Sei sulla pagina 1di 8

Vetores

http://educar.sc.usp.br/fisica/vetores.html

Grandezas Escalares
Grandezas fsicas como tempo, por exemplo, 5 segundos, ficam perfeitamente definidas quando so especificados o seu mdulo (5) e sua unidade de medida (segundo). Estas grandezas fsicas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo e a sua unidade de medida so denominadas grandezas escalares. A temperatura, rea, volume, so tambm grandezas escalares.

Grandezas Vetoriais
Quando voc est se deslocando de uma posio para outra, basta voc dizer que percorreu uma distncia igual a 5 m? Voc precisa especificar, alm da distncia (mdulo), a direo e o sentido em que ocorre este deslocamento. Quando o PUCK sofre um deslocamento de uma posio A para uma posio B, esta mudana de posio definida pelo segmento de reta AB orientado, que une a posio inicial com a final, denominado neste caso de deslocamento (fig. 1).

Figura 1 - Deslocamento do PUCK de uma posio A para B. Observe que o deslocamento no fica perfeitamente definido se for dada apenas a distncia percorrida (por exemplo, 5,0 cm); h necessidade de especificar a direo e o sentido do deslocamento. Estas grandezas que so completamente definidas quando so especificados o seu mdulo, direo e sentido, so denominadas grandezas vetoriais. Outras grandezas vetoriais: velocidade, acelerao, fora. . .

Vetores
A representao matemtica de uma grandeza vetorial o vetor representado graficamente pelo segmento de reta orientado (Fig. 1), que apresenta as seguintes caractersticas:

Mdulo do vetor - dado pelo comprimento do segmento em uma escala adequada (d


= 5 cm).

Direo do vetor - dada pela reta suporte do segmento (30 com a horizontal). Sentido do vetor - dado pela seta colocada na extremidade do segmento.

Notao:

d ou d: vetor deslocamento
a: vetor acelerao V: vetor velocidade

Figura 2 - Vetores deslocamento. Exemplo de vetores: a fig. 2 representa um cruzamento de ruas, tal que voc, situado em O, pode realizar os deslocamentos indicados pelos vetores d1, d2, d3, e d4. Diferenciando estes vetores segundo suas caractersticas, tem-se que: Os vetores d1 e d3 tm a mesma direo, mesmo mdulo, e sentidos opostos. Os vetores d2 e d4 tm a mesma direo, mdulos diferentes e sentidos opostos. Os vetores d1 e d2 tm o mesmo mdulo, direes e sentidos diferentes. Os vetores d3 e d4 tm mdulos, direes e sentidos diferentes.

Adio de dois vetores Considere que o PUCK realizou os seguintes deslocamentos: 3,0 cm na direo vertical, no sentido de baixo para cima (d1), e 4,0 cm na direo horizontal (d2), no sentido da esquerda para a direita (fig. 5). O deslocamento resultante no simplesmente uma soma algbrica (3 + 4), porque os dois vetores d1 e d2 tm direes e sentidos diferentes. H dois mtodos, geomtricos, para realizar a adio dos dois vetores, dr = d1 + d2, que so:

Figura 3 - Adio de dois vetores: mtodo da triangulao Mtodo da triangulao Mtodo da triangulao: consiste em colocar a origem do segundo vetor coincidente com a extremidade do primeiro vetor, e o vetor soma (ou vetor resultante) o que fecha o tringulo (origem coincidente com a origem do primeiro e extremidade coincidente com a extremidade do segundo) (Fig. 3).

Figura 4 - Adio de dois vetores:mtodo do paralelogramo Mtodo do paralelogramo Mtodo do paralelogramo: consiste em colocar as origens dos dois vetores coincidentes e construir um paralelogramo; o vetor soma (ou vetor resultante) ser dado pela diagonal do paralelogramo cuja origem coincide com a dos dois vetores (Fig. 4). A outra diagonal ser o vetor diferena.

Adio de dois vetores perpendiculares entre si


Geometricamente, aplica-se o mtodo da triangulao ou do paralelogramo (fig. 5) para determinar o vetor resultante dr.

Figura 5 - Adio de dois vetores perpendiculares entre si

Determina-se o mdulo do vetor resultante aplicando-se o teorema de Pitgoras para o tringulo ABC da fig. 5.
2 d r2 = d 12 + d 2

(1)

Aplicao numrica
Sendo d1 = 3 cm e d2 = 4 cm, o mdulo do vetor resultante dr calculado substituindo estes valores em (1): dr2 = 32 + 42 = 25 dr = 5 cm Observao: O vetor diferena obtido de modo anlogo ao vetor soma; basta fazer a soma do primeiro vetor com o oposto do segundo vetor. d = d1 + ( -d2)

Componentes de um vetor
Considere o vetor deslocamento d como sendo o da fig. 6a. Para determinar as componentes do vetor, adota-se um sistema de eixos cartesianos. As componentes do vetor d, segundo as direes x e y, so as projees ortogonais do vetor nas duas direes. Notao: dx: componente do vetor d na direo x dy: componente do vetor d na direo y Vamos entender o que seriam estas projees. Para projetar o vetor na direo x basta traar uma perpendicular da extremidade do vetor at o eixo x e na direo y traa-se outra perpendicular da extremidade do vetor at o eixo y; estas projees so as componentes retangulares dx e dy do vetor d (fig. 6a).

Figura 6a - Os vetores dx e dy so as componentes retangulares do vetor d.

Qual o significado das componentes do vetor? Significa que os dois vetores componentes atuando nas direes x e y podem substituir o vetor d, produzindo o mesmo efeito. Para determinar os valores destas componentes, aplicam-se as relaes trigonomtricas para o tringulo retngulo OAB (fig.6 a ou 6b).

Figura 6b - Tringulo retngulo OAB.

Para o tringulo OAB da fig. 6b, que o da mesmo da fig. 6a, valem as relaes: sen = cateto oposto / hipotenusa = dy / d. Resolvendo para dy, tem-se que: dy = d sen Onde dy a componente vertical do vetor d na direo Y (2a) cos = cateto adjacente / hipotenusa = dx / d. Resolvendo para dx , tem-se que: dy = d cos Onde dx a componente horizontal do vetor d na direo X (2b)

Aplicao numrica

Considerando que o mdulo do vetor deslocamento igual a 3,0 m, e o ngulo que este deslocamento faz com a direo X igual a 60, determinar as componentes deste vetor, dx e dy. Substituindo em (2b): Substituindo em (2a): Temos que : dx = d cos = 3,0 cos 60 = 3,0 * 0,50 dy = d sen = 3,0 sen 60 = 3,0 * 0,87

dx = 1,5 m e dy 2,6 m

ANLISE GRFICA DO MOVIMENTO - Vetores velocidade e acelerao Movendo vetores


Quando vamos fazer a adio ou a diferena de dois vetores graficamente, precisamos mover o vetor tal que ele tenha sua origem coincidente com um novo ponto. Vamos ver como se faz esta translao geometricamente.

Figura 1 (A) Os vetores deslocamento S1 e S2. (B) Movendo um vetor (S1). Para mover um vetor (S1) para uma nova posio temos que, primeiro, desenhar uma reta paralela com o auxlio de uma rgua e um esquadro como mostra a fig. 1B, transportando o vetor paralelamente para a nova posio. Para colocar o comprimento do vetor na nova posio, pode-se usar um pedao de papel ou um compasso para medir o comprimento na posio inicial e transportar esta medida para a nova posio. O erro menor medindo-se desta forma do que com rgua.

Figura 2 (A) Adio de dois vetores (triangulao). (B) Diferena entre dois vetores (triangulao). As fig. 2A e 2B mostram como se faz a adio e a diferena entre dois vetores S 1 e S2 (fig. 1A), usando o mtodo da triangulao. A adio de dois vetores (fig. 2A) foi realizada movendo-se o vetor S 2 tal que a origem dele coincidisse com a extremidade de S1. O vetor soma S1 + S2 o vetor que fecha o tringulo, cuja origem coincide com a origem do primeiro vetor e a extremidade coincide com a extremidade do segundo vetor.

A diferena entre os dois vetores (S2 e S1) foi realizada movendo-se o vetor S1 (fig. 2B), considerando o vetor oposto (- S1). O vetor diferena S2 - S1 o vetor que fecha o tringulo, cuja origem coincide com a origem do vetor S2 e a extremidade coincide com a extremidade do vetor - S1. Se quisermos a diferena S1 - S2 , devemos mover o vetor S2, considerando o oposto dele (-S2).

Vetor velocidade
Sabemos que V = S/t =(S2 - S1)/ t (1)

Podemos determinar a direo e o sentido do vetor V determinando a diferena entre dois vetores deslocamento graficamente, usando a regra do paralelogramo ou da triangulao (fig. 2B). O mdulo determinando dividindo-se a medida do vetor S por t. O vetor V tem a mesma direo e o mesmo sentido de S; o mdulo de V proporcional a S.

Vetor acelerao
O vetor acelerao dado pela relao: A = V / t Chamando t = t Esta relao pode se reescrita em funo de S. Como V = S / t , substituindo em (2), obtemos: A = (S / t) / t A = S / t2 (3) (2)

A vantagem da equao (3) que expressando a acelerao em termos do vetor diferena S, a direo e o sentido do vetor A so os mesmos de S e o mdulo de A proporcional a S. Para determinar graficamente o vetor A, o primeiro passo construir o vetor diferena S. Este vetor aponta na mesma direo e sentido de A. Medimos o comprimento deste vetor S em centmetros, e em seguida dividimos o resultado por t2 (fig. 2). Repetindo este processo para cada duas posies sucessivas de uma trajetria, obtemos um quadro detalhado da acelerao do movimento.

Vamos aplicar este processo, considerando que a trajetria do movimento do PUCK seja o da fig.3. (Huggins, 1979)

Figura 3 - Determinando os vetores S1 e S2 em uma trajetria do PUCK Medindo os comprimentos destes vetores S1 e S2 (fig. 3) que so iguais a 1 cm e considerando os intervalos de tempo t1 e t2 entre duas posies sucessivas iguais a 0,1s, obtemos os valores das aceleraes nas posies (1) e (2): A1 = A2 = S/t2 = (1 cm) / (0,1)2 = 100 cm/s2 e a direo e o sentido de A1 e de A2 so os mesmos de S1 e S2, respectivamente. Deste modo obtemos as aceleraes A1, A2, A3,...An graficamente.

Potrebbero piacerti anche