Sei sulla pagina 1di 97

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ESCULTOR FRANCISCO DOS SANTOS - FITARES

Regulamento Interno

RIO DE MOURO
2. Reviso Outubro de 2011

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
DISPOSIES INTRODUTRIAS O presente regulamento define o funcionamento do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, de cada um dos seus rgos de administrao e gesto, das suas estruturas de orientao e dos seus servios de apoio educativo, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade educativa, substantivando o processo de autonomia do Agrupamento, juntamente com o Projecto Educativo, o Projecto Curricular e o Plano Anual de Actividades. Atento ao quadro legal em vigor, e para que se atinjam a democratizao e a qualidade da educao, a igualdade de oportunidades, o desenvolvimento da personalidade e do esprito de tolerncia e a participao democrtica na vida colectiva, princpios explanados na Constituio da Repblica Portuguesa, o presente regulamento pretende dar uma resposta cabal s necessidades da comunidade local, maximizando deste modo os nveis de eficcia e eficincia, mormente no que respeita consecuo dos objectivos expostos. Com o presente regulamento, adequa-se, assim, realidade concreta do Agrupamento o quadro legal vigente, atravs da definio de regras de convivncia e de resoluo de conflitos e da concepo de normas reguladoras da gesto de instalaes e equipamentos escolares. Integram a matriz do presente regulamento aspectos cruciais como o reforo da autonomia e da identidade do Agrupamento, a promoo da qualidade educativa centrada na formao de cidados conscientes e responsveis, o reconhecimento e a valorizao do mrito, da dedicao e do esforo no trabalho escolar e nas relaes sociais, bem como do desempenho de aces meritrias em favor da comunidade em que o aluno est inserido ou da sociedade em geral, praticadas na escola ou fora dela. Mais do que um conjunto de normas, este regulamento pretende assumir-se como um referencial de atitudes e comportamentos necessrios consecuo do Projecto Educativo do Agrupamento, conferindo a todas as dinmicas deste Agrupamento uma identidade especfica que leve a comunidade que serve no s a nela se rever, como tambm a dela se orgulhar.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Captulo I Disposies Gerais Seco I Objecto e mbito de aplicao Artigo 1. Objecto O presente regulamento define, de acordo com previsto no Decreto-Lei n.75/2008, de 22 de Abril, o funcionamento do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, adiante designado por Agrupamento, de cada um dos seus rgos de administrao e gesto, das estruturas de orientao e dos servios especializados de apoio educativo, bem como os direitos e deveres dos membros da comunidade escolar. Artigo 2. Misso e natureza jurdica O Agrupamento, uma unidade organizacional dotada de rgos prprios de administrao e gesto, sendo integrado por estabelecimentos pblicos de educao pr-escolar e dos trs ciclos do ensino bsico, a partir de um projecto pedaggico comum, com vista concretizao programtica das seguintes finalidades: a) Favorecer um percurso escolar sequencial e articulado dos alunos; b) Reforar a capacidade pedaggica dos estabelecimentos de ensino e o aproveitamento racional de todos os recursos; c) Garantir a aplicao, nos estritos limites constitucionais, de um regime de autonomia, administrao e gesto comum no agrupamento; d) Valorizar e contextualizar experincias em curso. Artigo 3. mbito de Aplicao 1. O presente regulamento aplica-se no espao geogrfico das escolas do agrupamento e em qualquer local, em razo de situao jurdica, em que os elementos da comunidade educativa se encontrem em actividade ou exerccio de funes. 2. Entende-se por comunidade educativa, sem prejuzo dos contributos de outras entidades, os alunos, os pais e encarregados de educao, os professores e tcnicos, o pessoal no docente em sentido amplo do direito, as autarquias locais e os servios da administrao central e regional com interveno na rea da educao, nos termos estritos das respectivas responsabilidades e competncias legais.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 4. Adequao O presente regulamento resulta da adequao aos normativos legais vigentes, da reflexo dos diversos intervenientes no processo educativo, da experincia de variados regulamentos internos e normas de funcionamento, bem como das caractersticas particulares da comunidade educativa local. Artigo 5. Vivncia escolar A existncia de ambientes educativos pautados pela aplicao eficaz de normas sociais de participao colectiva deve, para alm dos seus objectivos e efeitos prprios, proporcionar a assumpo, por todos os que integram a vivncia quotidiana das suas escolas, de regras de convivncia que assegurem o cumprimento dos objectivos do Pprojecto Eeducativo, a harmonia de relaes e a integrao social, o pleno desenvolvimento fsico, intelectual, cvico e moral dos alunos e a preservao da segurana destes. A vivncia, no Agrupamento, de ambientes educativos disciplinados deve ainda proporcionar a realizao profissional e pessoal dos docentes e no docentes. Artigo 6. Infraces ao presente Regulamento Interno A violao deste regulamento interno implica: a) Responsabilidade disciplinar para quem a ele esteja sujeito; b) Reparao dos danos causados. As normas explanadas no presente regulamento devem ser interpretadas luz das disposies legais vigentes, entendendo-se a sua aplicao sem prejuzo do quadro normativo geral. Os casos omissos neste documento sero integrados ou interpretados pelos rgos de Administrao e Gesto de acordo com as suas competncias e sem prejuzo da lei em vigor.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco II Dados Identificativos do Agrupamento Artigo 7. Origem e Localizao do Agrupamento O Agrupamento fica localizado em Rio de Mouro, no Concelho de Sintra, a poucos quilmetros de Lisboa e constitudo pela Escola Bsica Escultor Francisco dos Santos, pela EB1/JI de Fitares e pela EB1/JI da Rinchoa. Este Agrupamento (integrando a Escola EB2,3 de Fitares e a Escola Bsica do 1. Ciclo com Jardim-de-Infncia de Fitares) foi criado pela Portaria 194/2005, de 18 de Fevereiro. A integrao da Escola Bsica do 1. Ciclo com Jardim-de-Infncia da Rinchoa no Agrupamento de Escolas Bsicas de Fitares concretizou-se posteriormente por Despacho do Director Regional de Educao de Lisboa e Vale do Tejo de 3 de Abril de 2007. Artigo 8. Patrono O escultor Francisco dos Santos, que viveu entre 1878 e 1930, o patrono do Agrupamento. O seu talento como escultor e tambm como pintor notabilizou-se com trabalhos como a esttua do Marqus de Pombal ou o busto vencedor do concurso para o busto feminino oficial da Repblica Portuguesa. Entende-se a divulgao e o aprofundamento de conhecimento sobre o Patrono, junto da comunidade escolar e da comunidade circundante, um objectivo estratgico na promoo e reconhecimento da identidade do Agrupamento. Artigo 9. Smbolos Identificadores O Agrupamento tem como smbolo oficial o logtipo que integra os elementos naturais e histricos caracterizadores do local onde se insere, a saber: - a gua que se encontra presente na freguesia e que deu o nome vila, Rio de Mouro, representada pelas ondas de azul celeste; - a floresta que, antes da exploso habitacional do concelho, povoava os campos, representada pelas rvores; - a lua que remete para uma memria histrica de outros povos que fizeram deste local geogrfico a sua casa.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco III Objectivos e Princpios Orientadores Artigo 10. Princpios gerais de tica Os titulares dos cargos previstos no presente regulamento esto exclusivamente ao servio de interesse pblico, devendo observar no exerccio das suas funes os valores fundamentais e princpios da actividade administrativa consagrados na Constituio da Repblica Portuguesa e na lei em geral, designadamente os da legalidade, justia e imparcialidade, competncia, responsabilidade, proporcionalidade, transparncia e boa f.

Artigo 11. Princpios orientadores da administrao do Agrupamento Na administrao do Agrupamento so observados os seguintes princpios orientadores: a) Respeito pelo pluralismo e liberdade de expresso, orientao e opinio; b) Democraticidade e participao de todos os intervenientes no processo educativo, de modo adequado s caractersticas especficas dos vrios nveis de educao e de ensino; c) Primado de critrios de natureza pedaggica e cientfica sobre critrios de natureza administrativa; d) Representatividade dos rgos de administrao e gesto, garantida democraticamente, nos estritos limites constitucionais; e) Responsabilizao do Estado e dos diversos intervenientes no processo educativo; f) Estabilidade e eficincia da gesto do Agrupamento, garantindo a existncia de mecanismos de comunicao e informao adequados; g) Transparncia dos actos de administrao e gesto. Artigo 12. Administrao e gesto do Agrupamento 1. A administrao e a gesto do Agrupamento so asseguradas por rgos prprios, os quais orientam a sua aco segundo os princpios e normas decorrentes da Constituio e demais normativos legais em vigor. 2. A autonomia de administrao e gesto do Agrupamento pressupe a responsabilidade de todos os membros da comunidade educativa em ordem

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
salvaguarda efectiva do direito e do dever da educao e da igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso escolares, segundo a lei, bem como prossecuo integral dos objectivos do Pprojecto Eeducativo. 3. Enquanto espao colectivo de salvaguarda efectiva do direito e do dever de educao, o Agrupamento insusceptvel de transformao em objecto de presso para a prossecuo de interesses particulares, devendo os pressupostos do seu bom funcionamento ter carcter de prioridade. Seco III Autonomia Artigo 13. Autonomia O Agrupamento goza da autonomia decorrente do artigo 77. da Constituio da Repblica e do regime previsto no Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril. Artigo 14. Instrumentos do processo de autonomia As actividades do Agrupamento regem-se pelos princpios orientadores definidos pelo Conselho Geral e consagrados na lei em vigor. Consideram-se instrumentos do processo de desenvolvimento da autonomia do Agrupamento: i. O Projecto Educativo do Agrupamento; ii. O Projecto Curricular iii. O Regulamento Interno; iv. O Plano Anual de Actividades; v. O Projecto Curricular de Turma Seco IV Protocolos e Parcerias Artigo 15. Protocolos/parcerias 1. Os protocolos/parcerias a estabelecer com instituies e entidades locais e regionais tm por base os seguintes objectivos: a) Inserir o Agrupamento no seu territrio educativo; b) Identificar recursos existentes na comunidade escolar e educativa; c) Promover com instituies locais, encontros, debates, exposies, seminrios e outras actividades, essencialmente pedaggicas;

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
d) Promover a troca de saberes e experincias entre as escolas/agrupamentos e a rentabilizao dos recursos; e) Proporcionar comunidade educativa os recursos existentes no Agrupamento. 2. O Agrupamento, no sentido de articular projectos e rentabilizar recursos, poder estabelecer um conjunto alargado de protocolos e parcerias com outras instituies. CAPTULO II Regime e Funcionamento do Agrupamento Seco I Instalaes Escolares do Agrupamento Artigo 16. Instalaes escolares e seu uso 1. O Agrupamento constitudo por trs unidades educativas e respectivos espaos envolventes. 2. Desempenhando uma funo social, as escolas esto abertas comunidade, podendo ser facultado o acesso e usufruto de instalaes e espaos, mediante autorizao do director, mormente para a realizao de actividades eminentemente culturais e desportivas, de reconhecido interesse pblico, mediante a celebrao de protocolos. 3. A utilizao das instalaes e dos espaos escolares para a promoo e/ou venda de quaisquer produtos ou servios depende de autorizao prvia expressa do director, de acordo com as orientaes gerais do Ministrio da Educao em vigor. 4. Todos os elementos da comunidade escolar directamente envolvidos na vivncia escolar, esto obrigados a preservar e/ou colaborar na manuteno das instalaes e espaos do Agrupamento. Artigo 17. Acesso s escolas do Agrupamento 1. Tm acesso aos estabelecimentos de ensino os alunos, professores, tcnicos, pais e encarregados de educao, pessoal no docente, representantes das entidades que compem o Conselho Geral, bem como outros que, por motivos justificados, tenham assuntos de interesse ali a tratar. 2. O acesso s escolas dos elementos referidos no nmero anterior, est sujeito identificao e normas especficas em vigor nesse estabelecimento de ensino. 3. Compete ao funcionrio responsvel pela portaria fazer cumprir as regras de acesso escola.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
4. Na sede do Agrupamento obrigatrio o uso do carto electrnico por todos os alunos, professores e funcionrios, salvaguardando-se casos excepcionais, devidamente autorizados pelo rgo de gesto. 5. Na sede do Agrupamento, no acto da identificao, entregue ao visitante um carto que ter de ser exibido pelo mesmo enquanto durar a sua permanncia nas instalaes ou no recinto escolar, o qual ser devolvido no momento da sua sada da escola, sendo este processo registado em documento prprio pelo funcionrio da portaria. Artigo 18. Documentos escolares do aluno 1. So documentos escolares dos alunos do pr-escolar e 1. ciclo a caderneta escolar; so documentos escolares dos alunos dos 2. e 3. ciclos, o carto de identidade escolar electrnico e a caderneta escolar. 2. O carto electrnico, nos 2. e 3. ciclos, identifica o aluno, a turma a que pertence, o horrio lectivo semanal e o tipo de autorizao de sada. No pr-escolar e 1. ciclo, os elementos anteriormente referidos constam da caderneta escolar. 3. O carto electrnico de uso obrigatrio em todas as actividades decorrentes da vida escolar. A sua aquisio tem o valor de 5, que reverte para a manuteno do sistema informtico que o operacionaliza. 4. O aluno obrigado a apresentar o seu carto sempre que tal lhe seja solicitado por professores, tcnicos ou funcionrios. 5. A caderneta escolar constitui um meio privilegiado de contacto com o encarregado de educao, constituindo meio de prova processual o seu contedo. 6. Em caso de esquecimento do carto, tal facto deve ser participado imediatamente ao director de turma ou ao professor titular de turma, que o comunicar ao encarregado de educao, para que se providencie um carto temporrio. 7. Em caso de perda ou extravio do carto e/ou da caderneta escolar, tal facto deve ser participado imediatamente ao director de turma ou ao professor titular de turma, que o comunicar ao encarregado de educao, para que se providencie uma segunda via, mediante pagamento de 8. Artigo 19. Espaos escolares circulao e acesso 1. Compete ao director, mediante parecer no vinculativo do Conselho Pedaggico, definir, criar ou alterar a utilizao dos espaos escolares, tendo em conta os projectos e as actividades a desenvolver em cada ano escolar.

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. Todas as salas e espaos escolares devem ser identificados e distribudos de forma criteriosa. 3. O acesso s salas de aula durante o decorrer das actividades lectivas interdito aos pais, encarregados de educao e a todas as pessoas estranhas escola, salvo casos excepcionais, devidamente acompanhados e autorizados pelo rgo de gesto. 4. Os alunos dirigem-se para a sala, aps o toque de entrada, de forma ordeira. 5. No Agrupamento haver um toque de campainha a assinalar o incio e o final dos tempos lectivos. 6. A permanncia nos espaos especficos e a sua utilizao so reguladas por normas prprias. 7. Nas escolas bsicas do 1. ciclo com jardim-de-infncia, durante os intervalos, no permitido o acesso a qualquer pessoa estranha s escolas, excepto se devidamente autorizadas ou convocadas. 8. Os portes das escolas permanecem fechados para segurana das crianas. 9. A entrada das crianas que frequentam o ATL Actividades de Tempos Livres faz-se pelo porto prprio e da responsabilidade do pessoal dessa valncia. Artigo 20. Gesto do material e do equipamento escolar 1. Todo o material existente nas escolas deve ser objecto de inventrio, conferido e actualizado anualmente. 2. Todos os elementos da comunidade educativa esto obrigados a comunicar ao rgo de gesto e administrao a ocorrncia de qualquer anomalia verificada em materiais, equipamentos ou instalaes, atravs dos procedimentos em vigor. 3. De acordo com os recursos disponveis e com as opes de gesto tomadas pelo Agrupamento, as salas de aula e outros espaos educativos devem ser dotados dos equipamentos imprescindveis ao funcionamento regular do processo ensinoaprendizagem. Seco II Princpios e disposies gerais Artigo 21. Horrio/regime de funcionamento 1. O horrio de funcionamento do jardim-de-infncia estabelecido no incio de cada ano lectivo, de acordo com as normas em vigor.

10

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. Durante o perodo de interrupo das actividades lectivas, o horrio de funcionamento dos estabelecimentos de ensino poder ser adaptado, sendo obrigatoriamente afixado nas portas principais dos respectivos edifcios. 3. No jardim-de-infncia o prolongamento de horrio estipulado pelas normas em vigor e definido no incio de cada ano lectivo, de forma a permitir a adaptao dos tempos de permanncia das crianas nos estabelecimentos de ensino s necessidades das famlias, no mbito do apoio famlia. 4. Na escola sede do Agrupamento, o primeiro toque de entrada (audvel na sala de professores) destina-se a professores e o segundo toque de entrada (audvel em toda a escola) destina-se aos alunos, havendo um desfasamento de trs minutos entre os dois. 5. Nos blocos lectivos de 90 minutos, os alunos so obrigados a comparecer na sala de aula ao segundo tempo de 45 minutos, mesmo que o professor titular da rea curricular esteja ausente. 6. Ao primeiro tempo do turno da manh e ao primeiro tempo do turno da tarde haver uma tolerncia de 5 minutos que ser sinalizada por um toque. 7. Os pais e encarregados de educao que queiram autorizar a sada da escola do seu educando tero de apresentar um termo de responsabilidade nesse sentido ao professor titular de turma ou ao director de turma. 8. Nas escolas bsicas do 1. ciclo com jardim-de-infncia, a sada do aluno tem de ser acompanhada pelo encarregado de educao ou adulto devidamente identificado e previamente autorizado. Artigo 22. Acompanhamento de crianas 1. Os pais e encarregados de educao so responsveis pelo seu educando no percurso entre o seu domiclio e a escola. Quando os alunos estejam a cargo e sob a responsabilidade de outras instituies ou beneficiem de outras actividades extraescolares, os pais e/ou encarregados de educao delegam essa responsabilidade nessas instituies. 2. No jardim-de-infncia os pais e/ou encarregados de educao devem entregar pessoalmente a criana ao educador ou ao assistente operacional, nunca a deixando sozinha no recreio do estabelecimento de ensino. Devem ainda assegurar que a criana no permanea no recinto escolar para alm do seu horrio de funcionamento. 3. Os alunos dos jardins-de-infncia e do 1. ciclo no podero permanecer no recinto escolar aps terminadas as actividades.

11

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 23. Componente no lectiva No caso das turmas de Percurso Curricular Alternativo ou Cursos de Educao e Formao, os elementos do respectivo Cconselho de Tturma tero, sempre que possvel, na componente no-lectiva do seu horrio semanal, dois tempos coincidentes para reunies. Artigo 24. Actividades lectivas e outras / sala de aula 1. Sempre que possvel, e com excepo das aulas das reas que devam ser ministradas em salas especficas, cada turma ter, durante todo o ano lectivo, uma sala prpria atribuda. 2. O professor/educador deve ser o ltimo a sair da sala de aula. 3. Todos os professores, educadores, tcnicos e alunos so solidariamente responsveis pelo estado de limpeza da sua respectiva sala. 4. No final do cada tempo lectivo, em cada sala de aula, o quadro e o cho devem ficar limpos e as cadeiras e as mesas arrumadas. 5. Durante a actividade lectiva, o professor no pode sair da sala de aula, salvo motivo de fora maior, devendo comunicar esse facto ao funcionrio de servio, que o substituir entretanto. 6. O professor no deve permitir a sada de alunos durante o decorrer das actividades lectivas, salvo motivo de fora maior, fundamentado. 7. Os alunos devem entrar e sair da sala de aula de forma ordeira e ordem do professor. 8. Nos espaos interiores do recinto escolar no autorizado o uso de quaisquer coberturas na cabea, salvo situaes devidamente autorizadas. 9. Nos 2. e 3. ciclos no permitido comer ou beber dentro da sala. Nos jardins-de-infncia e nas escolas do 1. ciclo, o lanche poder ser consumido em contexto de sala de aula, quando autorizado. 10. No incio do ano lectivo, os Conselhos de Turma definem/estabelecem as regras comuns de funcionamento da sala de aula, mediante a participao democrtica dos discentes. 11. As aulas e as restantes actividades decorrem nos espaos prprios atribudos e constantes no respectivo horrio. Qualquer alterao pontual dever ser solicitada superiormente.

12

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 25. Responsabilizao por bens e haveres dos alunos 1. O aluno deve levar para o jardim-de-infncia/escola o material que lhe for solicitado pelo docente. 2. O docente ou assistente operacional no so responsveis pelo desaparecimento ou por danos causados em quaisquer objectos dos alunos, devido a factos que lhes sejam alheios. 3. No permitido o uso de telemveis e outras tecnologias afins durante o decorrer das actividades lectivas e no lectivas em contexto de sala de aula. Artigo 26. Indisposies, medicamentao e higiene 1. Os pais e encarregados de educao so obrigados a transmitir ao educador/professor titular de turma/director de turma todas as informaes, que relevem para efeitos do interesse superior da criana, acerca da sade mental, psquica e fsica do seu educando, de forma actualizada. 2. Caso a criana tenha prescrio mdica para cumprir durante o horrio escolar, a comunicao dessa prescrio obrigatria, devendo ser efectuada por escrito, contendo os elementos necessrios ao seu cumprimento (nome da criana, dosagem e horrio de administrao). No caso de antibiticos, anti-histamnicos e calmantes, o medicamento ter de ser acompanhado de fotocpia da receita mdica. 3. No permitida a permanncia nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de alunos doentes, designadamente com febre ou doenas contagiosas. 4. Os alunos contagiados com pediculose (piolhos e lndeas) no podem frequentar os estabelecimentos de ensino do Agrupamento, devendo permanecer em casa at ao fim do tratamento. 5. Os alunos atingidos por doenas infecto-contagiosas devem cumprir os prazos de isolamento estabelecidos na lei e s podero voltar a frequentar o jardim-deinfncia/escola mediante a apresentao de declarao mdica comprovativa. Artigo 27. Contacto urgente com o docente Os pais e/ou encarregados de educao e demais interessados, em caso de necessidade urgente de contacto com o docente durante o horrio escolar, devero comunicar essa necessidade ao funcionrio de servio, sendo o assunto encaminhado para deciso superior, a tomar no momento.

13

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco III Livros de Ponto/Registo de Frequncia dos Alunos Artigo 28. Livro de Ponto e chave da sala de aula 1. As ausncias dos alunos dos 1., 2. e 3. ciclos s actividades lectivas e no lectivas so registadas pelos professores no Livro de Ponto da editorial do Ministrio da Educao. 2. Os professores devem, obrigatoriamente, numerar, datar, sumariar e assinar cada aula ou actividade no respeito pelos contedos e competncias curriculares em vigor, bem como registar as ausncias dirias dos alunos, no Livro de Ponto. 3. O Livro de Ponto encontra-se colocado num armrio da sala de docentes e dever ser transportado pelo professor ou pelo auxiliar de aco educativa, e nunca pelos alunos. No jardim-de-infncia e no 1. ciclo, os docentes titulares de turma assinam o Livro de Ponto. 4. No caso em que o Livro de Ponto transita para o professor do tempo lectivo imediato constante no horrio da turma, existe responsabilidade solidria para esse efeito, podendo recorrer-se ao assistente operacional de servio. 5. Nos 2. e 3. ciclos, compete ao professor respectivo ou ao assistente operacional repor o Livro de Ponto no respectivo armrio. 6. O Livro de Ponto nunca poder ser consultado pelos alunos, devendo estes solicitar aos docentes as informaes que pretendam e a que tenham legitimamente direito. 7. Ao director de turma compete a tarefa de abertura, de forma atempada, do Livro de Ponto respectivo. 8. Nos 2. e 3. ciclos, cada professor ou assistente operacional dever levar a chave da sala respectiva, voltando a coloc-la no local inicial no final da aula ou actividade. 9. No caso em que a chave transita para o professor do tempo lectivo imediato constante do horrio da turma, existe responsabilidade solidria para esse efeito, podendo recorrer-se ao assistente operacional de servio. Artigo 29. Livro de Ponto dos docentes que desempenham cargos Os professores que desempenham cargos no Agrupamento em sentido lato devem assinar os respectivos Livros de Ponto que se encontraro sempre em local prdestinado para o efeito e estaro abertos pelo docente/coordenador responsvel.

14

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco IV Projectos de Desenvolvimento Educativo Artigo 30. Passeios escolares e visitas de estudo 1. As visitas de estudo so actividades decorrentes do Projecto Educativo do Agrupamento e enquadrveis no mbito do desenvolvimento dos Projectos Curriculares de Agrupamento e de Turma. 2. Uma visita de estudo uma actividade curricular intencionalmente planeada, servindo objectivos para desenvolver e/ou complementar contedos de todas as reas curriculares disciplinares e no disciplinares, de carcter facultativo. 3. Cabe aos alunos, de acordo com o dever de assiduidade que lhes assiste nos termos da alnea h) do artigo 15. da Lei N. 3/2008, de 18 de Janeiro, participar nas visitas de estudo. Contudo, o aluno poder, nos termos do normativo legal supramencionado, justificar o motivo da no participao naquelas actividades escolares. 4. Os docentes organizadores devero atender ao caso de algum aluno que se encontre impossibilitado de participar na visita de estudo por questes econmicas. 5. Os alunos do Pr-escolar e do 1. ciclo que no participem nas visitas de estudo sero integrados nas turmas que estejam a funcionar. 6. Os objectivos das visitas de estudo devem estar integrados no Plano Anual de Actividades ou no Projecto Curricular de Turma, sendo qualquer outra situao analisada caso a caso pelo Conselho Pedaggico. 7. As visitas de estudo sero promovidas pelo(s) professor(es) interessado(s), em complemento das actividades curriculares da(s) disciplina(s) e/ou como contribuio para a formao pessoal e social dos alunos. 8. As visitas de estudo sero organizadas pelos docentes promotores, que nelas participaro obrigatoriamente, devendo o acompanhamento dos alunos respeitar o rcio professor/alunos estabelecido pela legislao em vigor. 9. Qualquer deslocao s poder ser realizada aps autorizao explcita do rgo de gesto e apreciao pelo Conselho Pedaggico, devendo ser apresentado a estes rgos, por escrito e com a devida antecedncia, um projecto da deslocao a realizar, que contenha os seguintes elementos: a) Razes justificativas da visita; b) Objectivos especficos; c) Guies de explorao do(s) local(ais) a visitar; d) Aprendizagens e resultados esperados; e) Regime de avaliao dos alunos e do projecto; f) Calendarizao e roteiro da visita;

15

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
g) Apresentao obrigatria de um plano de ocupao/proposta de actividades para os alunos dos 1., 2. e 3. ciclos no participantes na visita de estudo ou intercmbio escolar ou cujos professores se encontram integrados numa visita; h) Data da aprovao da visita de estudo ou intercmbio escolar em conselho pedaggico. 10. Uma cpia do projecto referido no nmero anterior ser obrigatoriamente entregue, com a devida antecedncia, ao director de turma, caso este no se encontre, ele prprio, envolvido na organizao da visita. 11. No devem ser assumidos compromissos com qualquer entidade (nomeadamente empresas de transporte), sem prvia autorizao da deslocao pelo Conselho Administrativo. 12. Os encarregados de educao tm de ser informados e autorizar a participao dos seus educandos atravs de impresso prprio. 13. O destacvel do impresso referido no nmero anterior, que contm a autorizao do encarregado de educao, deve ser devolvido, depois de devidamente assinado, ao professor responsvel, at quatro dias teis antes da data prevista para a visita. 14. O professor responsvel elaborar uma lista dos participantes, a qual ser entregue ao rgo de gesto at trs dias teis antes da data prevista para a visita. 15. Todo o processo relativo s visitas de estudo dever ficar arquivado no respectivo dossier de turma, bem como qualquer observao referente sua realizao. 16. Na organizao dos planos das visitas, dever-se- evitar a realizao das mesmas no 3. perodo, tendo em considerao a proximidade das avaliaes finais. 17. Sem prejuzo do dever de vigilncia e de custdia que recai sobre as funes dos professores em qualquer actividade, devero ser objecto de co-responsabilizao das famlias os eventuais danos que os alunos venham a causar no decurso da mesma que no estejam cobertos pelo seguro escolar, independentemente de qualquer procedimento disciplinar. 18. No caso especfico de deslocaes de menores ao estrangeiro, aplicam-se as disposies em vigor. 19. A organizao de intercmbios escolares seguir os mesmos princpios pedaggicos e organizativos mencionados, bem como as demais normas em vigor. 20. O Agrupamento poder, no mbito do Projecto Educativo e de acordo com o Plano Anual de Actividades e sem prejuzo das actividades lectivas de sala de aula, organizar outras actividades formativas como passeios escolares, semanas de campo, colnias de frias, cursos de Vero, com respeito pelas normas em vigor. Estas actividades formativas sero cobertas pelo seguro escolar se se realizarem em

16

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
territrio nacional. Na situao de sadas ao estrangeiro, dever ser feito o seguro de grupo. 21. Os docentes que acompanham a visita de estudo devero fazer-se acompanhar por uma declarao de idoneidade passada pelo director. Artigo 31. Transporte colectivo de crianas O transporte colectivo de crianas obedece a um regime jurdico prprio, de acordo com o modelo fixado pela Portaria N.1350/2006, de 27 de Novembro. Artigo 32. Actividades de complemento/enriquecimento curricular 1. As actividades de complemento/enriquecimento curricular, tais como clubes, desporto escolar e demais projectos pedaggicos, carecem da aprovao do director, aps parecer prvio no vinculativo do conselho pedaggico. 2. As actividades e projectos atrs referidos reger-se-o por normas prprias, de acordo com os princpios gerais aprovados em conselho pedaggico, devendo constar das mesmas: a) Os objectivos e competncias a perseguir; b) As actividades a desenvolver; c) A designao dos responsveis; d) As regras de funcionamento; e) Os critrios de admisso; f) O local e horrio de funcionamento. 3. Os responsveis pelos projectos referidos no nmero 1 do presente artigo efectuaro uma avaliao escrita dos mesmos em dois momentos: no decurso do projecto avaliao/regulao, em data a estabelecer pelo Cconselho Ppedaggico, e no final do ano lectivo avaliao final do projecto. 4. Os projectos referidos no nmero 1 so considerados medidas concretizadoras do Projecto Educativo do Agrupamento e devero constar tanto quanto possvel no Plano Anual de Actividades, devendo o director providenciar para que os mesmos sejam ampla e eficazmente divulgados comunidade educativa.

17

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco V Comunicados, Ordens de Servio, Convocatrias e outros documentos Artigo 33. Comunicados, ordens de servio, convocatrias e outros documentos 1. As escolas do Agrupamento dispem obrigatoriamente de placards e vitrinas em espaos apropriados para afixao de todos os documentos emitidos pelas entidades competentes, nos termos da legislao vigente. 2. Para os devidos efeitos legais, a documentao destinada ao pessoal docente ser afixada nos placards existentes nas salas de docentes. 3. A documentao destinada aos alunos ser afixada nos placards existentes para o efeito. 4. Para os devidos efeitos legais, a documentao destinada ao pessoal no docente ser afixada na respectiva sala. 5. A afixao de cartazes e quaisquer panfletos nos espaos referidos anteriormente carece de autorizao prvia do director. 6. Os sindicatos e as APEEs tm direito a espao prprio para divulgao da informao sindical. 7. Qualquer informao de justificado interesse para a comunidade escolar poder dar origem a uma ordem de servio emitida pelo director ou a uma nota exclusivamente informativa emitida pelo presidente do Cconselho Ggeral do Agrupamento. 8. A correspondncia enviada para o pessoal docente e no docente ser entregue pelo coordenador dos assistentes operacionais aos coordenadores dos estabelecimentos do 1. ciclo com jardim-de-infncia, e ao respectivo destinatrio, nos 2. e 3. ciclos, aps ter dado entrada nos Servios Administrativos e se ter efectuado o referido despacho. CAPTULO III rgos de Administrao e Gesto Artigo 34. rgos de Administrao e Gesto do Agrupamento 1. Os rgos de administrao e gesto do Agrupamento regem-se pelo disposto no Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril, e pelo presente regulamento interno. 2. So rgos de direco, administrao e gesto do agrupamento os seguintes: a) O Conselho Geral; b) O director; c) O conselho pedaggico;

18

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
d) O conselho administrativo. 3. Os rgos de administrao e gesto escolar do agrupamento so responsveis perante a comunidade escolar, a comunidade educativa e a administrao educativa, devendo: a) Garantir a liberdade de expresso aos membros da comunidade escolar, de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento interno e no respeito pelos direitos e liberdades individuais e colectivas; b) Suscitar a activa e permanente participao de pais, encarregados de educao, alunos, professores, funcionrios na aco educativa e demais elementos da comunidade educativa; c) Fomentar o esprito crtico indispensvel aco educativa, promovendo, no seio da comunidade escolar, relaes de respeito mtuo, de cooperao e de colaborao no trabalho, de modo a salvaguardar a unidade e a respeitabilidade do agrupamento. Seco I Conselho Geral Artigo 35. Definio O Conselho Geral o rgo de direco estratgica responsvel pela definio das linhas orientadoras da actividade do Agrupamento, com respeito pelos princpios consagrados na constituio da Repblica Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo. O Conselho Geral o rgo de participao e representao da comunidade educativa, nos termos e para os efeitos do nmero 4 do artigo 48. da Lei de Bases do Sistema Educativo. Artigo 36. Composio 1. O Conselho Geral do Agrupamento ser composto por 21 elementos: a) Sete representantes do pessoal docente (pr-escolar, 1., 2. e 3. ciclos) dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento; b) Seis representantes dos pais e encarregados de educao; c) Dois representantes do pessoal no docente dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento; d) Trs representantes do municpio; e) Trs representantes da comunidade local.

19

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. Para efeitos da designao dos elementos referido na alnea e) do nmero anterior, os membros do Conselho Geral cooptaro por deliberao de maioria simples na presena de, pelo menos, dois teros dos seus membros, trs representantes das actividades referidas para integrar esse rgo. 3. Os representantes do pessoal docente e no docente e dos pais e encarregados de educao no Conselho Geral no podem ser membros do conselho pedaggico. 4. O Director participa nas reunies do Conselho Geral, sem direito a voto. Artigo 37. Eleio e designao dos representantes 1. Representantes do pessoal docente: 1.1. Os representantes do pessoal docente dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento candidatam-se eleio integrando-se numa lista. 1.1.1. As listas devem conter a indicao dos candidatos a membros efectivos em nmero igual ao dos respectivos representantes no Conselho Geral, bem como dos candidatos a membros suplentes. 1.1.2. As listas devem assegurar a representatividade de todos os nveis e ciclos de ensino, destinando os quatro primeiros lugares para esse efeito. O mesmo procedimento deve ser tomado, sempre que possvel, em relao aos elementos suplentes. 1.1.3.Cada lista deve integrar, sempre que possvel, pelo menos um professor titular. 1.2. Os representantes do pessoal docente so eleitos pelo corpo eleitoral que constitudo pelos educadores de infncia e pelos professores, em exerccio de funes, dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento. 1.2.1. A converso dos votos em mandatos faz-se de acordo com o mtodo de representao proporcional da mdia mais alta de Hondt. 2. Representantes dos pais e encarregados de educao: 2.1. Os representantes dos pais e encarregados de educao dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento so eleitos em assembleia-geral de pais e encarregados de educao do agrupamento, sob proposta das respectivas organizaes representativas. Na sua falta, compete ao presidente do Conselho Geral convocar uma assembleia-geral de pais e encarregados de educao, elegendo os mesmos os seus representantes. 2.2. Os representantes dos pais e encarregados de educao no Conselho Geral no podem pertencer aos corpos discente, docente ou no docente. 3. Representante do pessoal no docente:

20

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3.1. Os representantes do pessoal no docente dos estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento candidatam-se eleio em lista. 3.1.1. As listas devem conter a indicao dos candidatos a membros efectivos, bem como dos membros suplentes. 3.2. Os representantes do pessoal no docente so eleitos pelo corpo eleitoral constitudo por todos os elementos do pessoal no docente de todos os estabelecimentos de ensino que fazem parte do agrupamento, pelo mtodo de representao proporcional da mdia mais alta de Hondt. Exceptuam-se os trabalhadores tarefeiros e os que desenvolvam actividade no mbito dos programas ocupacionais dos centros de emprego. 4. Os representantes da autarquia so designados pelo Presidente da Cmara Municipal de Sintra. 5. Os representantes da comunidade local so escolhidos por votao pelos membros do Conselho Geral, aps sugestes apresentadas de individualidades ou representantes de actividades de carcter econmico, social, cultural e cientfico. 6. O processo de representao no Conselho Geral, quer por designao quer por eleio, deve estar concludo at 30 de Abril do ano em que termina o seu mandato. Artigo 38. Competncias 1. So competncias do Conselho Geral: a) Eleger o respectivo presidente de entre os seus membros; b) Proceder ao recrutamento do Director, atravs de um processo concursal estipulado no Dec.-Lei n. 75/2008, de 22 de Abril e na Portaria n. 604/2008, de 9 de Julho. c) Eleger o director; d) Aprovar o projecto educativo, acompanhar e avaliar a sua execuo; e) Aprovar e produzir alteraes ao regulamento interno do agrupamento de escolas; f) Aprovar o plano anual de actividades, verificando da sua conformidade com o projecto educativo; g) Apreciar os relatrios peridicos e aprovar o relatrio final de execuo do plano anual de actividades; h) Aprovar as propostas de contratos de autonomia; i) Definir as linhas orientadoras para a elaborao do oramento; j) Definir as linhas orientadoras do planeamento e execuo, pelo director, das actividades no domnio da aco social escolar; k) Aprovar o relatrio de contas de gerncia;

21

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
l) Apreciar os resultados do processo de auto-avaliao e de avaliao interna do Agrupamento; m) Pronunciar-se sobre os critrios de organizao dos horrios; n) Acompanhar a aco dos demais rgos de administrao e gesto; o) Promover o relacionamento com a comunidade educativa; p) Definir os critrios para a participao da escola em actividades pedaggicas, cientficas, culturais e desportivas. q) Exercer as demais competncias que lhe forem atribudas por lei. 2. O presidente eleito por maioria absoluta dos votos dos membros do Conselho Geral em efectividade de funes. Caso seja um representante do Pessoal Docente, ter uma reduo de duas horas da componente no lectiva. 3. No desempenho das suas competncias, o Conselho Geral tem a faculdade de requerer aos restantes rgos as informaes necessrias para realizar eficazmente o acompanhamento e a avaliao do funcionamento do agrupamento e de lhes dirigir recomendaes, com vista ao desenvolvimento do projecto educativo e ao cumprimento do plano anual de actividades. 4. O Conselho Geral pode constituir no seu seio uma comisso permanente, na qual pode delegar as competncias de acompanhamento da actividade do agrupamento entre as suas reunies ordinrias. 5. A comisso permanente constitui-se como uma fraco do Conselho Geral, respeitada a proporcionalidade dos corpos que nele tm representao. 6.So competncias do Presidente do Conselho Geral: a) Convocar as reunies do Conselho Geral; b) Presidir aos respectivos trabalhos; c) Desencadear o Processo Eleitoral do Conselho Geral; d) Desencadear o Processo de Eleio do Director; e) Representar o Conselho Geral; f) Exercer as demais competncias atribudas na Lei e neste Regulamento. Artigo 39. Reunio do Conselho Geral 1. O Conselho Geral rene ordinariamente uma vez por trimestre e extraordinariamente sempre que convocado pelo respectivo presidente, por sua iniciativa, a requerimento de um tero dos seus membros em efectividade de funes ou por solicitao do director. 2. As reunies do Conselho Geral devem ser marcadas em horrio que permita a participao de todos os seus membros. 3. De cada reunio ser lavrada acta, que conter um resumo sucinto do que tiver ocorrido, indicando-se, designadamente, a data e o local da reunio, os membros

22

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
presentes e os que faltaram, os assuntos apreciados, as deliberaes tomadas e a forma e o resultado das respectivas votaes. 4. As actas so lavradas pelo secretrio seleccionado, em regime de rotatividade, entre os elementos que integram o Conselho Geral, excluindo-se o seu presidente, e postas aprovao de todos os membros no final da respectiva reunio ou no incio da seguinte, sendo assinadas, aps a aprovao, pelo presidente e pelo secretrio. 5. Quando se tratar da ltima reunio do ano escolar, a acta ser lida e aprovada no final da reunio ou em reunio expressamente convocada para o efeito. Artigo 40. Mandato do Conselho Geral 1. O mandato dos membros do Conselho Geral tem a durao de quatro anos, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes. 2. O mandato dos representantes dos pais e encarregados de educao tem a durao preferencial de dois anos escolares. 3. Os membros do Conselho Geral so substitudos no exerccio do cargo se entretanto perderem a qualidade que determinou a respectiva eleio ou designao. 4. As vagas resultantes da cessao do mandato dos membros eleitos so preenchidas do seguinte modo: a) Pelo primeiro candidato no eleito, segundo a respectiva ordem de precedncia, na lista a que pertencia o titular do mandato, com respeito pela converso dos votos em mandatos que se faz de acordo com o mtodo de representao proporcional da mdia mais alta de Hondt. b) Sem prejuzo da alnea anterior, tratando-se de docentes, deve-se salvaguardar a representatividade de todos os nveis de ensino. 5. No caso de no existirem nas listas candidatas mais elementos nas condies referidas no nmero anterior, devero ser realizadas eleies intercalares para suprir as vagas. 6. Os titulares eleitos ou designados em substituio de anteriores titulares terminam os seus mandatos na data prevista para a concluso do mandato dos membros substitudos. Seco II Director Artigo 41. Definio O director o rgo de administrao e gesto do agrupamento nas reas pedaggica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

23

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 42. Subdirector e adjuntos do director O director coadjuvado no exerccio das suas funes por um subdirector e, no mximo, por trs adjuntos, salvaguardando-se, sempre que possvel, a representatividade de todos os nveis e ciclos de ensino. Artigo 43. Competncias 1. Compete ao director submeter aprovao do Conselho Geral o projecto educativo elaborado pelo conselho pedaggico. 2. Ouvido o conselho pedaggico, compete tambm ao director: a) Elaborar e submeter aprovao do Conselho Geral: i) As alteraes ao regulamento interno; ii) Os planos, anual e plurianual, de actividades; iii) O relatrio anual de actividades; iv) As propostas de celebrao de contratos de autonomia. b) Aprovar o plano de formao e de actualizao do pessoal docente e no docente, ouvido tambm, no ltimo caso, o municpio. 3. No acto de apresentao ao Conselho Geral, o director faz acompanhar os documentos referidos na alnea a) do nmero anterior dos pareceres do conselho pedaggico. 4. Sem prejuzo das competncias que lhe sejam cometidas por lei ou regulamento interno, no plano da gesto pedaggica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial, compete ao director, em especial: a) Definir o regime de funcionamento do agrupamento; b) Elaborar o projecto de oramento, em conformidade com as linhas orientadoras definidas pelo Conselho Geral; c) Superintender na constituio de turmas e na elaborao de horrios; d) Distribuir o servio docente e no docente; e) Designar os coordenadores das escolas bsicas do 1. ciclo com jardim-deinfncia de Fitares e da Rinchoa; f) Designar os coordenadores dos departamentos curriculares e os directores de turma; g) Planear e assegurar a execuo das actividades no domnio da aco social escolar, em conformidade com as linhas orientadoras definidas pelo Conselho Geral; h) Gerir as instalaes, espaos e equipamentos, bem como os outros recursos educativos;

24

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
i) Estabelecer protocolos e celebrar acordos de cooperao ou de associao com outras escolas e instituies de formao, autarquias e colectividades, em conformidade com os critrios definidos pelo Conselho Geral nos termos da alnea p) do nmero 1 do artigo 13. do Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril; j) Proceder seleco e recrutamento do pessoal docente, nos termos dos regimes legais aplicveis; l) Dirigir superiormente os servios administrativos, tcnicos e tcnicopedaggicos. 5. Compete ainda ao director: a) Representar o Agrupamento; b) Exercer o poder hierrquico em relao ao pessoal docente e no docente; c) Exercer o poder disciplinar em relao aos alunos; d) Intervir nos termos da lei no processo de avaliao de desempenho do pessoal docente; e) Proceder avaliao de desempenho do pessoal no docente. f) Constituir as comisses e grupos de trabalho que entender necessrios para o tratamento de assuntos internos da vida do agrupamento, competindo-lhe definir a sua composio, mandato, prazos e normas de funcionamento; g) Providenciar a eleio dos representantes dos encarregados de educao das turmas dos vrios estabelecimentos de ensino que pertencem ao agrupamento, os quais elegero os seus representantes em assembleia de turma convocada para o efeito; h) Organizar e assegurar o funcionamento de um sistema eficaz de comunicao e informao entre todos os sectores e escolas do agrupamento; i) Garantir o respeito pelas normas e regras estabelecidas na lei e no presente regulamento interno; j) Velar, pelos meios ao seu alcance, pelo normal funcionamento do agrupamento, de modo a impedir quaisquer alteraes que perturbem o desenvolvimento das actividades escolares ou se tornem inconvenientes para a aco educativa; l) Promover e acompanhar, nos estabelecimentos de ensino do agrupamento, todas as iniciativas que contribuam para a educao integral dos alunos; m) Organizar e coordenar todos os servios do agrupamento de acordo com as normas e regulamentos em vigor; n) Estabelecer os critrios para a gesto dos crditos horrios, depois de ouvido o conselho pedaggico; o) Decidir sobre propostas de constituio e encerramento de ncleos de estgio/formao, ouvido o conselho pedaggico; p) Decidir sobre as propostas de actividades e proceder sua avaliao.

25

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
6. O director exerce ainda as competncias que lhe forem delegadas pela administrao educativa e pela cmara municipal. 7. O director pode delegar e subdelegar no subdirector e nos adjuntos as competncias referidas nos nmeros anteriores. 8. Nas suas faltas e impedimentos, o director substitudo pelo subdirector. Artigo 44. Recrutamento e eleio O Director recrutado e eleito pelo Conselho Geral, de acordo com os artigos 21., 22. e 23. do Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril, e a Portaria N. 604/2008, de 9 de Julho. Artigo 45. Mandato O mandato do director tem a durao de quatro anos. Artigo 46. Regime de exerccio de funes O director exerce as funes de acordo com o artigo 26. do Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril. Artigo 47. Tomada de posse 1. O director toma posse perante o Conselho Geral nos 30 dias subsequentes homologao dos resultados eleitorais pelo director regional de educao. 2. O director designa o subdirector e os seus adjuntos no prazo mximo de 30 dias aps a sua tomada de posse. 3. O subdirector e os adjuntos do director tomam posse nos 30 dias subsequentes sua designao pelo director. Artigo 48. Assessoria do director Para apoio actividade do director, mediante proposta daquele, o Conselho Geral pode autorizar a constituio de assessorias tcnicopedaggicas, para as quais sero designados docentes em exerccio de funes nos estabelecimentos de ensino pertencentes ao agrupamento.

26

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 49. Competncias dos assessores tcnico-pedaggicos O director distribui anualmente as funes pelos assessores, em funo das necessidades do agrupamento, nomeadamente apoio em todas as reas da administrao e gesto do agrupamento. Seco III Conselho Pedaggico Artigo 50. Definio 1. O conselho pedaggico o rgo de coordenao e superviso pedaggica e orientao educativa do agrupamento, nomeadamente nos domnios pedaggicodidctico, da orientao e acompanhamento dos alunos e da formao inicial e contnua do pessoal docente e no docente. 2. O conselho pedaggico, pela natureza das suas funes, deve, de modo especial, contribuir para que prevaleam os critrios de ordem pedaggica sobre os critrios de natureza administrativa. Artigo 51. Composio 1. O Conselho Pedaggico composto por quinze elementos: a) Director, que por inerncia o presidente; b) Coordenador do departamento da Educao pr-escolar; c) Coordenador do departamento do 1. ciclo do Ensino Bsico; d) Coordenador do departamento curricular de Lnguas; e) Coordenador do departamento curricular de Cincias Sociais e Humanas; f) Coordenador do departamento curricular de Matemtica e Cincias Experimentais; g) Coordenador do departamento curricular de Expresses; h) Coordenador dos directores de turma do 2. ciclo; i) Coordenador dos directores de turma do 3. ciclo; j) Representante do pessoal no docente; k) Dois encarregados de educao designados pelas estruturas representativas, pertencendo a diferentes estabelecimentos de ensino do agrupamento; l) Coordenador do Plano Anual de Actividades: m) Coordenador de Clubes e de Projectos de Desenvolvimento Educativo; n) Coordenador da biblioteca escolar/centro de recursos educativos.

27

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 52. Competncias Ao conselho pedaggico compete o seguinte: a) Elaborar a proposta de projecto educativo a submeter pelo director ao Conselho Geral; b) Apresentar propostas para a elaborao do regulamento interno e dos planos anual e plurianual de actividades e emitir parecer sobre os respectivos projectos; c) Emitir parecer sobre as propostas de celebrao de contratos de autonomia; d) Apresentar propostas e emitir parecer sobre a elaborao do plano de formao e de actualizao do pessoal docente e no docente, em articulao com o respectivo centro de formao de associao de escolas, e acompanhar a respectiva execuo; e) Definir critrios gerais nos domnios da informao e da orientao escolar e vocacional, do acompanhamento pedaggico e da avaliao dos alunos; f) Propor aos rgos competentes a criao de reas disciplinares ou disciplinas de contedo regional e local, bem como as respectivas estruturas programticas; g) Definir princpios gerais nos domnios da articulao e diversificao curricular, dos apoios e complementos educativos e das modalidades especiais de educao escolar; h) Adoptar os manuais escolares, ouvidos os departamentos curriculares e o conselho de docentes; i) Propor o desenvolvimento de experincias de inovao pedaggica e de formao, no mbito do agrupamento de escolas e em articulao com instituies ou estabelecimentos do ensino superior vocacionados para a formao e a investigao; j) Promover e apoiar iniciativas de natureza formativa e cultural; k) Definir os critrios gerais a que deve obedecer a elaborao dos horrios; l) Definir os requisitos para a contratao de pessoal docente e no docente, de acordo com o disposto na legislao aplicvel; m) Proceder ao acompanhamento e avaliao da execuo das suas deliberaes e recomendaes; n) Coordenar o processo de articulao entre Ciclos/nveis de ensino; o) Emitir parecer sobre as propostas de projectos a desenvolver no mbito do Complemento Curricular; p) Propor e aprovar a unificao dos critrios de avaliao formativa e sumativa dos alunos; q) Pronunciar-se sobre a constituio e encerramento de ncleos de estgio/formao;

28

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
r) Solicitar s estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica e servios especializados de apoio educativo a emisso de pareceres, informaes e relatrios sobre todo e qualquer assunto no mbito das suas atribuies. So ainda competncias do Conselho Pedaggico: - Definir os critrios gerais a que deve obedecer a constituio de turmas; - Constituir uma Comisso de Coordenao da Avaliao do Desempenho do Pessoal Docente, nos termos do Artigo 13 do Decreto n. 2/2008 de 10 de Janeiro. Integram esta comisso o Presidente do Conselho Pedaggico, que coordena, e quatro outros membros do mesmo conselho; - Pronunciar-se sobre as propostas de reconhecimento de comportamento meritrio dos alunos; - Aprovar as propostas de projectos e de actividades de enriquecimento curricular/clubes; - Orientar as estruturas de coordenao educativas e superviso pedaggica na elaborao dos respectivos regimentos; - Pronunciar-se sobre o estabelecimento de parcerias pedaggicas; - A deciso sobre as situaes de reteno de acordo com a Lei n 30/2002, de 30 de Dezembro; - A avaliao das aprendizagens e competncias; - O apoio e acompanhamento do processo de mobilizao e coordenao dos recursos educativos existentes na escola ou Agrupamento; - A aprovao da modalidade e a matriz das provas ou trabalhos, bem como as datas e prazos da sua realizao, no que se refere avaliao sumativa interna, no 9 ano escolaridade; - A organizao e a gesto curricular do ensino bsico, bem como da avaliao das aprendizagens e do processo de desenvolvimento do currculo nacional; - Aprovar o Projecto Pedaggico de sala/jardim-de-infncia, elaborado pelos educadores de infncia titulares de grupo, com base nas Orientaes Curriculares da educao Pr-escolar e no Projecto Curricular e Educativo do Agrupamento; - Exercer as demais competncias que lhe vierem a ser atribudas. Artigo 53. Funcionamento 1. O conselho pedaggico rene ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente sempre que seja convocado pelo respectivo presidente, por sua iniciativa, a requerimento de um tero dos seus membros em efectividade de funes ou a pedido do Conselho Geral.

29

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
1.1. O conselho pedaggico, na sua primeira reunio ordinria, define o seu regime de funcionamento interno, nomeadamente: a) Dias das reunies; b) Durao das sesses; c) Secretariado; d) Convocatrias: i) Forma; ii) Prazos; iii) Tolerncia. 2. Quando forem tratados assuntos que envolvam sigilo, designadamente sobre matrias de provas de exame ou de avaliao de alunos, s podem estar presentes os elementos docentes. 3. As datas das reunies ordinrias devem, sempre que possvel, constar de uma calendarizao anual, a afixar nas salas de professores dos vrios estabelecimentos de ensino que integram o agrupamento, sem prejuzo de eventuais alteraes por manifesta convenincia de servio. 4. As reunies ordinrias e extraordinrias so convocadas pelo presidente do conselho pedaggico, com a antecedncia mnima de 48 horas, devendo constar da convocatria a respectiva ordem de trabalhos e os elementos essenciais do acto. 5. Os assuntos julgados de interesse a agendar para as reunies do conselho pedaggico devem ser presentes ao seu presidente at s 12 horas do dia anterior ao da realizao da respectiva reunio. 6. A ttulo excepcional, podero ser agendados assuntos no prprio dia, no incio da reunio ordinria, desde que considerados relevantes pela maioria dos seus membros. 7. O conselho pedaggico s pode realizar-se quando estiver presente a maioria do nmero legal dos seus membros com direito a voto. No se verificando na primeira convocao o qurum previsto, ser convocada nova reunio para o dia til seguinte, na qual se deliberar desde que estejam presentes 1/3 dos seus membros. 8. As deliberaes e recomendaes so tomadas por maioria absoluta de votos dos presentes, por votao nominal, tendo o presidente do conselho pedaggico, em caso de empate, o voto de qualidade, salvo se a votao se tiver efectuado por escrutnio secreto. 9. De cada reunio ser lavrada acta, que conter um resumo sucinto do que tiver ocorrido, indicando-se, designadamente, a data e o local da reunio, os membros presentes e os que faltaram, os assuntos apreciados, as deliberaes tomadas e a forma e o resultado das respectivas votaes. 10. As actas so lavradas pelo secretrio seleccionado, em regime de rotatividade, entre os docentes que integram o conselho pedaggico, excluindo-se o

30

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
seu presidente, e postas aprovao de todos os membros no final da respectiva reunio ou no incio da seguinte, sendo assinadas, aps a aprovao, pelo presidente e pelo secretrio. 11. Quando se tratar da ltima reunio do ano escolar, a acta ser lida e aprovada no final da reunio ou em reunio expressamente convocada para o efeito. 12. Das reunies ser elaborado um resumo das concluses e medidas de execuo imediata, que ser entregue ao presidente do conselho pedaggico no prazo de 24 horas, para afixao nas salas de professores dos diferentes estabelecimentos de ensino que integram o agrupamento. 13. O registo de faltas e respectiva informao secretaria da responsabilidade do presidente do conselho pedaggico. Artigo 54. Designao de representantes e mandato 1- Os membros do Conselho Pedaggico so designados pelo Director e entraro em funes imediatamente aps a sua designao. 2. O mandato dos membros do conselho pedaggico tem a durao de quatro anos lectivos. 3. A substituio dos membros do Conselho Pedaggico pode ocorrer, obedecendo s seguintes normas: a) Os membros nomeados do Conselho Pedaggico so substitudos, no exerccio do cargo, por outros, igualmente nomeados, se entretanto perderem a qualidade que determinou a respectiva nomeao; b) Os membros designados do Conselho Pedaggico so substitudos, no exerccio do seu cargo, por designao de novos elementos se entretanto perderem a qualidade que determinou a respectiva designao, de acordo com a lei. 4. O representante do pessoal no docente eleito em sede de reunio plenria atravs de voto presencial e secreto. 5. Os representantes dos pais e encarregados de educao so indicados sob proposta da respectiva organizao representativa, quando exista, e ratificada em assembleia geral de pais e encarregados de educao do agrupamento. 6. Os representantes do pessoal docente e no docente e dos pais e encarregados de educao no Conselho Geral no podem ser membros do conselho pedaggico.

31

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco IV Conselho Administrativo Artigo 55. Definio O conselho administrativo o rgo deliberativo em matria administrativofinanceira do agrupamento, nos termos da legislao em vigor. Artigo 56. Composio O conselho administrativo composto pelo: a) Director, que preside; b) Subdirector ou um dos adjuntos do director, por ele designado para o efeito; c) Coordenador Tcnico, ou quem o substitua. Artigo 57. Competncias Ao conselho administrativo compete: a) Aprovar o projecto de oramento anual, em conformidade com as linhas orientadoras definidas pelo Conselho Geral; b) Elaborar o relatrio de contas de gerncia; c) Autorizar a realizao de despesas e o respectivo pagamento, fiscalizar a cobrana de receitas e verificar a legalidade da gesto financeira; d) Zelar pela actualizao do cadastro patrimonial; Designar de entre os assistentes de administrao escolar, um com e) perfil para o servio de tesouraria; f) Proceder s alteraes aos valores inscritos nas rubricas de receita ou de despesa, devendo para o efeito comunicar ao Gabinete de Gesto Financeira a correspondente alterao oramental, atravs do preenchimento de mapas especficos e por actividade. g) Exercer as demais competncias que lhe esto legalmente cometidas. Artigo 58. Funcionamento O conselho administrativo rene ordinariamente uma vez por ms e extraordinariamente sempre que o presidente o convoque, por sua iniciativa ou a requerimento de qualquer um dos restantes membros.

32

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
SUBSECO I Gesto Financeira Artigo 59. Princpios Gerais 1- Na gesto financeira do Agrupamento devem ser tidos em considerao princpios da gesto por objectivos, devendo o Director apresentar anualmente, em Sede de Conselho Geral de Agrupamento o seu projecto de oramento de dotaes com compensao em receita e Oramento de Estado, bem como do respectivo plano de distribuio de verbas pelas diferentes rubricas de despesa. 2- A gesto financeira dever respeitar as regras do oramento por actividades e orientar-se- pelos instrumentos de previso econmica: a) Plano financeiro anual; b) Oramento de compensao em receita. 3- O oramento de compensao em receita deve ser elaborado de forma integrada com o oramento de Estado, tendo em conta princpios de rigor, transparncia, razoabilidade e racionalidade dos recursos existentes. 4- Os saldos apurados no fim de cada ano econmico, relativamente s receitas prprias, transitam para o ano econmico seguinte. Artigo 60. Oramento de dotaes com compensao em receita 1- Ao nvel da despesa, o oramento com compensao em receita do Agrupamento compreende trs actividades: a) Educao Pr - escolar; b) 1 Ciclo do Ensino Bsico; c) 2 e 3 Ciclos do Ensino Bsico. 2- Devem constituir reas de aplicao de verbas do oramento com compensao em receita: a) Ambiente de trabalho e funcionalidade dos servios de apoio social, pedaggico e administrativo; b) Recursos materiais (manuteno, conservao e actualizao/inovao de equipamento didctico e administrativo, informtico, higiene e segurana); c) Conservao e manuteno do parque escolar (mobilirio, instalaes, acessos e espaos verdes); d) Aquisio de servios tcnicos de gesto de rede informtica e manuteno de maquinaria e equipamentos; e) Aquisio de material de cultura; f) Apoio a projectos considerados de grande relevncia para o Agrupamento e

33

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
que no sejam financeiramente apoiados pelos servios centrais ou fundos estruturais. Artigo 61. Receitas 1- Para alm das verbas previstas no Oramento Geral de Estado, constituem receitas prprias do Agrupamento: a) Venda de impressos, taxas diversas resultantes da prtica de actos administrativos; b) Transferncias das receitas do bufete; c) Rendimento proveniente de juros de depsitos bancrios; d) Subsdios resultantes do financiamento de projectos educativos, incluindo Desporto Escolar; e) Aluguer de instalaes; f) Fotocpias, encadernaes e outros servios de reprografia; g) Receitas resultantes de donativos, comparticipaes e doaes; h) Outras receitas atribudas por lei, nomeadamente transferncias correntes da Junta de Freguesia de Rio de Mouro e da Cmara Municipal de Sintra. 2- As receitas arrecadadas so entregues no incio do ms seguinte ao da sua cobrana, atravs de Guias de Receita do Estado, elaboradas em separado conforme a sua fonte de financiamento ou provenincia. Artigo 62. Alteraes oramentais No decurso da execuo oramental, poder haver necessidade de introduzir alteraes aos valores inscritos nas rubricas de receita ou de despesa, resultantes de: a) Aumento de receita; b) Diferente repartio do total da receita pelas vrias rubricas oramentais de receita; c) Diferente afectao s rubricas de despesa. Seco V Coordenador de estabelecimento de ensino Artigo 63. Coordenador 1. A coordenao de cada uma das escolas bsicas do 1. ciclo com jardim-deinfncia do agrupamento assegurada por um coordenador. 2. A escola bsica dos 2. e 3. ciclos, sede do agrupamento, coordenada pelo director.

34

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3. Os coordenadores so designados pelo director, de entre os professores em exerccio efectivo de funes no estabelecimento de educao pr-escolar e do 1. ciclo e, sempre que possvel, entre professores titulares. 4. O mandato dos coordenadores de estabelecimento tem a durao de quatro anos e cessa com o mandato do director. 5. O coordenador de estabelecimento pode ser exonerado a todo o tempo por despacho fundamentado do director. 6. Os coordenadores de estabelecimento integram a equipa directiva e renem com o Director, Subdirector e Adjuntos mensalmente. Artigo 64. Competncias Compete ao coordenador da escola bsica do 1. ciclo com jardim-de-infncia de Fitares e ao coordenador da escola bsica do 1. ciclo com jardim-de-infncia da Rinchoa: a) Coordenar as actividades educativas, em articulao com o director; b) Cumprir e fazer cumprir as decises do director e exercer as competncias que por este lhe forem delegadas; c) Transmitir as informaes relativas a pessoal docente e no docente e aos alunos; d) Promover e incentivar a participao dos pais e encarregados de educao, dos interesses locais e da autarquia nas actividades educativas. CAPTULO IV Estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica e servios de apoio educativo Seco I Estruturas de Coordenao Educativa e Superviso Pedaggica Artigo 65. Estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica 1. As estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica colaboram com o conselho pedaggico e com o director, no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem e da interaco da escola com a famlia e regem-se pelo estipulado no Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 Abril. 2. A constituio/composio das estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica neste agrupamento a seguinte:

35

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
a) Conselhos de docentes, constitudos pela totalidade dos docentes em exerccio em cada estabelecimento do 1. ciclo com jardim-de-infncia; b) Conselhos de docentes titulares de turma, por cada ano de escolaridade; c) Departamentos curriculares, constitudos de acordo com anexo ao Decreto-Lei N. 200/2007; d) Conselhos de grupos disciplinares; e) Conselho de directores de turma (2. e 3. ciclos), constitudo por todos os directores de turma; f) Conselhos de turma (2. e 3. ciclos); g) Conselhos de educadores de infncia. 3. Os cargos de coordenao so de aceitao obrigatria, salvo motivo de impedimento legal. 4. Os coordenadores de cada uma das estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica tm um mandato de quatro anos, que cessa com o mandato do director. O mandato dos coordenadores pode ainda cessar: a) Se entretanto perderem a qualidade que determinou a respectiva designao, sendo as vagas da resultantes preenchidas por novos elementos; b) A qualquer momento, por deciso fundamentada do director, ouvido o conselho pedaggico; c) A pedido do interessado no final do ano lectivo. 4. Cada estrutura de coordenao educativa elabora o seu prprio regimento, onde constam as respectivas regras de organizao interna e de funcionamento. Artigo 66. Coordenadores de departamentos curriculares 1. Os coordenadores de departamentos curriculares so docentes posicionados no 4 escalo ou superior, detentores, preferencialmente, de formao especializada; so designados pelo director, de acordo com o artigo 43. do Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril. Artigo 67. Competncias do conselho de docentes 1. Ao Conselho de Docentes incumbe: a) Planificar e proceder articulao curricular atravs do desenvolvimento e gesto dos planos de estudo e programas definidos ao nvel nacional e de componentes curriculares de mbito local; b) Organizar, acompanhar e avaliar as actividades a desenvolver em contexto de sala de aula; c) Proceder coordenao pedaggica de cada ano ou ciclo;

36

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
d) Elaborar e aplicar medidas de reforo no domnio das didcticas especficas das disciplinas; e) Assegurar, de forma articulada com outras estruturas de orientao educativa da escola ou do agrupamento de escolas, a adopo de metodologias especficas destinadas ao desenvolvimento quer dos planos de estudo quer das componentes de mbito local do currculo; f) Analisar a oportunidade de adopo de medidas de gesto flexvel dos currculos e de outras medidas destinadas a melhorar as aprendizagens e a prevenir a excluso; g) Elaborar propostas curriculares diversificadas, em funo da especificidade de grupos de alunos; h) Assegurar a coordenao de procedimentos e formas de actuao nos domnios da aplicao de estratgias de diferenciao pedaggica e da avaliao das aprendizagens; i) Identificar necessidades de formao dos docentes; j) Analisar e reflectir sobre as prticas educativas e o seu contexto; l) Elaborar os critrios de avaliao dos alunos, para que a proposta seja analisada e aprovada em conselho pedaggico; m) Proceder avaliao dos alunos; n) Escolher os livros a adoptar; o) Analisar segundas retenes; p) No caso de reteno, decidir a manuteno ou no do aluno na turma/grupo ano original. Artigo 68. Funcionamento do conselho de docentes 1. Sem prejuzo do que for definido nos respectivos regimentos, os conselhos de docentes da educao pr-escolar e do 1. ciclo por anos de escolaridade, renem ordinariamente, uma vez por ms. 2. Os conselhos de docentes renem, extraordinariamente, sempre que sejam convocados pelo respectivo coordenador de estabelecimento, por sua iniciativa prpria, a requerimento de um tero dos seus membros, desde que indiquem especificamente a ordem de trabalhos, e ainda sempre que um pedido de parecer do conselho pedaggico ou do director o requeira. 3. As datas das reunies ordinrias devem, sempre que possvel, constar de uma calendarizao anual a afixar nas salas de professores dos vrios estabelecimentos de ensino que integram o agrupamento, sem prejuzo de eventuais alteraes por manifesta convenincia de servio.

37

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
4. As reunies ordinrias e extraordinrias so convocadas pelo coordenador de cada conselho de docentes, com a antecedncia mnima de 48 horas, sem prejuzo das actividades lectivas, devendo constar da convocatria a respectiva ordem de trabalhos. 5. Os assuntos julgados de interesse a agendar para as reunies de cada conselho de docentes devem ser presentes ao seu coordenador at s 12 horas do dia anterior ao da realizao da respectiva reunio. 6. A ttulo excepcional, podero ser agendados assuntos no prprio dia, no incio da reunio, desde que considerados relevantes pelo mnimo de dois teros dos membros do conselho de docentes. 7. Cada conselho de docentes s pode realizar-se quando estiver presente a maioria do nmero legal dos seus membros com direito a voto. No se verificando na primeira convocao o qurum previsto, ser convocada nova reunio para o dia til seguinte que deliberar desde que esteja presente um tero dos seus membros com direito a voto, em nmero no inferior a trs. 8. As deliberaes e recomendaes so tomadas por votao nominal e so aprovadas por maioria absoluta de votos. Em caso de empate, o coordenador do conselho de docentes tem voto de qualidade, salvo se a votao se tiver efectuado por escrutnio secreto. 9. De cada reunio ser lavrada acta, que conter um resumo de tudo o que nela tiver ocorrido, indicando, designadamente, a data e o local da reunio, os membros presentes e os que faltam, os assuntos apreciados, as deliberaes tomadas e a forma e o resultado das respectivas votaes. 10. As actas so lavradas pelo secretrio em regime de rotatividade pelos docentes que no pertencem aos outros rgos de administrao e gesto e postas aprovao de todos os membros no final da respectiva reunio ou no incio da seguinte, sendo assinadas, aps a aprovao, pelo presidente e pelo secretrio. 11. O registo de faltas e respectiva informao secretaria da responsabilidade do coordenador do conselho de docentes. As faltas dadas s reunies do conselho de docentes equivalem a 2 horas lectivas. Artigo 69. Competncias do coordenador do conselho de docentes 1. Compete ao coordenador: a) Convocar e presidir s reunies respectivas; b) Comunicar ao director as faltas dos docentes s referidas reunies; c) Representar o conselho de docentes no conselho pedaggico; d) Orientar e coordenar a aco pedaggica de todos os docentes dos respectivos conselhos de docentes:

38

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
i) No trabalho de permanente actualizao cientfica e pedaggica; ii) Na anlise crtica das orientaes curriculares e dos programas e do currculo nacional; iii) Na programao das actividades lectivas; iv) No estudo e aplicao dos processos e critrios de avaliao; v) No apoio e esclarecimento prestado a docentes com menos tempo de servio; vi) Na racionalizao do trabalho docente, procedendo conjuntamente com os outros docentes escolha e classificao de material didctico e organizao de dossier de documentao; vii) Assegurar a circulao de informao entre os docentes de forma regular. 2. Compete ainda ao coordenador do conselho de docentes o cumprimento das tarefas expressas no nmero 2 do artigo 5. do captulo II das disposies transitrias e finais do Decreto-Lei N. 15/2007, de 19 de Janeiro. Artigo 70 Competncias dos departamentos curriculares 1. Compete aos departamentos curriculares assegurar a articulao curricular nos termos do Captulo IV, Seco I, do Decreto-Lei N. 75/2008, de 22 de Abril. Compete-lhes ainda: a) Colaborar com os directores de turma na elaborao de programas especficos integrados nas actividades e medidas de apoio educativo estabelecidas no contexto do sistema de avaliao dos alunos; b) Coordenar as actividades pedaggicas a desenvolver pelos docentes do departamento no domnio da implementao dos planos curriculares, bem como de outras actividades educativas constantes do projecto educativo do agrupamento, do projecto curricular do agrupamento e do plano anual de actividades do agrupamento; c) Assegurar a coordenao de procedimentos e de formas de actuao nos domnios da aplicao de estratgias de diferenciao pedaggica e de avaliao das aprendizagens; d) Determinar as aprendizagens e competncias essenciais a serem granjeadas pelos alunos, bem como as experincias educativas que a estes devam ser proporcionadas; e) Desenvolver, em conjugao com os servios de psicologia e orientao e os directores de turma, medidas nos domnios da orientao, acompanhamento e avaliao dos alunos, visando contribuir para o seu sucesso educativo; f) Analisar a oportunidade e/ou a convenincia de adopo de medidas de gesto flexvel de currculos e de outras medidas destinadas a melhorar as aprendizagens e a prevenir a excluso;

39

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
g) Colaborar com o conselho pedaggico na construo do projecto educativo e do projecto curricular do agrupamento, bem como na concepo de programas e na apreciao de projectos interdisciplinares e/ou concretizados em rea de projecto; h) Propor a criao de reas disciplinares opcionais; i) Propor reas disciplinares ou componentes curriculares de mbito regional e/ou local, bem como as respectivas estruturas programticas; j) Desenvolver e apoiar projectos educativos de mbito local e regional, numa perspectiva de investigao-aco, de acordo com os recursos do agrupamento ou atravs da colaborao com outros agrupamentos e entidades; l) Identificar necessidades de formao dos docentes e desenvolver medidas capazes de lhes dar satisfao, quer no mbito da formao contnua, quer no apoio aos que se encontram em formao inicial; m) Elaborar e avaliar o plano anual de actividades do departamento, tendo em vista a concretizao do projecto educativo e do projecto curricular do agrupamento; n) Analisar e reflectir sobre as prticas educativas e o seu contexto, nomeadamente a adopo de modelos pedaggicos, de mtodos de ensino e de avaliao, de materiais de ensino-aprendizagem e manuais escolares; o) Elaborar estudos e/ou pareceres relativos a programas, metodologias, organizao curricular e processos e critrios e avaliao de docentes e discentes; p) Colaborar na elaborao de provas de aferio (no caso de, a nvel interno, o agrupamento as decidir aplicar); q) Definir critrios para atribuio de servio docente e gesto de espaos e equipamentos; r) Colaborar na inventariao das necessidades sobre equipamento e material didctico. 2. O departamento exercer ainda as competncias atribudas por lei e pelo seu regimento. Artigo 71. Competncias do coordenador de departamento curricular Compete ao coordenador de departamento curricular no exerccio das suas competncias: a) Convocar e presidir s reunies respectivas; b) Comunicar ao director as faltas dos docentes s referidas reunies; c) Representar os professores do respectivo departamento no conselho pedaggico, actuando como transmissor entre este rgo e o respectivo departamento; d) A apresentao de propostas de aquisio de novo material e equipamento, ouvidos os professores das respectivas disciplinas;

40

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
e) A participao no grupo de elaborao, desenvolvimento e avaliao do projecto educativo do agrupamento, bem como do plano anual de actividades; f) A promoo de medidas de planificao e de avaliao das actividades de grupo; g) A apresentao ao rgo de gesto de um relatrio crtico anual do trabalho desenvolvido; h) O cumprimento das tarefas expressas no nmero 2 do artigo 5. do captulo II das disposies transitrias e finais do Decreto-Lei N. 15/2007, de 19 de Janeiro. i) A avaliao dos professores do departamento, de acordo com as disposies previstas na lei. Artigo 72. Organizao das actividades das salas e das turmas 1. A organizao, o acompanhamento e a avaliao das actividades a desenvolver na sala com as crianas, na educao pr-escolar, ou na turma, com os alunos do ensino bsico, da responsabilidade: a) Dos educadores de infncia titulares da sala, na educao pr-escolar; b) Dos professores titulares de turma, no 1. ciclo do ensino bsico; c) Dos conselhos de turma, nos 2. e 3. ciclos do ensino bsico. 2. Compete aos educadores de infncia planificar as actividades, tendo em conta o nvel de desenvolvimento das crianas, e promover as melhores condies de aprendizagem, em articulao com a famlia, e ainda articular com o 1. ciclo do ensino bsico a transio para a escolaridade obrigatria. 3. Aos educadores, professores titulares de turma e ao conselho de turma compete a elaborao do projecto curricular de turma, documento em que so definidas as estratgias de desenvolvimento do currculo nacional e do projecto curricular do agrupamento, estabelecendo as formas de organizao e de conduo do processo de ensino-aprendizagem de modo adequado aos alunos da turma. 4. No mbito do processo de elaborao do projecto curricular de turma, ao educador, ao professor titular de turma e ao conselho de turma compete: a) Analisar a situao da turma e identificar caractersticas especficas dos alunos a ter em conta no processo de ensino-aprendizagem; b) Planificar o desenvolvimento das actividades a realizar com os alunos em contexto de sala de aula; c) Identificar prontamente diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a imediata articulao com os respectivos servios especializados de apoio educativo, em ordem sua superao; d) Assegurar a adequao do currculo s caractersticas especficas dos alunos, estabelecendo prioridades, nveis de aprofundamento e sequncia adequadas;

41

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
e) Adoptar estratgias de diferenciao pedaggica que favoream as aprendizagens dos alunos; f) Conceber e delinear actividades em complemento do currculo proposto; g) Preparar informao adequada a disponibilizar aos pais e encarregados de educao, relativa ao processo de aprendizagem e avaliao dos alunos; h) Promover e facilitar o relacionamento interpessoal no grupo-turma e no grupo-escola, designadamente quanto aos critrios de avaliao, aprovados pelo conselho pedaggico no incio de cada ano lectivo; i) Articular a transio para os ciclos de ensino subsequentes. Artigo 73. Competncias do educador de infncia titular de sala (pr-escolar) Ao educador de infncia titular de sala de actividades compete: a) Observar cada criana e o grupo para conhecer os seus interesses, capacidades e dificuldades; b) Planear situaes de aprendizagem de modo a interessar e a estimular cada criana; c) Avaliar toda a actividade educativa com o grupo e com a criana, a fim de se tomar conscincia da evoluo de cada criana e do grupo; d) Elaborar o projecto curricular da sala, de acordo com as orientaes curriculares e com as orientaes expressas no projecto curricular de agrupamento, de acordo com a Circular N. 17/DSDC/DEPEB/2007, dando-o a conhecer aos encarregados de educao e apelando ao envolvimento destes no mesmo. Artigo 74. Competncias do professor titular de turma (1. ciclo) Ao professor titular de turma (1. ciclo) compete: a) Organizar o processo individual de cada aluno de acordo com a legislao em vigor; b) Elaborar o projecto curricular de turma de acordo com as orientaes expressas no projecto curricular de agrupamento, dando-o a conhecer aos encarregados de educao e apelando a envolvimento destes no mesmo; c) Analisar o projecto curricular de turma, aps cada avaliao sumativa, com vista introduo de eventuais reajustamentos ou apresentao de propostas para o ano lectivo seguinte; d) Propor respostas adequadas s necessidades educativas dos alunos, detectadas atravs do processo de avaliao (em sentido lato).

42

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
e) Proceder avaliao sumativa dos alunos no final de cada perodo, de acordo com os critrios definidos, e submet-la aprovao dos conselhos de docentes respectivos. Artigo 75. Composio do conselho de turma (2. e 3. ciclos) 1. O conselho de turma, nos 2. e 3. ciclos do ensino bsico, constitudo por: a) Todos os docentes da turma; b) Um representante dos pais e encarregados de educao, excepto nas reunies destinadas avaliao sumativa dos alunos; c) Delegado ou subdelegado de turma, no caso do 3. Ciclo. 2. Podero ainda participar nos conselhos de turma os docentes/tcnicos do Ensino Especial. 3. Os conselhos de turma disciplinares de turma so convocados pelo director. Artigo 76. Funcionamento do conselho de turma 1. O conselho de turma rene, ordinariamente, no final de cada perodo, para efeitos da avaliao sumativa. 2. O conselho de turma rene, extraordinariamente, sempre que seja convocado pelo director de turma ou mediante requerimento de dois teros dos seus membros, desde que indiquem especificamente a ordem de trabalhos e ainda sempre que um pedido de parecer do conselho pedaggico ou do director o requeira. Artigo 77. Competncias do conselho de turma Compete ao conselho de turma o exerccio das seguintes competncias: a) Coordenar todas as actividades da turma, acompanhando as aces de carcter pedaggico e administrativo, promovendo a integrao curricular e a qualidade da aco educativa; b) Planificar e monitorizar o desenvolvimento das actividades a realizar com os alunos em contexto de sala de aula; c) Elaborar o projecto curricular de turma, de acordo com as orientaes do projecto curricular de agrupamento; d) Analisar e reformular o projecto curricular de turma, no mbito do processo de avaliao em vigor; e) Identificar diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a devida articulao com os servios especializados, com vista superao das mesma;

43

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
f) Conceber e delinear actividades em complemento do currculo; g) Preparar informao adequada a disponibilizar aos pais e encarregados de educao, relativa ao processo de aprendizagem e de avaliao dos alunos; h) Elaborar planos de trabalho que contenham tarefas de diferenciao pedaggica e de integrao curricular a adoptar na turma, visando a concretizao das aprendizagens; i) Analisar e procurar resolver os problemas de integrao sociolgica dos alunos, atravs de medidas concretas; j) Assegurar a adequao do currculo s caractersticas especficas dos alunos, estabelecendo prioridades, nveis de aprofundamento e sequncias adequadas; l) Discutir e aprovar as propostas de avaliao sumativa, de acordo com os critrios de avaliao em vigor; m) Em situao de reteno, elaborar o relatrio crtico que identifique as aprendizagens no realizadas pelos alunos, as quais constaro, a par das estratgias inerentes, da proposta final a inserir no projecto curricular de turma no 3. perodo. n) O exerccio de quaisquer competncias atribudas por lei ou pelo regimento, bem como as que subsidiariamente os rgos de administrao e gesto venham a estabelecer. Artigo 78. Competncias e mandato do director de turma / professor titular de turma 1. Compete ao director de turma / professor titular de turma na qualidade de coordenador pedaggico das actividades desenvolvidas na turma: a) Facilitar a integrao dos alunos no grupo/turma e, em geral, na vida escolar; b) Esclarecer os alunos sobre quaisquer dvidas em relao aos seus direitos e deveres, sobre o funcionamento da escola e em matria de cidadania, no respeito pela Conveno Sobre os Direitos da Criana; c) Participar na definio da orientao pedaggica da escola; d) Contribuir para a aplicao da orientao pedaggica da escola; e) Coordenar o processo de elaborao do projecto curricular de turma; f) Submeter o projecto curricular de turma apreciao do coordenador de ciclo, aps elaborao em sede de conselho de turma; g) Coordenar o processo de desenvolvimento do projecto curricular de turma; h) Assegurar a articulao entre os professores da turma e os alunos, pais e encarregados de educao; i) Submeter eventuais propostas do conselho de turma apreciao do coordenador de directores de turma; j) Promover a comunicao e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos;

44

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
l) Coordenar, em colaborao com os docentes da turma, a adequao de actividades, contedos, estratgias e mtodos de trabalho situao concreta do grupo e especificidade de cada aluno; m) Articular as actividades da turma com os pais e encarregados de educao, promovendo a sua participao; n) Coordenar o processo de avaliao dos alunos, garantindo o seu carcter globalizante e integrador; o) Desenvolver aces que promovam e facilitem a integrao dos alunos na vida escolar; p) Desenvolver o esprito de solidariedade, de autonomia e de responsabilidade entre os alunos da turma, respeitando em absoluto as suas idiossincrasias; q) Identificar e acompanhar os casos-problema, propondo solues ao conselho de turma, mantendo actualizada toda a informao relevante sobre o processo individual do aluno; r) Colaborar com os servios de apoio individualizado de apoio educativo; s) Controlar a assiduidade dos alunos no escrupuloso cumprimento da lei; t) Comunicar imediatamente ao director os factos susceptveis de configurarem infraco disciplinar, nos termos do estatuto do aluno; u) Acompanhar as actividades de integrao dos alunos na comunidade escolar, decorrentes do estatuto do aluno; v) Presidir assembleia de turma; x) Contactar os encarregados de educao sempre que tal decorra da legislao em vigor, expressa ou implicitamente; z) Garantir uma informao actualizada aos encarregados de educao, quer no atendimento peridico, quer atravs da caderneta escolar ou de qualquer meio de comunicao subsidirio, relativamente ao processo de aprendizagem dos seus educandos; aa) Permitir o acesso e acompanhar a consulta do processo individual do aluno, aos intervenientes no processo de aprendizagem, garantindo a confidencialidade dos dados nele contido; bb) Informar os alunos e os encarregados de educao dos critrios gerais de avaliao das diferentes reas curriculares; cc) Coordenar os trabalhos dos docentes do conselho de turma: pares pedaggicos, grupo e turma; dd) Dar conhecimento da smula do regulamento interno do agrupamento aos encarregados de educao, na reunio a realizar no incio do ano lectivo; ee) Pronunciar-se sobre os casos de alunos com necessidades de auxlio socioeconmico, cujos encarregados de educao no tenham formalizado a candidatura junto dos servios da aco social escolar;.

45

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
ff) Apresentar ao director um relatrio crtico, anual e sucinto, do trabalho desenvolvido. 2. Em termos administrativos, compete ao director de turma / professor titular de turma: a) Marcar o dia e a hora de atendimento semanal aos encarregados de educao, durante a primeira semana de aulas, no mapa afixado no painel da direco de turma, dando-lhes conhecimento desse facto atravs da caderneta do aluno; b) Marcar/convocar as reunies com os encarregados de educao no mapa afixado no painel da direco de turma e atravs de convocatria enviada aos pais e encarregados de educao por intermdio dos alunos; c) Entregar uma fotocpia das fotografias dos alunos da turma a cada um dos professores do conselho de turma antes do incio das aulas; d) Organizar e manter actualizado o processo individual do aluno, ao qual tm acesso directo: i) O director; ii) O coordenador dos directores de turma do respectivo ciclo e o director de turma; iii) Qualquer professor ou tcnico da turma, aps solicitao por escrito ao director de turma e na presena deste ltimo; iv) O encarregado de educao do aluno, aps solicitao escrita ao director de turma e na sua presena; v) O aluno, aps solicitao por escrito do seu encarregado de educao ao director de turma, e na presena de ambos. Com excepo do director e do director de turma, a consulta ao processo individual do aluno sempre feita na sala de directores de turma ou de atendimento aos encarregados de educao. e) Organizar e manter organizado o dossier de turma e o livro de ponto; f) Convocar os encarregados de educao para tratar de assuntos referentes aos seus educandos; g) Informar o encarregado de educao atravs da caderneta escolar, sempre que se verifiquem as seguintes situaes: i) Faltas resultantes de ordem de sada da sala de aula; ii) Faltas injustificadas; iii) O indeferimento pelo director de turma, fundamentado, da justificao apresentada de faltas dadas. h) Promover a eleio do delegado e do subdelegado de turma logo no incio do ano lectivo, preparando-os para uma actuao correcta e responsvel, e propor a substituio dos mesmos sempre que, por razes de oportunidade, mrito ou disciplinares, tal se entenda conveniente;

46

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
i) Promover a eleio ou indigitao dos dois representantes dos pais e encarregados de educao dos alunos da turma; j) Preparar e presidir s reunies de conselho de turma, coadjuvado pelo secretrio; l) Providenciar toda a documentao relativa s actas e entreg-las ao director, logo que devidamente aprovadas. m) Preparar e presidir s reunies com os encarregados de educao elaborando as respectivas actas. Artigo 79. Coordenao de directores de turma dos 2. e 3. ciclos Por fora do disposto no ponto 4 do artigo 35 do Decreto-Lei N 75/2010, de 23 de Junho, a coordenao pedaggica do ciclo ser assegurada, sempre que possvel, por docentes posicionados no 4 escalo ou superior, detentores, preferencialmente, de formao especializada nos domnios da organizao e do desenvolvimento curricular, superviso pedaggica e formao de formadores e orientao educativa. Artigo 80. Atribuies dos coordenadores dos directores de turma dos 2. e 3. ciclos So atribuies dos coordenadores dos directores de turma: a) Representar os directores de turma no conselho pedaggico, actuando como veculo de transmisso fidedigna entre este rgo e o conselho de directores de turma e vice-versa; b) Orientar e coordenar os directores de turma, tendo em vista a sua formao contnua; c) Coordenar a participao das actividades das turmas; d) Promover a execuo das deliberaes do conselho pedaggico, visando a formao dos docentes, bem como a realizao de aces que estimulem a articulao curricular e a elaborao dos projectos curriculares de turma; e) Analisar as propostas dos directores de turma e dos conselhos de turma e submet-las ao conselho pedaggico, salvo caso de indeferimento devidamente fundamentado, sem prejuzo de reclamao e de recurso; f) Propor e planificar formas de actuao junto dos pais e encarregados de educao; g) Promover a interaco entre a escola e a comunidade educativa; h) Exercer as demais competncias que lhe foram legalmente atribudas e pelo regimento daquele rgo.

47

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Seco II Servios especializados de apoio educativo Artigo 81. Servios de Educao Especial 1. Os servios especializados de apoio educativo so exercidos por tcnicos especializados e professores de Educao Especial colocados nas escolas do agrupamento, competindo-lhes: a) Colaborar com os professores na deteco e avaliao dos alunos com problemas de desenvolvimento e/ou dificuldades de aprendizagem de carcter permanente, prestando apoio pedaggico nas actividades educativas; b) Planear, planificar e executar actividades de orientao escolar e profissional, assegurando actividades especficas de informao escolar e profissional e desenvolvendo aces de aconselhamento vocacional, de modo a apoiar e favorecer o desenvolvimento integral dos alunos e os seus processos de escolha e planeamento de carreira; c) Analisar a situao de alunos com necessidades educativas especiais, definir as intervenes adequadas e colaborar na elaborao dos respectivos planos educativos individuais; d) Propor, com o parecer dos encarregados de educao, o encaminhamento de alunos com necessidades educativas especiais para modalidades adequadas de resposta educativa, no respeito pelo interesse superior da criana; e) Colaborar, na sua rea de especialidade, com os rgos de direco e gesto do agrupamento e articular a sua aco com outros servios especializados, nomeadamente na rea da sade e da segurana social; 2. Os servios de psicologia e orientao desenvolvem a sua aco em contexto escolar de acordo com as orientaes gerais estabelecidas no Decreto-Lei N. 3/2008, de 7 de Janeiro. Artigo 82. Outras atribuies dos servios de Educao Especial 1. Ao docente de apoio educativo compete: a) Colaborar com os rgos de administrao e gesto e com as estruturas de eoordenao educativa e superviso pedaggica do agrupamento na deteco de necessidades educativas especiais e na organizao e incremento dos apoios educativos adequados;

48

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
b) Contribuir activamente para a diversificao de estratgias e mtodos educativos, de forma a promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianas do agrupamento; c) Colaborar com os rgos de administrao e gesto, com as estruturas de coordenao educativa e superviso pedaggica do agrupamento e com os professores, na flexo dos currculos e na sua adequao s capacidades e aos interesses dos alunos; d) Colaborar no desenvolvimento das medidas previstas no Decreto-Lei N. 3/2008, de 7 de Janeiro; e) Apoiar os alunos e respectivos professores, no mbito da sua rea de especialidade, observando tambm o que for definido no projecto educativo do agrupamento; f) Participar na melhoria das condies e do ambiente educativo do agrupamento, numa perspectiva de fomento da qualidade e da inovao educativa. 2. Os professores de apoio educativo desenvolvem a sua actividade pedaggica nos estabelecimentos onde foram colocados, em horrio e condies fixadas anualmente. 3. A interveno do professor de apoio educativo desenvolve-se em articulao com os rgos de gesto e de coordenao do agrupamento, com todos os docentes, pessoal no docente e famlias, no sentido de promover a incluso dos alunos com necessidades educativas especiais. 3. O apoio a desenvolver pelo docente com formao especializada, ou por outros profissionais, deve ser dirigido aos docentes do ensino regular, aos pais e aos alunos, devendo, neste caso, dar-se prioridade ao apoio dentro da turma no jardim-deinfncia e no 1. ciclo. As modalidades de apoio educativo podem ser realizadas: a) Na sala de aula; b) Em pequeno grupo em espao prprio; c) Individualmente. 4. Os apoios individuais so excepcionais e sero accionados mediante a participao prvia dos encarregados de educao, aplicando-se o interesse superior da criana.

49

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
CAPTULO V Outras estruturas e respectivo funcionamento Seco I Servios Artigo 83. Servios de administrao escolar 1. Os servios de administrao escolar funcionam na escola sede do agrupamento sob a directa responsabilidade do coordenador tcnico e encontram-se organizados por reas funcionais: pessoal, alunos, contabilidade, tesouraria, expediente e apoio ao pblico. 2. O atendimento ao pblico decorrer dentro do horrio de funcionamento afixado em local visvel, de forma personalizada, pautando-se, reciprocamente, por princpios de respeito, cooperao e brevidade, salvo casos especficos. 3. A entrada nas instalaes dos servios de administrao escolar, para alm do balco de atendimento da secretaria-geral, expressamente reservada ao pessoal administrativo, director, subdirector, assessores e adjuntos. Artigo 84. Aco social escolar 1. O servio de aco social escolar compreende o desenvolvimento de actividades que tm por finalidade assegurar o acesso ao ensino e sua frequncia, possibilitando a todos o efectivo cumprimento da escolaridade obrigatria, no respeito pelas normas internacionais e nacionais inerentes. 2. O servio de aco social escolar abrange os servios de auxlios econmicos, refeitrio, bufete, papelaria, seguro escolar, preveno e sade escolares. 3. Os servios citados anteriormente funcionam em articulao permanente com o director, privilegiando o contacto com pais e encarregados de educao, alunos, educadores de infncia, professores titulares de turma, directores de turma e assistentes operacionais. Artigo 85. Refeitrios 1. Os refeitrios do agrupamento fornecem refeies completas aos alunos, professores e demais pessoal, dentro do horrio definido e afixado em local visvel. 2. Constitui dever de todos os utentes o cumprimento do regulamento do refeitrio aprovado pelo director e devidamente publicitado.

50

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3. A ementa ser divulgada na semana anterior e ser afixada em locais visveis. constituda por um nico prato. 4. Na escola bsica dos 2. e 3. ciclos, as refeies so marcadas atravs do carto electrnico. Se forem marcadas no prprio dia, ficam sujeitas ao pagamento de uma taxa suplementar. No 1. ciclo, as senhas para a refeio so adquiridas antecipadamente pelos encarregados de educao ao funcionrio da EDUCA. 5. A comida levada no tabuleiro deve ser consumida no refeitrio. Aps a refeio, o tabuleiro (contendo a loia) dever ser colocado no local prprio determinado. Os alunos s podem consumir no refeitrio os alimentos fornecidos na ementa. 6. Em caso de deficiente qualidade de servio prestado, os utentes podem apresentar reclamao por escrito junto do director, de forma respeitosa. 7. Quem, propositadamente, danificar materiais ou equipamentos do refeitrio, fica obrigado a cobrir os prejuzos causados. Artigo 86. Bar/bufete 1. O horrio de funcionamento e os preos dos produtos so definidos pelo director e afixados em locais visveis. 2. O bar destina-se a toda a comunidade escolar, bem como a visitas ou demais pessoas presentes na escola, desde que devidamente autorizadas. 3. O pagamento dos produtos efectuado atravs do carto electrnico. 4. Quem, propositadamente, danificar materiais ou equipamentos do bar, fica obrigado a cobrir os prejuzos causados. Artigo 87. Reprografia/papelaria 1. O horrio da reprografia/papelaria, bem como os preos em vigor, so afixados em local prprio e bem visvel. 2. A reprografia/papelaria dispe de um balco de atendimento pblico, de acesso restrito e reservado. 3. Podem utilizar os servios de reprografia/papelaria todos os elementos da comunidade escolar, bem como outras pessoas devidamente autorizadas. 4. Os originais dos documentos e trabalhos a reproduzir sero acompanhados de requisio. 5. A entrega dos trabalhos executados feita directamente pelo funcionrio ao requisitante que, se for caso disso, proceder ao pagamento respectivo.

51

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
6. O rgo de gesto pode autorizar reprodues gratuitas de trabalhos volumosos que sejam considerados de interesse para o processo de ensinoaprendizagem. 7. A papelaria fornece bens de uso escolar, bem como os materiais essenciais para as disciplinas prticas/artsticas. 8. neste local que se procede ao carregamento dos cartes electrnicos. Artigo 88. Servios de primeiros socorros 1. Na escola bsica dos 2. e 3. ciclos existe um espao de atendimento permanente para primeiros socorros. 2. Os primeiros socorros, em caso de acidente, mal-estar ou outro problema de sade invocado, sero prestados pelo funcionrio de servio escalado, o qual, atravs dos servios de aco social escolar e com o apoio de secretaria, encaminhar o aluno para os servios hospitalares, caso tal seja necessrio. O director coordena estas operaes. 3. Os procedimentos a seguir, aps informao de acidente ou outro problema que inspire cuidados hospitalares, sero: a)Recolha de informao sobre o acidente; b)Recolha dos dados necessrios sobre o aluno junto dos servios de administrao escolar (carto de beneficirio, situaes alrgicas e outras relevantes para a sade do paciente); c)Deciso e chamada do transporte a utilizar; d)Contacto com o encarregado de educao para comunicar a ocorrncia. Artigo 89. Segurana Os alunos no podem sair da escola durante o tempo de aulas, das actividades da componente no lectiva e das actividades extra-curriculares a que aderiram. Ser ainda assegurada, em todos os intervalos, a vigilncia dos recreios, de forma a evitar situaes de conflito ou agresso entre os alunos. Artigo 90. Biblioteca escolar/centro de recursos educativos 1. A biblioteca escolar/centro de recursos educativos funciona na Escola sede, de acordo com regulamento prprio e constituda por uma ampla sala que se destina leitura, ao trabalho de grupo e consulta dos diversos livros e publicaes peridicas existentes.

52

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. Nas escolas bsicas do 1. ciclo com jardim-de-infncia existem duas bibliotecas, uma em cada escola, que apesar de no estarem na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), desenvolvem o projecto da BE/CRE 3. A escola bsica dos 2. e 3. ciclos possui ainda uma sala de informtica onde os alunos tomam contacto com as novas tecnologias de informao, enquanto actividades curriculares. Artigo 91. Espao desportivo coberto e descoberto 1. No 1. ciclo, as actividades de educao fsica funcionam em espao prprio (sala polivalente) com material didctico prprio, funcionando com normas regulamentares. 2. Nos 2. e 3. ciclos as actividades de educao fsica funcionam no recinto descoberto e no pavilho, com material didctico prprio, de acordo com as normas regulamentares. Seco II Directores de instalaes competncias e mandato Artigo 92. Direces de instalaes Escola sede 1. A direco de instalaes especficas, adstritas a um determinado grupo disciplinar ou a uma determinada rea, assegurada pelos coordenadores de departamento curricular, exceptuando-se os casos em que a dimenso e a forma de utilizao das instalaes e equipamentos justifiquem a existncia do cargo de director de instalaes. 2. So criados os cargos de directores de instalaes: a) Do laboratrio de Cincias da Natureza/Cincias Naturais; b) Do laboratrio de Cincias Fsico-Qumicas; c) Das instalaes desportivas; d) Do PTE; e) Do servio geral, dos espaos exteriores e do edifcio principal. 3. Os directores de instalaes sero designados pelo director, competindo-lhes: a) Zelar pela boa conservao do material a seu cargo; b) Manter actualizado o inventrio do material, informando o director sempre que tal se justifique; c) Propor a aquisio de novos materiais didctico-pedaggicos e audiovisuais de interesse pedaggico. 4. Os directores de instalaes devero:

53

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
a) Elaborar o seu plano de actividades; b) Reunir ordinariamente, uma vez por perodo, com o director; c) Elaborar um relatrio anual da actividade desenvolvida, que ser entregue ao director at 20 dias aps o encerramento das actividades lectivas. 5. O mandato do director de instalaes de 1 ano. CAPTULO VI Comunidade Educativa Artigo 93. Responsabilidades dos membros da comunidade educativa 1. A autonomia de administrao e gesto das escolas e de criao e desenvolvimento do respectivo projecto educativo pressupe a responsabilidade de todos os membros da comunidade educativa pela salvaguarda efectiva do direito educao e igualdade de oportunidades no acesso e no sucesso escolares; pressupe ainda a prossecuo integral dos objectivos do projecto educativo, incluso os de integrao sociocultural, bem como prossegue o desenvolvimento de uma cultura de cidadania capaz de fomentar os valores da pessoa humana, da democracia e do exerccio responsvel da liberdade individual, no respeito pelo direito, em sentido amplo. 2. Enquanto espao colectivo de salvaguarda efectiva do direito educao, a escola insusceptvel de transformao em objecto de presso no sentido da prossecuo de interesses particulares e de outros, de cariz ideolgico, devendo o seu funcionamento ter carcter de prioridade sobre tudo. A escola respeita, inequivocamente, a matriz histrica e sociolgica do pas. Artigo 94. Direitos dos membros da comunidade educativa Os membros da comunidade educativa tm os seguintes direitos gerais: a) Conhecer e fazer cumprir o regulamento interno do agrupamento; b) Apresentar, a quem de direito, e com a devida brevidade, os problemas de que tenha conhecimento; c) Participar, atravs dos seus representantes, no processo de elaborao do projecto educativo e acompanhar a sua execuo; d) Apresentar sugestes e crticas relativas ao funcionamento de qualquer sector do agrupamento; e) Ser ouvido em todos os assuntos que lhe digam respeito, individualmente ou atravs dos seus rgos representativos, pelas estruturas dos rgos hierarquicamente superiores;

54

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
f) Ser tratado com respeito e correco por qualquer membro da comunidade educativa; g) Ver salvaguardada a sua segurana e respeitada a sua integridade fsica, psquica e moral, em qualquer circunstncia e lugar; h) Ser pronta e adequadamente assistido em caso de acidente ou doena sbita, ocorridos dentro da rea do agrupamento e ainda no mbito de qualquer situao directamente relacionada com actividades escolares; i) Ver respeitada a confidencialidade dos elementos constantes no seu processo individual, de natureza pessoal e sigilosa ou relativos sua famlia; j) Eleger e ser eleito para rgos, cargos e demais funes de representao no mbito da vida escolar, nos termos da legislao vigente; k) Organizar e participar em iniciativas que promovam a sua formao pessoal e profissional; l) Utilizar as instalaes e os servios a si destinados e outros com a devida autorizao; m) Usufruir de um bom ambiente de trabalho. Artigo 95. Deveres dos membros da comunidade educativa Os membros da comunidade educativa esto subordinados ao cumprimento dos seguintes deveres: a) Ser assduo, pontual e responsvel no cumprimento dos horrios e tarefas que lhe estiverem acometidos; b) Promover em todas as circunstncias um convvio so, de modo a criar um clima de confiana e harmonia, baseado no respeito mtuo e, acima de tudo, na prevalncia do interesse pblico; c) Colaborar com os seus representantes eleitos; d) Participar nas actividades desenvolvidas pelo agrupamento em que se tenha envolvido e nas demais actividades que constituam obrigaes legais; e) Ser receptivo a crticas fundamentadas relativas ao seu trabalho ou sua conduta, ouvindo as sugestes que lhe forem apresentadas, sempre sem prejuzo da sua autonomia profissional; f) Zelar pela defesa e promover a conservao e asseio dos estabelecimentos que integram o agrupamento, mormente no que respeita a instalaes, material didctico, mobilirio, espaos verdes e recreio; g) No transportar para dentro do recinto escolar objectos que ponham em risco a integridade fsica das pessoas; h) Relatar oralmente e por escrito, a quem de direito, as anomalias e ocorrncias que atentem contra o estipulado no presente regulamento interno;

55

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
i) Respeitar a propriedade dos bens de todos os elementos da comunidade escolar ou outrem; j) Identificar-se sempre que tal lhe for solicitado ou seja necessrio; k) Alertar os responsveis do agrupamento para a presena de pessoas estranhas comunidade escolar, excepto se se tratar de caso devidamente autorizado em que o carto de visitante seja visvel; l) Respeitar as normas e os horrios de funcionamento de todos os servios do agrupamento; m) Respeitar e fazer respeitar a proibio de venda ou consumo de bebidas alcolicas, espirituosas, e de quaisquer substncias aditivas e outras ilcitas, dentro do agrupamento; n) Cumprir e fazer cumprir o regulamento interno, observando todos os deveres, sob pena de incorrer em infraco disciplinar, atentos os princpios e as normas dos diferentes regimes disciplinares aqui aplicveis directamente para todos os efeitos juridicamente necessrios. Seco I Alunos Artigo 96. Valores universais, nacionais, cultura e cidadania O aluno tem o direito e o dever de conhecer e de respeitar activamente os valores e princpios fundamentais inscritos no direito internacional, conforme a perspectiva holstica das Naes Unidas, bem como na Constituio da Repblica Portuguesa, designadamente, o respeito pela dignidade e integridade de qualquer ser humano, pela democracia, pela liberdade individual, pela identidade nacional, pelos smbolos nacionais, e demais valores da pessoa humana.

Artigo 97. Responsabilidade dos alunos Os alunos so responsveis, em termos adequados sua idade e capacidade de discernimento, pela componente obrigacional inerente aos direitos que lhe so conferidos no mbito do sistema educativo e da ordem jurdica em sentido amplo, bem como por contriburem para garantir aos demais membros da comunidade educativa e da escola os mesmos direitos que a si prprio so conferidos, em especial respeitando activamente o exerccio pelos demais alunos do direito educao.

56

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 98. Direitos dos alunos O aluno tem direito a: a) Usufruir do ensino e de uma educao de qualidade de acordo com o previsto na lei (em sentido amplo), em condies de efectiva igualdade de oportunidades de acesso, de forma realizao das aprendizagens; b) Usufruir de um ambiente e de um projecto educativo que proporcionem as condies para o seu pleno desenvolvimento fsico, intelectual, moral, cultural, cvico, emocional e psicossomtico, com vista formao da sua personalidade e da sua capacidade de auto-aprendizagem e de crtica consciente sobre os valores, o conhecimento e a esttica, de forma inter-relacional; c) Ver reconhecidos e valorizados o mrito, a dedicao e o esforo no trabalho e no desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido, sempre na perspectiva do respeito humanista pelos outros e sem intuitos de concorrncia individualista; d) Ver reconhecido o empenhamento em aces meritrias, em favor da comunidade em que est inserido ou da sociedade em geral, praticadas na escola ou fora dela, e ser estimulado nesse sentido. Este reconhecimento ser sempre efectuado de forma proporcionalmente necessria; e) Usufruir de um horrio escolar adequado ao ano que frequenta, bem como de uma planificao equilibrada das actividades curriculares e extra curriculares, nomeadamente as que contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade; f) Beneficiar, no mbito dos servios de aco social escolar, de apoios concretos que lhe permitam superar ou compensar as carncias de tipo scio-familiar, econmico ou cultural que dificultem o acesso escola ou o processo de aprendizagem; g) Beneficiar de outros apoios especficos, essenciais para as suas necessidades escolares ou para as suas aprendizagens, designadamente, atravs dos servios de psicologia e orientao ou de outros servios especializados de apoio educativo; h) Poder usufruir de prmios que distingam o mrito; i) Ser tratado com respeito e correco por qualquer membro da comunidade educativa, sem qualquer tipo de discriminao, seja ela de que natureza for; j) Ver salvaguardada a sua segurana na escola e respeitada a sua integridade fsica e moral; k) Ser assistido, de forma pronta e adequada, em caso de acidente ou doena sbita, ocorrido ou manifestada no decorrer das actividades escolares;

57

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
l) Ver garantida a confidencialidade dos elementos e informaes constantes no seu processo individual, de natureza pessoal ou familiar; m) Participar, atravs dos seus representantes, nos termos da lei, nos rgos de administrao e gesto da escola, na criao e execuo do projecto educativo, do regulamento interno e do projecto curricular de escola; n) Eleger os seus representantes para os rgos, cargos e demais funes de representao no mbito da escola, bem como ser eleito, nos termos da lei e do regulamento interno da escola; o) Apresentar crticas e sugestes relativas ao funcionamento da escola e ser ouvido pelos professores, directores de turma e rgos de administrao e gesto da escola em todos os assuntos que justificadamente forem do seu interesse; p) Organizar e participar em iniciativas que promovam a formao e ocupao de tempos livres; q) Conhecer o regulamento interno da escola e ser informado, em termos adequados sua idade e ao ano frequentado, sobre todos os assuntos que justificadamente sejam do seu interesse, nomeadamente sobre o modo de organizao do seu plano de estudos ou curso, o programa e objectivos essenciais de cada disciplina ou rea disciplinar, os processos e critrios de avaliao, bem como sobre matrcula, abono de famlia e apoios scio-educativos, normas de utilizao e de segurana dos materiais e equipamentos e das instalaes, incluindo o plano de emergncia, e, em geral, sobre todas as actividades e iniciativas relativas ao projecto educativo da escola; r) Participar nas demais actividades da escola, nos termos da lei e do respectivo regulamento interno; s) Participar no processo de avaliao, nomeadamente atravs dos mecanismos de auto e hetero-avaliao; t) Dispor de refeies sadias e equilibradas e em quantidade suficiente na cantina e no bufete; u) Ter instalaes convenientemente apetrechadas e asseadas, salas de aula adequadas, devidamente limpas e arejadas e instalaes sanitrias higinicas; v) Participar em iniciativas que promovam a formao e ocupao til dos tempos livres; w) Utilizar as instalaes a si destinadas e outras com a devida autorizao; x) No ser perturbado com rudos irregulares quando se encontra nas aulas ou outras actividades de componente no lectiva; y) Usufruir de material e equipamento adequados e considerados essenciais pelo conselho pedaggico para as actividades curriculares; z) Ser ouvido em todos os assuntos que lhe digam respeito e que incidam sobre decises que os possam afectar;

58

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
aa) Participar nas actividades da escola, nos termos da lei vigente e do presente regulamento; bb) Ter conhecimento do presente regulamento interno. Artigo 99. Deveres do aluno O aluno tem o dever de: a) Estudar, empenhando-se na sua educao e formao integral; b) Ser assduo, pontual e empenhado no cumprimento de todos os seus deveres no mbito das actividades escolares; c) Seguir as orientaes dos professores relativas ao seu processo de ensino e aprendizagem; d) Tratar com respeito e correco qualquer membro da comunidade educativa; e) Ser leal para com os membros da comunidade educativa; f) Respeitar as instrues do pessoal docente e no docente; g) Contribuir para a harmonia da convivncia escolar e para a plena integrao na escola de todos os alunos; h) Participar nas actividades educativas ou formativas desenvolvidas na escola, bem como nas demais actividades organizativas que requeiram a participao dos alunos; i) Respeitar a integridade fsica e psicolgica de todos os membros da comunidade educativa; j) Prestar auxlio e assistncia aos restantes membros da comunidade educativa, de acordo com as circunstncias de perigo para a integridade fsica e psicolgica dos mesmos; k) Zelar pela preservao, conservao e asseio das instalaes, material didctico, mobilirio e espaos verdes da escola, fazendo uso correcto dos mesmos; l) Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa; m) Permanecer na escola durante o seu horrio, salvo autorizao escrita do encarregado de educao ou da direco da escola; n) Participar na eleio dos seus representantes e prestar-lhes toda a colaborao; o) Conhecer e cumprir o estatuto do aluno, as normas de funcionamento dos servios da escola e o regulamento interno da mesma, subscrevendo declarao anual de aceitao do mesmo e de compromisso activo quanto ao seu cumprimento integral;

59

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
p) No possuir e no consumir substncias aditivas, em especial, drogas, tabaco e bebidas alcolicas, nem promover qualquer forma de trfico, facilitao e consumo das mesmas; q) No transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnolgicos, instrumentos ou engenhos passveis de, objectivamente, perturbarem o normal funcionamento das actividades ou poderem causar danos fsicos ou psicolgicos aos alunos ou a terceiros; r) Entrar e sair da escola unicamente pelo porto destinado a esse fim; s) Ser portador do carto de aluno electrnico e fazer uso do mesmo de acordo com as normas do agrupamento, designadamente para entrada e sada da escola, carregamento e uso para compra de senhas de refeies, produtos do bar e da papelaria; t) Apresentar o carto de aluno/caderneta escolar sempre que tal lhe for solicitado pelo pessoal docente ou no docente, em qualquer circunstncia e lugar; u) Manter a caderneta escolar actualizada e ter os recados assinados e em dia, salvo justificao fundamentada; v) Frequentar e participar disciplinadamente nas actividades de componente no lectiva; w) Trazer para as aulas e para as actividades o material pedido pelos professores antecipadamente; x) Ser responsvel por todo o material que utilizar; y) Estimar e manter em condies dignas de apresentao todo o espao e equipamento escolar; z) Respeitar as regras bsicas de higiene societrias; aa) Entregar ao professor titular/director de turma a justificao de faltas nos prazos e com a fundamentao legal; bb) Cumprir as regras da sala de aula definidas em Formao Cvica e ratificadas ou alteradas pelo conselho de turma; cc) Cumprir as normas de utilizao dos espaos prprios da escola devidamente publicitadas; dd) Conhecer e cumprir as normas de funcionamento dos servios do agrupamento e o presente regulamento interno, sob pena de incorrer em infraco disciplinar; ee) Aguardar o professor de forma disciplinada entrada da sala de aula. Em caso de falta de professor, os alunos devem aguardar as indicaes das funcionrias; ff) Ressarcir a escola ou os colegas por prejuzo causado de forma intencional; gg) Respeitar as normas e horrios de funcionamento de todos os servios da escola, bem como a sua posio e a dos colegas nas filas dos servios que utilizam;

60

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
hh) Precaver-se contra o desaparecimento ou roubo, no abandonando os seus haveres nem trazendo objectos de valor para a escola; ii) Respeitar a autoridade do professor. Subseco I Regime de Faltas Artigo 100 Frequncia do ensino obrigatrio 1. Para alm do dever de frequncia da escolaridade obrigatria, nos termos da lei, os alunos so responsveis pelo cumprimento do dever de assiduidade, sendo esta responsabilidade partilhada pelos pais e encarregados de educao dos alunos menores de idade. Artigo 110 Dever de Assiduidade 1. O dever de assiduidade implica para o aluno quer a presena na sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar, quer uma atitude de empenho intelectual e comportamental adequadas, de acordo com a sua idade, ao processo de ensino e aprendizagem. Artigo 111 Natureza das faltas 1. A falta a ausncia do aluno a uma aula ou a outra actividade de frequncia obrigatria, ou facultativa caso tenha havido lugar a inscrio. Decorrendo as aulas em tempos consecutivos, h tantas faltas quantos os tempos de ausncia do aluno. As faltas so registadas pelo professor titular ou pelo Director de Turma em suportes administrativos adequados. 2. As faltas resultantes da aplicao da ordem de sada da sala de aula, ou de medidas disciplinares sancionatrias, consideram-se faltas injustificadas. Artigo 112. Dever de pontualidade 1. Sempre que o aluno chegue aps o incio da aula, sem prejuzo do disposto no ponto 6 do artigo 13., o professor dever: a) Registar a ocorrncia na caderneta do aluno e adverti-lo para as consequncias em termos de rendimento escolar; b) O registo no local prprio do livro de ponto, caso a situao se torne recorrente;

61

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
c) A ocorrncia, por trs vezes, de atraso do aluno s actividades, determina a convocao, pelo Director de Turma, de uma reunio de urgncia com o Encarregado de Educao para se aferir do motivo desta situao. 2. A situao referida no nmero anterior ser avaliada pelo professor da disciplina ou rea curricular no mbito dos valores e atitudes, e poder penalizar o aluno no processo de aquisio de aprendizagens, por no comparecer totalidade das sesses. Artigo 113. Dever de comparncia com o material 1. Sempre que o aluno comparea sem o material imprescindvel para o desenvolvimento das suas actividades na aula o professor dever: a) Registar a ocorrncia na caderneta do aluno e adverti-lo para as consequncias em termos de rendimento escolar; b) O registo no local prprio do livro de ponto caso a situao se torne recorrente; c) A ocorrncia por trs vezes da comparncia do aluno s actividades sem o material imprescindvel para a sua consecuo determina a convocao, pelo Director de Turma, de uma reunio de urgncia com o Encarregado de Educao para se aferir do motivo desta situao. 2. A situao referida no nmero anterior ser avaliada pelo professor da disciplina ou rea curricular no mbito dos valores e atitudes, e poder penalizar o aluno no processo de aquisio de aprendizagens, por no desenvolver a totalidade das actividades propostas. Artigo 114. Faltas justificadas Consideram-se justificadas as faltas dadas pelos seguintes motivos: a) Doena do aluno, devendo esta ser declarada por mdico se determinar impedimento superior a 5 dias teis; b) Isolamento profiltico, determinado por doena infecto-contagiosa de pessoa que coabite com o aluno, comprovada atravs de declarao da autoridade sanitria competente; c) Falecimento de familiar, durante o perodo legal de justificao de faltas por falecimento familiar previsto no estatuto dos funcionrios pblicos; d) Nascimento de irmo, durante o dia de nascimento e o dia imediatamente posterior; e) Realizao de um tratamento ambulatrio, em virtude de doena ou deficincia, que no possa efectuar-se fora do perodo das actividades lectivas;

62

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
f) Assistncia na doena a membro do agregado familiar, nos casos em que, comprovadamente, tal assistncia no possa ser prestada por qualquer outra pessoa; g) Comparncia a consultas pr -natais, perodo de parto e amamentao; h) Acto decorrente da religio professada pelo aluno, desde que o mesmo no possa efectuar-se fora do perodo das actividades lectivas e corresponda a uma prtica comummente reconhecida como prpria dessa religio; i) Preparao ou participao em competies desportivas de alunos integrados no subsistema do alto rendimento, nos termos da legislao em vigor, bem como daqueles que sejam designados para integrar seleces ou outras representaes nacionais, nos perodos de preparao e participao competitiva, ou, ainda, a participao dos demais alunos em actividades desportivas e culturais quando esta seja considerada relevante pelas respectivas autoridades escolares; j) Participao em actividades associativas, nos termos da lei; l) Cumprimento de obrigaes legais; m) Outro facto impeditivo da presena na escola desde que, comprovadamente, no seja imputvel ao aluno, ou seja, justificadamente, considerado atendvel pelo director de turma/professor titular de turma. Artigo 115. Justificao de faltas 1. As faltas so justificadas pelos pais ou encarregado de educao. 2. A justificao apresentada por escrito ao director de turma/professor titular de turma, com indicao do dia, hora e da actividade em que a falta ocorreu, referenciando-se os motivos justificativos da mesma na caderneta escolar. 3. O director de turma, ou o professor titular de turma, pode solicitar aos pais ou encarregados de educao os comprovativos adicionais que entenda necessrios justificao da falta, devendo, igualmente, qualquer entidade que para esse efeito for contactada contribuir para o correcto apuramento dos factos. 4. A justificao deve ser apresentada: a) Previamente, se o motivo for previsvel; b) At ao terceiro dia til subsequente falta, nos demais casos. 5. Quando no for apresentada justificao ou quando a mesma no for aceite, deve tal facto, devidamente justificado, ser comunicado, no prazo de 3 dias teis e pelo meio mais expedito, aos pais ou encarregados de educao pelo director de turma/professor titular de turma. 6. As faltas so injustificadas quando para elas no tenha sido apresentada justificao, quando a justificao tenha sido apresentada fora do prazo ou no tenha sido aceite ou quando a marcao de falta tenha decorrido da ordem de sada da sala de aula ou de medida disciplinar sancionatria.

63

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
7. Cabe ao director de turma/professor titular de turma, ponderados os motivos apresentados, justificar ou no a falta, quando os mesmos no se enquadrarem em nenhuma das alneas do artigo 114 deste regulamento. Artigo 116. Excesso grave de faltas 1. No 1. ciclo do ensino bsico o aluno no pode dar mais de 10 faltas injustificadas e nos restantes ciclos ou nveis de ensino, as faltas injustificadas no podem exceder o dobro do nmero de tempos lectivos semanais por disciplin. Quando for atingido metade do limite de faltas injustificadas, os pais ou encarregados de educao so convocados escola, pelo meio mais expedito, pelo director de turma ou pelo professor titular de turma, com o objectivo de os alertar para as consequncias da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas e de se encontrar uma soluo que permita garantir o cumprimento efectivo do dever de assiduidade, bem como o necessrio aproveitamento escolar. 2. Caso se revele impraticvel o referido no nmero anterior, por motivos no imputveis escola, e sempre que a gravidade especial da situao o justifique, a respectiva Comisso de Proteco de Crianas e Jovens dever ser informada do excesso de faltas do aluno, assim como dos procedimentos e diligncias at ento adoptados pela escola, procurando em conjunto solues para ultrapassar a sua falta de assiduidade. sempre que a gravidade especial da situao o justifique. 3. Para efeitos do disposto nos nmeros 1,so tambm contabilizadas como faltas injustificadas as decorrentes da aplicao da medida correctiva de ordem de sada da sala de aula, nos termos do n. 5 do artigo 26., bem como as ausncias decorrentes da aplicao da medida disciplinar sancionatria de suspenso prevista na alnea c) do n. 2 do artigo 27. Artigo 117. Efeitos da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas 1. Para os alunos que frequentam o 1. ciclo do ensino bsico, a violao do limite de faltas injustificadas previsto no n. 1 do artigo anterior obriga ao cumprimento de um plano individual de trabalho que incidir sobre todo o programa curricular do nvel que frequenta e que permita recuperar o atraso das aprendizagens, e nos restantes ciclos ou nveis de ensino, obriga ao cumprimento de um plano individual de trabalho, que incidir sobre a disciplina ou disciplinas em que ultrapassou o referido limite de faltas e que permita recuperar o atraso das aprendizagens. O recurso ao plano individual de trabalho previsto no nmero anterior apenas pode ocorrer uma nica vez no decurso de cada ano lectivo.

64

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. O cumprimento do plano individual de trabalho por parte do aluno realiza-se em perodo suplementar ao horrio lectivo, competindo ao conselho pedaggico definir os termos da sua realizao, o que no isenta o aluno da obrigao de cumprir o horrio lectivo da turma em que se encontra inserido. 3. O plano individual de trabalho deve ser objecto de avaliao, nos termos a definir pelo conselho pedaggico da escola ou agrupamento de escolas. 4. Sempre que cesse o incumprimento do dever de assiduidade por parte do aluno, o conselho de turma de avaliao do final do ano lectivo pronunciar-se-, em definitivo, sobre o efeito da ultrapassagem do limite de faltas injustificadas verificado. 5. Aps o estabelecimento do plano individual de trabalho, a manuteno da situao do incumprimento do dever de assiduidade, por parte do aluno, determina que o director da escola, na iminncia de abandono escolar, possa propor a frequncia de um percurso curricular alternativo no interior da escola ou agrupamento de escolas. 6. O incumprimento reiterado do dever de assiduidade determina a reteno no ano de escolaridade que o aluno frequenta. Subseco II Regime Disciplinar Artigo 118. Conceito de infraco disciplinar A violao pelo aluno de algum dos deveres previstos no Artigo 15 da Lei N. 39/2010, de 02 de Setembro, ou no regulamento interno do agrupamento, em termos que se revelem perturbadores do funcionamento normal das actividades do agrupamento ou das relaes no mbito da comunidade educativa, constitui infraco, passvel da aplicao de medida correctiva ou medida disciplinar sancionatria. Artigo 119. Finalidades das medidas correctivas e das disciplinares sancionatrias 1. Todas as medidas correctivas e medidas disciplinares sancionatrias prosseguem finalidades pedaggicas, preventivas, dissuasoras e de integrao, visando, de forma sustentada, o cumprimento dos deveres do aluno, o respeito pela autoridade dos professores no exerccio da sua autoridade profissional e dos demais funcionrios, visando ainda o normal prosseguimento das actividades da escola, a correco do comportamento perturbador e o reforo da formao cvica do aluno, com vista ao desenvolvimento equilibrado da sua personalidade, da sua capacidade de se relacionar com os outros, da sua plena integrao na comunidade educativa, do seu sentido de responsabilidade e das suas aprendizagens.

65

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. As medidas disciplinares sancionatrias, tendo em conta a especial relevncia do dever violado e gravidade da infraco praticada, prosseguem igualmente, para alm das identificadas no nmero anterior, finalidades punitivas. 3. As medidas correctivas e disciplinares sancionatrias devem ser aplicadas em coerncia com as necessidades educativas do aluno e com os objectivos da sua educao e formao no mbito, do desenvolvimento do plano de trabalho da turma e do projecto educativo da escola, e nos termos deste regulamento interno. Artigo 120. Qualificao das infraces disciplinares O comportamento que se traduza no incumprimento de algum dos deveres do aluno pode ser qualificado de infraco leve, grave ou muito grave, nos termos dos nmeros seguintes: 1. considerada infraco leve o comportamento individual e pontual que perturbe as relaes entre os membros da comunidade escolar ou o regular funcionamento das actividades escolares, nomeadamente: a) No ser portador do carto de estudante; b) No se fazer acompanhar da caderneta escolar, no caso dos alunos do ensino bsico; c) Mascar pastilha elstica ou consumir alimentos na sala de aula; d) Usar bon, gorro, boina ou chapu nos locais de trabalho da escola, salvo situaes devidamente autorizadas; e) Ter a roupa interior vista. f) No apresentar justificao para o incumprimento dos deveres de assiduidade e de pontualidade. 2. considerada infraco grave o comportamento individual e sistemtico ou o comportamento colectivo que cause conflitos graves nas relaes entre os elementos da comunidade escolar, prejudique o regular funcionamento das actividades escolares ou delapide o patrimnio da escola, nomeadamente: a) A reincidncia nos comportamentos indicados no ponto 1 deste artigo; b) A desobedincia a instrues e orientaes dos professores, dentro da sala de aula; c) A desobedincia a instrues do pessoal docente e no docente, fora da sala de aula; d) A agresso verbal a qualquer elemento da comunidade escolar; e) O uso de telemvel, MP3 ou equipamento similar, no espao aula; f) O atraso sistemtico s actividades lectivas; g) A negligncia na preservao, conservao e asseio das instalaes, material didctico, mobilirio e espaos verdes da escola;

66

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
h) A violao intencional dos deveres de respeito e correco nas relaes com quaisquer elementos da comunidade escolar. 3. considerada infraco muito grave o comportamento que ponha em risco a segurana e os bens da escola, ou o bem-estar, a integridade moral e fsica ou os bens de qualquer elemento da comunidade escolar, nomeadamente: a) A agresso verbal e/ou fsica a qualquer elemento da comunidade escolar utilizada intencional e premeditadamente; b) A violncia psicolgica intencional e premeditada a qualquer elemento da comunidade escolar; c) Os danos intencionalmente provocados nas instalaes ou bens da escola, ou de outras entidades, no decurso de visitas de estudo; d) O furto ou dano intencional dos bens de qualquer elemento da comunidade escolar; e) A violao intencional dos deveres de respeito e correco nas relaes com quaisquer elementos da comunidade escolar, sob a forma de injrias, difamao ou calnia. Artigo 121. Determinao da Medida Disciplinar Na determinao da medida correctiva ou medida disciplinar sancionatria aplicvel, deve ter-se em considerao a gravidade do incumprimento do dever violado, a idade do aluno, a sua maturidade, o grau de culpa, o seu aproveitamento escolar anterior, o meio familiar e social em que o mesmo se insere, os seus antecedentes disciplinares e todas as demais circunstncias em que a infraco foi praticada que militem contra ou a seu favor. 1. So circunstncias atenuantes da responsabilidade disciplinar do aluno o seu bom comportamento anterior, o seu aproveitamento escolar e o seu reconhecimento, com arrependimento, da natureza ilcita da sua conduta. 2. So circunstncias agravantes da responsabilidade do aluno a premeditao, o conluio, bem como ao acumulao de infraces disciplinares e a reincidncia, em especial se no decurso do mesmo ano lectivo. Artigo 122. Medidas Correctivas So medidas correctivas, assumindo uma natureza eminentemente cautelar e preventiva: a) A advertncia; b) A ordem de sada da sala de aula, e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar;

67

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
c) A apreenso do telemvel, MP3 ou equipamento similar; d) A realizao de tarefas e actividades de integrao escolar; e) O condicionamento no acesso a certos espaos escolares, ou na utilizao de certos materiais e equipamentos; f) A mudana de turma. Artigo 123. Medida correctiva de advertncia 1. A advertncia consiste numa chamada verbal de ateno ao aluno, perante um comportamento perturbador do funcionamento normal das actividades escolares ou das relaes entre os presentes no local onde elas decorrem, com vista a alert-lo para que deve evitar tal tipo de conduta e a responsabiliz-lo pelo cumprimento dos seus deveres como aluno. 2. A sua aplicao da competncia de qualquer membro do pessoal docente e no docente. Artigo 124. Medida correctiva de ordem de sada da sala de aula 1. A aplicao da medida correctiva de ordem de sada da sala de aula e demais locais onde se desenvolva o trabalho escolar da exclusiva competncia do professor respectivo e implica a permanncia do aluno na escola, competindo quele determinar o perodo de tempo durante o qual o aluno deve permanecer fora da sala de aula, se a aplicao da medida correctiva acarreta ou no marcao de falta e, se for caso disso, quais as actividades que o aluno deve desenvolver no decurso desse perodo de tempo. 2. Sempre que um aluno receba ordem de sada da sala de aula, por um perodo superior a 10 minutos, dever ser encaminhado por um assistente operacional para a Direco, sala de acompanhamento disciplinar ou outro espao, devendo o professor preencher a respectiva ficha de encaminhamento, onde dever constar a tarefa a realizar pelo aluno. 3. O professor que deu ordem de sada da sala de aula ao aluno deve verificar se foi cumprida a tarefa por ele determinada e dar conhecimento da ocorrncia ao director de turma, por escrito, no prazo mximo de 48 horas. 4. Se o aluno se recusar a realizar essa tarefa, estar a cometer uma infraco grave, pelo que o professor que se encontra em funes na sala de acompanhamento disciplinar e/ou o professor que lhe deu ordem de sada da sala de aula deve marcar a respectiva falta disciplinar e participar a ocorrncia, por escrito, ao director de turma, para posterior procedimento disciplinar.

68

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
5. Os alunos do 1. ciclo que, em situao de sala de aula, tenham mau comportamento podero ser conduzidos a um espao exterior sala de aula, desde que supervisionados; nos 2. e 3. ciclos os alunos sero encaminhados para a sala de acompanhamento disciplinar. Artigo 125. Medida correctiva de apreenso do telemvel, MP3 ou equipamento similar 1. O telemvel, MP3 e equipamentos similares so apreendidos ao aluno que os utilize no espao aula. 2. A apreenso do equipamento referido no ponto 1 da competncia do professor, que deve dizer ao aluno para o desligar. 3. Aps a apreenso, o telemvel ou outro equipamento ficar na posse da direco executiva e s poder ser levantado pelo encarregado de educao do aluno. 4. O encarregado de educao dever ser informado de imediato da apreenso do telemvel. 5. Se o aluno se recusar a entregar o equipamento referido ponto 1, estar a cometer uma infraco grave pelo que lhe ser dada ordem de sada, marcada falta disciplinar e a ocorrncia ser participada, por escrito, ao director de turma, para posterior procedimento disciplinar. Artigo 126. Tarefas e actividades de integrao escolar 1. So tarefas e actividades de integrao escolar as seguintes: a) Colaborao em tarefas de limpeza face a situaes decorrentes da reparao dos danos provocados pelos alunos; b) Colaborao na reparao e manuteno dos espaos e equipamentos escolares danificados pelos alunos; c) Colaborao no arranjo e limpeza dos espaos verdes do agrupamento; d) Execuo de tarefas no centro de recursos; e) Colaborao na organizao e acompanhamento de iniciativas culturais, desportivas e outras em curso no agrupamento; f) Produo de trabalho de pesquisa ou outro. g) Realizao de tarefas conducentes divulgao, pela positiva, das regras deste regulamento que so fundamentais para os alunos, nomeadamente elaborando e afixando cartazes que promovam os comportamentos e as atitudes adequadas. h) O reconhecimento explcito do dano e consequente pedido de desculpas; 2. Em colaborao e sob proposta da escola, os pais e encarregados de educao devem, sempre que possvel, reforar estas medidas com tarefas ou inibies que sejam adequadas correco dos comportamentos desviantes do seu educando.

69

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3. da responsabilidade da direco executiva a criao de estruturas, que englobem espaos e pessoal assistente operacional, que possibilitem a concretizao das actividades referidas nos pontos anteriores. Artigo 127. Enquadramento 1. As actividades referidas no artigo anterior devem ser executadas em horrio no coincidente com as actividades lectivas do aluno, e por prazo a definir consoante a gravidade do comportamento. 2. Sempre que possvel, a realizao destas actividades de integrao compreende a reparao dos danos causados pelo aluno. Artigo 128. Medida correctiva de condicionamento no acesso a certos espaos escolares, ou na utilizao de certos materiais e equipamentos 1. A execuo desta medida correctiva no pode ultrapassar o perodo de tempo correspondente a um ano lectivo. 2. Os espaos, equipamentos e materiais afectos a actividades lectivas no podem ser objecto desta medida. 3. A aplicao desta medida da competncia do director, ouvido o director de turma ou o professor titular da turma e o responsvel pelos espaos escolares especficos. 4. O director de turma/professor titular de turma deve informar o aluno e o encarregado de educao da medida aplicada, esclarecendo os objectivos pedaggicos que presidiram a essa deciso. Artigo 129. Medida correctiva de mudana de turma 1. A aplicao desta medida da competncia do director, ouvido o director de turma ou sob proposta do conselho de turma. 2. O director de turma deve informar o aluno e o encarregado de educao da medida aplicada, esclarecendo os objectivos pedaggicos que presidiram a essa deciso. Artigo 130. Medidas disciplinares sancionatrias 1. As medidas disciplinares sancionatrias, para alm do seu carcter preventivo e dissuasor, assumem tambm uma finalidade punitiva e traduzem uma sano disciplinar imputada ao comportamento do aluno, devendo a ocorrncia dos factos

70

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
susceptveis de a configurarem ser participada de imediato, pelo professor ou funcionrio que a presenciou, ou dela teve conhecimento, direco do agrupamento de escolas ou escola no agrupada com conhecimento ao director de turma. 2. So medidas disciplinares sancionatrias: a) A repreenso registada; b) A suspenso por um dia; c) A suspenso da escola at 10 dias teis; d) A transferncia de escola. Artigo 131. Medida disciplinar sancionatria de repreenso registada 1. A medida disciplinar sancionatria de repreenso registada consiste numa censura escrita ao aluno a averbar no seu processo individual. 2. A aplicao da medida disciplinar sancionatria de repreenso registada da competncia do professor, quando a infraco for praticada na sala de aula, ou do director, nas restantes situaes. 3. No processo individual do aluno, obrigatoriamente averbado: a) A identificao do professor/director que aplicou a medida de repreenso registada; b) A data da repreenso; c) A fundamentao da aplicao da medida (relato da ocorrncia que lhe deu origem e qualificao da infraco). Artigo 132. Medida disciplinar sancionatria de suspenso por um dia 1. Em casos excepcionais e enquanto medida dissuasora, a suspenso por um dia pode ser aplicada pelo director do agrupamento de escolas ou escola no agrupada, garantidos que estejam os direitos de audincia e defesa do visado e sempre fundamentada nos factos que a suportam. 2. As faltas dadas pelo aluno no decurso do perodo de aplicao da medida disciplinar sancionatria de suspenso por um dia so consideradas faltas injustificadas. Artigo 133. Medida disciplinar sancionatria de suspenso da escola at 10 dias teis 1. A medida disciplinar sancionatria de suspenso da escola at 10 dias teis consiste no impedimento da entrada nas instalaes da escola at ao mximo de 10 dias teis.

71

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. A deciso de aplicar a medida precedida da audio em processo disciplinar do aluno visado, do qual constam, em termos concretos e precisos, os factos que lhe so imputados, os deveres por ele violados e a referncia expressa, no s da possibilidade de se pronunciar relativamente queles factos, como da defesa elaborada. 3. Esta medida da competncia do director, que pode ou no ouvir previamente o conselho de turma. 4. Compete, ainda, ao director da escola, ouvidos os pais ou o encarregado de educao do aluno, quando menor de idade, fixar os termos e condies em que a aplicao da medida disciplinar sancionatria referida no nmero anterior executada, garantindo ao aluno um plano de actividades pedaggicas a realizar, coresponsabilizando-os pela sua execuo e acompanhamento, podendo igualmente, se assim o entender, estabelecer eventuais parcerias ou celebrar protocolos ou acordos com entidades pblicas ou privadas. 5. Na impossibilidade dos pais ou o encarregado de educao do aluno poderem participar na audio a realizar, a associao de pais e encarregados de educao deve ser ouvida, preservando o dever de sigilo. 6. As faltas dadas pelo aluno no decurso do perodo de aplicao da medida disciplinar sancionatria de suspenso da escola at 10 dias teis so consideradas faltas injustificadas e produzem efeitos na assiduidade, conforme o estipulado nos pontos 1, 2 e 3 do artigo 95., e na avaliao, de acordo com os critrios definidos pelo conselho pedaggico. Artigo 134. Medida disciplinar sancionatria de transferncia de escola 1. A aplicao da medida disciplinar sancionatria de transferncia de escola reporta-se prtica de factos notoriamente impeditivos do prosseguimento do processo de ensino-aprendizagem dos restantes alunos da escola, ou do normal relacionamento com algum ou alguns dos membros da comunidade educativa. 2. A medida disciplinar sancionatria de transferncia de escola apenas aplicada a aluno de idade no inferior a 10 anos, quando estiver assegurada a frequncia de outro estabelecimento e, frequentando o aluno a escolaridade obrigatria, se esse outro estabelecimento de ensino estiver situado na mesma localidade ou na localidade mais prxima, servida de transporte pblico ou escolar. 3. A medida disciplinar sancionatria de transferncia de escola da competncia do director regional de educao.

72

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 135. Cumulao de medidas disciplinares 1. A aplicao das medidas correctivas cumulvel entre si. 2. A aplicao de uma ou mais medidas correctivas cumulvel apenas com a aplicao de uma medida disciplinar sancionatria. 3. Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, por cada infraco apenas pode ser aplicada uma medida disciplinar sancionatria. Artigo 136. Procedimento disciplinar 1. No que diz respeito a procedimento disciplinar este regulamento interno remete para a legislao em vigor 2. No caso de, no momento da instaurao de um procedimento disciplinar ou no decurso da sua instruo, se considerar a necessidade de suspender preventivamente um aluno da frequncia da escola, deve ter-se em conta o seguinte: a) A suspenso preventiva no pode ser superior a 10 dias teis, nem continuar para alm da data da deciso do procedimento disciplinar; b) Durante o tempo da suspenso, o aluno deve realizar fichas de trabalho referentes s disciplinas a cujas aulas ficou impedido de assistir ou um trabalho de investigao, desde que a escola, atravs da biblioteca escolar e caso ele necessite, proporcione ao aluno os meios de pesquisa necessrios (livros, CD-ROM, revistas). 3. Se a deciso final for a transferncia de escola ou a aplicao da medida disciplinar sancionatria de suspenso da escola for por um nmero de dias igual ou superior queles em que o aluno esteve em suspenso preventiva, as faltas dadas pelo aluno no decurso do perodo de aplicao da suspenso preventiva so consideradas injustificadas e produzem efeitos na assiduidade, conforme o estipulado nos pontos 1, 2 e 3 do artigo 95., e na avaliao, de acordo com os critrios definidos pelo conselho pedaggico. 4. Se a deciso final for uma medida correctiva, uma repreenso registada ou uma medida disciplinar sancionatria de suspenso de frequncia da escola por um nmero de dias inferior queles em que o aluno esteve em suspenso preventiva, as faltas dadas pelo aluno no decurso do perodo de aplicao da suspenso preventiva so consideradas justificadas e no produzem efeitos. 5. Durante a execuo da medida correctiva a que foi sujeito, ou no momento do regresso escola, o aluno a quem foi aplicada a medida disciplinar sancionatria de suspenso de frequncia da escola deve ser acompanhado, para alm do director de turma/professor titular de turma, pelos servios de psicologia e pela equipa de aco tutorial.

73

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Subseco III Avaliao das aprendizagens Artigo 137. Avaliao das aprendizagens 1. A avaliao um processo contnuo e formativo, elemento integrante e regulador da prtica educativa, previsto nos normativos em vigor, valorizando no s o domnio dos conhecimentos, como tambm o domnio das competncias e atitudes. Assim sendo, a avaliao contemplar equilibrada e globalmente trs domnios que fazem parte das diversas reas e disciplinas dos diferentes anos de escolaridade, conforme consta no projecto curricular do agrupamento: a) Domnio pessoal desenvolvimento global e harmonioso da personalidade; b) Domnio das aquisies cognitivas aquisio de um saber diversificado; c) Domnio da educao para a cidadania formao de cidados conscientes e participativos. 2. Os critrios gerais de avaliao, bem como os de reteno, so comuns para todo o agrupamento e constam do projecto curricular do agrupamento. Subseco IV Quadros de valor, de excelncia e de mrito Artigo 138. Quadros de valor, de excelncia e de mrito mbito Valorizar, distinguir e promover atitudes e desempenho escolar/cvico dos alunos salientando a sua acessibilidade, estimulando a melhoria, no promovendo a vaidade ou a glria. Encontra-se enquadrado este Regulamento pela Lei 39/2010, de 3 de Setembro no seu art. 51-A que consigna o reconhecimento e valorizao das actividades lectivas e as aces meritrias dos alunos. Artigo 139. Condies gerais e tramitao 1- As propostas so entregues no final de cada perodo lectivo, aps as avaliaes, sendo os resultados aprovados no Conselho Pedaggico do incio do perodo seguinte. 2- Cada proposta tem de identificar o(s) aluno(s), apresentar a fundamentao para o respectivo quadro, bem como a identificao do proponente, sendo da responsabilidade do Conselho de Turma / Conselho de Ano o envio para ratificao ao Conselho Pedaggico e, posterior arquivamento no processo individual do aluno. Esta proposta constar de documento anexo acta de final de perodo lectivo.

74

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3- A verificao dos critrios para a incluso nos quadros da competncia do Conselho de Turma/ Conselho de Ano nos termos adiante indicados. 4- Os quadros tero uma expresso fsica com a divulgao dos nomes em local pblico de cada escola do agrupamento, organizando-se por anos de escolaridade do 1 ao 9, incluindo os cursos CEF e devero ser objecto de cerimnia formal a realizar no dia 22 de Outubro (aniversrio do Patrono), ou no primeiro dia til que lhe suceder. 5- Considera-se que um aluno que tenha sido alvo de um procedimento disciplinar durante o ano a que o prmio respeita, e deste tenha resultado aplicao de pena, fica impedido de candidatura a qualquer um dos quadros. Constitui igualmente impedimento a obteno da meno de No Satisfaz em Formao Cvica, no ltimo perodo. 6- Considera-se, tambm, que um aluno que evidencie qualquer falta injustificada ao longo do ano lectivo fica impedido de candidatura a qualquer um dos quadros. Artigo 140. Quadro de Valor O Quadro de Valor reconhece alunos que: 1. Tomaram iniciativas ou realizaram aces exemplares na escola ou na comunidade tais como: I. Dinamizao a favor de causas socialmente reconhecidas; II. Solidariedade sistemtica para com colegas; III. Ajuda sistemtica a alunos com dificuldades de aprendizagem; IV. Atitudes de tolerncia, capacidade de dilogo e resoluo pacfica de conflitos; V. Abertura e disponibilidade para a realizao de todas as tarefas propostas; VI. Atitudes de preveno e soluo de problemas disciplinares. 2. Se destacaram como representantes dos alunos pelo seu sentido de dever, responsabilidade, justia e equidade. 3. O quadro de valor reconhece, ainda, turmas, equipas e grupos em que todos os alunos revelaram comportamentos/desempenhos exemplares. 4. Independentemente da pessoa, rgo, instituio ou organismo privado ou pblico que indique o ou os alunos, a proposta necessita de parecer favorvel do respectivo Conselho de Turma / Conselho de Ano, decidido por unanimidade. Artigo 141. Quadro de Excelncia

75

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
1. O Quadro de Excelncia pretende reconhecer os alunos que apresentem relevantes resultados acadmicos no final do ano lectivo, nos termos seguintes: a. No 2. e 3. Ciclos a obteno de mdia igual ou superior a 4,5 nas disciplinas curriculares e de Satisfaz Bem nas trs reas curriculares no disciplinares. b. No 1 Ciclo a obteno de Satisfaz Bem a Estudo do Meio, Lngua Portuguesa e Matemtica no podendo obter nvel inferior a Satisfaz noutra rea disciplinar. c. Nas turmas CEF no ano de concluso do respectivo curso. d. No poder ser proposto para o Quadro de Excelncia um aluno que tenha obtido um nvel inferior a trs em alguma das disciplinas. e. Os alunos que renam condies para integrar este quadro de excelncia sero objecto de meno num quadro fsico a criar num espao da escola, no final de cada perodo escolar. Artigo 142. Quadro de Mrito 1. O quadro de mrito pretende reconhecer os alunos que revelam grande empenhamento na superao das suas dificuldades resultantes, quer de contextos familiares ou de sade instveis, obtendo melhorias significativas nos resultados da avaliao sumativa de final do ano lectivo, por comparao entre o 1 e o 3 perodos. 2. O Quadro de Mrito reconhece, especialmente, alunos individualmente mas tambm pode distinguir grupos. 3. A proposta para o Quadro de Mrito tem que ser subscrita pelo Conselho de Turma/Conselho de Ano, por voto unnime. 4. O Quadro de Mrito distingue tambm alunos com participao relevante em actividades extracurriculares, desporto escolar ou outros concursos/eventos cientficos, literrios ou artsticos em que represente uma escola ou o agrupamento. Subseco V Delegados e subdelegados de turma Artigo 143. Competncias, direitos e deveres do delegado de turma Ao delegado de turma compete: a) Representar a turma nas relaes com os rgos de direco e gesto, coordenao e estruturas educativas; b) Participar nas reunies para que for convocado, enquanto representante da turma, devendo transmitir as decises;

76

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
c) Manter-se informado e informar os alunos da turma sobre assuntos directamente relacionados com o agrupamento. Artigo 144. Eleio do delegado e subdelegado de turma 1. A eleio do delegado e subdelegado de turma ser feita nominalmente, atravs de voto directo e secreto, e ter lugar logo no incio do ano lectivo. 2. Para esta eleio s podero ser propostos candidatos que aceitem o exerccio futuro do cargo. 3. O aluno que obtiver a maioria absoluta de votos no universo total de alunos inscritos na turma ser eleito delegado, sendo eleito subdelegado o que lhe suceder em nmero de votos. 4. Em caso de empate, efectuar-se- uma segunda votao, em que sero candidatos os alunos que obtiveram, no primeiro escrutnio, maior nmero de votos. 5. O director de turma, que orientar e presidir eleio, promover a elaborao da respectiva acta, a qual ser assinada por si e por todos os alunos votantes. A acta ser depositada no dossier de turma, sendo remetida cpia ao director. 6. O subdelegado de turma coadjuva o delegado e substitui-o nas suas ausncias e impedimentos, por indicao do director de turma. Artigo 145. Destituio ou demisso do delegado e subdelegado de turma 1. O delegado e o subdelegado de turma podem ser destitudos, a todo o tempo, por proposta fundamentada de qualquer aluno, aprovada por maioria absoluta de votos do universo total de inscritos na turma. Essa proposta, logo que recebida pelo director de turma, implica a convocao da assembleia da turma, no prazo de 48 horas, e a realizao subsequente e imediata de novas eleies. 2. O delegado e o subdelegado de turma podem ainda perder o mandato, mediante proposta do director de turma. Artigo 146. Composio e funo da assembleia de delegados e subdelegados de turma 1. A assembleia de delegados e subdelegados constituda por todos os delegados e subdelegados de turma. 2. A assembleia poder funcionar em reunio plenria, por ciclos ou por anos. 3. As assembleias a que se reporta a presente subseco deliberam sobre a tomada de posio relativamente a qualquer assunto sobre os interesses legais dos

77

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
alunos, no podendo recair tais decises sobre o desempenho individual e profissional dos docentes. 4. O delegado de turma pode solicitar a realizao de reunies com o professor titular/director de turma, para apreciao de matrias relacionadas com os direitos e deveres dos alunos e com o funcionamento da turma neste mbito. Artigo 147. Periodicidade das reunies/convocatrias 1. A assembleia de delegados e subdelegados reunir, ordinariamente, uma vez por perodo e, extraordinariamente, sempre que seja convocada. 2. As reunies da assembleia de delegados e subdelegados sero convocadas pelo director. 3. As reunies, sempre que possvel, tero lugar em horrio que no prejudique o normal funcionamento das aulas. 4. Das reunies sero lavradas actas aprovadas pela respectiva assembleia, as quais sero arquivadas em dossier prprio para consulta dos alunos e conhecimento do rgo de gesto. Seco II Docentes Artigo 148. Papel especial dos docentes 1. Os professores, enquanto principais responsveis pela conduo do processo de ensino e aprendizagem, devem promover medidas de carcter pedaggico que estimulem o harmonioso desenvolvimento da educao, quer nas actividades da sala de aula, quer nas demais actividades da escola. 2. O director de turma, enquanto coordenador do plano de trabalho da turma, particularmente responsvel pela adopo e operacionalizao de medidas tendentes melhoria das condies de aprendizagem e promoo de um bom ambiente educativo. Compete-lhe, por consequncia, articular a interveno dos professores da turma e colaborar com estes no sentido de prevenir e resolver problemas de aprendizagem e comportamentais, no respeito pelas deliberaes do conselho de turma e pela legislao vigente.

78

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 149. Direitos profissionais dos docentes So garantidos ao pessoal docente os direitos estabelecidos para os funcionrios e agentes do Estado em geral, bem como os direitos profissionais constantes do Estatuto da Carreira Docente. Artigo 150. Outros direitos dos docentes Para alm dos direitos atrs referidos, o docente tm ainda direito a: a. Ser ouvido e apoiado na mxima medida possvel pelos rgos e titulares de cargos e de funes do agrupamento; b. Ter direito segurana na actividade profissional c. Ter direito a participar no processo educativo d. Ter direito a emitir recomendaes no mbito da anlise crtica do sistema educativo. e. Ser informado em tempo til de tudo o que respeite ao seu processo individual, exceptuadas as questes burocrticas e sem relevo;Ser informado da legislao actualizada que diga respeito sua vida profissional, mormente, das orientaes superiores atinentes mesma, a qual ser obrigatoriamente afixada nos placards regulamentares, sob a forma de sntese ou nota de remisso/informao; f. Ser informado sobre as mais diversas matrias e actividades de mbito formativo, cultural e cientfico; g. Beneficiar de condies concretas que lhe permitam desenvolver um ensino de qualidade; h. Ter acesso a todo o material didctico existente no agrupamento aplicvel sua rea, de acordo com as boas prticas regulamentares; i. Ser informado em tempo til, e se possvel por escrito, de actividades de outros docentes ou demais iniciativas, que decorram nos seus tempos lectivos; j. Auferir dos abonos a que tem legalmente direito, nos prazos e forma prescrita; k. Receber mensalmente o recibo de vencimento; l. Ser informado do mapa trimestral das faltas. Artigo 151. Deveres gerais dos docentes O pessoal docente est obrigado ao cumprimento dos deveres estabelecidos para os funcionrios e agentes da administrao pblica em geral, como decorre do nmero 1 do artigo 10. do Estatuto da Carreira Docente (ECD).

79

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 152. Deveres profissionais O pessoal docente, no exerccio das suas funes, est obrigado ao cumprimento dos deveres profissionais constantes do nmero dois do artigo 10. do ECD. Artigo 153. Deveres especficos O pessoal docente est obrigado aos deveres especficos aditados ao ECD pelos artigos 10.-A, 10.-B e 10.-C. Artigo 154. Outros deveres profissionais (operacionalizao dos deveres anteriores) 1. Aos docentes compete ainda observar os seguintes deveres: a) Participar activamente na concretizao do projecto educativo; b) Reforar a relao com os alunos em diferentes espaos pedaggicos, participando em visitas de estudo e outras actividades de complemento curricular, sempre que lhe seja solicitado e possvel; c) Permanecer na sala de aula at ao final da aula, por regra; d) Informar o funcionrio do piso sempre que encontra, entrada, uma sala sem condies mnimas de arrumao e limpeza e registar o facto na folha de ocorrncias; e) Solicitar autorizao ao director para a realizao de aulas fora da sala de aula ou da escola; f) Encaminhar para a direco os alunos que recebam ordem de sada da sala de aula, com uma tarefa proposta pelo professor. g) Autorizar a sada da sala de aula, em casos excepcionais, dos alunos que o solicitem, e pelo tempo estritamente necessrio (casos de medicamentao prescrita e de ida ao WC, ms disposies e outras situaes concretas a avaliar no momento); h) Informar o encarregado de educao e o director de turma, atravs da caderneta escolar, de todas as ocorrncias que prejudiquem o regular funcionamento da aula ou e o aproveitamento do discente; i) Manter-se actualizado sobre o quadro legal que regula a profisso docente; j) Guardar sigilo sobre informaes ou dados pessoais dos alunos, salvo autorizao expressa em sentido contrrio ou existncia de interesse superior da criana que resulte desse eventual conflito; l) Respeitar o presente regulamento interno e diligenciar pela sua divulgao e cumprimento. 2. Para alm dos deveres j referidos, constituem ainda deveres dos docentes: a) Ser o primeiro e o ltimo a entrar e sair da sala de aula; b) Transportar de e para a sala de aula, o livro de ponto e a respectiva chave;

80

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
c) Assinar o livro de ponto, numerar e sumariar as lies e registar as faltas dos alunos; d) Preencher a ficha de ocorrncias sempre que se verifique uma situao susceptvel de constituir uma infraco disciplinar, dentro ou fora da sala, e encaminhar o assunto para o director de turma; e) Desenvolver nos alunos o sentido de responsabilidade, visando a sua formao integral: i) Estimulando a criao de hbitos de trabalho e de disciplina; ii) Sensibilizando-os para a conservao e asseio dos edifcios, sala de aula, equipamento e material escolar; iii) Insistindo para que se apresentem nas aulas com o material necessrio; iv) Resolvendo, pragmaticamente, os problemas pontuais, quer envolvam ou no outros membros da comunidade escolar; f) Requisitar, com antecedncia razovel, o equipamento e materiais didcticos necessrios, nos respectivos servios; g) Entregar na reprografia, com 24 horas de antecedncia, em princpio, os materiais pedaggicos para reproduo; h) Entregar aos alunos, com brevidade, os instrumentos de avaliao efectuados, corrigidos e avaliados; i) Propor ao director de instalaes, coordenador de estabelecimento e coordenador de departamento a aquisio de material que julgue necessrio; j) Consultar as convocatrias e informaes afixadas nos placards regulamentares; l) Participar nas reunies do agrupamento de presena obrigatria, para as quais seja convocado legitimamente. Seco III Direitos e deveres do pessoal no docente Artigo 155. Papel do pessoal no docente O pessoal no docente das escolas, em especial os assistentes operacionais e os tcnicos dos servios especializados de apoio educativo, devem colaborar no acompanhamento e integrao dos alunos na comunidade educativa, incentivando o respeito pelas regras de convivncia, promovendo um bom ambiente educativo e contribuindo, em articulao com os docentes, pais e encarregados de educao, para prevenir e resolver problemas comportamentais e de aprendizagem.

81

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 156. Direitos O pessoal no docente goza dos direitos previstos na lei geral aplicvel funo pblica e dos direitos especficos constantes no Estatuto aprovado pelo Decreto-Lei N. 59/2008. Artigo 157. Deveres O pessoal no docente est sujeito aos deveres previstos na lei geral aplicvel funo pblica, bem como aos deveres especficos constantes no Estatuto aprovado pelo Decreto-Lei N. 59/2008. Artigo 158. Pessoal com contrato de trabalho O pessoal no docente com contrato de trabalho goza dos direitos e est sujeito aos deveres constantes do Cdigo de Trabalho, bem como dos artigos 9. e 10. do regulamento interno aprovado pelo Despacho N. 17460/2006 dos Ministrios das Finanas e da Administrao Pblica e da Educao (publicado no Dirio da Repblica, II srie, de 29/08). Artigo 159. Direitos dos assistentes tcnicos Os assistentes tcnicos, para alm de estarem abrangidos, de forma geral, pelo disposto na legislao que se aplique adequada e supletivamente, tm ainda os seguintes direitos: a) Interpor recurso das decises que, no mbito das suas funes, afectem os seus direitos; b) Reclamar dos actos dos seus superiores hierrquicos e dos rgos hierrquicos; c) Ser respeitados e tratados com urbanidade e toda a correco por toda a comunidade escolar; d) Possibilidade de emitir a sua opinio sobre os seus direitos de forma adequada. Artigo 160. Deveres dos Assistentes Tcnicos Os assistentes tcnicos, alm do dever de cumprimento do disposto na legislao aplicvel, adequada e supletivamente, tm ainda os seguintes deveres:

82

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
a) Participar na elaborao do projecto educativo; b) Respeitar o regulamento interno e diligenciar pela sua divulgao e cumprimento. c) Respeitar e fazer-se respeitar por todos os membros da comunidade educativa d) Atender com o devido respeito todos os membros da comunidade educativa que a ele se dirijam, informando e agindo em conformidade com as competncias que lhe esto atribudas. Artigo 161. Competncias dos assistentes tcnicos 1. Aos assistentes tcnicos compete: a) Assegurar os servios de expediente geral, de alunos, de economato, de administrao de pessoal e de contabilidade, tesouraria e vencimentos; b) Prestar apoio administrativo aos rgos de gesto e administrao (incluindo adjuntos e assessores). 2. O pessoal administrativo afecto a cada rea pode executar tarefas especficas de outras reas, sempre que as situaes o justifiquem, nos termos da legislao em vigor. 3. Ao coordenador tcnico compete, genericamente, dirigir os respectivos servios e ainda: a) Orientar e coordenar as actividades dos servios; b) Orientar e controlar a elaborao dos vrios documentos emitidos pelos servios administrativos e sua posterior assinatura; c) Organizar e submeter aprovao do director a distribuio do servio, de acordo com a sua natureza, pelo respectivo pessoal, em funo das suas categorias e aptides; d) Assinar o expediente corrente, bem como o que respeita a assuntos j submetidos a despacho; e) Preparar e submeter a despacho do director todos os assuntos da sua competncia; f) Providenciar para que todos os servios inerentes ao funcionamento das aulas, recursos e exames, dependentes dos servios administrativos, estejam em ordem nos prazos estabelecidos; g) Proceder leitura e informar o director sobre a legislao pertinente publicada no Dirio da Repblica, tomando as providncias para que a legislao de interesse para o agrupamento seja distribuda pelas diferentes reas/placards e pelas demais entidades determinadas pelo director; h) Verificar as propostas e processos de recrutamento e nomeao de pessoal; i) Assinar as requisies de material a adquirir, quando devidamente autorizadas;

83

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
j) Assinar os termos de abertura e de encerramento e chancelar todas as folhas dos livros utilizados nos servios administrativos; l) Ter sob a sua guarda o selo branco; m) Apreciar qualquer outro assunto respeitante aos servios administrativos, decidindo sobre os que forem da sua competncia e expondo ao director os que a ultrapassem; n) Exercer o cargo de secretrio do conselho administrativo. Artigo 162. Contedos funcionais do pessoal no docente com contrato de trabalho em funes pblicas O pessoal no docente que integra os quadros concelhios rege-se pelos contedos funcionais constantes do anexo III ao Decreto-Lei N.184/2004, de 29 de Julho, conforme dispe o artigo 9. do Artigo 163. Direitos dos assistentes operacionais Constituem direitos dos assistentes operacionais: a) Ser tratado com correco e obter a necessria colaborao no exerccio das suas funes, por parte de todos os elementos da comunidade educativa; b) Dirigir-se, individual ou colectivamente, a qualquer rgo de gesto e ser por ele ouvido e atendido, desde que se trate de assunto pertinente para o servio ou relacionado com direitos pessoais e profissionais; c) Usufruir de condies de trabalho condignas com as tarefas a desempenhar; d) Participar em aces de formao que concorram para o seu aperfeioamento profissional e melhoria dos servios; e) Ser apoiado no exerccio da sua actividade, pelos titulares e pelos respectivos rgos de administrao e gesto do agrupamento; f) Ser notificado, pessoalmente, de forma clara e objectiva, das respectivas tarefas e horrio de trabalho; g) Ser informado e ter acesso a toda a legislao que lhe diga respeito, nomeadamente, atravs dos placards regulamentares; h) Participar livremente nas iniciativas do agrupamento, sem prejuzo do seu trabalho; i) Exigir a identificao dos alunos, sempre que o julgue necessrio; j) Exigir a identificao de qualquer outra pessoa cujas razes para permanecer na escola suscitem dvidas; l) Eleger e ser eleito para os rgos que prevejam a sua representao; m) Participar activamente na vida da escola;

84

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
n) Exercer livremente a sua actividade sindical, nos limites que decorrem do direito internacional e tambm da Constituio da Repblica Portuguesa; o) Ser coordenado por um encarregado de pessoal nos termos legais; p) Respeitar o regulamento interno e diligenciar pela sua divulgao e cumprimento. Artigo 164. Deveres gerais dos assistentes operacionais Constituem deveres gerais dos assistentes operacionais: a) Respeitar e fazer-se respeitar por todos os membros da comunidade escolar; b) Exercer as suas actividades com iseno e sempre com o mais elevado profissionalismo; c) Atender com o devido respeito todos os membros da comunidade educativa que a ele se dirijam, informando e agindo em conformidade com as competncias que lhe esto atribudas; d) Assegurar os servios que lhe forem atribudos e pelos quais responsvel em termos disciplinares; e) Comunicar aos rgos de gesto qualquer ocorrncia que contrarie o presente regulamento interno, nomeadamente, casos de indisciplina ou de destruio do equipamento escolar e quaisquer outras ocorrncias; f) Providenciar para que, durante os perodos lectivos e de actividades de carcter no lectivo, haja silncio no espao envolvente; g) Cumprir os pedidos de requisio de material e disponibiliz-lo, apresentandoo nos locais onde sero utilizados; h) Manter limpas e cuidadas as instalaes e os equipamentos a seu cargo; i) Agir de acordo com os princpios de solidariedade e entreajuda; j) Ser portador de carto electrnico de identificao e da placa com a funo e o nome, a qual dever estar fixa na farda em local visvel, junto zona do peito; l) Cumprir o horrio de trabalho; m) Assinar diariamente o livro de ponto; n) Comunicar ao educador/professor titular de turma/director de turma qualquer problema relativo aos alunos; o) Substituir os colegas quando as necessidades de servio assim o exigirem; p) Aceitar crticas e sugestes, desde que sejam feitas com correco e oportunidade; q) No permitir que pessoas estranhas circulem livremente em qualquer espao da escola, especialmente nas zonas envolventes s salas de aula; r) Contribuir com sugestes e propostas para a melhoria dos servios;

85

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
s) Respeitar o regulamento interno e diligenciar pela sua divulgao e cumprimento. Artigo 165. Deveres especficos dos assistentes operacionais 1.Constituem deveres especficos dos assistentes operacionais no que respeita aos pisos em que superintendem: a) Garantir que as entradas e sadas das salas de aula decorram com calma, moderao e respeito mtuo, sem correrias, gritos e aglomeraes excessivas, impedindo ainda que os alunos entrem antes do professor; b) Atender as chamadas das salas de aula com prontido e executar os pedidos com a rapidez e a eficcia possveis; c) Marcar falta aos professores que no compaream s aulas e que no efectuem as substituies, de acordo com o regulamento afixado, preenchendo documento prprio para o efeito; d) Informar rapidamente o director de qualquer anomalia verificada nas instalaes ou nos materiais; e) Colocar atempadamente nas salas os equipamentos audiovisuais requisitados; f) Impedir a permanncia injustificada dos alunos nos pisos da sala de aula; g) Receber e efectuar os telefonemas com correco, providenciando para que as pessoas a contactar sejam avisadas em tempo til; h) Registar e proceder cobrana das chamadas particulares; i) Providenciar para que os alunos tenham aulas de substituio ou actividades da componente no lectiva, sempre que falte um professor e distribu-los pelas respectivas salas; j) Encaminhar para a sala de aula, aps ter solicitado o carto de aluno com o respectivo horrio, os alunos que tm actividades lectivas mas permanecem fora da sala; l) Encaminhar para a sala de acompanhamento disciplinar os alunos a quem qualquer professor tenha dado ordem de sada da sala na escola dos 2. e 3. ciclos; m) Proceder diariamente limpeza das salas e dos espaos que lhe estiverem atribudos; n) Encaminhar os pais e encarregados de educao e os visitantes para os locais pretendidos, desde que devidamente autorizados o que verificar atravs da ficha que devem trazer consigo; o) Encaminhar os alunos que cheguem fora do horrio de entrada (casos justificados) para as respectivas salas de actividades (jardim-de-infncia); p) Colaborar, em articulao com o educador de infncia, nas actividades pedaggicas da sala;

86

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
q) Providenciar a preparao do material necessrio s actividades dirias, no jardim-de-infncia. 2. Constituem deveres especficos dos assistentes operacionais, no que respeita vigilncia nos recreios: a) Impedir, adequadamente, jogos ou brincadeiras que conduzam violncia fsica ou verbal ou ao desrespeito pela dignidade do ser humano; b) No permitir que os alunos permaneam prximo das salas ou pisos durante o tempo de aulas; c) Limpar os ptios e despejar as papeleiras; d) Impedir que os alunos danifiquem os espaos verdes e equipamentos da escola; e) Informar o director da presena de elementos estranhos nas imediaes da escola e na prpria escola; f) Informar o director sempre que se verifiquem situaes de agresso fsica ou verbal, ou roubo, entre os alunos, provendo respectiva participao aos directores de turma/professor titular de turma. 3. Constituem deveres especficos dos assistentes operacionais, no que respeita ao bufete: a) Zelar pelo cumprimento das normas de higiene afixadas pelo director no placard regulamentar; b) Atender os utentes pela ordem de chegada, com rapidez e correco; c) Assegurar a ordem e a disciplina na fila do bufete; d) Informar regularmente o responsvel pelo servio da aco social escolar das necessidades alimentares dos alunos; e) Conferir diariamente a quantidade e a validade dos produtos e informar imediatamente o servio de aco social escolar de qualquer falta ou anomalia. 4. Constituem deveres especficos dos assistentes operacionais, no que respeita portaria: a) Controlar a entrada e sada dos alunos, mediante a apresentao e passagem no sistema electrnico do respectivo carto de aluno; b) Impedir a presena de alunos na rea prxima do porto; c) Manter-se atento e vigilante quanto presena de elementos suspeitos nas imediaes da escola, informando rapidamente o director; d) Impedir a entrada de pessoas no identificadas. 5. Constituem deveres especficos do coordenador dos assistentes operacionais: a) Verificar regularmente se todos os servios esto a funcionar, providenciando por sua iniciativa ou em colaborao com a direco da escola, para que se resolvam a tempo quaisquer deficincias detectadas; b) Coordenar com rapidez e eficcia o servio inerente s suas atribuies.

87

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
6. Constituem deveres do guarda-nocturno: a) Atender, com correco, todos os membros da comunidade educativa que a ele se dirijam e identifiquem, actuando convenientemente; b) Vigiar as instalaes da escola e comunicar Polcia de Segurana Pblica e ao director, eventuais casos que sejam susceptveis de violao da lei; c) Elaborar o relatrio dirio da sua actividade; d) Cumprir o horrio atribudo pelo director; e) Resolver com eficcia todas as situaes imprevistas para as quais disponha dos meios necessrios; f) Verificar se esto devidamente fechadas as portas e janelas dos edifcios; g) Fazer o servio de ronda, interior e exterior, de forma a prevenir e detectar qualquer facto suspeito. Seco IV Pais e encarregados de educao Artigo 166. Definio 1. Considera-se encarregado de educao, todo o sujeito que tiver menores sua guarda nas seguintes condies: a) Pelo exerccio da responsabilidade parental; b) Por deciso judicial; c) Pelo exerccio de funes executivas na direco de instituies que tenham menores, a qualquer ttulo, sua responsabilidade; d) Por deciso, devidamente comprovada, por parte de qualquer das entidades referidas nas alneas anteriores. 2. No pode ser aceite como encarregado de educao quem no se enquadre em qualquer das categorias anteriores.

88

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 167. Associaes de pais 1. As associaes de pais e encarregados de educao do agrupamento regem-se pelo disposto no Decreto-Lei N. 372/90, de 27 de Novembro, alterado pelo DecretoLei N. 80/99, de 16 de Maro, e pela Lei N. 29/2006, de 4 de Julho. 2. As associaes de pais gozam de autonomia na elaborao e aprovao dos respectivos estatutos e demais normas internas, na eleio dos seus corpos sociais, na indicao de elementos para os diferentes rgos de gesto e administrao na gesto e administrao do seu patrimnio prprio, na elaborao de planos de actividade e na efectiva prossecuo dos seus fins. Artigo 168. Papel dos pais e encarregados de educao no processo ensino-aprendizagem. 1. Aos pais e encarregados de educao incumbe, para alm das suas obrigaes decorrentes do direito internacional e do direito interno, uma especial responsabilidade inerente ao seu poder-dever de participarem na educao dos seus filhos e educandos, no exclusivo interesse superior da criana, com o fim activo do seu desenvolvimento fsico, intelectual e moral, sempre de acordo com os valores universais das Naes Unidas. 2. Nos termos da responsabilidade referida no nmero antecedente, cada um dos pais e encarregados de educao deve, em especial: a) Acompanhar activamente a vida escolar do seu educando e responsabilizar-se pelo seu comportamento e atitudes na comunidade escolar, verificando regularmente tanto a caderneta escolar, e tomando conhecimento, por escrito, das mensagens que lhe so dirigidas como a utilizao diria do carto magntico; b) Promover a articulao entre a educao na famlia e o ensino escolar; c) Diligenciar para que o seu educando beneficie efectivamente dos seus direitos e cumpra cabalmente os seus deveres, com destaque para os deveres de assiduidade e pontualidade, de correco e de empenho no processo de aprendizagem; d) Contribuir para a criao e execuo do projecto educativo e do regulamento interno do agrupamento e participar na vida da escola; e) Disponibilizar-se para ser eleito representante dos pais da turma ou com este colaborar assim como participar na vida do Agrupamento, nomeadamente atravs da designao de um seu representante na Assembleia; f) Cooperar com os professores no desempenho da sua misso pedaggica, em especial quando forem solicitados, colaborando no processo de ensino-aprendizagem dos seus educandos; g) Autorizar, em caso de necessidades educativas especiais, que o seu educando seja sujeito a uma avaliao com vista aplicao das medidas de regime educativo

89

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
especial e participar na elaborao, reviso e avaliao do programa educativo individual; h) Contribuir para a preservao da disciplina da escola e para a harmonia da comunidade educativa, em especial, quando forem solicitados; i) Contribuir para o correcto apuramento dos factos em procedimento de ndole disciplinar instaurado ao seu educando e, sendo aplicada a este medida correctiva ou medida disciplinar sancionatria, diligenciar para que a mesma prossiga os objectivos de reforo da sua formao cvica, do desenvolvimento equilibrado da sua personalidade, da sua capacidade de se relacionar com os outros, da sua plena integrao na comunidade educativa e do seu sentido de responsabilidade; j) Contribuir para a preservao da segurana e integridade fsica e moral de todos os que participam na vida da escola; l) Integrar activamente a comunidade educativa, informando-se e informando esta, prontamente, sobre todas as matrias relevantes do processo educativo dos seus educandos (regime de faltas, processo de avaliao, material necessrio para cada rea, aproveitamento, comportamento, assiduidade, visitas de estudo, actividades de tempos livres, apoios educativos, actividades de enriquecimento curricular, etc.); m) Comparecer na escola sempre que tal lhe for solicitado; n) Quando o encarregado de educao for convocado para uma reunio relativa ao seu educando e faltar duas vezes consecutivas aceita tacitamente o parecer/deciso do rgo de gesto; o) Respeitar as normas do regulamento interno, tratando todos os elementos da comunidade com respeito; p) Justificar as faltas do seu educando por escrito no prazo previsto pela lei. Artigo 169. Direitos dos pais e encarregados de educao Constituem direitos dos pais e encarregados de educao: a) Tomar conhecimento do regulamento interno; b) Participar nas actividades da respectiva associao de pais e encarregados de educao; c) Ser informado de tudo o que diga respeito aos seus educandos; d) Tomar conhecimento do horrio de atendimento dos educadores, professores titulares de turma ou directores de turma; e) Ser informado, no final de cada perodo escolar, do aproveitamento e comportamento dos seus educandos; f) Comparecer na escola sempre que considere conveniente; g) Eleger e ser eleito para os rgos e cargos que lhe digam respeito;

90

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
h) Tomar conhecimento das actividades, dos passeios e das visitas de estudo, tendo em vista autorizar o seu educando a participar nos mesmos, nos termos deste regulamento interno e da lei; i) Promover e participar em actividades de interesse para a comunidade escolar; j) Ser atendido correctamente por todos os professores e pessoal no docente da escola; l) Ser informado do calendrio escolar, bem como da interrupo das actividades lectivas; m) Ser informado das condies de acesso ao servio de aco social escolar; n) Exigir condies de segurana e de integridade fsica e moral para os seus educandos. Seco V Autarquia Artigo 170. Autarquia No mbito das suas atribuies e competncias, a autarquia apoiar o desenvolvimento do projecto educativo do agrupamento e as actividades contempladas no plano anual de actividades. Artigo 171. Direitos da Autarquia 1. Integrar o Conselho Geral atravs da designao de trs representantes. 2. Ser atendida nas suas solicitaes e esclarecida nas suas dvidas, por quem de direito no agrupamento. 3. Ser informada de actividades desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino do agrupamento. 4. Participar activamente nas actividades dos estabelecimentos de ensino do agrupamento. 5. Apresentar propostas de cooperao nos diversos domnios de mbito educativo. 6. Intervir no processo de elaborao e celebrao do contrato de autonomia. Artigo 172. Deveres da Autarquia 1. Participar nas reunies do Conselho Geral.

91

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
2. Colaborar com os estabelecimentos de ensino/ educao do agrupamento e com o director no desenvolvimento de projectos scio-educativos de interesse comum. 3. Apoiar iniciativas que visem o sucesso escolar dos alunos. 4. Manter e conservar as instalaes das escolas do 1. ciclo e jardins-de-infncia do agrupamento, bem como o fornecimento do equipamento e material didctico e a prestao dos apoios scio-educativos aos mesmos nveis. 5. Realizar obras de beneficiao e adaptao de todos os espaos escolares. 6. Financiar os estabelecimentos de ensino do agrupamento para despesas de funcionamento. 7. Colocar o pessoal no docente do agrupamento. 8. Financiar e gerir os refeitrios escolares do 1. ciclo e jardins-de-infncia. 9. Apoiar ou comparticipar no apoio aco social escolar e s actividades complementares no mbito do projecto educativo nos termos da lei. 10. Deliberar em matria de aco social escolar, designadamente no que respeita alimentao e atribuio de auxlios econmicos a alunos do pr-escolar e 1. ciclo. Seco VI Enriquecimento Curricular e Componente de Apoio Famlia Subseco I Actividades de enriquecimento curricular no 1. ciclo Artigo 173. Definio 1. Consideram-se actividades de enriquecimento curricular no 1. ciclo do ensino bsico as que incidam nos domnios desportivo, artstico, cientfico, tecnolgico e das tecnologias de informao e comunicao, de ligao da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimenso europeia da educao. 2. Os planos de actividades do agrupamento de escolas incluem obrigatoriamente como actividades de enriquecimento curricular as seguintes: a) Actividades de apoio ao estudo; b) Ensino do Ingls. 3. O agrupamento deve oferecer a actividade Expresso e Educao FsicoMotora.

92

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 174. Horrio 1. A actividade de apoio ao estudo ter uma durao semanal no inferior a noventa minutos, destinando-se nomeadamente realizao de trabalhos de casa, consolidao das aprendizagens, devendo os alunos beneficiar do acesso a recursos escolares e educativos existentes na escola como livros, computadores e outros instrumentos de ensino, bem como o apoio e acompanhamento por parte dos professores do agrupamento. 2. A actividade de Ensino do Ingls para os alunos dos 3. e 4. anos de escolaridade tem, sempre que possvel, a durao semanal de cento e trinta e cinco minutos, sendo de quarenta e cinco minutos a durao diria de ensino a ser ministrada. 3. A actividade de Ensino do Ingls para os alunos dos 1. e 2. anos de escolaridade tem a durao semanal de noventa minutos, sendo de quarenta e cinco minutos a durao diria de ensino a ser ministrada. 4. As actividades desenvolvidas nas restantes reas de enriquecimento curricular, nomeadamente actividade fsica e desporto, ensino da msica e reas de expresses, respeitaro a durao semanal legalmente estabelecida para a sua especificidade. 5. O rgo de administrao e gesto do agrupamento pode, desde que tal se mostre necessrio, flexibilizar o horrio da actividade curricular, de forma a adapt-lo s condies de realizao do conjunto das actividades curriculares e de enriquecimento curricular, tendo em conta o interesse dos alunos e das famlias, sem prejuzo da qualidade pedaggica, de acordo com o Despacho N. 14460/2008, de 26 de Maio, republicado pelo Despacho N. 8683/2011, de 28 de Junho. Artigo 175. Planificao das actividades 1. Na planificao das actividades de enriquecimento curricular deve ser salvaguardado o tempo dirio de interrupo das actividades e de recreio e as mesmas no podem ser realizadas para alm das dezoito horas. 2. Podem ser promotoras das actividades de enriquecimento curricular as seguintes entidades: a) Autarquia local; b) Associao de pais e encarregados de educao; c) Instituies Particulares de Solidariedade Social (IPSS); d) Agrupamento de escolas; e) Outras instituies sem fins lucrativos.

93

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
3. As actividades de enriquecimento curricular devem ser planificadas em parceria obrigatria com uma das entidades referidas no nmero anterior, mediante a celebrao de um acordo de colaborao. 4. A planificao das actividades de animao e de apoio famlia bem como de enriquecimento curricular deve envolver obrigatoriamente os educadores titulares de grupo e os professores do 1 ciclo titulares de turma. 5. A planificao das actividades de enriquecimento curricular deve ser aprovada pelo Conselho Pedaggico e comunicada aos encarregados de educao no incio do ano lectivo. Artigo 176. Funcionamento 1. Podem ser utilizados para o desenvolvimento das actividades de enriquecimento curricular os espaos das escolas como salas de aulas, centros de recursos, bibliotecas, salas de TIC, ou outros, os quais devem ser disponibilizados pelo rgo de administrao e gesto do agrupamento. 2. Alm dos espaos escolares referidos no nmero anterior, podem ainda ser utilizados outros espaos no escolares para a realizao das actividades de enriquecimento curricular, nomeadamente quando tal resulte de situaes de parceria. 3. Devem ser tidos em conta e obrigatoriamente mobilizados os recursos humanos, tcnico-pedaggicos e espaos existentes no conjunto de escolas do agrupamento, assim como os recursos existentes na comunidade, nomeadamente escolas de msica, de teatro, de dana, clubes recreativos, associaes culturais e IPSS. 4. Nas situaes de parceria, os recursos humanos necessrios ao funcionamento das actividades de enriquecimento curricular podem ser disponibilizados por qualquer dos parceiros, excepto na actividade de apoio ao estudo em que os recursos humanos necessrios realizao da actividade so obrigatoriamente disponibilizados pelo agrupamento. 5. As actividades de enriquecimento curricular so de frequncia gratuita e no se podem sobrepor actividade curricular diria. 6. A frequncia destas actividades obrigatria, a partir do momento em que o encarregado de educao decidir inscrever o seu educando, cabendo-lhe zelar pela sua assiduidade e bom comportamento. 7. Todos os alunos cujo comportamento se revele inadequado incorrero nas penalizaes previstas neste Regulamento, podendo ser aplicada a medida de suspenso das mesmas.

94

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
Artigo 177. Superviso 1. Aos professores titulares de turma compete zelar pela superviso pedaggica e o acompanhamento da execuo das actividades de enriquecimento curricular no 1. ciclo do ensino bsico, tendo em vista garantir a qualidade das actividades, bem como a articulao com as actividades curriculares. 2. Por actividade de superviso pedaggica deve entender-se a que realizada no mbito da componente no lectiva de estabelecimento do docente para o desenvolvimento dos seguintes aspectos: a) Programao das actividades conjuntamente com os dinamizadores das actividades de enriquecimento curricular; b) Acompanhamento das actividades atravs de reunies com os respectivos dinamizadores; c) Avaliao da sua realizao; d) Realizao das actividades de apoio ao estudo; e) Reunies com os encarregados de educao nos termos legais. Subseco II Componente de apoio famlia Artigo 178. A componente de apoio famlia no Agrupamento 1. A Lei-Quadro (Lei N. 5/97, de 10 de Fevereiro) consigna os objectivos da educao pr-escolar e prev que, para alm dos perodos especficos para o desenvolvimento das actividades pedaggicas, curriculares ou lectivas, existam actividades de animao e apoio s famlias, de acordo com as necessidades destas (artigo 12.). 2. As actividades de animao socioeducativa devem ser implementadas no mbito do Protocolo de Cooperao para a Educao Pr-Escolar, de 28 de Julho de 1998, e nos termos do Despacho N. 14 460/2008, de 26 de Maio. 3. A componente de apoio famlia compreende os servios de alimentao e as actividades de animao scioeducativa, em funo das necessidades das famlias, radicando o seu financiamento na co-responsabilizao entre o Estado, as autarquias locais e as famlias (Protocolo de Cooperao, de 28 de Julho de 1998). 4. As actividades de apoio famlia integram todos os perodos que estejam para alm das 25 horas lectivas e que, de acordo com a lei, sejam definidos com os pais no incio do ano lectivo.

95

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
5. A animao scioeducativa surge como estratgia complementar do sistema educativo e da aco pedaggica e procura reforar essencialmente o processo de socializao infantil e juvenil. 6. Constitui fundamento para a necessidade de implementao da componente de apoio famlia: a) A inadequao do horrio de funcionamento do estabelecimento s necessidades comprovadas dos horrios profissionais dos pais ou encarregados de educao; b) A distncia entre o local de trabalho dos pais ou encarregados de educao e o estabelecimento de ensino; c) A inexistncia de familiares disponveis para o acolhimento da criana aps o trmino das actividades lectivas; d) A inexistncia de alternativa, qual a famlia possa recorrer, para assegurar a guarda da criana aps o trmino das actividades lectivas. 7. O Despacho Conjunto N. 300/97, de 9 de Setembro, define as normas reguladoras das comparticipaes familiares pela utilizao de servios de apoio famlia em estabelecimentos de educao pr-escolar. 8. A implementao das actividades de animao socioeducativa poder ser da gesto directa da autarquia, ou indirecta se a mesma celebrar parcerias com entidades que, no terreno, j implementem este tipo de resposta. 9. A existncia de um servio de apoio famlia, gerido por uma associao de pais (ou por outras instituies sem fins lucrativos) em instalaes escolares, deve ser objecto de acordo com a respectiva autarquia e com o rgo de administrao e gesto do agrupamento onde se integra o estabelecimento, por ser da responsabilidade deste o acesso e a correcta utilizao das instalaes. 10. Na defesa dos servios prestados e do bem-estar das crianas, a componente de apoio famlia dever, preferencialmente, desenvolver-se em espaos diferenciados da sala onde habitualmente se realizam as actividades curriculares, se existirem. 11. O servio de refeies deve ser prestado em espaos adequados para as mesmas. 12. Em casos de necessidade comprovada, e no havendo condies fsicas ou humanas nos estabelecimentos, a componente de apoio famlia desenvolver-se- em espaos fora do estabelecimento, e atravs de protocolos com outras instituies, depois de consultada a autarquia. 13. Nestes casos, devem ser salvaguardados todos os requisitos constantes no regulamento interno e na lei relativamente qualidade dos servios prestados, nomeadamente no que se refere higiene e segurana.

96

Regulamento Interno do Agrupamento Ano lectivo de Escolas Escultor Francisco dos Santos 2011/2012
14. Durante a componente de apoio famlia, as crianas so acompanhadas por um ou mais animadores sociais, assistentes operacionais ou pessoal contratado para o devido efeito. 15. O recrutamento do pessoal dever passar por uma entrevista prvia com o rgo de administrao e gesto, sendo de considerar a possibilidade de um tempo de experincia (duas semanas a um ms), com superviso de um educador de infncia ou do coordenador. 16. A superviso do desenvolvimento das actividades durante a componente de apoio famlia, assim como todo o processo organizacional, de forma a garantir a continuidade educativa da responsabilidade das educadoras e coordenadora do prescolar. 17. O perodo de funcionamento o seguinte: a) A componente de apoio famlia ser assegurada apenas nos perodos da actividade lectiva. b) Durante as interrupes lectivas este perodo ser da responsabilidade da entidade gestora da componente de apoio famlia. 18. A proposta de horrio da componente de apoio famlia apresentada ao rgo de gesto baseada no levantamento das necessidades dos pais/encarregados de educao. 19. No incio de cada ano lectivo essa proposta apresentada aos pais/encarregados de educao, podendo sofrer alteraes de acordo com esses levantamentos realizados. 20. As crianas que faltarem todo o dia componente lectiva s podero usufruir da componente de apoio famlia em situaes devidamente fundamentadas e autorizadas pelo respectivo docente. 21. O encarregado de educao dever informar o educador na vspera, ou no prprio dia at s 10 horas, da falta do aluno refeio.

Esta a 2. Reviso do Regulamento Interno, aprovada em Conselho Geral de dia 21 de Outubro de 2011. A Presidente do Conselho Geral _______________________________ A Directora ____________________

97

Potrebbero piacerti anche