Sei sulla pagina 1di 12

Biologia 2

Aula 1 Estrutura Qumica e Metabolismo Celular


Gordura Sangue Osso Tecido conjuntivo Rim Fgado Msculo estriado Pele Tecido nervoso: Massa cinzenta Massa branca 85% 70% a) Com relao natureza dos aminocidos, que importncia teriam a fenilanina e o triptofano na reao do animal agressor? b) Do ponto de vista filosfico, qual a moral concludente da histria? 07. (UFPEL-RS) Justifique o emprego de sulfas no combate a numerosas infeces bacterianas. 08. (UFPEL-RS) Justifique o termo semiconservativo para caracterizar o processo de replicao do DNA. 09. (UNICAMP-SP) admissvel dizer-se que a provitamina est para a vitamina como o zimognio est para a enzima. Explique a vantagem de substncias to importantes, como as vitaminas e as enzimas, serem produzidas e armazenadas na Natureza sob uma forma inativa, precursora do agente propriamente ativo. 10. (UERJ) As estatinas, por seu grande xito na preveno da doena coronariana, esto entre os medicamentos mais prescritos no mundo. Essas substncias atuam sobre a enzima que regula a sntese de colesterol pelo fgado, denominada, simplificadamente, de HMG-CoA redutase. Para testar a eficincia de vrios derivados de estatinas, utilizou-se uma preparao de HMG-CoA redutase isolada de tecido heptico. A velocidade de reao dessa preparao enzimtica foi medida em funo de concentraes crescentes de seu substrato HMG-CoA, na ausncia e na presena de uma concentrao fixa de trs derivados de estatina. Nesses experimentos, o pH, a temperatura, a concentrao da enzima e a concentrao dos co-fatores necessrios foram sempre mantidos constantes. O grfico a seguir representa os resultados encontrados; a curva 1 foi obtida na ausncia de estatinas. 20% 80% 25-30% 60% 80% 70% 75% 70% 05. (UNICAMP-SP) Uma determinada protena globular estudada revelou uma seqncia de aminocidos bem definida. Submetida a aquecimento e em meio francamente cido, ela sofreu desnaturao. Mas no houve nenhuma reao de hidrlise. Como voc espera encontrar a estrutura primria dessa protena ao final da experincia? 06. Veja com ateno a seqncia de quadros da tirinha abaixo e responda:

Fig. 1 - Percentagem de gua nos diferentes tecidos do corpo humano

01. (UNICAMP-SP) Na tabela da fig. 1, voc percebe que a percentagem de gua na massa cinzenta do crebro de 85%, maior do que a taxa dela no sangue (80%). Era de se esperar, ento, que a massa cinzenta tivesse uma consistncia mais fluida que o prprio sangue. E isso efetivamente no ocorre. Justifique essa observao. 02. (UNICAMP-SP) Quando se estuda a composio qumica geral da matria viva, verifica-se que o percentual de carboidratos nas estruturas dos vegetais muito maior do que o percentual lipdico, enquanto se d exatamente o contrrio no balano global dos componentes orgnicos em tecidos animais. Como se explica esse fato? 03. (UNIFICADO-RJ) Qual a importncia (lado positivo) e qual o perigo (lado negativo) que o colesterol representa para o nosso organismo? A que concluso voc chega deve-se ou no fazer uma dieta capaz de banir o colesterol por completo da circulao sangnea? Justifique.

04. (UFF-RJ) Os corticosterides (prednisona, hidrocortisona, etc.) so muito usados em Medicina como antialrgicos e antiinflamatrios. Qual a natureza qumica de tais compostos?

A escolha de quem pensa!

a) Nomeie o tipo de mecanismo de ao das estatinas sobre a enzima HMG-CoA redutase heptica e justifique sua resposta. b) Aponte uma substncia sintetizada a partir do colesterol em nosso organismo, no caracterizada como hormnio, e sua respectiva funo.

Testes
01. (FUVEST-SP) Em face da tirinha abaixo, considere o seguinte comentrio: - O sal (cloreto de sdio), em excesso na alimentao, prejudicial sade das pessoas hipertensas porque, sendo absorvido no intestino, passa para o sangue e aumenta a concentrao osmtica deste. Ento, a circulao sangunea puxa gua dos tecidos para o interior dos vasos na tentativa de restabelecer o equilbrio osmtico entre sangue e tecidos. Da, o sal:

( ) Fornecimento de elementos como Fe3+ para o sangue, I para os hormnios tireoidianos, Ca2+ para a contrao muscular e a coagulao sangnea e Mg2+ para atividades celulares. ( ) Atuao como solvente dos lquidos orgnicos. ( ) Desencadeamento de reaes de hidrlise. ( ) Participao, na forma cristalina, da estrutura slida dos ossos e dentes. ( ) Procedimento como fase dispersante do material citoplasmtico e nuclear. ( ) Determinao, por seu papel de soluto ou fase dispersa, na osmolaridade da clula. ( ) Papel importante como vehculo no transporte de substancias a travs da membrana plasmtica. A sequncia correta de cima para baixo : a) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 b) 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 c) 5, 6, 7, 1, 2, 3, 4 d) 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 e) 5, 1, 2, 6, 3, 7, 4 03. (VEST-RIO-RJ) O grfico abaixo representa a variao de uma atividade enzimtica em funo da temperatura.

a) aumenta o volume circulatrio sem, contudo, afetar a presso sangnea (presso arterial) b) aumenta o volume de sangue circulante e, consequentemente, diminui a presso sangnea c) no aumenta o volume de sangue, pois a quantidade de glbulos vermelhos e brancos continua inaltervel e, portanto, no afeta a presso sangnea d) aumenta o volume circulatrio e a presso sangunea e) diminui o fluxo sangneo, provocando queda da presso arterial e riscos para a sade 02. (UFRJ-RJ) O grfico abaixo resume de forma objetiva as principais atribuies que competem gua e as que se referem aos sais minerais, na estrutura das clulas, dos tecidos e dos organismos. Em suma, este quadro reflete a importncia que existe na manuteno de um verdadeiro balanceamento entre gua e sais na composio dos seres vivos. Esse equilbrio hidrossalino indispensvel manuteno da vida. Com base na numerao dos quadrados da figura, indique os nmeros das funes relacionadas a seguir.

Das afirmativas abaixo, assinale a que fornece a melhor interpretao para o que se estabelece no grfico. a) Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cintica das molculas dos reagentes. Os choques moleculares, antes ordenados, tornam-se caticos. Formam-se substncias estranhas, e a atividade diminui. b) Com o aumento da temperatura, o sistema perde grande quantidade de energia, que agora usada na disposio do calor. Menos energia est disponvel para a realizao da atividade, que conseqentemente diminui. c) A elevao da temperatura determina um aumento inicial da atividade, pois as molculas tm mais energia cintica. Porm, o calor excessivo desnatura as protenas do sistema enzimtico, o que determina uma reduo gradual da atividade que se est medindo.

A escolha de quem pensa!

d) O grfico representa um caso muito particular, pois se observa a reduo da atividade a partir de um ponto considerado timo. Nos sistemas biolgicos, de um modo geral, qualquer atividade metablica cresce indefinidamente medida que a temperatura aumenta. e) O aumento da temperatura conduz a um aumento inicial da atividade. Entretanto, como todos os seres vivos tm mecanismos termorreguladores, a partir de uma temperatura limite eles dissipam todo o excesso de calor, para o que despendem grande parte da energia necessria realizao da atividade, que assim diminui. (FMIt-MG) Use a seguinte chave para responder s duas prximas questes: a) b) c) d) e) se I, II e III forem verdadeiras se I, II e III forem falsas se apenas I e II forem verdadeiras se apenas I e III forem falsas se apenas II e III forem verdadeiras

03. (UNIFICADO-RJ) Conceitue e exemplifique complexos juncionais. 04. (UFPR-Adaptado) Explique a distino entre transporte ativo e difuso facilitada. 05. (UNIFENAS-MG) Que papel tiveram a difuso facilitada e o transporte ativo no processo de evoluo da vida na Terra? 06. (UNIFENAS-MG) O que glicoclix e para que serve?

07. (UNICAMP-SP) Em que circunstncias ocorrem a crenao e a hemlise? 08. (UNICAMP-SP) Por que as amebas marinhas no possuem vacolos pulsteis, contrastando com as amebas de gua doce, que as possuem? 09. (UFRJ) Todas as clulas so envolvidas por uma membrana plasmtica que controla a entrada e a sada de substncias. A organizao estrutural e funcional da camada fosfolipdica e a presena de protenas de transporte conferem membrana plasmtica a capacidade de ser permevel apenas a algumas substncias. Analise e responda as questes abaixo sobre os processos de troca de substncias entre as clulas e o meio externo.

04. No esquema anterior: I. As letras X e Z representam dois aminocidos quaisquer. II. A letra Y representa uma ligao peptdica. III. A letra W representa uma protena qualquer. 05. No esquema anterior: I. Se cinco aminocidos se unirem, como X e Z se uniram, teremos cinco ligaes peptdicas. II. Considerando-se uma protena qualquer, X e Z poderiam ser os monmeros dela. III. O esquema representa uma sntese por desidratao. a) o salgamento dos alimentos um recurso que evita a sua putrefao, sendo, por isso, utilizado na preservao de diversos tipos de carne. Explique porque o sal ajuda na preservao desse alimento. b) A clula vegetal no sofre plasmoptise, ou seja, ela no se rompe ao ser colocada numa soluo hipotnica. Voc concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta. c) A figura que se segue apresenta vrios tipos de transporte, que permitem a passagem da glicose, atravs da clula intestinal, da luz do intestino at o sangue. Com base nesta figura explique a participao da bomba de sdio e potssio no mecanismo de transporte da glicose, da luz do intestino at os vasos sanguneos.

Gabarito
01 d 02 e 03 c 04 c 05 e

Aula 2 Biologia Celular I


01. (UFPR-Adaptado) Por que a hiptese das evaginaes foi preferida para explicar a evoluo celular? 02. (F.P.M.) Por que a membrana plasmtica chamada de membrana unitria?

A escolha de quem pensa!

10. (UFJF) A figura a seguir ilustra uma clula eucariota. Analise-a e responda:

02. (UFSC-SC) As ilustraes abaixo indicam alguns tipos de clulas animais e vegetais, diferentes no tamanho e na forma. Entretanto, todas essas clulas possuem alguns componentes em comum, que so:

a) A estrutura indicada em 1 formada por microtbulos, constituintes do citoesqueleto. Cite DUAS outras estruturas celulares tambm formadas por microtbulos. Diversas substncias so capazes de impedir a formao dos microtbulos, interferindo nos processos dos quais eles participam. Dentre estas substncias, cita-se o taxol, um alcalide utilizado no tratamento de tumores malignos ou cncer. Explique como o taxol poderia ser eficaz no tratamento dessa doena, considerando sua atuao no citoesqueleto. b) Se ocorresse uma mutao e esta clula ficasse desprovida da estrutura indicada em 2, quais seriam as conseqncias para: o processo de digesto celular? a formao do espermatozide e o processo de fecundao?

01) 02) 04) 08) 16)

ncleo parede celular citoplasma vacolo membrana plasmtica

03. (FUVEST-SP) O desenho abaixo representa uma clula vegetal normal colocada em 3 meios distintos, que dominamos A, B e C. Durante a sua passagem por esses meios, naquela ordem, ocorrem 2 fenmenos conhecidos, respectivamente, como:

Testes
01. (UTFPR-PR) O modelo abaixo representa a configurao molecular da membrana celular (plasmalema), segundo Singer e Nicholson (1972). Acerca do modelo proposto, assinale a alternativa incorreta: a) b) c) d) e) turgescncia e plasmlise plasmlise e osmose plasmlise e deplasmlise osmose e hemlise deplasmlise e turgescncia

04. (UEL-PR) Na coluna da direita esto descritas trs formas de transporte de substncias atravs de membranas e na coluna da esquerda, os termos com que estas formas de transporte so conhecidas. Correlacione-as. 1. Transporte passivo. 2. Transporte ativo. 3. Difuso facilitada. I. Determinadas substncias so transportadas atravs da membrana plasmtica mesmo contra um gradiente osmtico, havendo neste caso um grande consumo energtico por parte da clula. II. A velocidade da penetrao de certas substncias atravs da membrana plasmtica acelerada pela presena de molculas transportadoras. III. A penetrao de vrias substncias atravs da membrana plasmtica se d devido a um gradiente osmtico, sendo este um processo fsico de difuso.

a) o algarismo 1 assinala a extremidade polar (hidrfila) das molculas lipdicas b) o algarismo 2 assinala a extremidade apolar (hidrfoba) das molculas lipdicas c) o algarismo 3 assinala uma molcula mvel de protena globular capaz de se deslocar em meio camada lipdica d) o algarismo 4 assinala o radical glicdico de uma molcula de glicoprotena que faz parte do glicoclix e) o algarismo 5 assinala uma protena perifrica (extrnseca)

A escolha de quem pensa!

a) b) c) d) e)

1 I; 2 II; 3 - III 1 I; 2 III; 3 II 1 II; 2 III; 3 I 1 III; 2 II; 3 I 1 III; 2 I; 3 - II

05. (UFF-RJ) Por que as enzimas dos lisossomos no atacam as prprias membranas lisossmicas nem as protenas do citoplasma? 06. (UFPEL-RS) O que desencadeia o processo de autlise? 07. (UFPR-Adaptado) Como funcionam as clulas pigmentares da pele do camaleo no condicionamento da variao de cor do animal? 08. (UFPR-Adaptado) Por que a colchicina usada em experincias laboratoriais para provocar a formao de clulas com o dobro do nmero normal de cromossomos? 09. (FUVEST) Grande parte das prticas desportivas exige dos atletas treinamentos que melhorem a capacidade de respirao aerbica. Nas clulas, esse processo caracteriza-se por um mecanismo que envolve vrias etapas. Nele, molculas orgnicas provenientes de alimentos reagem com oxignio (O2), produzindo gs carbnico (CO2) e gua (H2O), liberando energia. Em busca de um melhor condicionamento, muitos atletas especialistas em provas de longa distncia - 10 km e maratona - treinam em localidades de altitude elevada, onde a atmosfera rarefeita e h menos concentrao de oxignio. Passado algum tempo (cerca de 10 a 15 dias) observa-se, ente outros efeitos, que o sangue dos atletas apresenta um aumento do nmero de hemcias. Esse aumento uma conseqncia da adaptao do organismo s menores concentraes de O2. Ao participarem de provas em locais em que h maiores concentraes de O2 (por exemplo ao nvel do mar), esses atletas exibem maior capacidade respiratria do que aqueles que no passaram pelo mesmo condicionamento. As hemcias, ou glbulos vermelhos, so clulas que apresentam cerca de 1 bilho de complexos proticos conhecidos como hemoglobina. Cada molcula de hemoglobina apresenta quatro stios de ligao, sendo, portanto, capaz de transportar um mximo de quatro molculas de oxignio (O2). O complexo formado pela hemoglobina e o oxignio chamado de oxiemoglobina. O processo pode ser descrito pelo equilbrio em mltiplas etapas.

05. (UFMG-MG) Certos tipos de molculas atravessam isoladamente a membrana plasmtica e penetram no citoplasma. Tambm existem processos nos quais grande quantidade de material passa para o interior da clula. Sobre estes ltimos, assinale a opo correta. a) A transferncia de partculas visveis, tanto ao microscpio ptico quanto ao eletrnico, para o interior da clula conhecida pela denominao de micropinocitose. b) Fagocitose o termo utilizado para definir o englobamento de pequenas quantidades de lquido pela superfcie da clula. c) Na micropinocitose, para o englobamento de substncias, ocorrem depresses na membrana plasmtica, que se transformam em vesculas muito pequenas, visveis somente ao microscpio eletrnico. d) O englobamento de partculas slidas visveis, tanto ao microscpio ptico quando ao eletrnico, recebe a denominao de pinocitose. e) Em cultura de tecidos, as clulas demonstram uma intensa atividade de englobamento de partculas slidas, observvel somente ao microscpio eletrnico e denominada de fagocitose.

Gabarito
01 b 02 21 03 c 04 e 05 c

AULA 03 Biologia Celular II


01. (UFRJ-RJ) Justifique a denominao de ergastoplasma para o RE rugoso. 02. (UFF-RJ) Explique a vantagem de se usar um istopo radioativo, como o trtio, por exemplo, para demonstrar que o complexo de Golgi o local de armazenamento de protenas para posterior eliminao da clula. 03. (UFPEL-RS) Como voc espera encontrar o complexo de Golgi nas clulas glandulares do pncreas? 04. (UNICAMP-SP) A lgrima e a saliva so secrees glandulares. Elas possuem enzimas na sua composio. A saliva tem a ptialina ou amilase salivar. A lgrima tem a lisozima, que uma enzima bactericida. Em que parte das clulas de tais glndulas ocorre o armazenamento dessas secrees?

Se nem todos os atletas podem se beneficiar de treinos em regies de altitude elevada, alguns procuram aumentar a sua capacidade aerbica por um mecanismo controverso e antitico. J foram registrados casos de atletas que, cerca de trs meses antes da prova, retiraram uma amostra de sangue de cerca de 500 mL, volume usual em uma doao para bancos de sangue, para injet-la em si mesmos trs meses depois, s vsperas da competio. Esse procedimento caracterizado como ilegal, constituindo-se em caso de dopping.

A escolha de quem pensa!

a) Explique de que maneira o treinamento em altitudes elevadas pode melhorar a capacidade respiratria dos atletas em competies ao nvel do mar. A sua resposta deve considerar as condies dos equilbrios envolvidos no transporte de oxignio. b) Indique a organela celular na qual ocorre o processo de respirao aerbica. c) Descreva o efeito esperado no caso de doping citado no texto. Compare-o com o treinamento em altitude elevadas. 10. (UFPR-Adaptado) Qual a utilidade dos peroxissomos? Exemplifique.

a) o complexo de Golgi, corpsculo rico em cidos nuclicos, presente, exclusivamente, no citoplasma de clulas secretoras b) o complexo de Golgi, responsvel pela sntese de enzimas da cadeia respiratria, presente no citoplasma dos vegetais inferiores c) a mitocndria, orgnulo responsvel pela respirao celular, exibindo suas cristas mitocondriais d) o complexo de Golgi, que tem como uma de suas funes armazenar substncias secretadas pela clula e) o complexo de Golgi, orgnulo rico em RNA, DNA e enzimas, presente tanto no ncleo quanto no citoplasma das clulas secretoras. 03. (PUCCampinas-SP) A figura abaixo representao esquemtica de:

Testes
01. (UFES-ES) Aps a concluso do biocrucigrama seguinte, ser obtida na vertical indicada uma palavrachave para a resoluo final da questo. Assinale a alternativa que corresponda a uma descrio correta desta palavra: 1. molcula que implica os movimentos de ciclose e amebides 2. pentose do RNA 3. base pirimdica do DNA 4. composto resultante da combinao de uma base orgnica nitrogenada com uma pentose e uma molcula de cido fosfrico 5. sntese de RNA-mensageiro a partir de um molde de DNA 6. acontecimento que se observa com a clula presente em meio hipotnico

a) b) c) d) e)

clula secretora clula nervosa gro de plen gameta feminino leuccito granulcito

04. (UNIFICADO-RJ) Relacione as estruturas celulares, indicadas pelas setas numeradas no desenho a seguir, com as funes descritas abaixo, marcando a opo que contenha a sequncia correta.

a) nome genrico das substncias que regulam o pH dos lquidos corporais b) difuso de partculas de gua entre dois meios de concentraes diferentes, atravs de uma membrana semipermevel c) corrente citoplasmtica que desloca passivamente as organelas d) plasmlise de hemcias em solues hipertnicas e) endocitose de partculas lquidas para o citoplasma das clulas 02. (FUVEST-SP) A estrutura representada no desenho abaixo : ( ( ( ( ( ( ) transporte de substncias no interior da clula ) local de sntese protica ) transferncia de herana ) movimento celular ) sntese de glicoprotenas ) extruso do material de secreo

A escolha de quem pensa!

a) b) c) d) e)

5, 7, 9, 6, 5, 2 7, 4, 5, 3, 6, 1 5, 8, 6, 7, 4, 1 3, 7, 4, 6, 5, 2 4, 7, 9, 5, 2, 3

03. (UNICAMP-SP) Por que a fase S do ciclo celular se processa entre as fases G1 e G2 e no aps a sucesso dessas duas fases? Em outras palavras, por que G1 e G2 no so subseqentes e anteriores a S? 04. (UFPEL-RS) Qual a diferena entre uma clula procariota e uma clula verdadeiramente anucleada? Exemplifique. 05. (UFPEL-RS) Como se explica em termos modernos a presena dos grnulos de cromatina descritos pelos autores antigos? 06. (UFF-RS) O que cromatina sexual e qual a aplicao do seu conhecimento? 07. (UNISINOS-RS) Conceitue idiograma e justifique a sua importncia em Citogentica? 08. (UFRJ) Estudos recentes compararam as seqncias completas de DNA mitocondrial de indivduos de vrias regies geogrficas do planeta. Os resultados revelaram que a variabilidade gentica no DNA mitocondrial de indivduos africanos era quase o dobro da observada no DNA mitocondrial de no-africanos. Esses resultados foram importantes para corroborar a idia de que o ancestral comum mais recente do Homo sapiens viveu na frica h cerca de 200.000 anos. Explique por que a maior diversidade do DNA mitocondrial apia a idia da origem africana do Homo sapiens. 09. (UFMS-MS) O diagrama a seguir esquematiza o ciclo vital de uma clula.

(Observao: 6 indica molculas de protenas fibrosas, como actina e miosina) 05. (PUCSP) A figura abaixo representa o ciclo lisossmico. As setas 1, 2, 3, 4 e 5 indicam, respectivamente:

a) vescula fagocittica, fagossomo, vacolo digestivo, lisossomo, vescula clasmocittica b) vescula clasmocittica, clasmossomo, lisossomo, vacolo digestivo, vescula fagocittica c) vescula clasmocittica, clasmossomo, vacolo digestivo, lisossomo, vescula citopgica d) vescula pinocittica, fagossomo, lisossomo, vacolo autofgico, vescula pulstil e) vescula fagocittica, fagossomo, lisossomo, vacolo digestivo, vescula clasmocittica

Gabarito
01 b 02 d 03 a 04 a 05 e

Aula 4 Ciclos Vitais, Mitose, Meiose e Microscopia


01. (UFPR-Adaptado) A maioria dos seres realiza o fenmeno da meiose para a produo de seus gametas. Justifique essa necessidade. 02. (UFPRAdaptado) Qual a grande vantagem que o crossing-over, ocorrente durante a meiose, oferece para a maior estabilidade biolgica das espcies? Qual o fenmeno que dele resulta?

De sua anlise, conclui-se: 01) A organizao do ncleo mantm-se inalterada durante o ciclo de diviso da clula. 02) Na prfase, torna-se mais evidente e duplicao do material gentico ocorrida na fase S. 04) Clulas nucleadas no apresentam esse ciclo. 08) O aspecto do fuso mittico e a formao da placa equatorial indicam tratar-se de uma mitose em clula vegetal. 16) Na metfase, os cromossomos apresentam duas cromtides unidas pelo centrmero. 32) Na telfase, o nuclolo reconstitudo. D como resposta a soma dos nmeros das opes corretas.

A escolha de quem pensa!

10. (UFSC-SC) Interpretando-se o grfico abaixo, relativo ao ciclo celular, correto afirmar:

a) Trata-se de uma clula de metazorio e no de metfita porque possui centro-celular. b) Encontra-se em diviso celular e no em interfase porque os cromossomos esto individualizados. c) Est em meiose e no em mitose porque os cromossomos no se encontram aos pares. d) Trata-se de uma metfase e no de uma prfase porque os cromossomos j esto no equador da clula. e) A clula est na primeira diviso da meiose e no na segunda porque os cromossomos homlogos esto aos pares. 03. (FUVEST-SP) A figura a seguir representa o tecido meristemtico de uma planta, onde podem ser observadas clulas em diferentes fases de diviso. Qual das alternativas corresponde seqncia do processo mittico?

01) I indica a intrfase. 02) No eixo das ordenadas, x representa a quantidade de DNA por clula durante o ciclo celular. 04) No eixo das ordenadas, x representa o nmero de cromossomos por clula. 08) O tipo de ciclo celular representado caracterstico de clulas somticas. 16) II indica a meiose. 32) No eixo das ordenadas, x representa a taxa de sntese de protenas durante o ciclo celular. D como resposta a soma dos nmeros das opes corretas.

Testes
01. (UEL-PR) Nos desenhos mostrados, numerados com algarismos romanos, esto representadas fases da mitose. Assinale, nas opes abaixo, a sequncia correta das fases deste tipo de diviso celular.

a) b) c) d) e)

abcdef cfeabd fbaedc efcabd fecbda

04. (UEPG-PR) A caracterizao dos cromossomos como constituintes do ncleo celular revelou as seguintes propriedades: I. Cromossomas so estruturas lineares, situadas no interior do ncleo celular, mais facilmente detectveis durante o processo de diviso celular, e que contm uma zona circular, pequena e mais clara, chamada centrmero, que desempenha papel importante na movimentao dos cromossomos durante a diviso celular. II. Cada clula de uma determinada espcie contm um nmero constante e caracterstico de cromossomas; este nmero varia enormemente entre os seres vivos, e cada espcie tem um determinado nmero de cromossomas, que suficiente para distingui-la de outras. III. Os cromossomas ocorrem em pares, sendo que os genes de pares de cromossomas homlogos esto dispostos em ordem semelhante; certas caractersticas genticas se apresentam sob formas alternativas (alelos) e os vrios cromossomas de uma espcie podem ser distinguidos entre si pelas propriedades morfolgicas, bioqumicas ou funcionais. Assinale: a) se somente I for correta b) se somente I e II forem corretas c) se somente I e III forem corretas d) se somente II e III forem corretas e) se I, II e III forem corretas

a) b) c) d) e)

I, IV, III, II II, IV, I, III IV, II, I, III II, III, I, IV I, IV, II, III

02. (UFMG-MG) Todas as alternativas a respeito desta clula esto totalmente certas, exceto:

A escolha de quem pensa!

05. (UFMG-MG) Ciclos vitais de diferentes grupos de seres vivos, onde I (linhas simples) representa a fase haplide e II (linhas duplas) representa a fase diplide.

a) Um dos recrutas comenta sobre a teoria do Bing Bang. Por que outro nome conhecida essa teoria? b) A exploso deu-se a partir do qu? c) H quanto tempo se presume que deve ter ocorrido o Big Bang? d) O outro recruta fala do surgimento dos seres. Ele fala do despertar de um sono profundo. A que doutrina ele se refere? e) A historinha procura demonstrar que, nos tempos modernos, as pessoas confrontam idias com relao origem do Universo e ao surgimento da vida na Terra. Que concepes se confrontam nesse caso? Identifique a afirmativa incorreta: a) O ciclo 1 ocorre em algas clorfitas, que pertencem ao grupo dos protistas fotossintetizadores b) O ciclo 3 representativo dos vertebrados c) Em todas as figuras, (a) indica a fecundao e (b) indica a meiose d) Nos vertebrados, a fase I representada apenas pelos gametas e) Em 3 a meiose ocorre para formar esporos 03. (UERJ-RJ) Por que, no estado atual da Terra, no h mais condies para o aparecimento de seres espontaneamente, como explica a teoria de Oparin? 04. (FUVEST-SP) O que levou Oparin a considerar as primeiras molculas de nucleoprotenas surgidas nos mares como genes primitivos e no como vrus? 05. (UNESP-SP) Quais foram os pontos fracos (errados) do Darwinismo?
04 c 05 b

Gabarito
01 b 02 c 03 b

06. (UFPR-PR) Conceitue o que seja uma populao panmtica e mencione a vantagem da pan-mixia. 07. (UFF-RJ) O que lhe sugere o fato de ter o gibo um caritipo de 2n = 44, enquanto os gorilas, chimpanzs e orangotangos tm 2n = 48 e a espcie humana, 2n = 46?

Aula 5 Origem da Vida - Evoluo


01. (UFF-RJ) Por que os coacervados representam uma ligao entre a natureza dos seres vivos e a teoria heterotrfica da origem da vida? 02. (UNESP-SP) Observe a charge seguinte:

08. (UERJ) Foram introduzidas em dois frascos, que contm um mesmo meio de cultura, quantidades idnticas de um tipo de bactria. Aps algum tempo de incubao, adicionouse, a apenas um dos frascos, um antibitico estvel, de uso frequente na clnica e cuja concentrao no se modificou durante todo o experimento. O grfico abaixo representa a variao do nmero de bactrias vivas no meio de cultura, em funo do tempo de crescimento bacteriano em cada frasco.

A escolha de quem pensa!

A observao do grfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibitico, ocorreu uma grande diminuio do nmero de bactrias. Utilizando a teoria da seleo natural, explique o fato de essa populao ter voltado a crescer, aps a diminuio observada. 09. (UFF-RJ) Com base na srie de quadrinhos abaixo, identifique o animal que sai da gua e interprete seu procedimento.

02. (UFMG-MG) O grfico abaixo descreve um fenmeno que deu a Darwin a idia do mecanismo da seleo natural como determinante da Evoluo. No grfico, as linhas A e B descrevem, respectivamente, os aumentos:

a) b) c) d) 10. (UFPR-PR) Qual o principal fator que permitiu aos rpteis a total libertao do meio aqutico? Por qu?

de uma populao e de seus recursos alimentares de duas espcies em competio das espcies predadoras e das espcies predadas das espcies hospedeiras e das espcies parasitas e) da poluio ambiental e de uma populao causadora dessa poluio 03. (UFBA-BA) A figura abaixo ilustra os efeitos da disseminao de um antigo grupo animal na busca de novos ambientes.

Testes
01. (UFMG-MG) O grfico abaixo representa as variaes das concentraes de duas substncias (amnia e aminocidos), obtidas atravs da experincia de Stanley Miller. Considerando a experincia de Miller e os dados fornecidos pelo grfico, correto afirmarmos que:

a) toda a amnia consumida foi usada na produo de aminocidos. b) metade da amnia foi consumida na sntese de aminocidos, o restante foi usado na sntese de protenas. c) parte da amnia foi consumida na sntese de aminocidos, o restante foi decomposto formando N2. d) a amnia consumida foi transformada em aminocidos e em sais de amnio. e) parte da amnia foi consumida na sntese de aminocidos; o restante perdeu-se no espao exterior.

Esse fenmeno denominado: a) migrao b) fluxo gnico c) seleo natural d) irradiao adaptativa e) convergncia adaptativa 04. (PUC Campinas-SP) Num determinado local vivem duas formas caracis, uma de concha chara e outra de concha escura, que servem de alimento a certos pssaros. A forma de concha clara a mais abundante. Supondo que tal local se torne gradativamente mais escuro com o passar do tempo, qual dos grficos abaixo representa melhor o que deve ocorrer com cada uma das formas devido atuao da seleo natural?

10

A escolha de quem pensa!

Aula 6 Gentica - Biotecnologia


01. (UNICAMP-SP) Com relao figura abaixo, explique porque os heterocromossomos X e Y, na espcie humana, so apenas parcialmente homlogos.

05. (UNICAMP-SP) Em busca do elo perdido

02. (UFPEL-RS) Faa a distino entre penetrncia e expressividade gnicas. 03. (UFRJ-RJ) Qual a diferena entre os termos genealogia e heredograma? 04. (UFLA-MG) Em que momento da formao dos gametas ocorre a disjuno dos fatores hereditrios prevista por Mendel? 05. (UFRJ-RJ)De um casal que j tenha dois filhos do sexo masculino, qual a probabilidade de, em nova gestao, nascer outro homem? Justifique a resposta. 06. (UFPR-mod) Qual a probabilidade de nascer uma filha albina de um casal normal em que cada um dos cnjuges tem um progenitor albino? Explique o clculo efetuado. 07. (UFF-RJ) Em que diferem os genes letais dos genes subletais com relao expressividade gnica? 08. (UNICAMP-SP) Caracterize o portador de sangue do tipo Bombaim e justifique por que pode um indivduo com esse fentipo gerar descendentes normais, isto , com um dos tipos comuns de sangue do sistema ABO.

Percebemos, pela anlise do esquema acima, que no somos, como muitos pensam, descendentes dos macacos atuais. Na verdade, tanto o homem como os atuais antropides descendem de um ancestral comum. A partir da, ambos evoluram separadamente acumulando ao longo dos milhes de anos diversas modificaes. As alternativas abaixo representam fatores que influram decisivamente na evoluo do Homo sapiens com exceo da seguinte: a) b) c) d) e) postura ereta ou bpede desenvolvimento cerebral manipulao precisa dos objetos desenvolvimento da linguagem capacidade fsica predatria

Gabarito
01 c 02 a 03 d 04 a 05 e

A escolha de quem pensa!

11

09. (UFRJ) Nas transfuses sangneas, o doador deve ter o mesmo tipo de sangue que o receptor com relao ao sistema ABO. Em situaes de emergncia, na falta de sangue do mesmo tipo, podem ser feitas transfuses de pequenos volumes de sangue O para pacientes dos grupos A, B ou AB. Explique o problema que pode ocorrer se forem fornecidos grandes volumes de sangue O para pacientes A, B ou AB. 10. (UFRJ-RJ) De que maneira atua um gene episttico? Explique o mecanismo da ao episttica. 11. (UFPRmod) Entre a segregao independente e a crossing-over, qual deles oferece maior taxa de recombinao gnica? Justifique. 12. (UFLA-MG) O que se entende por mosaicismo? O que o justifica? 13. (UFPRmod.) Explique o fenmeno da no-disjuno e d a sua principal conseqncia. 14. (UERJ) Preocupado com as notcias sobre trocas de bebs na maternidade onde recentemente nasceu seu primeiro filho, um casal resolveu realizar o teste de paternidade atravs dos grupos sangneos. O resultado revelou que a criana era do grupo O e tanto o pai como a me eram do grupo A. Consultado, um mdico explicou que a criana poderia ser filha do casal, porm sugeriu um teste de DNA. a) Demonstre, por meio de um esquema, que a criana pode ser filha do casal. b) Justifique a sugesto do mdico de se realizar um teste de DNA. 15. (FUVEST-SP) No homem, a surdo-mudez se deve homozigose de um ou de ambos os genes recessivos d e e. Ambos os genes dominantes D e E so necessrios para que o indivduo revele audio normal. um caso de interao gnica (polimeria) em que se observa a epistasia de um par recessivo sobre outro par que tenha genes dominantes (epistasia duplo-recessiva). Observando o grfico abaixo, que retrata a genealogia de uma famlia com casos de surdo-mudez, voc pode explicar como se chega concluso de que a herana desse carter no se faz por um nico par de alelos?

12

A escolha de quem pensa!

Potrebbero piacerti anche