Sei sulla pagina 1di 12

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

NOES DE ORIENTAO, COORDENADAS GEOGRFICAS E CARTOGRAFIA


1. NOES BSICAS DE ORIENTAO
Pontos Cardeais Pontos Colaterais Pontos Subcolaterais nne (nor-nordeste) N (Norte) Ne (Nordeste) ene (es-nordeste) ese (es-sudeste) S (Sul) Se (Sudeste) sse (sul-sudeste) ssw (sul-sudoeste) E (Leste) Sw (Sudoeste) wsw (oes-sudoeste)

wnw (oes-noroeste) W (Oeste) Nw (Noroeste) nnw (nor-noroeste)

2. REDE DE COORDENADAS PARALELOS / MERIDIANOS E LATITUDE / LONGITUDE


2.1 Meridianos Os meridianos so linhas imaginrias em forma de semicrculos, que vo de um plo a outro. O principal meridiano, estabelecido como meridiano central da Terra no sculo XIX, o Meridiano de Greenwich, que juntamente com a Linha Internacional da Data, divide a Terra em hemisfrios Leste e Oeste. A partir do Meridiano de Greenwich medida a longitude A longitude a medida em graus, do lugar considerado a Greenwich. Esta distncia vai de 0 a 180, tanto Leste quanto Oeste.

2.2. Paralelos Os paralelos so linhas imaginrias em forma de crculos, paralelos Linha do Equador, que o principal paralelo da rede de coordenadas. Os paralelos possuem tamanhos diferentes, sendo que o Equador o maior de todos (considerado um crculo mximo, pois divide a Terra em dois hemisfrios iguais). A partir da Linha do Equador medida a latitude. A latitude a distncia, medida em graus, do lugar considerado ao Equador. Esta distncia vai de 0 a 90, tanto Norte quanto Sul.

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

2.3. Ponto Antpoda O ponto antpoda o ponto oposto dos paralelos e dos meridianos. Para calcul-lo, basta seguir os passos abaixo: Latitude: Para a Latitude, basta apenas inverter o hemisfrio e manter o mesmo valor de latitude. Ex.: (30S antpoda ser 30N). Longitude: Para a longitude, deveremos subtrair o valor da longitude dada de 180 e inverter o hemisfrio. Ex.: (51Oeste antpoda ser 129Leste, pois 180 menos 51 ser 129).

2.4. Zonas Trmicas da Terra e Seus Limites

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

3. DEFINIES: REMOTO
3.1. Cartografia

CARTOGRAFIA,

AEROFOTOLEVANTAMENTO,

SENSORIAMENTO

CARTOGRAFIA no sentido lato da palavra no apenas uma das ferramentas bsicas do desenvolvimento econmico, mas a primeira ferramenta a ser usada antes que outras ferramentas possam ser postas em trabalho. (ONU) A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que, tendo por base os resultados de observaes diretas ou da anlise de documentao, se voltam para a elaborao de mapas, cartas e outras formas de expresso ou representao de objetos, elementos, fenmenos e ambientes fsicos e socioeconmicos, bem como a sua utilizao. (Associao Cartogrfica Internacional) 3.2. Aerolevantamento Conjunto de operaes areas e/ou espaciais de medio, computao e registro de dados do terreno, com o emprego de sensores e/ou equipamentos adequados, bem como a interpretao dos dados levantados ou sua traduo sob qualquer forma. O aerolevantamento engloba as atividades de aerofotogrametria, sensoriamento remoto, entre outras atividades, e constitui-se de duas fases: 1 Aquisio de dados. 2 Interpretao dos dados obtidos. 3.3. Sensoriamento Remoto Com o desenvolvimento da tecnologia espacial, as grandes possibilidades oferecidas pelas plataformas espaciais, os satlites, pesquisadores e militares iniciaram uma srie de pesquisas no campo da tica eletrnica, telecomunicaes e tratamento de informaes coletadas. O conjunto dessas tcnicas denomina-se sensoriamento remoto. O uso de satlites artificiais como veculos de observao da superfcie terrestre uma tcnica recente. O sensoriamento remoto pode ser definido como mtodo que se utiliza da energia eletromagntica na deteco e medida das caractersticas de objetos. Qualquer matria reflete ou emite energia e a reflexo e absoro de energia podem ser observadas a partir do seu espectro. O LANDSAT foi desenvolvido com o objetivo de se obter uma ferramenta prtica n o inventrio e manejo dos recursos naturais da Terra. O potencial dessa tecnologia vasta e a expectativa para o futuro grande. No Brasil, dois eventos marcaram nossa entrada nesta sofisticada tecnologia. O primeiro foi o projeto RADAM, incumbido de mapear a regio amaznica atravs de imagens reproduzidas por radar. Em 1970, o RADAMBRASIL, projeto que tem como atribuies principais a administrao do imageamento do pas e a realizao de mapas geolgicos, geomorfolgicos, pedolgicos, uso da terra, e muitos outros. O governo criou, em 1997, o Sistema Integrado de Vigilncia Amaznica (SIVAM). Prev o processamento de imagens obtidas por satlite e radares para a fiscalizao do trfego areo e do meio ambiente e o mapeamento das riquezas minerais.

Fonte: http://www.cbers.inpe.br/download/sao_paulo.jpg

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

4. REPRESENTAO CARTOGRFICA
Globo: Representao cartogrfica sobre uma superfcie esfrica, em escala pequena, dos aspectos naturais e artificiais de uma figura planetria, com finalidade cultural e ilustrativa. Mapa: Representao plana; Geralmente em escala pequena; rea delimitada por acidentes naturais e polticoadministrativos; Destinao a fins temticos, culturais ou ilustrativos. Carta: Planta:

Representao plana; A planta um caso particular de carta; Escala mdia ou grande; Desdobramento em folhas articuladas de A representao se restringe a uma rea muito limitada; maneira sistemtica; escala grande, Os limites das folhas so constitudos por linhas A conseqentemente o nmero de convencionais, destinadas avaliao precisa detalhes bem maior. de direes, distncias e localizao de pontos, reas e detalhes.

5. CLASSIFICAO DOS MAPAS


5.1. Quanto superfcie de projeo: 5.1.1. Projeo Cilndrica: Os paralelos e os meridianos foram projetados a partir do centro da esfera. A linha do Equador a nica coordenada que mantm a dimenso original. Os plos no podem ser projetados. Os paralelos e os meridianos cruzam-se formando ngulos retos. bastante utilizada na navegao e na confeco de mapas-mundi. Os pases situados ao longo e nas proximidades da linha do Equador apresentam pequenas distores, comparados com aqueles situados em latitudes mais elevadas.

Projeo Cilndrica de Mercator

Projeo Cilndrica de Peters

10

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)


5.1.2. Projeo Cnica: As coordenadas traadas na esfera so projetadas no cone do Equador ao plo, isto , somente um hemisfrio representado. A nica coordenada que mantm a dimenso original o paralelo tangente ao cone (zona temperada). Os meridianos que so projetados no cone encontram-se nos plos. Os pases localizados dentro da regio temperada entre os trpicos e os crculos polares, apresentam pequena pequenas distores em relao aos das regies intertropical e polar.

5.1.3. Projeo azimutal: O plo projetado no centro do plano. Os meridianos so linhas retas, partindo do plo, e os paralelos so crculos concntricos. As regies polares e as reas circunvizinhas so representadas com pequenas distores. Essa projeo bastante utilizada na navegao area do hemisfrio norte, devido ao maior fluxo de transporte nesta regio.

5.1.4. Projees Especiais Goode Mollweide

Holzel

11

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)


5.2. Quanto aos Objetivos: Mapas gerais: um mapa de orientao ou informaes generalizadas, atendendo a uma gama imensa e indeterminada de usurios. quase sempre uma espcie de mapa mural, ou seja, um documento de uma finalidade especial representando uma extensa rea, como um pas ou continente. Mapas especiais: um mapa muito especfico e tcnico. Destina-se a representao de fatos, dados ou fenmenos tpicos, tendo deste modo, que se fixar aos mtodos e objetivos do assunto ou atividade a que est ligado. Exemplos de mapas especiais: aeronutico, astronmico, meteorolgico, de recenseamento demogrfico, turstico, etc. Mapas temticos: trata-se de documentos em quaisquer escalas, em que sobre um fundo geogrfico bsico, so representados os fenmenos geogrficos, geolgicos, demogrficos, econmicos, agrcolas, etc, visando ao estudo, anlise e as pesquisas dos temas, no seu aspecto especial.

5.3. Quanto Escala: Escala grande (planta): uma carta em escala grande, uma planta urbana, por exemplo, tem suas dimenses reais reduzidas escala. detalhada ao extremo, j que a escala o permite, e apresenta uma grande preciso mtrica. um tipo de escala ideal para as cartas do cadastro urbano, mas destinam-se tambm ao mapeamento de vrios projetos de engenharia, barragens, tneis, estradas, etc. Exemplos de escalas grandes: 1:500, 1:1000, 1:2000 e 1:5000. Escala mdia (carta) : as cartas que se produzem atualmente neste mbito, tm o seguinte esquema: 1:25000, 1:50000, 1:100000 e 1:250000. dentro desta gama que se encontram as cartas topogrficas. Escala pequena (mapa): compreende as escalas pequenas, as cartas em 1:500.000 e menores. uma carta elaborada numa escala suficientemente pequena para permitir a apresentao dos traos gerais de uma regio, de um conjunto de regies ou continente. As cartas geogrficas se incluem nesta classificao.

6. ESCALA
Escala a relao entre dois pontos quaisquer do mapa com a correspondente distncia na superfcie da Terra, ou seja, a razo entre a dimenso representada no mapa e sua correspondente no terreno. Traduzida, geralmente por uma frao, significa que esta frao representa a relao entre as distncias lineares da carta e as mesmas distncias da natureza, ou melhor: a frao em que o numerador representa uma distncia no mapa, e o denominador a distncia correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade quanto indica o valor representado no denominador. 6.1. Escala Numrica: A escala numrica representada por uma frao cujo numerador a unidade e cujo denominador representa o nmero de vezes que a unidade natural reduzida. Assim, por exemplo, a escala 1/50.000 (ou 1:50.000) indica que uma unidade no terreno representada por uma grandeza 50.000 vezes menor. Nessa escala, 1 mm na carta representa 50.000 mm ou 50 m no terreno. Ex: 1/50.000 1/10.000 1/500.000

6.2. Escala grfica ou escala em barra: A escala grfica representa a distncia no terreno sobre uma linha reta graduada. Exemplos de escala grfica: 6.3. Clculo da Escala

12

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

7. REPRESENTAO TOPOGRFICA
Uma representao topogrfica ou do relevo pode ser expressa, principalmente, por trs diferentes processos: o hipsomtrico, o das hachuras e o das curvas de nvel. Hipsomtrico: Cada zona de altitude do relevo pode ser representada por cores diferenciadas, geralmente matizes de uma mesma cor. A relao de cores, da menor para a maior altitude, geralmente a seguinte: verde, amarelo, laranja, vermelho, marrom e branco (Obs.: Dependendo da escala do mapa, poderemos ter variao de tons dentro de cada cor, ou a eliminao de alguma cor). Hachuras: So linhas paralelas ou divergentes plotadas na direo da declividade do terreno. O espaamento das linhas so menores ou maiores, dependendo do grau de inclinao do terreno. Curvas de nvel: Denominadas de isopsas, so linhas que unem pontos de mesma altitude do relevo. O relevo submarino tambm representado de forma anloga, porm o processo de levantamento o sonar (ultra-som) e as curvas de nvel so denominadas batimtricas.

Fonte: http://geographicae.files.wordpress.com/2007/06/topo2.gif A distncia entre duas curvas de nvel denominada de eqidistncia. Quando estiverem muito prximas entre si, indicam forte inclinao do relevo, quando distanciadas, obviamente indicam reas menos inclinadas e mais prximas da planura.

13

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

MOVIMENTOS DA TERRA: ROTAO E SUAS CONSEQUNCIAS


1. MOVIMENTO DE ROTAO
O movimento de rotao ocorre de oeste para leste, em torno de seu eixo imaginrio. Esse movimento tem durao de 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos. Principais conseqncias:

Sucesso dos dias e das noites; Formato do Planeta; Efeito Corilis; Deslocamento dos ventos atmosfricos; Trajetria das correntes marinhas; Diferena no nvel do mar entre as bordas leste e oeste dos continentes

Fonte: http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/images/imagem5.jpg

2. FUSO HORRIO
2.1. Informaes Fundamentais A Terra gira de Oeste para Leste, logo as terras mais a leste estaro mais adiantadas que aquelas mais a oeste. A Terra leva aproximadamente 24 horas para dar um giro completo (360) em torno do seu eixo, logo a cada hora a Terra d um giro de 15, e a cada 4 minutos 1 . A latitude informao desnecessria para clculo de fuso horrio.

Fonte: Elaborado pelo autor

Em virtude do movimento de rotao, cada local da superfcie terrestre recebe os raios solares de maneira sucessiva, fazendo com que em cada meridiano seja meio-dia no momento em que o Sol esteja sobre ele e meia-noite no lado oposto do Globo Terrestre.

14

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)


Como a hora no poderia variar a cada curto espao percorrido pelo homem, seja para leste ou para oeste, foram criados os fusos horrios, 24 faixas limitadas por dois meridianos, dispostos no sentido Norte-Sul, medindo 15 cada fuso. No interior de um mesmo fuso horrio, os relgios marcam sempre a mesma hora (hora legal). Existe uma diferena de uma hora, de um fuso para outro; as horas aumentam para leste e diminuem para oeste. Em certos casos especiais, a linha do meridiano foi deliberadamente alterada para permitir que, em uma mesma rea geogrfica, a hora seja a mesma em toda a superfcie. Existe, ainda, a chamada hora de vero, que a alterao da chamada hora legal e foi feita por motivos econmicos, como a reduo do consumo de eletricidade e outros. 2.2. Fusos do Brasil

-2 horas

30 W

Ilhas ocenicas (p.ex. Fernando de Noronha)

- 3 horas

45 W

Regies Sul, Sudeste, Nordeste, e DF, GO, TO, AP e PA

- 4 horas

60 W

MT, MS, RO, RR, AM, AC

2.3. Linha Internacional de Mudana da Data (LID)

15

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

MOVIMENTOS DA TERRA: TRANSLAO E SUAS CONSEQUNCIAS


1. AS LEIS DE KEPLER
1 Lei de Kepler (lei das rbitas): Os planetas descrevem rbitas elpticas ao redor do Sol, que ocupa um dos focos da elipse. 2 Lei de Kepler (lei das reas): A rea varrida pela reta que une um planeta ao Sol, raio vetor, proporcional ao intervalo de tempo gasto para varre-la. 3 Lei de Kepler (lei dos perodos): O cubo do raio mdio da rbita de um planeta diretamente proporcional ao quadrado do perodo de translao do planeta ao redor do Sol.

2. MOVIMENTO DE TRANSLAO
o movimento que a Terra executa em torno do Sol em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,5 segundos. Conseqncias: as estaes do ano (em conjunto com a inclinao do eixo da Terra); equincios e solstcios; desigual distribuio de luz e calor na Terra; desigual durao dos dias e das noites; ano bissexto.

2.1. Perilio: Posio mais prxima entre a Terra e o Sol, ao longo do ano (147.100.000 km). Ocorre no dia 3 de janeiro. 2.2. Aflio: Posio mais afastada entre a Terra e o Sol, ao longo do ano (152.100.000 km). Ocorre no dia 4 de julho.

Fonte: http://andre-lobo.nome.pt/wp-content/uploads/2008/07/afelio-perielio.gif

16

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)


2.3. Equincios: Correspondem s pocas do ano em que ambos os hemisfrios so igualmente iluminados, isto porque o Sol est passando sobre a linha do Equador com ngulo de 90. Os equincios ocorrem nos dias 23 de setembro e 21 de maro.

Equincio. Fonte: http://pt.wikipedia.org

Solstcio de Dezembro. Fonte: http://pt.wikipedia.org

2.4. Solstcios: Correspondem s pocas do ano em que os hemisfrios Norte e Sul esto desigualmente iluminados, coincidindo com a passagem do Sol pelos trpicos, com ngulo de 90. Ocorrem nos dias 21 de junho e 22 de dezembro.

Solstcio de Junho. Fonte: http://pt.wikipedia.org

17

PPV Moinhos (Programa de Preparao para o Vestibular)

18

Potrebbero piacerti anche