Sei sulla pagina 1di 2

texto publicado no Jornal DESPERTAR, n 26, ano 21, Janeiro 2009

LETRAS GORDAS em tempo de crise

No tempo das vacas gordas muitas pessoas viviam bem. Havia pessoas gordas e pessoas magras mas quase todas comiam bem, no sofriam de stress e de falta de tempo e gostavam de ler. Isto , optavam por ler as gordas e as magras. Ou seja, em vez de ler na diagonal, liam mesmo na horizontal e na vertical.

Actualmente, l-se pouco mas ouve-se demais e fala-se muito na crise. Fala-se tanto na crise que at parece que, de um dia para o outro, vamos dar de caras com inmeras pessoas de aspecto miservel. Mas olhando para as pessoas e tirando-se-lhes a medida pela estrutura, no se percebe se vivem bem ou mal, pois a gordura pode ser smbolo de pobreza, assim como a magreza pode ser sinal de riqueza. contraditrio, de facto, mas no deixa de ser realidade: quem no se alimenta bem pode desenvolver falsa obesidade, causada no pelo excesso de alimento mas pelos defeitos da seleco. E quem escanzelado no significa que no se alimente por falta de posses. Bem pelo contrrio, pode indicar que o sujeito gasta fortunas em produtos dietticos, guas minerais para emagrecer, massagens, tratamentos ou at operaes estticas, mesmo que no seja saudvel. Hoje porm, tanto as pessoas gordas como as magras vivem, quase todas, muito apressadas e, como no tm tempo para tudo aquilo que querem fazer mas necessitam de se manter informadas, muitas delas passaram a ler de outra forma. Em vez de lerem um texto todo, lem s as letras maiores, chamadas as gordas. As mais perspicazes conseguem perceber a mensagem mesmo sem ler tudo e as restantes ou ficam sem compreender ou contam com os meios de comunicao audiovisuais para captarem melhor e mais rapidamente a tal mensagem. Existem ainda uns que j no acreditam em nenhum dos meios de comunicao e que lem as letras todas mas tanto desconfiam das gordas como das magras. Contudo e, de certa forma tambm contraditrio, apesar de se ler menos, existem cada vez menos analfabetos e cada vez mais alunos nas escolas. H quem diga que so maiores em nmero e menores na qualidade e quem afirme que so cada vez mais espertos, alguns j nascendo ensinados. A verdade s saberemos daqui a alguns anos, quando comearem a trabalhar e mostrarem o que valem. No vale a pena discutirmos opinies quando no existem certezas nem vidncias. Ser a gerao dos parasitas, habituados a ter todas as vontades feitas pelos pais, ou uma gerao modernamente sofisticada que saber encontrar uma outra forma de viver? Queremos que seja uma gerao positivamente virtual mas tambm cremos e tememos que venha a ser virtualmente positiva. E se o tememos no ser por obstinao ou averso aos novos valores mas sim porque receamos que os alicerces estejam a fraquejar cada vez mais e que, no futuro, no consigam suportar uma nova sociedade. Achamos que no ser vivel nascer sem razes profundas, viver sem uma moral acutilante, crescer sem um conhecimento slido e envelhecer sem uma tica consolidada. E para que estes alicerces continuem vivos e presentes em todas as sociedades e quaisquer geraes necessrio continuarmos a ler as gordas e as magras. importante ouvirmos sem deixar de ler e de questionar e pensar, imprescindvel que no nos deixemos cair na tentao da superficialidade. vital que tenhamos foras para procurar, confrontar, descobrir, raciocinar e tirar concluses ponderadas e no precipitadas.

Ns no nos ficmos pelo que andamos a ouvir. E mesmo sabendo que os jovens no falam, nem lem, nem pensam na crise, de que tanto se tem ouvido, fomos ler sobre ela e quisemos escrever um pouco sobre ela, porque dizem que afecta todos, velhos e novos, claros e escuros, gordos e magros. Encontrmos a seguinte explicao: Alterao que sobrevm no curso de uma doena; momento perigoso e decisivo; falta de trabalho; situao dificultosa do governo que o obriga a recompor-se ou a demitir-se; falta; tecido antigo.. E como gostamos de raciocinar e reflectir ponderadamente, quisemos partilhar convosco as nossas humildes concluses: Seja ela, a crise, um problema de gesto, uma catstrofe humanide (j que no pode ser natural), uma m distribuio de fortunas, um fantasma dos media ou o culminar de uma violenta crise de valores morais, ela sem dvida o resultado de atitudes e posturas mais antigas. Pode ser apenas a tal doena que foi tendo curso e s agora teve diagnstico e nome. Aparenta ser perigosa se nos deixarmos assustar por ela. Ser decisiva para os que no lem ou ignoram as gordas e as magras pois no podero interferir no rumo que tomar. Trar falta de trabalho se todos o confundirmos com emprego. Poder recompor ou demitir um governo se assim o entendermos e tivermos a coragem individual para tal. E , evidentemente, uma falta. Mas talvez no uma falta material primria. Pois afinal nunca um ser humano teve tantas posses numa s vida e tantas coisas de que no precisa, ao ponto de destruir a educao dos prprios filhos atafulhando-os de bens materiais, fteis, caros e dispensveis, em tempo de crise. Actualmente, o que ela, a crise? deixarmos de comprar o que no precisamos? Privarmo-nos do que os nossos pais e avs nunca tiveram? No poder comprar sempre o topo de gama para trocar por algo que ainda funciona? Apertar o cinto e continuar a encher os filhos de porcarias e distraces para substituir a ateno que no lhes damos? Trocar uma viagem por uma nova viatura que servir para mostrar aos outros e no para passearmos? Ou ser a crise o momento em que deixamos de comer como aqueles de quem tnhamos muita pena? Que passamos a sentir o frio como aqueles que pensmos salvar por termos dispensado um casaco? Que percebemos que no preparmos os filhos para o que realmente essencial? Quanto ao tecido antigo, no final da explicao que encontrmos sobre a palavra Crise Que nele se borde, se pinte, se grave, se escreva ou se imprima, com letras pequenas ou grandes mas bem gordas no seu contedo, feitas por gente gorda e magra, escura e clara, nova e velha, frases limpas e concisas para serem lidas por gente que no gosta s de ouvir falar. Frases longas ou curtas mas escritas com uma tinta onde a moral fique bem impregnada, para que nunca entre em crise e d origem CRISE.

A Associao de Pais e Encarregados de Educao (por Marta Leite)

Potrebbero piacerti anche