPN's, j possuem artefatos para assegurar as redes WLAN. E em breve com o 802.11i, chegando, esses artefatos estaro inseridos no protocolo da WLAN. O operador de PWLAN(WLAN Pblica), ter que possuir um sistema de faturamento e arrecadao (que conhecido como billing system) para completar a cobrana do servio Wi-Fi considerando diferentes QoS e outros parmetros. O Sistema de Billing ou Billing System de fundamental importncia no servio de WLAN's Pblicas.

27

3.2.1 Hotspots Ultimamente, as WLANs que so oferecidas por provedores ou operadoras destinadas aos usurios de laptops ou PDAs, em lugares pblicos,passaram a fazer parte do cotidiano da vida dessas pessoas que representam pases do mundo inteiro. Contudo notada uma diversidade de preferncias entre os vrios pases,essa diferena diz respeito aos locais para a usabilidade dos aparelhos,o que com certeza mudar sensivelmente o nmero de pontos de acesso(AP) nos pases daqui a um determinado tempo. A WLAN nos locais em geral denominada como PWLAN e os pontos de acesso que ligam a Internet so chamados de hotspots, sendo inseridas atualmente nas faixas de freqncia de 2.4 GHz e 5GHz, e possibilitando o acesso Internet em grande velocidade, tendo raios menores que 120 metros, no permitindo a mobilidade dos usurios a partir desta rea de cobertura. Para (ACESSO...,2005), a principal rede de hot spots no Brasil est sendo implantada pela Vex, antiga Pointer Networks. A Vex faz a implantao e operao dos hotspots, permitindo para seus parceiros, operadoras de telecomunicaes e provedoras de acesso a Internet a comercializao direta de mensalidades ou cartes pr-pagos para quem vai consumir. A mensalidade do servio est custando por volta de R$ 45,00 a 70,00 para o uso ilimitado nos diversos provedores.Tendo tambm a utilizao de Roaming Internacional. O mercado das WLAN's est em expanso, seja no mercado privado ou pblico. Com isso, h uma expectativa muito grande em torno de novas tecnologias e produtos para as WLAN's, com o investimento de grandes empresas no ramo de redes de computadores e consequentemente em tecnologia wireless.

28

CAPTULO 4 SOLUES PARA WLANS As WLANs ganharam fora no mercado pela mobilidade que provem aos seus usurios e pela facilidade de instalao e uso em ambientes domsticos, empresariais e comerciais. As solues de tecnologia sem fio permitem realizar operaes no lugar desejado e a qualquer momento. As empresas esto aproveitando o crescimento exponencial que a tecnologia oferece e procuram reestruturar seus modelos organizacionais para reduzir custos e melhorar a eficcia, com isso, conseguem algumas vantagens competitivas, tais como agilidade nos processos operacionais, maior mobilidade e gesto dos negcios, melhor aproveitamento do espao fsico, reduo de desperdcios, entre outras. Oferecendo um melhor servio aos clientes que possuam dispositivos sem fio como notbooks e PDA's. A procura por redes WLANs advm da importncia que esses aparelhos vem ganhando na realizao das tarefas individuais e das vantagens anteriormente mencionadas, fazendo com que os utilizadores dos mesmos possam se conectar sem interrupo a um ponto da rede com fio. Para atender as solicitaes da demanda, a empresa Cisco disponibilizou no mercado a srie Cisco Aironet, uma soluo WLAN adequada para as firmas que necessitam de mobilidade, onde se pode ter acesso a uma rede da matriz, independente da localizao fsica. O emprego dessa tecnologia logo permite interligar um grande nmero de pessoas de forma rpida e sem falhas, o que constitui uma grande vantagem. A soluo oferece caractersticas de segurana, onde os funcionrios e clientes das empresas ganham autenticao ao nvel do utilizador, possibilitando que a organizao disponha de segurana amplivel e necessria para instalaes de grande e mdia dimenso. Oferece tambm um custo total de posse menor, uma vez que reduz o dispndio com instalao de infra-estrutura. Em relao performance, baseia-se na liderana tradicional da Cisco em dbitos WLAN. Por outro lado, a agilidade em termos de freqncia melhora a performance ao selecionar de forma dinmica o canal de transmisso, tornando-o mais limpo, com baixo teor de rudo. Muitas opes de filtros tanto do lado Ethernet como do lado do rdio proporcionam boa performance e afinao de aplicaes e fiabilidade. O equipamento composto por uma antena discreta (ponto de acesso) e duas placas wireless para PC ou porttil, de fcil instalao e manuteno que so feitas atravs de um simples web browser, fornecendo imediata flexibilidade e mobilidade aos negcios da empresa, assim como maior agilidade e capacidade de resposta, lista de controle de acesso (ACL) e suporte de Roaming entre pontos de acesso sem perca de conectividade. Os produtos da srie Cisco Aironet so fceis de utilizar e instalar e podem estar prontos a funcionar em menos tempo e com menos dores de cabea do que as redes tradicionais com fios.

29

A Figura 8 apresenta um ponto de acesso da srie Cisco Aironet, que possui uma antena de dipolo no removvel de 2.2dBi com auto-sensing de 10/100 BaseT Ethernet, que utiliza o padro IEEE 802.11g com taxa de dados at 54Mbps aceitando criptografia de at 128 bits.

Figura 8: Ponto de Acesso da serie 1100 Cisco Aironet Padro 802.11g Fonte: Empresa Cisco

Para somar ainda mais com esse universo de solues para WLANS a 3Com Corporation disponibilizou no mercado trs modelos de pontos de acesso para WLANS. O 3Com 11 Mbps Wireless LAN Access Point 8000, 6000 e 8000, que simplifica o acesso s redes wireless para pequenos escritrios, permitindo instalar e manter com segurana uma rede sem fio de forma fcil e confivel, mesmo que a empresa no possua um profissional tcnico especializado. A instalao desses equipamentos feita em 60 segundos, os quais so conectados a uma fonte de energia e a um switch ou hub de uma rede cabeada, configurados automaticamente, permitindo que a comunicao com os clientes wireless acontea sem a necessidade de qualquer operao manual. Outra caracterstica importante a alta conexo com a rede, onde os usurios podem fazer o roaming entre os pontos de acessos e mltiplas redes IP, sem solicitar manualmente um novo endereo IP ou conhecer o identificador da rede wireless (ESSID). E por ultimo a seleo de canais livres, que permite a seleo automtica na melhor freqncia disponvel. Pode-se dizer que os equipamentos oferecem uma completa soluo de segurana para redes de mdio e grande porte. Gerencivel via SNMP (Simple Network Management Protocol), integra-se plataforma de gerenciamento da empresa. Possui autenticao RADIUS com chave dinmica de encriptao de 128 bits, e vrias antenas para um alcance

30

maior. Empresas que no possuem servidor RADIUS podem realizar a autenticao no prprio Access Point com chave dinmica por meio da tecnologia Dynamic Security Link. Segundo a direo de marketing e distribuio da 3Com no Brasil, as solues WLANs so para organizaes de todos os portes. Temos a preocupao de desenvolver produtos compatveis com os padres Wi-Fi, atendendo s necessidades dos clientes em termos de tecnologia a um preo imbatvel. A Figura 9 seguir permite a visualizao desses equipamentos.

Figura 9: Equipamentos 3Com 11 Mbps Wireless LAN Access Point 2000, 6000 e 8000 Fonte: Empresa 3Com

31

CAPTULO 5 - SEGURANA EM REDE SEM FIO Ao longo dos ltimos anos, pode-se observar um grande aumento no nmero de redes sem fio utilizadas por usurios domsticos, instituies, universidades, empresas e organizaes de um modo geral. Essa crescente utilizao e popularizao das chamadas WLANs trouxe consigo mobilidade e praticidade para seus usurios mas tambm a preocupao com a segurana destas redes, o que veio a estimular a criao dos protocolos de segurana, desenvolvidos e atualizados com uma velocidade cada vez maior. 5.1 PROTOCOLOS EXISTENTES 5.1.1 - WEP (Wired Equivalent Pricacy) O WEP (Wired Equivalent Privacy) foi o primeiro protocolo de segurana adotado para proteger redes sem fio semelhante a segurana das redes com fio. um padro opcional de criptografia e compresso que est disponvel na maioria dos produtos wireless. Essa criptografia de dados utilizada para impedir que intrusos capturem dados atravs de equipamentos similares a da rede local sem fio. O WEP utiliza o algoritmo RC4 com chaves de 40 ou 128 bits, para criptografar os pacotes que sero trocados numa rede sem fio a fim de tentar garantir confidenciabilidade aos dados de cada usurio. Alm disso, utiliza-se tambm a CRC-32 que uma funo linear que no possui chave e detecta erros ao fazer o "checksum" de uma mensagem enviada gerando um ICV (Integrity Check Value) que deve ser conferido pelo receptor da mensagem, no intuito de verificar se a mensagem recebida foi corrompida e/ou alterada no meio do caminho. Se a estao receptora calcular um ICV que no combina com o valor no frame, ela pode rejeitar o pacote ou alertar o usurio. Quando o WEP ativado, cada estao (clientes e pontos de acesso) possui uma chave. A chave utilizada para criptografar os dados antes de serem transmitidos pelas emisses de rdio. Por outro lado, se uma estao recebe um pacote no criptografado com a chave adequada, o pacote descartado e no entregue ao host. Isso impede o acesso rede por curiosos e pessoas no autorizadas. WEP somente codifica dados entre estaes 802.11. Uma vez os dados tenham sido recebidos, WEP no mais aplicado. Como parte do processo de codificao, WEP prepara para uma chave concatenando a chave compartilhada configurada pelo usurio com um vetor de inicializao (IV). O vetor de inicializao usado para prolongar a vida da chave, uma vez que a transmisso pode ser feita com um elemento diferente do vetor de inicializao IV, gerando chaves pseudo-aleatrias mais complexas.

32

Com WEP, a estao receptora deve usar a mesma chave para decodificao. Cada NIC e ponto de acesso deve ser manualmente configurado com a mesma chave. Na maioria dos casos, o transmissor utiliza um Vetor de Inicializao diferente para cada pacote (isso, porm, no exigido pelo padro 802.11). Quando so transmitidas mensagens tendo uma origem nica, o incio de cada pacote codificado o mesmo quando se usa uma mesma chave. Isso simplifica o trabalho dos hackers a violar o algoritmo de criptografia. Mas, como o IV diferente para a maioria dos pacotes, evitando o referido problema. Esse recurso fundamental para a segurana da rede Wireless. Todavia, importante ressaltar que, aps vrios estudos e testes realizados com o protocolo, foram encontradas algumas vulnerabilidades por causa do tamanho limitado dos Vetores de Inicializao (IV) e pelo fato das chaves serem estticas. Os problemas do WEP no possuem relao com o protocolo RC4 de criptografia. Com apenas 24 bits de comprimento, o universo de valores do IV, faz com que muitos pacotes usem o mesmo IV para criptografia. Para uma cadeia com alto trfego, essa repetio de IV pode acontecer em menos de uma hora. Isso resulta em pacotes com a parte inicial muito semelhante. Se um hacker capturar diversos pacotes com o mesmo IV, ele pode calcular a chave compartilhada e da decifrar todos os pacotes da rede. Tornando mais serio o problema da troca das chaves das estaes. Em decorrncia dessa possibilidade, muitos administradores de redes utilizam a mesma chave por semanas, meses e at anos, fazendo com que o WEP perca quase toda a sua credibilidade. A desvantagem do WEP que uma nica chave compartilhada por todos os dispositivos da rede. Sendo assim, pode-se utilizar algumas ferramentas para a quebra do WEP na Internet, como exemplo, o AirSnort e a WEP Crack cujo o objetivo craquear o algoritmo RC4, assim expondo a chave compartilhada. Tendo-se em vista todas as fraquezas do protocolo, algumas possveis solues foram propostas a fim de contornar e por que no acabar com tais fragilidades do WEP. Uma das solues foi a substituio da CRC-32 por uma funo de hash MD5 ou SHA-1. No entanto, esta uma alternativa muito cara alm do que, torna a execuo do protocolo pelos atuais processadores muito lenta. 5.1.2 WPA(Wi-Fi Protected Access) O WPA(Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforo conjunto de membros da Wi-Fi Aliana e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nvel de segurana das redes sem fio, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP. Algumas caractersticas que fazem o WPA uma tima opo para quem precisa de segurana rapidamente que ele pode ser implantado numa rede hbrida que tenha WEP instalado. Onde migrar para WPA requer somente atualizao de software.

33

Esse protocolo usa segurana por meio de encriptao, empregando chaves temporrias que mudam periodicamente, combinadas a outras tecnologias. Possui a vantagem de combinar a autenticao do usurio (o que no era fornecido no WEP) com um elemento de criptografia mais forte originado do padro 802.11i, conhecido como Temporal Key Integrity Protocol - TKIP (Protocolo de Integridade de Chaves Temporais). O TKIP inclui a Verificao da Integridade das Mensagens (Message Integrity Check, MIC), que protege contra falsificaes e ataques conhecidos como "replay". Segundo o site eWEEK.com: "O transmissor de um pacote adiciona por volta de 30 bits (o MIC) por pacote antes de criptografar e transmitir. O destinatrio decodifica o pacote e verifica o MIC (baseado no valor derivado da funo MIC) antes de aceit-lo. Se o MIC no corresponder, o pacote ser descartado. O MIC garante que os pacotes modificados sero descartados e que os agressores no podero falsificar mensagens ou enganar os dispositivos da rede para que os autentiquem." No entanto, o WPA usando o TKIP tido como uma soluo temporria. Pois Solues usando cifras de criptografia mais fortes como AES(Advanced ENcryption Standart) j foram desenvolvidas. Esse algoritmo de chave simtrica Dara continuidade ao protocolo WPA 2. 5.1.2.1 Vantagens do WPA WPA tem a vantagem de melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporria (TKIP) que possibilita a criao de chaves por pacotes, alm de possuir funo detectora de erros chamada Michael, um vetor de inicializao de 48 bits, ao invs de 24 como no WEP e um mecanismo de distribuio de chaves. Alm disso, uma outra vantagem a melhoria no processo de autenticao de usurios. Essa autenticao se utiliza do 802.11x e do EAP (Extensible Authentication Protocol), que atravs de um servidor de autenticao central faz a autenticao de cada usurio antes deste ter acesso a rede. A figura abaixo mostra como esta combinao funciona.

34

Figura 10: Servio de autenticao do usurio. Fonte:Dados da pesquisa

Pode-se observa mediante a visualizao da figura anterior que o cliente faz conexo ao ponto de acesso. Neste momento, o cliente em um estado desautorizado e no um acesso permitido rede. A nica coisa que o cliente pode fazer emitir as mensagens 802.1x. O cliente emite credenciais do usurio ao ponto de acesso com EAP, e o ponto de acesso envia o pedido ao servidor de autenticao para a aprovao. Se as credenciais forem vlidas, o cliente pedir informaes do ponto de acesso atravs de 802.1x e de EAP. Uma vez que esse processo est completo, servidor emite uma chave provisria e o ponto de acesso permite que a sesso prossiga para esse cliente. A cada 10 minutos, a chave expira e o processo de autenticao de EAP executado outra vez para comprar outros 10 minutos do tempo. 5.1.3 WPA 2 (802.11i) O protocolo WPA 2 a continuao do padro WPA. um protocolo de segurana desenvolvido para rede wireless que renova a chave encripitada a cada 10k de dados enviados na rede, dificultando ainda mais a violao ou a descoberta da chave. Com a chegada desse padro, j possvel oferecer segurana s redes wireless, onde o protocolo j est disponvel e oferece suporte ao AES(Advanced Encryption Stantard), que admite tamanho de chaves e blocos de 128 bits at 256 bits em intervalos de 32 bits, onde o comprimento da chave e do bloco podem ser escolhidos independentemente. Porm, o AES especifica que o tamanho do bloco deve ser 128 bits e o comprimento da chave deve ser de 128, 192 ou 256 bits, onde de fato o AES tem duas variantes, uma com bloco e chave de 128 bits e outra com bloco de 128 bits e chave de 256. Esses recursos aumentam o potencial de segurana da rede sem-fio no mbito corporativo.

35

importante frisar que vrios equipamentos podero ser atualizados por software para a nova tecnologia, mas dispositivos mais antigos so incompatveis. O padro WPA 2 foi especialmente desenvolvido para empresas tanto pblicas quanto privadas. Os equipamentos sob essa certificao oferecero aos administradores de TI a certeza que essa tecnologia assegura padres de interoperabilidade, alm de ajudar no gerenciamento do suporte e em corte de custos. O WPA 2 est disponvel em duas verses, Personal (ligado ao uso domstico, onde ele sofre de um dos problemas do WEP que o compartilhamento da mesma chave em toda a rede.) e Enterprise(que baseia-se no 802.1X para os requisitos de autorizao e autenticao). 5.2 PRECAUES PARA PROTEGER SUA REDE A primeira condio importante para proteger a rede wireless considerar que as distncias atingidas por este tipo de rede so muito maiores que as informadas pelos fabricantes. Alguns fenmenos geogrficos ampliam a propagao do sinal, mas tambm possvel utilizar antenas baratas com at 24dB ou mesmo adaptaes com tubos PVC com arruelas de metal. A ampliao da captao do sinal conseguida pode ir de dezenas a centenas de metros. Nunca demais lembrar que a velocidade dos equipamentos, mesmo os de baixo custo, atualmente gira em torno de 11Mb/s a 22Mb/s e, portanto, podem permitir acesso distncia em velocidades de 2 ou mesmo 1Mb/s, que so suficientes para um acesso confortvel. Entre as aes fundamentais destaca-se modificar as configuraes de fbrica do equipamento, especialmente o nome de usurio e senha de administrao. Habilitando e configurando a encriptao de dados, constitui um passo indispensvel para garantir a segurana. Por outro lado, apropriado definir um novo nome ao SSID, mas resista tentao de escolher nomes que faam referncia sua organizao ou empresa. Outra recomendao a utilizao de filtros MAC, por meio dos quais se define o hostpost e os endereos MAC das mquinas autorizadas a se conectar. Sendo possvel desligar o broadcast do SSID, regular a intensidade do sinal e instalar um firewall, o que dar um grau maior de segurana.

36

CAPITULO 6- PRTICA 6.1- TESTES DE LABORATRIO 6.1.1- Material Foi utilizado para os testes um computador ADM Duron 1.6Ghz com 128 mb de memria, um notebook Pentium IV 2.2 Ghz com 256mb de memria, placas D-Links e um access point Gts Telecom de 4 portas. 6.1.2- Softwares Foram utilizados trs softwares nos testes, entre eles est o D-ITG 2.4( Utilizado na gerao de trfego de pacotes), NetPerSec(Faz a monitorao das atividades do TCP/IP e responsvel por medir a velocidade de entrada e sada dos dados). 6.1.3- Configurao de rede A configurao, se deu aps a instalao dos materiais e softwares necessrios. Ento, o ponto de acesso foi configurado logicamente, no seu endereo que o 192.168.62.1. A placa de rede sem fio D-Link Air Plus DWL-G520 foi configurada com o ip 192.168.62.52, e como gateway o ip do access point.O notebook que possua uma placa de rede sem fio on-board , ficou configurado praticamente da mesma forma que a placa Dlink, com mudana apenas no ip que era o 192.168.62.53.

37

A figura abaixo, mostra as propriedades da conexo da Placa de Rede Sem Fio do Desktop:

Figura 11: Tela de Configurao de Placa WLAN D-Link Fonte: Windows 2000

Depois de executar a configurao da rede, tanto no Desktop quanto no Notebook, foi realizado o teste de comunicao do PING, o qual foi disparado para o endereo de IP do notebook que era o 192.168.62.53, aps entrar no item executar e digitar o comando, que ilustra- se na figura 12:

38

Figura 12: Teste de Ping Fonte: Windows 2000

Com isso, a comunicao entre o desktop e o notebook foi estabelecida, conclundo a tarefa de configurao da rede wireless. 6.1.4- Testes No D-ITG do desktop, foi habilitado o modo de recebimento de pacotes, ou seja, ativando o boto receiver o desktop estar pronto para receber os pacotes enviados pelo notebook, no qual est instalado tambm o D-ITG, com a diferena de que no mesmo o DITG est no modo sender(Envio),a figura a abaixo mostra a habilitao do D- ITG no modo de recebimento ou receiver:

39

Figura 13: D-ITG 2.4 (Modo Recebimento) Fonte: D-ITG 2.4

Com esta configurao no D-ITG do desktop, o mesmo estar pronto para receber os dados que sero enviados pelo notebook, atravs do D- ITG em modo de envio configurado no mesmo. Em seguida utilizando o NetPerSec, que mede a velocidade de transmisso dos dados, pode- se ver a mdia de velocidade no recebimento dos pacotes, afim de obter uma anlise do trfego de entrada do desktop na WLAN.

40

Figura 14: Trfego no Recebimento de Pacotes no NetPerSec Fonte: NetPerSec

Como pode- se observar na figura acima, em current o software registrou um recebimento por volta de 12 Mbits/s, haja vista que o padro da placa de rede sem fio D-Link o 802.11b Dual- Band, sendo que o padro do ponto de acesso o 802.11g. O que limita a velocidade pelo menor padro, ou seja o padro 802.11b que pode alcanar at 22 mbps por ser Dual-Band ( Possibilita mais um canal de transferncia, duplicando a velocidade), e dependendo do equipamento pode ser menor ou maior. Aps esse teste de recebimento, passamos para o teste de envio do Desktop para o Notebook. Ento, no D-ITG 2.4, foi habilitado o modo de envio, como pode- se analisar na imagem abaixo:

41

Figura 15: D-ITG 2.4 (Modo Envio) Fonte: D-ITG 2.4

Aps habilitar o modo de envio no Desktop, foi medido o trfego do mesmo para o Notebook.Como nos mostra a ilustrao abaixo.

42

Figura 16: Trfego no Envio de Pacotes no NetPerSec Fonte: NetPerSec

A mdia capturada pelo NetPerSec, foi de aproximadamente 19 Mbits/s na sada ou envio de dados, como podemos observar acima em current de azul. 6.2 TECNOLOGIA WIRELESS DO PROVEDOR AMAZON CORPORATION O provedor Amazon Corporation trabalha e oferece aos seus clientes, a Internet Via Rdio, batizada na empresa como Internet Wind. O provedor gerencia o lado lgico da rede Wireless, como servidores, aplicaes, controle de segurana, trfego, etc. E para cuidar da parte fsica a empresa terceirizada Mamute, que responsvel pelas instalaes de Switichs, Bridges, etc... Atualmente a Internet via Rdio da Amazon trabalha com os padres 802.11b e g, oferece acesso apenas para edificios na cidade de Belm, onde em cada prdio h repetidoras de sinal, as quais variam de sinal, podendo ter um grande alcance em kilmetros ou um menor, em metros. Onde as ondas de rdio, se propagam, possibilitando o acesso.

43

Devido ao alto custo atualmente de certos equipamentos Wireless, como placas, dentre outros, a Internet rdio foi disponibilizada apenas para edifcios, onde fica o rdio que atravs de cabeamento de rede compartilham a mesma para os apartamentos, sendo que para cada prdio definida uma largura de faixa em Kbits ou Mbits.E cada cliente, possui uma conexo, controlada atravs do endereo MAC da placa de rede, no Firewall do provedor. Mesmo assim, a Amazon Corporation disponibiliza acesso para clientes dedicados, no precisando estar situado em edifcios, contudo um plano mais especfico, conhecido como plano Professional, sendo que o plano convencional conhecido como Home. No Data Center est localizado os servidores da Amazon Corporation, e entre eles, os quais so controlados e possuem em sua maior parte software livres, em plataformas Linux. O firewall utilizado no servidor wireless da Amazon o Iptables. J na medio do trfego e disponibilidade dos pontos de acesso o responsvel o SNMP, alm do que h a utilizao do Software Whats UP, que utilizado tanto na Amazon Corporation quanto na Mamute, para alertar qualquer anormalidade nas bridges, rdios dos clientes. O protocolo de segurana utilizado no provedor o WEP, que foi o escolhido por alcanar o melhor custobenefcio para a empresa. Sendo que a mesma tem um alto controle de segurana, baseado principalmente em aplicaes e na sua empresa terceirizada, os quais monitoram o uso da Rede Wireless 24 horas por dia. No esquema abaixo, est o funcionamento da Internet Via Rdio da Amazon Corporation:

44

BACKBONE INTERNET

Figura 17- Estrutura da Internet Via Rdio da Amazon Corporation Fonte: Dados da pesquisa

Essa estrutura, que possui milhares de clientes, visa bastante o custo benefcio, haja vista que o preo dos equipamentos Wireless, ainda so elevados, o que com a popularizao desta tecnologia tende a diminuir. Aps isso, veremos a seguir, os testes feitos na Amazon Corporation, medindo o trfego de alguns Edifcios e o Servidor Wireless: -Estatistica de Uso - Jiboia Wan(Servidor Wireless) A seguir esto os grficos com as principais estatsticas de acesso da internet via rdio do provedor Amazon Corporation no seu servidor wireless, que tem como objetivo, o de ter um controle mais adequado da utilizao dos clientes ou funcionrios. Como se pode observar, o grfico possui numeraes na vertical e horizontal. No lado esquerdo posicionado verticalmente est a numerao de Mbits ou Kbits por segundo, ou seja, de acordo com uso dos clientes o servidor pode apresentar uma certa quantidade de Kbits ou Mbits por segundo(Tanto na sada ou entrada, explicada ao fim dos grficos). Outra numerao mostrada na horizontal, podendo ser horas(Grfico dirio), dias da semana(Grfico semanal), nmero da semana(Grfico mensal) e meses( Grfico anual).

45

Grfico Dirio

Figura 18: Grfico Dirio do Servidor Wireless(Bits por segundo e Horas do Dia) Fonte: Amazon Corporation

Neste grfico pode- se ver que a maior mdia de downloads(representados na cor verde) ocorreu no perodo entre 10 s 12h da manh, tendo como a mais baixa no perodo entre 5 s 6h da manh,no alcanando nem 1 Mbit/s. Em seguida, representado pela cor azul, tem- se as mdias de uploads durante o dia.

46

Grfico Semanal

Figura 19: Grfico Semanal do Servidor Wireless (Bits por segundo e Dias da Semana) Fonte: Amazon Corporation

Neste grfico que semanal, o funcionamento basicamente o mesmo, contudo medida a mdia por dias da semana. Como exemplo, podemos verificar, que a menor mdia de downloads e uploads ocorreu no comeo do domingo e inicio da segunda- feira. Grfico Mensal

47

Figura 20: Grfico Mensal do Servidor Wireless (Bits por segundo e Semanas do ms) Fonte: Amazon Corporation

No grfico mensal do servidor wireless da Amazon Corporation, o fluxo de downloads e uploads variam bastante, sendo menores no comeo e final de cada semana, e alcanando seus principais ndices no decorrer da semana. Grfico Anual

Figura 21: Grfico Anual do Servidor Wireless (Bits por segundo e Meses do Ano) Fonte: Amazon Corporation

No grfico anual, a menor mdia de downloads e uploads no servidor ocorreu no ms de maro. A maior mdia de uploads foi constatada no ms de setembro, ultrapassando os 3 Mbits/s, j os downloads apresentaram tambm neste mesmo ms, contudo com uma mdia de um pouco menos de 2 Mbits/s.

GREEN ### Entrada(Downloads) BLUE ### Sada(Uploads) DARK GREEN### Entrada de Dados(Mdia Aps 5 Minutos) MAGENTA### Saida de Dados(Mdia Aps 5 Minutos)

48

Como pode-se observar acima, foi obtido um grfico dirio, semanal, mensal e anual do trfego dos pacotes do Servidor Wireless anotados at o ms de novembro de 2005. Aps colher as informaes de trfego do servidor Wireless, foi feito a anlise em trs dos vrios edifcios, a qual est exemplificada abaixo:

-Estatistica de Uso - 10.10.0.42 - 4Mbps(Ed. Plaza Luchessi) Abaixo os grficos do edifcio Plaza Luchessi: Grfico Dirio

Figura 22: Grfico Dirio do Ed. Plaza Luchessi (Bits por segundo e Horas do Dia) Fonte: Amazon Corporation

No grfico dirio do edifcio Plazza Luchessi acima, pode- se ver que o horrio de pico dos downloads(cor verde), assim como o de uploads(cor azul) foi registrado no horrio de 20 s 22h. Os clientes deste edifcio, utilizaram menos o seu acesso via rdio para downloads por volta da 1h da manh, e seus uploads tiveram sua menor mdia nos perodos de 2 s 4 h da manh e de 2 s 4h da tarde.

49

Grfico Semanal

Figura 23: Grfico Semanal do Ed. Plaza Luchessi (Bits por segundo e Dias da Semana) Fonte: Amazon Corporation

No grfico semanal os downloads tiveram sua maior mdia no sbado, registrando uma taxa de 3 Mbits/s, e sua menor no inicio do domingo. Como pode- se verificar, os uploads tiveram sua melhor mdia na primeira Quinta- feira, alcanando quase 1 Mbit/s. Grfico Mensal

Figura 24: Grfico Mensal do Ed. Plaza Luchessi (Bits por segundo e Semanas do Ms) Fonte: Amazon Corporation

50

No grfico mensal deste edifcio, os downloads alcanaram uma mdia de 2 Mbits/s na semana 41, sendo a mais alta. Asemna que obteve a maior mdia para uploads foi a semana 42, alcanando uma mdia por volta de 1 Mbit/s. Grfico Anual

Figura 25: Grfico Anual do Ed. Plaza Luchessi (Bits por segundo e Meses do Ano) Fonte: Amazon Corporation

No grfico anual, pode se observar que no ms de julho houve uma utilizao menor, tanto para downloads quanto para uploads, nos incutindo a idia de que muitos dos clientes no acessaram a sua internet.

GREEN ### Entrada(Downloads) BLUE ### Sada(Uploads) DARK GREEN### Entrada de Dados(Mdia Aps 5 Minutos) MAGENTA### Saida de Dados(Mdia Aps 5 Minutos)

51

-Estatistica de Uso - 10.10.0.4 - 4Mbps(Ed. vila) Abaixo os grficos do edifcio Plaza Luchessi: Grfico Dirio

Figura 26: Grfico Dirio do Ed. vila (Bits por segundo e Horas do Dia) Fonte: Amazon Corporation

No grfico dirio do Edifcio vila acima, podemos observar que as mdias de downloads e uploads so mais baixas que no do Plaza Luchessi, isso se deve ao nmero de clientes neste edifcio ser menor que no Plaza Luchessi. Neste grfico, a maior mdia de downloads foi alcanada no horrio das 16h, enquanto dos uploads foi por volta das 9h.

52

Grfico Semanal

Figura 27: Grfico Semanal do Ed. vila (Bits por segundo e Dias da Semana) Fonte: Amazon Corporation

No grfico semanal, as maiores mdias de downloads foram registradas nno domingo como se pode ver omaior pico da cor verde. J nos uploads(Cor azul), a maior foi na segunda- feira. Grfico Mensal

Figura 28: Grfico Mensal do Ed. vila (Bits por segundo e Semanas do Ms) Fonte: Amazon Corporation

53

Grfico Anual

Figura 29: Grfico Anual do Ed. vila (Bits por segundo e Meses do Ano) Fonte: Amazon Corporation

GREEN ### Entrada(Downloads) BLUE ### Sada(Uploads) DARK GREEN### Entrada de Dados(Mdia Aps 5 Minutos) MAGENTA### Saida de Dados(Mdia Aps 5 Minutos)

-Estatistica de Uso - 10.9.0.52 - 4Mbps(Ed. Ilha de Capri) Abaixo os grficos do edifcio Ilha de Capri:

54

Grfico Dirio

Figura 30: Grfico Dirio do Ed. Ilha de Capri (Bits por segundo e Horas do Dia) Fonte: Amazon Corporation

No grfico dirio do edifcio Ilha de Capri, os uploads vem obedecendo uma constante, no havendo uma variao na mdia durante o dia. Contudo a maior mdia registrada foi s 3h do primeiro dia, chegando a ter 1 Mbit/s. Assim como os uploads os downloads deste edifcio, tambm mantm uma constante, sendo que os downloads possuem taxas mais baixas que os uploads. O mximo de mdia que os dados de entrada alcanaram foi por volta de 900Kbits/s. Grfico Semanal

Figura 31: Grfico Semanal do Ed. Ilha de Capri (Bits por segundo e Dias da Semana)

55

Fonte: Amazon Corporation

No grfico acima, foram maiores de domingo pra segunda e menores na metade de domingo. Os downloads, alcanaram sua melhor mdia na quinta feira chegando prximo dos 1Mbit/s. Grfico Mensal

Figura 32: Grfico Mensal do Ed. Ilha de Capri (Bits por segundo e Semanas do Ms) Fonte: Amazon Corporation

No grfico mensal os uploads alcanaram um pico de mais de 1 Mbit/s entre a semana 43 e 44, assim como os downloads tambm.

56

Grfico Anual

Figura 33: Grfico Anual do Ed. Ilha de Capri (Bits por segundo e Meses do Ano) Fonte: Amazon Corporation

No grfico anual pode- se observar dois intervalos no ms de abril e final de julho, o que significa que no houve registro de trfego ou a cota de downloads e uploads foi muito baixa.

GREEN ### Entrada(Downloads) BLUE ### Sada(Uploads) DARK GREEN### Entrada de Dados(Mdia Aps 5 Minutos) MAGENTA### Saida de Dados(Mdia Aps 5 Minutos) Com isso, foi visto algumas estatsticas de trfego da Amazon Corporation, sendo que nesses edifcios foi imposto, um limite de 4 Mbits, na transferncia de pacotes. E as diferenas nos resultados do trfego de cada prdio se deve a vrios fatores, entre eles,o nmero de usurios ser diferente um do outro, a utilizao de cada usurio, entre outros. Abaixo, figuras do Software Whats Up, que faz o controle da rede Wireless da Amazon, podendo detectar qualquer problema em relao aos edifcios e suas conexes, bem como suas repetidoras, rdios, etc...

57

Figura 34: Whats Up 2.6 Fonte: Amazon Corporation

Este software faz a monitorao da rede wireless da Amazon Corporation, e como se pode observar abaixo, os edifcios interligados ao provedor, os quais, muitos se conectam atravs das bridges que repetem os sinais de rdio. Na figura abaixo, os edifcios esto, a grande maioria, verdes, o que significa que a parte fsica dos mesmos est funcionando normalmente. Em outros a cor se apresenta em tom cinza, o que indica que eles esto desativados ou desligados. Caso o status de algum deles fique amarelo um sinal de que o prdio pode estar enfrentando alguma instabilidade, mas se for vermelho, disparado um alerta no prprio software mostrando que algo ocorreu de errado com o edifcio.

58

Figura 35: Tela de Controle dos Edifcios Fonte: Amazon Corporation

Aps verificarmos como funciona visualmente o programa, visualizando cada edifcio, ao clicarmos em cima de cada edifcio, abre- se uma janela, que pode ser vista abaixo:

Figura 36: Tela de Configurao e Teste Fonte: Amazon Corporation

59

Esta janela possui opes que podem ajudar em uma anlise de um possvel problema no edifcio, como tentativa de conexo, teste de comunicao atravs do ping, entre outros. Possui tambm um campo para anotaes de gateway, clientes,etc. Com isso , foi visto uma pequena parte do grande funcionamento da Amazon Corporation, sendo que uma grande poro da Segurana Wireless, feita atravs do Firewall, baseadas em regras, criptografias,etc...

60

7 CONCLUSO No captulo de Tecnologia Wireless(WLANs), foi feita uma anlise dos principais tpicos, passando desde o conceito de cada tipo de rede wireless, at os principais padres 802.11. No captulo seguinte, foi feita uma abordagem dos principais mercados para WLANs, o corporativo, domstico e pblico. Aps esses, no captulo 4, foram apresentadas algumas solues de grandes empresas na rea, e no captulo de segurana, foram demonstrados os protocolos de segurana das WLANs atuais e os que esto se infiltrando cada vez mais no mercado atual.Os protocolos WEP,WPA, WPA2. E no captulo 6, foram demonstrados, os testes realizados em laboratrio, utilizando os softwares D-ITG e NetPerSec, para uma medio de trfego, em seguida, foi apresentada a estrutura da Internet Via Rdio da Amazon Corporation, suas caractersticas, estatsticas de trfego e suas diferenas, tanto no servidor quanto no cliente, em grficos que variam de um dia a um ano. E Como pode ser visto, as WLANs apesar de serem bastante recentes, elas j influenciam grandes mercados, e atraem investidores e estudiosos na busca de uma medida ideal, para uma popularizao ou massificao da tecnologia. O seu funcionamento, mostra ainda limitaes, como interferncias, distncia, segurana e outras barreiras, que tendem a ser derrubadas com a evoluo natural que vem sendo projetada e implementada. Cada vez mais as corporaes adotam mtodos mais modernos e eficazes para o seu escopo de trabalho, necessitando da mobilidade de seus funcionrios. O que com as WLANs disponibilizam, talvez como principal caracterstica, trazendo uma revoluo para o mundo informatizado e empresarial.

61

REFERNCIAS ACCESS Point. Disponvel em : < http://www.tendo.ru/price_WiFi.shtml > . Acesso em: 01 Ago 2005. ACESSO, Pblico Internet atravs de redes sem fio (Wi-Fi). Disponvel em:

<http://www.teleco.com.br/nprod/nprod01.asp>. Acesso em: 23 Mai 2005. ALECRIM, Emerson, Wlan, Disponvel em : < http://www.infowester.com/wlan.php > Acesso em: 02 de Out 2005 ARQUITECTURA bioclimtica y domtica. Ahorrar: ecolgico y econmico. Disponvel em : < http://www.domoticaviva.com/noticias/037-270103/bio3.htm > . Acesso em: 12 Ago 2005. BUDRI, Amaury. Wireless Lan (WLAN). Disponvel em:

<http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwlan/default.asp>. Acesso em: 13 mai 2005.

CISCO

Aironet

1200

Series

Access

Point.

Disponvel

em

<

http://asia.cnet.com/reviews/peripherals/wireless/0,39034536,39006800p,00.htm > . Acesso em: 01 Ago 2005. FAGUNDES, Eduardo Mayer . Fundamentos de Wireless Lan. Disponvel em: <

http://www.efagundes.com/Artigos/Wireless_LAN.htm >. Acesso em: 26 Ago 2005 I.E.E.E 802.11. Disponvel em: < http://www.alphalink.com.br/ieee_802.html>. Acesso em: 24 Ago 2005 INTEL hangs mesh hopes on 802.11s. Disponvel em:

<http://news.zdnet.co.uk/communications/wireless/0,39020348,39189953,00.htm> . Acesso em: 21 Ago 2005. Nortel 2220 Wireless Access Point. Disponvel em : <

http://www.computers4you.ca/_e/Wireless_Access_Points_Bridges/sproduct/10131788/Nort el_2220_Wireless_Access_Point.htm > . Acesso em: 01 Ago 2005. O


QUE

Dsss

(direct

sequence

spread

spectrum)?

Disponvel

em

<http://www.wirelessip.com.br/wirelessip/faqs> . Acesso em: 14 Jul 2005.

62

ORiNOCO 2005.

AP-2000

Access

Point.

Disponvel

em

< Jun

http://www.proxim.com/portuguese/products/orinoco/ap/ap2000/ > .

Acesso em: 20

PCGUIA. Disponvel em:< http://pcguia.xl.pt/pcg/0605/multimedia/110.shtml>. Acesso em: 20 Ago 2005 . PRADO, Jun 2005. RAPPAPORT, Theodore S. Wireless communications. 2. ed. New York: Prentice Hall, 2002. SANTOS, Ana Paula Rodrigues dos; MORAES, Felippe Rcino de. Tecnologia Wireless. 2004. 71f. Monografia (Bacharelado em Sistemas de Informao). Curso de Sistemas de lnformao. nstituto de Estudos Superiores da Amaznia, 2004. SAUNDERS, Simon R. Antennas and propagation for wireless communication systems. New York: John Wiley & Sons, 1999. SILVA, Patrick Silva da; LIRA, Roberto Rivelino Coelho. Aplicao em Wireless tendo como base o link Detran-Prodepa. 2004. 56f. Monografia (Bacharelado em Sistemas de Informao). Curso de Sistemas de lnformao, Instituto de Estudos Superiores da Amaznia, 2004. SOARES, Marilson Duarte. Wlans: Mercado Privado e Pblico. Disponvel em: < http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialwlanx/pagina_2.asp >. Acesso em: 06 Jun 2005. SOARES, Marilson Duarte . WLAN x Sistemas Mveis Celulares .Disponvel em: <http:// www.brasilmobile.com/portal/index.php?option=content&task=view&id=82&Itemid=28>. Acesso em: 11 Mai 2005. SOLUO de Segurana para Redes sem fio. Disponvel em: < Eduardo. Wireless LAN (WLAN). Disponvel em : <

http://www.wirelessbrasil.org/eduardo_prado/wlanbible.html#introducao > . Acesso em: 13

http://www.3elos.com.br/solucoes/redesemfio.php >. Acesso em: 20 mai 2005. TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. 4.ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2003. 945p.

63

TUTORIAL Wireless, Disponvel em : < http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp? topicID=269602 > . Acesso em: 02 Ago 2005. WI-FI Ago 2005. WLANS so inseguras? Disponvel em : < http://www.malima.com.br/article_read.asp? id=202 > . Acesso em: 11 Jul 2005. Means Business. Disponvel em : <

http://www.businessweek.com/magazine/content/03_17/b3830601.htm > . Acesso em: 10

Potrebbero piacerti anche