Sei sulla pagina 1di 2

CARTA EUROPEIA DA GUA do Conselho da Europa

(Proclamada em Estrasburgo em 6 de Maio de 1968) I. NO H VIDA SEM GUA. A GUA UM BEM PRECIOSO, INDISPENSVEL A TODAS AS ACTIVIDADES HUMANAS. A gua cai da atmosfera, na terra, onde chega principalmente na forma de chuva ou de neve. Ribeiros, rios, lagos, glaciares so grandes vias de escoamento para os oceanos. No seu percurso, a gua retida pelo solo, pela vegetao e pelos animais. Volta atmosfera principalmente pela evaporao e pela transpirao vegetal. A gua para o homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade. Efectivamente, a gua constitui dois teros do peso do homem e at nove dcimos do peso dos vegetais. indispensvel ao homem, como bebida e como alimento, para a sua higiene e como fonte de energia, matria-prima de produo, via de transporte e suporte das actividades recreativas que a vida moderna exige cada vez mais. II. OS RECURSOS DE GUAS DOCES NO SO INESGOTVEIS. INDISPENSVEL PRESERV-LOS, ADMINISTR-LOS E, SE POSSVEL, AUMENT-LOS. Em consequncia da exploso demogrfica e do acrscimo rpido das necessidades da agricultura e da indstria modernas, os recursos hdricos so objecto de uma solicitao crescente. No se conseguir satisfaz-la nem elevar os padres de vida, se cada um de ns no aprender a considerar a gua como um recurso precioso que deve ser preservado e utilizado racionalmente. III. ALTERAR A QUALIDADE DA GUA PREJUDICAR A VIDA DO HOMEM E DOS OUTROS SERES VIVOS QUE DEPENDEM DELA. A gua na natureza um meio vivo, portador de organismos benficos que contribuem para manter a sua qualidade. Poluindo a gua corre-se o risco de destruir esses organismos, desorganizando assim o processo de autodepurao e, eventualmente, modificar de forma desfavorvel e irreversvel o ambiente vivo. As guas de superfcie e as guas subterrneas devem ser preservadas contra a poluio. Todo e qualquer decrscimo importante da quantidade ou da qualidade de uma gua corrente ou estagnada pode ser nocivo para o homem e para os outros seres vivos.

VIII. A BOA GESTO DA GUA DEVE SER OBJECTO DE UM PLANO PROMULGADO PELAS AUTORIDADES COMPETENTES. A gua um recurso precioso que necessita de uma gesto racional segundo um plano que concilie ao mesmo tempo as necessidades a curto e a longo prazos. Impe-se, pois, uma verdadeira poltica no domnio dos recursos hdricos, que implica numerosos ordenamentos com vista sua conservao, regularizao e distribuio. Alm disso, a conservao da qualidade e da quantidade da gua exige o desenvolvimento e aperfeioamento das tcnicas de utilizao, de reciclagem e de depurao. IX. A SALVAGUARDA DA GUA IMPLICA UM ESFORO CRESCENTE DE INVESTIGAO, DE FORMAO DE ESPECIALISTAS E DE INFORMAO PBLICA. A investigao sobre a gua, e especialmente sobre a gua j utilizada, deve ser encorajada ao mximo. Os meios de informao devem ser ampliados e o intercmbio internacional facilitados, ao mesmo tempo que se impe a formao tcnica e biolgica de pessoal qualificado para as diferentes disciplinas que interessam. X. A GUA UM PATRIMNIO COMUM, CUJO VALOR DEVE SER RECONHECIDO POR TODOS. CADA UM TEM O DEVER DE ECONOMIZAR E DE A UTILIZAR COM CUIDADO. Cada indivduo um consumidor e um utilizador da gua. Como tal, responsvel perante os outros. Utilizar a gua inconsideradamente abusar do patrimnio natural. XI. A GESTO DOS RECURSOS HDRICOS DEVE INSCREVER-SE NO QUADRO DA BACIA NATURAL, DE PREFERNCIA A SER INSERIDA NO DAS FRONTEIRAS ADMINISTRATIVAS E POLTICAS. As guas que correm superfcie seguem os maiores declives e convergem para formar cursos de gua. Um rio com os seus afluentes pode comparar-se a uma rvore extremamente ramificada que serve um territrio chamado bacia. Deve ter-se em conta o facto de que, nos limites duma bacia, todas as utilizaes das guas de superfcie e das guas subterrneas so interdependentes e que, portanto, desejvel que tambm o seja a sua gesto. XII. A GUA NO TEM FRONTEIRAS. UM RECURSO COMUM QUE NECESSITA DE UMA COOPERAO INTERNACIONAL. Os problemas internacionais que as utilizaes da gua podem suscitar devem ser resolvidos de comum acordo entre os Estados, com o fim de salvaguardar a gua, tanto em qualidade como em quantidade.

IV. A QUALIDADE DA GUA DEVE SER MANTIDA A NVEIS ADAPTADOS UTILIZAO PARA QUE EST PREVISTA E DEVE, DESIGNADAMENTE, SATISFAZER AS EXIGNCIAS DA SADE PBLICA. As normas de qualidade podem variar conforme os tipos de utilizao: alimentao, necessidades domsticas, agrcolas e industriais, pesca e actividades recreativas. Todavia, sendo a vida, na sua infinita diversidade, tributria das qualidades mltiplas das guas, devero ser tomadas disposies para lhes assegurar a conservao das suas propriedades naturais. V. QUANDO A GUA, DEPOIS DE UTILIZADA, VOLTA AO MEIO NATURAL, NO DEVE COMPROMETER AS UTILIZAES ULTERIORES QUE DELA SE FARO, QUER PBLICAS QUER PRIVADAS. A poluio uma alterao, geralmente provocada pelo homem, da qualidade da gua, que a torna imprpria ou perigosa para o consumo humano, para a indstria, agricultura, pesca e actividades recreativas, para os animais domsticos e para a vida selvagem. O lanamento de resduos ou de guas utilizadas que provoquem poluies de ordem fsica, qumica, orgnica, trmica ou radioactiva no deve pr em perigo a sade pblica e deve ter em conta a aptido das guas para os assimilar (por diluio ou auto-depurao). Os aspectos sociais e econmicos dos mtodos de tratamento das guas revestem grande importncia. VI. A MANUTENO DE UMA COBERTURA VEGETAL ADEQUADA, DE PREFERNCIA FLORESTAL. ESSENCIAL PARA A CONSERVAO DOS RECURSOS HDRICOS. necessrio manter a cobertura vegetal, de preferncia florestal; sempre que essa cobertura desaparea deve ser reconstituda o mais rapidamente possvel. Salvaguardar a floresta um factor de grande importncia para a estabilizao das bacias de drenagem e do respectivo regime hidrolgico. As florestas so, de resto, teis no s pelo seu valor econmico mas tambm como lugares de recreio. VII. OS RECURSOS AQUFEROS DEVEM SER INVENTARIADOS. A gua doce utilizvel representa menos de um por cento da quantidade de gua do nosso planeta e est repartida muito desigualmente. indispensvel conhecer os recursos hdricos superficiais e subterrneos, tendo em conta o ciclo da gua, a sua qualidade e a sua utilizao. Entende-se por inventrio a prospeco e a avaliao quantitativa dos recursos aquferos.

A GUA

O CICLO DA GUA
EVAPOTRANSPIRAO

PRECIPITAO

CAPTAO SUPERFICIAL

EVAPORAO NAS ALBUFEIRAS EVAPORAO NO MAR BARRAGEM

CENTRAL HIDROELCTRICA

RESERVATRIO DE DISTRIBUIO ESTAO DE TRATAMENTO DE GUAS RESIDUAIS

ESTAO DE TRATAMENTO DE GUA DE ABASTECIMENTO

EVAPORAO NOS CURSOS DE GUA

CAPTAO SUBTERRNEA

FBRICA

Potrebbero piacerti anche