Sei sulla pagina 1di 19

POEMAS MILITARES ANA CAROLINA

No fazia duas luas que ela estava com os dentes enegrecidos pelo contagio da runa. Apenas a um passo da entrada da caverna, ela deixou o prime iro raio de sol Fechar as plpebras. Ainda com o gosto de sangue nos lbios. A morte a todos havia contaminado O hlito da carne crua mantinha-se secreto na rsea cor da boca. Ela chorava por nosso filho Pelos membros cortados do nosso fruto E tinha prometido arrancar os intestinos dos negros Com a promessa na lamina prateada da faca. Nos prometeram reforos no terceiro dia de sol. Espervamos a trs outonos a vitoria sobre Cartago. Ela tirava a poeira das botas de Arkansas E batia os dedos na pedra. Fechou o punho sujo com o dio silencioso de quem espera por desolao. O campo destrudo ainda subia os vapores dos corpos Ainda subia o cheiro das lnguas Cobria a manha com a morte de quem abre o olho no escuro.

Ela enfiou o dedo na vagina E cheirou a umidade com raiva. Estava sem a maa de sua arvore podada

Por conta da morte ter apodrecido na casca. Nos disseram que Roma chegaria em breve.

Em breve, ela mataria. ......................................

Eu, quando escuto tua voz macia de puta. e me regojizo nos teus olhos de criana sinto um pouco de medo do vulco rodopiante que te leva dentro do utero louco do teu centro uma menina e uma puta ao mesmo tempo.

........................

Poucas palavras surgem da tua boca que sejam compreensiveis a cu aberto. normalmente, so bruscas placas de subsolo incandescntes lavas de concreto que se chocam em meio ao fogo do centro da terra que secreto e em tua carne surgem, como esporro

de chama e inferno que vem perto.

Se t s um vulco, assim., deserto ento posso chegar com calma e ps despertos e no meio do teu rosto mergulhar em inferno para que teu cu azul se faa terno.

para descobrir depois, de tudo coberto que nao importa se s de verdade, ou frio de inverno que teu corpo imenso mais de chuva do que fogo preocupar com que me cubra.

..............................

Ragazza no escuro. entre as proprias sombras, perdida, escalando em muros. gata acuada, entre algodo, e pedaos de luz nos cantos O imenso olho verde, doce e louco, surge, como uma Lua entre os pedaos de madeira da mesa. apoiada, as duas mos, pedindo a janela as coxas abertas, pedindo estanque para o rio de rosas vermelhas que jorra,sem sentido, ou fluxo, uma hemorragia de petalas e camelias...

A viagem.

Ela me disse que tinha que soltar umas cinzas das plumas nada irrevogavel, apenas um ponta de ar fresco. dizia que alem de vozes, queria silenciar tambem os olhos esquecer a familia, beber margueritas em beiras de piscina como se fosse uma volta de retorno de toda a sua sina. Com os olhos verdes de escudo nada temperana no rosto romano de Carolina faz-se guerra o tempo todo, e envolta de fogueiras sua noite caminha. com o msculo precipitando-se na direo do beijo. com as mos fortes de punho de bronze armando-se na direo de um carinho. tua voz suave escondendo o sangue, a marcha, os canticos de outros tempos vorazes nas pontas de lana. me diz ela que precisa viajar, simplesmente. recuar, simplesmente. ceder o terreno, e evadir o territorio. Um Tempo de Azul depois de anos a fio de fogo. Me diz, tambem entre o cristal limpido dos olhos, que sente minha falta no futuro e no passado mas que a viagem h de ser um cavalo alado para que recupere seu status de soldado. Antiga Roma dos meus sonhos, o alvor da pele das mulheres eis que Ana Carolina meu pegasus predileto. Ela disse que no vai demorar. Que a Deusa a oua. Nunca que poderia encontrar o meu pedao de lava escassa entre tantos corpos e nao reconhecer em Carolina minha saudade de tudo que foi e ainda ser o que est l em cima.

A volta, em breve, ela diz... talvez dez dias, em dez dias queimou Roma... espero no silencio, no escuro me desperto sem o queixo de Carolina, mas aguardo que sua volta do campo seja o toque sincero para a deixa de Inferno sobre Roma que, por melancolia de mulher, chorou fogo Nero. E junto ao mar de alivio, depois de sua viagem, eu espero.

........................................

A ti ofereci meu corao esquerdo Meu direito corao, como um demnio , por nuvem ocultado Permanece silencioso Escondido, esperando ao lado.

A minha esquerda Meu corao esquerdo O que se diz perfeito. A teu lado esquerdo, em sangue desfeito Ele grita e confirma Diz que o outro uma rapina. uma farsa invisvel que o sangue aglutina. No fiques assim, corao fantasma Corao confinado Corao direito por ti que ela anseia, por ti que ele anda ao lado.

Ele no pode, no pode ser rapina de um cu de parafina. A tudo exposto A tudo demonstrado Ele reclama minha ateno Dizendo que ele o culpado que ele o nico que pode ser escrutinado Pois a ti lhe oferecido Como um fgado de sangue pisado

Mas o corao direito Insiste, com todo anonimato Em dizer que ele, e somente ele O que faz mover o sangue, mesmo ocultado. ele que faz o mar tempestuoso e a tempestade ele, e s ele, que mede da rosa a idade.... que conhece no fundo do sangue, a vontade..... que faz correr na direo contraria a saudade..... de saudade, to direito ele feito....

O esquerdo parou, Para que a morte o matasse a contrafeito.

.............................................

Kaddafhi Dreams

1 Ontem sonhei com Kaddafhi. Rios de vinho corriam no Iraque Em direo ao Ir distante E toda a palavra dita atrs dos vus Eram a promessa de uma nova loucura. Ele, na caverna clara de sol branco Levantava os braos Em sua turba bord Um bigode italiano Muita vontade no olhar E eu, que sabia velejar No disse nada sob seus urros de guerra.

Kaddafhi voltou de Roma Com o sabor de carne tenra nos lbios Por isso, sua alegria Por isso, ele sorria Mas quem o seguia atrs das bandeiras No sabia a fleuma das guerreiras Nem as oliverias que se negam a cair na secura Nem o devaneio de toda essa loucura Pois que Kaddafhy tambem tem seu inferno: o estio duro que faz em pleno inverno.

2 Ele teve um refriado comum em 1985 Ficou de cama em Tripole por dez dias Eu, que estava brincando no parque Do outro lado do atlntico Ainda menino No pude ajuda-lo com nenhum consolo De antigripais, ou empreitadas solo Pois que Kaddafhy tambem tem seu reino a falta de umidade que lhe equivale um sereno E sua me, que tinha um coraao muulmano Que vivia lhe avisando Que de tanta areia sua garganta acabou Inflamando.

Kaddafhy no pensa, no pensa Sonha apenas. Na cabeceira da cama, o livro verde Com seus versos de sonho vermelho Seus desejos de pirmide Seu sempre dividido meio-de-campo Se negro ou ariano No importa mais, depois de todos estes anos Pois que Kaddafhi no morre, no morre Eventualmente janta em Roma, apenas E sua boca tamanha que sempre foi sem problemas

Pelas vias romanas. Da ultima vez, visitou o coliseu L, onde Dioniso morreu E suas visitas ao gabinete Sempre so seguradas pelos cadetes. Porque tal relao? No seria um segredo? Kaddafhi no liga, no carece, no se importa De Tripoli se abre uma porta Que d acesso direto a um vinhedo.

Como o bat-fone na mesa de Gordon, Como Rasputin na banheira com Katerina Como as estrelas os pinhos e as andorinhas Kaddafhy tambem tem sua conexo direta Com Creta.

No se sabe o porque das mudanas faciais De Kaddafhy. No se sabe os luais, as noites encasteladas Em sua solido de nmades sentimentais. Seus momentos a ss com os prprios sonhos. O bigode esta semana estava um pouco mais a esquerda, um pouco mais a direita... sempre demora horas no espelho tentando centralizar a alma de verniz.

um narciso do abismo, advogado de cataclismos. No se morre esperanas em Kaddafhy Se descansa aos ps de plantas Enquanto suga na boca o caroo De uma oliva com gosto E se tua subida ao Gol inspira cansao Kaddafhy para a caravana Para amarrar o cadaro

E eu, jovem menino Um menino apenas Sentado na poltrona de outro dspota Eu, que tenho essa mania de olhar meninas pelas frestas Escuto sua nova aventura Ritmada em gesticulaes Venienses E antevejo o futuro.

O futuro uma danarina do ventre Em um apartamento de Roma Parindo na cama.

Ele no liga para os tanques, ele no liga para nada um rabe de bombachas. Preocupa-se mais com os motivos romanos da decorao do quarto Do que com a America e seu embarao. Diz-se que uma vez Kaddafhi Passou uma semana na camara Que antecede o closet Escolhendo entre o Armani e o Dombrozi Apenas para receber a visita De um primo do cnsul de Alegra. Aps o caf e o ch E a suave conversa na poltrona de carvalho Ele estendeu a mo, e se ajoelhou no assoalho Pedindo perdo por estar no pais errado E disse a visita, que at ento estava atenta a cena Que Roma ainda teria uma chance Se pudesse por um instante Arrancar dos pssaros uma pena.

Kaddafhi era assim, sentimental Pungente, profundo, e trivial Nada escapava a sua ateno E seu beijo de morte Era um toque em suas mos.

Para alguns, o anfitrio ideal. Te deixava na sute a vontade Enquanto ele, em seu quarto Se derramava em crises convulsivas de saudade.

E eu, ah, eu Eu, que ainda menino assistia imagens na sala Eu, perdido no jardim do den Do outro lado do mundo Escutava o murmrio do ar fresco Terminava a tarde emaranhado em arabescos.

Uma vez ele leu o Alcoro em uma reunio de rotarianos. Era mais uma celebrao da liberdade das raas Kaddafhi era assim, de esprito livre Gostava do sincretismo da noite que destri o dia Quanto mais desgraa, mais ele sorria E seus motivos de exaltao oriental Denunciavam seu corao nas manchetes do jornal.

O porque de parar o carro em Pisa E denunciar a guerra sionista ao galo? Se ele pudesse, e sempre dizia Juntaria o Nilo as piscina s de Bethshebaa Apenas para um vil embarao

De amantes casuais sob luz de lamparinas Kaddafhi no deixava passar um broto E com a vara austera de bamboo Fazia da historia Persa um radiante cu azul E tudo isso para acabar em Roma Com uma danarina do ventre parindo na cama.

Esse o futuro, o futuro, em Kaddafhi Um retorno anunciado Pela via Straussi. De nada adiante os sonhos sem sentido As areias turbulentas junto as cidades dos mortos Os tanques e os soldados a paisana. As imagens de Beirute, antes de Bethsana. Porque em Roma Uma danarina almia teve um parto na cama.

Era uma criana, um pouco menino Os sulcos na face no tiravam sua energia Com o turbante em voga, fazia moda em Milo E com todo o tornado que se levantava com ele Mesmo assim era o primeiro com a caixa de musica mo. Alguns se lembram de Kaddafhi em Roma Clamando verdades na Via Veneto Jurando morte aos ventos E sempre sob a mira protetora dos carabieres Que, diga-se de passagem, cumpriam ordens Ordens nem sempre claras, que fique claro. Protees sussuradas para que realmente no ficasse claro. Mas claro o azul Saara das terras de kaddafhi E assim era seu desejo.

E eu, ah, eu Eu, um menino em silencio em uma manso ilhada Eu, que a tudo observava com um olho espio Eu, que brincava de medico com minhas primas E via o demnio ocultado no salo Pressentia Maom nos gestos Berlusconi de Kaddafhi E escolhia me recolher na meditao de um Sofi.

Mas nada impedia que em Roma Uma danarina desse a luz sobre o lenol branco da cama.

Ontem, repassou a tropa A boina apontada para o oeste Os punhos fechados, os arabescos dobrados Nada dizia que Kaddafhi havia sucumbido Mesmo quando proferia palavras Exercia sua magia com silncios Sussuros, encantos, devaneios Diz-se que um dia mandou pelo correio Com destino a Roma Um pequeno pacote enlaado em fios vermelhos Um lao dourado sobre a tampa bordada Dentro, um presente enigmtico

Ningum sabia ao certo o que era Mas Kaddafhi passou a noite debruado sobre o caso Na camara que antecede o quarto. Pela manh, um dos criados De pronto tomou as ordens que levassem A caixa ao ministro do exercito Que bebia sorvete em Tripole, uma folga estonteante

E que enviasse o contedo em direo a Roma Com todo o cuidado deixado as esquisitices de presidenciveis E com agilidade ao destinatrio E foi com audcia que os emissrios abriram a caixa, ainda no avio a Italia e deram de vista com um enxoval de berrio. De maneira discreta, atenta, de volta a caixa O contedo no forro de papel colocaram E finalmente chegou ao destino so e salvo Em um apartamento de Roma A uma mulher ariana que, no fazia dois dias Havia parido uma criana na cama.

......................

Depois que Roma chegou oeste dos campos Eu disse a ela que deveria dormir um pouco Antes do levante. Fazia um frio que cobria a parte escura Das pedras, e tambm gelava o rosto E ela no disse uma palavra Apenas me mostrou com o olho aberto de lua Que no tinha dormido a noite inteira Ao lado da fogueira, as botas de Arkansas E o silncio que fazia com que me calasse

E nada perguntei sobre a fome Nem sobre o que sentia.

Perto da areia, a faca suja de sangue Seu dedo apontou a entrada da caverna E o raio do sol mostrou os dedos midos Da vagina e do sangue dos mouros de ontem E ela falava em um suspiro clido Que nada mais a moveria que no fosse o anseio De matar todos os que ceifaram nossa criana Depois de dez dias de batalha na colina.

Ela no demonstrava nenhuma emoo reconhecvel Ficou escutando os cavalos e as rodas de madeira Do lado de fora, na ribeira. Apertou o punho, e de salto pegou a faca E eu disse que de nada adiantava Porque Roma no a deixaria No depois de dez dias...

Mas eu que, que a conhecia Sabia do dio que brilhava em seus olhos E mais do que a sede, a fome, e a sujeira Sabia que uma intuio de fogo em mim tremia E se Roma soubesse o tempo de espera Que eu e ela fizemos depois do cerco a caverna De fato nenhum comentaria.

Ela se levantou, o p nas coxas E esfregou o brao na boca Olhou pra mim, e disse que faria de novo E mais ainda, faria com raiva. Roma chegou, uma legio inteira E bateram com a caneca na pedra. Ao nosso encontro, nos saudaram. Ela estava pronta, com os olhos dizia....

Era mais uma legionria que partia...

Potrebbero piacerti anche