Sei sulla pagina 1di 4

Jos Roberto Goldim

extremamente importante saber diferenciar a tica da Moral e do Direito. Estas trs reas de conhecimento se distinguem, porm tm grandes vnculos e at mesmo sobreposies. Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aes humanas. Ambas, porm, se diferenciam. A Moral estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independe das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. A Common Law, dos pases anglosaxes, baseia-se na jurisprudncia. As sentenas dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentao de novos casos. O Direito Civil mais esttico e a Common Law mais dinmica. A tica o estudo geral do que bom ou mau. Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito - pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a ao humana que a caracteriza.

TICA

tica o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "tica" derivada do grego , e significa aquilo que pertence ao , ao carter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obedincia a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierrquicos ou religiosos recebidos, a tica, ao contrrio, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.

1. O que tica. Pgina visitada em 11 de abril de 2008.

BIOTICA

No brasil as questes de biotica tem como base a resoluo 196/96, segundo Fermin Roland Schramm e Marlene Braz, a Biotica uma tica aplicada, chamada tambm de tica pr|tica, que visa dar conta dos conflitos e controvrsias morais implicados pelas prticas no mbito das Cincias da Vida e da Sade do ponto de vista de algum sistema de valores (chamado tambm de tica). Como tal, ela se distingue da mera tica terica, mais preocupada com a forma e a cogncia (cogency) dos conceitos e dos argumentos ticos, pois, embora no possa abrir mo das questes propriamente formais (tradicionalmente estudadas pela metatica), est instada a resolver os conflitos ticos concretos. Tais conflitos surgem das interaes humanas em sociedades a princpio seculares, isto , que devem encontrar as solues a seus conflitos de interesses e de valores sem poder recorrer, consensualmente, a princpios de autoridade transcendentes (ou externos { din}mica do prprio imagin|rio social), mas t~o somente imanentes pela negociao entre agentes morais que devem, por princpio, ser considerados cognitiva e eticamente competentes. Por isso, pode-se dizer que a biotica tem uma trplice funo, reconhecida acadmica e socialmente: (1) descritiva, consistente em descrever e analisar os conflitos em pauta; (2) normativa com relao a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprovveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido, bastante intuitivo, de amparar, na medida do possvel, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necess|rio, os mais fracos. Mas a Biotica, como forma talvez especial da tica, , antes, um ramo da Filosofia, podendo ser definida de diversos modos, de acordo com as tradies, os autores, os contextos e, talvez, os prprios objetos em exame.

MORAL
Moral deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento dos romanos traduzirem a palavra grega thica. E assim, a palavra moral no traduz por completo, a palavra grega originria. que thica possua, para os gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de thos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ao genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, thos remete-nos para o mago do agir, para a inteno. Por outro lado, thica significava tambm thos, remetendo-nos para a questo dos hbitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilao social dos valores. Segundo Jos Ferrater Mora, os termos 'tica' e 'moral' so usados, por vezes,

indistintamente. Contudo, o termo moral tem usualmente uma significao mais ampla que o vocbulo 'tica'. A moral aquilo que se submete a um valor. Hegel distingue a moralidade subjetiva (cumprimento do dever, pelo ato de vontade) da moralidade objetiva (obedincia lei moral enquanto fixada pelas normas, leis e costumes da sociedade, a qual representa ao mesmo tempo o esprito objetivo). Hegel considera que seja insuficiente a mera boa vontade subjetiva. preciso que a boa vontade subjetiva no se perca em si mesma ou se mantenha simplesmente como aspirao ao bem, dentro de um subjetivismo meramente abstrato. Para que se torne concreto, preciso que se integre com o objetivo, que se manifesta moralmente como moralidade objetiva. a racionalidade da moral universal concreta que pode dar um contedo moralidade subjectiva da mera conscincia moral. Alguns dicionrios definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como vlidas, ticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurlio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelascomunidades humanas durante determinados perodos de tempo.

DIREITO

A palavra direito possui 2 grandes significados, so eles:

C de se poder ter ou fazer algo dado por um sistema jurdico ou moral, ou; Estudo das leis que pode ser separado em 3 grandes reas: o o o O sistema de normas de conduta para regular as relaes sociais (direito objetivo); O direito de defender e expressar seus interesses (direitos subjetivos) e O estudo do sistema de normas das ralaes sociais (cincia do direito).

No mundo, cada Estado adota um direito prprio ao seu pas, donde se fala em "direito brasileiro", direito portugus", "direito chins" e outros. Aqueles "direitos nacionais" costumam ser reunidos pelos juristas em grandes grupos: os principais so o grupo dos direitos de origem romano-germnica (com base no antigo direito romano; o direito portugus e o direito brasileiro fazem parte deste grupo) e o grupo dos direitos de

origem anglo-sax (Common Law, como o ingls e o estadunidense), embora tambm haja grupos de direitos com base religiosa, dentre outras. Segundo Rubens Limongi Frana, [...] o conjunto das regras positivas (ius in civitate positum) que regem, dentro da sociedade organizada, a quest~o do meu e do seu. Neste domnio, deve ser entendido sob quatro aspectos: Como o que justo: relaciona o Direito ao conceito de ideal de Justia. Esta reflexo dimana dos jurisconsultos romanos para os quais ius est a justitia appellatum (o Direito provm da Justia). A criao do Direito no tem e no pode ter outro objetivo seno a realizao da Justia; Como regra de direito: entendida como ordem social obrigatria estabelecida para regular a questo do meu e do seu. Trata-se danorma agendi (direito objetivo); Como poder de direito: emana do direito objetivo o poder de exigir determinado comportamento de outrem. Trata-se do direito subjetivo, constitudo do poder de direito, entendido como facultas agendi (faculdade de agir), ou conjunto de faculdades conferidas s pessoas pela regra de direito; Como sano de Direito: para o autor, a sano integra a natureza do Direito, sem o que o direito seria inatuante.

Potrebbero piacerti anche