Sei sulla pagina 1di 92

Terminal de Guararema Fonte: Petrobras

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental Plano Diretor de Dutos de So Paulo (PDD/SP)


Setembro/2007

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Sumrio
Introduo - 1 Quem Realiza a Atividade? - 2 O Porqu do Projeto PDD/SP - 3 O que o Projeto PDD/SP? - 4
Alternativas do Projeto PDD/SP - 4 Dutos e Faixas - 7 Terminais e Instalaes Pontuais - 15

Como os Dutos Sero Construdos? - 19 Como Sero Construdos os Terminais e as Instalaes Pontuais? - 21 Euentes Lquidos, Resduos Slidos e Emisses Atmosfricas - 24
Dutos, Terminais e Instalaes Pontuais (Fase de Obras) - 24 Dutos (Fase de Operao) - 25 Terminais e Instalaes Pontuais (Fase de Operao) - 25

Sumrio

Sistema de Segurana - 28
Dutos - 28 Terminais e Instalaes Pontuais - 28

Cuidados Ambientais do Projeto PDD/SP - 29 Quais So as reas de Inuncia do PDD/SP? - 30 O Meio Ambiente - 32
Faixa EB-Mau - 34 Faixa RECAP-So Caetano - 38 Faixa Guararema-Mau - 41
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa REPLAN-Guararema - 45 Faixas de Dutos a Serem Desativados Consideradas nos Estudos para o Meio Socioeconmico e Cultural - 49 Trecho Barueri So Caetano - 50 Faixa Cubato So Caetano - 51 Faixa Guarulhos So Caetano/RECAP - 53 Faixa Cubato/So Caetano (km 33 + 600) RECAP - 54

Impactos, Medidas, Planos e Programas Ambientais - 56


Impactos Identicados na Fase de Planejamento do Projeto PDD/SP - 58 Impactos Identicados na Fase de Implantao do Projeto PDD/SP - 60 Impactos Identicados na Fase de Operao do Projeto PDD/SP - 73 Impactos Identicados na Fase de Desativao dos Elementos Pr-Existentes - 76 Sistema de Gesto Ambiental para o PDD/SP - 78

Sumrio
ii

Consideraes Finais - 82
Qualidade do Ar - 82 Rudo - 82 Vegetao de Mata Atlntica - 82 Unidades de Conservao - 83 Recursos Hdricos - 83 Eroso - 83 Populao - 83 Impactos Positivos - 83 Concluso - 84

Equipe Tcnica - 85

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Introduo

Este Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) apresenta, de forma simples e em linguagem direta, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Plano Diretor de Dutos de So Paulo (PDD/SP). O objetivo disponibilizar e divulgar os resultados do EIA para a sociedade, de acordo com a legislao e os procedimentos do processo de licenciamento ambiental deste empreendimento, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de So Paulo (SMA). O Plano Diretor de Dutos de So Paulo (PDD/SP) visa principalmente reduzir os riscos e interferncias para as comunidades que habitam as vizinhanas das atuais faixas de dutos, principalmente em reas de grande concentrao populacional, como a Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP). Alm disso, o PDD/SP consiste em reorganizar o atual cenrio do transporte e abastecimento de gs natural, petrleo e derivados no Estado de So Paulo, ampliando e modernizando a malha dutoviria e suas condies operacionais, de segurana e meio ambiente. Com isso, o plo petroqumico de So Paulo, bem como a gerao de energia e as atividades industriais dependentes da infra-estrutura dutoviria ganharo nova fora, criando uma estrutura que atenda as demandas futuras e benecie toda a economia do Estado e, conseqentemente, do pas. A implantao do PDD/SP envolve as seguintes obras: Instalao de dutos em faixas novas e existentes; Desativao de faixas e dutos em reas densamente povoadas; Construo de um Terminal no municpio de Mau; Ampliao do Terminal de Guararema e instalao de uma Estao de Compresso de Gs Natural (ECOMP); Implantao de 2 esferas de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) na Renaria de Capuava (RECAP); Instalao de uma Estao de Bombeamento em So Bernardo do Campo e da Estao de Controle de Gs de Mau (ECGM); Desativao parcial dos terminais de So Caetano do Sul e Barueri; Desativao total da rea de Vlvulas de Suzano. A integrao de informaes sobre as caractersticas do empreendimento e sobre a regio onde ser implantado possibilitou, nesse estudo, a identicao e avaliao dos impactos que podero ocorrer, bem como das Medidas Mitigadoras e Medidas Potencializadoras. A partir dessas informaes foram propostos Planos e Programas Ambientais. Estes procedimentos levam viabilidade ambiental do empreendimento, analisada a critrio da sociedade e do rgo ambiental, como resultado do processo de licenciamento.

Malha Dutoviria Conjunto das faixas de dutos utilizadas no transporte e abastecimento dos produtos.

Medidas Mitigadoras Aes destinadas a mitigar ou diminuir os efeitos de um impacto negativo. Medidas Potencializadoras Aes destinadas a potencializar ou reforar os efeitos de um impacto positivo.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Este Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) e seu respectivo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) foram desenvolvidos segundo o Parecer Tcnico CPRN/DAIA/165/2007 emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Governo do Estado de So Paulo e com base em informaes de projeto fornecidas pela PETROBRAS. Ambos os documentos foram elaborados pela H T Engenharia Ambiental, empresa de consultoria especializada e legalmente habilitada para o desenvolvimento de estudos desta natureza, sediada na cidade do Rio de Janeiro. A H T encontra-se registrada no Cadastro Tcnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA), Inscrio no 1.168/93, nos termos da Lei Federal no 6.938/81 e da Resoluo no 001/88 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Quem Realiza a Atividade?


A implantao do Plano Diretor de Dutos de So Paulo (PDD/SP) ser realizada pela PETROBRAS Petrleo Brasileiro S.A. (CGC: 33.000.167/0001-01), sob representao legal de Milton Vasconcellos de Lacerda (CPF: 385.590.487-15). A empresa, criada em 1953, tem como misso empresarial atuar de forma segura e rentvel, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indstria de leo, gs e energia, fornecendo produtos e servios adequados s necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. A PETROBRAS, motivada pela busca de excelncia em Segurana, Meio Ambiente e Sade (SMS), entende que a implantao do PDD/SP ir proporcionar um novo padro de segurana no transporte de petrleo e derivados, permitindo assim uma melhor convivncia entre as comunidades e as faixas de dutos. A implementao do PDD/SP pela PETROBRAS passar por vrias etapas construtivas, sendo que na ltima so eliminadas as pendncias de construo e realizados testes nos diversos sistemas que compem o projeto. Aps esta etapa, o empreendimento ser transferido para a TRANSPETRO Petrobras Transporte S.A., responsvel pela operao da malha dutoviria.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

O Porqu do Projeto PDD/SP

As faixas de dutos que percorrem a Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP) foram implantadas em reas de pouca ou nenhuma ocupao urbana no passado. Com o passar do tempo a populao do Estado de So Paulo aumentou, ocupando desordenadamente as proximidades das faixas de dutos, levando a uma presso sobre estas. Assim surge o Plano Diretor de Dutos de So Paulo (PDD/SP), com o objetivo de reduzir as interferncias das comunidades vizinhas s faixas de dutos, diminuindo os riscos associados atividade de transporte de gs, petrleo e derivados e levando a um novo padro de segurana. Alm disso, o PDD/SP visa reorganizar o sistema de abastecimento desses produtos para atender ao desenvolvimento do Estado de So Paulo e do Pas.

A maneira mais segura de transportar grandes volumes de gs, petrleo e seus derivados atravs de dutos (oleodutos e gasodutos).

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

O que o projeto PDD/SP?


Com o objetivo de diminuir as interferncias das populaes nas faixas o projeto PDD/SP ir adotar um novo conceito de corredor de dutos, que consiste na implantao de faixas de dutos com maiores larguras (aproximadamente 60 metros), proporcionando um maior distanciamento entre as comunidades e as faixas.
CORREDOR DE DUTOS Comunidades vizinhas

Faixa de dutos com maiores larguras que garantem maior afastamento entre as comunidades e dutos.
Largura da faixa

DUTOS

O projeto PDD/SP prev a implantao, adequao, ampliao e desativao de faixas de dutos, terminais e instalaes pontuais. Alm disso, sero instaladas redes de bra ptica em algumas faixas de dutos para promover a comunicao com o Sistema PETROBRAS.

Alternativas do Projeto PDD/SP


Para o projeto PDD/SP foram estudadas alternativas de traado visando, sempre que possvel, a utilizao ou ampliao de faixas de dutos j existentes e, na inviabilidade de adoo dessas opes, a construo de faixas novas instaladas de preferncia em regies que permitam expanses futuras e que no estejam situadas em locais muito urbanizados. Foram estudadas pelo menos 3 alternativas de traados de faixas de dutos. A seleo da melhor opo de localizao considerou aspectos de segurana, tcnico-econmicos e scio-ambientais, tais como:
Topograa Descrio de um lugar, em termos de localizao, rea, relevo, etc.
4

Utilizao de reas menos urbanizadas e menos propensas a ocupao futura; reas com topografia favorvel, que necessitem de menos cortes e aterros no terreno; reas com menor necessidade de interveno na vegetao nativa; Aproveitamento de acessos e estradas vicinais existentes.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A ampliao das faixas existentes reduzir sensivelmente os impactos ambientais relacionados a desapropriaes e desmatamentos. A fragmentao da vegetao ser diminuda e haver a possibilidade de utilizao de acessos j existentes. Faixa EB-Mau Para a nova faixa que ser implantada ligando a Estao de Bombeamento (EB) ao Terminal de Mau foram estudadas 4 alternativas, considerando a localizao da EB e os aspectos scio-ambientais da regio, buscando evitar a abertura de novas faixas e reduzir a necessidade de desmatamento. A seguir apresentada a localizao dessas 4 alternativas.

Fragmentao da vegetao Isolamento de reas de vegetao com efeitos prejudiciais sobre a fauna e a ora.

Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3 Alternativa 4

Considerando-se as razes expostas anteriormente, a alternativa 4 foi a escolhida.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Guararema-Mau Para interligar o Terminal de Guararema ao Terminal de Mau, foram estudadas 3 alternativas: 1) Implantao de uma nova faixa; 2) Ampliao da faixa existente em toda sua extenso; 3) Ampliao da faixa com variantes em alguns locais, para evitar reas com adensamento populacional ou relevo acidentado. A seguir apresentada a localizao dessas alternativas.

Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3

Considerando-se as razes expostas anteriormente, a alternativa 3 foi a escolhida. Faixa REPLAN-Guararema Para interligar a REPLAN (Refinaria do Planalto) ao Terminal de Guararema, foram estudadas 3 alternativas: 1) Ampliao da faixa existente em toda a sua extenso; 2) Uso de um trecho da faixa existente do Campinas-Rio e a implantao de uma nova faixa de interligao com a faixa REPLAN-Guararema (existente) que seria ampliada deste ponto at o Terminal de Guararema;

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

3) Uso de um trecho da faixa existente do Campinas-Rio e a implantao de uma nova faixa de interligao com a faixa REPLAN-Guararema (existente) que seria ampliada deste ponto at o Terminal de Guararema, com variantes em alguns locais, para evitar reas com relevo acidentado. Nesta alternativa tambm est includa a construo de um tnel de aproximadamente 3,8 km, para reduzir desmatamento de vegetao natural e risco de eroso. A seguir apresentada a localizao dessas alternativas.

Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3

Dutos e Faixas
Est previsto no PDD/SP a instalao de diversos dutos novos, alm de adaptaes e desativaes de dutos existentes. Com isso, sero acrescentados aproximadamente 55 km de novas faixas de dutos, ampliados cerca de 250 km de faixas existentes e desativados aproximadamente 118 km de faixas de dutos, as quais podero ser reutilizadas futuramente ou desativadas de vez. O PDD/SP inclui a instalao de diversos dutos novos, alm de adaptaes e desativaes de dutos existentes. Com isso, ir acrescentar aproximadamente 55 km de novas faixas de dutos, ampliar cerca de 250 km de faixas existentes e desativar aproximadamente 118 km de faixas de dutos, as quais podero ser reutilizadas futuramente ou desativadas de vez. Atualmente a PETROBRAS desenvolve estudos para avaliar a melhor forma de reaproveitamento das faixas e dutos a serem desativados. Caso venha a ocorrer, a reutilizao dever ser objeto de futuros licenciamentos ambientais. A implantao de faixa de dutos ter como referncia uma largura de 30 metros. J no caso de Corredor de Dutos, a faixa alcanar uma largura de at 60 metros em rea rural, podendo chegar a 75 ou 90 metros em rea urbana, dependendo da situao local. As faixas de dutos e corredores sero
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

Em uma faixa podem ser instalados vrios dutos.

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

implementadas mediante o estabelecimento de Faixas de Servido permanentes nestes locais, com larguras variando conforme a situao, onde no podero existir construes; caso existam, tero que ser desapropriadas. As famlias residentes nestes imveis sero relocadas ou indenizadas. Os proprietrios de terras afetados pela passagem dos dutos recebero indenizao por meio de um acordo rmado entre eles e a PETROBRAS, denominado Escritura de Servido. Com relao a cada trecho das faixas de dutos, o projeto PDD/SP inclui as seguintes obras: Implantao de Faixas e Dutos Faixa EB-Mau Ser construda uma nova faixa de dutos, localizada entre a Estao de Bombeamento (EB) e o Terminal de Mau, com aproximadamente 37,5 km e at 60 m de largura. Ser adotado o conceito de Corredor de Dutos os quais sero utilizados para transporte de gs natural, petrleo e seus derivados. Faixa RECAP - So Caetano Nesta Faixa j existente, que interliga a RECAP ao Terminal de So Caetano do Sul, com aproximadamente 12 km de extenso e 25 m de largura, ser implantado um novo duto. No haver a necessidade de ampliar a faixa. Um dos dutos nela existente ser adaptado e condicionado para o escoamento de outro derivado.

Derivado Produtos resultantes das diferentes fraes de petrleo, decorrentes da separao fsica ou da transformao qumica do petrleo, tais como: gasolina, leo diesel, leo combustvel, GLP (gs de cozinha), querosene e na a.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Guararema - Mau A faixa de dutos existente, de 62 km, localizada entre o Terminal de Guararema e a RECAP, ser ampliada. Tambm ser adotado o conceito de Corredor de Dutos, resultando em uma largura de at 90 m. Sero adicionados novos dutos para transporte de gs natural, petrleo e seus derivados.

Interligao entre o Terminal de Mau e a RECAP Para atender s movimentaes de produtos e utilidades (gua, energia, vapor, ar comprimido) entre o Terminal de Mau e a RECAP ser implementada uma faixa de dutos, com aproximadamente 2,2 km de extenso, localizada em terreno da PETROBRAS.

Faixa REPLAN Guararema A Faixa ter aproximadamente 166 km de extenso e ligar a REPLAN ao Terminal de Guararema. Est prevista a utilizao de um trecho de faixa j existente (Campinas -Rio), a construo de uma faixa nova (aprox. 15 km) para interligao Faixa Guararema-REPLAN, que ser parcialmente ampliada para a instalao de um novo duto.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Cubato - EB Com cerca de 11,1 km de extenso e situada em rea predominantemente rural, a faixa existente interliga o Terminal de Cubato e a Estao de Bombeamento (EB). O projeto prev a adaptao de um dos oleodutos para operar com gs natural. Para tal, no haver a necessidade de interveno na Faixa.

Desativao de Dutos e Faixas A desativao de um duto consiste na remoo do produto do seu interior, limpeza e preenchimento com gs inerte. As faixas e dutos desativados sero preservados para possvel uso alternativo ou desativao permanente. Vale destacar que as faixas e dutos somente sero desativados aps a entrada em plena operao do PDD/SP.

Faixa Barueri So Caetano Esta Faixa de 42,5 km de extenso localiza-se entre o Terminal de Barueri e o Terminal de So Caetano do Sul, em rea urbana densamente povoada. A faixa existente ser desativada.

10 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Cubato - So Caetano Esta Faixa, localizada entre o Terminal de Cubato e o Terminal de So Caetano do Sul, possui um trecho de 38 km de extenso que ser desativado. O outro trecho, localizado entre a EB e o ponto de entrega de gs natural de So Bernardo do Campo, em rea de baixa ocupao populacional, permanecer em operao para a distribuio de gs natural.

Faixa Guarulhos - So Caetano/RECAP Ser desativada a faixa de dutos existente, de aproximadamente 28 km de extenso, que liga o Terminal de Guarulhos Faixa So Caetano/RECAP. No entorno desta Faixa predomina rea densamente urbanizada.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

11

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Cubato/ So Caetano (km 33 + 600)RECAP A faixa de dutos existente localiza-se entre os Terminais de So Caetano do Sul e Cubato. Ser desativado o trecho densamente povoado, de aproximadamente 12 km de extenso, situado entre a RECAP e o km 33 + 600 da Faixa. Faixa Suzano/ RECAP - RECAP O trecho de aproximadamente 2,5 km de extenso entre a RECAP e a entrada do futuro Terminal de Mau dever ser desativado. Esta regio apresenta uma alta densidade populacional.

Faixa SuzanoGuarulhos A Faixa, com aproximadamente 25 km de extenso, situase entre o ponto de interligao entre a rea de Vlvulas de Suzano e o Terminal de Guarulhos, em rea urbana densamente povoada. Um dos dutos ser desativado.

12 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Paulnia - So Paulo Esta Faixa possui aproximadamente 99 km de extenso e se localiza entre a REPLAN e o Terminal de Barueri. Situa-se em rea predominantemente rural e ter um duto desativado.

Segue um esquema da disposio dos dutos ao longo das faixas.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

13

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

14 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Terminais e Instalaes Pontuais


Alm do sistema de escoamento por dutos, o PDD/SP prev a construo de novas instalaes, ampliao e modernizao de instalaes existentes, incluindo a desativao parcial de algumas delas. Em Mau ser construdo um Terminal, em So Paulo uma Estao de Controle de Gs (ECGM) e em So Bernardo do Campo, uma Estao de Bombeamento (EB). O Terminal de Guararema ser ampliado e modernizado e na Renaria de Capuava (RECAP) sero implantadas 2 esferas de Gs Liquefeito de Petrleo (GLP). Alm disso, esto previstas desativaes parciais nos Terminais de Barueri, So Caetano do Sul e na rea de Vlvulas de Suzano. Terminal de Mau O Terminal ser construdo no municpio de Mau, em rea vizinha RECAP, de propriedade da PETROBRAS. Devido proximidade com a renaria, algumas utilidades como energia eltrica, gua de combate a incndio, vapor e ar comprimido, necessrios para a operao do Terminal, sero compartilhados com a RECAP. No terreno do Terminal, de aproximadamente 1 km, sero destinadas reas para ns administrativos, operacionais e de apoio para a realizao das atividades de armazenamento, movimentao e carregamento, totalizando uma rea construda de cerca de 0,393 km. O Terminal ter a capacidade de armazenamento de cerca de 134.000 m distribudos em 6 tanques, sendo 2 para gasolina e 4 para leo diesel. Tambm ser construdo um tanque para armazenamento de gua para combate a incndio, abastecido pela RECAP, com capacidade de 4.560 m. Alm disso, o Terminal ir movimentar gs natural, petrleo e seus derivados, tais como gasolina, leo diesel, GLP (gs de cozinha) e na a petroqumica para entrega na Petroqumica Unio. Est prevista ainda a construo de um parque de carregamento para caminhes-tanque, composto por 11 baias com capacidade para cerca de 80 carregamentos durante um perodo de 8 horas de operao.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

15

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Estao de Controle de Gs de Mau (ECGM) No municpio de So Paulo ser instalada a ECGM, no encontro das faixas EB-Mau e Suzano-RECAP, em uma rea de aproximadamente 5.000 m2. Esta Estao tem por objetivo reduzir a presso do gs natural vindo de Guararema para envio Estao de Reduo de Presso (ERP), localizada junto Estao de Bombeamento (EB). Terminal de Guararema O Terminal de Guararema, localizado em terreno de propriedade da PETROBRAS, no Municpio de Guararema, ser modernizado e ampliado. A rea total do terreno, de cerca de 2,8 km, inclui uma parte atualmente utilizada, de 0,83 km e uma rea a ser ampliada, de 0,33 km2. A capacidade de armazenamento do Terminal ter um aumento de volume de cerca de 250.000 m3 com a instalao de 10 novos tanques, sendo 3 de gasolina, 2 de na a e 5 de leo combustvel. Tambm sero instalados: sistema de bombeamento, prdio de operao, sistema de aquecimento para alguns derivados, subestaes de energia e sistema de combate a incndio. Adicionalmente, ser instalada uma Estao de Compresso (ECOMP) para a movimentao de gs natural em direo ECGM. Renaria de Capuava (RECAP) A RECAP, com uma rea total de 3,7 km e com capacidade para processar diariamente 7.800 m de petrleo, est localizada no bairro de Capuava, no municpio de Mau. O projeto PDD/SP prev para a RECAP a instalao de 2 novas esferas para armazenamento de GLP, sendo cada uma com capacidade de 3.200 m3 e novos sistemas de bombeamento. Tambm sero construdos um tanque de interface para armazenamento de gasolina e diesel, quando da troca de produtos transportados pelos dutos, alm de um parque de armazenamento temporrio de resduos.

Estao de Bombeamento (EB) A Estao de Bombeamento (EB) ser locada perto do km 38 da Rodovia Anchieta, em terreno da antiga Estao de Bombeamento do Alto da Serra (EBAS), no municpio de So Bernardo do Campo. A rea possui aproximadamente 150.000 m e est rodeada pelo Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Vale enfatizar que a rea foi comprada pela PETROBRAS antes do Decreto Estadual de criao do PESM.
16 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Na EB sero realizadas operaes de bombeamento de produtos lquidos e GLP e reduo da presso do gs oriundo da ECGM, com destino ao Terminal de Cubato e ao Ponto de Entrega de Gs Natural em So Bernardo do Campo.

Terminal de Barueri O Terminal de Barueri, que ocupa uma rea de aproximadamente 275.000 m, est localizado s margens da Rodovia Castelo Branco, na Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP), no municpio de Barueri. A regio predominantemente industrial, mas apresenta tambm algumas reas residenciais. Este Terminal operado pela TRANSPETRO e interligado rede de oleodutos do Estado. Nele ocorrero as desativaes do parque de armazenamento de GLP e dos 5 tanques de leo combustvel, os quais totalizam um volume de cerca de 37.000 m.

Terminal de So Caetano do Sul O Terminal de So Caetano do Sul est localizado na poro norte do municpio de So Caetano do Sul, mais precisamente na divisa com o municpio de Santo Andr. Situa-se entre a linha frrea Santos-Jundia e a Avenida dos Estados, que margeia o rio Tamanduate, em regio predominantemente industrial, com grande ocupao urbana. O Terminal representa importncia estratgica para o Estado de So Paulo visto que, atualmente, interliga a malha de dutos s renarias do Estado. Nele so movimentados e armazenados em 21 tanques os derivados de petrleo (leo diesel, gasolina, leo combustvel e lcool). Porm, para atender nalidade do projeto PDD/SP de reduzir as interferncias com as comunidades vizinhas em regies de grandes concentraes urbanas, este Terminal ser parcialmente desativado. Nesta ao de desativao incluem-se todos os tanques de armazenamento e os parte dos dutos enterrados, permanecendo ainda em operao as estaes de medio de alguns derivados e de GLP.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

17

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

rea de Vlvulas de Suzano Na rea de Vlvulas de Suzano, em rea industrial urbana, sero desativadas vlvulas e parte da faixa de dutos. As guras que se seguem mostram o atual cenrio da malha dutoviria de So Paulo, antes da implantao do PDD/SP e a futura situao, aps a execuo do projeto. Incluem-se as construes, desativaes e as faixas de onde ser adotado o conceito Corredor de Dutos.

Fonte: PETROBRAS.

18 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Como os Dutos Sero Construdos?

A construo, a montagem e o teste dos dutos sero feitos de acordo com as normas e procedimentos nacionais e internacionais, visando manter um sistema de qualidade e assegurando que os dutos estaro em acordo com todos os requisitos especicados e previamente aprovados pela PETROBRAS. Os dutos sero construdos e montados segundo as Normas PETROBRAS N 464, N-1744, N-2177 e N 2624, alm da ASME B31.4, ASME B31.8 e NBR 12.712. Os tubos a serem utilizados tero dimetros entre 6 e 22 polegadas. Sero tubos de ao fabricados de acordo com a especicao API 5L, padro PSL 2. Tendo em vista que estaro em contato direto com o solo, os dutos recebero revestimento anticorrosivo. A construo dos dutos ser realizada durante um perodo aproximado de 24 meses. Empreiteiras executaro as obras, seguindo a poltica de Qualidade, Segurana, Meio Ambiente e Sade (QSMS). Tambm sero consideradas as aes descritas no Programa Ambiental para a Construo (PAC) sugerido como uma medida mitigadora para este empreendimento. A seqncia bsica de construo dos dutos envolve os seguintes passos: 1) Instalao dos canteiros de obras Os canteiros de obras sero dotados de instalaes bsicas, como escritrios, refeitrios, alojamentos, banheiros, dentre outros. Sero situados preferencialmente em locais prximos s comunidades e em reas j impactadas. Com relao mo-de-obra, estima-se em torno de 4.000 trabalhadores para a fase de pico das obras. 2) Limpeza e abertura da faixa A limpeza da faixa consiste na remoo dos materiais nela existentes (vegetao, tocos de madeira, entulhos, etc.) para posterior escavao e instalao dos dutos. Em reas orestadas sero adotados cuidados especiais para minimizar as intervenes na vegetao. 3) Desle de Tubos Nesta etapa os tubos sero colocados ao lado da faixa, um atrs do outro, formando uma la, a m de que possam ser montados.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

19

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

4) Curvamento, soldagem e inspeo da solda Os tubos enleirados sero soldados e inspecionados para garantir que no haja nenhum defeito de solda. Em alguns trechos pode haver necessidade de curvar os dutos para acompanhar o relevo da rea. 5) Abertura e cobertura da vala Aps a montagem dos dutos a vala ser aberta, separando-se a camada supercial do solo e os dutos soldados sero assentados a uma profundidade mnima de 1,20 m. Em seguida, a vala ser coberta aproveitando-se o solo anteriormente retirado durante a escavao. Por ltimo, dever ser recolocada a camada supercial do solo, previamente separada. 6) Restaurao da vegetao e recomposio Aps a cobertura da vala, a faixa dever ser restaurada para que retorne s condies anteriores ao incio das obras. 7) Sinalizao da faixa De forma a evitar danos aos dutos e informar as pessoas que transitaro pela faixa ou nas reas ao redor, sero colocados marcos e placas de sinalizao. Etapas Bsicas da Construo dos Dutos

Incio

Instalao do Canteiro de Obras

Limpeza e Abertura de Faixa

Desle dos Tubos

Restaurao da Vegetao

Placa de Sinalizao

Soldagem dos Tubos

Cobertura de Vala

Abaixamento do Duto

Abertura de Vala

20 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Alguns pontos ao longo dos trechos dos dutos, como cruzamentos com rodovias, ferrovias e travessias de rios, sero considerados como pontos especiais. Neles, a tcnica de construo do duto ser diferenciada. Como exemplo, o projeto PDD/SP prev, nas regies de grandes rios, a construo de dutos atravs da tcnica de furo direcional, alm da abertura de tnel na rea da serra de Itaberaba, no municpio de Santa Isabel.

Furo Direcional Perfurao do solo abaixo do leito do rio sem causar interferncia no mesmo. Tcnica recomendada para travessias longas. Abertura de Tnel Tcnica utilizada para a passagem de duto em reas de relevo acidentado.

Furo Direcional Perfurao do solo a uma grande profundidade, abaixo do leito do rio.

Como Sero Construdos os Terminais e Instalaes Pontuais?


Assim como os Dutos, os Terminais e Instalaes Pontuais tambm sero construdos por empreiteiras contratadas pela PETROBRAS em um perodo aproximado de 24 meses. As obras sero realizadas de acordo com a poltica de Qualidade, Segurana, Meio Ambiente e Sade (QSMS), de forma a garantir que os procedimentos de construo e montagem estejam dentro dos padres especicados. As empreiteiras tambm realizaro as obras seguindo as aes descritas no Programa Ambiental para a Construo (PAC). As etapas de construo dos Terminais e Instalaes Pontuais envolvem: 1) Instalao dos canteiros de obras Os canteiros de obras sero instalados nas reas internas dos Terminais e Instalaes Pontuais.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

21

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

O nmero de trabalhadores distribudos durante os meses, incluindo o pico das obras, apresentado a seguir.

2) Limpeza, terraplanagem e abertura de vias de acesso Para a instalao dos equipamentos e construo de prdios administrativos, a rea dever ser inicialmente limpa e nivelada atravs dos servios de terraplanagem (corte e aterro). Onde houver necessidade sero abertas vias de acesso para facilitar a passagem de pessoas e caminhes. 3) Execuo das obras civis As obras civis a serem realizadas correspondem construo de ruas pavimentadas, sistemas de drenagem com separao de gua e leo, obras de paisagismo e urbanismo e construo de estruturas complementares de concreto e/ou metlicas, tais como pontilhes, estruturas de conteno, passarelas, tubovias, etc. 4) Construo e montagem mecnica A etapa de construo e montagem mecnica consiste basicamente na montagem de sistemas de tubulaes, construo e montagem de grandes equipamentos, tais como tanques e esferas de armazenamento, construo de galpes para abrigo de equipamentos, dentre outros. Ao nal sero realizados testes de desempenho dos equipamentos e de vericao de vazamentos. 5) Retirada dos canteiros e restaurao das reas utilizadas Ao trmino das obras os canteiros sero desmontados e toda a rea utilizada dever ser limpa e restaurada, conforme as condies anteriores, para reintegrao com a paisagem local.

22 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Etapas Bsicas da Construo dos Terminais e Instalaes Pontuais

Instalao dos Canteiros de Obras

Terraplanagem

Limpeza, Terraplanagem e Abertura de Vias de Acesso


Obras Civis - Arruamento

Execuo das Obras Civis

Restaurao das reas Verdes

Construo e Montagem Mecnica

Obras Civis - Drenagem

Montagem de Tubulao

Retirada dos Canteiros e Restaurao das reas Utilizadas

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

23

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Euentes Lquidos, Resduos Slidos e Emisses Atmosfricas


A losoa de proteo ambiental das Faixas de Dutos, Terminais e Instalaes Pontuais est baseada no atendimento s leis ambientais em vigor e s aes de Qualidade, Sade, Meio Ambiente e Segurana (QSMS) da PETROBRAS que sero adotadas durante a execuo de todas as fases do empreendimento.

Dutos, Terminais e Instalaes Fixas (Fase das Obras)


Euentes Sub-produtos lquidos resultantes da produo das indstrias ou dos esgotos domsticos e urbanos. Devem ser tratados antes de lanados no meio ambiente.

Euentes Lquidos Nos canteiros e frentes de obras sero gerados diversos tipos de euentes lquidos, os quais sero tratados e destinados de forma adequada, conforme descrito a seguir:

TIPO

DESCRIO Esgotos provenientes de banheiros instaladas nos canteiros e frentes de obras. Sempre devero ser conectados rede pblica quando disponvel. Os euentes dos banheiros qumicos e fossas devero ser coletados periodicamente por empresas licenciadas e transportados a uma Estao de Tratamento de Esgoto (ETE). Estes euentes apresentam gordura na sua composio, pois so gerados nas cozinhas e refeitrios. Antes de serem encaminhados para a ETE devero passar por um sistema de separao de gordura. O teste hidrosttico utilizado para identicar vazamentos nos dutos realizado com gua a alta presso. Aps o teste, esta gua receber tratamento e passar por anlise de qualidade antes de ser descartada. Se o volume for pequeno, a gua ser descartada em reas vegetadas. No caso de volumes maiores, a gua ser descartada no rio mais prximo, com a devida autorizao do rgo responsvel. Esses euentes sero enviados a caixas coletoras e, em seguida, passaro por ltros de areia e brita para a remoo de leos e graxas. O material oleoso recolhido nas caixas separadoras ser estocado em tambores e posteriormente enviado para reciclagem. Os uidos utilizados na tcnica do furo direcional recebero tratamento para que possam ser reutilizados. Caso no sejam reaproveitados sero destinados corretamente.

Euentes sanitrios

Euentes gerados nas cozinhas e refeitrios

Euentes oriundos de testes hidrostticos

Euentes lquidos oleosos resultantes de limpezas e possveis vazamentos de mquinas e equipamentos Euentes provenientes de uidos de perfurao
24 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Resduos Slidos Os resduos slidos gerados sero controlados seguindo os princpios da reduo da gerao, reutilizao e reciclagem (3R). Os resduos da obra sero classicados de acordo com a norma NBR 10.004/04 que os classica quanto ao grau de risco ao meio ambiente e sade pblica e de acordo com as resolues CONAMA 307/02 e 348/04, que classicam os resduos da construo civil. Os demais resduos slidos gerados nos canteiros e frentes de obras, ptios de estocagem de tubos, equipamentos e veculos e nas reas de administrao e coordenao sero coletados, separados, devidamente acondicionados e armazenados, para posterior envio correta destinao nal, de acordo com a resoluo CONAMA 275/01. Emisses Atmosfricas Durante a fase das obras sero geradas emisses provenientes da queima de combustveis utilizados nas mquinas e equipamentos, alm de poeiras originadas nas fases construtivas (emprstimos, bota-foras e sedimentos de escavao). Para se diminuir a quantidade de emisses geradas, as mquinas e equipamentos devero operar dentro das especicaes tcnicas adequadas, com monitoramento freqente. J a quantidade de poeira levantada poder ser reduzida atravs da constante umidicao do solo com jatos de gua.

Dutos (Fase de Operao)


Durante a fase de operao podero ser geradas emisses provenientes das vlvulas de controle instaladas ao longo dos dutos. Entretanto, essas emisses so consideradas desprezveis em comparao s emisses vindas dos tanques e demais fontes de evaporao dos terminais.

Terminais e Instalao Fixas (Fase de Operao) Terminal de Mau


Euentes Lquidos Durante a operao do Terminal de Mau sero gerados euentes sanitrios, lquidos contaminados, resduos oleosos e drenagens de guas de chuva. Os euentes gerados na cozinha e refeitrios sero encaminhados para caixas removedoras de gordura e em seguida interligados rede de esgoto local. Para os euentes provenientes dos banheiros e lavatrios ser construdo um sistema de coleta interligado com a rede pblica de esgoto. O sistema de drenagem para as reas construdas ser dotado de tanques de separao de euentes, como o pluvial, o contaminado, o oleoso e o oleoso de fundo de tanque. Todo esse sistema ser construdo de acordo com a norma PETROBRAS N-38 Projetos de drenagem e pr-tratamento de despejos lquidos de unidades industriais. Adicionalmente, atender aos princpios estabelecidos pela Resoluo CONAMA 357/05 que estabelece os padres de descarte de euentes.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

25

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

TIPO Drenagem pluvial

DESCRIO As guas pluviais ou de chuva, livres de leo, sero encaminhadas a um corpo receptor. Caso contenham pequenas quantidades de leo sero direcionadas Estao de Tratamento de Dejetos Industriais (ETDI), na RECAP. As guas com algum teor de leo so as provenientes de lavagens de pisos, casas de bombas, reas de carregamento de caminhestanque e outras sujeitas contaminao por leo. Tais guas sero encaminhadas para o separador de gua e leo e, aps separao, o leo ser enviado RECAP. A parte aquosa ser lanada em um corpo receptor, seguindo os padres legais. Os euentes que constantemente apresentam leo em sua composio so provenientes das casas de bombas, equipamentos em manuteno, etc. Estas guas sero encaminhadas diretamente RECAP.

Drenagem contaminada

Drenagem oleosa

Drenagem Esses euentes contendo alto teor de leo sero encaminhos oleosa de fundo para um tanque de recuperao do produto. A fase aquosa ser de tanque encaminhada para tratamento na ETDI da RECAP.

Resduos Slidos Os resduos slidos gerados no Terminal de Mau sero classicados conforme o grau de risco ao meio ambiente e sade pblica, segundo a NBR 10.004/04, e sero separados de acordo com a Resoluo CONAMA 275/01, que estabelece os padres de cores dos recipientes coletores. Os resduos gerados sero colocados em tambores e enviados RECAP para adequada destinao. Emisses Atmosfricas As emisses geradas durante a operao do Terminal de Mau sero as provenientes dos tanques de armazenamento de gasolina e diesel e tambm do parque de carregamento de caminhes. Cabe ressaltar que os tanques possuiro tetos apropriados para a minimizao das emisses gasosas. Alm disso, os gases do parque de carregamento sero retornados aos tanques de armazenamento por meio de um sistema de recuperao de vapores, contribuindo para a reduo das emisses gasosas para o meio ambiente.

ECGM
Euentes Lquidos Na ECGM no esto previstos sanitrios, refeitrios e outras instalaes que gerem euentes lquidos, pois trata-se de uma pequena unidade de operao. Resduos Slidos Com relao aos resduos slidos no h previso para a sua gerao, visto que a ECGM operar com gs natural.
26 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Emisses Atmosfricas As emisses atmosfricas geradas na ECGM sero resultantes do aquecedor a ser instalado e suas concentraes devero atender aos limites estabelecidos pela Resoluo CONAMA 382 de 2006.

Terminal de Guararema
Euentes Lquidos No Terminal de Guararema os euentes lquidos gerados nas novas instalaes sero integrados ao sistema de drenagem existente, que inclui a separao completa de euentes, como no Terminal de Mau. Resduos Slidos Os resduos slidos provenientes das novas instalaes sero integrados ao sistema j existente no Terminal, que consiste na classicao, separao, armazenamento e destinao nal adequados dos resduos. Emisses Atmosfricas As emisses atmosfricas geradas pelas novas instalaes sero as provenientes principalmente do forno e dos tanques de armazenamento e respeitaro os limites estabelecidos na Resoluo CONAMA 382 de 2006.

RECAP
Euentes Lquidos Os novos drenos sero interligados ao sistema de drenagem j existente na RECAP. Assim como no Terminal de Mau, ser adotado o sistema de drenagem com separao completa dos vrios lquidos drenados. Resduos Slidos A rea existente para armazenagem dos resduos slidos ser ampliada e receber os resduos provenientes das novas instalaes e do Terminal de Mau. Os resduos sero separados, devidamente acondicionados e armazenados, para posterior envio correta destinao nal, de acordo com a Resoluo CONAMA 275/01. Emisses Atmosfricas As emisses gasosas sero principalmente as provenientes das esferas de GLP (gs de cozinha) e respeitaro os limites estabelecidos na Resoluo CONAMA 382 de 2006.

Estao de Bombeamento (EB)


Euentes Lquidos Na EB o sistema de drenagem tambm ser como o do Terminal de Mau.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

27

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Entretanto, as guas oleosas sero direcionadas a um tanque de armazenamento e enviadas para tratamento externo EB. Resduos Slidos Os resduos gerados na EB sero classicados segundo a NBR 10.004/04, posteriormente separados, armazenados e destinados de acordo com a Resoluo CONAMA 275/01. Emisses Atmosfricas Sero geradas emisses atmosfricas resultantes do aquecedor a ser instalado nesta unidade, dentro dos limites estabelecidos na Resoluo CONAMA 382 de 2006.

Sistema de Segurana
A segurana dos Dutos, Terminais e Instalaes Pontuais consiste em uma das preocupaes do projeto PDD/SP. O sistema de segurana seguir as aes de QSMS/PETROBRAS para garantir controle, monitoramento e manuteno dos equipamentos. Desta forma, os Dutos, Terminais e Instalaes Pontuais tero um moderno sistema de deteco e bloqueio de vazamentos.

Dutos
TIPO Sistema de deteco e bloqueio contra vazamentos Sistema de comunicao Proteo catdica Sinalizao DESCRIO Este sistema poder ser realizado pelo Centro de Controle Operacional localizado no edifcio da TRANSPETRO na cidade do Rio de Janeiro. Proporcionar deteco de vazamentos, via satlite e em tempo real, onde operadores aptos e autorizados acionaro o fechamento das vlvulas de bloqueio de vazamentos. O sistema ser realizado atravs de bras pticas dedicadas s funes de telefonia operacional, cmeras de vdeo para a segurana e monitoramento, etc. Ser feita para proteger o duto contra corroso (danicao do duto) devido ao contato direto com o solo e correntes de fugas de sistemas ferrovirios e metrovirios, dentre outras causas. De forma a evitar danos nos dutos decorrentes da ao humana, as faixas recebero placas sinalizadoras para alertar a populao.

Terminais e Instalaes Fixas


Os Terminais e Instalaes Pontuais sero equipados com sistemas de controle, medio e monitoramento do processo, manuteno, deteco e bloqueio contra vazamentos, combate a incndio e gerao de energia de emergncia.
28 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

O sistema de controle operacional para os Terminais e Instalaes Pontuais ser realizado pelo Centro Nacional de Controle Operacional (CNCO) para as operaes com os oleodutos e o Centro de Controle de Gs (CCG) para os gasodutos, ambos localizados na sede da TRANSPETRO na cidade do Rio de Janeiro. A inspeo das operaes internas destas instalaes ser realizada em salas de controle interligadas ao CNCO e ao CCG, para fechamento de vlvulas em caso de vazamentos.

Cuidados Ambientais do Projeto PDD/SP


O projeto PDD/SP est sendo estruturado de acordo com as especicaes tcnicas desenvolvidas e/ou adotadas pela PETROBRAS, referentes a segurana nas construes e operaes de Dutos, Terminais e Instalaes Pontuais, e tambm respeitando a legislao ambiental vigente. Dentre os cuidados ambientais implementados no projeto PDD/SP, durante todas as fases do empreendimento, destacam-se: A escolha de locais para o traado dos dutos priorizando restringir as desapropriaes de moradias, a passagem dos dutos por reas de proteo ambiental, terrenos rochosos e com baixa capacidade de suporte; A realizao de levantamento fotogrco areo das reas das obras visando possibilitar uma posterior recomposio e reintegrao do terreno paisagem, nos moldes originais; A preferncia por uso de reas compatveis com atividade industrial para a construo dos Terminais e Instalaes Pontuais; A reviso de volumes aproximados de corte e aterro, evitando-se reas de emprstimo e bota-fora; O aproveitamento dos caminhos de acesso existentes e, ao nal das obras, a recuperao e reintegrao paisagem das reas utilizadas durante a implantao do empreendimento; Os cuidados que as empreiteiras contratadas devero ter, escolhendo as melhores tcnicas para a construo e levando em conta os pontos considerados especiais para a instalao dos dutos; A priorizao da instalao dos canteiros e frentes de obras prximos aos ncleos habitacionais locais, dando-se preferncia contratao da mode-obra da regio, evitando-se assim os impactos advindos da chegada de trabalhadores de outras localidades.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

29

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Quais So as reas de Inuncia do PDD/SP?


Regio Administrativa Uma das sedes que compem um Estado e que exerce liderana poltico-administrativa sobre os municpios vizinhos. Regio Metropolitana Concentrao urbana contnua que compreende vrios municpios vizinhos.

A rea de estudos do PDD/SP abrange boa parte das Regies Administrativas (RAs) de Campinas e de So Paulo. A RA de Campinas formada por 90 municpios, dos quais 19 compem a Regio Metropolitana de Campinas. A Regio Administrativa de So Paulo coincide com a Regio Metropolitana de mesmo nome e formada por 39 municpios. A extenso da malha de dutos do PDD/SP percorre 27 municpios, dos quais 9 pertencem RA de Campinas. So eles: Nazar Paulista, Bom Jesus dos Perdes, Atibaia, Bragana Paulista, Itatiba, Morungaba, Campinas, Paulnia e Jaguarina. Os demais pertencem Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP): So Bernardo do Campo, Santo Andr, So Caetano do Sul, So Paulo, Diadema, Taboo da Serra, Osasco, Barueri, Mau, Ribeiro Pires, Rio Grande da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba-Mirim, Guararema e Santa Isabel. Devido a essa grande abrangncia do PDD/SP, as reas de Inuncia diferem bastante entre si com relao s caractersticas geogrcas, ambientais, socioeconmicas, culturais e polticoadministrativas observadas trecho a trecho, nos municpios estudados. As reas de Inuncia dos empreendimentos so denidas para se elaborar os estudos ambientais, considerando-se as caractersticas dos mesmos e das regies em que sero implantados, alm da maneira com que os impactos iro interferir sobre o ambiente, seja de forma direta ou indireta. No caso do PDD/SP, para a realizao de estudos ambientais mais detalhados e diretos, foi estabelecido para os trs meios fsico, bitico e socioeconmico e cultural, um limite de aproximadamente 800 metros, sendo 400 metros para cada lado da faixa de dutos e um crculo de 1.000 metros de raio, com centro nos locais das obras das instalaes pontuais (terminais, renaria, estao de bombeamento e estao de controle). Para a realizao de estudos ambientais mais gerais do PDD/SP, com relao ao meio socioeconmico e cultural, foram considerados os limites dos municpios onde sero realizadas as obras. Num contexto ainda mais amplo e indireto, adotou-se, para este meio, as Regies Administrativas de So Paulo e Campinas. Para os meios fsico e bitico, adotou-se um limite de 10 km, sendo 5 km para cada lado da faixa de dutos ou um raio de 5 km a partir do centro dos locais das obras das instalaes pontuais.
Meio Fsico Conjunto das caractersticas do ambiente (ex. solo, clima, rios). Meio Bitico Caractersticas da vegetao e da fauna da regio. Meio Socioeconmico e Cultural Relativo forma e condies como as pessoas de uma regio se organizam, trabalham, se expressam e so atendidas pela municipalidade.

30 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

reas de Inuncia

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

O Meio Ambiente
Este captulo apresenta uma descrio dos meios fsico, bitico e socioeconmico e cultural das reas de inuncia do empreendimento, compreendendo as vrias faixas de dutos e instalaes pontuais (terminais, renaria, estao de bombeamento e estao de controle de gs) que compem o PDD/SP. Neste relatrio, para cada uma destas reas, foram consideradas apenas as caractersticas mais representativas. Entre elas: localizao e abrangncia da faixa, aspectos de relevo e geologia, recursos hdricos, usos e qualidade da gua, conservao da biodiversidade, vegetao, fauna, unidades de conservao e outras reas legalmente protegidas, uso e ocupao do solo, cruzamento ou proximidade das faixas de dutos com a infra-estrutura regional, populao e comunidades tradicionais, patrimnio histrico, cultural e arqueolgico. vlido ressaltar que nem todos esses itens de caracterizao so abordados para todas as faixas, pois somente os pontos de destaque encontram-se descritos neste relatrio. A rea de estudos do PDD/SP abrange quase toda a Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP), considerada o terceiro maior aglomerado urbano do mundo, com 39 municpios, nos quais vivem cerca de 18 milhes de habitantes. O clima da regio mido, com invernos brandos e temperatura mdia do ms mais quente de 22 C. Cerca de 25% da rea total da RMSP encontra-se urbanizada. A regio possui mais de 2000 indstrias com alto potencial poluidor e uma frota de quase 8 milhes de veculos, sendo esta a responsvel pela maior parte da poluio atmosfrica. Segundo a Cetesb, o ar da metrpole encontra-se saturado por oznio, alm de outros poluentes como monxido de carbono, dixido de nitrognio, material particulado e fumaa. A rea em que se insere o PDD/SP abrange 3 bacias hidrogrcas vizinhas entre si: a Bacia do Alto Tiet, Bacia do Piracicaba, Capivari e Jundia (Bacia do PCJ), e a Bacia do Alto Paraba do Sul. O abastecimento pblico o uso dgua mais importante em todas elas. Para garantir gua em quantidade e qualidade adequadas so necessrios, atualmente, 8 sistemas produtores que, em conjunto, fornecem cerca de 65 mil litros de gua por segundo. As guas subterrneas so tambm bastante exploradas nas reas de inuncia do PDD/SP. A RMSP importa da Bacia PCJ mais da metade da gua que consome atravs do Sistema Cantareira, que transfere cerca de 33 mil litros de gua por segundo oriundos daquela Bacia para a Bacia do Alto Tiet, reduzindo a disponibilidade de recursos hdricos da prpria Bacia do PCJ. O restante da gua para abastecimento da RMSP provm dos mananciais da regio, em especial os reservatrios Billings e Guarapiranga. Estes mananciais sofrem com a degradao de suas guas devido ao processo de ocupao desordenada das suas bordas.
32 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Ao longo dos 27 municpios que compem a rea de estudos do PDD/SP, algumas obras de implantao do empreendimento iro interceptar reas legalmente protegidas como Unidades de Conservao (UCs). As UCs so reas do territrio brasileiro, ambientalmente importantes, pblicas ou particulares, protegidas por lei, com objetivos, limites e administrao denidos legalmente. A seguir encontra-se uma listagem das UCs inseridas nas reas de Inuncia do PDD/SP:

UC Parque Estadual da Serra do Mar Reserva Biolgica Paranapiacaba Estao Ecolgica do Itapeti APA Mata do Iguatemi APA Vrzea do Tiet PNM Serra do Itapeti APA Haras S.Bernardo APA Parque e Fazenda do Carmo PNM do Carmo Parque Estadual Fontes do Ipiranga APA Bacia do Rio Paraba do Sul RPPN Fazenda Rio dos Piles APA Piracicaba Juqueri Mirim APA Sistema Cantareira APA Municpio de Campinas

DISTNCIA DA FAIXA PARA A UC 1 (km) intercepta 5,1 0,4 4,6 intercepta 1.5 3,8 5,3 6,3 6,4 intercepta < 0,4 intercepta intercepta intercepta

REA TOTAL (ha) 315.000 336 89,5 30 7.400 352,3 35,3 867,6 154,8 543 69.489 560 280.330,9 2.410.200 22.300

REA INTERCEPTADA2 (%) 0,05 0,45 0,05 0,02 0,005 0,14

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
1 2

Menor distncia entre os limites da UC e a faixa de dutos do PDD/SP. Porcentagem da rea interceptada pela faixa de dutos em relao rea total da UC.

A seguir passa-se a uma descrio das principais caractersticas das reas de inuncia das faixas de dutos e instalaes pontuais que compem o PDD/SP, sob o ponto de vista dos meios fsico, bitico e socioeconmico e cultural.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

33

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Trecho EB Mau

Localizao e Abrangncia A Faixa EB-Mau inicia-se na rea da antiga Estao de Bombeamento do Alto da Serra, ao lado da Rodovia Anchieta, e termina prxima ECGM, passando pelos municpios de So Bernardo do Campo, Santo Andr, Rio Grande da Serra, Ribeiro Pires, Mau e So Paulo. Relevo e Geologia Na regio predominam os morros baixos at o municpio de Rio Grande da Serra. Dali at Mau o relevo mais acentuado. Na plancie do rio Grande ocorrem inundaes em pocas chuvosas.
Viso panormica da plancie de inundao do rio Grande

Foto: H

- 2006

34 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Recursos Hdricos, Usos e Qualidade da gua Ao redor do local onde ser construda a Estao de Bombeamento (EB), situase o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Nesta regio localizam-se dois reservatrios: Billings e Pedras, alm dos rios Grande, Pequeno e Taiaupeba-Mirim, que so mananciais de abastecimento pblico. Neste trecho, os rios auentes ao reservatrio Billings e ao rio Taiaupeba so Classe 1. A maior parte desta faixa situa-se sobre a rea de Proteo e Recuperao de Manancial (APRM). Os usos dgua identicados nesta regio so, principalmente abastecimento pblico, seguido de irrigao de horticulturas, gerao de energia, pesca amadora e lazer aqutico. As guas dos reservatrios Billings e Guarapiranga possuem boa qualidade. O rio Tiet apresenta uma piora de qualidade medida que se afasta de sua nascente e se aproxima da Regio Metropolitana de So Paulo.

De acordo com a Resoluo Conama no 357/2005, as guas doces so consideradas de Classe 1 quando destinadas: ao abastecimento para consumo humano, aps tratamento simplicado; proteo das comunidades aquticas; recreao de contato primrio (natao, esqui aqutico e mergulho); irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rentes ao solo e ingeridas cruas sem remoo de pelcula; proteo das comunidades aquticas em Terras Indgenas.

Auente ao reservatrio Billings visto da estrada: montante (antes) e jusante (depois).

Fotos: H

- 2006

No terreno do Terminal de Mau existem sete nascentes, sendo cinco delas inseridas numa regio de vegetao. Ressalta-se que o projeto PDD/SP preserva a maior parte desta rea vegetada, contribuindo para a proteo dessas nascentes. No passado foi detectada contaminao no solo e no aqfero, causada por resduos de leos pesados. Aes de remediao, promovendo a remoo dos resduos e, portanto, da retirada da fonte de contaminao, reduziram as concentraes dos contaminantes dissolvidos em gua subterrnea. Conservao da Biodiversidade A Faixa EB-Mau a que atravessa reas de Mata Atlntica em melhor estado de conservao, com os maiores fragmentos de orestas, principalmente pela existncia do Parque Estadual da Serra do Mar. Esta Faixa est inserida em reas consideradas de alto grau de prioridade e importncia biolgica para a conservao da biodiversidade. Muitas aes conservacionistas so realizadas na regio, visando contribuir para a preservao de espcies de animais, como os anfbios, rpteis, aves e mamferos, e seus habitats.

Aqfero Depsito natural de gua subterrnea.

Biodiversidade ou Diversidade Biolgica Refere-se variedade de vida no planeta. Habitat o local onde habitam populaes da mesma espcie.
35

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Reservatrio Pedras - Viso panormica.

Fotos: H

- 2006

Floresta Ombrla Densa Mata densa, sempre verde, com rvores de at 40 m de altura. Possui densa vegetao de arbustos, composta por samambaias, bromlias, palmeiras, orqudeas, cactos, dentre outras espcies. Nas reas midas tambm so encontradas gueiras, jerivs e palmitos.

Vegetao Esta Faixa encontra-se em um domnio de Floresta Ombrla Densa, pertencente Mata Atlntica. As orestas exercem grande inuncia sobre a qualidade da gua que escoa para a represa Billings e outros rios e lagos da regio. As orestas so responsveis por regular o escoamento de gua no solo, evitando que o volume das bacias aumente durante e aps as chuvas fortes. Desta forma, as orestas impedem o arraste do solo em direo aos corpos dgua e a conseqente eroso do solo. A importncia da vegetao presente na Faixa reforada pelo fato da rea fazer parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica e do Cinturo Verde da Cidade de So Paulo, assim como do Corredor Ecolgico da Serra do Mar e do Projeto Parques e Reservas do PPG-7 (Programa Piloto para Conservao da Natureza do G7). Nesta regio podem ser encontradas bromlias e orqudeas, dentre outras espcies.
Foto 1 Foto 2

Vista area de fragmento de orestas do Trecho EB-Mau: Foto 1 Fragmento que ser atravessado pela faixa de dutos e Foto 2 Fragmento junto s reas industriais

Fotos: H

- 2006

Fauna Os animais nativos presentes nas reas de inuncia desta Faixa incluem inmeras espcies, sendo algumas existentes somente na regio (espcies endmicas), outras criticamente ameaadas ou em perigo de extino, como as aves jacutinga e gavio-uau, os mamferos sagi-da-serra-escuro, bugio, muriqui e lontra, alm de algumas espcies de sapos e serpentes. Nos rios da Bacia do Alto Tiet h diversas espcies de peixes, sendo algumas nativas e outras introduzidas pelo homem, como a tilpia.
36 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Foto 1

Foto 2

Gara-branca na margem da Represa Billings e Pegada de lontra. Foto 1 e 2.

Fotos: H

- 2006

Unidades de Conservao (UCs) So encontradas duas UCs nas reas de inuncia desta Faixa: o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e a Reserva Biolgica do Alto da Serra de Paranapiacaba. A faixa de dutos intercepta uma rea de cerca de 0,05% do PESM e localiza-se a cerca de 5 km dos limites da Reserva Biolgica. O PESM a maior UC do Estado de So Paulo e a maior poro de Mata Atlntica contnua protegida de todo o Brasil. Uso e Ocupao do Solo Na Faixa EB-Mau so poucas as reas de pastagens, as quais se situam principalmente nos municpios de So Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra, Ribeiro Pires e Mau. Nos primeiros 10 km de faixa, em So Bernardo do Campo, predominam reas de vegetao nativa. H plantao agrcola que se estende do municpio de Santo Andr at Ribeiro Pires, passando por Rio Grande da Serra. Prximo ao terreno de construo da Estao de Bombeamento (EB) passa a Rodovia Anchieta. No distrito de Riacho Grande h cerca de 30 casas. Dentre estas, cinco esto localizadas em um dos ncleos de administrao do Parque Estadual da Serra do Mar (Itutinga Piles) que, juntamente com mais seis ncleos, administra este parque. No municpio de So Paulo a rea onde se localiza o trecho rural. medida que se aproxima do Terminal de Mau, a Faixa apresenta-se mais urbana, principalmente prximo s sedes dos municpios de Rio Grande da Serra, Ribeiro Pires e Mau. Cruzamento/Proximidade das Faixas deDutos e Infra-Estrutura Nesta faixa h locais de cruzamento ou proximidade das faixas com reas de ocupao humana, vias de acesso, linhas de transmisso, dutos, rodovias, estrada de ferro, dentre outras estruturas identicadas ao longo dos levantamentos de campo realizados para a elaborao do estudo. Populao De acordo com a estimativa do IBGE, com base no censo demogrco de 2000, h cerca de 8.600 habitantes nas reas prximas Faixa.
reas Prximas Faixa reas localizadas dentro dos limites de 400 metros a partir do centro da faixa de dutos e num raio de 1000 metros a partir do centro das instalaes pontuais.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

37

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Comunidades Tradicionais No municpio de So Paulo, constatou-se a presena de 4 comunidades indgenas. Destas, 3 situam-se totalmente nos limites deste municpio (Krukutu, Barragem e Jaragu), enquanto a quarta abrange reas dos municpios de So Paulo, Itanham e So Vicente (Rio Branco), ocupadas pelo grupo tnico Guarani (Mbya e Nhandeva). Ressalta-se que nenhuma dessas comunidades situa-se nos limites das reas prximas faixa, sendo que a mais prxima localiza-se a cerca de 11 km de distncia. Patrimnio Histrico, Cultural e Arqueolgico H registros de bens tombados dentro nos limites dos municpios de So Paulo (20), Santo Andr (3), Mau (1), Ribeiro Pires (1), Rio Grande da Serra (1) e So Bernardo do Campo (2), e registros de stios arqueolgicos nos limites dos seguintes municpios: So Paulo (24), Santo Andr (1) e So Bernardo do Campo (4); os quais no se encontram na rea delimitada pela Faixa EB-Mau.

Trecho RECAP So Caetano

38 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Localizao e Abrangncia Esta Faixa atravessa reas dos municpios de Mau, Santo Andr e So Caetano do Sul. Relevo e Geologia Os municpios desta Faixa esto predominantemente localizados sobre o conjunto de sedimentos da Formao So Paulo. Nesta faixa encontrase a unidade aqfera aluvionar, formada pelo depsito do rio Tiet, em So Caetano do Sul, sendo predominante nesta rea o sistema aqfero sedimentar. Recursos Hdricos Nesta rea existem alguns pontos sujeitos a inundaes peridicas na bacia do rio Tamanduate. Esses locais merecem destaque por estarem situados em rea urbana, densamente populosa. Para amenizar esses problemas de inundao, piscines e obras de aprofundamento de calha dos auentes do rio Tamanduate esto sendo executados. Vegetao Esta Faixa tambm se encontra inserida dentro dos domnios da Floresta Ombrfila Densa, pertencente Mata Atlntica. Entretanto, a maioria dos fragmentos florestais pequena e isolada, predominando rvores frutferas, como a amendoeira, a mangueira e o jambo, e as ornamentais, como a figueirabenjamin, que servem de atrativo para as espcies da fauna que vivem nas proximidades das habitaes humanas. Fauna H poucos remanescentes orestais que, apesar de bastante degradados abrigam algumas espcies da fauna, principalmente de aves, dentre as quais o carcar. Unidades de Conservao (UCs) Entre as UCs encontra-se o Parque Estadual Fontes do Ipiranga, que abriga os Jardins Botnico e Zoolgico da cidade de So Paulo, assim como importantes mananciais e animais que se encontram ameaados de extino, como o macaco bugio. Nesta Faixa todos os municpios esto localizados dentro dos limites da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica e do Cinturo Verde de So Paulo.
Aluvio
Sedimentos formados por materiais em geral grosseiros, mal selecionados, como areia, cascalho e/ou lama, transportados por guas correntes (rios, etc.).

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

39

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Rio Tamanduate prximo RECAP.

Fotos: H

T .

Uso e Ocupao do Solo A regio constituda basicamente por ambientes urbanos e industriais, com alta densidade demogrca. Nos municpios de Santo Andr e So Caetano do Sul predomina rea urbana adensada. O padro de construo das casas varia de alvenaria a materiais reaproveitados. Registra-se que a faixa de dutos acompanha a linha de trem em todo este trecho.

Foto 1 - Faixa junto comunidade Vila dos Ciganos em Santo Andr. Foto 2 - Passagem de pedestres e linha frrea na faixa de dutos em Santo Andr.

Foto 1

Foto 2

Fotos: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Observam-se locais de cruzamento ou proximidade das faixas com reas de ocupao humana, vias de acesso, viaduto, rodovias, estao de trem, cruzamento com rio e adutora, curso dgua, entre outras estruturas identificadas durante as campanhas de campo realizadas para a elaborao do estudo. Populao Com base em estimativa do IBGE, censo demogrfico 2000, h cerca de 10.900 habitantes nas reas prximas Faixa.

40 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Trecho Guararema Mau

Localizao e Abrangncia Esta faixa se inicia no Terminal de Mau e segue at o Terminal de Guararema, atravessando os municpios de Guararema, Biritiba-Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, So Paulo e Mau. Relevo e Geologia Situa-se no Planalto Paulistano, que apresenta morros mdios e altos, com topos arredondados e vales entalhados, onde se desenvolve o rio Tiet, sendo seus depsitos constitudos de cascalho, areia e silte. A partir de Mogi das Cruzes at Guararema o relevo variado, entrecortado por vrzeas estreitas. O Terminal de Guararema instalado no municpio de mesmo nome, situa-se no vale do mdio Paraba do Sul, regio constituda basicamente por morros baixos com topos arredondados e em fase de formao.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

41

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Recursos Hdricos, Usos e Qualidade da gua


Eutrozao Fenmeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos qumicos ricos em fsforo e nitrognio), normalmente causado pela descarga de esgoto domstico, industrial ou agrcola num corpo dgua, levando ao aumento excessivo de algas que, ao entrarem em decomposio, elevam o nmero de microrganismos reduzindo a qualidade da gua.

Na Bacia do Paraba do Sul, destacam-se os usos dgua para consumo humano e industrial. Nesta bacia localiza-se o importante reservatrio de Jaguari, componente do Sistema Cantareira. Esse reservatrio tambm o corpo receptor nal dos esgotos domsticos lanados in natura pelas cidades que se situam em suas bordas. Estudos indicam que muitos corpos hdricos j apresentam sinais de eutrozao. O trecho do reservatrio prximo a Guararema o que apresenta a melhor qualidade de gua. Foram identicadas na rea do Terminal 4 nascentes. Estudos realizados identicaram indcios de componentes derivados de leos e alguns metais pesados em concentraes ligeiramente acima dos padres permitidos pela legislao. Na Faixa foram observadas reas com potencial de inundaes em pocas chuvosas, como as regies onde o rio Tiet apresenta mais curvas, em Suzano, e prximo a Mogi das Cruzes.

Rio Tiet e suas curvas rea de Proteo Ambiental

Foto: H

- 2006

Conservao da Biodiversidade Os municpios que fazem parte desta Faixa esto inseridos na rea da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica e do Cinturo Verde da Cidade de So Paulo. Vegetao Na Faixa Guararema-Mau existem poucas reas orestadas, caracterizadas pela presena de fragmentos de Mata Atlntica (Floresta Ombrla Densa), as quais concentram-se nos municpios de Mogi das Cruzes, Ferraz de Vasconcelos e So Paulo. A faixa de dutos intercepta reas de matas ciliares que se encontram bem degradadas, como por exemplo, aquelas junto s margens do rio Tiet. Espcies de bromlias, orqudeas, pau-jacar, canjerana e jeriv podem ser encontradas na regio.
42 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Vista geral do incio do Trecho Guararema-Mau. 1) Paisagem modicada pelo homem; 2) Brejo com gramnea; 3) Lavoura; 4) Faixa de duto existente; 5) Capoeiro; 6) Eucalipto.

Foto: H

- 2006

Fauna Nos remanescentes orestais desta Faixa ocorrem espcies como o lagarto tei, a jararaca, o veado-mateiro, o cachorro-do-mato e o mo-pelada. Entre as aves destacam-se o tangar, o anu-branco e o sabi laranjeira. Os rios apresentam alta biodiversidade, com grande riqueza de peixes, sendo alguns de interesse comercial e outros introduzidos pelo homem, como a tilpia. Unidades de Conservao (UCs) Foram identicadas quatro UCs: Estao Ecolgica do Itapeti, APA Mata do Iguatemi, Parque Natural Municipal Serra do Itapeti e APA Vrzea do Tiet, sendo que apenas esta ser interceptada pela faixa de dutos em rea alterada por atividades humanas. Nelas ocorrem espcies ameaadas de extino, como os mamferos jaguatirica, gato-do-mato, sagi-da-serra-escuro e as aves jacu e inhambu, todas extremamente sensveis s perturbaes provocadas pela ao do homem, como a caa. Uso do Solo Esta Faixa caracteriza-se por ser prxima grandes concentraes urbanas e industriais, a extensas reas de cultivo de eucalipto e campos de pastagem, apresentando ainda inmeros cultivos irrigados de hortalias. A partir de Mogi das Cruzes e at Guararema a paisagem apresenta basicamente plantaes de eucaliptos e pinus, utilizados nas indstrias de papel e celulose (Complexo Suzano). Prximo ao Terminal de Guararema h propriedades rurais e grandes reas de plantao de eucalipto.
Vista area da rea junto ao Terminal de Guararema.

Foto: PETROBRAS - 2007

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

43

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Nesta Faixa h locais de cruzamento ou proximidade das faixas de dutos com reas de ocupao humana, vias de acesso, linhas de transmisso, viaduto, rodovias, estrada de ferro, entre outras estruturas identicadas nas campanhas de campo realizadas para a elaborao do estudo. As estradas de acesso ao Terminal de Guararema no so asfaltadas. Registra-se que o transporte pblico, o comrcio e os servios de sade so insucientes.

Jardim Oratrio e Indstrias em Mau

Foto: H

- 2007

Populao De acordo com o IBGE, com base no censo demogrco de 2000, h aproximadamente 62.800 habitantes nas reas prximas Faixa. Patrimnio Histrico, Cultural e Arqueolgico H registros de bens tombados nos municpios de Guararema (1) e Suzano (1) e registros de stios arqueolgicos nos municpios de Guararema (1) e Mogi das Cruzes (7), os quais no se encontram na rea delimitada pela Faixa Guararema-Mau.

44 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Trecho REPLAN Guararema

Localizao e Abrangncia Esta faixa, que corresponde maior Faixa de dutos do PDD/SP, inicia-se no Terminal de Guararema e atravessa reas dos municpios de Paulnia, Jaguarina, Campinas, Morungaba, Itatiba, Bragana Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdes, Nazar Paulista, Santa Isabel, Mogi das Cruzes e Guararema. Relevo e Geologia A Faixa caracteriza-se pela presena de morros de topos arredondados, com encostas de pers retilneos a curvilneos. Nas proximidades de Jaguarina e de Santa Isabel, foram identicadas reas propcias a inundaes ou alagamentos. Em alguns desses pontos, devido s freqentes cheias, pode ocorrer eroso. Recursos Hdricos, Usos e Qualidade da gua Esta Faixa atravessa parcialmente 2 bacias: a do Alto Paraba do Sul, na rea onde se situa o lago Jaguari e a do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundia). Diversas culturas irrigadas como feo, milho e ores foram observadas nestes vales. Na Bacia do PCJ, a agricultura irrigada e o setor industrial so os maiores usurios das guas. Outros usos identicados nesta bacia so: fornecimento de gua para rebanhos, gerao de energia, pesca e lazer aqutico.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

45

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Pequenas acumulaes de gua nas imediaes da faixa, com clube de lazer no primeiro plano.

Foto: H

- 2006

Conservao da Biodiversidade Uma das reas mais representativas para a conservao da biodiversidade ocorre entre Nazar Paulista e Santa Isabel. A vegetao presente de Mata Atlntica e a construo do tnel diminuir a necessidade de desmatamento. Ressalta-se que a vegetao tpica de Mata Atlntica desta faixa encontra-se predominantemente reduzida e fragmentada. Vegetao
Floresta Estacional Semidecidual Vegetao tpica da Mata Atlntica, perde parte de suas folhas (20 a 50%) nos perodos secos. O grau de perda das folhas depende da intensidade e durao das temperaturas mnimas e das chuvas.

Esta Faixa encontra-se parcialmente inserida em rea de Floresta Ombrla Densa, porm, nela tambm se verica a ocorrncia de Floresta Estacional Semidecidual, ambas formaes da Mata Atlntica. Estando localizada dentro dos limites da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica. A vegetao nesta rea vem sofrendo impactos causados por diversas aes do homem, como coleta, fogo, desmatamento, etc. Porm, alguns fragmentos encontram-se bem conservados. Algumas espcies vegetais encontram-se ameaadas, como o palmiteiro e o jequitib. Fauna Foram registradas algumas espcies ameaadas de extino, como por exemplo, os macacos sau e bugio, a ona suuarana e as aves gavio-uau e jacupemba. Um problema para os animais existentes nesta Faixa o tamanho dos fragmentos orestais, insucientes para manter espcies mais exigentes em termos de qualidade ambiental ou que necessitem de reas maiores.

Espcies ameaadas de extino presentes no trecho REPLANGuararema: bugio e gavio-uau.

Foto: H

- 2006

46 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A Faixa abrange a rede de drenagem auente aos rios Tiet, Paraba do Sul e Piracicaba. Estes rios apresentam alta biodiversidade, com grande riqueza de peixes, tendo algumas espcies que s existem nestas bacias (espcies endmicas), algumas de interesse comercial e outras que foram introduzidas pelo homem, como a tilpia. Nos rios da Bacia do PCJ ocorrem espcies bem conhecidas, como o lambari, o dourado, o pacu, o acar e o bagre.
Conuncia dos rios Atibaia e Jaguari, formando o rio Piracicaba.

Foto: H

- 2006

Unidades de Conservao (UCs) Foram identicadas 5 Unidades de Conservao, todas de uso sustentvel: APA Bacia do Rio Paraba do Sul, RPPN Fazenda Rio dos Piles, APA Piracicaba Juqueri Mirim, APA Sistema Cantareira e APA do Municpio de Campinas, a exceo da RPPN, todas as demais sero interceptadas pela Faixa de dutos. A rea mais representativa nesta faixa a rea de Proteo Ambiental (APA) do Municpio de Campinas ou APA de Sousas e Joaquim Egdio, considerada de extrema prioridade para a conservao da biodiversidade, especialmente por abrigar a Mata Ribeiro Cachoeira (que no sofrer desmatamento). As APAs tm como principal funo a recuperao e proteo dos recursos hdricos da regio. Uso e Ocupao do Solo No municpio de Guararema, identicaram-se cultivo de plantas frutferas, eucaliptos e pastagens, alm de pequenos focos de extrao mineral. H reas urbanas ao redor da sede do municpio e no limite com os municpios de Mogi das Cruzes e Santa Isabel. No municpio de Mogi das Cruzes, predominam as reas de pastagens, intercaladas por uma regio de extrao mineral.
Panormica do vale do rio Atibaia com mata ciliar bem preservada.

Foto: H

- 2006

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

47

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Em Santa Isabel, h concentrao urbana a uma distncia de 400 metros da faixa, nas proximidades da sede do municpio, que rodeada por pastagens. No municpio de Nazar Paulista h presena de mata entremeada por focos de pastagem, com pequena rea de ocupao humana. No municpio de Bom Jesus dos Perdes h uma grande rea de mata e pastagem. A parte da Faixa que atravessa o municpio de Atibaia constituda por pastagens e ocupaes como chcaras, haras, rea agrcola e grandes fazendas. O municpio de Bragana Paulista tem sua rea composta basicamente por pastagens e pequenos focos de mata e rea agrcola, que se estende at Paulnia. As demais localidades ao longo da faixa apresentam uso somente rural. No h grande concentrao populacional nestas localidades.
Morro de topos arredondados, ao norte da Serra da Bocaina, em Bragana Paulista.

Foto: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Durante as campanhas de campo realizadas para a elaborao deste estudo, foram vericados locais de cruzamento ou proximidade das Faixas de dutos com reas de ocupao humana, ferrovia, vias de acesso, linhas de transmisso, rodovias, plantaes, rios e propriedades particulares.

Faixa Existente em rea Agrcola em Itatiba.

Foto: H

- 2006

Populao Com base no censo demogrco de 2000 do IBGE, foi estimada em 7.000 habitantes nas reas prximas faixa.
48 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Comunidades Tradicionais No municpio de Itatiba foi identicada a Comunidade de Remanescentes de Quilombos Brotas, situada a cerca de 16 km da faixa de dutos. Nesta comunidade vivem 32 famlias, totalizando cerca de 150 pessoas. A renda mdia dos moradores que residem no Quilombola Brotas de um salrio mnimo por famlia, embora passem por perodos onde esta renda ca abaixo do salrio mnimo, devido ao desemprego de muitos chefes de famlia. Os moradores do sexo masculino exercem atividades como pedreiro, pintor, eletricista, gari e vigia. As mulheres exercem atividades de vendedoras nos estabelecimentos comerciais da cidade e o maior nmero delas trabalha como empregadas domsticas. Alm disso, algumas dedicam parte de seu tempo ao artesanato, como forma de complementar o oramento familiar. Assim, pode-se perceber que estes moradores no so agricultores como seus antepassados que viviam do que era produzido no Quilombo.
Foto 1 - Entrada do Quilombo Brotas. Foto 2 - Sede da Associao Cultural Quilombo Brotas.

Foto 1

Foto 2

Foto: H

- 2006

Patrimnio Histrico, Cultural e Arqueolgico Quanto ao Patrimnio Histrico, Cultural e Arqueolgico h registros de bens tombados nos municpios de Barueri (1), Atibaia (1), Itatiba (1) e Bom Jesus dos Perdes (1) e registros de stios arqueolgicos nos municpios de Atibaia (5) e Barueri (1). Esses bens tombados e stios no se encontram nas reas prximas faixa.

Faixas de Dutos a Serem Desativados Consideradas nos Estudos para o Meio Socioeconmico e Cultural
Algumas Faixas inseridas no PDD/SP incorporam s faixas de dutos que sero desativados aps o trmino das obras e incio da operao das novas instalaes. Esse processo de desativao ir reetir positivamente no meio socioeconmico e cultural, pois proporcionar mais condies de segurana para as populaes vizinhas. As faixas de dutos a serem desativadas so as que vo do Terminal de So Caetano do Sul aos Terminais de Barueri, Cubato e Guarulhos e o trecho que vai do km 33 + 600 da Faixa Cubato-So Caetano at a RECAP.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

49

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Trecho Barueri So Caetano

Localizao e Abrangncia Esta faixa atravessa os municpios de Barueri, Osasco, So Paulo, Taboo da Serra, Diadema e So Bernardo do Campo. Uso e Ocupao do Solo Os bairros de Barueri e Osasco localizados na Faixa so basicamente residenciais, com pequenos estabelecimentos comerciais. As residncias so de mdio e baixo padro de construo. H presena de favelas e conjuntos habitacionais. Ao longo da Rodovia Castelo Branco h presena de indstrias. Em So Paulo e Diadema a faixa atravessa atravessa bairros residenciais de mdio a baixo padro construtivo. Ao redor h favelas e comunidades de baixa renda. Um pequeno trecho da Faixa atravessa o municpio de Taboo da Serra. Em So Bernardo do Campo, a Faixa atravessa bairros residenciais de mdio a alto padro construtivo.
50 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Centro Pblico Naes em Diadema

Foto: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Nesta Faixa h locais de cruzamento ou proximidade das faixas de dutos com reas de ocupao humana, vias de acesso, linhas de transmisso, rodovias, linha de trem, autdromo, usina termoeltrica, entre outras estruturas identicadas ao longo das campanhas de campo realizadas para a elaborao do estudo. Populao Os municpios por onde atravessa a faixa de dutos a serem desativados apresentam uma estimativa populacional, segundo o IBGE, de mais de 276 mil habitantes, nas reas prximas Faixa.

Faixa Cubato So Caetano

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

51

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Localizao e Abrangncia Esta Faixa atravessa os municpios de So Bernardo do Campo, Santo Andr e So Caetano do Sul. Uso e Ocupao do Solo Esta Faixa acompanha a Rodovia Anchieta. s suas margens esto instaladas inmeras indstrias. As residncias so de mdio a alto padro construtivo. Nas proximidades do km 30 h ocupao irregular de comunidades nas encostas de Vila do Areio, Vila dos Estudantes e Vila Sabesp.

Faixa de dutos passando pelo Jardim Hollywood

Foto: H

- 2006

Vila SABESP em So Bernardo do Campo.

Foto: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Nesta Faixa h locais de cruzamento ou proximidade das Faixas de dutos com reas de ocupao humana, vias de acesso, linhas de transmisso, rodovias, entre outras estruturas identicadas ao longo das campanhas de campo. No municpio de Santo Andr, a faixa de dutos passa por locais de caractersticas diferenciadas, h reas comerciais, industriais e residenciais. Em So Caetano do Sul, a Faixa atravessa bairros residenciais de mdio a alto padro construtivo.

52 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Faixa Guarulhos So Caetano/RECAP

Populao Os municpios que compem a Faixa apresentam uma estimativa populacional, segundo o IBGE, com mais de 106 mil habitantes, nas reas prximas faixa. Localizao e Abrangncia Esta Faixa atravessa os municpios de Guarulhos, So Paulo, So Caetano do Sul, Santo Andr e Mau. No municpio de Guarulhos a faixa de dutos atravessa um pequeno trecho do Bairro de Cumbica. A faixa segue cruzando a avenida Ayrton Senna em direo estrada municipal que d acesso ao Terminal da Petrobras. Uso e Ocupao do Solo A regio de Guarulhos uma rea de uso industrial, sem ocupao domiciliar. Os demais municpios esto localizados em rea residencial urbana com casas de mdio a baixo padro construtivo e alguns conjuntos habitacionais. As ruas, em sua maioria, so pavimentadas e h saneamento bsico.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

53

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Comunidade atravessada pelos dutos em Jardim Tiet, So Paulo.

Foto: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Nesta Faixa h locais de cruzamento ou proximidade das faixas de dutos com ocupao humana, vias de acesso, rodovias, entre outras estruturas identicadas ao longo das campanhas de campo realizadas para a elaborao do estudo. Populao Os municpios que compem esta faixa apresentam uma estimativa populacional, segundo o IBGE, de mais de 243 mil habitantes, nas reas prximas Faixa.

Faixa Cubato/So Caetano (km 33 + 600) RECAP

54 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Localizao e Abrangncia Esta Faixa atravessa reas dos municpios de So Bernardo, Santo Andr e Mau. Uso e Ocupao do Solo A rea dos trs municpios atravessados pela faixa de dutos composta por bairros densamente ocupados, com residncias de mdio a baixo padro construtivo e conjuntos habitacionais. Observam-se, ainda, reas ocupadas por favelas onde no h esgotamento sanitrio e abastecimento de gua pela rede geral.
Dutos e comunidade, Rua do Oleoduto na Vila So Pedro, So Bernardo do Campo.

Foto: H

- 2006

Cruzamento/Proximidade das Faixas de Dutos e Infra-Estrutura Nesta Faixa h locais de cruzamento ou proximidade das faixas de dutos com ocupao humana, vias de acesso, rodovias, estrada de ferro entre outras estruturas identicadas ao longo das campanhas de campo realizadas para a elaborao do estudo. Destaca-se nesta rea a precariedade nos servios de infra-estrutura urbana. Os sistemas de saneamento bsico atendem somente aos bairros da parte plana dos municpios. As vias de acesso, em sua maioria, no so asfaltadas. Populao Os municpios apresentam uma estimativa populacional de cerca de 86 mil habitantes, segundo o IBGE, nas reas prximas Faixa.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

55

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Impactos, Medidas, Planos e Programas Ambientais


A identicao e a avaliao dos impactos ambientais do PDD/SP foi realizada integrando-se os aspectos que interferem em cada fator ou componente do meio fsico, bitico e socioeconmico e cultural, durante todas as fases do empreendimento (planejamento, implantao, operao e desativao de faixas de dutos e instalaes pontuais). Para melhor compreender a avaliao dos impactos ambientais, so denidos os seguintes termos, utilizados neste estudo:
TERMOS UTILIZADOS Impacto ambiental Fator ambiental Componente ambiental

DEFINIES Qualquer alterao no ambiente causada pelas atividades de um empreendimento.


Exemplo: gerao de empregos devido oferta de mo-de-obra.

Elemento do meio fsico, bitico, ou socioeconmico afetado pelo impacto ambiental.


Exemplo: gua, solo, animais, plantas, homem.

Conjunto de fatores ambientais.


Exemplo: reas legalmente protegidas, infra-estrutura de servios pblicos.

Cada impacto foi avaliado de acordo com os seguintes critrios:

CRITRIO

DEFINIES Positivo quando o impacto resulta na melhoria da qualidade ambiental. Negativo quando o impacto resulta em perda da qualidade ambiental. Direta impacto resultante de uma simples relao de causa e efeito. Indireta impacto resultante de uma reao secundria. Temporrio impacto cujos efeitos acabam em menos de 20 anos. Permanente impacto cujos efeitos permanecem mesmo aps 20 anos. Imediato impacto cujos efeitos surgem imediatamente aps a ao. Mdio prazo impacto cujos efeitos ocorrem durante o desenvolvimento da atividade. Longo prazo impacto cujos efeitos sero detectados aps o trmino das atividades.
continua...

Qualicao

Incidncia

Permanncia ou durao

Momento ou desencadeamento

56 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.

CRITRIO

DEFINIES

Reversvel quando as condies originais so recuperadas. Parcialmente reversvel quando as condies originais so Grau de parcialmente recuperadas. reversibilidade Irreversvel quando as condies originais no so recuperadas. Local quando os efeitos do impacto se fazem sentir dentro da faixa de 800 metros englobando os dutos e num raio de 1000 metros a partir do ponto central das instalaes pontuais; para o meio socioeconmico e cultural leva-se em conta o limite polticoadministrativo dos municpios includos no PDD/SP. Regional para os meios fsico e bitico, quando os efeitos do impacto ocorrem dentro da faixa de 10 km incluindo os dutos e num raio de 5 km a partir do centro das instalaes pontuais; para o meio socioeconmico, consideram-se os limites das regies administrativas dos municpios (So Paulo e Campinas). Extra-regional aquele cujos efeitos ultrapassam as regies administrativas dos municpios includos no PDD/SP. Baixa impacto cuja intensidade da alterao sobre o fator/ componente baixa. Mdia impacto cuja intensidade da alterao sobre o fator/ componente mdia. Alta impacto cuja intensidade da alterao sobre o fator/ componente alta.

Abrangncia espacial

Magnitude

A IMPORTNCIA do impacto, classicada em pequena, mdia ou grande, foi denida com base nos dois critrios listados a seguir:
CRITRIO DEFINIES

Simples impacto que no apresenta interao com outro(s) impacto(s). Cumulatividade Cumulativo impacto que apresenta alguma interao com outro(s) impacto(s). Estratgico quando o impacto atinge um fator/componente ambiental de importncia reconhecida para o Brasil ou para uma parte expressiva da populao. No-estratgico quando o impacto no atinge tais fatores/ componentes.

Carter estratgico

Assim, so apresentados a seguir os principais impactos que podem ocorrer devido implantao do PDD/SP. Para cada componente ambiental descrevemse os impactos que ocorrem sobre ele de uma forma geral, considerando todas as faixas de dutos e instalaes pontuais. Ao nal, apresentado um QuadroResumo contendo a classicao dos impactos. Os critrios referentes a MAGNITUDE e IMPORTNCIA so destacados, pois em alguns casos apresentam variaes para cada faixa de dutos e instalao pontual analisados.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

57

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A ordem de apresentao dos impactos se d a partir das diferentes fases do empreendimento Planejamento, Implantao, Operao e Desativao de modo a permitir ao leitor uma noo temporal dos acontecimentos previstos, dentro da abrangncia espacial do Projeto PDD/SP. Aps a identicao e avaliao dos impactos, so propostas Medidas Ambientais que tm como objetivo prevenir, reduzir, controlar ou potencializar os impactos na regio de implantao do PDD/SP. As medidas so uma importante ferramenta da gesto do meio ambiente. Quando aplicadas, iro interferir na avaliao das reais alteraes a serem observadas na rea de inuncia da atividade, podendo reduzir a conseqncia dos impactos ambientais identicados. Para que as medidas propostas sejam colocadas em prtica de forma organizada e efetiva, foram elaborados Planos e Programas Ambientais a serem implementados ao longo das fases do PDD/SP. As medidas foram classicadas conforme apresentado a seguir:
MEDIDA Medida mitigadora Medida de controle Medida compensatria CONCEITOS Ao que tem como objetivo reduzir os efeitos de um impacto negativo. Pode ser classicada conforme seu carter (preventivo ou corretivo) e sua eccia (alta, mdia ou baixa). Ao que visa controlar e monitorar os possveis impactos e vericar a eccia das demais medidas. Ao que objetiva compensar, atravs de melhorias em outro local, um impacto ambiental negativo importante e no mitigvel.

Ao que tem como objetivo aumentar os efeitos de um impacto Medida positivo. Pode ser classicada conforme sua eccia (alta, mdia potencializadora ou baixa).

Impactos Identicados na Fase de Planejamento do Projeto PDD/SP


Componente Ambiental: Remanescentes de Mata Atlntica Na fase de planejamento, as expectativas geradas pelo empreendimento na populao das reas de inuncia do PDD/SP (Impacto no 1) relacionam-se basicamente a: (1) gerao de empregos diretos e indiretos; (2) preocupao das autoridades municipais e comunidades locais quanto ao aumento da populao externa devido notcia do empreendimento; (3) maior volume de recursos nanceiros para as prefeituras, em razo dos impostos recolhidos; (4) dvidas a respeito da interferncia com o dia-a-dia da populao, em termos de bloqueio das vias de acesso, alterao de caminhos e gerao de rudos e poeira; (5) preocupao da populao local quanto conabilidade do empreendimento; (6) dvidas quanto aos novos usos que sero dados s faixas de dutos a serem desativadas, e (7) incertezas dos moradores com relao a indenizao, desapropriao de terras e relocao.
58 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

As reas a serem utilizadas para a implantao das faixas (30 metros) e corredores de dutos (60 ou 90 metros) devero ser objeto de desapropriao ou estabelecimento de servido administrativa. Assim, as casas e benfeitorias que se encontram nos locais onde ocorrero as obras sero desapropriadas e os habitantes relocados, de acordo com o planejamento e atendimento a normas legais (Impacto no 2).

No

IMPACTO & CLASSIFICAO Geralo de Expectativas negativo, indireto, regional, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Desapropriao e Relocao da Populao negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS

mdia

mdia

1, 2, 21 e 22

Avaliao dos Impactos sobre a populao das reas de inuncia do PDD/SP.

baixa a mdia

pequena a grande*

1, 2 e 3

* Impacto de grande importncia na Faixa Guararema Mau.

No

MEDIDA Esclarecimento da Populao e Autoridades da rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Informar as pessoas sobre cada atividade a ser realizada em todas as fases do PDD/SP, juntamente com suas vantagens e desvantagens, apresentando sempre o planejamento dessas atividades. Programa relacionado: Programa de Comunicao Social Desenvolvimento de Aes de Educao Formal e No-Formal Medida compensatria Objetivo: Tornar esta ao um benefcio mais efetivo e adequado a cada realidade, considerando-se os projetos j existentes nos municpios da rea de inuncia. Programa relacionado: Programa de Educao Ambiental Negociao para Relocao da Populao Medida compensatria Objetivo: Dar suporte s negociaes junto aos proprietrios de terra e ao processo de relocao de moradias/ benfeitorias e das famlias que venham a ser afetadas pelo projeto. Programa relacionado: Programa para o Estabelecimento da Faixa de Servido Administrativa, Indenizaes e Relocao da Populao. Estabelecimento de Metas de Contratao de Trabalhadores na rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os impactos decorrentes da gerao de expectativas, do aumento populacional e da presso sobre a infra-estrutura urbana. Estabelecer convnios com o poder pblico municipal e agncias de formao tcnica e prossional para a seleo e qualicao da mo-de-obra local de forma a adequ-la s reais necessidades do empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Controle de Contratao e Desmobilizao de Pessoal Frente s Variaes na Dinmica Demogrca Local Medida de controle Objetivo: Controlar os resultados esperados da Medida no 21 sobre os impactos e fornecer indicadores da real reduo dos impactos negativos e potencializao dos impactos positivos. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra).

Medidas associadas aos Impactos sobre a populao das reas de inuncia do PDD/SP e seus Programas Relacionados.

21

22

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

59

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Impactos Identicados na Fase de Implantao do Projeto PDD/SP


Remanescentes de Mata Atlntica Regies que restam atualmente de suas orestas, reduzidas a cerca de 7,6% da rea original, cuja extenso era de aproximadamente 1.306.421 km2. Fauna silvestre Animais que vivem na natureza e no so criados para consumo, nem domesticados. Efeito de borda Mudanas nas condies ambientais (umidade, luz e temperatura) nas bordas da mata devido remoo de vegetao, ocasionando alteraes no fragmento.

Componente Ambiental: Remanescentes de Mata Atlntica A implantao do empreendimento causar intervenes diretas e indiretas nos ecossistemas localizados nas reas de inuncia do PDD/SP, que se caracterizam pela presena de remanescentes de Mata Atlntica. Tais intervenes iro acentuar, com a modicao dos ambientes, o processo de fragmentao (reduo a partes menores) desses remanescentes (Impacto no 3). Estes cariam menos adequados para a vida de diversas espcies de animais e vegetais e, como conseqncia, poderia ocorrer a reduo de populaes nestes locais. A fauna silvestre, especialmente os vertebrados, poder ser afetada tornando-se alvo fcil de caadores, pois seu habitat ser alterado pela fragmentao (Impacto no 4). Alm da perda de rea de remanescentes, haver um aumento do efeito de borda nos fragmentos, que tambm podero ser criados dentro de remanescentes interceptados pelas faixas de dutos (Impacto no 3). Este processo de fragmentao j existe e ser acentuado com a implantao do PDD/SP. Normalmente, as faixas de servido de dutos so recobertas por gramneas de rpido crescimento, para se evitar a exposio do solo, prevenindo-o contra a eroso. Em razo da possibilidade de serem causados danos aos dutos, no se utilizam espcies vegetais que possuam razes profundas ou fortes. As gramneas disponveis comumente utilizadas so consideradas espcies exticas para a Mata Atlntica. Por denio, espcies exticas so todas aquelas que, aps introduo intencional ou no, xam-se, sendo que algumas podem expandir sua rea de ocorrncia. As espcies exticas so consideradas grande ameaa aos ambientes e diversidade biolgica (Impacto no 5). A invaso altera a composio vegetal original e pode ainda dicultar ou impedir a regenerao, atravs da competio entre as espcies. Os impactos ambientais que ocorrem sobre os remanescentes da Mata Atlntica, suas respectivas classicaes e ocorrncias esto inseridos no quadro a seguir.

No Avaliao dos impactos sobre os remanescentes da Mata Atlntica. 3

IMPACTO & CLASSIFICAO Interferncias sobre os Remanescentes Florestais negativo, direto/indireto, regional, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias sobre a Fauna Silvestre negativo, direto/ indireto, regional, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo

MAGNITUDE IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

mdia a alta

grande

4, 5 e 6

baixa a alta*

pequena a grande*

4, 5, 6 e 31

* Impacto de alta magnitude e grande importncia nas faixas EB Mau, REPLAN Guararema e no entorno da EB.
60 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

continua...

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.

No

IMPACTO & CLASSIFICAO Introduo de Espcies Exticas negativo, direto, local, permanente, irreversvel, mdio prazo, estratgico, cumulativo
MEDIDA

MAGNITUDE IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

mdia a alta

mdia a grande

No

Reintegrao Paisagstica e dos Habitats Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Recuperar os remanescentes de oresta afetados pelo empreendimento, observando a legislao e as recomendaes federais e estaduais vigentes. Programas relacionados: Programa de Recuperao de reas Degradadas; Programa de Reposio Florestal Obrigatria e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Acompanhamento da Biota Terrestre Medida de controle Objetivo: Monitorar as variaes dos parmetros biolgicos associados vegetao e fauna das reas afetadas pelo PDD/SP, com proposio de medidas corretivas, caso necessrio. Programas relacionados: Programa de Monitoramento da Flora e Fauna e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Realizao de Desmatamento Controlado Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Garantir a minimizao dos impactos negativos decorrentes da instalao do empreendimento no que diz respeito vegetao a ser retirada. Programas relacionados: Programa de Controle de Supresso de Vegetao e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Atendimento aos Nveis Mximos de Rudo Permitidos pela NBR 10151 Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Contemplar, no desenvolvimento do projeto executivo, aes de tratamento acstico que permitam a reduo dos nveis de rudo at valores compatveis com os nveis indicados para a rea, conforme a Norma NBR 10151. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle da Poluio.

Medidas associadas aos Impactos sobre os remanescentes da Mata Atlntica e seus Programas Relacionados.

31

Componente Ambiental: reas Legalmente Protegidas As obras de implantao do PDD/SP podero interceptar reas legalmente protegidas, sendo algumas de alta importncia biolgica. Essas reas incluem as Unidades de Conservao, as reas de Proteo e Recuperao de Mananciais, as reas de Preservao Permanente e os Stios Arqueolgicos. As Unidades de Conservao (UCs) so reas do territrio brasileiro, ambientalmente importantes, pblicas ou particulares, protegidas por lei, com objetivos, limites e administrao denidos legalmente. Ao longo dos 27 municpios que fazem parte do PDD/SP, foram avaliados os impactos que afetaro 15 UCs (Impacto no 6). Destas, 6 sero diretamente interceptadas pelos dutos. Outras 6 localizam-se nos limites das Regies Administrativas de So Paulo e Campinas ou ento num limite de 10 km das faixas e raio de 5 km ao redor das instalaes pontuais. As 3 UCs restantes, apesar de mais distantes, podem sofrer alguma inuncia do empreendimento. As reas de Proteo e Recuperao de Mananciais (APRMs) foram criadas com a nalidade de proteger as sub-bacias hidrogrcas dos mananciais de interesse regional para abastecimento pblico. As construes ao redor desses corpos dgua ou as travessias pelas faixas de dutos causaro impactos como

Mananciais de Interesse Regional guas subterrneas ou superciais utilizveis para abastecimento pblico.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

61

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

remoo localizada da vegetao marginal, com possibilidade de transporte de material do solo para os corpos dgua, comprometendo temporariamente a sua qualidade (Impacto no 7). As reas de Preservao Permanente (APPs) so reas ambientalmente frgeis ou estratgicas para a conservao ambiental onde, em regra, no pode haver a retirada de vegetao natural. Foram criadas com o objetivo de proteger orestas, rios, lagoas, nascentes, topos de morro, mangues, chapadas, entre outros ambientes. Assim, interferncias sobre essas reas (Impacto no 8) podem afetar as suas formaes, como o caso das intervenes provocadas pelo PDD/SP. O impacto sobre o patrimnio histrico e arqueolgico (Impacto no 9) provocado pela construo de faixas de dutos e elementos pontuais consiste quase sempre numa ocorrncia localizada, restrita rea de interveno do empreendimento. Apesar de a rea de abrangncia do PDD/SP ser ainda pouco conhecida pela arqueologia, necessrio que se promova a preservao de provveis stios arqueolgicos. Isso deve ser feito com o devido acompanhamento das atividades do PDD/SP, atravs de projetos de diagnstico, prospeco e resgate arqueolgico quando necessrio, atentando-se para os aspectos legais.
IMPACTO & CLASSIFICAO Interferncias sobre Unidades de Conservao (UCs) negativo, direto/indireto, regional, permanente, reversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias sobre reas de Proteo e Recuperao de Mananciais (APRMs) negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias sobre reas de Preservao Permanente (APPs) negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias sobre o Patrimnio Histrico-Cultural e Arqueolgico negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, simples MEDIDAS ASSOCIADAS

No

MAGNITUDE IMPORTNCIA

Avaliao dos Impactos sobre as reas legalmente protegidas.

baixa a alta*

pequena a grande*

4, 5, 6 e 7

mdia a alta

mdia a grande

4, 5, 6, 10, 11, 13, 14, 17, 18 e 19

mdia a alta

pequena** a grande

4, 5, 6 e 13

***

***

8e9

* Impacto de alta magnitude e grande importncia nas faixas EB Mau, REPLAN Guararema e no entorno da EB. ** Impacto de pequena importncia na faixa RECAP So Caetano. *** Depende dos resultados obtidos com os estudos arqueolgicos.
62 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

No

MEDIDA Reintegrao Paisagstica e dos Habitats Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Recuperar os remanescentes de oresta afetados pelo empreendimento, observando a legislao e as recomendaes federais e estaduais vigentes. Programas relacionados: Programa de Recuperao de reas Degradadas; Programa de Reposio Florestal Obrigatria e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Acompanhamento da Biota Terrestre Medida de controle Objetivo: Monitorar as variaes dos parmetros biolgicos associados vegetao e fauna das reas afetadas pelo PDD/SP, com proposio de medidas corretivas, caso necessrio. Programas relacionados: Programa de Monitoramento da Flora e Fauna e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Realizao de Desmatamento Controlado Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Garantir a minimizao dos impactos negativos decorrentes da instalao do empreendimento no que diz respeito vegetao a ser retirada. Programas relacionados: Programa de Controle de Supresso de Vegetao e Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar). Apresentao de Propostas de Compensao Ambiental Medida compensatria Objetivo: Indicar possveis alternativas para a criao/manuteno de Unidades de Conservao da rea de inuncia, conforme denido pela Secretaria de Meio Ambiente de So Paulo. Programa relacionado: Plano de Compensao Ambiental. Proteo do Patrimnio Arqueolgico Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Realizar aes para a proteo do patrimnio arqueolgico da rea do empreendimento, como escavao antes do incio da abertura das valas para a instalao dos dutos, anlise em laboratrio e preparao do material arqueolgico. Programa relacionado: Programa de Avaliao e Salvamento do Patrimnio Arqueolgico. Desenvolvimento de Aes de Educao Patrimonial Medida compensatria Objetivo: Preservar o patrimnio arqueolgico restante no local do empreendimento e beneciar a populao quanto ampliao do conhecimento, divulgando informaes histricas a partir da exposio do patrimnio arqueolgico descoberto. Programa relacionado: Programa de Avaliao e Salvamento do Patrimnio Arqueolgico. Realizao de Monitoramento Hidrossedimentolgico Medida de controle Objetivo: Controlar as alteraes nos corpos hdricos devido ao arraste de materiais escavados na fase de obras. Maior ateno deve ser dada aos principais corpos hdricos da regio do projeto, devido sensibilidade da faixa e possibilidade de o curso dgua em questo desembocar em manancial de abastecimento pblico. Programa relacionado: Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua. Limpeza de Corpos Hdricos Assoreados Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Promover a recuperao da capacidade de escoamento dos cursos dgua ou, no caso dos reservatrios, de sua capacidade de armazenamento. Programa relacionado: Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua. Planejamento da Localizao de Canteiros de Obras, reas de Emprstimos e Bota-Foras Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Identicar as reas menos sujeitas aos impactos provocados por essas instalaes temporrias. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Evitar a Execuo das Obras em Perodos Chuvosos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os riscos de arraste de material escavado pela abertura das valas para os cursos dgua. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Conduo do Escoamento Supercial e Reconstituio da Faixa de Dutos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Prevenir contra a eroso durante as obras de implantao e instalao dos dutos, nas reas com topograa desfavorvel e/ou solo sujeito eroso. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Inspeo e Gerenciamento Geolgico-Geotcnico das Faixas de Dutos Medida de controle Objetivo: Controlar e monitorar os processos erosivos para manter a integridade da faixa. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Interveno em reas com Processo Erosivo Identicado Medida mitigadora corretiva de mdia eccia Objetivo: Caso seja identicada a possibilidade de eroso, implantar sistemas de controle, conteno ou recuperao das reas vulnerveis para impedir o processo e promover a eventual recuperao de ambientes afetados. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos.

Medidas associadas aos Impactos sobre as reas legalmente protegidas e seus Programas Relacionados.

10

11

13

14

17

18

19

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

63

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Componente Ambiental: Sistema de Drenagem Pluvial, Cursos Dgua e guas Subterrneas O assoreamento conseqncia direta da eroso do solo sobre os corpos hdricos, (Impacto no 10). A raspagem da camada supercial do solo, a escavao das valas e a realizao de cortes e aterros so atividades potencialmente causadoras de eroso e geradoras de material desagregado. Possveis chuvas que ocorram na regio durante essas atividades podem provocar o arraste de material para os corpos hdricos prximos da faixa e causar o assoreamento deles.
Lenol Fretico Regio do solo, saturada (cheia) de gua, que constitui um reservatrio subterrneo.

A nascente ou o aoramento do lenol fretico o elemento que d origem aos crregos e rios, por isso deve ser preservada. O lenol fretico origina-se a partir das guas de chuva que se inltram nos poros ou espaos vazios do solo at encontrarem uma camada menos porosa que a camada superior. Durante as obras de implantao do Terminal de Mau e do Terminal de Guararema o impacto sobre as nascentes poder ser observado (Impacto no 11). Este impacto se dar devido aos movimentos de terra para nivelamento do terreno, os quais causam a compactao dos solos. Esta atividade trar como conseqncia a impermeabilizao da superfcie do solo, dicultando a inltrao das guas de chuva que abastecem o lenol fretico que aora em nascentes naquela regio. A impermeabilizao do terreno poder levar a uma alterao da vazo das nascentes. Ao longo de todas as faixas do PDD/SP, a instalao dos dutos prev a travessia por dezenas de corpos hdricos superciais, o que pode causar interferncias em seus uxos (Impacto no 12). A grande maioria dos cursos dgua com pequenas vazes ser atravessada utilizando-se mtodo construtivo convencional, que faz o lanamento do duto com um revestimento de concreto para a sua estabilizao. O assentamento do duto no leito do rio dever provocar uma alterao no escoamento do rio, at que o duto esteja perfeitamente acomodado. A construo das faixas e sua travessia ou interferncia com diversos corpos hdricos ou infra-estruturas (ruas, rodovias, ferrovias) pode causar alteraes sobre o sistema natural de drenagem de guas de chuva (Impacto no 13). Nas regies onde a cobertura vegetal ter que ser removida devido s obras haver uma maior exposio do solo s chuvas, o que poder intensicar os processos erosivos e o escoamento das guas pela superfcie do solo. Esses fatores podem levar a um aumento da carga de sedimentos nos corpos hdricos prximos s obras, com conseqente aumento da matria orgnica presente no sedimento, elevando o grau de turbidez dos corpos hdricos (Impacto no 14), e diminuindo a qualidade de suas guas. O aumento da turbidez dos corpos hdricos leva reduo da penetrao de luz na gua, podendo desencadear temporariamente a diminuio de algumas espcies que habitam esses ambientes (Impacto no 15). Esse fator levar ao desequilbrio da cadeia alimentar existente. Adicionalmente, os sedimentos arrastados para os corpos hdricos podem vir acompanhados principalmente de matria orgnica, favorecendo o desenvolvimento de espcies oportunistas que dela se alimentam.

Vazo Volume por unidade de tempo; Rapidez com a qual um volume escoa/passa por um canal, rio ou tubulao.

Turbidez Uma das caractersticas fsicas da gua, causada por matrias slidas em suspenso. Quanto maior a turbidez, mais turva a gua e menor a sua qualidade.

64 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Assoreamento de Corpos Hdricos 10 negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias com Nascentes nas reas dos Terminais de Mau e Guararema 11 negativo, direto, local, permanente, irreversvel, mdio prazo, estratgico, cumulativo Interferncias sobre o Fluxo dos Corpos Hdricos Superciais 12 negativo, direto, local, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Interferncias sobre o Sistema de Drenagem de guas Pluviais 13 negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, simples Aumento da Turbidez nos Corpos Hdricos ao Longo das Fai-xas de Dutos 14 negativo, direto, local, temporrio, reversvel, imediato, estratgico, cumulativo Interferncias sobre a Biota Aqutica 15 negativo, direto, local, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo

baixa a alta*

pequena a grande**

10, 11, 13, 14, 15, 17, 18 e 19

Avaliao dos Impactos sobre o sistema de drenagem pluvial, cursos dgua e guas subterrneas.

alta

mdia

16

baixa

pequena

10, 11, 12, 14 e 15

baixa

pequena

14

baixa a mdia

pequena a mdia

10, 13, 14, 15, 17, 18 e 19

baixa

pequena

13

* Impacto de alta magnitude na Faixa EB Mau. ** Impacto de grande importncia nas faixas EB Mau, REPLAN Guararema e Terminal de Mau.

No

MEDIDA Realizao de Monitoramento Hidrossedimentolgico Medida de controle Objetivo: Controlar as alteraes nos corpos hdricos devido ao arraste de materiais escavados na fase de obras. Maior ateno com os principais corpos hdricos da regio do projeto, devido sensibilidade da faixa e possibilidade de o curso dgua em questo desaguar em manancial de abastecimento pblico. Programa relacionado: Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua. Limpeza de Corpos Hdricos Assoreados Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Promover a recuperao da capacidade de escoamento dos cursos dgua ou, no caso dos reservatrios, de sua capacidade de armazenamento. Programa relacionado: Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua.

10

Medidas associadas aos Impactos sobre o sistema de drenagem pluvial, cursos dgua e guas subterrneas e seus Programas Relacionados.

11

continua...
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

65

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.
No MEDIDA Otimizao do Traado do Duto junto ETA Ribeiro Barra da Estiva Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Preservar esta componente da infra-estrutura de abastecimento pblico de So Paulo. Programa relacionado: Programa Ambiental para a Construo PAC. Planejamento da Localizao de Canteiros de Obras e reas de Emprstimo e Bota-Fora Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Identicar as reas menos sujeitas aos impactos provocados por essas instalaes temporrias. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Evitar a Execuo das Obras em Perodos Chuvosos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os riscos de arraste de material escavado pela abertura das valas para os cursos dgua. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Utilizao da Tecnologia Segura para Travessia de Vias e Cursos dgua pelo Duto Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Diminuir a possibilidade de rebaixamento das camadas dos leitos das estradas e vias pblicas ou de cursos dgua a serem atravessados pelos dutos, atravs de tecnologia segura. Programa relacionado: Programa Ambiental para a Construo PAC. Monitoramento de reas Contaminadas Conhecidas Medida compensatria Objetivo: Dar continuidade s aes de monitoramento geoambiental. Programa relacionado: Programa de Levantamento e Recuperao de Passivos Ambientais. Conduo do Escoamento Supercial e Reconstituio da Faixa de Dutos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Prevenir contra a eroso durante as obras de implantao e instalao dos dutos, nas reas com topograa desfavorvel e/ou solo sujeito eroso. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Inspeo e Gerenciamento Geolgico-Geotcnico das Faixas de Dutos Medida de controle Objetivo: Controlar e monitorar os processos erosivos para manter a integridade da faixa. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Interveno em reas com Processo Erosivo Identicado Medida mitigadora corretiva de mdia eccia Objetivo: Caso seja identicada a possibilidade de eroso, implantar sistemas de controle, conteno ou recuperao das reas vulnerveis para impedir o processo e promover a eventual recuperao de ambientes afetados. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos.

12

13

14

15

16

17

18

19

Componente Ambiental: Solo, seus Usos e Paisagem Dominante Durante a fase de construo do PDD/SP, nas reas das instalaes pontuais, todo o movimento de terra provocado pela realizao de cortes e aterros poder interferir diretamente na pluma de contaminao (regio contaminada) existente nessas reas (Impacto no 16). Estas interferncias podero alterar as dimenses da pluma e a concentrao dos contaminantes presentes no solo e na gua. O preparo dos terrenos durante as obras implica na retirada da vegetao existente, expondo o solo ao da eroso (Impacto no 17). Com a abertura das valas, o processo erosivo ser ampliado devido ao escoamento das guas na superfcie do solo, exceto nas vrzeas, de relevo plano.
Risco GeolgicoGeotcnico Probabilidade de ocorrncia de instabilidade nas camadas superciais do terreno.

As intervenes previstas como a retirada da vegetao, implantao de canteiros de obra, escavaes de trincheiras, cortes e construo de aterros, so fatores que podem provocar risco geolgico-geotcnico (Impacto no 18). A principal preocupao refere-se s reas onde a implantao do duto se dar sobre depsitos de solos sujeitos a arraste. Outro risco est associado implantao do duto em meia encosta, sempre que o local apresentar caractersticas favorveis a desbarrancamentos. Adicionalmente, movimentos de terra em regies inundveis podem gerar rebaixamentos do solo devido ao excesso de carga no local.

66 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Quando o duto estiver atravessando uma rea com depsitos minerais, esta no poder ser explorada na poro ocupada pela faixa (Impacto no 19). A perda de direito minerrio constitui prejuzo econmico para o minerador e uma menor reserva estratgica de recurso mineral para a Unio, que concede o direito de explorao (lavra).

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Interferncias no Solo e Na gua Subterrnea nas reas das Instalaes Pontuais 16 negativo, direto, local, permanente, parcialmente reversvel, mdio prazo, estratgico, simples Intensicao dos Processos Erosivos negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Aumento Potencial do Risco Geotcnico negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Interferncias sobre reas de Concesses de Direitos Minerrios negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo

Avaliao dos impactos sobre o solo, seus usos e paisagem dominante

mdia

mdia

16

17

baixa a alta*

pequena a grande**

13, 14, 17, 18 e 19

18

baixa

pequena a mdia

17, 18 e 19

19

alta

grande

20

* Impacto de alta magnitude no entorno da EB, do Terminal de Mau e do Terminal de Guararema. ** Impacto de grande importncia no entorno da EB e do Terminal de Mau.
No MEDIDA Planejamento da Localizao de Canteiros de Obras e reas de Emprstimo e Bota-Foras Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Identicar as reas menos sujeitas aos impactos provocados por essas instalaes temporrias. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Evitar a Execuo das Obras em Perodos Chuvosos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os riscos de arraste de material escavado pela abertura das valas para os cursos dgua. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Monitoramento de reas Contaminadas Conhecidas Medida compensatria Objetivo: Dar continuidade s aes de monitoramento geoambiental. Programa relacionado: Programa de Levantamento e Recuperao de Passivos Ambientais.

13

Medidas associadas aos Impactos sobre o solo, seus usos e paisagem dominante e seus Programas Relacionados.

14

16

continua...
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

67

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.
No MEDIDA Conduo do Escoamento Supercial e Reconstituio da Faixa de Dutos Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Prevenir contra a eroso durante as obras de implantao e instalao dos dutos, nas reas com topograa desfavorvel e/ou solo sujeito eroso. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Inspeo e Gerenciamento Geolgico-Geotcnico das Faixas de Dutos Medida de controle Objetivo: Controlar e monitorar os processos erosivos para manter a integridade da faixa. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Interveno em reas com Processo Erosivo Identicado Medida mitigadora corretiva de mdia eccia Objetivo: Caso seja identicada a possibilidade de eroso, implantar sistemas de controle, conteno ou recuperao das reas vulnerveis para impedir o processo e promover a eventual recuperao de ambientes afetados. Programa relacionado: Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos. Acompanhamento de Atividades Minerrias Medida compensatria Objetivo: Identicar e quanticar a extenso das jazidas dentro dos limites da rea de interveno da faixa de servido administrativa a ser implantada. Estabelecer as questes legais referentes aos processos de licenciamento. Programa relacionado: Programa de Acompanhamento de Atividades Minerrias.

17

18

19

20

Componente Ambiental: Economia, Populao das reas de Inuncia e Infra-Estrutura Pblica Implantao dos dutos e das instalaes pontuais poder gerar um aumento populacional devido abertura de novos postos de trabalho, ainda que temporrios e limitados fase das obras. Independente do nmero de empregos gerados para essa atividade, os empregados contratados, em alguns casos, traro consigo seus familiares e algumas pessoas podero migrar para os municpios na expectativa de obterem uma das vagas oferecidas (Impacto no 20). Estima-se que sero gerados em torno de 7.000 empregos diretos e 21.000 indiretos durante todo o perodo de implantao do empreendimento (Impacto no 21). A maior mobilizao de novos trabalhadores dever ocorrer na fase de implantao do PDD/SP. Estas atividades sero realizadas tanto por trabalhadores de rmas prestadoras de servio quanto por prossionais oriundos do atual corpo tcnico da PETROBRAS. Vale destacar que a dinmica das atividades do PDD/SP garante a continuidade de parte dos empregos diretos e indiretos, no sendo esperada a desmobilizao total da mo-de-obra empregada com o encerramento das atividades de implantao. A chegada de populao em grande quantidade, atrada pela abertura de novos postos de trabalho, ir gerar um aumento na busca por alguns servios urbanos, como os de educao, rede de saneamento bsico, sade e segurana (Impacto no 22). Essa demanda ocorrer principalmente na fase de implantao do PDD/ SP. Considerando a situao da infra-estrutura disponvel nos municpios includos no projeto, pode-se dizer que, atualmente, grande parte deles no se encontra em condies de atender nova necessidade. Nos canteiros e frentes de obras sero gerados diversos resduos, os quais sero coletados, separados e armazenados para posterior destinao adequada, seguindo as normas especcas para cada classe de resduo e a poltica j estabelecida pela PETROBRAS. Os resduos slidos gerados nas atividades de implantao do empreendimento compreendero: lixo comum, material reciclvel (papel, papelo, plstico, sucata de madeira, sucata metlica, vidro e latas de alumnio e andres) e outros (lmpadas uorescentes, baterias, resduos hospitalares, etc.). Embora este tipo de infra-estrutura esteja atendendo em condies limites no Estado de So Paulo, o volume de resduos gerados no ser grande (Impacto no 23). Parte deles ser reciclada e somente os resduos no reciclveis sero encaminhados para os aterros sanitrios.
68 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Durante as obras, est prevista a adoo de banheiros qumicos nos canteiros. O esgoto armazenado ser recolhido periodicamente por empresas especializadas e licenciadas, destinando-os ao tratamento adequado. As ocinas e ptios de manobras de veculos dos canteiros contaro com coletores e separadores de gua e leo. A gua ser encaminhada rede de guas pluviais e desta para a rede de drenagem local. O leo ser recolhido por empresa especializada. O nmero de trabalhadores empregados na fase de operao do empreendimento varia para cada instalao. No entanto, o impacto sobre a infra-estrutura de coleta do esgoto (Impacto no 24) gerado pelo nmero total de trabalhadores perde a signicncia quando comparado ao impacto da populao da RMSP (da ordem de 19 milhes de habitantes) sobre esta rede coletora de esgoto. Devido ao aumento de prossionais, espera-se um impacto indireto sobre as atividades de comrcio e servios ofertadas na regio do PDD/SP, especialmente no que se refere aos setores de hotelaria, alimentao, lazer, transportes, servios pblicos e outros (Impacto no 25). Ocorrer tambm um aumento da busca por servios de consultoria especializada para a elaborao de projetos de gesto ambiental e segurana da atividade. Com o incio das obras ser necessrio adquirir diversos materiais e equipamentos, aumentando a arrecadao tributria, tanto local quanto regional. A instalao das faixas de dutos nos municpios do PDD/SP signicar a criao de uma rea de restrio de uso (Impacto no 26), caracterizada pela demarcao da faixa de servido administrativa. O corredor de dutos ter uma largura de aproximadamente 60 m, em rea rural, podendo chegar a 75 m ou 90 m em reas urbanas, dependendo da situao local. Caso no seja possvel a implantao desse corredor de 60 m, ser instalada uma variante, que dever ter uma largura mnima de 30 m de faixa de servido. Em reas de encosta, a faixa poder ser maior, para permitir uma largura til de 30 m. A implantao dos dutos levar perda de reas agro-orestais produtivas, ou potencialmente produtivas localizadas nas propriedades atravessadas pelas faixas, levando perda de receita dos agricultores devido reduo da produo. A restrio do uso da faixa para atividade agrcola em geral temporria podendo, na maioria dos casos, retornar ao uso anterior. Durante a fase de obras do PDD/SP podero ser vericadas sensveis alteraes na qualidade do ar da regio. Este impacto decorre principalmente do trabalho de mquinas de terraplanagem, instalao do canteiro de obras, construo das valas para implantao dos dutos, construo das estruturas, alm do transporte de material, ocasionando um aumento dos nveis de material suspenso no ar (Impacto no 27). Em escala local deve-se considerar que a contnua movimentao de caminhes contendo material construtivo contribuir para a suspenso da poeira, alterando a qualidade ambiental da regio afetada. As instalaes que compem o empreendimento PDD/SP fatalmente iro, em muitos casos, apresentar locais de cruzamento ou proximidade das faixas com reas urbanas, vias de acesso, linhas de transmisso, aquedutos e dutos em geral, dentre outras infra-estruturas (Impacto no 28).
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

69

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A construo da faixa de dutos em alguns dos municpios ir causar interrupo da infra-estrutura de servios urbanos (Impacto no 29). Estes eventos temporrios podero alterar o cotidiano da comunidade local, no apenas por afetar o fornecimento de determinados servios, como tambm pela gerao de rudos, material particulado e riscos potenciais de acidentes, alm de interrupo temporria de vias pblicas e interferncias rodovirias entre os municpios (Impacto no 30).

Avaliao dos Impactos sobre economia, populao da rea de inuncia e infra-estrutura pblica.

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Aumento do Fluxo Populacional nos Municpios da rea de Inuncia 20 negativo, direto, regional, temporrio, parcialmente reversvel, imediato, noestratgico, cumulativo Gerao de Empregos positivo, direto/indireto, re21 gional, temporrio, parcialmente reversvel, imediato, estratgico, cumulativo Presso sobre a InfraEstrutura de Servios Essenciais 22 negativo, indireto, regional, temporrio, parcialmente reversvel, imediato, estratgico, cumulativo Presso sobre a InfraEstrutura de Disposio Final de Resduos 23 negativo, direto, regional, temporrio, parcialmente reversvel, imediato, noestratgico, simples Presso sobre a Infra-estrutura de Redes Coletoras de Esgoto 24 negativo, direto, regional, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, simples Dinamizao da Economia positivo, indireto, extra-re25 gional, permanente, parcialmente reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo

mdia

mdia

1, 2, 21 e 22

mdia

grande

21 e 22

mdia

grande

1, 2, 21, 22, 23, 24 e 25

baixa

pequena

25 e 26

baixa

pequena

23 e 30

alta

grande

21, 22 e 27

continua...

70 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Alterao do Uso do Solo Devido a Restries de Uso das Faixas de Dutos 26 negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Alterao da Qualidade do Ar 27 negativo, direto, local, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Interferncias sobre InfraEstruturas Hidrulica, Energtica e Viria 28 negativo, direto, local, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Interferncias sobre o Cotidiano da Populao negativo, direto, local, 29 permanente, parcialmente reversvel, imediato, noestratgico, cumulativo Interferncias sobre o Fluxo Rodovirio dos Municpios das reas de Inuncia 30 negativo, direto, regional, temporrio, reversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo

baixa a mdia

pequena a grande*

1, 2 e 3

baixa

pequena

28 e 29

mdia

mdia

12 e 30

baixa a mdia

pequena a mdia

1, 2, 28, 29 e 31

baixa a alta**

pequena a mdia

15 e 32

* Impacto de alta magnitude no entorno da EB, do Terminal de Mau e do Terminal de Guararema. ** Impacto de grande importncia no entorno da EB e do Terminal de Mau.

No

MEDIDA Esclarecimento da Populao e Autoridades da rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Informar as pessoas sobre cada atividade a ser realizada em todas as fases do PDD/SP, juntamente com suas vantagens e desvantagens, apresentando sempre o planejamento dessas atividades. Programa relacionado: Programa de Comunicao Social Desenvolvimento de Aes de Educao Formal e No-Formal Medida compensatria Objetivo: Tornar esta ao um benefcio mais efetivo e adequado a cada realidade, considerando-se os projetos j existentes nos municpios da rea de inuncia. Programa relacionado: Programa de Educao Ambiental Negociao para Relocao da Populao Medida compensatria Objetivo: Dar suporte s negociaes junto aos proprietrios de terra e ao processo de relocao de moradias/ benfeitorias e das famlias que venham a ser afetadas pelo projeto. Programa relacionado: Programa para o Estabelecimento da Faixa de Servido Administrativa, Indenizaes e Relocao da Populao.

Medidas associadas aos Impactos sobre economia, populao da rea de inuncia e infra-estrutura pblica e seus Programas Relacionados.

continua...
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

71

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

continua...
No MEDIDA Otimizao do Traado do Duto junto ETA Ribeiro Barra da Estiva Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Preservar esta componente da infra-estrutura de abastecimento pblico de So Paulo. Programa relacionado: Programa Ambiental para a Construo PAC Utilizao da Tecnologia Segura para Travessia de Vias e Cursos dgua pelo Duto Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Diminuir a possibilidade de rebaixamento das camadas dos leitos das estradas e vias pblicas ou de cursos dgua a serem atravessados pelos dutos, atravs de tecnologia segura. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC Estabelecimento de Metas de Contratao de Trabalhadores na rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os impactos decorrentes da gerao de expectativas, do aumento populacional e da presso sobre a infra-estrutura urbana. Estabelecer convnios com o poder pblico municipal e agncias de formao tcnica e prossional para a seleo e qualicao da mo-de-obra local de forma a adequ-la s reais necessidades do empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para a Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Controle de Contratao e Desmobilizao de Pessoal Frente s Variaes na Dinmica Demogrca Local Medida de controle Objetivo: Controlar os resultados esperados da Medida no 21 sobre os impactos e fornecer indicadores da real reduo dos impactos negativos e potencializao dos impactos positivos. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Estabelecimento de Parcerias para Incremento da Infra-Estrutura Urbana Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Diminuir o impacto da presso sobre a infra-estrutura de servios essenciais, devido procura por produtos, servios e alocao de mo de obra. Estabelecer parcerias com o poder pblico municipal a m de melhorar a infra-estrutura dos municpios decientes na prestao desses servios. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC Atendimento Sade da Mo de Obra Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Reduzir as ocorrncias de questes relacionadas sade ocupacional, diminuindo a busca pelos servios de sade disponveis nos municpios onde se instalaro os canteiros de obras. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Sade e Segurana nas Obras). Capacitao Ambiental dos Trabalhadores Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Estabelecer regras de relacionamento com a populao local, comportamento e civismo, atravs de aes educativas. Implantar um sistema de gerenciamento de resduos slidos que, em conjunto com as demais aes, promovero, em longo prazo, o desenvolvimento sustentvel da regio. Programa relacionado: Programa de Educao Ambiental Gerenciamento de Resduos Slidos Medida de controle Objetivo: Controlar os resduos, desde a sua gerao at a destinao nal adequada, incluindo as etapas de coleta seletiva de resduos reciclveis e credenciamento de empresas licenciadas para o recebimento e a reciclagem dos resduos segregados. Programa relacionado: Programa de Controle da Poluio PCP Aquisio de Mercadorias e Contratao de Empresas e Servios Locais Medida potencializadora de mdia eccia Objetivo: Priorizar, quando possvel, a compra de mercadorias e a contratao de empresas e servios locais, voltando-se principalmente para as reas em que se observarem maiores perdas de arrecadao e carncia econmica e social nos municpios afetados pelo empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC Reduo da Emisso de Poluentes Atmosfricos Medida compensatria Objetivo: Compensar as emisses a serem geradas pelas novas instalaes atravs de desativaes de outras j existentes, como por exemplo as caldeiras do Terminal de So Caetano do Sul, e uso de tecnologias adequadas, de forma a atender ao Decreto 50.753/06 Programa de Reduo de Emisses Atmosfricas do Estado de So Paulo. Programa relacionado: Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Gerenciamento de Emisses Atmosfricas Medida de controle Objetivo: Conhecer os nveis de emisses atmosfricas associados implantao e operao do empreendimento, fornecendo procedimentos para atender aos valores estabelecidos na legislao ambiental. Programas relacionados: Programa de Controle da Poluio e Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Comunicao com as Empresas Concessionrias dos Servios de Infra-Estrutura Urbana Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Reduzir a ocorrncia de interferncias entre as obras e os servios locais, alm de evitar a interrupo de fornecimento de energia, abastecimento de gua, coleta e tratamento de euentes, dentre outros servios. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC.

12

15

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

continua... 72 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.
No MEDIDA Atendimento aos Nveis Mximos de Rudo Permitidos pela NBR 10151 Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Contemplar, no desenvolvimento do projeto executivo, aes de tratamento acstico que permitam a reduo dos nveis de rudo at valores compatveis com os nveis indicados para a rea, conforme a Norma NBR 10151. Programas relacionados: Programa Ambiental para a Construo PAC e Programa de Controle da Poluio. Planejamento da Utilizao das Rodovias Locais Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir as interferncias do trfego de carretas com dutos e equipamentos sobre o uxo de veculos que j utilizam as vias prximas e evitar os perodos de pico do trnsito local. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Controle de Trfego da Obra e dos Terminais).

31

32

Impactos Identicados na Fase de Operao do Projeto PDD/SP


Componente Ambiental: Transporte e Armazenamento de Hidrocarbonetos no Estado de So Paulo Na fase de operao do PDD/SP ocorrero emisses atmosfricas de alguns poluentes gerados nas instalaes pontuais, com destaque para os Terminais de Mau, Guararema e RECAP (Impacto no 31). Tais emisses sero originadas a partir de compressores, fornos, tanques de armazenamento, separadores de gua-leo, carregamento de combustveis em caminhes e acessrios de tubulao (vlvulas, anges, bombas, compressores, etc.). Dentre os poluentes a serem gerados incluem-se: material particulado, monxido de carbono, xidos de enxofre e nitrognio e compostos orgnicos volteis. A utilizao do transporte dutovirio para o escoamento de gs natural, petrleo e seus derivados considerada a opo tecnologicamente mais segura e moderna para transporte de hidrocarbonetos, em comparao com o transporte rodovirio e o ferrovirio (Impacto no 32). Alm dos custos envolvidos no transporte, h outros fatores agravantes, dentre os quais os volumes envolvidos, os aspectos de segurana, as distncias a percorrer e a geograa da regio a ser atravessada. Devido ao fortalecimento das atividades de transporte e distribuio de hidrocarbonetos no Estado de So Paulo, por ocasio do incio das atividades de operao do PDD/SP, haver um crescimento na arrecadao tributria local, estadual e nacional. Espera-se principalmente um aumento na arrecadao de impostos ligados circulao de mercadorias e servios (ICMS), compra de produtos industrializados (IPI) e prestao de servios (ISS) (Impacto no 33). A implantao do PDD/SP visa garantir um novo padro de segurana entre as comunidades e as faixas de dutos, reduzindo as interferncias e os riscos tpicos da atividade de transporte de hidrocarbonetos. Dessa forma, foi prevista a implantao de novos dutos em reas menos habitadas da RMSP. Com a implantao das novas faixas de dutos Faixa EB-Mau, parte da Faixa REPLAN-Guararema e variantes da Faixa Guararema-Mau moradores das vizinhanas passaro a conviver com uma nova situao. Devido implantao de novos dutos nas faixas restantes, ampliadas ou no, haver
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

Hidrocarboneto Composto qumico formado apenas por carbono e hidrognio. So de grande importncia econmica porque constituem a maioria dos combustveis (carvo, petrleo, gs natural, etc.).

73

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

um aumento do risco (Impacto no 34) Vale enfatizar que o empreendimento s ser licenciado aps a considerao dos Estudos de Anlise de Riscos pelos rgos responsveis, caso os riscos estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislao brasileira. Com a entrada em operao do Terminal de Mau e o conseqente aumento da circulao de veculos de carga, iro ocorrer interferncias rodovirias na regio prxima ao terminal. O carregamento de produtos neste terminal ser realizado atravs de caminhes, os quais circularo em horrio de menor concentrao de veculos, para reduzir possveis transtornos. No ano de 2010, quando o terminal operar com capacidade mxima, est prevista a movimentao de 600 carretas/dia. Assim, o transporte de hidrocarbonetos ir aumentar consideravelmente a presso sobre o trfego rodovirio (Impacto no 35). Na fase de operao do Terminal de Mau ser necessria a contratao direta de funcionrios (Impacto no 36). As atividades sero realizadas tanto por trabalhadores de rmas prestadoras de servio quanto por prossionais oriundos do atual corpo tcnico da PETROBRAS. Mesmo que a maior mobilizao dos novos trabalhadores ocorra na fase de implantao do empreendimento, na fase de operao est prevista a necessidade de contratao de cerca de 110 trabalhadores.

Avaliao dos Impactos sobre transporte e armazenamento de hidrocarbonetos no Estado de So Paulo.

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Aumento das Emisses Atmosfricas dos Terminais de Mau, Guararema e RECAP 31 positivo, direto, extra-regional, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, simples Aumento do Patamar de Segurana Operacional do Transporte Dutovirio de Hidrocarbonetos 32 positivo, direto, regional, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Dinamizao da Economia positivo, indireto, extra-re33 gional, permanente, parcialmente reversvel, imediato, no-estratgico, simples

baixa

mdia

28 e 29

alta

grande

alta

grande

27

continua...

74 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.

No

IMPACTO & CLASSIFICAO

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Aumento do Risco Inerente Implantao das Faixas de Dutos 34 negativo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, simples Aumento do Trfego de Carretas-Tanque nas Imediaes do Terminal de Mau 35 negativo, direto, regional, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, simples Gerao de Empregos no Terminal de Mau 36 positivo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo

mdia

pequena

33 e 34

mdia

mdia

32

mdia

mdia

21 e 22

No

MEDIDA Estabelecimento de Metas de Contratao de Trabalhadores na rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os impactos decorrentes da gerao de expectativas, do aumento populacional e da presso sobre a infra-estrutura urbana. Estabelecer convnios com o poder pblico municipal e agncias de formao tcnica e prossional para a seleo e qualicao da mo-de-obra local de forma a adequ-la s reais necessidades do empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Controle de Contratao e Desmobilizao de Pessoal frente s Variaes na Dinmica Demogrca Local Medida de controle Objetivo: Controlar os resultados esperados da Medida no 21 sobre os impactos e fornecer indicadores da real reduo dos impactos negativos e potencializao dos impactos positivos. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Aquisio de Mercadorias e Contratao de Empresas e Servios Locais Medida potencializadora de mdia eccia Objetivo: Priorizar, quando possvel, a compra de mercadorias e a contratao de empresas e servios locais, voltando-se principalmente para as reas em que se observarem maiores perdas de arrecadao e carncia econmica e social nos municpios afetados pelo empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC. Reduo da Emisso de Poluentes Atmosfricos Medida compensatria Objetivo: Compensar as emisses a serem geradas pelas novas instalaes atravs de desativaes de outras j existentes, como por exemplo as caldeiras do Terminal de So Caetano do Sul, e uso de tecnologias adequadas, de forma a atender ao Decreto 50.753/06 Programa de Reduo de Emisses Atmosfricas do Estado de So Paulo. Programa relacionado: Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Gerenciamento de Emisses Atmosfricas Medida de controle Objetivo: Conhecer os nveis de emisses atmosfricas associados implantao e operao do empreendimento, fornecendo procedimentos para atender aos valores estabelecidos na legislao ambiental. Programas relacionados: Programa de Controle da Poluio e Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas.

21

Medidas associadas aos Impactos sobre transporte e armazenamento de hidrocarbonetos no Estado de So Paulo e seus Programas Relacionados.

22

27

28

29

continua...

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

75

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.
No MEDIDA Estabelecimento de Metas de Contratao de Trabalhadores na rea de Inuncia Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir os impactos decorrentes da gerao de expectativas, do aumento populacional e da presso sobre a infra-estrutura urbana. Estabelecer convnios com o poder pblico municipal e agncias de formao tcnica e prossional para a seleo e qualicao da mo-de-obra local de forma a adequ-la s reais necessidades do empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Controle de Contratao e Desmobilizao de Pessoal frente s Variaes na Dinmica Demogrca Local Medida de controle Objetivo: Controlar os resultados esperados da Medida no 21 sobre os impactos e fornecer indicadores da real reduo dos impactos negativos e potencializao dos impactos positivos. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra). Aquisio de Mercadorias e Contratao de Empresas e Servios Locais Medida potencializadora de mdia eccia Objetivo: Priorizar, quando possvel, a compra de mercadorias e a contratao de empresas e servios locais, voltando-se principalmente para as reas em que se observarem maiores perdas de arrecadao e carncia econmica e social nos municpios afetados pelo empreendimento. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC. Reduo da Emisso de Poluentes Atmosfricos Medida compensatria Objetivo: Compensar as emisses a serem geradas pelas novas instalaes atravs de desativaes de outras j existentes, como por exemplo as caldeiras do Terminal de So Caetano do Sul, e uso de tecnologias adequadas, de forma a atender ao Decreto 50.753/06 Programa de Reduo de Emisses Atmosfricas do Estado de So Paulo. Programa relacionado: Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Gerenciamento de Emisses Atmosfricas Medida de controle Objetivo: Conhecer os nveis de emisses atmosfricas associados implantao e operao do empreendimento, fornecendo procedimentos para atender aos valores estabelecidos na legislao ambiental. Programas relacionados: Programa de Controle da Poluio e Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Planejamento da Utilizao das Rodovias Locais Medida mitigadora preventiva de mdia eccia Objetivo: Reduzir as interferncias do trfego de carretas com dutos e equipamentos sobre o uxo de veculos que j utilizam as vias prximas e evitar os perodos de pico do trnsito local. Programa relacionado: Programa Ambiental para Construo PAC (Sub-programa de Controle de Trfego da Obra e dos Terminais). Manter Atualizado o Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) Medida mitigadora preventiva de alta eccia Objetivo: Reduzir a freqncia de ocorrncia de eventos acidentais e reduo da magnitude de suas conseqncias. Este plano prev o acionamento do Plano de Ao de Emergncia (PAE), includo na Medida no 34. Programa relacionado: Plano de Gerenciamento de Risco (PGR). Manter Funcional o Plano de Ao de Emergncia (PAE) Medida mitigadora corretiva de alta eccia Objetivo: Este plano formulado de tal forma que, em caso de acidentes, aes sejam tomadas o mais rpido possvel, evitando que ecossistemas sensveis e a populao sejam atingidos. Programa relacionado: Plano de Ao de Emergncia (PAE).

21

22

27

28

29

32

33

34

Impactos Identicados na Fase de Desativao dos Elementos Pr-Existentes


Componente Ambiental: Populao da rea de Influncia Com a implantao das novas faixas de dutos, as reas utilizadas atualmente para a passagem de dutos sero disponibilizadas (Impacto no 37). Os dutos sero desativados, inertizados e preservados para possvel uso alternativo, atendendo legislao, s normas e aos procedimentos existentes. Assim, a reutilizao dos dutos dever considerar graus de riscos menores que os atuais e dever ser compatvel com os possveis usos alternativos, como por exemplo: transporte e distribuio de gua, distribuio de gs (redes de baixa presso), proteo de bras ticas, telefonia, dentre outros.
76 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Grande parte das reas onde se localizam as faixas de dutos a serem desativados congura-se como reas de alta ocupao humana. A desativao das faixas de dutos beneciar grande parte da populao residente nessas reas, atravs da diminuio dos riscos (Impacto no 38). A implantao do PDD/SP possibilitar a reduo das emisses atmosfricas de alguns poluentes (os mesmos poluentes mencionados no Impacto no 31) devido desativao de caldeiras, tanques de armazenamento e de acessrios de tubulao (vlvulas, anges, bombas, etc.) (Impacto no 39). O PDD/SP prev, dentre outras aes, desativaes no Terminal de So Caetano do Sul de 3 caldeiras e de todo o sistema de tancagem e no Terminal de Barueri, de 2 caldeiras.
IMPACTO & CLASSIFICAO Disponibilizao das reas Ocupadas Pelas Faixas de Dutos Desativadas para novos Usos Alternativos positivo, direto, regional, permanente, irreversvel, imediato, no-estratgico, cumulativo Reduo do Risco Social Inerente s Faixas de Dutos em reas de Alta Densidade Demogrca na RMSP positivo, direto, local, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, cumulativo Reduo das Emisses Atmosfricas dos Terminais de So Caetano do Sul, Barueri e na Estao de Compresso do GASBOL positivo, direto, extra-regional, permanente, irreversvel, imediato, estratgico, simples
MEDIDA Gerenciamento de Emisses Atmosfricas Medida de controle Objetivo: Conhecer os nveis de emisses atmosfricas associados implantao e operao do empreendimento, fornecendo procedimentos para atender aos valores estabelecidos na legislao ambiental. Programas relacionados: Programa de Controle da Poluio e Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas. Estudo de Uso Alternativo das Faixas de Dutos Desativadas Medida potencializadora de alta eccia Objetivo: Identicar, atravs de estudos as melhores opes de aproveitamento tanto dos dutos desativados, como das faixas liberadas para beneciar ao mximo a populao local. Programa relacionado: Programa de Utilizao das Faixas.

No

MAGNITUDE

IMPORTNCIA

MEDIDAS ASSOCIADAS

Avaliao dos Impactos sobre a populao da rea de inuncia.

37

mdia

grande

35

38

alta

grande

39

baixa

mdia

29

No

29

Medidas associadas aos Impactos sobre a populao da rea de inuncia e seus Programas Relacionados.

35

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

77

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Sistema de Gesto Ambiental para o PDD/SP


O objetivo geral do Sistema de Gesto Ambiental (SGA) estabelecer mecanismos ecientes que permitam a execuo e o controle das Medidas propostas e demais aes integrantes dos Programas Ambientais para uma adequada implementao dos cuidados ambientais previstos para o PDD/SP e associados implantao de suas obras, operao e desativaes. Com base na atual poltica de Segurana, Meio Ambiente e Sade da PETROBRAS e nas exigncias da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de So Paulo (SMA), formalizadas atravs do Parecer Tcnico CPRN/DAIA/165/07, apresentada a seguir a proposta de estrutura organizacional do SGA a ser adotado:

SISTEMA DE GESTO AMBIENTAL - SGA -

Programa de Comunicao Social

Programa de Educao Ambiental

Programas de Apoio e Liberao de reas e Faixa de Servido

Programas de Superviso e Controle das Obras

Programas de Monitoramento do Empreendimento

Programa para o Estabelecimento da Faixa de Servido Administrativa, Indenizao e Relocao de Populao Programa de Controle de Supresso de Vegetao Programa de Acompanhamento de Atividades Minerrias Programa de Avaliao e Salvamento do Patrimnio Arqueolgico Programa de Levantamento e Recuperao de Passivos Ambientais

Programa Ambiental para a Construo Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Terrenos Programa de Recuperao de reas Degradadas Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua Programa de Controle da Poluio Programa de Reposio Florestal Plano de Gerenciamento de Riscos e Plano de Ao de Emergncia

Programa de Monitoramento da Flora e da Fauna Programa de Compensao de Emisses Atmosfricas Programa de Utilizao das Faixas

78 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A seguir apresentada uma sntese dos Planos e Programas Ambientais a serem implantados ao longo das fases do PDD/SP. Programa de Comunicao Social Objetivos: Esclarecer a populao residente nos municpios e os representantes do poder pblico sobre: O cronograma do empreendimento em suas fases de planejamento, implantao, operao e desativao de faixas de dutos e instalaes pr-existentes; Os impactos efetivos e potenciais do empreendimento; As medidas adotadas para preveno, mitigao e compensao desses impactos; Estabelecer um canal direto de comunicao com as partes interessadas durante todo o perodo de desenvolvimento das atividades relacionadas ao PDD/SP. Programa de Educao Ambiental Objetivos: Dispor de um conjunto de aes para informar e conscientizar as comunidades dos municpios das reas de inuncia do PDD/SP, visando melhoria da qualidade de vida e ambiental; Conscientizar, informar e capacitar os trabalhadores envolvidos. Programa para o Estabelecimento de Faixa de Servido Administrativa, Indenizaes e Relocao da Populao Objetivos: Executar todas as atividades necessrias disponibilizao das reas para a implantao do empreendimento pela PETROBRAS, baseadas em negociao decorrentes de critrios de avaliao justos e adequados s diversas situaes encontradas junto populao; Evitar possveis conitos sociais e garantir que o processo de desocupao das reas ocorra de forma justa e negociada amigavelmente. Programa de Controle de Supresso de Vegetao Objetivos: Realizar levantamento da vegetao a ser suprimida para a implantao do empreendimento; Elaborar plano de salvamento de espcies vulnerveis e de interesse econmico ou ecolgico e/ou espcies a serem empregadas na execuo do Programa de Recuperao de reas Degradadas; Denir a tcnica de supresso (remoo) mais adequada a ser utilizada; Apoiar a elaborao do plano de reposio orestal; Limitar a rea da vegetao a ser removida. Programa de Acompanhamento de Atividades Minerrias Objetivo: Equacionar as questes referentes s concesses minerrias, nas reas de interveno das faixas junto aos rgos responsveis, considerando a legislao especca (Cdigo de Minerao) e respeitando os direitos dos portadores das concesses.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

79

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Programa de Avaliao e Salvamento do Patrimnio Arqueolgico Objetivo: Reconstituir a histria das populaes que se assentaram na regio a ser afetada pelo empreendimento, buscando preservar e divulgar a histria para a valorizao dos processos de identidade cultural dessas populaes.
Passivos Ambientais Neste caso, referem-se contaminao do solo por vazamentos de produtos no passado.

Programa de Levantamento e Recuperao de Passivos Ambientais Objetivos: Levantar a existncia de passivos ambientais, investigando possveis reas contaminadas ao longo das faixas; Vericar as implicaes de possveis reas contaminadas quanto aos riscos sobre a sade dos trabalhadores, pessoas, animais e plantas e propor medidas mitigadoras; Propor o monitoramento da regio antes, durante e depois da instalao do empreendimento. Programa Ambiental para a Construo (PAC) Objetivos: Elaborar um sistema de gesto e superviso ambiental que garanta a aplicao efetiva das medidas e programas ambientais associados s obras de implantao da atividade. Para tanto, as empresas contratadas, em conjunto com as consultoras e as instituies pblicas e privadas envolvidas na execuo do empreendimento devero trabalhar de forma integrada, a m de assegurar o cumprimento da legislao e normas ambientais. Sub-programas do PAC: Sub-programa de Mobilizao e Desmobilizao de Mo de Obra; Sub-programa de Sade e Segurana nas Obras; Sub-programa de Controle de Trfego da Obra; Sub-programa de Cuidados Especiais de Interveno no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM). Programa de Controle e Preveno contra Eroso, Assoreamento e Instabilidade de Taludes Objetivos: Estabelecer aes que possam prevenir e controlar a instalao de processos erosivos, instabilidade de terrenos e assoreamento das drenagens existentes. Programa de Recuperao de reas Degradadas Objetivos: Revegetar as reas impactadas pelo empreendimento, com nfase nas reas de Preservao Permanente (APPs); Promover a reintegrao paisagstica e o retorno ao ciclo produtivo das reas agrcolas; Proteger os solos e recursos hdricos contra os processos erosivos e de assoreamento. Programa de Reposio Florestal Obrigatria Objetivos: Atender s condicionantes da Lei n 11.428/2006 e demais dispositivos legais referentes ao corte ou supresso de vegetao de Mata Atlntica.

80 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Programa de Monitoramento Hidrossedimentolgico e da Qualidade da gua Objetivos: Avaliar as alteraes hidrossedimentolgicas e na qualidade da gua que devero surgir em funo das intervenes do empreendimento nos corpos hdricos; Promover a recuperao das caractersticas desses corpos dgua aps as obras. Programa de Controle da Poluio Objetivos: Gerenciar os euentes, resduos e emisses nas reas em que sero desenvolvidas as atividades do projeto PDD/SP visando garantir a manuteno da qualidade ambiental, atravs da aplicao dos Sub-programas: Sub-programa de Gerenciamento de Resduos Slidos; Sub-programa de Gerenciamento de Euentes Lquidos; Sub-programa de Gerenciamento de Emisses Atmosfricas e Poeira. Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) e Plano de Ao de Emergncia (PAE) Objetivos: Denir e implementar medidas que visam prevenir a ocorrncia de acidentes que possam prejudicar o meio ambiente, os trabalhadores das obras e a populao vizinha ao empreendimento. Denir e implementar medidas que visam, em caso de ocorrncia de acidentes, minimizar seus possveis efeitos sobre o meio ambiente, os trabalhadores e a populao. Programa de Monitoramento da Flora e Fauna Objetivos: Acompanhar as alteraes ambientais nas reas de inuncia do empreendimento, desde o perodo anterior ao incio das obras at o incio da operao; Avaliar a eccia dos demais programas ambientais relacionados sobre a ora e a fauna. Programa de Compensao das Emisses Atmosfricas Objetivos: Atender ao Decreto no 50.753/06 e ao Manual para aplicao do Decreto no 50.753/06; Atender Resoluo CONAMA 382/07; Reduzir as emisses atmosfricas de poluentes. Programa de Utilizao de Faixas Objetivos: Estabelecer estratgias de aproveitamento das faixas liberadas e respectivos dutos desativados, visando valorizar a rea e beneciar as comunidades vizinhas.
RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

81

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Consideraes Finais
A implantao do PDD/SP visa garantir um novo padro de segurana entre as comunidades e as faixas de dutos, reduzindo as interferncias e os riscos tpicos da atividade de transporte de hidrocarbonetos. A avaliao dos impactos ambientais realizada para o PDD/SP identicou um total de 39 impactos para as quatro fases de projeto: planejamento, implantao, operao e desativao de faixas e instalaes pontuais prexistentes. Dos impactos identicados, 15 esto associados aos meios fsico e bitico, 4 s reas Legalmente Protegidas e 20 ao Meio Socioeconmico. Dentre esses impactos, destacam-se:

Qualidade do Ar
A implantao do PDD/SP viabilizar a reduo das emisses atuais de vrios poluentes atmosfricos na Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP). A desativao de instalaes pontuais existentes, a adoo de tecnologias ecientes nos terminais previstos no projeto, somadas s medidas de controle e compensao indicadas neste estudo ambiental, permitiro atender ao Decreto 50.753/06 Programa de Reduo de Emisses Atmosfricas do Estado de So Paulo.

Rudo
Os estudos realizados sobre a emisso de rudos a serem gerados pela operao das instalaes pontuais indicam que, em regra, sero atendidos os padres tcnicos aplicveis previstos na legislao. No caso especco de uma das instalaes sero necessrias algumas medidas de suavizao acstica visando o atendimento ao padro tcnico.

Vegetao de Mata Atlntica


As obras de implantao dos dutos e dos terminais geraro impactos sobre algumas reas de Mata Atlntica, principalmente devido necessidade de retirada da vegetao. Este impacto ocorrer principalmente na Faixa EB Mau, e num trecho da Faixa REPLAN Guararema. Para diminuir estes impactos foram estudadas alternativas, como a construo de um tnel de aproximadamente 3,8 km de extenso sob a Serra do Itaberaba (Faixa REPLAN-Guararema), no municpio de Santa Isabel, que evitar a retirada de cerca de 30 hectares de rea de mata bem preservada. Para a localizao da EB foi escolhida rea sem vegetao orestal onde operou uma estao de bombeamento. Mesmo adotando-se as medidas mitigadoras devero ser implantadas medidas de compensao ambiental atendendo Lei 11.428/06 e Resoluo SMA 58/06. Este atendimento se dar por meio da destinao de reas para preservao equivalentes em caractersticas ecolgicas e extenso s reas desmatadas.
82 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Unidades de Conservao
Dentre as 6 unidades de conservao interceptadas pelas faixas de dutos do PDD-SP cinco so de uso sustentvel (reas de Proteo Ambiental APAs) e apenas o Parque Estadual da Serra do Mar PESM de proteo integral. A Estao de Bombeamento (EB) ser implantada em terreno da PETROBRAS circundado pelo PESM, local da atualmente desativada Estao de Bombeamento do Alto da Serra. Para a realizao das obras dentro desta unidade de conservao foram feitas recomendaes especcas quanto aos cuidados ambientais que devero ser adotados.

Recursos Hdricos
A implantao de uma faixa de dutos (EB-Mau) nas proximidades do reservatrio Billings dever ser feita com cuidados especiais para reduzir os impactos de assoreamento e turbidez dos cursos dgua atravessados. Esta nova faixa permitir a desativao dos dutos que atualmente atravessam a represa. Para todas as atividades que interram em recursos hdricos devero ser observados cuidados especiais.

Eroso
Os estudos de localizao das faixas identicaram e evitaram as reas com fragilidades de terreno. Isto permitiu a escolha de traados que minimizaram os riscos geolgico-geotcnicos da implantao e operao das faixas do PDD/SP.

Populao
As localizaes das faixas foram estudadas visando diminuir a necessidade de retirada de construes presentes nas reas de ampliao das faixas existentes ou implantao de novas. Apesar deste esforo, a localizao das faixas do PDD/SP indica que devero ser retiradas cerca de 2.500 moradias, sendo a maioria delas na Faixa Guararema Mau.

Impactos Positivos
O principal impacto positivo do empreendimento ocorra em razo da desativao de dutos localizados em regies de alta ocupao urbana da RMSP. Atualmente a populao vizinha s faixas existentes em que todos os dutos sero desativados pelo PDD/SP foi estimada em mais de 700.000 pessoas. J a populao vizinha s faixas do projeto PDD/SP foi estimada em menos de 90.000 pessoas, sendo que 80.000 j so vizinhos das faixas a serem ampliadas.

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

83

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

A desativao dos dutos que atualmente atravessam reas densamente ocupadas ir gerar outro impacto positivo importante do PDD/SP, que a liberao dessas reas para usos que sero denidos em conjunto com as Prefeituras e as comunidades afetadas. Esta reutilizao das faixas dever beneciar as comunidades vizinhas s faixas com usos que ainda sero denidos, como por exemplo a criao de ruas, ciclovias, praas, etc. A melhoria no transporte e armazenamento de gs natural, petrleo e derivados tambm foi considerada um impacto positivo de alta magnitude e grande importncia, j que, dentre outros benefcios, incorpora tecnologias modernas em dutos, que a forma mais vantajosa ambientalmente de transportar esse tipo de produto, com equipamentos que permitem uma maior segurana, exibilidade e ecincia do sistema.

Concluso
O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) indicou a necessidade de adoo de 33 medidas, sendo 30 direcionadas a impactos negativos, duas a impactos positivos e uma voltada tanto para impacto negativo quanto positivo. Para os 31 impactos negativos identicados no EIA foram propostas 19 medidas mitigadoras, 7 de controle e 5 compensatrias. Das medidas mitigadoras, 14 apresentam carter preventivo e 5 corretivo, sendo a maioria (12) avaliada como de alta eccia. O elevado nmero de medidas mitigadoras e preventivas est relacionado ao compromisso de evitar que os impactos ambientais negativos identicados atinjam a importncia avaliada. De forma a garantir a sistematizao das aes a serem implementadas, vrias medidas foram organizadas na forma de Planos e Programas. Destacase que a viabilidade ambiental do PDD/SP se consolidar atravs da efetiva implantao das Medidas, Planos e Programas indicados no EIA. O empreendimento Plano Diretor de Dutos de So Paulo PDD/SP foi considerado tcnica e ambientalmente vivel, desde que os impactos negativos identicados sobre os meios bitico, fsico e socioeconmico sejam minimizados ou compensados atravs de aes de gesto ambiental a serem executadas pela PETROBRAS

84 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Equipe Tcnica
Equipe Tcnica H T

PROFISSIONAL Gustavo de la Reza, MSc. Renata Moreira Albuquerque Duailibe Anelise Menezes Cardoso, MSc. Nice de Vasconcelos, MSc. Marina Maya Marchioretto, PhD. Elosa Elena Torres, MSc. Domingos Nicolli, DSc. Olga de Oliveira Gomes, MSc Andr Calixto, DSc. Jlio Cezar Portugal Valente, MSc. Almir de Souza, MSc. Dbora Rodrigues Barbosa, MSc. Giselle da Silveira Ablio Daniel Dias Loureiro, MSc. Karen Lopes Dinucci, MSc. Anderson Eduardo Silva de Oliveira, MSc. Daniel Medina Correa Santos, MSc. Clarissa Cunha Menezes dos Santos

REA DE ATUAO Coordenao Geral Legislao Ambiental Caracterizao do Empreendimento Caracterizao do Empreendimento Coordenao do RIMA Coord. do Meio Fsico/ Hidrologia Climatologia e Qualidade do Ar Geologia e Hidrogeologia Geologia e Risco Geotcnico Geologia e Risco Geotcnico Pedologia Geomorfologia Qualidade da gua Qualidade da gua Coord. do Meio Bitico/ Avaliao de Impactos Vegetao Vegetao Fauna

REGISTRO PROFISSIONAL CRBio-02 15.29/02 OAB/RJ 11.4137 CREA/RJ 2.006.116.649 CRQ/3 Regio 03.315.601 CREA/RJ 2.006.129.493 CREA/RJ 82.1.01681.5-D CREA/RJ 52.005-D CREA-RJ 2.004.106.983 CREA-RJ 33.327-D CREA-RJ 85102999-D CREA-RJ 17.731-D (*) (*) CRBio-02 29.340/02-D CRBio-02 38.505/02 CRBio-02 42.004/02 CRBio-02 38.194/02

CADASTRO IBAMA 206009 212026 1519833 766369 1715106 199693 199040 1786652 1675565 223707 198760 268177 521176 635935

199217

339543 1226397 267293


(continua...)

(*) especialistas sem conselho de classe

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

85

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

concluso.

PROFISSIONAL Simone de Souza Martins, MSc. Renato Balieiro Pineschi, MSc. Juliana Lenz Cesar, MSc Caroline Anne Purcell, MSc. Paulo Fernando Rezende Lucia Luiz Pinto, MSc. Edna da Silva Coutinho Aline Barros Martins Maria Gabriela Kamp Liberato Flvia Teixeira Amancio da Silva Andra dos Santos Sousa Daniel Albert Skaba, MSc. Carlos Xavier de Azevedo Ne o, PhD Simone Masruha Ribeiro Juliano Fonseca da Silva Rezende Celina M. B. Moreira de Souza, MSc. Viviane Severiano dos Santos, MSc.

REA DE ATUAO Fauna Fauna Ecossistemas Aquticos Ecossistemas Aquticos Coord. do Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Meio Socioeconmico Demograa Arqueologia

REGISTRO PROFISSIONAL CRBio-02 29.620/02 CRBio-02 07.275/02 CRBio-02 15.994/02-D CRBio-02 32.509/02 (*) (*) (*) CREA/RJ 2.006.127.524 DRT 10.484/98 CRBio-02 32.792/02 (*) (*) (*)

CADASTRO IBAMA 1777773 38322 199077 199066 41948 2018 755606 900531 309890 888880 1561747 2057619 199604

Arqueologia

(*)

1888309

Arqueologia

(*)

927504

Antropologia Coord. de Medidas e Programas Ambientais

(*)

199600

CRBio-02 32365/02

210150

86 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Equipe de Apoio de Campo


PROFISSIONAL Carla da Costa Siqueira, MSc Luciana Guedes Pereira, DSc Maurcio Brando Vecchi, MSc Pedro Selig Botafogo Ricardo Francisco de Freitas Filho Carlos Henrique Reif de Paula, MSc Danielle da Silva Fernades, MSc Henrique Machados Dias, MSc Leonora Cardin REA DE ATUAO Fauna / Anfbios Fauna / Mamferos Fauna / Aves Fauna Fauna / Rpteis Vegetao / Taxonomia Vegetao / Fitossociologia Vegetao Vegetao / Fitossociologia REGISTRO PROFISSIONAL CRBio-02 55.775/02 CRBio-02 32.557/02 CRBio-02 55.678/02 CRBio-02 38.466/02 CRBio-02 42.402/02 CRBio-02 29.866/02 CRBio-02 55.383/02 CRBio-02 42.536/02 CRBio-02 48.551/02 CADASTRO IBAMA 1841652 598635 324774 332167 1873748 249759 271625 587583 604217

Equipe de Apoio da H
PROFISSIONAL

T
REA DE ATUAO

Erick Coelho Gripp Juliana Cunha Leonardo de Souza Dias Luciana Flaeschen Renato de Assis Cordeiro Tatiana dos Santos Rocha

Estagirio Estagiria Tcnico Projetista Design Grco Estagirio Estagiria

RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

87

PLANO DIRETOR DE DUTOS DE SO PAULO PDD/SP

Equipe Tcnica de Subcontratados da H EIDOS do Brasil


PROFISSIONAL Giselia Soares Ouriques Dayse Maria Simplicio, MSc. Elizabeth do Nascimento Carvalho Luiz Faria Lebarbenchon Vivian Martins REA DE ATUAO Estudo de Anlise de Risco Estudo de Anlise de Risco Estudo de Anlise de Risco Estudo de Anlise de Risco Estudo de Anlise de Risco

T :

REGISTRO PROFISSIONAL CREA-RJ 2007104448 CREA-RJ 1995121123 CREA-RJ 1989104417 CREA-RJ 1994101305 CRBio-02 55.757/02

CADASTRO IBAMA 2061048 261353 204259 204238 2126621

88 RIMA - Relatrio de Impacto Ambiental

Potrebbero piacerti anche