Sei sulla pagina 1di 8

Antropologia teolgica

Antropologia teolgica a parte da Teologia que estuda a realidade do ser humano sob o ponto de vista da teologia

Deus e o mundo criado


preservao de criao de Deus
O dogma da criao fundamental para que se tenha conscincia da dependncia dos seres criados diante de Deus, do qual so reflexos. A criao obra pela qual Deus produz tudo do nada. um ato que continua enquanto dura a criatura. No se refere somente primeira coisa criada, mas tambm quelas que vm a partir da primeira. A criao pode ser entendida pela filosofia, mas os filsofos no cristos refletindo sobre ela caem no dualismo, no emanatismo ou no materialismo. Porm, o pensamento mais crtico para o filsofo seria a criao ex nihilo, a partir do nada. A partir das coisas criadas, chega-se concluso de que existe um Criador. Esse pensamento contradiz o marxismo que fala do mundo incriado. Pela filosofia poder-se-ia admitir que o mundo sempre tivesse existido, mas os estudos cientficos por sua vez, indicam que o mundo teve um princpio temporal, o que est de acordo com a Revelao, que ensina a temporalidade do mundo. Em determinado momento, segundo o dogma da criao, Deus criou tudo o que existe numa relao de dependncia para com ele, muito embora a criatura tenha autonomia.

A ao criadora nos textos bblicos


Muitos textos bblicos falam sobre o dogma da criao, mas os principais so os primeiros captulos do Gnesis. Seu objetivo no explicar a criao do mundo sob o ponto de vista da cincia, mas sim mostrar que Deus nico e o criador do mundo. O livro do Gnesis trata do tema da criao de uma maneira mais espiritual, apresentando Deus como criador e organizador dessa matria catica desorganizada. A matria vai se organizando de acordo com a Palavra de Deus. Tal organizao pela palavra expressa a predileo de Deus ao homem. Nos escritos profticos o tema da criao sobressai em Isaas. Apresenta a criao como obra de Deus e relaciona-a com a Histria da Salvao. O mesmo Deus que criou o mundo, conduz o seu povo atravs da histria em busca da salvao. Os salmos apresentam a mesma idia da soberania e majestade divina na criao. Enfim, na literatura sapiencial aparece a idia da criao a partir do nada, mostrando a soberania e a vontade de Deus, tanto na criao, quanto na preservao de sua criao.

No Novo Testamento, o tema da criao abordado dentro da perspectiva de uma renovao. Nos Evangelhos Sinticos apresentada uma relao entre a criao, efeito da vontade de Deus, e a vontade divina para o modo de agir dos homens, bem como a ligao entre a criao e o Reino, que para todos est preparado. O Evangelho de Joo fala expressamente da criao e da participao de Jesus nela. Para So Paulo, o homem na graa vive uma nova criao. Deus no deixa de relacionar-se com suas criaturas, fruto de sua criao.

A Criao e a Trindade
Ainda segundo o dogma da criao, no princpio Deus criou o cu e a terra, e esse ato obra inseparvel de toda a Santssima Trindade. Na plenitude do tempo, Deus realizou a obra da Redeno do mundo pela Encarnao e morte de seu Filho nico. Ora, tudo o que fez Nosso Senhor, como Deus, nessa grande obra, foi realizado por toda a Santssima Trindade. E Deus tambm no cessa de santificar as almas; esta obra de santificao to grande que toda a Santssima Trindade dela participa. Na criao, o Pai, o Filho e o Esprito Santo so agentes que produzem um mesmo efeito. O ser criado reflexo daquele que o criou. Com a razo difcil de compreender essa situao, porm, a revelao faz compreender. A Sagrada Escritura oferece fundamentos para se compreender esse tema.

O motivo e o fim da criao


A obra da criao de Deus tm uma finalidade: a glria do Criador. Mas essa finalidade no exclui o homem, pois Deus no egosta, j que criou num ato de amor. As criaturas so reflexos do Criador e nisso consiste sua felicidade. Mas entre as criaturas, aquela que mais revela a Deus o homem, pois a glria de Deus visa levar o prprio homem viso celeste, atravs de sua santificao.

Breve histrico da reflexo crist sobre a criao


A criao ex nihilo sempre esteve presente na conscincia crist como verdade fundamental. As primeiras citaes do Criador se referiam a Deus. Depois se acrescentou o nome do Pai, que parece ser designativo da Divindade. Houve controvrsias em relao ao papel do Verbo de Deus na criao, mas o Conclio de Nicia, em 325, resolveu a questo distinguindo a criao do mundo e a gerao eterna do Filho: o Filho no foi criado pelo Pai, mas sim, gerado. Tambm houve diversas controvrsias entre filsofos esticos, gnsticos, etc., e autores cristos que sempre defenderam a doutrina da Igreja sobre a criao. Autores da Reforma Protestante caram no erro de dizer que o mundo no revela Deus, pois que o mundo estava corrompido pelo pecado. Motivada por tantos erros doutrinrios sobre a criao, a Igreja sempre se preocupou em corrigir as idias que no estivessem de acordo com a Sagrada Escritura e a Tradio.

A Providncia
O Senhor, prximo de ns
No Antigo Testamento no existe um termo definido para expressar a providncia, mas a idia j desenvolvida, e o povo de Israel percebe essa providncia especial que se manifesta na Aliana. Deus cuida de todas as suas criaturas no fazendo distino entre elas. Em Deus o homem encontra socorro e refgio nos momentos de tribulao. Mas, apesar da providncia, o homem se depara, s vezes, com o silncio de Deus, principalmente quando sofre, mas isso no tira a capacidade que o homem tem de confiar em Deus. Contraposto a esse silncio divino, a Bblia apresenta o recurso da orao, que parece fazer com que a Providncia ao pedido daquele que ora. A Providncia Divina paternal. Deste modo percebe-se que a Providncia Divina tem um fim escatolgico particular e universal: diz respeito a cada indivduo e a toda a humanidade, mesmo que alguns, mediante a liberdade que possuem, resistam a esse amparo oferecido por Deus.

Conceituao de Providncia. O Governo divino


A Providncia o desgnio de divino que, com sabedoria e liberdade, conduz os seres criados, no hoje da criatura. Deste modo, a Providncia certa e infalvel e cabe a ela o governo e a conservao do mundo. Neste governo, Deus se utiliza da cooperao das criaturas. Umas contribuem com as outras. As criaturas so cooperadoras de Deus e cooperadoras entre si.

O Concurso Divino
Desde que comeou a meditar sobre a Providncia, o homem se pergunta como concili-la com a liberdade das criaturas, pois a Providncia lhes tiraria a liberdade. Chegou-se concluso de que Deus est na raiz do ser e do agir das criaturas. Deus d e conserva o seu agir. E mais, as criaturas s conseguem agir porque so dependentes de Deus e como tais, so instrumentos nas mos do Criador. Tudo o que a criatura faz mais obra de Deus do que dela prpria.

A Providncia e o Mal
Esta outra questo que surge ao homem: como aliar a verdade da Providncia com a existncia do mal? Antes de tudo se deve distinguir duas categorias do mal: o sofrimento que contra a vontade do homem, ou seja, a dor, a misria, a aflio, etc.; e a maldade, que prpria do homem, pois parte de sua vontade, que so o crime, o pecado, etc...

As religies tm concepes diversas sobre o tema, chegando algumas delas a atriburem o mal providncia e a seus deuses. Outras atribuem, num dualismo latente, o mal a um princpio mal, e o bem a um princpio bom, numa concepo maniquesta platnica. O pensamento filosfico moderno, de fundo atesta, considera o sofrimento um mal necessrio, j que o homem apenas uma pea na engrenagem que faz o mundo funcionar. Tudo pode ser resolvido pela tcnica e pelo progresso. O cristianismo tem outra compreenso do problema do mal, tendo em vista dois pensamentos bsicos: primeiro, que o sofrimento no uma iluso. passageiro, mas existe. fruto do pecado do homem; segundo, que a morte entra no mundo por causa do pecado do homem. E no h nada de mal que acontea no mundo que no passe pelo crivo da Providncia. Conseqentemente, o mal no eterno, mas sempre esteve sob o controle de Deus. Isto no significa que Deus seja o autor do mal, pois o mal a ausncia de um bem devido. Surge, ento, a questo de como e porque o mal existe. A resposta que Deus criou o mundo em estado de caminhada, para atingir a perfeio ltima e, enquanto no atingi-la, o mal permanecer, j que Deus criou tudo bom, mas o desvio das criaturas produz o mal. Resumindo: Deus o Senhor do mundo e da histria, mas os caminhos de sua Providncia muitas vezes nos so desconhecidos. Somente quando estivermos face a face com ele, teremos pleno conhecimento dos caminhos pelos quais ter conduzido sua criao at a glria definitiva.

Providncia sobrenatural
Todos os seres criados, de maneira especial os homens e os anjos, esto sob o regime da providncia sobrenatural. Sob essa Providncia, Deus tem um desgnio a nosso respeito: oferece-nos a salvao atravs da mediao de Cristo. A Utilizao do termo sobrenatural no exclui o que natural ao ser humano. Porm, no se pode relativizar e achar que o homem vai encontrar a felicidade no plano meramente natural, pois Deus props humanidade uma vocao sobrenatural, desaparecendo assim, todo lugar para um fim ltimo natural. As duas dimenses integram a existncia humana de forma intrnseca.

A Histria da Salvao
Deus se associa na nossa histria no plano pessoal, e nos d a graa atravs da f. Mas tambm se associa no plano social e universal da histria, atravs de suas obras.

o que costuma se chamar de Histria da Salvao. Mas nem por isso o homem est livre das tribulaes cotidianas. Porm, Deus d a todos a graa para que, perseverantes na prtica do bem, procurem a salvao. Deus revela seu plano de salvao e vem at o meio de seu povo. Entra na histria de suas criaturas, tornando-se muito prximo do homem, comunicando-se por aes e por sua Palavra, pois a Revelao vem associada a acontecimentos, de modo que esses eventos ilustram e fundamentam as palavras e as palavras decifram esses eventos.

Os sinais de Deus
Na Histria da Salvao, Deus se faz presente por sinais, sendo Jesus o sinal mximo entre todos os outros, pois a imagem visvel do Deus invisvel. Existem outros sinais: os milagres de Cristo e diversos outros que aconteceram ao longo da Histria da Salvao. Os milagres apontam para Deus, seu autor e esto a servio da manifestao divina. Os milagres ultrapassam a possibilidade das foras naturais e so absolutos, no podendo ser explicados pela cincia. Nos milagres deve-se observar mais o poder e a interveno divina do que o fato em si, percebendo neles a extraordinria bondade de Deus.

A criao do mundo invisvel


O texto bblico que melhor apresenta o tema da criao o primeiro captulo do Gnesis, que contm o Hexameron e o descanso de Deus. Esse relato dividido em trs partes: a criao, a distino e a ornamentao. No passado acreditava-se que era um relato histrico; depois pensou-se que fosse uma histria e hoje fala-se de um relato teolgico. Ele transmite uma mensagem religiosa e espiritual, sem inteno de fornecer dados cientficos. O que o relato quer mostrar que o mundo e suas criaturas foram criados por Deus. Porm, a evoluo da matria pode ser admitida. Deus teria criado a matria inicial catica e dado as leis da natureza para que fosse se desenvolvendo, como se houvesse uma dupla criao: uma criada definitivamente e outra que estaria se desenvolvendo e evoluindo ainda hoje. Assim, o cristo pode admitir o evolucionismo, a partir, porm, do criacionismo.

As criaturas invisveis, ou anjos


Aluses no Antigo Testamento

A Revelao fala, inmeras vezes, de seres espirituais superiores aos homens: os anjos. Os anjos no so figuras lendrias ou metafricas. Fazem parte do patrimnio das verdades reveladas pelo Magistrio da Igreja. No Antigo Testamento aparecem como criaturas a servio de Deus, sendo em muitos textos, a apario do prprio Deus. Em alguns textos se encontram citaes dos nomes de alguns deles em relao com a misso que lhes foi confiada. Um desses anjos se torna mau e identificado como diabo que significa adversrio, e est sempre procurando fazer mal ao homem. A literatura judaica considera os anjos como filhos de Deus, mas capazes de escolher entre Deus e o pecado.

No Novo Testamento
No Novo Testamento os anjos aparecem sob uma nova ptica. Esto relacionados com Cristo e a sua disposio protegendo a Igreja nascente e os Apstolos. So enviados a servio dos homens que buscam a salvao. No Novo Testamento aparece tambm a figura de Sat, que, com sua legio, se ope a Deus. A exemplo do Antigo Testamento, precisa de permisso de Deus para tentar ao homem.

Os anjos na tradio crist


A doutrina sobre os anjos sofreu interpretaes erradas nos primeiros sculos. Ento os Doutores cristos elaboraram uma doutrina sistemtica sobre os anjos, a fim de corrigir os erros. O Magistrio Eclesistico definiu: so criaturas de Deus, feitas no incio do tempo e no desde a eternidade. Foram criadas boas, mas por livre e espontnea vontade, algumas se tornaram ms. A Escritura diz que os anjos so espritos, mas no esto em toda parte e nem em dois lugares ao mesmo tempo. Seu conhecimento intuitivo e quando tomam uma deciso, no voltam atrs. Quanto a deciso de anjos optarem pelo mal, no podem voltar atrs, sendo que j estariam condenados junto com o prncipe deste mundo, pois para um anjo acima de tudo est sua deciso, o que pode condena-lo ou torna-lo sempre puro, essa uma vez tomada o faz um anjo do bem ou do mal(demnio). Os anjos bons tm como misso adorar a Deus e ajudar os seres inferiores, os homens, a chegar salvao, papel que cabe, principalmente, aos anjos da guarda. J os anjos maus tentam o homem, a fim de lhes tirar do caminho certo, muito embora o ser humano possa resistir s suas investidas, buscando fora em Jesus Cristo que veio destruir as obras do maligno.

O Homem
Sua dignidade nativa
A Revelao diz que o homem uma criatura feita no tempo, que no teve existncia espiritual antes da corprea. Os textos bblicos no pretendem apresentar dados

cientficos, mas mostrar o relacionamento de Deus com os homens, sua superioridade em relao natureza, etc. O homem apresentado como imagem e semelhana de Deus, sendo Jesus imagem verdadeira do Pai, e ns, seu reflexo. O homem imagem de Deus, porque foi criado com a capacidade de conhecer e amar seu Criador.

A estrutura do ser humano


O homem um organismo psicofsico de corpo e alma, em perfeita unidade e complementaridade. Alma e corpo se apresentam como duas substncias independentes, porm, formando uma unidade. A alma imortal ao passo que o corpo corruptvel, embora destinado ressurreio. Entre corpo e alma existe uma dualidade perfeita, ao contrrio do dualismo maniquesta que coloca o corpo como crcere da alma. A viso perfeita da estrutura do ser humano nos apresenta so Toms de Aquino. Ele diz que a alma a forma do corpo, podendo subsistir sem a matria corporal, pois mantm sua operao intelectiva aprendida mediante a operao sensorial.

Sobre a espiritualidade e imortalidade da alma


Os documentos do Magistrio da Igreja afirmam que a alma espiritual, fazendo da espiritualidade a fundamentao racional para a afirmao da imortalidade. Se a alma espiritual, no pode ser corrompida, pois sendo esprito dotado de existncia prpria e independente da matria, no se extingue com a corrupo do corpo. A Revelao no apresente profundamente o carter natural ou sobrenatural da imortalidade da alma, pois a Escritura considera toda a vida do ser em relao Deus.

O Homem e a Mulher
Segundo o dogma da criao, Deus criou o homem e a mulher sua imagem e semelhana, com aptido para a vida na graa e deu-lhes a misso de perpetuar a espcie, atravs de sua sexualidade, embasados no amor, que ultrapassa o plano carnal e exprime uma vinculao e complementao profunda dos dois. Homem e mulher so seres idnticos e complementares: idnticos quanto natureza, e complementares quanto s particularidades fsicas e psicolgicas. Realizam-se humanamente e santificam-se mutuamente dentro da Lei Moral. Tm igual dignidade, embora no Antigo Testamento a mulher tenha sua participao limitada na sociedade. Porm, no Novo Testamento, essa situao muda, principalmente por causa da participao de Maria.

Dentro dessa igualdade, a sexualidade humana orientada para o matrimnio monogmico indissolvel, destinado complementao mtua e procriao da espcie, sendo no Novo Testamento elevado, por Cristo, categoria de Sacramento.

Transformismo, poligenismo, monogenismo


O Magistrio da Igreja no nega o evolucionismo ou transformismo. Admite-o, desde que a partir de um criacionismo. A Sagrada Escritura acena essa possibilidade quando diz que Deus modelou o homem a partir do barro. O que se deve levar em considerao que Deus o Criador imediato da alma espiritual e imortal em cada homem. A criao do homem diferente dos outros seres porque ele portador da imagem de Deus, enquanto os demais seres se reproduzem sozinhos, de maneira natural, o homem necessita que Deus crie sua alma e infunda-a em seu corpo, fato que acredita-se acontecer no momento da concepo, j que a vida do ser humano se inicia neste momento, conforme a prpria cincia demonstra. Prope-se tambm a hiptese do poligenismo, que seria o aparecimento de diversos casais de um mesmo tronco originrios. Esse sistema contrrio doutrina do pecado original universal e contrrio unidade da Histria da Salvao. Mas tambm no totalmente descartvel, e pode, pelos menos, ser aceitvel, levando-se em considerao o nome de Ado, homem, como gnero humano. O monogenismo, um s casal de um mesmo tronco originrio, parece ser o mais provvel, e est em conformidade com a Sagrada Escritura. Essa hiptese no contraria o evolucionismo e nem o criacionismo.

A Justia Original
O homem perdeu a justia original quando cometeu o pecado original. Para reconquistar esse estado foi necessria a redeno oferecida gratuitamente por Deus. Embora o homem recupere esse estado original no Batismo, as conseqncias do pecado original continuam a existir.

A Queda
A doutrina do pecado original muito importante para a f. Deve-se distinguir entre o pecado das origens e o estado de pecado que nasce cada ser humano. A humanidade vive mergulhada num caos to grande, que deve ter havido algum acontecimento que o tenha causado, mesmo que alguns escritores digam que o relato do pecado original seja apenas simblico. De qualquer modo, o relato no foi inventado. Foi apresentado como o tipo do pecado humano, onde teria o homem comeado utilizar a liberdade para se tornar autnomo a Deus. Deste modo, com o pecado de um, todos pecaram. E a participao dos descendentes no pecado de Ado se d pela solidariedade universal dos homens com o responsvel pela instalao do mal no mundo: o prprio homem.

Potrebbero piacerti anche