Sei sulla pagina 1di 6

Escola Guilherme Stephens

Disciplina:Cincias Naturais

Relatrio sobre O Sistema Nervoso Central

Emanuel Garcia N12 9A

2012/02/13 Marinha Grande

Page 1

Introduo

Esta actividade tem o objectivo de identificar as diversas partes que constituem o encfalo de um mamfero,e poder assim compar-lo ao encfalo do Homem. O encfalo de um mamfero a sua estrutura do sistema nervoso central composta pelo encfalo e a espinal medula.O encfalo composto pelo corpo caloso que conecta os hemisfrios direito e esquerdo,pelo hipfise que uma glndula que produz numerosos e importantes hormonas,pelo cerebelo que controla a coordenao dos movimentos,o bolbo raquidiano que controla os ritmos cardacos,respiratrios e a presso sanguinea,pelo hipotlamo que controla a fome,sede,atividade sexual,temperatura e atividade hipfise e ainda pelas meninges que so trs membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central,espinal medula,tronco enceflico e o encfalo,que so a dura-mter,aracnide e a pia-mter.A espinal medula que a continuao do bolbo raquidiano protegida pela coluna vertebral. O sistema nervoso central recebe informaes do interior e do exterior do organismo atravs dos rgos dos sentidos e de outras estruturas sensitivas. As estruturas que transportam essas informaes so os nervos e ramificam-se do sistema nervoso central para todo o corpo. A esta rede de nervos d-se o nome de sistema nervoso perifrico. O sistema nervoso tem, no apenas divises anatmicas, mas tambm divises funcionais. Deste modo, existem duas divises consideradas muito importantes: o sistema nervoso somtico, o qual controla os msculos esquelticos responsveis pelos movimentos voluntrios, e o sistema nervoso autnomo, que se ocupa especificamente da regulao automtica do funcionamento interno do organismo. Como se pode observar o sistema nervoso um sistema muito complexo que s agora comeamos a entender. Mas uma coisa certa: sem ele no teramos a mnima hiptese de sobrevivermos variao das condies do nosso planeta.

Page 2

Material

INSTRUMENTOS

tabuleiro bisturi pina agulha de dissecao papel de limpeza luvas caixa de petri

OBJECTO DE ESTUDO

encfalo de carneiro

Procedimentos
1. Observar o encfalo a fresco, ob diferentes ngulos (ventral, dorsal e lateral), de forma a obter uma imagem integral do rgo e representar esquematicamente o que se observar. 2. Com a ajuda da agulha de dissecao procurar diferenciar as estruturas que revestem o encfalo. 3. Identificar as estruturas internas e externas do encfalo.

Resultados

Page 3

Cerebelo

Corpo caloso Circunvolues cerebrais

Discusso
Na actividade realizada tivemos a oportunidade de identificar as diversas estruturas constituintes do encfalo de um mamfero.

1.

O encfalo de carneiro constitudo por trs estruturas distintas: o crebro, o cerebelo e o bolbo raquidiano/espinal me dula.

Page 4

2. O encfalo exteriormente podesse identificar a meninge,circunvolues cerebrais,cerebelo,bolbo raquidiano e os hemisfrios cerebrais. 3. As membranas que envolvem o encfalo so as meninges. 4. A estrutura maior do encfalo designa-se como crebro.

Concluso
Com esta actividade conclui-se que o encfalo de um mamfero um rgo muito complexo. nesta zona que existe a mais complexa rede de neurnios de todo o corpo, demonstrando assim por que que o estudo do comportamento humano to difcil. Entre o crebro e o cerebelo observou-se a hipfise que se assemelhava a uma pequena esfera. Este rgo to pequeno responsvel pela produo de hormonas e est ligado ao hipotlamo. O bolbo raquidiano situa-se entre o crebro e a espinal medula que faz a ligao entre o crebro e a espinal medula. Atravs da observao destas estruturas, pode-se concluir que o sistema nervoso muito complexo estruturalmente. responsvel pela regulao de todos os rgos do organismo o que contribui para a sua sobrevivncia. O encfalo o rgo responsvel pela resoluo de problemas prticos uma vez que o mais complexo. O crebro, por ser a zona mais externa do encfalo, considerada como a detentora da inteligncia dos animais, sendo mais inteligentes aqueles que possurem esta zona em maior tamanho, em relao s dimenses do encfalo. A zona mais interna do encfalo a que coordena algumas das funes vitais do organismo, sendo tambm uma das mais antigas em termos de evoluo.

Bibliografia

Google,Livro de Cincias Naturais

Page 5

Antunes.C;Bispo.M;Guindeira.P Novo Descobrir A Terra 9- Areal Edirores 1. Edio/ 2.Reimpresso 2011

Page 6

Potrebbero piacerti anche