Sei sulla pagina 1di 7

4

APLICAO DE LASERS NA MEDICINA

4.1. PRINCPIOS FSICOS DO FUNCIONAMENTO DOS LASERS Como se sabe, a sigla LASER composta das iniciais de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation e que corresponde, como o prprio nome indica, emisso de luz muito intensa devido emisso de radiao estimulada. Como do conhecimento geral, os modelos atmicos e moleculares actualmente em vigor, consideram estados quantizados de energia que correspondem a energias bem definidas, sendo os estados de menor energia primeiramente preenchidos. Assim, numa populao molecular, a maioria das molculas encontram-se no estado fundamental, enquanto que apenas uma pequena percentagem se encontra em estados excitados devido agitao trmica. De facto, na construo de um laser, necessrio haver uma inverso de populao, ou seja, tem que existir um mecanismo que bombeie electres que se encontram no estado fundamental para um estado excitado, fornecendo-lhes energia. As duas formas de fornecimento de energia so o ptica e atravs de descargas ou correntes elctricas (alguns lasers utilizam formas de fornecimento de energia qumica ou nuclear, mas estes no so utilizados em medicina). Como se sabe, a passagem de um nvel de energia menor para um nvel de energia mais elevada, ocorre atravs de absoro de energia, enquanto que o contrrio ocorre com libertao de energia. , no entanto, de referir que existem dois mecanismos de passagem de um nvel de energia mais alta para um nvel de energia mais baixa: por emisso espontnea (quando o processo ocorre sem interferncia exterior) ou por emisso estimulada (quando o processo ocorre devido passagem de um foto de energia igual diferena de energias entre os nveis - ver figura 4.1). Este ltimo caso apresenta a particularidade de o foto libertado possuir exactamente a mesma frequncia e fase do foto responsvel pelo estmulo, o que significa que ambos so coerentes e a sua soma amplifica a intensidade da luz. Sabendo que os lasers utilizam este mecanismo de libertao de luz, facilmente se compreende de que forma a luz laser to monocromtica e pode ser to intensa.

Fig. 4.1 Esquema que representa o mecanismo de emisso estimulada; hfin a energia do foto que estimula a emisso, enquanto que 2hfout a energia dos dois fotes resultantes (o que estimula a emisso e o resultante da emisso). Adapt. de: http://www.jyi.org/volumes/volume3/issue3/images/peterson_laser2.gif (em Dezembro de 2006).

107

O fenmeno da emisso estimulada tanto mais eficiente quanto mais povoado estiver o nvel de energia mais elevado. por este motivo que nos lasers criado um mecanismo atravs do qual existe inverso da populao, ou seja, o nvel de energia mais elevado fica mais povoado do que o estado fundamental. A forma mais simples de o fazer fornecer energia s molculas de modo a coloc-las num nvel de energia elevado. Na verdade, os meios de que os lasers so constitudos podem apresentar vrios nveis de energia. Observe-se, por exemplo, os dois sistemas representados na figura 4.2. No primeiro existem trs nveis de energia: um nvel de energia mais baixo (E0), onde a maioria das molculas se encontram, um nvel de energia mais elevado (E2), com um tempo de vida mdio curto, e um nvel de energia intermdio (E1), com um tempo de vida longo (meta-estvel). Fornecendo energia ao meio (usando uma lmpada forte ou uma descarga elctrica, quando o meio activo gasoso) transfere-se as molculas do estado E0 para o estado E2, estas, rapidamente se transferem para o estado E1, decaindo, por fim, mais lentamente para o estado E0. nesta ltima transio que se estar interessado. Assim, so os fotes libertados nesta ltima transio que vo ser responsveis pela emisso estimulada de outros fotes. No caso do sistema de 4 nveis, temos dois estados intermdios em que o E2 o estado considerado meta-estvel e, por este motivo, deste para o nvel imediatamente abaixo que provm os fotes que interessam para a luz laser. E3 E2 E1 Estado meta-estvel E2 Estado meta-estvel

E0

E1 E0

Fig. 4.2 Esquema que representa a existncia de estados metaestsveis responsveis pela inverso da populao a qual permite a existncia de emisso estimulada.

Falta referir um ponto importante que corresponde ao modo como a energia da radiao escolhida e amplificada (repare-se que no interior do meio existem vrias transies e h que escolher aquela que se pretende optimizar). Para tanto, constri-se uma cavidade de ressonncia de modo a atenuar os fotes de energia diferente da pretendida. Ou seja, a cavidade composta por um cilindro com dois espelhos em cada uma das bases, um deles dever ser totalmente reflector, enquanto que o outro ser apenas semi-transparente para que apenas uma pequena percentagem do feixe saia da cavidade (ver figura 4.3). Alm disso, o comprimento do cilindro escolhido de modo a ser um nmero inteiro de metades de comprimentos de onda, de modo a que a onda reflectida somada onda incidente. Devido quantidade de vezes que o feixe reflectido nos espelhos, o laser tem tambm uma direco muito bem determinada, uma vez que vai ficando colimado com os espelhos ( como se a fonte original estivesse cada vez mais distante e, portanto, os raios tornam-se cada vez mais paralelos entre si).

108

Fig. 4.3 Esquema de uma cavidade de ressonncia de um laser. Adapt. de: http://www.acs.ryerson.ca/~kantorek/ELE884/laser.gif em Dezembro de 2006.

A monocromaticidade garantida, no s porque os fotes so originados de uma transio bem determinada, como devido geometria da cavidade (a qual foi j anteriormente referida). A coerncia obtida devido natureza dos fotes que constituem a luz laser e pode ser medida atravs de experincias de interferncia. possvel alcanar potncias muito elevadas com lasers, uma vez que a luz extraordinariamente ampliada pela forma como obtida, mas tambm porque possvel concentr-la numa rea muito pequena. A ttulo de exemplo pode-se observar que uma radincia de 1W numa rea de 10-6m2 e um ngulo slido de 10-6sr corresponde a uma potncia de 1012Wm-2sr-1. Alem disso, os lasers podem operar em modo contnuo ou pulsado. Ou seja, o espelho semi-transparente pode deixar passar a luz apenas em perodos de tempo muito pequenos (na ordem dos ns). Desta forma, a potncia do feixe ainda mais concentrada. 4.2. INTERACO DA LUZ LASER COM OS TECIDOS A radiao electromagntica proveniente dos lasers pode abranger a gama do espectro entre o infra-vermelho e o ultra-violeta, numa gama de frequncias de, aproximadamente, 1014 Hz a 1016 Hz. Ora estas radiaes, excepo das de mais alta frequncia, possuem energias que no so suficientes para quebrar as ligaes qumicas das molculas. De forma que os seus principais efeitos so ao nvel do aumento local da temperatura dos tecidos, verificando-se que estes efeitos so extremamente dependentes da forma como essa energia for depositada nos tecidos. Com o objectivo de dispor de grandezas que permitam avaliar estes dois factores: energia depositada e tempo durante o qual essa energia foi transferida, e analogamente ao que acontece em outras reas (ver, por exemplo, as grandezas definidas no mbito da radiao ionizante), so definidas duas grandezas - a densidade de potncia e a fluncia. A primeira tem a expresso:

P , A

(4. 1)

109

onde P a potncia do laser (energia emitida por unidade de tempo) e A a rea da seco recta do feixe. E a segunda:

F ITE
onde TE e o tempo de exposio.

(4. 2)

Analisando as duas expresses anteriores, pode concluir-se que, para a mesma densidade de potncia, quanto menor a fluncia, mais rpido ser o processo de deposio de energia. Existem, pois, dois efeitos distintos associados a diferentes formas de deposio de energia trmica nos tecidos atravs de irradiao com luz laser: a fotocoagulao (quando as densidades de potncia dos lasers so menores e, portanto a deposio da mesma quantidade de energia mais lenta) e a fotovaporizao (quando as densidade de potncia so maiores). A fotocoagulao , em certa medida, uma espcie de cozedura. Na verdade, os efeitos sobre os tecidos so muito semelhantes ao que acontece, por exemplo, ao cozermos um naco de carne. O aumento de temperatura ir conduzir desnaturao das protenas, ou seja, perda da sua estrutura terciria, tornando-as disfuncionais. Em termos de aspecto fsico, e apelando nossa experincia quotidiana sabemos, por exemplo que a carne vermelha cozida, perde a sua cor tornando-se castanho acinzentada. Este fenmeno deve-se, precisamente, desnaturao da hemoglobina e da mioglobina (protenas que so responsveis pelo transporte do sangue nos vasos sanguneos e nos msculos, respectivamente, e que conferem ao sangue a cor vermelha). Sabemos ainda que a carne depois de cozinhada se torna mais fcil de rasgar, devido desnaturao do colagnio, protena de estrutura de grande parte dos tecidos orgnicos. E, por fim, j todos tivemos a infeliz decepo de preparar uma refeio para vrias pessoas e o naco de carne que cozinhmos, ter diminudo visivelmente, o seu volume. O que corresponde, precisamente, evaporao (ainda que lenta) de uma parte significativa da gua que o constitua. Tendo em conta estas consideraes, fcil compreender que a fotocoagulao pode ser utilizada para destruir tecidos, infligindo-lhes desnaturao das protenas que os constituem. Embora se v discutir adiante vrias aplicaes mdicas, pode desde j adiantar-se que a fotocoagulao utilizada, essencialmente, na destruio de tumores, em tratamentos da retina e como forma de evitar hemorragias (os vasos sanguneos fotocoagulados so como que selados e evitam a perda de sangue. Apesar de a fotocoagulao envolver a deposio lenta de energia trmica nos tecidos, deve ter-se presente que esse processo no pode demorar demasiado tempo, caso contrrio, corre-se o risco de o calor se transferir para os tecidos em redor e, por um lado, no ser eficiente relativamente aos efeitos pretendidos na regio de aco, por outro, ir lesar tecidos adjacentes sobre os quais no se desejava agir. A este respeito, pertinente introduzir-se um outro conceito que o de tempo de relaxao trmico. representado por TR e o tempo necessrio para que o calor depositado numa determinada regio seja conduzido para fora dessa regio, de forma a que a temperatura aumentada no tecido exposto diminua para metade. Com base nesta definio, compreende-se que para que a aco do laser seja eficiente deve cumprir-se a condio: Te<<TR. Alm disso, observou-se que as densidades de potncia associadas ao efeito de fotocoagulao esto na gama entre 10 W/cm2 e 100 W/cm2, de modo que os lasers utilizados nestas aplicaes possuem estas caractersticas.

110

Quando as densidades de potncia dos lasers so superiores a 100 W/cm2 o efeito mais evidente o de fotovaporizao, ou seja, a temperatura de ebulio da gua rapidamente atingida e os tecidos so cortados. Por este motivo, estes lasers tm aplicaes essencialmente ao nvel cirrgico, podendo funcionar como bisturi, ou como uma forma de remover tecidos extremamente precisa. Esta aplicao tem ainda a vantagem adicional de os tecidos adjacentes ao corte sofrerem fotocoagulao, evitando, desta forma, o surgimento de hemorragias. Ainda no domnio dos lasers com densidades de potncia elevadas, h a considerar aqueles cuja gama de frequncias se situa no ultravioleta e cujas energia j interferem ao nvel das ligaes qumicas. Neste caso, a transferncia de energia no implica aumento da temperatura, sendo o corte dos tecidos devido quebra das ligaes qumicas. A este fenmeno d-se o nome de fotoablao. A discusso sobre a forma de interaco da luz com os tecidos s fica completa referindo o facto de a absoro da luz pelos tecidos ser selectiva. Ou seja, como se sabe, algumas substncias absorvem especificamente num dado c.d.o., podendo essa especificidade ser utilizada em diferentes cenrios. Antes de mais, relembremo-nos que o espectro de absoro das molculas muito mais complexo do que o dos tomos, parecendo contnuos. O que significa que, embora absorvam preferencialmente em determinadas frequncias o seu espectro no apresenta picos bem definidos como no caso dos tomos. No que respeita constituio dos tecidos, pode dizer-se estes so formados por cerca de 70% de gua e 30% de molculas biolgicas. Enquanto que a primeira transparente na gama do visvel, mas absorve no infravermelho e no ultravioleta, as segundas absorvem em diversas frequncias na gama do espectro electromagntico que nos interessa, desde o infravermelho ao ultravioleta. Embora as protenas absorvam, preferencialmente, no UV, h excepes como a hemoglobina, que absorve na gama entre, aproximadamente, 510 nm e 600 nm. Chame-se, porm, a ateno para o facto de a oxihemoglobina e a deoxihemoglobina absorverem em c.d.o. diferentes: a primeira absorve mais na gama do azul e menos do vermelho do que a segunda (ver figura 4.4), embora ambas reflictam prioritariamente na regio do vermelho. Da, apesar do sangue ser sempre vermelho, se associar oxihemoglobina a cor vermelha e desoxihemoglobina a cor azul.

Fig. 4.4 Representao dos espectros de absoro da oxihemoglobina e da desoxihemoblobina. Adapt. de: Susanne Amador Kane, Introduction to Physics in Modern Medicine, 2003, Taylor & Francis.

111

claro que, tendo em conta a selectividade da absoro, o comprimento de onda em que os lasers emitem, a par da sua potncia, vai condicionar as suas aplicaes. O laser de Nd:YAG, por exemplo, emite no infravermelho (1064 nm), e , fundamentalmente, utilizado em fotovaporizao. Embora no seja absorvido especificamente, pela gua, pelo sangue ou pelos tecidos moles muito potente, permitindo essa aplicao. J o laser de dixido de carbono emite no infravermelho (10600 nm) e, uma vez que absorvido pela gua, utilizado em situaes gerais em que no existam pigmentos coloridos. Existe ainda o laser de Er:YAG que emite no infravermelho (1540 nm) e que pode ter aplicaes semelhantes ao de dixido de carbono, com a vantagem de, uma vez que possui um c.d.o. menor, poder ser focalizado em reas muito pequenas o que aumenta a sua densidade de potncia e, portanto, permite que seja utilizado em odontologia e nos tecidos sseos. Os lasers de rgon so selectivamente absorvidos pela hemoglobina, sendo, por isso, utilizados em cirurgia geral. Alm disso, existem lasers, como o de kripton vermelho e o de rgon que so absorvidos selectivamente em diferentes regies da retina, o que pode ser utilizado para diferentes aplicaes associadas oftalmologia. 4.3. APLICAO DOS LASERS A DIFERENTES REAS MDICAS Como j se introduziu na seco anterior, as aplicaes dos lasers na Medicina so imensas. A cirurgia em geral, a dermatologia, a oftalmologia e a oncologia, so algumas das reas em que a popularidade dos lasers tem aumentado todos os anos. Em dermatologia, por exemplo, contam-se, por exemplo, as seguintes aplicaes: 1) Remoo de cancros da pele. O laser de dixido de carbono muito utilizado para este efeito, actuando ao nvel da remoo dos tecidos. 2) Na cirurgia esttica. O mesmo tipo de laser pode ser utilizado para retirar camadas de pele muito finas, permitindo o rejuvenescimento de tecidos que tenham sido, por exemplo, queimados do sol. 3) Na cosmtica. O laser de Er: YAG, por exemplo, muito utilizado em depilao dita definitiva. 4) Ainda em cosmtica, os lasers podem ser utilizados para remoo de manchas pigmentadas. Os lasers de corantes com c.d.o. no amarelo tm sido utilizados para destruir os vasos sanguneos responsveis pelas manchas tipo vinho do porto. E o laser de Nd:YAG e de rubi so utilizados na remoo de tatuagens. A este respeito de referir que quando a cor das tatuagens coincide com a da hemoglobina e da melanina o tratamento mais difcil, uma vez que implica tambm a destruio de tecidos saudveis e sem tatuagem Tambm em oftalmologia a utilizao dos lasers muito vulgar. Alis, note-se que o simples facto de a lente e o cristalino serem transparentes luz visvel permite o fcil acesso destas radiaes a reas como a retina que, de outra forma s poderem ser acedidas por mtodos invasivos. Podem enumerar-se as seguintes aplicaes a esta rea: 1) No tratamento do glaucoma, cuja origem o aumento excessivo da presso ocular, so realizados pequenos orifcios, com o laser de rgon, que facilitam a drenagem do humor aquoso. 2) No tratamento de diversas leses que tenham causado lenhos ou orifcios ao nvel da retina, os lasers so utilizados para fotocoagular a regio em volta, de forma a evitar o seu crescimento. 3) Na retinopatia diabtica, onde formada uma rede de vasos sanguneos que dificultam a viso, os lasers de rgon so utilizados para realizar pequenas queimaduras nas regies volta dos vasos sanguneos, prevenindo a formao de novos (ver figura 4.5.). 4) Em doentes com cataratas, ou seja, em quem ocorre opacidade da lente. Nestas situaes, a lente destruda atravs de ultrassons e colocada uma nova lente de material plstico. Porm, em alguns casos as cataratas desenvolvem-se novamente e, nessa altura, podem ser
112

removidas atravs da aplicao laser. 5) Na correco da miopia, tem sido muito usual a utilizao de lasers de excmeros para realizar cortes que permitem corrigir o raio de curvatura da crnea.

Fig. 4.5 Fotografia da retina a) logo aps tratamento contra a retinopatia diabtica com fotocoagulao e b) algum tempo depois. Em ambas as imagens so visveis as leses causadas pelo tratamento e que evitam o crescimento dos vasos sanguneos, os quais so responsveis pela perda de viso nestes doentes. Retirado de: Susanne Amador Kane, Introduction to Physics in Modern Medicine, 2003, Taylor & Francis.

Os lasers tm tambm sido aplicados com sucesso em odontologia. Neste mbito, contam-se 1) a remoo de tumores e de tecidos em excesso e 2) a remoo de placa bacteriana. Uma ltima aplicao que nos parece digna de nota a de remoo de tumores, no atravs de cirurgia, mas utilizando-se a tcnica de terapia fotodinmica. Nesta tcnica, o indivduo injectado com uma substncia com afinidade s clulas cancerosas. Essa substncia formada por molculas fotosensveis que, uma vez expostas a luz com determinado c.d.o. sofrem alteraes tais que destroem as clulas a que esto ligadas. Este processo de destruio de clulas cancerosas , quanto a ns, muito interessante, sendo necessrio ter-se em ateno que o indivduo deve permanecer s escuras at a substncia injectada ter-se fixado na regio do tumor, caso contrrio, corre-se o risco de serem destrudas clulas ss.

113

Potrebbero piacerti anche