Sei sulla pagina 1di 12

PATRICK MOMOLI E EURIPEDES DE MENEZES JUNIOR

Eletricidade e Lgica Digital

POSSE-GO 2011

PATRICK MOMOLI E EURIPEDES DE MENEZES JUNIOR

Trabalho

apresentado

disciplina

Eletricidade e Lgica Digital, como requisito parcial de obteno de nota bimestral, apresentado a Universidade estadual de Gois, unidade Universitria de Posse.

Orientadora: Dorival Pereira de Souza Filho

POSSE- GO 2011

Capacitores

Capacitor um componente que armazena energia num campo eltrico, acumulando um desequilbrio interno de carga eltrica. Historicamente, a ideia de seu uso baseia-se na Garrafa de Leiden inventada acidentalmente em 1746 por Pieter van Musschenbroek na cidade deLeyden na Holanda. sica do capacitor Viso geral Os formatos tpicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas so condutoras e so separadas por um isolante ou por um dieltrico. A carga armazenada na superfcie das placas, no limite com o dieltrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porm opostas, a carga total no dispositivo sempre zero.

Quando uma diferena de potencial V = Ed aplicada s placas deste capacitor simples, surge um campo eltricoentre elas. Este campo eltrico produzido pela acumulao de uma carga nas placas. Capacitncia A propriedade que estes dispositivos tm de armazenar energia eltrica sob a forma de um campo eletrosttico chamada de capacitncia ou capacidade (C) e medida

pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferena de potencial ou tenso (V) que existe entre as placas:

Pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), um capacitor tem a capacitncia de um farad (F) quando um coulomb de carga causa uma diferena de potencial de um volt (V) entre as placas. O farad uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos prticos, por isso, so utilizados valores de capacitncias expressos em microfarads (F), nanofarads (nF) ou picofarads (pF). A equao acima exata somente para valores de Q muito maiores que a carga do eltron (e = 1,602 1019 C). Por exemplo, se uma capacitncia de 1 pF fosse carregada a uma tenso de 1 V, a equao perderia uma carga Q = 1019 C, mas isto seria impossvel j que seria menor do que a carga em um nico eltron. Entretanto, as experincias e as teorias recentes sugerem a existncia de cargas fracionrias. A capacitncia de um capacitor de placas paralelas constitudo de dois eletrodos planos idnticos de rea A separados distncia constante d aproximadamente igual a:

onde C a capacitncia em faraday 0 a permissividade eletrosttica do vcuo ou espao livre r a constante dieltrica ou permissividade relativa do isolante utilizado. Energia A energia (no SI, medida em Joules) armazenada em um capacitor igual ao trabalho feito para carreg-lo. Considere um capacitor com capacitncia C, com uma carga +q em uma placa e -q na outra. Movendo um pequeno elemento de carga dq de uma placa para a outra contra a diferena de potencial V = q/C necessita de um trabalho dW:

Ns podemos descobrir a energia armazenada em um capacitor integrando essa equao. Comeando com um capacitor descarregado (q=0) e movendo carga de uma

placa para a outra at que as placas tenham carga +Q e -Q, necessita de um trabalho W:

Os eltrons das molculas mudam em direo placa da esquerda positivamente carregada. As molculas ento criam um campo eltrico do lado esquerdo que anula parcialmente o campo criado pelas placas. (O espao do ar mostrado para maior clareza; em um capacitor real, o dieltrico fica em contato direto com as placas.) Circuitos eltricos Os eltrons no podem passar diretamente atravs do dieltrico de uma placa do capacitor para a outra. Quando uma tenso aplicada a um capacitor atravs de um circuito externo, a corrente flui para uma das placas, carregando-a, enquanto flui da outra placa, carregando-a, inversamente. Em outras palavras, quando a Tenso que flui por um capacitor muda, o capacitor ser carregado ou descarregado. A frmulacorrente dada por

Onde I a corrente fluindo na direo convencional, e dV/dt a derivada da tenso, em relao ao tempo. No caso de uma tenso contnua (DC ou tambm designada CC) logo um equilbrio encontrado, onde a carga das placas correspondem tenso aplicada pela

relao Q=CV, e nenhuma corrente mais poder fluir pelo circuito. Logo a corrente contnua (DC) no pode passar. Entretanto,correntes alternadas (AC) podem: cada mudana de tenso ocasiona carga ou descarga do capacitor, permitindo desta forma que a corrente flua. A quantidade de "resistncia" de um capacitor, sob regime AC, conhecida como reatncia capacitiva, e a mesma varia conforme varia a frequncia do sinal AC. A reatncia capacitiva dada por:

Onde: XC = reatncia capacitiva, medida em ohms f = frequncia do sinal AC, em Hertz - Hz C = capacitncia medida em Farads F O tempo de carga de um condensador definido pela expresso: T = R x C denominada reatncia pois o capacitor reage a mudanas na tenso, ou diferena de potencial. Desta forma a reatncia proporcionalmente inversa frequncia do sinal. Como sinais DC (ou CC) possuem frequncia igual a zero, a frmula confirma que capacitores bloqueiam completamente a corrente aplicada diretamente, aps um determinado tempo, em que o capacitor est carregando. Para correntes alternadas (AC) com frequncias muito altas a reatncia, por ser muito pequena, pode ser desprezada em anlises aproximadas do circuito. A impedncia de um capacitor dada por:

cujo j o nmero imaginrio. Portanto, a reatncia capacitiva o componente imaginrio negativo da impedncia. Em um circuito sintonizado tal como um receptor de rdio, a frequncia selecionada uma funo da indutncia (L) e da capacitncia (C) em srie, como dado em

Essa a frequncia na qual a ressonncia ocorre, em um circuito RLC em srie.

Associao de capacitores Num circuito de condensadores montados em paralelo todos esto sujeitos mesma diferena de potencial (tenso). Para calcular a sua capacidade total (Ceq):

A corrente que flui atravs de capacitores em srie a mesma, porm cada capacitor ter uma queda de tenso (diferena de potencial entre seus terminais) diferente. A soma das diferenas de potencial (tenso) igual a diferena de potencial total. Para conseguir a capacitncia total:

Na associao mista de capacitores, tem-se capacitores associados em srie e em paralelo. Nesse caso, o capacitor equivalente deve ser obtido, resolvendo-se o circuito em partes, conforme a sua configurao. Por isso, calcule, antes associao de capacitores em srie para aps efetuar o clculo dos capacitores em paralelo. Capacitores na prtica Capacitores comuns Apresenta-se com tolerncias de 5 % ou 10 %. Capacitores so frequentemente classificados de acordo com o material usado como dieltrico. Os seguintes tipos de dieltricos so usados: cermica (valores baixos at cerca de 1 F) C0G ou NP0 - tipicamente de 4,7 pF a 0,047 uF, 5 %. Alta tolerncia e performance de temperatura. Maiores e mais caros X7R - tipicamente de 3300 pF a 0,33 uF, 10 %. Bom para acoplamento no-crtico, aplicaes com timer. Z5U - tipicamente de 0,01 uF a 2,2 uF, 20 %. Bom para aplicaes em bypass ou acoplamentos. Baixo preo e tamanho pequeno.

poliestireno (geralmente na escala de picofarads) polister (de aproximadamente 1 nF at 10 F) polipropilno (baixa perda. alta tenso, resistente a avarias) tntalo (compacto, dispositivo de baixa tenso, de at 100 F aproximadamente) eletroltico (de alta potncia, compacto mas com muita perda, na escala de 1 F a 1000 F) Propriedades importantes dos capacitores, alm de sua capacitncia, so a mxima tenso de trabalho e a quantidade de energia perdida no dieltrico. Para capacitores de alta potncia a corrente mxima e a Resistncia em Srie Equivalente (ESR) so consideraes posteriores. Um ESR tpico para a maioria dos capacitores est entre 0,0001 ohm e 0,01 ohm, valores baixos preferidos para aplicaes de correntes altas. J que capacitores tm ESRs to baixos, eles tm a capacidade de entregar correntes enormes em circuitos curtos, o que pode ser perigoso. Por segurana, todos os capacitores grandes deveriam ser descarregados antes do manuseio. Isso feito colocando-se um resistor pequeno de 1 ohm a 10 ohm nos terminais, isso , criando um circuito entre os terminais, passando pelo resistor. Capacitores tambm podem ser fabricados em aparelhos de circuitos integrados de semicondutores, usando linhas metlicas e isolantes num substrato. Tais capacitores so usados para armazenar sinais analgicos em filtros chaveados por capacitores, e para armazenar dados digitais em memria dinmica de acesso aleatria (DRAM). Diferentemente de capacitores discretos, porm, na maior parte do processo de fabricao, tolerncias precisas no so possveis (15 % a 20 % considerado bom). Identificao do valor no capacitor cermico

Identificao de valor no capacitor cermico Os capacitores cermicos apresentam impressos no prprio corpo um conjunto de trs algarismos e uma letra. Para se obter o valor do capacitor os dois primeiros algarismos representam os dois primeiros dgitos do valor do capacitor, e o terceiro algarismo (algarismo multiplicador) representa o nmero de zeros direita. A letra representa a tolerncia do capacitor (a qual pode ser omitida), que a faixa de valores em que a capacitncia variar. Para os capacitores cermicos at 10pF esta expressa em pF. Para os acima de 10pF expressa em porcentagem. Por exemplo um capacitor com 224F impresso no prprio corpo, possuir uma capacitncia de 220000pF com uma tolerncia de +/- 1% (seu valor pode ser um ponto percentual mais ou menos desse valor).

Tabela de tolerncia no capacitor cermico Identificao do valor no capacitor de polister Para a identificao dos valores do capacitor de polister usado um conjunto de 7 faixas coloridas (conforme tabela), embora seja um mtodo em desuso pelos fabricantes, no qual cada faixa representar respectivamente:primeiro algarismo,segundo algarismo, algarismo multiplicador, tolerncia e tenso.O valor obtido em pF. Ficheiro:Capacitor poliester.jpg Identificao no capacitor de polister

Tabela para identificao dos valores do capacitor de polister Capacitores variveis H dois tipos distintos de capacitores variveis, cujas capacitncias podem ser mudadas intencionalmente e repetidamente ao longo da vida do dispositivo: Aqueles que usam uma construo mecnica para mudar a distncia entre as placas, ou a superfcie da rea das placas superpostas. Esses dispositivos so chamados capacitores de sintonia, ou simplesmente "capacitores variveis", e so usados em equipamentos de telecomunicao para sintonia e controle de frequncias.Neste tipo de capacitor o elemento dieltrico o prprio ar. Aqueles que usam o fato de que a espessura da camada de depleo de um diodo varia com a tenso da corrente contnua atravessando o diodo. Esses diodos so chamados de diodos de capacitncia varivel, varactores ou varicaps. Qualquer diodo exibe esse efeito, mas dispositivos vendidos especificamente como varactores tm uma rea de juno grande e um perfil de dopagem especificamente dimensionado para maximizar a capacitncia. Em um capacitor microfone (comumente conhecido como um microfone condensador), o diafragma age como uma placa do capacitor, e as vibraes produzem alteraes na distncia entre o diafragma e uma placa fixa, alterando a tenso entre as placas.

Capacitor varivel de sintonia de rdio Capacitores de Camada Dupla Eltrica (EDLCs) Esses dispositivos, frequentemente chamados de supercapacitores ou ultracapacitores para simplificar, so capacitores que usam uma camada de eletroltico de espessura molecular, ao invs de uma folha manufaturada de material, como o dieltrico. Como a energia armazenada inversamente proporcional espessura do dieltrico, esses capacitores tm uma densidade de energia extremamente alta. Os eletrodos so feitos de carbono ativado, que tem uma rea de superfcie alta por unidade de volume,

aumentando a densidade de energia do capacitor. EDLCs individuais tm capacitncias de centenas ou at milhares de farads. Os EDLCs podem ser usados como substitutos para baterias em aplicaes em que uma grande corrente de descarga seja necessria. Eles tambm podem ser recarregados centenas de milhares de vezes, diferentemente das baterias convencionais que duram apenas algumas poucas centenas ou milhares de ciclos de recarga. Aplicaes Capacitores so comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a sada de uma onda retificada completa ou meia onda. Por passarem sinais de Corrente Alternada mas bloquearem Corrente Contnua, capacitores so frequentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente continua. Este mtodo conhecido como acoplamento AC. Capacitores tambm so usados na correo de fator de potncia. Tais capacitores frequentemente vm como trs capacitores conectados como umacarga trifsica. Geralmente, os valores desses capacitores no so dados pela sua capacitncia, mas pela sua potncia reativa em var. Histria A Jarra de Leyden foi a primeira forma de capacitor. Fora inventada na Universidade de Leyden, na Holanda por Pieter van Musschenbroek. Ela era uma jarra de vidro coberta interna e externamente, mas sem se tocarem, com metal. A cobertura interna era conectada a uma vareta que saia pelo gargalo da jarra e terminava numa bola de metal, desta forma o vidro da jarra comportava-se como o dieltrico armazenador das cargas eltricas e os metais das paredes interna e externa como as armaduras deste capacitor primitivo. Corrente de Deslocamento O fsico James Clerk Maxwell inventou o conceito de corrente de deslocamento, dD/dt, para tornar a Lei de Ampre consistente com a conservao de carga em casos em que a carga se acumula, como por exemplo num capacitor. Ele interpretou este fenmeno como um movimento real de cargas, mesmo no vcuo, onde ele sups que corresponderia ao movimento de cargas de um dipolo no ter. Embora essa interpretao tenha sido abandonada, a correo de Maxwell lei de Ampere permanece vlida (um campo eltrico varivel produz um campo magntico). A corrente de deslocamento deve ser includa, por exemplo, para aplicao das Leis de Kirchhoff a um capacitor.

Potrebbero piacerti anche