Sei sulla pagina 1di 9

Sistemas de Controle Industrial GE _______________ GEEP-392-P

Instrues

Excitatriz Sem Escovas de Gerador Sncrono


Com Retificador M-1 de Clula de Presso

Este Manual de Instrues descreve a instalao geral, operao e procedimentos de manuteno para uma excitatriz sem escovas diretamente conectada.

Estas Instrues no tem a inteno de cobrir todos os detalhes ou variaes no equipamento nem preparar para toda possvel eventualidade a serem atendidas relacionadas com a instalao, operao ou manuteno. Caso seja necessrio informaes adicionais ou caso ocorram problemas em particular que no estejam suficientemente cobertos pelos propsitos do comprador, este caso deve ser encaminhado para Sistemas de Controle Industrial GE.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-392-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

ndice
ndice.................................................................................................................................. 2 Descrio ........................................................................................................................... 3 Carcaa do Estator .......................................................................................................... 3 Armadura ......................................................................................................................... 3 Conversor......................................................................................................................... 4 Operao do circuito ........................................................................................................ 4 Instalao........................................................................................................................... 5 Carcaa do Estator .......................................................................................................... 5 Armadura ......................................................................................................................... 5 Conversor......................................................................................................................... 5 Cobertura ......................................................................................................................... 5 Operao............................................................................................................................ 6 Manuteno ....................................................................................................................... 7 Limpeza............................................................................................................................ 7 Vibrao........................................................................................................................... 7 Enrolamentos ................................................................................................................... 7 Pesquisa de Defeitos no Conjunto Retificador .............................................................. 8 Substituio dos semicondutores................................................................................... 8 Peas de Reposio do Conversor ................................................................................. 9

GEEP-392-P Excitatriz sem Escovas de Gerador Sncrono

Descrio
A excitatriz sem escovas consiste de uma carcaa do estator estacionria com um enrolamento de campo de plo saliente montados em uma base, uma armadura rotativa com um enrolamento trifsico AC e um conjunto conversor rotativo AC/DC. Um diagrama com o esquema mostrado na figura 1.

Armadura
A armadura consiste de um ncleo laminado suportado por uma armao com um enrolamento trifsico. Foram realizadas adaptaes na armao para a montagem da armadura no eixo do gerador e para montagem do conversor na armadura. O ncleo laminado feito de lminas de ao magntico de alta qualidade, esmaltadas com reforador inorgnico compatvel na resina. O enrolamento da armadura consiste de bobinas de campo enroladas ao acaso e impregnado vcuo com resina epxi. As bobinas so suficientemente ajustadas s laterais das ranhuras e as pontas so amarradas com uma cinta malevel, para suportar as fora centrfugas durante a operao normal.

Carcaa do Estator
A carcaa do estator consiste de bobinas de campo enroladas ao acaso, suportadas em peas de plo slidas com blocos de feltro malevel e impregnado vcuo com resina epxi. As bobinas so ventiladas ao longo da extremidade para proporcionar uma ampla ventilao e margens de elevao de temperatura. A carcaa do estator encapsulada por uma cobertura apropriada para proporcionar a blindagem e defletores de ar para uma correta ventilao da excitatriz sem escovas.

Figura 1 Diagrama Eltrico

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitador sem Escovas de Gerador Sncrono

Conversor
O conversor compreende seis subconjuntos de retificadores com seus filtros associados, com um subconjunto retificador controlado de silcio de pico (SCR1, SCR2) com seus circuitos de disparo associados (mdulo M-1) conectado como mostrado na figura 1, para fornecer a converso AC/DC. O subconjunto retificador contm um clula de presso colocada entre dois dissipadores para uma ventilao dupla. Este subconjunto pr-carregado por meio de arruelas de presso Belleville para proporcionar uma presso de contato constante entre a clula e os dissipadores para uma correta transferncia trmica e eltrica sob condies rotativas. Cada subconjunto retificador isolado do terra e parafusado a um ressalto na armao da armadura. As conexes eltricas entre os subconjuntos so realizadas atravs de barramentos presos ao dissipadores. Os subconjuntos de filtro, conectados atravs de cada retificador, consiste de uma rede R C embutida em um encapsulamento composto de epxi, para fornecer um excelente suporte mecnico na velocidade de operao. O subconjunto SCR de pico consiste de duas clulas de presso colocadas entre trs dissipadores. O mdulo de disparo M-1 do SCR est montado contra o conjunto da placa traseira. Este subconjunto tambm pr-carregado por meio de arruelas de presso Belleville para proporcionar uma presso de contato constante entre as clulas e os dissipadores, para uma correta transferncia trmica e eltrica sob condies rotativas. Cada subconjunto retificador isolado do terra e parafusado a um ressalto na armao da armadura. As conexes eltricas so realizadas atravs de barramentos ou cabos presos aos dissipadores.

Operao do circuito
O retificador M-1 consiste de uma ponte retificadora trifsica de onda completa com um circuito de sobrecarga eltrica contendo SCR1, SCR2 e um mdulo de controle contendo o circuito de disparo. O retificador converte a energia AC trifsica da armadura para energia DC alimentada para o campo principal do gerador. Durante a operao assncrona, os SCRs do circuito de sobrecarga eltrica desviam a corrente de rotor induzida durante cada meio ciclo negativo aps terem sido ativados pelo mdulo de controle. A tenso de ruptura do circuito de disparo est acima da tenso de pico de sada DC da ponte de diodos, para evitar que SCR1 e SCR2 sejam ativados pela tenso DC durante a operao sncrona.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitatriz sem Escovas de Gerador Sncrono

Instalao
As partes da excitatriz devem ser cuidadosamente manuseadas. Cabos ou blocos nunca devem ser utilizados ao redor ou contra os enrolamentos ou conjunto do retificador, uma vez que estas partes so facilmente danificadas. Se necessrio, devem ser utilizadas barras de separao para evitar danos estas partes. Os enrolamentos e o conjunto retificador tambm devem ser selados para evitar que estes coletem materiais estranhos, em particular, cavacos de metal e limalhas, respingos de solda, etc. externas, onde o dimetro interno da carcaa do estator maior que o dimetro externo do conversor, monte a armadura ao eixo, aperte os parafusos no torque especificado e trave-os firmemente pelos mtodos fornecidos. Para excitatrizes externas, onde o dimetro interno da carcaa do estator menor que o dimetro externo do conversor, a armadura deve ser rosqueada atravs da carcaa do estator, que j est localizada em sua base, e montada ao eixo.

Carcaa do Estator
A carcaa do estator pode ser erguida pela instalao de um olhal de iamento no furo roscado na parte superior. Exceto para excitatrizes externas onde o dimetro interno da carcaa do estator maior que o dimetro externo do conversor, a carcaa do estator deve ser ajustada em sua base antes de rosquear ou montar a armadura. Com o eixo em sua correta posio axial, de modo que a abertura do suporte do eixo seja igual e, com a armadura montada ao eixo e com as partes superior e inferior montadas quando for uma carcaa do estator dividida, ajuste a carcaa do estator axialmente at que as furaes dos plos e armaduras estejam alinhadas. Com um clibre de folga, mea a abertura de ar entre o centro de um plo e um dente da armadura em ambas as extremidades do ncleo e em vrios locais ao redor do permetro. Equalize a abertura de ar utilizando calos de ajuste sob os ps da carcaa do estator. A diferena mxima das leituras diametrais, no devem exceder 10% da mdia quando os parafusos de fixao tiverem sido apertados. Pinos de trava, que so fornecidos, devem estar instalados antes de rodar a mquina com carga. Consulte o manual de instrues TPP-7529 (ou o desenho 153A7629) para travas lquidas. Conecte e isole os terminais de alimentao de campo DC no interior da caixa de condute. Para carcaas do estatores divididos, conecte e isole os terminais de plo de campo na emenda.

Conversor
Cada subconjunto retificador parafusado a um ressalto na estrutura da armadura. Aperte os parafusos no valor especificado e trave-os firmemente pelos mtodos fornecidos. Onde os filtros no so integrados ao subconjunto retificador, estes so parafusados a estrutura da armadura e travados firmemente pelos mtodos fornecidos. O subconjunto do SCR parafusado a um ressalto na estrutura da armadura, ou uma estrutura cilndrica no centro da estrutura da armadura, deste modo ele gira concentricamente no caso de unidades de alta velocidade. Aperte os parafusos no valor especificado e trave-os firmemente pelos mtodos fornecidos. As conexes eltricas, que incluem os terminais dos filtros, terminais AC, as interconexes entre o retificador e os subconjuntos dos SCRs e terminais DC, so todas realizadas de acordo com o desenho de montagem do conversor-armadura. Para a conexo dos terminais DC em unidades de alta velocidade, o subconjunto do SCR deve ser removido do centro da estrutura. Os terminais positivos e negativos foram identificados de maneira permanente para diferenciao entre os dois grupos. Certifique-se que todas as conexes tenham sido apertadas corretamente, firmemente travadas e corretamente isoladas. Certifique-se que todos os cabos tenham sido corretamente fixados.

Armadura
A armadura deve ser erguida com um cabo calado ao redor das lminas da armadura e pelos furos roscados na extremidade da estrutura da armadura. Para excitatrizes internas, a armadura deve ser parafusada ou moldada ao eixo antes da montagem dentro da carcaa do estator dividida. Para excitatrizes

Cobertura
A construo da cobertura depende do sistema de ventilao da excitatriz. Consulte o desenho de montagem do conjunto da excitatriz para detalhes sobre o tipo de cobertura utilizada. Gire a excitatriz para certificar-se que a cobertura no interfira com quaisquer partes rotativas da armadura.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitador sem Escovas de Gerador Sncrono

Operao
Antes de inicializar a excitatriz, certifique-se de que as conexes externas tenham sido realizadas de acordo com o desenho e certifique-se tambm que os espaamentos entre as partes rotativas e estacionrias estejam corretos. A energia de campo da excitatriz deve ser aplicada somente aps a acelerao da mquina sncrona, na velocidade de tracionamento para motores e durante a sincronizao para geradores. Se a mquina falhar na sincronizao, provavelmente o problema devido a retificadores, SCR ou Zener curto-circuitados ou abertos, ou equipamento externo de controle defeituoso. Verifique todas as clulas e substitua os componentes defeituosos, conserte ou recalibre o equipamento de controle. Aps a sincronizao, verifique a tenso de linha, corrente, fator de potncia e a corrente de campo da excitatriz contra os dados de fbrica da mquina sncrona. Devido s diferentes temperaturas de enrolamento e variaes da abertura de ar, algumas discrepncias so normais, porm no devem ser acima de 10%. Se uma corrente excessiva de campo da excitatriz for necessria para manter a tenso e corrente nominais do estator, a provvel causa ser os retificadores ou SCRs em curto-circuito. Localize e substitua os componentes defeituosos. Ajuste a corrente de campo da excitatriz para o valor nominal estampado na placa de identificao. Este valor no deve ser excedido, para que a subida de temperatura da mquina esteja dentro dos limites permissveis. Qualquer mudana repentina observada na tenso ou corrente do estator, sem uma mudana correspondente na carga ou corrente de campo da excitatriz, sugere uma possvel falha em um componente de excitao e deve ser investigada. Uma vibrao excessiva tambm deve ser verificada. Esta pode indicar um mal funcionamento da excitatriz, como falha das clulas ou dos enrolamentos.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitatriz sem Escovas de Gerador Sncrono

Manuteno
Limpeza
Os enrolamentos isolados proporcionaro uma operao duradoura e satisfatria se mantidos razoavelmente limpos e livres de sujeira, leo, poeira metlica, contaminantes, etc. A sujeira diminui a capacidade de dissipao de calor que, por sua vez, aumenta a elevao de temperatura da excitatriz, reduzindo desta forma a capacidade de operao. Uma reduo semelhante na capacidade de dissipao de calor causada pela sujeira nos dissipadores. Em complemento a esta reduo de capacidade, a sujeira eletricamente condutora pode provocar centelhamento e faiscas sobre os componentes que tm condutores desencapados. A limpeza ser obtida pela manuteno do ar de ventilao o mais limpo possvel e atravs de inspeo e limpeza peridicas. A limpeza pode consistir de soprar a mquina com ar comprimido seco, escovar e esfregar um pano sem fiapos. No utilize pasta de limpeza. Se os enrolamentos estiverem extremamente sujos, pode ser necessrio limp-lo com um solvente lquido adequado projetado para este propsito. Os procedimentos de limpeza normal e secagem para o tipo de solvente utilizado deve ser seguido. Solventes lquidos no devem ser utilizados nos conjuntos retificadores.

Enrolamentos
A resistncia de isolao para terra deve ser verificada periodicamente para determinar a condio dos enrolamentos e para detectar qualquer falha para terra que possa ter ocorrido. A armadura e os enrolamentos de campo, estando normalmente no aterrados, podem trabalhar com um terra no enrolamento. No entanto, qualquer aterramento subseqente, no enrolamento ou no sistema, podem causar danos considerveis. Portanto, se um terra for detectado em qualquer enrolamento, este deve ser isolado e reparado imediatamente. CUIDADO: ANTES DE FAZER QUALQUER TESTE DE ISOLAO OU DIELTRICOS, PROTEJA O CONJUNTO RETIFICADOR DAS TENSES DE TESTE, CONECTANDO TODOS OS DISSIPADORES COM OS CLIPES DE TESTE. DESCONECTE TAMBM A ENTRADA DE CAMPO DA EXCITATRIZ. Os valores de teste so os seguintes: Campo Armadura Meghmetro Hi-Pot Meghmetro Hi-Pot 500 Volts 2000 Volts por 1 minuto 500 Volts 2500 Volts por 1 minuto

Vibrao
A mquina deve ser verificada freqentemente para assegurar que no existam sinais de aumento de vibrao.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitador sem Escovas de Gerador Sncrono

Pesquisa de Defeitos no Conjunto Retificador


Em muitos casos, um ohmmetro ser um instrumento satisfatrio para verificao das condies dos diodos e retificadores controlados. Os diodos devem exibir uma baixa resistncia na polarizao direta e uma alta resistncia na polarizao reversa. Normalmente os diodos falham em curto-circuito e um ohmmetro indicar praticamente zero ohms em ambas as direes. Algumas vezes sero encontrados diodos abertos. Quando testados com um ohmmetro, os retificadores controlados exibem uma alta resistncia em ambas as direes. Normalmente as clulas defeituosas indicaro zero ohms em ambas as direes. Freqentemente os retificadores podem ser testados no circuito, desde que no haja caminhos de baixa resistncia em paralelo. Se existirem caminhos paralelos, o retificador deve ser desconectado do circuito para teste, isolando-se um dos terminais do dispositivo. No caso de retificadores controlados de silcio, o terminal de gate (disparo) deve ser desconectado no mdulo de controle para evitar danos s clulas. As conexes do conjunto do filtro para o conversor deve ser removida quando verificando tanto os diodos como os SCRs. Tambm deve ser realizada uma verificao dos componentes de filtro com um ohmmetro. O mdulo de controle (circuito de disparo) consiste de um circuito de disparo de varistor metalxido. Consulte a figura 2 para o diagrama eltrico. Desconecte todos os terminais do mdulo antes de verificar a unidade com um ohmmetro. Uma alta resistncia deve ser exibida entre qualquer um dos seguintes terminais: a) Positivo para negativo, b) Positivo para SCR1 (G) ou SCR1 (C) ou SCR2 (G) ou E3, c) Negativo para SCR1 (G) ou SCR1(C) ou E3. SCR1 (G) para SCR1 (C) e SCR2 (G) para SCR2 (C) deve exibir uma resistncia de 100 ohm. Negativo para SCR2 (G) exibir uma baixa resistncia. SCR1 (C) para E3 e SCR2 (C) para negativo exibir resistncia zero.

Substituio dos semicondutores


Antes de montar novamente, todas as superfcies de contato devem estar completamente limpas. Certifique-se que as superfcies estejam descobertas, lisas e sem respingos ou entalhes. A utilizao de um SCR de presso com um conjunto de disparo M-1 possibilita a substituio apenas do mdulo em campo. A substituio da clula SCR deve ser realizada em fbrica. Para testar o SCR, simplesmente dessolde as terminaes do mdulo de disparo. Os subconjuntos do retificador e SCR foram montados cuidadosamente na fbrica sob condies estritamente controladas. Se existe a suspeita de que as clulas esto defeituosas, envie os subconjuntos completos para reparo em fbrica.

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

GEEP-392-P Excitatriz sem Escovas de Gerador Sncrono

Peas de Reposio do Conversor


O conversor foi projetado para utilizar o mximo de peas praticas padro para a aplicao. A tabela 1 relaciona os componentes de reposio recomendados para o conversor. TABELA 1 Quantidade por conversor 3 3 1 1 6 Quantidade de peas recomendadas 1 1 1 1 2 1 Descrio da Pea Conjunto retificador (POS) Conjunto retificador (NEG) SCR de Sobrecarga eltrica Mdulo M-1 Filtro Conjunto de Acabamento Cdigo 4004D1002PL G005 4004D1002PL G004 4004D1040BF G001 Sob consulta 4002B1144FR G001 4001A1158HC G001

Figura 2 Esquema do Mdulo de Controle

Sistemas de Controle Industrial GE GEEP-332-P

Copyright 1997,1998 The General Electric Company, USA

Potrebbero piacerti anche