Sei sulla pagina 1di 3

Perda da Posse I - Perda da Posse. Art. 1.223 e 1.224 do CC I.a Perda da posse de coisas I.

b Perda da posse de direitos I.c Perda de posse para o possuidor que no presenciou o esbulho. (art.. 1.224 do CC) possuidor ausente! I.d Perda da posse mesmo contra a vontade do possuidor. I.e Perda ou Furto da Coisa Mvel e Ttulo ao Portador. ( Art. 907 a 913 do CPC e art. 1.228 do CC ) II - Atos que no Induzem a Posse: ( art. 1.208 do CC ) NOES PRVIAS Cessa a posse de um sujeito quando se inicia a posse de outro. Na casustica deve ser encontrado e definido esse momento de importantssimas conseqncias. Haver continuidade na posse, enquanto no houver manifestao voluntria em contrrio. A posse dever ser entendida como subsistente, quando a coisa possuda encontra-se em situao normalmente tida pelo proprietrio. Em resumo, perde-se a posse sempre que o agente deixa de ter possibilidade de exercer, por vontade prpria ou no, poderes inerentes ao direito de propriedade sobre a coisa. Perde-se a coisa pelo desaparecimento do corpus ou do animus. Tambm pelo desaparecimento do corpus + animus! FORMAS: a) pelo abandono: quando o possuidor, intencionalmente, se afasta do bem com o escopo de se privar de sua disponibilidade fsica e de no mais exercer sobre ela quaisquer atos possessrios. Deve ser voluntrio e espontneo, sem vcios! No haver abandono com presena de erro, dolo ou coao. H a perda do animus e do corpus! Obs: o animus deve ser analisado no caso concreto! Ex: quando algum deixa um livro na rua com o propsito de se desfazer dele. Ex: algum se ausenta indefinidamente do se bem imvel sem deixar representante, desinteressando-se pela sua no-utilizao. b) Pela tradio: alm de meio aquisitivo de posse pode ser tbm de perda da posse. Vale tanto pra bens mveis quanto imveis. Desaparece o corpus e o animus!

Bens mveis tradio! Bens imveis transfere-se o registro do ttulo, que tem o efeito translatcio do imvel. c) Pela perda da prpria coisa: quando for absolutamente impossvel encontra-la, de modo que no mais se possa utiliza-la economicamente[1]. Ex: Pssaro que fugiu da gaiola e jia que caiu no mar. d) pela destruio da coisa: decorrente de um evento natural e fortuito, de ato do possuidor ou de terceiro. Obs: deve haver inutilidade definitiva do bem. e) pela sua inalienabilidade: quando a coisa posta fora do comrcio por motivo de ordem pblica, de moralidade, de higiene ou de segurana coletiva. f) pela posse de outrem: ainda que contra a vontade do possuidor se este no foi manutenido ou reintegrado em tempo competente. Art. 924 do CPC.. g) pelo Constituto Possessrio: O possuidor que transfere o objeto a outrem, utilizandose do constituto possessrio, perde um ttulo de posse e passa a ter outro. O proprietrio aliena a coisa e continua a residir no imvel precariamente, com posse em nome do adquirente. I.b Perda da Posse de direitos: O melhor dizer que a expresso posse de direito abrange toda situao legal, por fora da qual uma cisa fica disposio de algum, que a pode usar e fruir, como se fora a prpria. Esta definio mais abrangente e compreensiva, transcedendo a esfera dos direitos reais, sem todavia incluir os chamados direitos obrigacionais, que proteo possessria no tm, pois so simples vnculo ligando pessoas nas obrigaes de dar, fazer e no fazer alguma coisa. a) Pela impossibilidade do seu exerccio. Art. 1.196 e 1.223 do CC Quando a impossibilidade fsica ou jurdica de possuir um bem leva impossibilidade de exercer sobre eles os poderes inerentes ao domnio. Ex: A impede o exerccio da servido, por ter tapado o caminho, e o possuidor no age em defesa de sua posse, deixando que se firme essa impossibilidade. Ex: quando se perde o direito servido, pq o prdio serviente ou dominante foi destrudo. b) Pelo Desuso: ( art. 1.389, III do CC) Ocorre quando a posse de um direito no se exercer dentro do prazo previsto, tem-se por conseqncia, a sua perda para o titular. Ex: o desuso e uma servido predial por 10 anos consecutivos pe fim posse do direito. I.c Perda de posse para o possuidor que no presenciou o esbulho. (art.. 1.224 do CC) Perda da Posse do ausente:

a) quando, tendo notcia do esbulho, o possuidor se abstm de retomar o bem, abandonando seu direito, pois no se mostrou visvel como proprietrio em razo do seu completo desinteresse. b) quando tentando recuperar a sua posse, fazendo, p. ex: do esforo imediato ( art. 1.210 pargrafo 1) for, violentamente, repelido por quem detm a coisa e se recusa, terminantemente a entreg-la. Obs: nesse caso, ele poder pleitear a ao de reintegrao de posse. Ausente ser aquele que no est presente e no se reconhece o paradeiro para defender sua posse. O Ausente deve intentar o desforo imediato ou as aes possessrias I.d Perda da posse mesmo contra a vontade do possuidor: Isso ocorrer quando o possuidor no puder mais exercer sobre a posse, qualquer ato possessrio ou os poderes inerentes ao domnio. Ex: abandono, destruio do bem, renuncia ao direito de servido. I.e Perda ou Furto da Coisa Mvel e Ttulo ao Portador. ( art. 907 a 913 do CPC , art. 1.228 do CC e art. 1.268 do CC.) Ttulo ao Portador = Coisa Mvel. facultado a ao a aquele que tiver perdido ttulo ao portador ou dele houver sido injustamente desapossado. ( art. 907 do CPC ). Pode a vtima: a) reivindic-lo da pessoa que o detiver; b) requerer-lhe a anulao e substituio por outro. Art. 1.268 do CC Quando a coisa adquirida em leilo pblico, feira ou mercado, o reivindicante deve pagar o possuidor. Procura-se dar segurana aos negcios realizados nessas circunstncias, onde o exame do ttulo da coisa adquirida mais custoso. Obs: sempre existir a possibilidade de ao de regresso, no caso, contra aquele que viciou o ttulo. II Atos que no Induzem a Posse: ( art. 1.208 do CC) A mera permisso ou tolerncia no podem converter-se em posse. Os atos originalmente violentos ou clandestinos podem tornar-se posse somente depois de cessada a violncia ou a clandestinidade. [1] Obs: o possuidor se v privado da posse sem querer; quando se perde um objeto em casa, no haver a perda da posse; quando se perde na rua, enquanto se procura, no h perda da posse; havendo desistncia, perdeu-se a posse. [2] Caio Mrio esclarece que nem sempre isso ocorre, haja vista que a inalienabilidade instituto compatvel com a cesso de uso ou posse alheia.

Potrebbero piacerti anche