Sei sulla pagina 1di 4

Histria

A. Refere 3 antecedentes da II Guerra Mundial. Fracasso das Naes Unidas; Crise dos anos 30; Ascenso dos governos autoritrios e fascistas; Novas tticas militares testadas na Guerra Civil de Espanha. B. A partir de 1933, com a vitria dos Nazis a Alemanha tornou-se cada vez mais agressiva. Comenta a frase.
A partir de 1933 aps a vitria do partido Nazi a Alemanha, comeou a ser cada mais agressiva, j que Hitler ignorou o Tratado de Versalhes restabelecendo o servio militar obrigatrio, reconstituindo uma poderosa frota de guerra e modernizando a aviao e ainda celebrando pactos militares com a Itlia (eixo Berlim-Roma) e, posteriormente com o Japo, constituindo uma aliana de regimes ditatoriais, que ficou conhecida pelo Eixo.

C. Hitler a partir de 1936, passou criao da grande Alemanha para garantir a conquista do espao vital e o domnio da raa ariana. Explica as primeiras conquistas de Hitler. Explica o significado de domnio da raa ariana.
Em 1938, foram anexadas a ustria e a regio dos Sudetas (provncia fronteiria da Checoslovquia) maioritariamente habitada por alemes, rica em minerais e muito industrializada). A Frana e a Gr-Bretanha reconhecero ento a anexao dos Sudetas. Em 1939, as tropas alems ocuparam toda a Checoslovquia e exigiram que a Polnia cedesse territrios. A Frana e a Gr-Bretanha tinham seguido uma poltica de apaziguamento em relao Alemanha. Por medo ou passividade, foram fazendo concesses custa de pases mais fracos, no reagindo s ousadias de Hitler. Entretanto a Itlia ocupava a Albnia. A Frana e a Gr-Bretanha decidiram que, no prximo golpe de fora da Alemanha, lhe declarariam guerra. A 1 de Setembro de 1939, o exercito Alemo invadiu a Polnia. A Frana e a GrBretanha declararam, ento, guerra Alemanha. Era o incio da II Guerra Mundial. Domnio da raa ariana quer dizer que Hitler pretendia fazer a distino entre a raa ariana (pessoas tpicas alems, altas, olhos azuis, testa alta, etc.) e todas as outras, sendo a raa ariana superior.

D. Indica os pases que faziam parte do Eixo e os que faziam parte dos Aliados. Eixo- Alemanha, Itlia, Japo. Entretanto, em 1941, a Hungria, a Romnia e a Bulgria
entraram tambm no conflito.

Aliados- Frana, Gr-Bretanha, EUA, URSS.

E. Caracteriza a Guerra Relmpago.


A Guerra Relmpago caracterizada pelos combates sanguinrios em vrias frentes. A Alemanha continuava a avanar e em Abril de 1940, invadiu a Dinamarca e a Noruega; Em Maio entraram na Blgica, em Luxemburgo, e na Holanda, dirigindo-se depois para Frana (derrotada em pouco mais de um ms); Aps ter dominado quase toda a Europa Ocidental Hitler dirigiu-se para a GrBretanha. O confronto decisivo travou-se no espao areo do Canal da Mancha e das Ilhas Britnicas, no Vero de 1940. A fora area inglesa, ajudada pelo radar (inveno recente), infligiu a primeira grande derrota fora area alem, impossibilitando assim a entrada do exrcito alemo em solo britnico. Em 1939 e 1940 ocupou a parte oriental da Polnia, atacou a Finlndia e invadiu e ocupou os Estados Blticos. Em Junho de 1941 a Alemanha invadiu a URSS, rompendo assim o Pacto Germano-Sovitico apoderando-se da parte ocidental da mesma. Em 1941 a Itlia atacou Grcia e em 1941 o Eixo Berlim-Roma ocupou a Jugoslvia e a Grcia. Entretanto a Hungria, a Romnia e a Bulgria entraram tambm no conflito, ao lado das potncias do Eixo.

F.

Relaciona o ataque japons a Pearl Harbor com a mundializao do conflito.

semelhana do que aconteceu na I Guerra Mundial os EUA vo entrar na guerra por serem provocados pelos inimigos dos Aliados. Desta vez, o Japo a 7 de Setembro de 1941, atacou de surpresa a base naval americana Pearl Harbor, no Hawai. Este ataque destruiu metade da sua frota levando assim o presidente Roosevelt a entrar na guerra.

G. Diz o que entendes por genocdio aos Judeus.


Extermnio da raa Judaica.

H. Diz o que entendes por dia D.


A 6 de Junho de 1944, deu-se o desembarque dos Aliados na Normandia (Frana). Era o princpio do fim, ou seja, o fim da guerra estava a aproximar-se.

I. Explica como se rendeu a Alemanha e o Japo.


A URSS, a Oriente, e os restantes Aliados, a Ocidente, preparavam-se para esmagar a Alemanha. Os primeiros a chegar a Berlim foram os Soviticos. Hitler, entretanto, teria morrido, levando a Alemanha a render-se no incio de Maio de 1945.

J. Indica duas alteraes do mapa politico. Diviso do territrio alemo em quatro partes e distribudas pelas quatro
potencias (Gr-Bretanha, Frana, URSS, EUA); No Mdio Oriente, foi criado o Estado judaico de Israel, na Palestina, contra a vontade doa rabes a residentes ou vizinhos, o que deu origem a um conflito que permanece at aos nossos dias.

K. Refere os quatro principais objetivos da ONU.


Manter a paz no mundo; Defender o direito autodeterminao de todos os povos; Promover a cooperao internacional na resoluo dos problemas econmicos, sociais e culturais; Apelar defesa dos direitos humanos. Nota:
OIT- Organizao Internacional do Trabalho OMS-Organizao Mundial de Sade UNESCO- Organizao para a Educao, Cincia e Cultura FAO- Organizao de Alimentao e Agricultura FMI- Fundo Monetrio Internacional UNICEF- Fundo para a Infncia

L. No final da II Guerra Mundial surgiram duas superpotncias, EUA e URSS. Refere dois antagonismos entre elas.
EUA Sistema Parlamentar Economia Capitalista URSS Sistema Comunista de Partido nico Economia controlada pelo estado (economia comunista)

M. Diz o que entendes por Guerra Fria.


Inicialmente, representava a tenso que se vivia no ps-guerra. Posteriormente, passou a designar o confronto poltico, ideolgico, militar e econmico que se vivia entre os EUA e a URSS.

N. Relaciona o plano Marshall com o KOMINFORM.


Aps dos EUA terem criado o Plano Marshall que tinha como objetivo a recuperao econmica da Europa ocidental e limitar a expanso das deias comunistas. A URSS para evitar a influncia americana criou o KOMINFORM (rgo de controlo de todos os partidos comunistas europeus) e o COMECON que tinha objetivos semelhantes, a recuperao da Europa de Leste e a agregao do maior nmero de pases s ideias comunistas.

O. Refere trs conflitos armados que decorreram durante a Guerra.


Construo do Muro de Berlim; Guerra da Coreia; Guerra da Indochina.

P. Diz o que entendes por coexistncia pacfica.


Entre 1955-1973, os EUA empreenderam uma poltica de entendimento e cooperao, com o objetivo de aliviar as tenses e os conflitos da Guerra Fria.

Q. Justifica os movimentos de autodeterminao.


Aparecimento de Burguesias Nacionais e minorias intelectuais que lideraram os movimentos de descolonizao. A participao na II Guerra Mundial em defesa da democracia , o que despertou o desejo da liberdade e da independncia. O apoio dos EUA e da URSS s lutas pela libertao (reforo da sua rea de influencia) e presso da ONU (todo o povo tem o direito de escolher livremente a sua forma de governo.

Potrebbero piacerti anche