Sei sulla pagina 1di 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco

Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco Introduo -

Como iremos nos ater em dois captulos especficos Anarquismo e Sindicalismo e O Automatismo Sindical, ser necessrio um intrito para contextualizar a poca de feitura da obra e sua importncia ao sindicalismo atual, com uma importante referncia dentro do movimento anarquista.

Segue ento.

1-Notas iniciais

A Concepo Anarquista do Sindicalismo foi feito por Gregrio Nazianzeno Moreira de Queirs Vasconcelos, cujo o pseudnimo era Neno Vasco, mas no o terminou, vindo a falecer em 1920 por tuberculose, em Portugal. Sua obra inacabada levou trs anos para ser publicada, apenas em 1923, em Lisboa, pelo Editorial d'A Batalha.

E foi umas das melhores contribuies ao movimento operrio portugus e em menor instncia, no Brasil.

Em uma retrospectiva geral sobre Neno Vasco, ele ficou no Brasil de 1900 at 1911, retornando a Portugal. No Brasil, foi editor de vrios jornais e trocava correspondncia direta com Malatesta, de grande impacto em suas obras. Como um indivduo de seu tempo, escreve sobre o movimento sindical e sua relao intima com o anarquismo, que neste perodo est em crescimento, sendo a nica
1 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

referncia concreta de luta para os trabalhadores em sua jornada emancipatria.

As caractersticas bsicas do livro: levanta questes sobe o sindicalismo como movimento social e o anarquismo como ideologia e sua relao, j observando os processos revolucionrios que isso acarreta.

A concepo de Neno Vasco anarquista, isto sem dogmas, sem doutrinao, mas no h consenso sobre esse assunto, h diversidades de opinies.

O sindicalismo como ttica para o anarquismo, e muito mais que isso, uma escolha estratgica por excelncia, de importncia para o projeto de transformao social. uma instncia de transformao de longo prazo; de dimenses sociais incomparveis e assume um papel transformador por si s dentro do movimento social. Na histria, toda vez que os anarquistas deixavam o movimento operrio, igualmente as perspectivas concretas de revoluo social deixa de ser prioridade.

A concepo de Neno Vasco : formaliza e teoriza prtica das aes dominantes na poca (dcada de XX) fase expansiva do sindicalismo de influncia anarquista que desde a dcada de 90 do sculo XIX, na Frana, Italia, Espanha, Portugal, Sucia, Estados Unidos, Argentina e em pases em industrializao inicial, preponderante o mtodo anarco sindical. O sindicalismo revolucionrio: aes coletivas e de iminncia revolucionrio. No Brasil que forja suas convices anarquistas e amplia seu iderio com o pensamento de Malatesta, e descrer das idias de Kropotkin vindas da Frana, principalmente por causa da guerra e da Revoluo Russa e do papel que Kropotkin assumiu.

Conceitos de Neno: Malatesta, com quase nenhuma divergncia. Forma de escrita visando contextualizao da prtica e iderio anarquista. Certa rigidez de pensamento (ortodoxia) o que dificulta entender novas situaes, e nem sempre capaz de responder as exigncia prtica da ao poltica. Caracterstica mais tica do que poltica, tpica dos anarquistas.

2 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

Sobre o livro: introduo com apresentao da teoria anarquista, com destaque no anarquismo comunista (baseado em Malatesta e Kropotkin), de forma a citar os outros expoentes anarquistas de forma perifrica.

A vertente anarquista mais considerada: a que mais marcou politicamente a histria de seu tempo, oriundo do socialismo da 1 AIT, vigorosa nos pases latinos. Qualificada de revolucionria por excelncia (no educacionista, reformista, individualista). O que Anarco comunismo prope: socializao da economia, dos meios de produo e de troca, e tambm a socializao do poder poltico: seu desaparecimento como centro de deciso governamental e sua dissoluo por todo corpo social. Objetivo fundamental e como alcana-lo? Ao e organizao direta das massas: aprender agir sem chefes nem intermedirios. Fazer hoje, j anarquia.

Para Neno Vasco e Malatesta: o movimento sindical anrquico desde o bero. A AIT foi essa grande mobilizao de associaes profissionais coligadas em promover o programa socialista. Os anti-autoritrios na AIT lutaram para manter a autonomia e soberania das associaes de base contra a tutela de tericos e dirigentes.

Neno Vasco: O que no sindicalismo essencial organizao e ao de classe do proletariado, o movimento sindical. A necessidade de defenderem contra a explorao patronal o que agrupam os operrios. No h ideais socialistas nisso. pura autodefesa e sobrevivncia. A luta direta contra os patres, via greve ou outros meios de ao direta. A primazia da experincia imediata dos explorados como meio de auto-aprendizagem dum processo libertador central no anarquismo comunista, como j o era na vertente anti-autoritria da AIT.

Limitao da ao sindical:

-Tentativa da Internacional fundir agrupamentos de ideias com grupos de interesse;

3 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

-Os sindicatos devem ter seu limite de ao e defesa dos interesses mediatos dos trabalhadores: salrio e hora de trabalho (no mtodo anarquista ao menos). Todos os sindicato so autnomos quanto a influncia das escolas polticas.

-Com isso os torna contraditrios e imediatistas, com caractersticas economicistas e corporativistas. Contra isso, Neno Vasco e Malatesta propem que os anarquistas sejam dentro dos sindicatos, os repositrios da autonomia, da ao direta e do anticapitalismo. Pelo motivo que no querem a direo dos sindicatos e nem dirigi-los, e muito menos atrela-los a interesses partidrios, eles possuem o perfil para defesa dos sindicatos e atentos aos ataques dos inimigos dos trabalhadores, mantendo-os independentes e livres.

Os anarquistas devem ser sindicalistas, por ser um terreno frtil para o iderio libertrio. Mas atentos a no impor aos sindicatos uma doutrina (a sua) ou um programa anarquista e tambm a no se tornar um ambiente liberal e burgus, perdendo sua caracterstica de associao de resistncia e formao revolucionria.

Dentro deste contexto, existe uma dialtica entre movimento anarquista e movimento social do operariado, onde cada um tem seu prprio perfil e influenciando um ao outro. Isso acarreta uma interao entre anarquistas e os trabalhadores, um tanto quanto confusa, pois se dificulta a visualizao de onde um movimento termina e comea o outro nesta relao. E acarreta ainda uma concepo de centralismo terico, tendo o anarquismo como uma orientao justa ou caminho correto, levando a Neno Vasco a advertir contra as possveis aes de subordinao a uma doutrina, ou com o pretexto de independncia, no mais haver nenhuma discusso ideolgica, sobre controle de uma minoria esclarecida.

Neno Vasco como Malatesta, atribui ao sindicato um papel de destaque na revoluo social. Pois no consideram que o sistema capitalista gerar as

4 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

contradies que o levar a derrocada. Ser preciso mais organizao, tanto com o povo em armas, como depois, nas necessidades iniciais do novo sistema, e esse papel preponderantemente sindical, embora no oficialmente aceita, j que esto constitudos como unidades de resistncia popular e com os conhecimentos profissionais necessrios aos desafios do novo sistema. Isso corrobora com a Carta de Amiens sobre o sindicato hoje grupo de resistncia, ser no futuro associao de produo e de distribuio, base da reorganizao social.

O modo anarquista de interpretar o sindicalismo: no o nico espao de atuao anarquista, mas um espao importante para o anarquismo. possvel destacar:

-A magnitude da populao colocada em movimento pela ao sindical (comparativamente com outras formas de ao);

-O processo continuo de formao e informao dos trabalhadores atravs de sindicato estruturado, criando condies de auto aprendizagem ao proletariado;

-As estruturas bsicas para produo e distribuio aps o processo revolucionrio;

-O carter classista da associaes sindicais, formando uma nova moral que gira em torno do trabalho, dos produtivos contra o parasitismo explorador das elites e aproveitadores;

-A aceitao do internacionalismo proletrio, antibelicismo e contra o intervencionismo dos polticos profissionais;

5 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

-Unificao dos trabalhadores atravs de ncleos independentes, para alm das preferncias ideolgicas e partidrias;

-Valorizao das aes sindicais diretas (a greve, a greve geral, o boicote, a sabotagem) contra as aes burocrticas e indiretas (mesas de negociao fechadas, representatividade, parlamentarismo, gerenciamento jurdico e governamental e polticos e partidos profissionais).

Isso descarta dois modelos de aes: as insurreies populares, organizadas por grupos secretos (como Bakunin incitava) e a propaganda pelo fato, que levou ao terrorismo e a ilegalidade do movimento. As organizaes sindicais que levavam milhares de trabalhadores a lutar por sua emancipao, distanciando das aes controladoras e reformistas dos marxistas, tornava os dois modelos desnecessrios.

Isso tudo no quadro ideolgico, a prtica e histria mostra altos e baixos do movimento sindical, tanto em Portugal com no Brasil. Nos dois pases a acenso e queda do movimento sindical livre e revolucionrio muito parecida. Em resumo at a dcada de 20 do sculo XX, os sindicatos de influncia anarquistas eram preponderantes e com grande tolerncia ideolgica, o que significou aes conjuntas de anarquistas com socialistas de vrias matizes. Com a Revoluo Russa e suas repercusses, fragmenta o movimento operrio, principalmente com a constituio dos primeiros partidos de carter socialistas, que promoveram o rompimento com os sindicatos revolucionrios e o seu fechamento, criaes de sindicatos nos moldes partidrios e reformistas, retirando as caractersticas combativas que ameaavam os poderosos. Em uma dcada, o movimento sindical est quebrado, tanto pelas lutas internas promovidas pelos partidos como pelas aes repressoras dos governos burgueses. Isso leva o sindicalismo revolucionrio, ao menos nestes dois pases a um refluxo que dura j algumas dcadas.
6 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

Anarquismo e sindicalismo -

I.O anarquismo sindicalista desde o bero. O pensamento de Bakunin, Varlin, Lorenzo e seus amigos sobre o papel e o futuro das associaes de resistncia. II. Evoluo do anarquismo: quanto mais anarquista, mais sindicalista. A opinio de Malatesta. - III. Um recuo em Frana. Reata-se a tradio da Internacional. Pelloutier e o seu apelo aos anarquistas. - IV. A funo social das Cmara do Trabalho ou Unies locais de sindicatos operrios na sociedade comunista libertria, segundo Pelloutier. - V. O militantes anarquistas no movimento operrio e a sua influncia.

O anarquismo moderno : sindicalista antes do termo, na AIT e associaes internacionais, com influncia de Bakunin > que une idias marxistas + de Proudhon e socialistas franceses. Na AIT, a idia predominante, n vital do sindicalismo revolucionrio, onde o sindicato operrio (caixa ou sociedade de resistncia) o grupo essencial, o rgo especifico da luta de classe e o ncleo reorganizador da sociedade futura, a organizao expropriada revolucionariamente a burguesia e destrudo o seu rgo poltico, o Estado manter a continuidade da vida social, assegurando a produo do indispensvel.

M. Bakunin A emancipao dos trabalhadores por eles prprios, a base da AIT, mas o mundo operrio ignorante, falta-lhe teoria. Resta-lhe, portanto, uma nica sada: a emancipao pela prtica. Qual pode e deve-ser essa prtica? No h mais do que uma: da luta solidria dos operrios contra os patres. a organizao e a federao das caixas de resistncia.

importante para o povo, uma organizao internacional sria das associaes em todos os pases, capaz de substituir o mundo politico dos Estados e da

AIT estender-se por todos os pases, a fim que na revoluo tenha um papel

7 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

burguesia

Varlin A sociedade corporativa merecem nossos incitamentos e simpatia, so os elementos naturais da edificao social do futuro; se tornam associaes de produtores, de organizar a produo e usar as ferramentas sociais para isso. Lembrar a recomendao da AIT para todos os trabalhadores formarem caixas de resistncia, para garantir o presente e preparar o futuro.

Eram os princpios do sindicalismo revolucionrio, defendido nas sees federalistas da AIT.

Anselmo Lorenzo A AIT j oferece o tipo de sociedade futura, e suas diversas instituies, com as modificaes necessrias, constituir a ordem social que mais tarde h-de reinar.

II

Com o desenvolvimento dos anarquistas, mais a importncia acrescentam organizao e movimento operrios. Quanto mais anarquistas, mais sindicalistas.

Um exemplo Malatesta: desde 1871 na AIT, procura no movimento operrio a base da fora e garantia que a revoluo seria deveras socialista e anarquista.

Depois da revoluo ou insurreio, quem garantir a produo para as

8 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

necessidades bsicas do povo? Os patres no mais mandam, j no haveria produo? Se os trabalhadores estiverem organizados em seus setores, mesmo antes da revoluo, podero rapidamente substituir os patres e deliberar sobre a produo, agir e garantir o abastecimento e distribuio das necessidades bsicas do povo e suas. No aguardem pois a organizao de todos os trabalhadores para a revoluo, o que uma utopia e nem faze-la sem ningum o que igualmente uma outra utopia. necessrio que aja ncleos prontos e que aglutinem o povo de forma a ampliar as aes igualitrias e libertrias. Um meio termo para isso necessrio.

III

Perodo de retrocesso, o fim do sculo XIX, com aumento da represso e isolamento dos grupos e indivduos anarquistas, atacando-se mutuamente e disputando filatelias inteis. Mas j no incio do sculo XX, h um novo crescimento dos sindicatos revolucionrios ou anarquismo operrio. Um de seus expoentes Pelloutier.

Pelloutier- No Congresso do Partido Socialista Francs, pressente o perigo totalitrio, quando pregam a unidade do movimento, o que contrrio a autonomia anarquista e seus mtodos descentralizados. Os sindicatos tm h alguns anos para c uma altssima e nobilssima ambio. Julgam ter uma misso social a cumprir e, em vez de considerar quer como simples quadros do exrcito revolucionrio, pretendem, alm disso, semear na prpria sociedade capitalista o germe dos grupos livres de produtores, pelos quais parece dever realizar a nossa concepo comunista e anarquista.

9 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

IV

Pelloutier -(abolio do valor de troca) resta instituir as associaes de produtores, associaes livres, abertas, limitadas de acordo com os interesses dos associados, mas sem a presso ou coero da violncia coletiva.

Organizao sindical concordante com Anarcomunismo no sentido: ao conforme a necessidade.

administrar directamente os interesses prprios; ali se pensa nas oficinas livres onde a autoridade tenha sobre a tarefa dos trabalhadores numa sociedade harmnica, indicaes de maravilhosa largueza de vistas, fornecidos pelos prprios trabalhadores.

Cada vez mais ali se sente a necessidade, ali se experimenta o desejo de

das profisses de cada regio, a quantidade dos produtos colhidos, fabricados ou extrados, a quantidade de produtos necessria a alimentao e a conservao, a soma de trabalho indispensvel manuteno do equilbrio entre produo e consumo, mas ainda as causas to variadas por vezes incompreensveis da depreciao dos salrios, a soluo dos perptuos conflitos entre Capital e Trabalho; fazer, numa palavra, muitos estudos absorventes, que exigidos pela existncia do Capital, com este despareceriam; fazer, numa palavra, muitos estudos absorventes, que exigidos pela existncia do Capital, com estes desapareceriam.

A misso das organizaes de trabalho: tm por fim investigar, no s o nmero

O socialismo anarquista torna-se movimento popular, mtodo de ao e de organizao com problemas inerente a isso. Idealistas como Bakunin, Jukovsky, James Gulheume, Schiwitzgubel, Spichiger, Herzig, Peron, Cafiero, Malatesta,
10 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

Covelli, Eliseu Recls, Brousse, Robin, Varlin, Anselmo Lorenzo, Farga Pellicer, Kropotikin (AIT), divulgam e defende-o.

Da Frana ao mundo, o sindicalismo revolucionrio com os mesmos ideais da AIT: luta de classes livre de compromisso partidrio; autonomia; ao direta, livre federalismo; gerencia direta da produo pelos prprios produtores etc.

Em terreno menos fecundos so quase s os anarquistas os iniciadores e propagadores do sindicalismo revolucionrio entre o povo produtor.

A Independncia Sindical

I-A Independncia do movimento operrio e a internacional, grupo de interesses e idias. A discusso, no Congresso de 1866, sobre este dualismo e sobre a qualidade dos delegados aos congressos. II- Na Internacional Federalista. Os debates do Congresso de 1873. Trabalhadores manuais e trabalhadores intelectuais: errnea proposio do problema. Prope-se sem resultado a formao de sees especiais para os intelectuais de origem burguesa. No Congresso de Berna (1876): o que nele diz Malatesta. -III. Os anarquistas apercebem-se do erro da confuso de rgos para luta econmica e para luta poltica e de ideais. Bakunin. Malatesta. As causas da morte da Internacional. IVO que no sindicalismo essencial. As bases de acordo oferecidos por ele.

A AIT, no compreendeu e nem realizou integralmente a independncia do movimento operrio. A AIT: considera que trabalhador o prprio obreiro de sua emancipao. Sendo sumetido ao capital, fonte de sua sujeio, por onde deve

11 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

ser sua emancipao economica, e onde todo movimento poltico deve se submeter.

Resultados: aes indiretas -ao poltica exorbitando dos meios e formas de ao operria. Exemplo: a ttica eleitoral e parlamentar, por mais operria que a dissessem, corrompia e dividia os trabalhadores, trazendo para o movimento os homens, as idias, a moral, os processos das classes mdias, ou pelo menos os desunia e afugentava, com a ttica insurrecional, no podia ser seno meio de ao de uma minoria generosa.

Sobre o acesso a AIT: ela o amalgama de vrias classes, qualquer um que se aceitava socialista. Isso causou conflitos pois, as concepes burguesas poderiam preponderar. A emancipao dos trabalhadores, proletrios sua obra e devem desenvolver suas aes de forma livre e independente, Bastante avanados para andar com nossos prprios ps. Tolain

II

Uma redao possvel: No faro parte da Internacional seno os trabalhadores agrupados no terreno dos seus interesses profissionais e de classe.

certo desconfiar das profisses burguesas/liberais - necessrio discernir entre profisses opressoras/exploradoras das que no so: trabalhadores intelectuais : que ingressam como profissionais e no em torno de princpios.

Algumas propostas giraram em formar sees a aparte com apenas os

12 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

intelectuais, o que poderia facilitar a entrada de aventureiros e politicantes.

Malatesta: ...entendemos que a Internacional no deve ser uma associao exclusivamente operria; o fim da revoluo social, com efeito, no s a emancipao da classe operria, mas a emancipao da humanidade, e a AIT, que o exrcito revolucionrio, deve agrupar sob a sua bandeira todos os revolucionrios sem distino de classe.

III

Os anarquistas pela experincia, se fizeram partidrios da neutralidade das associaes de resistncia e da sua completa independncia perante qualquer partido ou movimento poltico ou de idias.

Bakunin: Como burgus, ele apenas fez propaganda. Se mais novo fosse, uniria-se aos operrios, fazendo-se um deles. A emancipao, aluta de libertao obra dos prprios explorados e oprimidos. AIT j tem todas as idias necessrias, agora falta ao e fatos, a organizao das foras do proletariado, feita pr ele mesmo.

Malatesta: Avalia que AIT morreu pelo fato de ter uma grande miriade de ideais, um grande guarda-chuva das concepes socialistas, republicanas, democratas se chocaram e se contradiziam na ao.

necessidades do povo, formularam em programa concreto as vagas intuies da

O elementos mais avanados estudaram, discutiram, descobriram as

13 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

massa, afirmaram o socialismo, afirmaram a anarquia, vaticinaram e preparam o futuro; - mas mataram a AIT: a espada havia rompido a bainha.

Hoje h movimentos socialistas e anarquistas bem desenvolvidos: hoje j no so possveis a iluso e equvoco de que viveu a velha AIT.

Mas digo que hoje no se pode, nem se deve, refazer a AIT de outros tempos.

(isto , o maior nmero possvel) sem distino de opinies sociais, polticas e religiosas para luta contra o capitalismo, e por isso no deve ser nem individualista, nem coletivista, nem comunista; no deve ser nem monrquica, nem republicana, nem anarquista; no deve ser nem religiosa nem ati-religiosa. nica idia comum, nica condio de admisso: querer combater os patres. O dio ao patronato o princpio da salvao.

A nova AIT s pode ser uma associao destinada a reunir todos os operrios

dos males e a buscar-lhes os remdios radicais, esporeada pelo exemplo dos partidos revolucionrios, a massa associada irrompe em afirmaes socialistas, anarquistas, anti religiosas tanto melhor o progresso seria ento real e no ilusrio.

Se depois, iluminada pela propaganda, ensinada pela luta remontar s causas

IV

14 / 16

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

Essencial no sindicalismo: organizao e ao de classe do proletariado, o movimento sindical. Os operrios se juntam no por ideais, mas porque so assalariados e precisam lutar contra os patres, agrupam-se em sindicatos (sociedades de resistncia), fora de qualquer partido poltico, como alis as associaes econmicas da prpria burguesia.

A greve como elemento bsico dos trabalhadores, unidos por seus interesses econmicos e a defesa deles.

as suas idias polticas, sociais ou mesmo religiosas; e portanto todos se podem e devem reunir nos sindicatos para o exerccio dessa ao, fazendo cada um, c fora, se quiser, parte deste ou daquele partido ou seita.

Desses meios de ao direta, so partidrios todos operrios, sejam quais forem

perspectiva indstria e querer resistir aos patres. No se pede adeso a um programa de transformao social.

Mas para entrar no sindicato, necessrio e suficiente ser assalariado da

As vrias vertentes socialistas esperam do sindicalismo muita coisa, criam concepes e espectativas sobre o meio sindical e dos trabalhadores ligados a eles.

Porm nenhuma delas deve ser a doutrina oficial do sindicato, ou construir condio de entrada nesse agrupamento.

artificialmente anarquista. Se o fizessem, ou s fiariam nele os anarquistas, passando a ser um grupo de idias, como os outros grupos anarquistas, sem ter, portanto a utilidade particular do agrupamento de interesses, do sindicato; ou o sindicato s seria anarquista de nome, por artifcio autoritrio -isto , seria menos anarquista quando tal se declarasse. E se a doutrina adotada fosse um conjunto,
15 / 16

Os anarquistas conscientes no pretendem que um sindicato se declare

A Concepo Anarquista do Sindicalismo Neno Vasco


Escrito por Neno Vasco Sb, 09 de Agosto de 2008 04:49 - ltima atualizao Qui, 15 de Janeiro de 2009 20:56

velho ou novo, de frmulas, de teorias e previses otimistas, bem ou mal fundadas sobre o movimento sindical, chamasse-se embora sindicalismo a essa teoria, ainda se iria contra o verdadeiro sindicalismo, pois no teriam lugar no sindicato os operrios que no a professassem, republicanos, sociais-democratas, anarquistas, etc. Seria um novo partido poltico, no a classe operria organizada.

ao a seu modo, segundo as suas concepes polticas ou as suas preferncias eleitorais.

Dentro do sindicato, a ao de resistncia; fora dele, cada um completar essa

93)

No confundamos rgos e funes, no estorvemos uns com os outros!(pag.

Que se separe as coisas, mas se for ... um assalariado, sujeito explorao capitalista, venha para sindicato, a fim de nele defender os seus interesses, com os meios dependentes da sua condio de produtor e prprios do grupo sindical pois que cada agrupamento, cooperativo, mutualista, poltico, etc., tem os seus meios especficos, adequados ao seu fim.

deixemo-lo experincia da vida operria, lio dos fatos e das necessidades da luta e ao embate leal e sincero dos princpios e das tendncias.(pag. 94)

O resto (mtodos, formas de organizao, mincias de ttica, graus de ao)

16 / 16

Potrebbero piacerti anche